ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
Objetivos Específicos:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Identificar se um conjunto é espaço vetorial;
- Identificar se um conjunto é espaço subespaço vetorial;
- Resolver uma combinação linear;
- Determinar uma matriz de uma transformação linear;
- Identificar se um espaço vetorial é base e dimensão;
- Calcular os autovalores e os autovetores de matrizes;
- Calcular a Diagonalização de um operador linear;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
|
ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS |
72
Objetivo Geral
Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de programas.
Objetivo Específico
Familiarizar-se com a rotinas básicas de construção de algoritmos (instruções matemáticas e lógicas) e utilizar o aplicativo VISUALG como ferramenta de aprendizado.
|
ALGORITMOS EM GRAFOS |
72
|
ANÁLISE DE ALGORÍTMOS |
72
|
ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS
|
48
|
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES |
72
O componente de Arquitetura e Organização de Computadores I tem por objetivo a introdução dos conceitos de sistemas de computação, demonstrando os seus componentes, suas aplicações e requisitos de funcionamento.Objetivos Específicos: Preparar o aluno para que ele seja capaz de: relacionar os componentes de hardware de um sistema de computação, bem como seu princípio básico de funcionamento; descrever os periféricos de entrada/saída, os tipos de interfaces existentes e os métodos de realização de operações de entrada/saída; explicar os tipos de dados, suas representações e a aritmética computacional, bem como as instruções são representadas, armazenadas e executadas pelo hardware; enunciar como a memória está organizada e seu funcionamento; detalhar a estrutura e o funcionamento da UCP.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
BANCO DE DADOS |
96
Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
|
BANCO DE DADOS II |
72
Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
|
CÁLCULO APLICADO |
48
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Interpretar e compreender os conceitos sobre aplicações de Integrais de Linha .
- Aplicar as técnicas de integração para obter o centro de gravidade e o centro de massa.
- Aplicar o teorema de Green nas aplicações de Cálculo.
- Usar mudança de coordenadas para o cálculo de integrais.
- Aplicar os conceitos de campos vetoriais.
- Parametrizar curvas e calcular integrais de linha.
- Usar os teoremas fundamentais do cálculo vetorial para resolver problemas.
- Aplicar a integração ao longo de curvas e de superfícies.
- Solucionar problemas envolvendo equações diferenciais.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL |
96
Profissional com formação crítica, ética, consciente e empreendedora, com iniciativa e conhecimentos para atuar nas fases de concepção, planejamento e projeto com uma visão sistêmica e crítica que, coadunada com a habilidade de levantar, organizar e analisar informação tecnológica, mercadológica, econômico-financeira e gerencial de forma criativa, capacita-o para a identificação e resolução de problemas relacionados aos sistemas produtivos de bens e serviços, podendo ainda operacionalizá-los e controlá-los.
Profissional generalista capacitado para demonstrar as seguintes competências e habilidades:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Atuar na resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial.
|
CÁLCULO INTEGRAL |
96
Profissional com formação crítica, ética, consciente e empreendedora, com iniciativa e conhecimentos para atuar nas fases de concepção, planejamento e projeto com uma visão sistêmica e crítica que, coadunada com a habilidade de levantar, organizar e analisar informação tecnológica, mercadológica, econômico-financeira e gerencial de forma criativa, capacita-o para a identificação e resolução de problemas relacionados aos sistemas produtivos de bens e serviços, podendo ainda operacionalizá-los e controlá-los.
Profissional generalista capacitado para demonstrar as seguintes competências e habilidades:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Atuar na resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais;
Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Interpretar a integral definida como um limite da soma de Riemann.
- Aplicar as técnicas de integração.
- Calcular áreas e volumes subdividindo a região ou o sólido.
- Calcular integrais duplas e triplas em regiões retangulares e não-retangulares.
- Usar mudança de coordenadas para o cálculo de integrais.
- Aplicar os conceitos de campos vetoriais.
- Parametrizar curvas e calcular integrais de linha.
- Usar os teoremas fundamentais do cálculo vetorial para resolver problemas.
- Aplicar a integração ao longo de curvas e de superfícies.
- Solucionar problemas envolvendo equações diferenciais.
