A Pesquisa e a Extensão são pilares em uma Universidade, que juntamente com o Ensino complementam a mais alta categoria entre as instituições de ensino. Transmitir o conhecimento existente é importante, mas se não houver a geração de novos conhecimentos, atribuição da Pesquisa, e se esses conhecimentos não forem levados até a comunidade para propor soluções de suas demandas, atribuição da Extensão, o ciclo não se fecha e a formação do egresso fica comprometida.
Como Universidade, a UNIUBE se esforça em manter suas atividades de Pesquisa e de Extensão no mais elevado grau. Prova disso é que temos conseguido aprovação de projetos vultosos junto a agências de fomento como a FAPEMIG e o CNPq, mesmo diante da acirrada competição por esses limitados recursos. Tal êxito depende muito da competência dos pesquisadores da UNIUBE, que se dedicam à elaboração e execução de projetos de alto nível de complexidade e inovação. Também deve-se destacar o investimento contínuo no financiamento a projetos com recursos institucionais, que permitiu a esses pesquisadores ganharem mais experiência, publicarem mais trabalhos científicos de qualidade e, dessa forma, competir de igual para igual com os melhores pesquisadores do país pelos recursos e vencer muitas das disputas.
Com relação ao outro pilar de sustentação da Universidade, temos conseguido implementar, com êxito e antecipadamente às exigências legais, a curricularização da Extensão, como determina a Resolução do MEC/CNE/CES de 7 dezembro de 2018. Com isso, a participação em Projetos de Extensão não fica mais restrita a uma minoria de alunos, mas é oportunizada a todos os discentes da nossa Instituição. As atividades de extensão universitária têm sido contempladas com recursos financeiros ao concorrer a editais externos, como o da Embaixada Norte-Americana, mostrando que o caminho que está sendo trilhado a partir das ações extensionistas da UNIUBE, que têm valorizado a interação com a comunidade. Algumas destas atividades são incentivadas também pela Universidade, que proporciona aos alunos bolsas de extensão universitária pelo Programa Institucional de bolsas de extensão universitária (PIBEX).
Oferecer condições para que o discente possa escolher qual é o melhor caminho a seguir em seu futuro profissional é algo que nos enche de orgulho. Contamos atualmente com um sólido Programa de Iniciação Científica, em atividade há 25 anos, dois Programas de Doutorado e cinco Programas de Mestrado. Pela interação com os pesquisadores desses Programas e com tantos outros pesquisadores altamente especializados e produtivos em suas áreas de atuação, o aluno interessado em se dedicar à pesquisa tem tido condições de atingir seus objetivos. Destaca-se a importância do PIBIC e do PIBITI na intermediação dessa aproximação entre o aluno de graduação e os melhores pesquisadores da Instituição.
A atuação em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nos diversos campos de atuação da Universidade, como Empresas, no Hospital Universitário Mário Palmério, nas Clínicas Integradas, no Hospital Veterinário e em tantos outros locais permitem o reconhecimento de um número enorme de demandas sociais, que se transformam em Projetos de Extensão e Estágios, maneira organizada para a Universidade levar suas especialidades até a comunidade. Tal envolvimento favorece a formação de profissionais mais conscientes e participantes de uma Universidade Socialmente Responsável.
A UNIUBE se orgulha de, a cada ano, avançar no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, proporcionando a seus discentes a melhor formação possível e um ambiente voltado para a pesquisa, para a inovação e para a formação humana, contribuindo para a formação de um profissional que não é exclusivamente pesquisador, nem exclusivamente técnico, nem desvinculado do que acontece ao seu redor, mas com amplitude de visão para atuar de maneira consciente e efetiva onde quer que esse profissional vá atuar.
Finalmente, tão importante quanto desenvolver as atividades, é compartilhar as experiências exitosas. Por isso, realizaremos esse ano a X edição do Seminário de Extensão (SEMEX) e a XXVI edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), ampliando a integração das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e aperfeiçoando o desenvolvimento do aluno dentro das diferentes áreas do conhecimento, sempre com foco na formação integral do profissional.
Parabéns a todos, alunos e professores, pelo trabalho competente.