ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA I |
24
• Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional.
• Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
• Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
• Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA II |
24
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação para a interação comunicativa;
- Reconhecer a importância da interatividade entre as quatro habilidades nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa;
- Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional;
- Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática;
- Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa;
- Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA III |
24
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação para a interação comunicativa;
- Reconhecer a importância da interatividade entre as quatro habilidades nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa;
- Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional.
- Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
- Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
- Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA IV |
24
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
• empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa;
• identificar os efeitos de sentido produzidos pelos variados usos das estruturas linguísticas em estudo;
• aplicar os conhecimentos da morfossintaxe e da semântica a fim de interpretar textos orais e escritos na língua inglesa em uma perspectiva discursiva e cultural.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA V |
6
• Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional.
• Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
• Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
• Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA VI
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6
• Desenvolver a competência nas habilidades de escuta e fala na língua inglesa para a atuação profissional.
• Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
• Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
• Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA VII |
6
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA VIII |
6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
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DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
96
- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
120
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO |
120
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
120
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
120
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
48
O componente Fonética e Fonologia da língua portuguesa tem como objetivos:
• Definir o objeto de estudo da fonética e da fonologia.
• Relacionar os estudos de natureza fonética e fonológica.
• Identificar os domínios de aplicação do conhecimento fonético e fonológico.
• Identificar os fonemas e alofones do português brasileiro.
• Distinguir par mínimo de par suspeito.
• Reconhecer as diferentes possibilidades de estrutura silábica da língua portuguesa.
• Identificar os processos fonológicos.
• Determinar a formulação de uma regra fonológica a partir da ocorrência de um processo fonológico.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
96
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
96
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- analisar historicamente a relação entre educação, política, economia e cultura no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, visando compreender a evolução do sistema educacional, as transformações nas práticas pedagógicas e o papel da educação na construção da cidadania e da identidade cultural.
Seus objetivos específicos são:
- investigar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, identificando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- analisar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, explorando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- estudar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, compreendendo como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, destacando o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explorando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- examinar as relações entre educação, cultura e memória, investigando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira;
- explorar as perspectivas atuais para a educação no Brasil, considerando os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS |
72
A disciplina Introdução aos estudos gramaticais tem como objetivos:
-
Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
-
Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
-
Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
-
Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS |
96
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever estar apto a:
Posicionar-se criticamente em face das vrias tentativas de chegar a uma definio de literatura.
Demonstrar que a literatura no um domnio homogneo, mas, sim, heterogneo.
Distinguir entre os pontos de vista funcional e estrutural no que concerne ao exame da noo de literatura.
Explicar se a literatura uma entidade funcional ou uma entidade estrutural.
Posicionar-se criticamente em relao questo da natureza da literatura, ao problema de sua delimitao, da sua especificidade.
Identificar as principais abordagens da literatura que foram propostas desde a Antiguidade clssica at os dias atuais.
Explicar qual o critrio adotado para a classificao das diferentes concepes de literatura.
Indicar a ordem em que estas concepes de literatura se manifestaram e qual o perodo histrico abrangido por cada uma delas.
Explicar cada uma das abordagens propostas.
Explicar o que determina a escolha de critrios de julgamento de uma obra literria.
Relacionar os vrios critrios de julgamento de uma obra literria com as respectivas concepes de literatura.
Explicar cada um dos critrios de julgamento de uma obra literria.
Identificar quais os critrios de julgamento considerados vlidos para a maior parte dos crticos e professores de literatura de hoje.
explicar a literatura como ato comunicativo.
reconhecer a articulao entre o autor, o leitor, o contexto e a obra de arte.
identificar as relaes entre o contexto e o momento inicial da recepo da obra literria.
ler e analisar textos literrios sob a tica da esttica da recepo.
ampliar o conhecimento de mundo atravs da experincia de leitura do texto literrio.
sensibilizar-se para a leitura de textos artsticos em diferentes culturas e formas de expresso.
explicar em que consiste o equipamento cultural do estudioso de literatura e a importncia desses conhecimentos para o pronunciamento crtico.
posicionar-se criticamente em face do problema da relao entre a crtica literria e a erudio histrica.
identificar os conhecimentos lingusticos e literrios necessrios para uma leitura mais adequada do texto literrio.
