ÁLGEBRA LINEAR I |
72
Objetivos Gerais:
- Terminologia e métodos da álgebra linear.
- Estruturar matematicamente os métodos algébricos de expressões e equações lineares.
- Exemplificar as aplicações de Álgebra linear
- Adquirir consciência dos métodos numéricos empregados na prática para a resolução, com dados reais, de problemas em grande escala.
Objetivos Específicos:
- Resolver sistemas de equações lineares compreendendo os vários métodos contidos na literatura, que fazem uso das matrizes e dos determinantes.
- Usar matrizes para organizar e manipular dados.
- Executar operações de matrizes: adição, multiplicação e multiplicação por escalar.
- Computar a inversa, adjunta, transposta e determinante de uma matriz.
- Construir modelos matemáticos e resolver os modelos usando técnicas da álgebra linear
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ÁLGEBRA LINEAR II |
96
Objetivos Gerais:
- Terminologia e métodos da álgebra linear.
- Estruturar matematicamente os métodos algébricos de expressões e equações lineares.
- Exemplificar as aplicações de Álgebra linear
- Adquirir consciência dos métodos numéricos empregados na prática para a resolução, com dados reais, de problemas em grande escala.
Objetivos Específicos:
- Resolver situações de espaços vetoriais, subespaços vetoriais e combinações lineares compreendendo os vários métodos contidos na literatura, fazendo uso de aplicações das matrizes e dos determinantes.
- Usar as transformações lineares para organizar e manipular dados vetoriais.
- Executar operações dedados vetoriais: adição, multiplicação e multiplicação por escalar.
- Construir modelos matemáticos e resolver os modelos usando técnicas da álgebra linear por meio de vetores e suas aplicações.
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ÁLGEBRA MODERNA I |
96
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ÁLGEBRA MODERNA II |
96
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- identificar a relação de congruência módulo m como uma importante relação de equivalência;
- provar e aplicar as propriedades da congruência módulo m;
- provar os critérios de divisibilidade com base na congruência módulo m ;
- justificar a “prova dos noves” com base na congruência módulo 9;
- ter uma visão mais ampla de álgebra, a partir da identificação de conceitos algébricos em situações diversas, algumas delas já tratadas na escola básica de forma mais intuitiva ou com outras ênfases.
- identificar uma lei de composição interna e uma operação, a partir das definições dadas;
- construir a tábua de uma lei de composição interna e de uma operação;
- identificar as propriedades de uma operação, dada a sua lei ou a sua tábua;
- ter uma visão mais ampla de álgebra, a partir da identificação de conceitos algébricos ligados às operações, alguns deles já tratados na escola básica de forma mais intuitiva ou com outras ênfases.
- identificar as estruturas algébricas a partir das suas definições, sendo dada a “lei” que define a operação ou a tábua que a representa;
- dar exemplos das estruturas algébricas tratadas;
- demonstrar e aplicar as propriedades das estruturas algébricas;
- definir isomorfismo e identificar grupos isomorfos;
- reconhecer as estruturas algébricas de modo a ter uma visão mais ampla da álgebra.
- identificar e resolver equações diofantinas lineares a partir do estudo teórico realizado;
- resolver situações problema, usando equações diofantinas lineares;
- propor e resolver situações problema usando equações diofantinas lineares;
- aplicar conhecimentos de Teoria Elementar dos Números já desenvolvidos em etapas anteriores.
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ANÁLISE COMBINATÓRIA |
96
Objetivos Gerais:
- Utilizar o estudo da análise combinatória, como forma de resolução de problemas que envolvam raciocínio lógico dedutivo, combinações e possibilidades.
Objetivos Específicos:
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- Enunciar as regras básicas da contagem: a regra da soma e a regra do produto;
- Aplicar a regra da soma e do produto na resolução de problemas de análise combinatória.
