ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
CONFORTO DO AMBIENTE |
96
|
CUSTOS E PLANEJAMENTO |
48
Este componente aborda os princípios e práticas de gerenciamento de projetos, com foco específico no contexto do design de interiores. Eles fornecem conhecimentos sobre o planejamento, organização, direção e controle de projetos, bem como a compatibilização com as disciplinas complementares.
Objetivos gerais:
- Compreender os princípios e conceitos do planejamento, organização, orçamento, direção e controle de projetos de design de interiores.
- Desenvolver habilidades de gerenciamento de projetos de design de interiores, considerando os aspectos técnicos, estéticos e funcionais.
- Aplicar métodos e técnicas de planejamento, organização, orçamento, direção e controle na execução de projetos de design de interiores.
- Compreender a importância da compatibilização com os projetos complementares (elétrico, hidráulico, estrutural, entre outros) para a integração e eficiência do projeto de design de interiores.
Objetivos específicos:
- Estudar os fundamentos do planejamento de projetos de design de interiores, incluindo definição de escopo, estabelecimento de prazos e recursos necessários.
- Desenvolver habilidades de plznejamento, organização e orçamento, considerando a sequência lógica de atividades, a alocação de recursos e a definição de responsabilidades.
- Compreender os princípios de direção e liderança na condução de projetos de design de interiores, incluindo a coordenação de equipes e a comunicação efetiva.
- Aplicar técnicas de controle e monitoramento de projetos de design de interiores, incluindo o acompanhamento do progresso, o gerenciamento de riscos e a resolução de problemas.
- Familiarizar-se com ferramentas e softwares de gerenciamento de projetos utilizados na área de design de interiores.
- Entender a importância da compatibilização entre o projeto de design de interiores e os projetos complementares, visando à integração e harmonia entre os diferentes sistemas.
- Desenvolver habilidades de comunicação e negociação para a interação com os profissionais responsáveis pelos projetos complementares.
- Realizar estudos de caso e análises de projetos de design de interiores bem-sucedidos, considerando o planejamento, organização, direção e controle aplicados.
- Avaliar criticamente os projetos de design de interiores, considerando a eficiência, qualidade e satisfação dos clientes.
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração na gestão de projetos de design de interiores.
|
DESENHO DO OBJETO |
96
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ESTÉTICA |
72
Neste componente o enfoque é voltado para o conhecimento da história da arte, em seus diferentes momentos e tendências, com técnicas e tecnologias relacionadas às linguagens artísticas, modos de leituras das obras de arte, processos de criação em artes visuais, contribuindo para a formação humana e criação estética nos diferentes contextos sociais e profissionais.
Objetivos Gerais
Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos na formação de profissionais qualificados para atuar em sociedade utilizando-se da pesquisa, criação artística e na reflexão acerca do fenômeno estético no âmbito das artes visuais.
Objetivos Específicos
Refletir sobre os diferentes conceitos de Arte e o significado da Arte na educação e na construção do ser humano.
Perceber a Arte como fato histórico contextualizado, que possui diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Desenvolver uma postura crítico-reflexiva frente às diferentes manifestações artísticas presentes em diferentes contextos.
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, música e expressão cênica, experimentando-os e conhecendo-os de forma a poder utilizá-los, de forma criativa, em diferentes situações.
Vivenciar experiências lúdicas e criativas nas diferentes áreas expressivas: Artes visuais, Dança, Música e Teatro, buscando a conscientização da sua importância no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem.
Praticar a reflexão sobre a implicação das diversas formas de expressão na formação como educador
|
EXPRESSÃO GRÁFICA |
48
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
HISTÓRIA CULTURAL: ARTES E LITERATURA |
72
Nos estudos da disciplina, vamos analisar o estatuto dos documentos históricos, as fontes de pesquisa, os objetos artísticos, as fundamentações teórico-metodológicas e sua relação com a historiografia; as novas abordagens, os paradigmas da modernidade e outras formas de apreciação dos documentos, assim como a incorporação de elementos subjetivos ao trabalho do historiador serão objetos de nossa reflexão:
Objetivos gerais:
-
Permitir ao bacharelando em história, e/ou futuro docente da disciplina, utilizar os objetos artísticos/culturais como fontes para as pesquisas e análises históricas, percebendo as intenções, ideologias, vinculações sociais, culturais, econômicas, entre outros usos das obras artísticas em relação aos poderes instituídos em suas respectivas historicidades.
Objetivos específicos:
-
Identificar a diversidade de documentos, abordagens, referenciais bibliográficos e teórico-metodológicos na produção do conhecimento histórico.
-
Conhecer as metodologias e procedimentos historiográficos com o objetivo de incentivar a crítica e a problematização histórica.
-
Investigar as possibilidades de pesquisa dos objetos artísticos nas atribuições com a história tendo em vista a diversidade de natureza dos documentos históricos.
-
Refletir acerca dos referenciais bibliográficos, documentais, patrimoniais na produção da memória e do ensino do conhecimento histórico.
|
HISTÓRIA DA ARTE |
72
- Definir Arte.
- Refletir sobre as origens da Arte.
