ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I |
24
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA II |
24
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA III |
24
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA IV |
24
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA V
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6
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA VI
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6
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA VII |
6
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA VIII |
6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
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DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
96
- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivo Geral:
- Compreender a felicidade e o bem-estar como dimensões fundamentais da formação humana, articulando saberes sobre suas dimensões físicas, mentais, emocionais, espirituais e socioculturais, de modo a promover o autoconhecimento, a qualidade de vida e a participação ativa em ações de extensão que favoreçam o desenvolvimento individual e coletivo.
Objetivos Específicos:
- Analisar as diferentes dimensões que constituem o ser humano, promovendo o autoconhecimento e reflexões sobre as condições concretas de vida na busca pelo equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como um processo educativo construído a partir da reflexão, do diálogo e da interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Relacionar os componentes curriculares do curso para o desenvolvimento de competências voltadas à melhoria da sociedade.
- Examinar criticamente o cenário social, estabelecendo conexões entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva.
- Explorar o universo sociocultural, identificando a importância da arte e da cultura no equilíbrio entre cognição, afeto e satisfação pessoal.
- Identificar práticas de promoção à saúde que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir sobre aspectos do cotidiano e modos de ser e estar no mundo, investigando possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Engajar-se em programas e/ou projetos de extensão na sociedade, articulando conhecimentos acadêmicos com contextos sociais.
- Propor alternativas para minimizar problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento humano e comunitário.
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FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
48
O componente Fonética e Fonologia da língua portuguesa tem como objetivos:
• Definir o objeto de estudo da fonética e da fonologia.
• Relacionar os estudos de natureza fonética e fonológica.
• Identificar os domínios de aplicação do conhecimento fonético e fonológico.
• Identificar os fonemas e alofones do português brasileiro.
• Distinguir par mínimo de par suspeito.
• Reconhecer as diferentes possibilidades de estrutura silábica da língua portuguesa.
• Identificar os processos fonológicos.
• Determinar a formulação de uma regra fonológica a partir da ocorrência de um processo fonológico.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
96
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- compreender os fundamentos históricos, filosóficos, socioculturais e éticos da educação, analisando as teorias sobre a humanização e a formação da identidade humana, bem como os processos de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver uma visão crítica sobre o papel da escola na sociedade, suas relações com o trabalho, a cultura e a linguagem, e sua função na promoção da igualdade, da democracia e da emancipação.
Seus objetivos específicos são:
- compreender criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, analisando suas implicações nas interações sociais e culturais.
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões socio-histórica e cultural, avaliando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo.
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, interpretando como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas.
- relacionar as interações entre sociedade, educação e cultura, demonstrando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano.
- comparar diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, identificando abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa.
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, analisando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e propondo formas de atuação para alcançar esses objetivos.
- debater os princípios éticos que norteiam a formação de professores, refletindo sobre a responsabilidade profissional, o respeito à diversidade e o compromisso social na educação.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
96
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- compreender a trajetória histórica da educação no Brasil, analisando suas interações com os contextos políticos, econômicos e sociais, a fim de investigar a formação e transformação do sistema de ensino, as reformas educacionais e a cultura escolar, bem como avaliar o papel da educação na construção da identidade cultural, na promoção da cidadania e na superação das desigualdades.
Seus objetivos específicos são:
- examinar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, demonstrando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- investigar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, comparando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- interpretar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, analisando como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar criticamente o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, argumentando sobre o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explicando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- relacionar as interações entre educação, cultura e memória, identificando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira.
- discutir as perspectivas atuais para a educação no Brasil, refletindo sobre os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS |
72
A disciplina Introdução aos estudos gramaticais tem como objetivos:
-
Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
-
Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
-
Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
-
Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS |
96
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever estar apto a:
Posicionar-se criticamente em face das vrias tentativas de chegar a uma definio de literatura.
Demonstrar que a literatura no um domnio homogneo, mas, sim, heterogneo.
Distinguir entre os pontos de vista funcional e estrutural no que concerne ao exame da noo de literatura.
Explicar se a literatura uma entidade funcional ou uma entidade estrutural.
Posicionar-se criticamente em relao questo da natureza da literatura, ao problema de sua delimitao, da sua especificidade.
Identificar as principais abordagens da literatura que foram propostas desde a Antiguidade clssica at os dias atuais.
Explicar qual o critrio adotado para a classificao das diferentes concepes de literatura.
Indicar a ordem em que estas concepes de literatura se manifestaram e qual o perodo histrico abrangido por cada uma delas.
Explicar cada uma das abordagens propostas.
Explicar o que determina a escolha de critrios de julgamento de uma obra literria.