- Identificar arranjos, permutações, combinações simples, arranjos com repetição e permutações com elementos repetidos, usando as definições dadas;
- Resolver problemas, usando as fórmulas obtidas ou usando a regra do produto e a regra da soma
- Utilizar as propriedades do triângulo de Pascal na resolução de exercícios;
- Resolver exercícios que envolvam números binomiais:
- Desenvolver um binômio por meio do teorema binomial;
- Resolver exercícios que envolvam o termo geral do binômio de Newton;
- Identificar e calcular a probabilidade condicional;
- Aplicar a regra do produto para o cálculo de probabilidade da intersecção de eventos;
- Aplicar o teorema da probabilidade total e o teorema de Bayes;
- Identificar eventos independentes e calcular a sua probabilidade;
- Identificar experimentos ou ensaios para os quais se aplica a lei binomial de probabilidades;
- Aplicar a lei binomial de probabilidades;
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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CÁLCULO I |
96
Objetivos Gerais:
- Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade de funções de uma variável e com os resultados fundamentais relativos a: técnicas de derivação.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração;
- Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia;
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
- Calcular limites em um ponto, limites laterais, limites no infinito;
- Utilizar técnicas de derivação de funções de uma variável
- Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções;
- Conhecer o cálculo de limites utilizando a regra de L’Hospital.
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CÁLCULO II |
96
Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o estudo dos demais componentes do curso.
Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica e utilizando-se do raciocínio lógico e ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas.
Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos
Equacionar problemas envolvendo taxas de variação e a otimização de funções de uma variável;
determinar a integral indefinida de uma função;
utilizar a tabela de integrais imediatas;
resolver problemas de aplicação denominados problemas de valor inicial;
utilizar o método da integração por substituição algébrica como técnica de integração para determinar a primitiva de uma função;
utilizar o método de integração por partes;
calcular integrais de funções racionais por frações parciais;
reconhecer e calcular integrais que contenham no integrando potências de funções trigonométricas;
calcular integrais definidas;
determinar as áreas de regiões limitadas por duas curvas;
determinar o volume de sólidos de revolução;
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CÁLCULO III |
96
Objetivos Gerais:
Utilizar as ferramentas matemáticas para o equacionamento e resolução de problemas específicos; Operacionalizar estas ferramentas matemáticas; Visualizar a resolução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos; Sistematizar equacionamentos, apresentar resolução e interpretar resultados; Trabalhar em equipe, com postura pró-ativa e senso cooperativo
Objetivos Específicos:
Montar e interpretar funções de várias variáveis e suas representações gráficas; Empregar técnicas de diferenciação parcial na solução de problemas; Empregar a derivação direcional (operadores direcionais) e gradientes na resolução de problemas aplicados à engenharia; Utilizar conceitos e trabalhar técnicas de integrais múltiplas bem como sua aplicação em situações práticas e problemas aplicados à engenharia; Habilitar o aluno a resolver situações e problemas empregando os recursos matemáticos e técnicas aprendidas nesta disciplina.
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CÁLCULO IV |
96
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
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DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
96
- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
72
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
·Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
·Relacionar os termos população e amostra;
·Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
·Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
·Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
·Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
·Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
·Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
·Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
·Definir experimento, espaço amostral e evento;
·Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
·Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
·Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
·Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
·Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal .
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FÍSICA |
96
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais,
de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
96
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
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GEOMETRIA ANALÍTICA |
96
O componente curricular é construído com as perspectivas analítica e vetorial e visa contribuir com o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de
abstração; fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas e visualizar a solução de problemas por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Como objetivos específicos destacam-se:
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais;
- Preparar o aluno para a habilidade de equacionar e representar retas e planos;
- Desenvolver técnicas para transformações de coordenadas;
- Compreender os estudos referentes às seções cônicas e superfícies quádricas necessários ao cálculo diferencial e integral.
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GEOMETRIA ESPACIAL |
96
Objetivos Gerais:
- Identificar, classificar, nomear e aplicar as formulas do cálculo de áreas e volumes dos prismas, dos cilindros, dos cones, das pirâmides e das esferas.
