ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
48
Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, trabalhando características e habilidades do empreendedor e discutindo desafios da atividade empreendedora, de modo a estimular o empreendedorismo nos alunos.
Objetivos Específicos:
- Preparar os alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
96
Objetivo Geral
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Formar gestores que sejam capazes de:
- pensar estratégica e sistematicamente, de forma a compreender a complexidade das organizações;
- trabalhar em equipe com o objetivo de atingir resultados;
- construir uma consistente base teórico-prática e econômico-financeira que o capacite a tomar decisões nas organizações;
- estimular o exercício de atitudes empreendedoras;
- estimular a criação, manutenção e crescimento de novos negócios; formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
- formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
|
CONTABILIDADE PÚBLICA |
72
|
CONTABILIDADE SOCIAL |
72
|
DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO |
96
|
ECONOMETRIA |
96
|
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
72
Objetivo Geral
- Desenvolver no aluno habilidades pautadas na capacidade de analisar os fatores que determinam o processo de desenvolvimento estrutural da economia brasileira e seus reflexos na tomada de decisão das empresas ao longo dos anos.
Objetivos Específicos
- Capacitar o aluno para que seja capaz de interpretar as mudanças ocorridas na economia brasileira a partir da década de 1950;
- Compreender a introdução do modelo neoliberal nas economias modernas;
- Verificar as mudanças que acontecem na economia mundial em decorrência do advento da globalização;
- Analisar as consequências advindas da abertura comercial e financeira mundial a partir do início da década de 1990, sobretudo no que tange à abertura do mercado nacional ao mercado exterior.
- Desenvolver o senso político, crítico, a partir dos estudos dos governos recentes.
Habilidades
As habilidades e competências desejadas do graduando devem ser coerentes com o esforço em atingir o perfil intermediário/final do curso, atendendo aos critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais.
O graduando deve desenvolver as habilidades de compreender os conceitos econômicos, bem como utilizar as ferramentas disponíveis de forma a contribuir para a solução dos problemas existentes nas empresas, dadas as constantes mudanças que estão acontecendo na vida das organizações decorrentes dos avanços tecnológico e intelectual.
|
ECONOMIA COMPORTAMENTAL |
96
|
ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO |
96
Objetivo da disciplina no curso
Estimular a reflexão histórica, interdisciplinar e contextualizada sobre o setor público, a fim de desenvolver as capacidades crítica e analítica do aluno frente os diferentes cenários e teorias políticas clássicas e contemporâneas que integram a grande área das Ciências Humanas e suas relações com os agentes da economia do setor púbico
Habilidades
- Domínio da bibliografia teórica clássica e da literatura contemporânea relacionada à Ciência Política.
- Compreensão das teorias e dos conceitos relevantes aos estudos circunstanciados pelas diferentes disciplinas das Ciências Sociais.
- Atuar nas carreiras de gestor governamental, consultorias políticas, assessorias parlamentares, assessorias de ONGs, partidos políticos e Institutos de Pesquisa.
- Compreender a atividade política em uma perspectiva analítico-reflexiva, e, consequentemente, as interações entre atores políticos, processos políticos e questões de poder.
Examinar e compreender as dinâmicas políticas em diferentes contextos, avaliar a tomada de decisões políticas, identificar influências e interesses políticos e prever possíveis resultados e consequências políticas.
|
ECONOMIA INTERNACIONAL |
96
|
ECONOMIA MONETÁRIA |
96
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS |
96
Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam tomar decisões subsidiadas com a análise da viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as)compreendam a aplicabilidade dos projetos de investimentos em diversas áreas administrativas, no âmbito profissional e pessoal, discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Reconhecer os conceitos básicos da Administração Financeira, no que concernem à elaboração e a análise de projetos de investimentos;
- Diferenciar métodos de análise de investimentos;
- Aprofundar os conceitos relacionados à utilização e apresentação do Fluxo de Caixa, para as decisões gerenciais;
- Utilizar as técnicas da Matemática Financeira, aplicadas às atividades de investimento e de financiamento;
- Relembrar algumas técnicas da calculadora HP 12C;
- Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo voltado para a prática financeira;
- Entender os tipos de modalidades de Atividades de Investimento e de Financiamento;
- Apresentar, no contexto empresarial, as aplicações técnicas da matemática financeira aplicadas às projeções demonstrativo-financeiras de curto e de longo prazo;
- Desenvolver atividades relacionadas às projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo;
- Aplicar, no contexto empresarial, as formas de análise de investimento relacionadas com as projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo.
- Relembrar conceitos da Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão Financeira.
|
ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA |
96
Objetivo Geral:
Capacitar o aluno para que possa aplicar os conceitos e os princípios da Administração Financeira no planejamento financeiro e na elaboração, análise, acompanhamento e controle orçamentário. E ainda, possibilitar ao aluno a compreensão da aplicabilidade do orçamento empresarial como ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades ao longo do curso:
- Elaboração de Orçamento Empresarial;
- Utilizar métodos de análise e interpretação de dados históricos e projetados, necessários à elaboração do orçamento empresarial;
- Assimilar a importância da utilização do Orçamento Empresarial como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Estatístico, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
Analisar as possíveis variações existentes entre o orçado (planejado) e o real.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
72
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
·Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
·Relacionar os termos população e amostra;
·Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
·Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
·Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
·Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
·Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
·Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
·Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
·Definir experimento, espaço amostral e evento;
·Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
·Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
·Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
·Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
·Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal .
|
ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
72
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística Inferencial como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Elaborar as hipóteses para a tomada de decisões em diferentes cenários de testes de hipóteses.