- Conhecer as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural.
- Conhecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos.
- Identificar o panorama histórico, artístico e cultural dos períodos da Arte: Grega, Renascimento, Moderna e Barroco.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LINGUAGEM E EXPRESSÃO PLÁSTICA ESPACIAL I |
72
|
LINGUAGEM E EXPRESSÃO PLÁSTICA ESPACIAL II |
72
|
LUMINOTÉCNICA |
72
|
PAISAGISMO DO ESPAÇO INTERIOR |
72
|
PRÁTICA CONSTRUTIVA |
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA |
18
|
PROJETO DE INTERIORES COMERCIAIS |
96
Este componente é voltado para os processos e métodos de projetação de ambientes, com foco específico em comércios e serviços, como galerias, recepções, escritórios, consultórios, clínicas, espaços empresariais, coffee shops, lanchonetes, lojas, salões de festas, praças de alimentação e estandes. Eles também exploram a identificação e conceituação de situações/problemas, a sistematização e desenvolvimento de soluções projetuais no nível de projeto de execução, a utilização de materiais variados e processos produtivos vigentes, bem como o estudo das relações produto-usuário.
Objetivos Gerais
- Compreender os processos e métodos de projetação de ambientes com foco em comércios e serviços.
- Desenvolver habilidades de identificação e conceituação de situações/problemas relacionados a ambientes comerciais e de serviços.
- Explorar diferentes tipos de ambientes comerciais, como galerias, recepções, escritórios e consultórios, clínicas e espaços empresariais, coffee shops e lanchonetes, lojas, salões de festas e praças de alimentação, estandes, etc.
- Aplicar técnicas e ferramentas de projetos para a criação de soluções projetuais no nível de projeto de execução.
- Familiarizar-se com a utilização de materiais variados e os processos produtivos vigentes na área de comércios e serviços.
- Analisar as relações entre o produto e o usuário final, considerando aspectos como ergonomia, funcionalidade e estética.
Objetivos Específicos
- Estudar os princípios fundamentais de projetação de ambientes comerciais e de serviços.
- Analisar casos de estudo e referências de projetos bem-sucedidos nessa área.
- Realizar exercícios projetuais utilizando diferentes métodos e técnicas de criação e representação de projetos.
- Aprofundar o conhecimento sobre os requisitos específicos de cada tipo de ambiente comercial e de serviço.
- Explorar as possibilidades de utilização de materiais e processos produtivos adequados para cada projeto.
- Considerar aspectos de sustentabilidade e eficiência energética na concepção dos projetos.
- Desenvolver habilidades de comunicação visual e verbal para apresentação dos projetos.
- Avaliar criticamente os projetos desenvolvidos, levando em consideração o feedback dos usuários e as necessidades do mercado.
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração na resolução de problemas projetuais.
|
PROJETO DE INTERIORES RESIDENCIAIS |
96
Este componente é voltado para os processos e métodos de projetação de ambientes, com foco específico em moradias, como lofts, flats, apartamentos e residências. Eles também exploram a identificação e conceituação de situações/problemas no âmbito do eixo temático de moradia, bem como a sistematização e desenvolvimento de soluções projetuais no nível de anteprojeto.
Objetivos gerais:
- Compreender os processos e métodos de projetação de ambientes com foco em moradia.
- Desenvolver habilidades de identificação e conceituação de situações/problemas relacionados a ambientes residenciais.
- Explorar diferentes tipos de ambientes residenciais, como lofts e flats, apartamentos e residências.
- Aplicar técnicas e ferramentas de projetos para a criação de soluções projetuais no nível de anteprojeto.
- Analisar as necessidades e preferências dos usuários para a criação de espaços residenciais adequados e funcionais.
- Considerar aspectos de sustentabilidade, eficiência energética e acessibilidade na concepção dos projetos.
Objetivos específicos:
- Estudar os princípios fundamentais de projetação de ambientes residenciais.
- Analisar casos de estudo e referências de projetos bem-sucedidos na área de moradia.
- Realizar exercícios projetuais utilizando diferentes métodos e técnicas de criação e representação de projetos.
- Aprofundar o conhecimento sobre os requisitos específicos de cada tipo de ambiente residencial.
- Explorar as possibilidades de utilização de materiais e processos produtivos adequados para cada projeto.
- Considerar aspectos de layout, circulação, iluminação e ventilação na concepção dos espaços residenciais.
- Desenvolver soluções inovadoras e criativas para a otimização do espaço em ambientes residenciais.
- Incorporar elementos de design e decoração que reflitam a personalidade e estilo de vida dos moradores.
- Integrar tecnologias e sistemas inteligentes para proporcionar conforto e praticidade nos ambientes residenciais.
- Avaliar criticamente os projetos desenvolvidos, levando em consideração o feedback dos usuários e as necessidades do mercado.
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração na resolução de problemas projetuais.
|
REPRESENTAÇÃO DA FORMA I |
72
|
REPRESENTAÇÃO DA FORMA II |
72
|
STANDS E EVENTOS |
72
|
TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES |
96
|
VITRINES |
72
|