ALIMENTAÇÃO E CULTURA |
72
Conhecer as interfaces da alimentação inserida no contexto social cultural, refletindo acerca das práticas alimentares e as influências na escolha dos alimentos.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
|
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
72
Introduzir o aluno ao estudo da Ciência e da Tecnologia de Alimentos. Transmitir ao aluno informações sobre os principais agentes de alteração de alimentos. Fornecer ao aluno conhecimentos sobre os princípios e os métodos gerais de conservação de alimentos, uso de aditivos e embalagens.
|
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
48
Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, trabalhando características e habilidades do empreendedor e discutindo desafios da atividade empreendedora, de modo a estimular o empreendedorismo nos alunos.
Objetivos Específicos:
- Preparar os alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
|
CONFEITARIA |
96
Ao término do curso, pretende-se que o aluno adquira a competência para identificar ingredientes e produtos relacionados a confeitaria; desenvolver técnicas profissionais da confeitaria bem como compreender a formação cultural da confeitaria clássica mundial e brasileira. Conhecer e compreender técnicas culinárias, utensílios, equipamentos e matéria-prima para execução das preparações em estabelecimentos alimentícios; criar preparações e valorizar a ciência dos ingredientes.
|
COZINHA BRASILEIRA |
96
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de desenvolver habilidades e técnicas da culinária brasileira aplicada as peculiaridades de cada região do Brasil. Identificar, manipular e executar corretamente produções clássicas brasileiras, bem como conhecer a origem dos insumos e das produções dos povos indígenas, colonizadores e imigrantes que aqui se instalaram. Por fim o aluno deverá apresentar competências para criar e executar produções.
Conhecer a culinária Brasileira e as influências recebidas, os ingredientes típicos, os pratos tradicionais regionais, e o que cada região proporciona de técnicas e produtos.
|
COZINHA INTERNACIONAL I (FRANCESA E ITALIANA) |
96
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz compreender as bases das culinárias cujo tiveram imensa relevância nas técnicas e nas produções que compremos hoje. A evolução teórica e prática das produções europeias consideradas a base da gastronomia contemporânea, a evolução tecnológica ligadas a técnicas de produção e serviço.
Identificar e classificar a cultura, produções, técnicas, insumos, costumes, do que e hoje a maior herança cultural gastronômica da Europa.
|
COZINHA INTERNACIONAL II (AMÉRICAS, MEDITERRÂNEA E ASIÁTICA) |
96
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de compreender as produções das cozinhas mais conhecidas da Asia, América e do mediterrâneo, sendo elas produções clássicas ou contemporâneas. Além disso, o discente será capaz de entender o conceito do fusion food no qual duas ou mais cozinhas fazem parte de um mesmo conceito gastronômico.
Conhecer e entender as técnicas de cocção, insumos, produções, tendencias, cultura das gastronomias: asiática, mediterrânea e das américas, essencialmente nas cozinhas da Índia, Japão, China, Marrocos, Egito, EUA, além das cozinhas que fazem parte do fusion food.
|
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM GASTRONOMIA
|
72
Neste componente o enfoque é voltado à desenvolver a criatividade e senso crítico, através de planos de ação direcionados à elaboração de um novo produto ou serviço.
Objetivos Gerais
Estudar os principais grupos de alimentos e pratos da culinária contemporânea, encontrados em cada região, associado ao estudo de comportamentos alimentares que influenciam a gastronomia, tornando-a rica em complexidade e requinte, estimulando os diferentes órgãos do sentido.
Objetivos Específicos
- Conhecer e aplicar os fundamentos das diversas culinárias mais atuais e modismos existentes na gastronomia; - Oferecer conhecimentos acerca dos diferentes tipos de alimentos e pratos da culinária não convencional, como a de aproveitamento integral de alimentos, culinária diet e light, Finger Foods; Fast Foods;
- Entender a gastronomia gastronomia molecular,
- Explorar as interações entre cor, sabor, aroma, capacidade de cozimento e aspectos inerentes a esses alimentos.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENOGASTRONOMIA E BEBIDAS |
72
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de conhecer e entender sobre diversas bebidas fermentadas, bebidas destiladas e bebidas sem álcool, suas composições e métodos de produção. Compreender do que se trata a harmonização de produções com bebidas.
Identificar e classificar tipos de bebidas sendo elas fermentadas e seus processos, destilados e suas origens e bebidas não fermentadas.
|
ESTRUTURA E TÉCNICAS DA COZINHA PROFISSIONAL |
72
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de conhecer e entender as funções básicas e iniciais da cozinha profissional, tais como: A hierarquia da cozinha profissional, conhecimento de produtos, insumos, utensílios. Produções base da cozinha profissional como agentes ligantes e aromáticos, fundos a base de proteína e vegetais.
Introduzir o conhecimento básico da cozinha profissional, dando base para as demais disciplinas do curso.
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
GARDE MANGER |
72
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de conhecer e entender as funções essenciais da cozinha fria e suas derivações, entender quais são as atribuições dos chefs de garde manger e saucier. Ter conhecimentos prévios de charcutaria e molhos derivados, conhecimento sobre deterioração e beneficiamento dos microrganismo em alimentos.