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I |
72
A disciplina de Circuitos Elétricos I tem por finalidade proporcionar ao aluno a compreensão dos fenômenos elétricos que originam a transferência de energia na forma de tensão e corrente, bem como a capacidade de aplicação dos conceitos e das leis fundamentais da eletricidade, visando desenvolver, no aluno, habilidades de modelagem, cálculo, análise e dimensionamento de componentes de circuitos de corrente contínua.
Assim, pretendemos que o(a) aluno(a) desenvolva competências na aplicação dos conceitos de circuitos elétricos tão necessários à sua formação pessoal e profissional.
Os objetivos do componente são:
- Compreender os conceitos de tensão e corrente e como eles impactam em um circuito eletroeletrônico.
- Ser capaz de utilizar um voltímetro e um amperímetro corretamente para medir a tensão e a corrente de um circuito.
- Compreender os efeitos da temperatura sobre a resistência de um material.
- Saber como ler o valor de cada resistor a partir do código de cores.
- Compreender a importância da lei de Ohm e aprender como aplicá-la.
- Efetuar cálculos de potência e energia em circuitos.
- Familiarizar-se com as características de circuitos em série, em paralelo e em série-paralelo, bem como encontrar soluções para a tensão, a corrente e a potência de cada um dos elementos destes circuitos.
- Compreender a lei de Kirchhoff para tensões e entender como aplicá-la na análise de circuitos elétricos.
- Compreender a regra do divisor de tensão e a regra do divisor de corrente.
- Familiarizar-se com as características terminais de uma fonte de corrente e aprender a solucionar problemas envolvendo tensões e correntes de um circuito usando fontes de corrente e/ou fontes de corrente e fontes de tensão.
- Usar a análise das correntes nos ramos e o método das malhas para calcular as correntes de circuitos.
- Aplicar o método dos nós para calcular tensões terminais.
- Familiarizar-se com as configurações de circuito em ponte e aprender a realizar conversões Δ-Y ou Y-Δ.
- Ser capaz de aplicar o teorema da superposição, o teorema de Thévenin e o teorema de Norton.
- Compreender como aplicar o teorema da máxima transferência de potência para uma carga.
- Tornar-se consciente dos poderes de redução do teorema de Millman e das poderosas implicações dos teoremas da substituição e da reciprocidade.
- Familiarizar-se com a construção básica de um capacitor e com os fatores que afetam a sua capacidade de armazenar carga em suas placas.
- Compreender o impacto da combinação de capacitores em série e em paralelo.
- Familiarizar-se com a construção básica de um indutor e com os fatores que afetam a intensidade do campo elétrico estabelecido pelo elemento; e compreeder o impacto de combinar indutores em série e em paralelo.
|
COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
48
|
CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS |
72
|
CONTROLE DIGITAL |
48
|
DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS |
72
|
DIREITO DIGITAL |
72
O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Direito Digital.
Propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção elementar, crítica e lógico-sistemática do funcionamento Estatal no âmbito dos conflitos oriundos das práticas originárias do modelo atual de informação e comunicação na sociedade.
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I |
96
- Formar um profissional capaz de atuar no campo das tecnologias, que demonstre em suas atitudes o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente; apto a exercer a profissão, de forma crítica, criativa e empreendedora, com visão sistêmica de processos e de mercado, para gerir projetos, consciente das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas, ambientais e socioculturais das propostas de interferência e de soluções apresentadas nos projetos;
- Capacitar o estudante a compreender o princípio de funcionamento e as características dos principais elementos semicondutores, o diodo, o transistor bipolar de junção BJT e o transistor de efeito de campo FET;
- Capacitar o aluno a compreender o princípio de funcionamento do diodo PN em circuitos de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA), possibilitando ao estudante conhecer as principais aplicações do componente;
- Compreender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção (BJT) e do transistor de Efeito de campo (FET), estudando os circuitos de polarização (amplificadores) e também sua operação como chave eletrônica. O aluno deverá ser capaz de interpretar e projetar circuitos contendo BJTs e FETs;
- Compreender o conceito básico e a operação dos blocos de uma fonte de alimentação, capacitando o aluno a interpretar, analisar e construir uma fonte do tipo linear. Blocos de retificação, filtro e regulação de tensão são estudados e implementados em um projeto de circuito;
- Desenvolver habilidades de simulação de circuitos eletrônicos, desenvolvimentos de Layouts de circuito impresso, desenvolvimento de protótipos eletrônicos, construção de placas de circuitos, ensaios e testes em bancada, e ainda possibilitando ao discente criar habilidades de consulta em data sheets para especificação de componentes em projetos.