reconhecer a necessidade de uma competncia (genolgica e estilstica) para se proceder leitura e interpretao de um texto literrio.
explicar o que so motivos e convenes tradicionais e saber discorrer sobre os principais motivos.
explicar o uso de modelos e aluses literrios.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
96
. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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LÍNGUA INGLESA I |
96
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer a importância do ensino instrumental do inglês na aprendizagem desta língua estrangeira;
- Descrever a evolução do inglês instrumental no Brasil e sua importância para a difusão desta língua no país;
- Aplicar os conhecimentos linguísticos na leitura de textos em língua inglesa;
- Utilizar as diferentes práticas de leitura como auxiliares eficazes na interpretação de textos em inglês;
- Distinguir e usar as técnicas de leitura skimming e scanning para a leitura de textos em língua inglesa;
- Reconhecer a boa redação em língua inglesa como uma forma essencial para a boa comunicação;
- Usar as técnicas de redação de parágrafos;
- Redigir textos em língua inglesa usando as técnicas abordadas;
- Reconhecer a importância da interatividade entre a leitura e a escrita para a aprendizagem da língua inglesa;
- Relacionar as habilidades de reading (leitura) e writing (escrita) nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa;
- Elaborar atividades que envolvam as habilidades de leitura e escrita na produção de textos pelos alunos do ensino fundamental e médio.
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LÍNGUA INGLESA II |
96
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
- reconhecer os fonemas fundamentais da língua inglesa;
- reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação na língua inglesa;
- aplicar atividades de pronúncia e fonética em sala de aula;
- definir o que é morfologia;
- reconhecer a morfologia como ferramenta necessária ao estudo da língua inglesa, tendo como base as partes do discurso;
- classificar as palavras segundo a sua classe gramatical e seu uso em determinado contexto;
- correlacionar a teoria e a prática, de forma contextualizada, envolvendo as classes gramaticais;
- reconhecer a importância do uso da gramática e do dicionário no estudo das classes gramaticais;
- interpretar o conceito de sintaxe;
- avaliar a importância da correta construção gramatical para uma boa redação;
- avaliar a disposição das palavras na frase como um pré-requisito para a correta construção gramatical;
- avaliar a disposição das frases no discurso, assim como a relação lógica entre elas para efeito de plena contextualização.
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LÍNGUA INGLESA III |
96
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
• reconhecer como diferentes elementos linguísticos da língua inglesa podem ser utilizados na construção de significados e sentidos;
• empregar os elementos linguísticos da língua inglesa na ordem em que esses podem se apresentar nesse idioma;
• empregar elementos coesivos para a construção de textos coerentes nas modalidades oral e escrita da língua inglesa;
• reconhecer a importância dos textos autênticos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa;
• empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa.
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LÍNGUA INGLESA IV |
96
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
• empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa;
• identificar os efeitos de sentido produzidos pelos variados usos das estruturas linguísticas em estudo;
• aplicar os conhecimentos da morfossintaxe e da semântica a fim de interpretar textos orais e escritos na língua inglesa em uma perspectiva discursiva e cultural;
• aplicar conceitos e teorias relativos às quatro habilidades linguísticas no planejamento, desenvolvimento, avaliação e reformulação das aulas de língua inglesa.
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LINGUÍSTICA I |
96
O componente Linguística I tem como objetivos:
-
Explicar o processo de constituição histórica da linguística como ciência da linguagem.
-
Distinguir as teorias da linguística do século XX, como a teoria de Ferdinand de Saussure e suas implicações na constituição da Linguística Moderna.
-
Conhecer as teorias linguísticas de forma geral.
-
Comparar as diferentes maneiras de se conceber a linguagem.
-
Explicar as principais características da gramática gerativo-transformacional.
