ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
96
Objetivo Geral
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Formar gestores que sejam capazes de:
- pensar estratégica e sistematicamente, de forma a compreender a complexidade das organizações;
- trabalhar em equipe com o objetivo de atingir resultados;
- construir uma consistente base teórico-prática e econômico-financeira que o capacite a tomar decisões nas organizações;
- estimular o exercício de atitudes empreendedoras;
- estimular a criação, manutenção e crescimento de novos negócios; formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
- formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
|
CONTABILIDADE COMERCIAL |
48
Objetivo Geral
Apresentar os principais aspectos contábeis nas sociedades comerciais, aliando-os aos aspectos legais e fiscais vigentes, mantendo-se um equilíbrio entre teoria, fundamentação legal e obrigações fiscais.
Objetivos Específicos
- Conceituar comércio, sociedades comerciais e suas operações comerciais;
- Contabilizar as operações com mercadorias, operações financeiras, folhas de pagamento, impostos sobre as vendas;
- Aplicar os critérios e métodos de avaliação de estoques de mercadorias;
- Elaborar e estruturar a Demonstração de Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial e Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados.
|
CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
96
|
ECONOMIA E MERCADOS |
72
Despertar para uma visão global e para um posicionamento real, racional e harmônico sobre as inúmeras variáveis que interferem e conduzem a vida econômica (monetária ou não) das organizações e da sociedade como um todo, num mundo cada vez mais incerto e competitivo. Objetiva ainda, proporcionar aos(às) educandos(as) maior compreensão do ambiente econômico no qual interagem e a construção de conhecimentos que possam auxiliá-los nas tomadas de decisão de forma crítica e racional.
Objetivos Específicos
Ao final do período letivo o(a) estudante deverá:
- Entender a relação da empresa inserida na macroeconomia.
- Compreender as questões estratégicas de uma organização, no que se refere à concorrência, custo e formação de preços.
- Compreender a realidade econômica brasileira
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO |
72
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO COMERCIAL |
48
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE VENDAS |
72
|
FUNDAMENTOS DA GESTÃO COMERCIAL |
72
Objetivo geral:
Propiciar aos discentes o primeiro contato com conteúdos relacionados ao trabalho do gestor comercial, preparando-o para uma atuação crítica e reflexiva nas diferentes organizações.
Objetivos específicos
- Entender a origem, o papel e a importância do gestor comercial.
- Analisar as diferentes funções do administrador, ligadas à gestão comercial.
- Compreender e aplicar técnicas/ferramentas próprias ao trabalho do gestor comercial.
- Identificar as tendências e desafios ligados à gestão da qualidade comercial.
|
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
48
|
GESTÃO ESTRATÉGICA |
72
|
GESTÃO FINANCEIRA |
72
Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam tomar decisões subsidiadas com as ferramentas da gestão financeira, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Gestão Financeira em diversas áreas administrativas, no âmbito profissional e pessoal, discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Reconhecer os conceitos introdutórios da Administração Financeira;
- Diferenciar resultado econômico do resultado financeiro;
- Selecionar as formas de utilização e apresentação do Fluxo de Caixa, para as decisões gerenciais;
- Utilizar as técnicas da Matemática Financeira, aplicadas às atividades de investimento e de financiamento;
- Relembrar algumas técnicas da calculadora HP 12C;
- Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo voltado para a prática financeira;
- Entender os tipos de modalidades de Atividades de Investimento e de Financiamento;
- Aprimorar as aplicações das técnicas da Matemática Financeira na Administração do Capital de Giro das empresas;
- Entender as diversas atividades relacionadas à Administração do Capital de Giro das Empresas;
- Perceber as transações de Investimento e de Financiamento que ocorrem no dia a dia das empresas, relacionadas com a Administração do Capital de Giro;
- Apresentar, no contexto empresarial, as aplicações técnicas da matemática financeira aplicadas às projeções demonstrativo-financeiras de curto e de longo prazo;
- Desenvolver atividades relacionadas às projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo;
- Aplicar, no contexto empresarial, as formas de análise de investimento relacionadas com as projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
JOGOS DE EMPRESA |
48
|
LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA E COMERCIAL |
72
|
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA |
72
OBJETIVO GERAL
Apresentar ao aluno uma visão dos princípios que regulam o sistema de arrecadação de tributos pelo Estado, interpretando e analisando juridicamente as situações apresentadas nos contextos das áreas já trabalhadas em períodos anteriores, vislumbrando com isso, a interdisciplinaridade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar as bases legais que regem a captação de recursos públicos por meio das espécies tributárias em vigor no contexto nacional.
- Investigar a legitimidade das cobranças tributárias e sua conformidade com os preceitos constitucionais.
- Avaliar a constitucionalidade das normas tributárias aplicáveis, identificando possíveis lacunas ou contradições.
- Propor argumentos sólidos em processos de questionamento legal.
- Examinar o processo tributário na esfera administrativa, identificando suas características, procedimentos e possíveis aprimoramentos para garantir a eficiência e justiça na aplicação das normas tributárias.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MARKETING DE RELACIONAMENTO |
72
- Reconhecer o Marketing de Relacionamento: conceitos, estratégias, relacionamentos e marcas.
- Identificar o Marketing e as tecnologias da informação.
- Avaliar o Copywritting, CRM – Customer Relationship Management, SAC 2.0: gerenciamento de relacionamentos e os profissionais de marketing e as inovações.
|
MARKETING DE VENDAS |
72
Objetivos Gerais
- Contextualizar a importância do planejamento e da retórica nas etapas de negociação de compras e vendas como duas áreas da administração responsáveis pela relação da empresa com o mercado, o meio ambiente a sociedade em geral.
Objetivos Específicos
- Fornecer ao discente uma visão sistêmica das áreas de compras e vendas em relação às demais áreas da organização,
- Identificar as ferramentas de Marketing e de Logística, às aplicações da área e a evolução do seu foco de atuação;
- Desenvolver raciocínio crítico em relação aos conceitos de compras e vendas como fatores primordiais para imagem e lucratividade da empresa, sempre em sintonia com a responsabilidade social e ética.
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
96
Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
72
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
48
|
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
72
Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
|