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II |
72
- Formar um profissional capaz de atuar no campo das tecnologias, que demonstre em suas atitudes o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente; apto a exercer a profissão, de forma crítica, criativa e empreendedora, com visão sistêmica de processos e de mercado, para gerir projetos, consciente das dimensões técnicas, econômicas, legais, políticas, ambientais e socioculturais das propostas de interferência e de soluções apresentadas nos projetos;
- Capacitar o estudante a compreender o princípio de funcionamento, as características ideais, as principais configurações e as aplicações dos amplificadores operacionais;
- Capacitar o aluno a compreender o princípio de funcionamento de diversos circuitos analógicos como osciladores, temporizadores, comparadores de tensão, comparadores de histerese, conversores DAC e ADC, filtros de sinais com ampops, etc;
- Compreender o princípio de funcionamento de circuitos reguladores de tensão do tipo linear, utilizando transistores, diodos zeners, amplificadores operacionais, etc., desenvolvendo simulações computacionais e montagens práticas destes circuitos;
- Capacitar o aluno a utilizar instrumentos elétricos presentes no laboratório de eletrônica, possibilitando ao discente realizar montagens de circuitos eletrônicos em protoboards, utilizando equipamentos como: osciloscópio digital, gerador de sinais, multímetros, fontes de alimentação, etc.;
- Desenvolver habilidades de simulação de circuitos eletrônicos, desenvolvimentos de Layouts de circuito impresso, desenvolvimento de protótipos eletrônicos, construção de placas de circuitos, ensaios e testes em bancada, e ainda possibilitando ao discente criar habilidades de consulta em data sheets para especificação de componentes em projetos.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENGENHARIA DE SOFTWARE COM METODOLOGIAS ÁGEIS |
72
Objetivos Gerais
- Desenvolver capacidade de elaborar, interpretar e documentar aplicativos utilizando modelagem de sistemas orientados a objeto;
- Garantir de qualidade nos projetos de software;
- Dominar as mais novas técnicas de análise e projeto de software orientados a objetos.
Objetivos Específicos
- Implementar modelagem de software orientados a Objeto;
- Demonstrar a habilidade de utilizar linguagens de modelagem;
- Documentar e especificar sistemas.
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
|
240
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
|
ESTRUTURAS DE DADOS I |
72
Objetivo Geral:
-
Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração por meio de estruturas de dados estáticas e dinâmicas formalizadas em fila, pilha, deque e lista.
Objetivos específicos:
-
Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, por meio das máximas de programação
-
e da metodologia para desenvolvimento, os processos lógicos necessários para a implementação de projetos,
-
escritos em JAVA, tendo como foco principal as estruturas de dados (fila, pilha, deque e lista);
-
Possibilitar ao aluno distinguir as estruturas de dados, suas operações e suas formas para resolver problemas lógicos com aplicações práticas;
-
Permitir a escolha de processos lógicos e a critica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis;
-
Distinguir, dentre as estruturas de dados apresentadas, aquela que mais se adequa à resolução de um determinado problema;
-
Diferenciar as estruturas fila, pilha, lista e deque; e,
-
f) Construir blocos lógicos para a implementação das operações básicas e das operações diferenciadas de cada uma das estruturas de dados.
|
ESTRUTURAS DE DADOS II |
72
Objetivo Geral
-
Analisar os algoritmos de ordenação/classificação e de busca, considerando as estruturas de dados estáticas e dinâmicas.
-
Objetivos específicos
-
Identificar, por meio das máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmos, os processos lógicos necessários a transcrição de algoritmos de ordenação e de busca para a linguagem de programação JAVA e utilizando estruturas de dados estáticas e dinâmicas.
