INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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TEORIA DOS NÚMEROS I
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- Compreender a história dos números naturais e suas representações;
- Conhecer melhor a contagem – suas ideias inicias e a correspondência biunívoca;
- Abordar o sistema de numeração: a noção de base;
- Distinguir alguns sistemas de numeração utilizados pela humanidade;
- Compreender o sistema de numeração decimal;
- Identificar ideias da adição, multiplicação e subtração em IN, presentes no nosso cotidiano;
- Justificar algoritmos usuais para efetuar a adição, multiplicação e subtração, utilizando estratégias diversificadas, inclusive o material dourado;
- Iniciar uma demonstração matemática de uma proposição;
- Identificar a utilização da indução e da dedução no processo de construção do conhecimento humano;
- Provar uma proposição matemática, usando o princípio da indução matemática;
- Provar propriedades e fórmulas associada aos conceitos matemáticos definidos por recorrência – somatórios, potência, fatorial, progressões aritméticas e geométricas – usando o princípio da indução;
- Conceituar múltiplos e divisores, aplicando-os a situações diversas;
- Ter domínio da linguagem específica: divide; é divisível; é múltiplo;
- Justificar os critérios de divisibilidade;
- Demonstrar proposições relacionadas a divisibilidade;
- Identificar as ideias da divisão de números naturais;
- Compreender e ser capaz de explicar os algoritmos da divisão;
- Apresentar o algoritmo de Euclides;
- Reconhecer a importância de conceito de número primo em matemática;
- Identificar número primo;
- Enunciar e aplicar o Teorema Fundamental da Aritmética;
- Determinar o número de divisores de um número natural;
Definir o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum de dois números naturais de modo formal, a partir dos seus conhecimentos anteriores.
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MATEMÁTICA I
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais.
Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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GEOMETRIA PLANA
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Objetivos Gerais:
- Utilizar teoremas, axiomas, definições, conceitos e propriedades, da Geometria Plana para realização de construções geométricas e resolução de situações problemas.
Objetivos Específicos:
- Usar a definição de ponto médio de um segmento de reta para resolver situações problemas
·Identificar poliedros e corpos redondos;
·Proceder a contagem dos elementos de um poliedro convexo;
·Conceituar ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal;
·Classificar ângulos, retas e triângulos;
·Construir ângulos, polígonos convexos e pontos notáveis de um triângulo;
·Identificar os casos de congruências e fazer demonstrações matemáticas aplicando-os;
·Aplicar adequadamente o Teorema de Tales de Mileto e os casos de semelhança em diferentes situações;
·Aplicar adequadamente as relações métricas e trigonométricas num triângulo retângulo e a lei dos senos e dos cossenos num triângulo qualquer;
·Aplicar os conceitos, as propriedades e os teoremas relativos à circunferência em situações diversas e problemas;
·Identificar superfícies, aplicar formulas de cálculo de áreas e resolver problemas envolvendo os conceitos.
·Identificar posições relativas entre retas, ponto e plano, reta e plano e demonstrar teorema utilizando postulados, definições e outros teoremas estudados em geometria de posição.
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MATEMÁTICA II
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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MATEMÁTICA III
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ÁLGEBRA LINEAR I |
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Objetivos Gerais:
- Terminologia e métodos da álgebra linear.
- Estruturar matematicamente os métodos algébricos de expressões e equações lineares.
- Exemplificar as aplicações de Álgebra linear
- Adquirir consciência dos métodos numéricos empregados na prática para a resolução, com dados reais, de problemas em grande escala.
Objetivos Específicos:
- Resolver sistemas de equações lineares compreendendo os vários métodos contidos na literatura, que fazem uso das matrizes e dos determinantes.
- Usar matrizes para organizar e manipular dados.
- Executar operações de matrizes: adição, multiplicação e multiplicação por escalar.
- Computar a inversa, adjunta, transposta e determinante de uma matriz.
- Construir modelos matemáticos e resolver os modelos usando técnicas da álgebra linear
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GEOMETRIA ANALÍTICA
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O componente curricular é construído com as perspectivas analítica e vetorial e visa contribuir com o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de
abstração; fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas e visualizar a solução de problemas por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Como objetivos específicos destacam-se:
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais;
- Preparar o aluno para a habilidade de equacionar e representar retas e planos;
- Desenvolver técnicas para transformações de coordenadas;
- Compreender os estudos referentes às seções cônicas e superfícies quádricas necessários ao cálculo diferencial e integral.
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TEORIA DOS NÚMEROS II
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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LIBRAS |
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- Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
- Analisar a história da língua de sinais brasileira enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
- Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
- Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MATEMÁTICA
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CÁLCULO I
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GEOMETRIA ESPACIAL
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DIDÁTICA |
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A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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ANÁLISE COMBINATÓRIA
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CÁLCULO II
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METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
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ÁLGEBRA MODERNA I
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CÁLCULO III
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
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ÁLGEBRA MODERNA II
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Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- identificar a relação de congruência módulo m como uma importante relação de equivalência;
- provar e aplicar as propriedades da congruência módulo m;
- provar os critérios de divisibilidade com base na congruência módulo m ;
- justificar a “prova dos noves” com base na congruência módulo 9;
- ter uma visão mais ampla de álgebra, a partir da identificação de conceitos algébricos em situações diversas, algumas delas já tratadas na escola básica de forma mais intuitiva ou com outras ênfases.
- identificar uma lei de composição interna e uma operação, a partir das definições dadas;
- construir a tábua de uma lei de composição interna e de uma operação;
- identificar as propriedades de uma operação, dada a sua lei ou a sua tábua;
- ter uma visão mais ampla de álgebra, a partir da identificação de conceitos algébricos ligados às operações, alguns deles já tratados na escola básica de forma mais intuitiva ou com outras ênfases.
- identificar as estruturas algébricas a partir das suas definições, sendo dada a “lei” que define a operação ou a tábua que a representa;
- dar exemplos das estruturas algébricas tratadas;
- demonstrar e aplicar as propriedades das estruturas algébricas;
- definir isomorfismo e identificar grupos isomorfos;
- reconhecer as estruturas algébricas de modo a ter uma visão mais ampla da álgebra.
- identificar e resolver equações diofantinas lineares a partir do estudo teórico realizado;
- resolver situações problema, usando equações diofantinas lineares;
- propor e resolver situações problema usando equações diofantinas lineares;
- aplicar conhecimentos de Teoria Elementar dos Números já desenvolvidos em etapas anteriores.
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FÍSICA
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ÁLGEBRA LINEAR II |
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Objetivos Gerais:
- Terminologia e métodos da álgebra linear.
- Estruturar matematicamente os métodos algébricos de expressões e equações lineares.
- Exemplificar as aplicações de Álgebra linear
- Adquirir consciência dos métodos numéricos empregados na prática para a resolução, com dados reais, de problemas em grande escala.
Objetivos Específicos:
- Resolver situações de espaços vetoriais, subespaços vetoriais e combinações lineares compreendendo os vários métodos contidos na literatura, fazendo uso de aplicações das matrizes e dos determinantes.
- Usar as transformações lineares para organizar e manipular dados vetoriais.
- Executar operações dedados vetoriais: adição, multiplicação e multiplicação por escalar.
- Construir modelos matemáticos e resolver os modelos usando técnicas da álgebra linear por meio de vetores e suas aplicações.
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CÁLCULO IV
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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ENADE |
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