ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA I |
24
• Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional.
• Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
• Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
• Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA II |
24
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação para a interação comunicativa;
- Reconhecer a importância da interatividade entre as quatro habilidades nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa;
- Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional;
- Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática;
- Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa;
- Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA III |
24
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação para a interação comunicativa;
- Reconhecer a importância da interatividade entre as quatro habilidades nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa;
- Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional.
- Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
- Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
- Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA IV |
24
• Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional.
• Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
• Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
• Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA V |
6
• Desenvolver a competência nas quatro habilidades de língua inglesa: fala, escuta, escrita e leitura para a atuação profissional.
• Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
• Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
• Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA VI
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6
• Desenvolver a competência nas habilidades de escuta e fala na língua inglesa para a atuação profissional.
• Integrar o conteúdo das disciplinas específicas de língua inglesa do curso com a atividade prática.
• Propiciar o desenvolvimento de proficiência progressiva em língua inglesa.
• Preparar para o ENADE.
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA VII |
6
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA VIII |
6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
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DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
96
- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO |
120
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
120
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
48
O componente Fonética e Fonologia da língua portuguesa tem como objetivos:
• Definir o objeto de estudo da fonética e da fonologia.
• Relacionar os estudos de natureza fonética e fonológica.
• Identificar os domínios de aplicação do conhecimento fonético e fonológico.
• Identificar os fonemas e alofones do português brasileiro.
• Distinguir par mínimo de par suspeito.
• Reconhecer as diferentes possibilidades de estrutura silábica da língua portuguesa.
• Identificar os processos fonológicos.
• Determinar a formulação de uma regra fonológica a partir da ocorrência de um processo fonológico.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
96
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
96
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- analisar historicamente a relação entre educação, política, economia e cultura no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, visando compreender a evolução do sistema educacional, as transformações nas práticas pedagógicas e o papel da educação na construção da cidadania e da identidade cultural.
Seus objetivos específicos são:
- investigar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, identificando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- analisar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, explorando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- estudar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, compreendendo como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, destacando o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explorando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- examinar as relações entre educação, cultura e memória, investigando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira;
- explorar as perspectivas atuais para a educação no Brasil, considerando os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS |
72
A disciplina Introdução aos estudos gramaticais tem como objetivos:
-
Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
-
Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
-
Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
-
Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS |
96
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever� estar apto a:
Posicionar-se criticamente em face das v�rias tentativas de chegar a uma defini��o de literatura.
Demonstrar que a literatura n�o � um dom�nio homog�neo, mas, sim, heterog�neo.
Distinguir entre os pontos de vista funcional e estrutural no que concerne ao exame da no��o de literatura.
Explicar se a literatura � uma entidade funcional ou uma entidade estrutural.
Posicionar-se criticamente em rela��o � quest�o da natureza da literatura, ao problema de sua delimita��o, da sua especificidade.
Identificar as principais abordagens da literatura que foram propostas desde a Antiguidade cl�ssica at� os dias atuais.
Explicar qual o crit�rio adotado para a classifica��o das diferentes concep��es de literatura.
Indicar a ordem em que estas concep��es de literatura se manifestaram e qual o per�odo hist�rico abrangido por cada uma delas.
Explicar cada uma das abordagens propostas.
Explicar o que determina a escolha de crit�rios de julgamento de uma obra liter�ria.
Relacionar os v�rios crit�rios de julgamento de uma obra liter�ria com as respectivas concep��es de literatura.
Explicar cada um dos crit�rios de julgamento de uma obra liter�ria.
Identificar quais os crit�rios de julgamento considerados v�lidos para a maior parte dos cr�ticos e professores de literatura de hoje.
explicar a literatura como ato comunicativo.
reconhecer a articula��o entre o autor, o leitor, o contexto e a obra de arte.
identificar as rela��es entre o contexto e o momento inicial da recep��o da obra liter�ria.
ler e analisar textos liter�rios sob a �tica da est�tica da recep��o.
ampliar o conhecimento de mundo atrav�s da experi�ncia de leitura do texto liter�rio.
sensibilizar-se para a leitura de textos art�sticos em diferentes culturas e formas de express�o.
explicar em que consiste o equipamento cultural do estudioso de literatura e a� import�ncia desses conhecimentos para o pronunciamento cr�tico.