-
Empregar adequadamente os algoritmos de ordenação e de busca na resolução de problemas.
-
Aplicar, com eficiência e eficácia, as estruturas de dados: pilhas, listas, filas, deques, árvores e grafos.
-
Empregar os procedimentos de ordenação e de busca em estruturas de dados, utilizando a linguagem de programação JAVA.
-
Analisar a complexidade dos algoritmos de ordenação e de busca, adequando-os às necessidades de aplicação.
Objetivos específicos
-
Avaliar e comparar a eficiência e eficácia dos algoritmos de ordenação e de busca, utilizando métricas como tempo de execução, consumo de memória e quantidade de operações realizadas.
-
Implementar algoritmos de ordenação e de busca utilizando diferentes técnicas, como dividir para conquistar, busca binária, quicksort, mergesort, entre outros.
-
Desenvolver algoritmos que combinem diferentes estruturas de dados para resolver problemas específicos.
-
Identificar casos em que o uso de estruturas de dados específicas pode otimizar a eficiência dos algoritmos de ordenação e de busca.
-
Utilizar técnicas de otimização de código para melhorar a performance dos algoritmos de ordenação e de busca implementados.
-
Realizar testes e validações dos algoritmos implementados, garantindo que eles estejam funcionando corretamente e produzindo resultados esperados.
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO |
48
|
EXPRESSÃO GRÁFICA |
48
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE E SUAS APLICAÇÕES |
96
|
FÍSICA |
96
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais,
de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
|
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
72
|
INFORMÁTICA APLICADA |
72
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
72
|
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
96
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET |
72
Objetivos Gerais:
-
Capacitar os alunos a desenvolver aplicações web utilizando as tecnologias React e NodeJS;
-
Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de interfaces de usuário interativas e responsivas com React;
-
Ensinar os conceitos básicos e avançados do NodeJS, incluindo a criação de servidores, APIs RESTful e a integração com bancos de dados.
Objetivos específicos:
-
Para capacitar os alunos a desenvolver aplicações web utilizando as tecnologias React e NodeJS de maneira à estarem apto para o mercado de trabalho.
-
Introduzir aos alunos os conceitos básicos de desenvolvimento web, incluindo HTML, CSS e JavaScript;
-
Ensinar aos alunos os fundamentos da biblioteca React, incluindo componentes, estados e propriedades;
-
Demonstrar como criar e configurar um ambiente de desenvolvimento com NodeJS, incluindo a instalação do NodeJS e gerenciador de pacotes como o npm ou yarn;
-
Ensinar os alunos como criar uma aplicação React, utilizando o create-react-app ou uma configuração personalizada;
-
Demonstrar como criar e configurar um servidor web com NodeJS e o framework Express.
-
Para fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de interfaces de usuário interativas e responsivas com React:
-
Ensinar os conceitos de design de interfaces, incluindo layout, tipografia e cores;
-
Demonstrar como criar componentes React reutilizáveis para facilitar o desenvolvimento e manutenção de interfaces;
-
Ensinar como manipular eventos em interfaces com React;
-
Ensinar como trabalhar com bibliotecas de estilos como o Bootstrap ou Material UI para facilitar o design de interfaces.
-
Para ensinar os conceitos básicos e avançados do NodeJS, incluindo a criação de servidores, APIs RESTful e a integração com bancos de dados:
-
Ensinar aos alunos os conceitos de programação assíncrona em NodeJS, incluindo callbacks, promises e async/await;
-
Demonstrar como criar e configurar um servidor HTTP com NodeJS e o framework Express;
-
Ensinar como criar APIs RESTful com o Express, incluindo o uso de verbos HTTP e roteamento de endpoints;
-
Ensinar como conectar a uma base de dados com NodeJS, utilizando um driver como o Mongoose ou Sequelize;
-
Ensinar como realizar operações de CRUD (Create, Read, Update, Delete) em uma base de dados utilizando o NodeJS
|
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO |
72
Objetivo Geral
Introduzir a linguagem de programação C como ferramenta para o desenvolvimento de programas.
