INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
Objetivos Específicos:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Identificar se um conjunto é espaço vetorial;
- Identificar se um conjunto é espaço subespaço vetorial;
- Resolver uma combinação linear;
- Determinar uma matriz de uma transformação linear;
- Identificar se um espaço vetorial é base e dimensão;
- Calcular os autovalores e os autovetores de matrizes;
- Calcular a Diagonalização de um operador linear;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
|
PRÉ-CALCULO
|
72
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE QUÍMICA TECNOLÓGICA |
12
|
EXPRESSÃO GRÁFICA |
48
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA |
18
|
CÁLCULO DIFERENCIAL |
96
|
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
96
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
INFORMÁTICA APLICADA |
72
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
18
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
|
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
72
|
CÁLCULO INTEGRAL |
96
|
ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS |
72
Objetivo Geral
Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de programas.
Objetivo Específico
Familiarizar-se com a rotinas básicas de construção de algoritmos (instruções matemáticas e lógicas) e utilizar o aplicativo VISUALG como ferramenta de aprendizado.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
FÍSICA |
96
|
TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS |
72
|
CÁLCULO APLICADO
|
48
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I
|
12
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
96
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
12
|
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
|
96
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
|
72
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE |
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
|
12
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE CIRCUITOS ELÉTRICOS II
|
12
|
MATERIAIS ELÉTRICOS
|
48
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE ELETRÔNICA ANALÓGICA II
|
12
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS III
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE CIRCUITOS ELÉTRICOS III
|
12
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
SISTEMAS DIGITAIS
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE SISTEMAS DIGITAIS
|
12
|
ELETROMAGNETISMO
|
72
|
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
|
12
|
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO
|
72
|
SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE SISTEMAS DIGITAIS MICROCONTROLADOS
|
12
|
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
|
72
Objetivo Geral
Introduzir a linguagem de programação C como ferramenta para o desenvolvimento de programas.
Objetivo Específico
- Resolver problemas em nível computacional em graus mais elevados de complexidade, a partir da continuidade do desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de abstração;
- Transcrevendo soluções de problemas em algoritmos, e, os algoritmos, em programas estruturados de computador utilizando uma linguagem procedimental;
- Utilizar uma linguagem de programação comercial que ofereça recursos sofisticados que vão além daqueles das linguagens algorítmicas simplificadas ou mesmo da linguagem Pascal.
Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
|
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
72
A disciplina Ergonomia e Segurança do Trabalho proporciona a reflexão sobre a importância da aplicação dos conceitos de segurança do trabalho durante as atividades laborais dos trabalhadores, assim como amplia sua visão sobre ergonomia, visando proporcionar um local de trabalho confortável, saudável e seguro.
Objetivos Gerais
Capacitar o aluno para reconhecer a necessidade de promover a saúde e a integridade física do trabalhador no ambiente de trabalho.
Objetivos Específicos
- Conhecer a evolução histórica da saúde e segurança no trabalho;
- Conhecer os tipos, causas e consequências dos acidentes de trabalho;
- Conhecer as normas e as legislações de segurança do trabalho, com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho;
- Compreender as obrigações e finalidades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);
- Compreender as obrigações e finalidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Identificar a importância do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI);
- Reconhecer a importância da realização de exames médicos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- Reconhecer a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Conhecer os vários tipos de riscos que existem nos ambientes de trabalho;
- Compreender o conceito de insalubridade e periculosidade;
- Compreender e aplicar o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho;
- Conhecer e aplicar as técnicas de prevenção contra incêndio;
- Identificar os riscos no local de trabalho de acordo com as cores que os representam;
|
CONVERSÃO DE ENERGIA
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE CONVERSÃO DE ENERGIA
|
12
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS
|
96
|
SISTEMAS DE CONTROLE
|
72
|
ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
|
72
|
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO AVANÇADAS
|
48
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO AVANÇADAS
|
12
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
GESTÃO DE PROJETOS
|
48
|
ELETRÔNICA INDUSTRIAL
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL
|
12
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
|
72
|
ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS
|
48
|
MÁQUINAS ELÉTRICAS
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
|
18
|
INDÚSTRIA 4.0 |
72
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
|
12
|
CONTRATOS, REGULAÇÃO E MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
48
|
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
72
|
FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA
|
48
|
SISTEMAS DE CONTROLE AVANÇADO
|
72
|
SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA |
6
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS
|
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS
|
18
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES NA ENGENHARIA ELÉTRICA I
|
48
|
QUALIDADE DE ENERGIA
|
48
|
PROJETOS INTEGRADOS I
|
48
|
REDES INDUSTRIAIS
|
48
|
TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
72
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
|
240
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES NA ENGENHARIA ELÉTRICA II
|
48
|
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
72
|
PROJETOS INTEGRADOS II
|
48
|
PROJETO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - TCC
|
72
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENADE |
0
|