posicionar-se criticamente em face do problema da rela��o entre a cr�tica liter�ria e a erudi��o hist�rica.
identificar os conhecimentos lingu�sticos e liter�rios necess�rios para uma leitura mais adequada do texto liter�rio.
reconhecer a necessidade de uma compet�ncia (genol�gica e estil�stica) para se proceder � leitura e interpreta��o de um texto liter�rio.
explicar o que s�o motivos e conven��es tradicionais e saber discorrer sobre os principais motivos.
explicar o uso de modelos e alus�es liter�rios.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
96
. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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LÍNGUA INGLESA I |
96
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer a importância do ensino instrumental do inglês na aprendizagem desta língua estrangeira;
- Descrever a evolução do inglês instrumental no Brasil e sua importância para a difusão desta língua no país;
- Aplicar os conhecimentos linguísticos na leitura de textos em língua inglesa;
- Utilizar as diferentes práticas de leitura como auxiliares eficazes na interpretação de textos em inglês;
- Distinguir e usar as técnicas de leitura skimming e scanning para a leitura de textos em língua inglesa;
- Reconhecer a boa redação em língua inglesa como uma forma essencial para a boa comunicação;
- Usar as técnicas de redação de parágrafos;
- Redigir textos em língua inglesa usando as técnicas abordadas;
- Reconhecer a importância da interatividade entre a leitura e a escrita para a aprendizagem da língua inglesa;
- Relacionar as habilidades de reading (leitura) e writing (escrita) nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa;
- Elaborar atividades que envolvam as habilidades de leitura e escrita na produção de textos pelos alunos do ensino fundamental e médio.
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LÍNGUA INGLESA II |
96
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
- reconhecer os fonemas fundamentais da língua inglesa;
- reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação na língua inglesa;
- aplicar atividades de pronúncia e fonética em sala de aula;
- definir o que é morfologia;
- reconhecer a morfologia como ferramenta necessária ao estudo da língua inglesa, tendo como base as partes do discurso;
- classificar as palavras segundo a sua classe gramatical e seu uso em determinado contexto;
- correlacionar a teoria e a prática, de forma contextualizada, envolvendo as classes gramaticais;
- reconhecer a importância do uso da gramática e do dicionário no estudo das classes gramaticais;
- interpretar o conceito de sintaxe;
- avaliar a importância da correta construção gramatical para uma boa redação;
- avaliar a disposição das palavras na frase como um pré-requisito para a correta construção gramatical;
- avaliar a disposição das frases no discurso, assim como a relação lógica entre elas para efeito de plena contextualização.
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LÍNGUA INGLESA III |
96
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
• reconhecer como diferentes elementos linguísticos da língua inglesa podem ser utilizados na construção de significados e sentidos;
• empregar os elementos linguísticos da língua inglesa na ordem em que esses podem se apresentar nesse idioma;
• empregar elementos coesivos para a construção de textos coerentes nas modalidades oral e escrita da língua inglesa;
• reconhecer a importância dos textos autênticos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa;
• empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa.
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LÍNGUA INGLESA IV |
96
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
• empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa;
• identificar os efeitos de sentido produzidos pelos variados usos das estruturas linguísticas em estudo;
• aplicar os conhecimentos da morfossintaxe e da semântica a fim de interpretar textos orais e escritos na língua inglesa em uma perspectiva discursiva e cultural;
• aplicar conceitos e teorias relativos às quatro habilidades linguísticas no planejamento, desenvolvimento, avaliação e reformulação das aulas de língua inglesa.
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LINGUÍSTICA I |
96
O componente Linguística I tem como objetivos:
-
Explicar o processo de constituição histórica da linguística como ciência da linguagem.
-
Distinguir as teorias da linguística do século XX, como a teoria de Ferdinand de Saussure e suas implicações na constituição da Linguística Moderna.
-
Conhecer as teorias linguísticas de forma geral.
-
Comparar as diferentes maneiras de se conceber a linguagem.
-
Explicar as principais características da gramática gerativo-transformacional.