Objetivo Específico
- Resolver problemas em nível computacional em graus mais elevados de complexidade, a partir da continuidade do desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de abstração;
- Transcrevendo soluções de problemas em algoritmos, e, os algoritmos, em programas estruturados de computador utilizando uma linguagem procedimental;
- Utilizar uma linguagem de programação comercial que ofereça recursos sofisticados que vão além daqueles das linguagens algorítmicas simplificadas ou mesmo da linguagem Pascal.
Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas
|
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO AVANÇADAS
|
48
|
MATEMÁTICA DISCRETA |
72
Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração. Formalização do pensamento lógico. Utilização e entendimento de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais. Solucionar problemas, de natureza computacional, através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos:
1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais.
|
MATEMÁTICA DISCRETA II |
48
Objetivos Gerais:
- Desenvolver a capacidade de abstração e a formalização do pensamento lógico.
- Compreender e desenvolver demonstrações formais.
- Solucionar problemas, de natureza computacional, por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos:
- Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
- Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais;
- Reconhecer, analisar e resolver relações de recorrência;
- Aplicar os conceitos lógicos, as técnicas de provas e relações de recorrência na análise de algoritmos;
- Reconhecer os tipos de conjuntos existentes, bem como aplicar as operações elementares envolvendo-os na computação;
- Identificar os tipos de problemas de contagem, combinatória e sua aplicação na computação;
- Identificar os tipos de relações e funções existentes e sua aplicação na computação.
|
MECÂNICA DOS SÓLIDOS |
96
A disciplina tem como objetivo propiciar aos alunos de Engenharia o desenvolvimento conjunto de conhecimentos sobre fundamentos e conceitos de Mecânica dos Sólidos para a aplicação posterior na abordagem e solução de problemas relacionados ao comportamento do sólido deformável submetido a diferentes tipos de carregamento, através da aplicação dos critérios de cálculo por resistência, garantindo o correto desempenho da peça quando em serviço.
Objetivos Gerais:
- Reconhecer o comportamento mecânico de materiais sujeitos a esforços;
- Compreender os princípios básicos da análise de tensões e a metodologia para o cálculo deformações.
- Reconhecer a importância dos fenômenos de transporte nos processos produtivos, no cotidiano e na manutenção da vida, entendendo a interação homem/meio- ambiente/atividades econômicas;
- Dominar e aplicar os conceitos de propriedades básicas dos fluidos, estática, vazão, equação de energia, sistemas elevatórios e transferência de calor e massa;
- Sistematizar e resolver problemas relacionados à Mecânica e aplicar matematicamente na prática os conceitos estudados na teoria.
Objetivos Específicos:
- Elaborar modelos matemáticos elementares de Mecânica dos sólidos relativos a projetos de engenharia e leitura de projetos mecânicos;
- Identificar as propriedades mecânicas dos materiais que influenciam no comportamento estrutural de máquinas e equipamentos;
- Determinar as deformações e deslocamentos a que estão sujeitos os corpos sólidos devido à ação de esforços atuantes;
- Identificar as propriedades mecânicas dos materiais e Verificar a segurança de estruturas;
- Calcular as tensões e deformações decorrentes dos esforços atuantes nas estruturas;
- Introduzir o conceito de dimensionamento, determinando dimensões em elementos estruturais.
|
MÉTODOS NUMÉRICOS |
72
|
OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS |
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I |
12
A disciplina de laboratorial Circuitos Elétricos I tem por finalidade proporcionar ao aluno a compreensão prática dos fenômenos elétricos que originam a transferência de energia na forma de tensão e corrente, bem como a capacidade de aplicação dos conceitos e das leis fundamentais da eletricidade, visando desenvolver, no aluno, habilidades práticas, analítica e dimensionamento de componentes de circuitos de corrente contínua.
Assim, pretendemos que o(a) aluno(a) desenvolva competências na aplicação dos conceitos de circuitos elétricos tão necessários à sua formação pessoal e profissional.