- Realizar testes de hipóteses para a média e proporção populacionais.
- Tomar decisões em testes de hipóteses;
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
- Avaliar quais variáveis explicativas são significativas em um modelo de regressão.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos de pesquisa científica e na solução de problemas de sua área de atuação.
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA POLÍTICA |
96
|
FORMAÇÃO SOCIOHISTÓRICA DO BRASIL |
72
|
GESTÃO FINANCEIRA |
72
Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam tomar decisões subsidiadas com as ferramentas da gestão financeira, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Gestão Financeira em diversas áreas administrativas, no âmbito profissional e pessoal, discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Reconhecer os conceitos introdutórios da Administração Financeira;
- Diferenciar resultado econômico do resultado financeiro;
- Selecionar as formas de utilização e apresentação do Fluxo de Caixa, para as decisões gerenciais;
- Utilizar as técnicas da Matemática Financeira, aplicadas às atividades de investimento e de financiamento;
- Relembrar algumas técnicas da calculadora HP 12C;
- Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo voltado para a prática financeira;
- Entender os tipos de modalidades de Atividades de Investimento e de Financiamento;
- Aprimorar as aplicações das técnicas da Matemática Financeira na Administração do Capital de Giro das empresas;
- Entender as diversas atividades relacionadas à Administração do Capital de Giro das Empresas;
- Perceber as transações de Investimento e de Financiamento que ocorrem no dia a dia das empresas, relacionadas com a Administração do Capital de Giro;
- Apresentar, no contexto empresarial, as aplicações técnicas da matemática financeira aplicadas às projeções demonstrativo-financeiras de curto e de longo prazo;
- Desenvolver atividades relacionadas às projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo;
- Aplicar, no contexto empresarial, as formas de análise de investimento relacionadas com as projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo.
|
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO |
96
Os conteúdos estabelecidos para este componente visa permitir que os alunos possam avaliar criticamente o “estado das artes” na Ciência Econômica atual, apreendendo o objeto econômico como um objeto social, política e institucionalmente construído e não como um resultado derivado de leis universais ou de regularidades naturais inescapáveis e trans-históricas.Para tanto, o componente começa por discutir as principais características do pensamento econômico clássico. Em seguida, são discutidas as idéias mais marcantes da escola neoclássica e de algumas teorias econômicas mais recentes, incluindo a revolução Keynesiana e os pensadores mais recentes, com foco indissossiável do pensamento econômico histórico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial.
Assim sendo, o componente História do Pensamento Econômico objetiva criar uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social.
|
HISTÓRIA ECONÔMICA |
48
|
INFORMÁTICA APLICADA |
72
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
72
|
INTRODUÇÃO À ECONOMIA |
72
De acordo com RESOLUÇÃO N° 4, DE 13 DE JULHO DE 2007, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Econômicas, o Artigo 3º, aponta que a IES deve formar um(a) um profissional com capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais.
O Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial.
Assim, em consonância com este perfil, a disciplina Introdução à Economia tem como objetivo geral apresentação de conceitos básicos da Economia, enfatizando relações com processos decisórios em políticas públicas. O objetivo específico da disciplina é promover compreensão dos conceitos de microeconomia e macroeconomia pelos alunos, particularmente operacionalização do modelo de concorrência perfeita, funcionamento de mecanismos de mercado, ação do governo e políticas econômicas.
Assim, ao lado de outras disciplinas introdutórias, esta objetiva oferecer ao estudante conteúdos de Formação Geral e conhecimentos iniciais, importantes, para a formação do Economista.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MACROECONOMIA I |
72
|
MACROECONOMIA II |
72
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
96
Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
|
MATEMÁTICA I |
72
Ao final dos estudos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
- Aplicar a Teoria dos Conjuntos e Números.
- Viabilizar o conceito e aplicação das propriedades da Potenciação e da Radiciação.
- Conceituar Frações e destacar as suas operações.
- Conceituar e demonstrar a aplicação das Expressões Numéricas e Algébricas.
- Ideia produto cartesiano, pares ordenados e relação.
- Conceituar e demonstrar a aplicação das Equações de 1º e 2º Grau com suas coordenadas cartesianas
· Formular a expressão matemática (lei de formação) de uma função elementar a partir de informação sobre seu comportamento;
· Identificar situações problemas solucionáveis por meio do emprego de funções de uma variável;
· Resolver problemas de aplicação das funções elementares em situações práticas do cotidiano;
· Construir gráficos cartesianos das funções de uma variável;
· Analisar os gráficos de algumas funções elementares e determinar a lei de formação dessas funções a partir do seu gráfico;
|
MATEMÁTICA II |
72
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- construir gráficos de funções modulares e de funções definidas por várias sentenças abertas;
- perceber as aplicações associadas as funções definidas por várias sentenças abertas;
- resolver equações modulares;
- resolver inequações modulares.