Relacionar os vrios critrios de julgamento de uma obra literria com as respectivas concepes de literatura.
Explicar cada um dos critrios de julgamento de uma obra literria.
Identificar quais os critrios de julgamento considerados vlidos para a maior parte dos crticos e professores de literatura de hoje.
explicar a literatura como ato comunicativo.
reconhecer a articulao entre o autor, o leitor, o contexto e a obra de arte.
identificar as relaes entre o contexto e o momento inicial da recepo da obra literria.
ler e analisar textos literrios sob a tica da esttica da recepo.
ampliar o conhecimento de mundo atravs da experincia de leitura do texto literrio.
sensibilizar-se para a leitura de textos artsticos em diferentes culturas e formas de expresso.
explicar em que consiste o equipamento cultural do estudioso de literatura e a importncia desses conhecimentos para o pronunciamento crtico.
posicionar-se criticamente em face do problema da relao entre a crtica literria e a erudio histrica.
identificar os conhecimentos lingusticos e literrios necessrios para uma leitura mais adequada do texto literrio.
reconhecer a necessidade de uma competncia (genolgica e estilstica) para se proceder leitura e interpretao de um texto literrio.
explicar o que so motivos e convenes tradicionais e saber discorrer sobre os principais motivos.
explicar o uso de modelos e aluses literrios.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
96
. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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LÍNGUA ESPANHOLA I |
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LÍNGUA ESPANHOLA II |
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LÍNGUA ESPANHOLA III |
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LÍNGUA ESPANHOLA IV |
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LINGUÍSTICA I |
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O componente Linguística I tem como objetivos:
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Explicar o processo de constituição histórica da linguística como ciência da linguagem.
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Distinguir as teorias da linguística do século XX, como a teoria de Ferdinand de Saussure e suas implicações na constituição da Linguística Moderna.
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Conhecer as teorias linguísticas de forma geral.
-
Comparar as diferentes maneiras de se conceber a linguagem.
-
Explicar as principais características da gramática gerativo-transformacional.
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LINGUÍSTICA II |
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LINGUÍSTICA III |
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LITERATURA BRASILEIRA |
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LITERATURA COMPARADA
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LITERATURA DE LÍNGUA ESPANHOLA |
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LITERATURA INFANTOJUVENIL |
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LITERATURA PORTUGUESA |
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA |
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MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
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Os estudos da morfologia da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 2/2015), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro áreas:
1- Compreensão e produção de textos: os estudos de morfologia contribuem para o desenvolvimento da habilidade de identificar e empregar corretamente as classes gramaticais (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, etc.), além de promover a análise e a compreensão da estrutura e das relações entre as palavras na construção dos textos.
2- Conhecimento da língua portuguesa: os estudos de morfologia são essenciais para o domínio da gramática normativa, que envolve o conhecimento das regras de concordância, regência, colocação pronominal, entre outros aspectos da língua portuguesa.
3- Conhecimento de outras línguas: os estudos de morfologia são úteis para a comparação e a análise das estruturas gramaticais de diferentes línguas, o que favorece a aprendizagem de línguas estrangeiras.
4- Formação pedagógica: os estudos de morfologia são relevantes para a formação de professores de língua portuguesa, pois contribuem para o planejamento e a execução de atividades que visam desenvolver a competência linguística dos alunos.
Mediante esse contexto, a disciplina “Morfologia da língua portuguesa” é de fundamental importância para o curso de Letras, pois permite aos alunos compreender a estrutura das palavras e a formação dos seus significados. Como visto, no que se refere à morfologia da língua portuguesa, as diretrizes curriculares nacionais indicam que os alunos devem ser capazes de identificar e analisar os processos de formação de palavras, incluindo derivação e composição, bem como as classes de palavras e suas flexões.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da morfologia para a análise e produção de textos, uma vez que a escolha das palavras e sua forma de organização no discurso têm relação direta com o sentido que se quer transmitir.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento de morfologia. A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras e suas variações. Conhecer a morfologia da língua portuguesa é essencial para o ensino e a produção de textos claros e precisos.
Entre as habilidades e competências relacionadas à morfologia que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento das classes de palavras: O egresso deve ser capaz de identificar e classificar as diferentes classes de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e interjeições) e suas variações.
Análise morfológica: O egresso deve ser capaz de analisar a estrutura morfológica das palavras, identificando os elementos que as compõem, como prefixos, sufixos, radicais, vogais temáticas, entre outros.
Flexões verbais e nominais: O egresso deve conhecer as regras de flexão verbal e nominal da língua portuguesa, incluindo as conjugações verbais, os gêneros e números dos substantivos e adjetivos, e as formas de grau dos adjetivos.