Objetivos Específicos:
- Saber construir poliedros e corpos bem como identificar suas planificações.
- Fazer a demonstração de fórmulas de diagonais, áreas e volumes de sólidos geométricos.
- Resolver problemas que envolvam o cálculo de diagonais, áreas e volumes de sólidos geométricos.
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GEOMETRIA PLANA |
96
Objetivos Gerais:
- Utilizar teoremas, axiomas, definições, conceitos e propriedades, da Geometria Plana para realização de construções geométricas e resolução de situações problemas.
Objetivos Específicos:
- Usar a definição de ponto médio de um segmento de reta para resolver situações problemas
·Identificar poliedros e corpos redondos;
·Proceder a contagem dos elementos de um poliedro convexo;
·Conceituar ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal;
·Classificar ângulos, retas e triângulos;
·Construir ângulos, polígonos convexos e pontos notáveis de um triângulo;
·Identificar os casos de congruências e fazer demonstrações matemáticas aplicando-os;
·Aplicar adequadamente o Teorema de Tales de Mileto e os casos de semelhança em diferentes situações;
·Aplicar adequadamente as relações métricas e trigonométricas num triângulo retângulo e a lei dos senos e dos cossenos num triângulo qualquer;
·Aplicar os conceitos, as propriedades e os teoremas relativos à circunferência em situações diversas e problemas;
·Identificar superfícies, aplicar formulas de cálculo de áreas e resolver problemas envolvendo os conceitos.
·Identificar posições relativas entre retas, ponto e plano, reta e plano e demonstrar teorema utilizando postulados, definições e outros teoremas estudados em geometria de posição.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
96
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- analisar historicamente a relação entre educação, política, economia e cultura no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, visando compreender a evolução do sistema educacional, as transformações nas práticas pedagógicas e o papel da educação na construção da cidadania e da identidade cultural.
Seus objetivos específicos são:
- investigar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, identificando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- analisar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, explorando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- estudar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, compreendendo como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, destacando o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explorando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- examinar as relações entre educação, cultura e memória, investigando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira;
- explorar as perspectivas atuais para a educação no Brasil, considerando os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
96
. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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MATEMÁTICA I |
96
Ao final dos estudos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
- Aplicar a Teoria dos Conjuntos e Números.
- Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da Potenciação e da Radiciação.
- Conceituar Frações e destacar as suas operações.
- Conceituar e demonstrar a aplicação das Expressões Numéricas e Algébricas.
- Ideia produto cartesiano, pares ordenados e relação.
- Conceituar e demonstrar a aplicação das Equações de 1º e 2º Grau com suas coordenadas cartesianas
· Formular a expressão matemática (lei de formação) de uma função elementar a partir de informação sobre seu comportamento;
· Identificar situações problemas solucionáveis por meio do emprego de funções de uma variável;
· Resolver problemas de aplicação das funções elementares em situações práticas do cotidiano;
· Construir gráficos cartesianos das funções de uma variável;
· Analisar os gráficos de algumas funções elementares e determinar a lei de formação dessas funções a partir do seu gráfico;
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MATEMÁTICA II |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- construir gráficos de funções modulares e de funções definidas por várias sentenças abertas;
- perceber as aplicações associadas as funções definidas por várias sentenças abertas;
- resolver equações modulares;
- resolver inequações modulares.
- reconhecer e construir o gráfico de funções potências;
- reconhecer e construir o gráfico de função recíproca;
- reconhecer e construir o gráfico da função com expoente fracionário ( função radical)
- determinar a lei de formação de funções compostas;
- identificar e definir funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras;
- determinar a lei de formação de uma função inversa a partir de uma função dada;
- verificar e construir o gráfico de uma função e sua inversa, mostrando a simetria entre elas.
- definir a potenciação e a radiciação.
- identificar as propriedades da potenciação e da radiciação apresentando noções de suas demonstrações.