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LINGUÍSTICA II |
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LINGUÍSTICA III |
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LITERATURA BRASILEIRA |
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LITERATURA COMPARADA
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LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
96
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LITERATURA INFANTOJUVENIL |
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LITERATURA PORTUGUESA |
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA |
96
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- escolher métodos de ensino-aprendizagem adequados ao contexto educacional;
- planejar aulas de língua inglesa e suas literaturas em acordo com o perfil dos estudantes e a realidade da instituição educacional;
- praticar a avaliação como meio de aprimoramento do ensino a partir da escolha de instrumentos avaliativos mais adequados a cada situação;
- propor o ensino lúdico da língua inglesa e de suas literaturas na sala de aula;
- usar as novas tecnologias como recursos para o ensino contextualizado e interativo da língua inglesa e de suas literaturas;
- ensinar a língua inglesa e suas literaturas como meios de informação, prazer e produção de conhecimento;
- reconhecer a aprendizagem de uma língua estrangeira e suas literaturas como fator de inserção na sociedade globalizada;
- posicionar-se criticamente em relação à sua prática pedagógica.
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA |
96
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MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
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Os estudos da morfologia da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 2/2015), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro áreas:
1- Compreensão e produção de textos: os estudos de morfologia contribuem para o desenvolvimento da habilidade de identificar e empregar corretamente as classes gramaticais (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, etc.), além de promover a análise e a compreensão da estrutura e das relações entre as palavras na construção dos textos.
2- Conhecimento da língua portuguesa: os estudos de morfologia são essenciais para o domínio da gramática normativa, que envolve o conhecimento das regras de concordância, regência, colocação pronominal, entre outros aspectos da língua portuguesa.
3- Conhecimento de outras línguas: os estudos de morfologia são úteis para a comparação e a análise das estruturas gramaticais de diferentes línguas, o que favorece a aprendizagem de línguas estrangeiras.
4- Formação pedagógica: os estudos de morfologia são relevantes para a formação de professores de língua portuguesa, pois contribuem para o planejamento e a execução de atividades que visam desenvolver a competência linguística dos alunos.
Mediante esse contexto, a disciplina “Morfologia da língua portuguesa” é de fundamental importância para o curso de Letras, pois permite aos alunos compreender a estrutura das palavras e a formação dos seus significados. Como visto, no que se refere à morfologia da língua portuguesa, as diretrizes curriculares nacionais indicam que os alunos devem ser capazes de identificar e analisar os processos de formação de palavras, incluindo derivação e composição, bem como as classes de palavras e suas flexões.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da morfologia para a análise e produção de textos, uma vez que a escolha das palavras e sua forma de organização no discurso têm relação direta com o sentido que se quer transmitir.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento de morfologia. A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras e suas variações. Conhecer a morfologia da língua portuguesa é essencial para o ensino e a produção de textos claros e precisos.
Entre as habilidades e competências relacionadas à morfologia que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento das classes de palavras: O egresso deve ser capaz de identificar e classificar as diferentes classes de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e interjeições) e suas variações.
Análise morfológica: O egresso deve ser capaz de analisar a estrutura morfológica das palavras, identificando os elementos que as compõem, como prefixos, sufixos, radicais, vogais temáticas, entre outros.
Flexões verbais e nominais: O egresso deve conhecer as regras de flexão verbal e nominal da língua portuguesa, incluindo as conjugações verbais, os gêneros e números dos substantivos e adjetivos, e as formas de grau dos adjetivos.
Ortografia: O egresso deve conhecer as regras ortográficas da língua portuguesa, incluindo as regras de acentuação, grafia das palavras e uso do hífen.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem com competência e consciência o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LETRAS/INGLÊS |
120
Esta prática pedagógica visa possibilitar a fundamentação teórica e a discussão coletiva entre licenciando e professores da educação fundamental ou do ensino médio, oportunizando ao graduando compreender, analisar e elaborar projetos de ensino. Dessa forma, pretende a aproximação entre universidade e escola (campo de trabalho desses futuros educadores) por meio da articulação entre teoria e prática.
Objetivo geral
Possibilitar que o aluno seja capaz de criar, executar e avaliar projetos de ensino (didáticos).
