INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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EXPRESSÃO GRÁFICA |
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PRÁTICA LABORATORIAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA |
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HISTÓRIA CULTURAL: ARTES E LITERATURA |
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Nos estudos da disciplina, vamos analisar o estatuto dos documentos históricos, as fontes de pesquisa, os objetos artísticos, as fundamentações teórico-metodológicas e sua relação com a historiografia; as novas abordagens, os paradigmas da modernidade e outras formas de apreciação dos documentos, assim como a incorporação de elementos subjetivos ao trabalho do historiador serão objetos de nossa reflexão:
Objetivos gerais:
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Permitir ao bacharelando em história, e/ou futuro docente da disciplina, utilizar os objetos artísticos/culturais como fontes para as pesquisas e análises históricas, percebendo as intenções, ideologias, vinculações sociais, culturais, econômicas, entre outros usos das obras artísticas em relação aos poderes instituídos em suas respectivas historicidades.
Objetivos específicos:
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Identificar a diversidade de documentos, abordagens, referenciais bibliográficos e teórico-metodológicos na produção do conhecimento histórico.
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Conhecer as metodologias e procedimentos historiográficos com o objetivo de incentivar a crítica e a problematização histórica.
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Investigar as possibilidades de pesquisa dos objetos artísticos nas atribuições com a história tendo em vista a diversidade de natureza dos documentos históricos.
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Refletir acerca dos referenciais bibliográficos, documentais, patrimoniais na produção da memória e do ensino do conhecimento histórico.
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HISTÓRIA DA ARTE |
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- Definir Arte.
- Refletir sobre as origens da Arte.
- Conhecer as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural.
- Conhecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos.
- Identificar o panorama histórico, artístico e cultural dos períodos da Arte: Grega, Renascimento, Moderna e Barroco.
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LINGUAGEM E EXPRESSÃO PLÁSTICA ESPACIAL I |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LINGUAGEM E EXPRESSÃO PLÁSTICA ESPACIAL II |
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REPRESENTAÇÃO DA FORMA I |
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TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES |
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VITRINES |
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REPRESENTAÇÃO DA FORMA II |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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PAISAGISMO DO ESPAÇO INTERIOR |
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DESENHO DO OBJETO |
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CONFORTO DO AMBIENTE |
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PROJETO DE INTERIORES RESIDENCIAIS |
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CUSTOS E PLANEJAMENTO |
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PRÁTICA CONSTRUTIVA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ESTÉTICA |
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LUMINOTÉCNICA |
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PROJETO DE INTERIORES COMERCIAIS |
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STANDS E EVENTOS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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ENADE |
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