- reconhecer e construir o gráfico de funções potências;
- reconhecer e construir o gráfico de função recíproca;
- reconhecer e construir o gráfico da função com expoente fracionário ( função radical)
- determinar a lei de formação de funções compostas;
- identificar e definir funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras;
- determinar a lei de formação de uma função inversa a partir de uma função dada;
- verificar e construir o gráfico de uma função e sua inversa, mostrando a simetria entre elas.
- definir a potenciação e a radiciação.
- identificar as propriedades da potenciação e da radiciação apresentando noções de suas demonstrações.
- definir funções exponenciais.
- construir gráficos de funções exponenciais.
- estudar as propriedades da função exponencial.
- relacionar conceitos de funções exponenciais com conceitos já estudados, bem como, com questões práticas em diversificados campos do conhecimento.
- resolver equações e inequações exponenciais.
- definir logaritmo;
- aplicar as propriedades operatórias dos logaritmos;
- adquirir noções de demonstrações das propriedades operatórias dos logaritmos ;
- aplicar logaritmos em algumas situações-problema;
- relacionar conceitos de logaritmos com conceitos já estudados e com questões práticas em diversificados campos do conhecimento;
- conhecer a estrutura dos logaritmos decimais.
- definir a função logarítmica.
- construir o gráfico e determinar as características das funções logarítmicas.
- resolver equações e inequações exponenciais, utilizando como ferramenta os logaritmos e propriedades relacionadas à função logarítmica.
- ampliar conceitos já vistos e/ou formalizados anteriormente, referentes à função logarítmica e à sua função inversa.
- relembrar propriedades gráficas entre funções inversas, mas aplicadas à teoria das funções exponenciais e logarítmicas.
- resolver equações e inequações logarítmicas.
- verificar e executar algumas aplicações de funções logarítmicas.
|
MERCADO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS |
96
Objetivos Gerais
Capacitar os (as) alunos (as) para que os (as) mesmos (as) possam aplicar os conhecimentos de Mercado de Capitais e Derivativos. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os (as) alunos (as) compreendam a aplicabilidade da disciplina também em pessoal, mas também com a perspectiva de aplicar estes conhecimentos quando do seu exercício profissional.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os (as) alunos (as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os (as) alunos (as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Identificar a importância da análise dos riscos em cada oportunidade de investimento;
- Compreender os fundamentos do mercado de ações e do mercado de derivativos;
- Estabelecer estratégias visando aumentar o percentual de ganhos nas operações;
- Estimar a relação entre risco e retorno de um investimento.
|
MÉTODOS QUANTITATIVOS |
72
Promover o desenvolvimento pessoal por meio da compreensão acerca das diferentes dimensões que constituem o homem, favorecendo um processo que permita o autoconhecimento, a busca por equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida, para si e para o outro, na perspectiva da alteridade, do altruísmo e da responsabilidade social., subsidiar formação acadêmica em que ensino, pesquisa e extensão sejam aspectos indissociáveis na construção e na articulação das habilidades e competências próprias do profissional de tecnólogo em Gestão da Qualidade;, fomentar o desenvolvimento da visão crítica e da postura reflexiva necessárias à aprendizagem criativa e ao desenvolvimento dos padrões de autonomia, ética e responsabilidade implicadas no cenário político, econômico, social e legal da sua área de atuação profissional;, formar profissionais tecnólogos capazes de planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade, assim como de realizar mapeamento de processos organizacionais de acordo com indicadores de qualidade e produtividade, e, ainda, elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas;, promover a capacitação discente no que se refere à avaliação dos procedimentos, das práticas e das rotinas internas e externas vinculadas à qualidade e produtividade;, disseminar a cultura da qualidade e da produtividade na organização, mobilizando saberes e experiências com foco na promoção da qualidade das atividades corporativas e no gerenciamento do fluxo da informação e da comunicação relativa à qualidade e produtividade;, possibilitar a inserção e a permanência do profissional tecnólogo em Gestão da Qualidade no mundo do trabalho, bem como a continuidade dos estudos para capacitação permanente e/ou no âmbito da pesquisa acadêmica.
Planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade. Realizar mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade;, elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas;, desenvolver avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização;, disseminar a cultura da qualidade e produtividade na organização, mobilizando as pessoas para agirem com qualidade em todas as atividades corporativas;, gerenciar e dar manutenção ao fluxo de informação e comunicação na empresa;, capacitar pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade;, elaborar ferramentas para minimizar a incidência de falhas;, elaborar e gerenciar estratégias para obtenção de certificações;, desenvolver programa de avaliação de performance produtiva organizacional considerando aspectos quantitativos e qualitativos;, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
|
MICROECONOMIA I |
96
|
MICROECONOMIA II |
72
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
48
|
TECNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA |
72
|
TEORIA DOS JOGOS |
96
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
|