Objetivos específicos
Possibilitar que o aluno seja capaz de:
- explicar porque os projetos são importantes na formação do educando;
- buscar subsídios para a elaboração de projetos;
- propor projetos.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS |
72
Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- ampliar a visão de sala de aula;
- compreender os objetivos do ensino de Língua Portuguesa;
- conceber o sujeito-leitor como um sujeito-ativo no processo da leitura;
- aprimorar as concepções de língua, linguagem, texto e discurso;
- identificar a diferença entre tipos de texto e gêneros textuais;
- compreender a teoria da tipologia adotada e entender a importância do gênero textual nas interações comunicativas;
- desenvolver análises de práticas de linguagem, a partir de diferentes tipos e gêneros textuais;
- observar a importância da hibridização textual para os efeitos de sentidos;
- compreender o ato de ler a partir de diferentes visões;
- explorar situações pedagógicas de leitura;
- considerar a leitura não só como ato de decodificação, mas também de interação, em um contexto social e histórico;
- refletir sobre as mudanças de enfoque nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente, nos momentos dedicados às análises linguísticas;
- compreender o processo de ensino e de aprendizagem das unidades linguísticas na perspectiva discursiva, deslocando da análise, exclusivamente, gramatical;
- analisar os empregos de palavras, expressões, afixos, observando o contexto sociohistórico e ideológico.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
96
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA |
48
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SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA |
96
Os estudos da sintaxe da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades gerais de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 18, de 13 de março de 2002), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro situações, a saber:
- Utilizar diferentes usos do português e de suas gramáticas.
- Dominar do uso do português brasileiro em sua variante padrão, bem como compreensão crítica das variantes linguísticas, nas suas manifestações orais e escritas.
- Analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento do português.
- Formar usuários proficientes no português, a partir da transposição didática do conhecimento linguístico, mediante estratégias pedagógicas variadas.
Mediante esse contexto, a disciplina Sintaxe da Língua Portuguesa é de fundamental, pois permite aos alunos compreender a estrutura e organização das palavras, frases e orações em uma sentença, visando compreender como as partes de uma frase se relacionam entre si para criar significado. Ela se concentra nas regras gramaticais que governam a ordem das palavras, concordância, regência, transitividade, entre outros aspectos relacionados à sintaxe.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da sintaxe para a análise e a produção de textos, uma vez que é por meio da organização das palavras em sentenças é que produzimos discursos e sentidos pensados aos interlocutores.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento em sintaxe. A sintaxe não se limita apenas a analisar a gramática normativa de uma língua, mas também envolve a investigação de construções gramaticais mais complexas, a ambiguidade na linguagem, as variações linguísticas em diferentes contextos e regiões, e como a sintaxe contribui para a compreensão semântica das sentenças.
Entre as habilidades e competências relacionadas à sintaxe que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento gramatical: os egressos de Letras devem ter um profundo entendimento da gramática da língua, incluindo as regras de concordância, regência, colocação pronominal, flexão verbal, entre outros aspectos gramaticais.
Análise sintática: os egressos devem ser capazes de analisar a estrutura sintática de frases e orações, identificando os elementos constituintes, como sujeito, predicado, objeto direto e indireto, complementos verbais, adjuntos adverbiais etc.
Correção gramatical: a habilidade de reconhecer e corrigir erros gramaticais em textos escritos, garantindo a clareza e a correção da língua.
Estilo e variedade linguística: compreender como a sintaxe pode ser usada para criar diferentes estilos e efeitos de linguagem, incluindo a variação linguística em diferentes contextos sociais e culturais.
Produção de textos: capacidade de produzir textos escritos com sintaxe adequada e coesa, demonstrando um domínio da estrutura da língua para expressar ideias de forma clara e eficaz.
Revisão de textos: habilidade de revisar e editar textos, não apenas em termos de gramática e sintaxe, mas também de coesão e coerência textual.
Linguística aplicada: aplicar os princípios da sintaxe na pesquisa linguística, bem como no ensino de línguas e na resolução de problemas linguísticos práticos.
Análise crítica: usar habilidades de análise sintática para avaliar criticamente textos, identificando estratégias retóricas, discutindo a eficácia da estrutura sintática e examinando os elementos linguísticos usados para persuadir ou informar.
Comunicação oral: Aplicar a sintaxe adequada ao falar, incluindo a capacidade de construir discursos coerentes e compreensíveis a quaisquer interlocutores.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem, com competência e consciência, o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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TEORIA DA LITERATURA: A NARRATIVA |
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TEORIA DA LITERATURA: A POESIA |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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