Conhecer o histórico das produções clássicas de Garde Manger; Compreender as técnicas básicas da Cozinha Fria; Desempenhar a função de chef de partie - garde manger.
|
GASTRONOMIA SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL |
72
Estudar os conceitos de gastronomia sustentável e o mercado. Identificar a importância da regionalização nas cozinhas sustentáveis. Identificar as plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Compreender e explorar os conceitos de gastronomia saudável. Fornecer ao aluno fundamentos de gastronomia alternativa na alimentação contemporânea.
|
GESTÃO DE CARREIRA |
72
Objetivo geral:
Desenvolver competências para planejar, gerenciar e potencializar a carreira, considerando as demandas do mercado de trabalho, as tendências da área de gestão e as próprias aspirações pessoais, visando o alcance de sucesso e realização na carreira.
Objetivos específicos:
- Compreender os princípios e conceitos fundamentais relacionados à gestão de carreira, incluindo planejamento, desenvolvimento e transição de carreira.
- Identificar e analisar as competências pessoais, profissionais e técnicas necessárias para o sucesso na carreira.
- Explorar as diversas áreas de atuação e oportunidades de carreira disponíveis para profissionais de gestão, incluindo setores público e privado, empreendedorismo e consultoria.
- Desenvolver habilidades de autogerenciamento, autoconhecimento e autoavaliação para identificar interesses, valores, pontos fortes e áreas de melhoria relevantes para a construção da carreira.
- Explorar os princípios de liderança, gestão de equipes e inteligência emocional, e compreender sua importância no avanço profissional e na construção de uma carreira sólida.
- Elaborar um plano de carreira personalizado, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo, e identificando os passos necessários para alcançá-las.
Refletir sobre questões éticas, sociais e sustentáveis relacionadas à gestão de carreira, e entender como esses aspectos influenciam as decisões e a trajetória profissional.
|
GESTÃO DE NEGÓCIOS EM GASTRONOMIA |
72
- Articular e conhecer empreendimentos e negócios gastronômicos para gerenciar empreendimentos alimentícios.
- Planejar e avaliar custos em empreendimentos gastronômicos para gerenciar e operalizar as atividades gastronômicas.
- Coordenar e gerenciar pessoas de sua equipe no efetivo desempenho da profissão
- Entender os conhecimentos na área da administração de empresas que permitam uma otimização de processos gerenciais para as empresas de alimentos e bebidas
- Demonstrar segurança na adoção de ferramentas da administração como diferencial competitivo no setor
- Dominar a abordagem de conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais bem como o sistema de informações que permite o controle dos processos na área de alimentos e bebidas.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
PANIFICAÇÃO |
72
O aluno conhecerá os aspectos históricos, contexto social e econômico da produção de cereais e trigo principalmente. As diferentes produções da panificação nacional e mundial, os insumos mais utilizados, as técnicas por trás das produções.
Fornecer técnicas de panificação aos discentes, possibilitando criar novas produções a partir do conhecimento adquirido, formando profissionais que contribuam para a elevação da qualidade e dos produtos e serviços ofertados.
|
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS |
126
A disciplina tem como objetivo, apresentar as técnicas de elaboração de cardápios para diferentes necessidades e públicos, levando em consideração todos os fatores de influenciam seu planejamento, execução e avaliação.
|
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS |
72
Neste componente o enfoque é voltado a proporcionar um panorama geral da organização e gestão de eventos.
Objetivos Gerais
Proporcionar aos discentes a construção de conhecimento gerencial de um eventos.
Objetivos Específicos
- Gerir estrategicamente um evento, pensando em cada uma das ações a serem efetivadas. ·
- Definir o layout mais adequado para os eventos, assim como a decoração. ·
- Negociar com parceiros e fornecedores. ·
- Compreender as tendências e perspectivas do setor
|
PRÁTICA DE SERVIÇOS NA GASTRONOMIA |
96
O aluno deve ser um profissional qualificado em serviços gastronômicos, com amplo conhecimento em etiqueta, padrões de atendimento, e habilidades de comunicação para proporcionar experiências gastronômicas memoráveis, além de formar e treinar funcionários para um serviço de alta performance. A disciplina visa capacitar os alunos nos diversos aspectos dos serviços gastronômicos, incluindo etiqueta, padrões de atendimento e conhecimentos multiculturais.
|
SEGURANÇA E HIGIENE DOS ALIMENTOS |
72
-Refletir a dimensão da qualidade e segurança dos alimentos;
-Compreender a abrangência e importância da microbiologia de alimentos, caracterizando os principais microrganismos de interesse em alimentos, sua ação e os fatores que controlam o seu desenvolvimento nos alimentos;
-Caracterizar as principais doenças de origem alimentar e aprender os procedimentos para investigação de surtos;
-Identificar os métodos de higienização e as funções e modo de ação dos principais agentes químicos utilizados;
-Compreender como funciona a normalização de alimentos;
-Interpretar e aplicar as legislações sanitárias vigentes para alimentos;
-Compreender e aplicar os procedimentos operacionais padronizados para serviços de alimentação, os requisitos de boas práticas de fabricação;
-Estudar os tipos de fraudes em alimentos e como detectá-las.
|
TÉCNICAS DE COZIMENTO DE CARNES: BOI, PEIXES E AVES |
72
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de desenvolver habilidades e técnicas de preparo e cocção de proteínas de origem animal, aperfeiçoando os conhecimentos sobre técnicas de cocção, cortes, preparo e manuseio correto das proteínas animais mais consumidas no país.
Conhecer e entender as técnicas de cocção em diversas proteínas animais, as diferenças entre músculo, carne e seus processos bioquímicos, tipos de cortes, cozimentos, métodos de preparo.
|