- definir funções exponenciais.
- construir gráficos de funções exponenciais.
- estudar as propriedades da função exponencial.
- relacionar conceitos de funções exponenciais com conceitos já estudados, bem como, com questões práticas em diversificados campos do conhecimento.
- resolver equações e inequações exponenciais.
- definir logaritmo;
- aplicar as propriedades operatórias dos logaritmos;
- adquirir noções de demonstrações das propriedades operatórias dos logaritmos ;
- aplicar logaritmos em algumas situações-problema;
- relacionar conceitos de logaritmos com conceitos já estudados e com questões práticas em diversificados campos do conhecimento;
- conhecer a estrutura dos logaritmos decimais.
- definir a função logarítmica.
- construir o gráfico e determinar as características das funções logarítmicas.
- resolver equações e inequações exponenciais, utilizando como ferramenta os logaritmos e propriedades relacionadas à função logarítmica.
- ampliar conceitos já vistos e/ou formalizados anteriormente, referentes à função logarítmica e à sua função inversa.
- relembrar propriedades gráficas entre funções inversas, mas aplicadas à teoria das funções exponenciais e logarítmicas.
- resolver equações e inequações logarítmicas.
- verificar e executar algumas aplicações de funções logarítmicas.
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MATEMÁTICA III |
72
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
definir as funções circulares: seno e cosseno;
construir o gráfico e determinar características como: sinal, crescimento, domínio, imagem e período das funções seno e cosseno;
ampliar conceitos já vistos e/ou formalizados anteriormente, referentes ao estudo de ângulos e das funções trigonométricas no triângulo retângulo;
definir as principais funções circulares;
construir o gráfico e determinar características das funções tangente, cotangente, secante e cossecante (sinal, crescimento, decrescimento, domínio, imagem e período);
conhecer e fazer cálculos, utilizando as relações fundamentais envolvendo tais funções;
conhecer e utilizar as relações trigonométricas fundamentais e decorrentes;
aplicar os métodos que auxiliam na verificação da identidade trigonométrica;
conhecer algumas transformações trigonométricas dos arcos.
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METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
96
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MATEMÁTICA |
120
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
96
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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TEORIA DOS NÚMEROS I |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- Compreender a história dos números naturais e suas representações;
- Conhecer melhor a contagem – suas ideias inicias e a correspondência biunívoca;
- Abordar o sistema de numeração: a noção de base;
- Distinguir alguns sistemas de numeração utilizados pela humanidade;
- Compreender o sistema de numeração decimal;
- Identificar ideias da adição, multiplicação e subtração em IN, presentes no nosso cotidiano;
- Justificar algoritmos usuais para efetuar a adição, multiplicação e subtração, utilizando estratégias diversificadas, inclusive o material dourado;
- Iniciar uma demonstração matemática de uma proposição;
- Identificar a utilização da indução e da dedução no processo de construção do conhecimento humano;
- Provar uma proposição matemática, usando o princípio da indução matemática;
- Provar propriedades e fórmulas associada aos conceitos matemáticos definidos por recorrência – somatórios, potência, fatorial, progressões aritméticas e geométricas – usando o princípio da indução;
- Conceituar múltiplos e divisores, aplicando-os a situações diversas;
- Ter domínio da linguagem específica: divide; é divisível; é múltiplo;
- Justificar os critérios de divisibilidade;
- Demonstrar proposições relacionadas a divisibilidade;
- Identificar as ideias da divisão de números naturais;
- Compreender e ser capaz de explicar os algoritmos da divisão;
- Apresentar o algoritmo de Euclides;
- Reconhecer a importância de conceito de número primo em matemática;
- Identificar número primo;
- Enunciar e aplicar o Teorema Fundamental da Aritmética;
- Determinar o número de divisores de um número natural;
Definir o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum de dois números naturais de modo formal, a partir dos seus conhecimentos anteriores.
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TEORIA DOS NÚMEROS II |
96
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
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