Imagem Ilustrativa - Cursos de Graduação EAD
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
1680 Horas-aula
Grau:
Formação Pedagógica
Conceito MEC:
4
Área:
Educação
Responsável:
Lucia Helena Nunes Junqueira
Email:
Ver email

Ciências Biológicas - Formação Pedagógica

Investimento mensal

Selecione o polo

*Consulte regulamento Quero saber mais

INSCREVA-SE

O que é o curso de Ciências Biológicas - Formação Pedagógica ?

O curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas pretende "promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa", envolvido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões para atuar na educação fundamental e média com competência para: estimular o conjunto das capacidades humanas no âmbito das dimensões cognitivas, sociais, afetivas, expressivas e comunicativas, entendendo como todas elas interferem na formação e vivência sociocultural própria de cada ciclo de formação dos educandos; relacionar os conteúdos dos campos de saber e das áreas específicas de conhecimento aos fatos significativos da vida do aluno; refletir sobre a sua prática e propor transformações no contexto em que atua; fazer escolhas pedagógicas considerando os ciclos de desenvolvimento e a diversidade humana, de acordo com pressupostos políticos, éticos, estéticos e epistemológicos coerentes; atuar em diferentes contextos da prática profissional, participando coletiva e cooperativamente do planejamento, desenvolvimento e avaliação da prática pedagógica; organizar o espaço pedagógico de forma justa, solidária e responsável.

A quem se destina?
O público-alvo do curso de Formação pedagógica da Uniube é destinado a graduados em cursos superiores de tecnologia ou bacharéis em diferentes áreas.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Ciências Biológicas - Formação Pedagógica ?

O mercado de trabalho requisita crescentemente a necessidade de uma formação pedagógica, tanto para diferenciar os profissionais entre si quanto para capacitá-los em múltiplas funções no ramo de atividades trabalhistas.
O curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas - EaD foi estruturado de acordo com a RESOLUÇÃO MEC Nº 2, de 01 de julho de 2015, e destina-se a certificar portadores de diplomas de cursos de bacharelado e cursos superiores de tecnologia, formados na área ou em áreas diferentes do curso pretendido, visando habilitar esses profissionais para atuar como professores de Ciências / Biologia no ensino fundamental II (6º ao 9º ano), no ensino médio e na educação profissional.
Ao término do curso, o aluno receberá um "certificado", o que o permitirá atuar como docente nos níveis de ensino já relatados. De mais a mais, o curso possui um qualificado corpo de professores, constituído por docentes especialistas, mestres e doutores que o auxiliará em todo o percurso formativo.

O mercado de trabalho possibilita oportunidades de emprego nos ensinos fundamental e médio, ministrando aulas de Ciências e Biologia.

Qual é o perfil do egresso do curso de Ciências Biológicas - Formação Pedagógica ?

O egresso do curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas da Universidade de Uberaba será capaz de atuar na docência de Ciências e Biologia para o ensino fundamental e ensino médio, comprometido com o pleno desenvolvimento humano e com a capacidade crítica para compreender de forma contextualizada os elementos que caracterizam a ação educativa, preparando-o para o ensino em Ciências Biológicas.
  • ATOS LEGAIS

    Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura - Reconhecimento renovado pela Portaria nº 913-MEC-SERES, de 27/12/2018 (DOU nº 249, Seção I, pág. 137, de 28/12/2018). Curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas Criado /Resolução CONSUN/UNIUBE nº 051 de 26/06/2006, de acordo com o disposto no artigo 21 da Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, MEC - Conselho Nacional de Educação-Conselho Pleno.
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
    Disciplina Carga Horária
    ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA 96
    BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA 96
    BOTÂNICA 96
    ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL 96
    ENADE (OBRIGATÓRIO) 0
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 6
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 6
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 6
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 6
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 240
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 240
    GENÉTICA E EVOLUÇÃO 96
    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 48
    LIBRAS 96
    METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA 72
    PATOLOGIA E IMUNOLOGIA 96
    PRÁTICA LABORATORIAL INTERDISCIPLINAR I 24
    PRÁTICA LABORATORIAL INTERDISCIPLINAR II 24
    PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 120
    PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA 120
    ZOOLOGIA 96
    OPTATIVAS
    Disciplina Carga Horária
    LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 80
    TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO 80
    FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA APLICADAS À BIOLOGIA 80
    PALEONTOLOGIA 80
    DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO 80
    HISTOLOGIA ANIMAL 80
    MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA 80
    FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA 80
  • DOCENTES

Confira os polos de apoio para este curso:

Você também pode se interessar por esse(s):

Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


Tente novamente com outros valores.