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LINGUÍSTICA II |
96
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LINGUÍSTICA III |
96
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LITERATURA BRASILEIRA |
96
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LITERATURA COMPARADA
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LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
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LITERATURA INFANTOJUVENIL |
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LITERATURA PORTUGUESA |
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA |
96
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- escolher métodos de ensino-aprendizagem adequados ao contexto educacional;
- planejar aulas de língua inglesa e suas literaturas em acordo com o perfil dos estudantes e a realidade da instituição educacional;
- praticar a avaliação como meio de aprimoramento do ensino a partir da escolha de instrumentos avaliativos mais adequados a cada situação;
- propor o ensino lúdico da língua inglesa e de suas literaturas na sala de aula;
- usar as novas tecnologias como recursos para o ensino contextualizado e interativo da língua inglesa e de suas literaturas;
- ensinar a língua inglesa e suas literaturas como meios de informação, prazer e produção de conhecimento;
- reconhecer a aprendizagem de uma língua estrangeira e suas literaturas como fator de inserção na sociedade globalizada;
- posicionar-se criticamente em relação à sua prática pedagógica.
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA |
96
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MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
96
Os estudos da morfologia da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 2/2015), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro áreas:
1- Compreensão e produção de textos: os estudos de morfologia contribuem para o desenvolvimento da habilidade de identificar e empregar corretamente as classes gramaticais (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, etc.), além de promover a análise e a compreensão da estrutura e das relações entre as palavras na construção dos textos.
2- Conhecimento da língua portuguesa: os estudos de morfologia são essenciais para o domínio da gramática normativa, que envolve o conhecimento das regras de concordância, regência, colocação pronominal, entre outros aspectos da língua portuguesa.
3- Conhecimento de outras línguas: os estudos de morfologia são úteis para a comparação e a análise das estruturas gramaticais de diferentes línguas, o que favorece a aprendizagem de línguas estrangeiras.
4- Formação pedagógica: os estudos de morfologia são relevantes para a formação de professores de língua portuguesa, pois contribuem para o planejamento e a execução de atividades que visam desenvolver a competência linguística dos alunos.
Mediante esse contexto, a disciplina “Morfologia da língua portuguesa” é de fundamental importância para o curso de Letras, pois permite aos alunos compreender a estrutura das palavras e a formação dos seus significados. Como visto, no que se refere à morfologia da língua portuguesa, as diretrizes curriculares nacionais indicam que os alunos devem ser capazes de identificar e analisar os processos de formação de palavras, incluindo derivação e composição, bem como as classes de palavras e suas flexões.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da morfologia para a análise e produção de textos, uma vez que a escolha das palavras e sua forma de organização no discurso têm relação direta com o sentido que se quer transmitir.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento de morfologia. A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras e suas variações. Conhecer a morfologia da língua portuguesa é essencial para o ensino e a produção de textos claros e precisos.
Entre as habilidades e competências relacionadas à morfologia que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento das classes de palavras: O egresso deve ser capaz de identificar e classificar as diferentes classes de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e interjeições) e suas variações.
Análise morfológica: O egresso deve ser capaz de analisar a estrutura morfológica das palavras, identificando os elementos que as compõem, como prefixos, sufixos, radicais, vogais temáticas, entre outros.
Flexões verbais e nominais: O egresso deve conhecer as regras de flexão verbal e nominal da língua portuguesa, incluindo as conjugações verbais, os gêneros e números dos substantivos e adjetivos, e as formas de grau dos adjetivos.
Ortografia: O egresso deve conhecer as regras ortográficas da língua portuguesa, incluindo as regras de acentuação, grafia das palavras e uso do hífen.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem com competência e consciência o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LETRAS/INGLÊS |
120
Esta prática pedagógica visa possibilitar a fundamentação teórica e a discussão coletiva entre licenciando e professores da educação fundamental ou do ensino médio, oportunizando ao graduando compreender, analisar e elaborar projetos de ensino. Dessa forma, pretende a aproximação entre universidade e escola (campo de trabalho desses futuros educadores) por meio da articulação entre teoria e prática.
Objetivo geral
Possibilitar que o aluno seja capaz de criar, executar e avaliar projetos de ensino (didáticos).