Ortografia: O egresso deve conhecer as regras ortográficas da língua portuguesa, incluindo as regras de acentuação, grafia das palavras e uso do hífen.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem com competência e consciência o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LETRAS/ESPANHOL |
120
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS |
72
Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- ampliar a visão de sala de aula;
- compreender os objetivos do ensino de Língua Portuguesa;
- conceber o sujeito-leitor como um sujeito-ativo no processo da leitura;
- aprimorar as concepções de língua, linguagem, texto e discurso;
- identificar a diferença entre tipos de texto e gêneros textuais;
- compreender a teoria da tipologia adotada e entender a importância do gênero textual nas interações comunicativas;
- desenvolver análises de práticas de linguagem, a partir de diferentes tipos e gêneros textuais;
- observar a importância da hibridização textual para os efeitos de sentidos;
- compreender o ato de ler a partir de diferentes visões;
- explorar situações pedagógicas de leitura;
- considerar a leitura não só como ato de decodificação, mas também de interação, em um contexto social e histórico;
- refletir sobre as mudanças de enfoque nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente, nos momentos dedicados às análises linguísticas;
- compreender o processo de ensino e de aprendizagem das unidades linguísticas na perspectiva discursiva, deslocando da análise, exclusivamente, gramatical;
- analisar os empregos de palavras, expressões, afixos, observando o contexto sociohistórico e ideológico.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA |
48
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SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA |
96
Os estudos da sintaxe da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades gerais de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 18, de 13 de março de 2002), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro situações, a saber:
- Utilizar diferentes usos do português e de suas gramáticas.
- Dominar do uso do português brasileiro em sua variante padrão, bem como compreensão crítica das variantes linguísticas, nas suas manifestações orais e escritas.
- Analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento do português.
- Formar usuários proficientes no português, a partir da transposição didática do conhecimento linguístico, mediante estratégias pedagógicas variadas.
Mediante esse contexto, a disciplina Sintaxe da Língua Portuguesa é de fundamental, pois permite aos alunos compreender a estrutura e organização das palavras, frases e orações em uma sentença, visando compreender como as partes de uma frase se relacionam entre si para criar significado. Ela se concentra nas regras gramaticais que governam a ordem das palavras, concordância, regência, transitividade, entre outros aspectos relacionados à sintaxe.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da sintaxe para a análise e a produção de textos, uma vez que é por meio da organização das palavras em sentenças é que produzimos discursos e sentidos pensados aos interlocutores.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento em sintaxe. A sintaxe não se limita apenas a analisar a gramática normativa de uma língua, mas também envolve a investigação de construções gramaticais mais complexas, a ambiguidade na linguagem, as variações linguísticas em diferentes contextos e regiões, e como a sintaxe contribui para a compreensão semântica das sentenças.
Entre as habilidades e competências relacionadas à sintaxe que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento gramatical: os egressos de Letras devem ter um profundo entendimento da gramática da língua, incluindo as regras de concordância, regência, colocação pronominal, flexão verbal, entre outros aspectos gramaticais.
Análise sintática: os egressos devem ser capazes de analisar a estrutura sintática de frases e orações, identificando os elementos constituintes, como sujeito, predicado, objeto direto e indireto, complementos verbais, adjuntos adverbiais etc.
Correção gramatical: a habilidade de reconhecer e corrigir erros gramaticais em textos escritos, garantindo a clareza e a correção da língua.
Estilo e variedade linguística: compreender como a sintaxe pode ser usada para criar diferentes estilos e efeitos de linguagem, incluindo a variação linguística em diferentes contextos sociais e culturais.
Produção de textos: capacidade de produzir textos escritos com sintaxe adequada e coesa, demonstrando um domínio da estrutura da língua para expressar ideias de forma clara e eficaz.
Revisão de textos: habilidade de revisar e editar textos, não apenas em termos de gramática e sintaxe, mas também de coesão e coerência textual.
Linguística aplicada: aplicar os princípios da sintaxe na pesquisa linguística, bem como no ensino de línguas e na resolução de problemas linguísticos práticos.
Análise crítica: usar habilidades de análise sintática para avaliar criticamente textos, identificando estratégias retóricas, discutindo a eficácia da estrutura sintática e examinando os elementos linguísticos usados para persuadir ou informar.
Comunicação oral: Aplicar a sintaxe adequada ao falar, incluindo a capacidade de construir discursos coerentes e compreensíveis a quaisquer interlocutores.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem, com competência e consciência, o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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TEORIA DA LITERATURA: A NARRATIVA |
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TEORIA DA LITERATURA: A POESIA |
72
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
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