Os objetivos do componente são:
· compreender os conceitos de tensão e corrente e como eles impactam em um circuito eletroeletrônico;
· ser capaz de utilizar um voltímetro e um amperímetro corretamente para medir a tensão e a corrente de um circuito;
· compreender os efeitos da temperatura sobre a resistência de um material;
· saber como ler o valor de cada resistor a partir do código de cores;
· compreender a importância da lei de Ohm e aprender como aplicá-la;
· efetuar cálculos de potência e energia em circuitos;
· familiarizar-se com as características de circuitos em série, em paralelo e em série-paralelo, bem como encontrar soluções para a tensão, a corrente e a potência de cada um dos elementos destes circuitos;
· compreender a lei de Kirchhoff para tensões e entender como aplicá-la na análise de circuitos elétricos;
· compreender a regra do divisor de tensão e a regra do divisor de corrente;
· familiarizar-se com as características terminais de uma fonte de corrente e aprender a solucionar problemas envolvendo tensões e correntes de um circuito usando fontes de corrente e/ou fontes de corrente e fontes de tensão;
· usar a análise das correntes nos ramos e o método das malhas para calcular as correntes de circuitos;
· aplicar o método dos nós para calcular tensões terminais;
· familiarizar-se com as configurações de circuito em ponte e aprender a realizar conversões Δ-Y ou Y-Δ;
· ser capaz de aplicar o teorema da superposição, o teorema de Thévenin e o teorema de Norton;
· compreender como aplicar o teorema da máxima transferência de potência para uma carga;
· tornar-se consciente dos poderes de redução do teorema de Millman e das poderosas implicações dos teoremas da substituição e da reciprocidade;
· familiarizar-se com a construção básica de um capacitor e com os fatores que afetam a sua capacidade de armazenar carga em suas placas;
· compreender o impacto da combinação de capacitores em série e em paralelo;
· familiarizar-se com a construção básica de um indutor e com os fatores que afetam a intensidade do campo elétrico estabelecido pelo elemento; e compreeder o impacto de combinar indutores em série e em paralelo.
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS |
18
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE ELETRÔNICA ANALÓGICA II
|
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA |
18
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO AVANÇADAS |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE QUÍMICA TECNOLÓGICA |
12
Neste componente teremos uma abordagem prática dos conteúdos trabalhados teoricamente com os alunos, enfocando a utilização de técnicas e equipamentos necessárias ao desenvolvimento da atividade profissional.
Objetivos Gerais:
Desenvolver a compreensão básica sobre o laboratório químico e a capacidade do aluno para entender os conceitos básicos de química, visando sua aplicação no cotidiano e nas práticas profissionais.
Objetivos Específicos:
-Desenvolver o hábito de trabalhar em equipe através da solidariedade e colaboração com o docente da disciplina e com os colegas;
-Produzir uma conduta que leve em conta sua segurança em laboratório e de seus colegas;
-Ter postura que leve em conta a conservação da vidraria, reativos e equipamentos utilizados em laboratório bem como o uso racional de reagentes;
-Produzir o entendimento da necessária preocupação com a minimização do consumo de reagentes e de geração de resíduos.
-Desenvolver a compreensão do laboratório químico como um espaço didático de produção dos conhecimentos da disciplina.
-Ter a capacidade de empregar as técnicas investigativas experimentais em diferentes situações e como auxiliares e complementares do processo didático.
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE SISTEMAS DIGITAIS |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM ALGORITMOS EM GRAFOS |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM ESTRUTURA DE DADOS I |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM ESTRUTURA DE DADOS II |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM MÉTODOS NUMÉRICOS |
12
|
PRÉ-CALCULO |
72
Neste Componente há muitos pontos importantes que precisam ser abordados, para que seu aprendizado seja consolidado com sucesso:
- Aprender as medidas angulares, radianos e graus, e seus significados, demarcado sobre o Ciclo Trigonométrico de modo teórico-prático, analisando-os comparativamente com o grau e suas subunidades, minutos e segundos, para melhor visualização;
- Entender os diversos aspectos da trigonometria utilizados no dia a dia, sabendo manuseá-los, raciocinando de forma lógica e interdisciplinar;
- Identificar as funções trigonométricas, seno, cosseno e tangente, juntamente com os parâmetros que modificam essas funções, conhecendo profundamente cada um desses parâmetros, e onde provocam modificações nas funções;
- desenvolver o raciocínio lógico como suporte para o pensamento e aplicação de forma interdisciplinar e multidisciplinar entre os conteúdos do curso;
- Realizar demonstrações matemáticas, tendo como pré requisito as identidades trigonométricas, trabalhando com cotangente, secante e cossecante, auxiliando o raciocínio e desenvolvimento dos Cálculos Matemáticos com maior segurança e eficiência;
- Visualizar as aplicações dos arcos duplos, da Lei dos senos e dos cossenos nos diferentes tipos de triângulos, juntamente com as funções trigonométricas invertíveis, arco seno, arco cosseno e arco tangente;
- Realizar abstrações reflexivas com Números Imaginários, Números Complexos, sua forma algébrica, forma trigonométrica ou Polar e as operações que envolvem esses números, muitas vezes desconhecidos pelos estudantes;
- Identificar as diferentes operações nas Matrizes, indo além da compreensão de uma tabela de números complexos dispostos em “m” linhas e “n” colunas.