Objetivos específicos
Possibilitar que o aluno seja capaz de:
- explicar porque os projetos são importantes na formação do educando;
- buscar subsídios para a elaboração de projetos;
- propor projetos.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS |
72
Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- ampliar a visão de sala de aula;
- compreender os objetivos do ensino de Língua Portuguesa;
- conceber o sujeito-leitor como um sujeito-ativo no processo da leitura;
- aprimorar as concepções de língua, linguagem, texto e discurso;
- identificar a diferença entre tipos de texto e gêneros textuais;
- compreender a teoria da tipologia adotada e entender a importância do gênero textual nas interações comunicativas;
- desenvolver análises de práticas de linguagem, a partir de diferentes tipos e gêneros textuais;
- observar a importância da hibridização textual para os efeitos de sentidos;
- compreender o ato de ler a partir de diferentes visões;
- explorar situações pedagógicas de leitura;
- considerar a leitura não só como ato de decodificação, mas também de interação, em um contexto social e histórico;
- refletir sobre as mudanças de enfoque nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente, nos momentos dedicados às análises linguísticas;
- compreender o processo de ensino e de aprendizagem das unidades linguísticas na perspectiva discursiva, deslocando da análise, exclusivamente, gramatical;
- analisar os empregos de palavras, expressões, afixos, observando o contexto sociohistórico e ideológico.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
96
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA |
48
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SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA |
96
Os estudos da sintaxe da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades gerais de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 18, de 13 de março de 2002), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro situações, a saber:
- Utilizar diferentes usos do português e de suas gramáticas.
- Dominar do uso do português brasileiro em sua variante padrão, bem como compreensão crítica das variantes linguísticas, nas suas manifestações orais e escritas.
- Analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento do português.
- Formar usuários proficientes no português, a partir da transposição didática do conhecimento linguístico, mediante estratégias pedagógicas variadas.
Mediante esse contexto, a disciplina Sintaxe da Língua Portuguesa é de fundamental, pois permite aos alunos compreender a estrutura e organização das palavras, frases e orações em uma sentença, visando compreender como as partes de uma frase se relacionam entre si para criar significado. Ela se concentra nas regras gramaticais que governam a ordem das palavras, concordância, regência, transitividade, entre outros aspectos relacionados à sintaxe.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da sintaxe para a análise e a produção de textos, uma vez que é por meio da organização das palavras em sentenças é que produzimos discursos e sentidos pensados aos interlocutores.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento em sintaxe. A sintaxe não se limita apenas a analisar a gramática normativa de uma língua, mas também envolve a investigação de construções gramaticais mais complexas, a ambiguidade na linguagem, as variações linguísticas em diferentes contextos e regiões, e como a sintaxe contribui para a compreensão semântica das sentenças.
Entre as habilidades e competências relacionadas à sintaxe que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento gramatical: os egressos de Letras devem ter um profundo entendimento da gramática da língua, incluindo as regras de concordância, regência, colocação pronominal, flexão verbal, entre outros aspectos gramaticais.
Análise sintática: os egressos devem ser capazes de analisar a estrutura sintática de frases e orações, identificando os elementos constituintes, como sujeito, predicado, objeto direto e indireto, complementos verbais, adjuntos adverbiais etc.
Correção gramatical: a habilidade de reconhecer e corrigir erros gramaticais em textos escritos, garantindo a clareza e a correção da língua.
Estilo e variedade linguística: compreender como a sintaxe pode ser usada para criar diferentes estilos e efeitos de linguagem, incluindo a variação linguística em diferentes contextos sociais e culturais.
Produção de textos: capacidade de produzir textos escritos com sintaxe adequada e coesa, demonstrando um domínio da estrutura da língua para expressar ideias de forma clara e eficaz.
Revisão de textos: habilidade de revisar e editar textos, não apenas em termos de gramática e sintaxe, mas também de coesão e coerência textual.
Linguística aplicada: aplicar os princípios da sintaxe na pesquisa linguística, bem como no ensino de línguas e na resolução de problemas linguísticos práticos.
Análise crítica: usar habilidades de análise sintática para avaliar criticamente textos, identificando estratégias retóricas, discutindo a eficácia da estrutura sintática e examinando os elementos linguísticos usados para persuadir ou informar.
Comunicação oral: Aplicar a sintaxe adequada ao falar, incluindo a capacidade de construir discursos coerentes e compreensíveis a quaisquer interlocutores.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem, com competência e consciência, o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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TEORIA DA LITERATURA: A NARRATIVA |
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TEORIA DA LITERATURA: A POESIA |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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