ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 40 |
BIOGEOGRAFIA | 80 |
CARTOGRAFIA BÁSICA E GEOPROCESSAMENTO | 60 |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 106 |
CLIMATOLOGIA | 80 |
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR | 40 Objetivo Geral: - Desenvolver a capacidade empreendedora, dando ênfase ao perfil do(a) empreendedor(a), apresentando técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento de recursos necessários ao negócio, estimulando a criatividade e a aprendizagem proativa.
Objetivos Específicos: - Preparar os(às) alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
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ECONOMIA E MERCADOS | 60 |
ENADE | 0 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO AMBIENTAL | 40 |
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 106 |
FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA | 80 Ao final do curso o aluno estará apto a: - Conhecer os processos de formação geológica das estruturas da Terra e do território brasileiro em seus aspectos físicos;
- Identificar e compreender conceitos sobre a gênese, a estrutura, a composição e a evolução da Terra;
- Reconhecer o significado e a importância das rochas no contexto da composição e constituição estrutural do planeta;
- Entender a constituição das formas de relevo
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GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS | 60 |
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 60 |
GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL | 60 |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino. Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância. Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico. No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso. |
LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL | 60 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 60 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
LICENCIAMENTO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS | 60 |
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES | 60 |
POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS | 60 |
PRÁTICAS INTEGRADORAS EM GESTÃO AMBIENTAL URBANA | 60 |
PROJETO URBANÍSTICO DE PARCELAMENTO DO SOLO | 60 |
QUÍMICA AMBIENTAL | 80 |
RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS | 60 A disciplina Recursos Naturais e Impactos Ambientais, tem como objetivo levar o educando a: - Reconhecer o meio ambiente e seus recursos naturais como um patrimônio que deve ser usufruído por toda a humanidade, mas que deve ser também respeitado e conservado; - Contextualizar temas que são de interesse global, como a importância da água, das florestas e outros recursos naturais. - Comparar os principais impactos ambientais que ocorrem nos diferentes ecossistemasnaturais, agrícolas e urbanos. - Identificar as constantes transformações que a paisagem sofre ao longo dos anos. - Compreender o que significa efeito estufa, sua importância e seus inconvenientes para a manutenção da vida na Terra. - Identificar a diferença entre mudanças climáticas e variabilidade climática. - Explicar o uso e exploração dos recursos naturais no mundo e na América Latina a partir de umavisão sistêmica e crítica. - Refletir criticamente acerca da relação exploração-consumo-impactos socioambientais, inerenteà questão de energia e recursos naturais. |
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL | 60 |
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL | 60 |