- compreender a importância das matrizes como preponderantes para o aprendizado dos Determinantes, e esses como fundamentais para as resoluções dos Sistemas lineares;
- Estabelecer o nivelamento dos conhecimentos matemáticos por meio de estratégias metodológicas;
|
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS |
72
A programação orientada a objetos exerce um papel fundamental dentro do curso, capacitando o aluno a desenvolver programas utilizando o paradigma orientado a objetos para resolução de problemas.
A programação orientada a objetos é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressamos as coisas na vida real do que os outros tipos de programação e é cada vez mais empregada no desenvolvimento de sistemas. Com esse intuito, os conteúdos de orientação a objetos abordados nesta disciplina têm como objetivos:
Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração, possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer através da metodologia para desenvolvimento de algoritmos os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas orientados a objetos.
Possibilitar ao aluno distinguir os conceitos de orientação a objetos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas.
Permitir a escolha de processos lógicos e a critica as suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis.
Aprender a pensar nos problemas de forma diferente para escrever os programas em termos de objetos, classes, propriedades, métodos e outros conceitos de orientação a objetos.
|
PROJETO INTEGRADO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO: ATIVIDADE EXTENSIONISTA - TCC |
72
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
72
Neste componente teremos a abordagem da química como instrumento de controle por engenheiros, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
|
REDES DE COMPUTADORES |
72
O objetivo deste componente é apresentar aos alunos as redes, o serviço de rede, a configuração de dispositivo, os switches e os roteadores da Cisco. Os materiais do curso on-line ajudarão o aluno a consolidar seu conhecimento e incentivá-lo a aprender mais para buscar uma carreira na área de redes.
|
REDES DE COMPUTADORES II |
72
|
REDES INDUSTRIAIS |
48
Neste componente você estudará os principais conceitos e características das principais Redes Industriais.
Objetivo Geral
Compreender o funcionamento e as características dos protocolos das redes industriais, analisando as diferenças entre um protocolo e outro, observando as principais características.
Objetivos Específicos
Identificar e analisar as características dentre os protocolos presente nas redes industriais, a fim de poder selecionar uma solução simples e lógica, de acordo com os requisitos pré-estabelecidos.
Expressar o funcionamento das redes industriais, suas limitações e recursos presentes;
Analisar uma rede industrial, quantidade de dispositivos e funcionalidades presentes.
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
ROBÓTICA |
72
|
SISTEMAS DE CONTROLE |
72
|
SISTEMAS DIGITAIS |
72
|
SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS |
72
|
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E DE TEMPO REAL |
72
|
SISTEMAS EMBARCADOS E IOT |
48
|
SISTEMAS OPERACIONAIS |
72
|
TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS |
72
- Diferenciar as propriedades mecânicas gerais encontradas em metais, cerâmicos e polímeros a partir da identificação das principais ligações químicas;
- Determinar as principais propriedades mecânicas medidas nos ensaios mecânicos de tração, de dureza e de tenacidade ao impacto;
- Identificar os arranjos cristalinos dos metais mais importantes;
- Relacionar as imperfeições cristalinas e sua influência nas propriedades mecânicas dos materiais.
|
TEORIA DA COMPUTAÇÃO |
48
|