A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
96
Objetivos Gerais
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre os tipos de divisão celular, o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Objetivos Específicos
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal.
- Compreender a origem dos tecidos.
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais.
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
|
ATIVIDADE PRÁTICA ASSISTIDA |
24
|
ATIVIDADE PRÁTICA ASSISTIDA |
24
|
ATIVIDADE PRÁTICA ASSISTIDA |
24
|
ATIVIDADE PRÁTICA ASSISTIDA |
24
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
48
|
AVALIAÇÃO FÍSICO-FUNCIONAL |
96
|
CASOS CLÍNICOS - MULTIPROFISSIONAL |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
|
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
96
|
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA |
72
Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre o comportamento do movimento humano, de forma analítica e global, aplicado às atividades físicas e esportivas bem como a mecânica, dinâmica, inércia, forças e alavancas no exercício físico e na análise da marcha.
Objetivos específicos:
• Identificar os movimentos articulares baseado nos planos e eixos direcionais;
• Analisar a estrutura cinesiológica das articulações;
• Compreender a mecânica da contração muscular e os tipos de contração durante o movimento;
• Proporcionar a capacidade de identificar os grupamentos musculares envolvidos durante os movimentos corporais;
• Promover a habilidade de eleger de forma sensata com bases nos conhecimentos cinesiológicos e biomecânicos exercícios físicos que visem intensificar e/ou otimizar a atuação de determinados agrupamentos musculares capazes de proporcionar adaptações fisiológicas positivas nos diversos sistemas orgânicos;
• Capacitar o reconhecimento e interpretação dos padrões de movimento relacionado a uma atividade física e/ou exercício físico;
• Desenvolver a habilidade de aplicar os conhecimentos cinesiológicos e biomecânicos respeitando as individualidades biológicas e os objetivos dos indivíduos submetidos ao exercício físico;
• Identificar os padrões de movimento durante a marcha humana e a corrida;
• Compreender as ações musculares envolvidas na postura e na marcha normal, bem como os distúrbios musculoesqueléticos que alteram ambas.
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
72
Estimular o conhecimento das metodologias e indicadores mais utilizados na mensuração dos eventos relacionados à saúde de grupos populacionais;
Aprender sobre métodos estatísticos aplicados á área da saúde e á prática profissional;
Compreender sobre a estrutura epidemiológica das doenças e a sua aplicabilidade para atuação nas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, assistência curativa e reabilitação;
Compreender o processo saúde-doença nos diferentes grupos populacionais, analisando criticamente os principais modelos explicativos causais.
|
ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA AMBULATORIAL II E FISIOTERAPIA HOSPITALAR |
504
|
ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA E AMBULATORIAL I |
504
|
ÉTICA E BIOÉTICA |
48
O egresso dos curso da área da sáude – EAD na UNIUBE é um profissional com visão generalista, humanista, científica, técnica, crítica e reflexiva, atento às mudanças dos modos de organização dos símbolos culturais, dos padrões de comportamento, das organizações sociais e dos sistemas de valores que regulam as relações políticas, econômicas e tecnológicas. Possui competência para atuar em todos os níveis de atenção à saúde com base no rigor científico, intelectual e ético. Exece suas funções pautadas em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Objetivo geral:
Estudar, compreender, analisar e tomar decisões informadas diante de dilemas éticos e questões morais relacionadas à vida, saúde, pesquisa científica e avanços tecnológicos nas ciências da vida.
Objetivos específicos:
- Compreender os conceitos fundamentais de ética e bioética.
- Identificar e analisar dilemas éticos relacionados à saúde, pesquisa e avanços tecnológicos.
- Explorar os princípios éticos que orientam a tomada de decisões em questões bioéticas.
- Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação em situações éticas complexas.
- Reconhecer a importância da responsabilidade social e ambiental na tomada de decisões bioéticas.
- Refletir sobre a influência da cultura, dos valores pessoais e da legislação nas questões éticas e bioéticas.
|
EXERCÍCIO PARA GRUPOS ESPECIAIS |
72
Este componente abordará o estudo de temas relacionados à elaboração e ao controle de programas de exercícios físicos voltados a pessoas que tenham ou sofram limitações fisiológicas agudas ou crônicas;
Compreender os conceitos das principais doenças crônico-degenerativas, no que diz respeito à sua fisiopatologia;
Selecionar e aplicar os meios e métodos de treinamento mais adequados a cada caso concreto;
Elaborar relatórios e laudos dos resultados atingidos pelos seus alunos e pacientes;
Programar e conduzir programas de exercícios voltados a pessoas saudáveis e não- saudáveis, de acordo com as diretrizes e princípios científicos.
Atuar de maneira ética, respeitando os direitos do aluno/paciente, sobretudo quanto à sua integridade física e à confidencialidade de seus dados.
|
FARMACOLOGIA |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FISIOLOGIA GERAL E DO EXERCÍCIO |
96
Ao término dos estudos desenvolvidos na disciplina, o aluno deverá ter alcançado algumas habilidades e competências como capacidade de identificar e compreender todas as alterações bioquímicas e fisiológicas induzidas pelo esforço físico, capacidade de modular respostas metabólicas que interferem direta ou indiretamente no desempenho do ser humano. sendo, entende-se que o conteúdo programático abordado na disciplina forneça subsídios suficientes para que o aluno possa elaborar programas de condicionamento/treinamento físicos para indivíduos de diferentes níveis físicos e idades e sexo (atletas, sedentários, crianças, idosos, etc.), assim como promover as adaptações desejadas dentro desses programas, sejam elas nos sistemas centrais ou periféricos. Considerando o caráter prático da disciplina, espera-se que os alunos possam operar corretamente os diversos equipamentos necessários a esses fins, bem como avaliar adequadamente a condição física dos indivíduos a partir da correta interpretação dessas avaliações. Possibilitar ao aluno, que ao final da disciplina ele possa compreender as adaptações fisiológicas sofridas pelo organismo humano, mediante os diversos modelos de treinamento físico, aplicáveis na promoção da saúde, no atendimento em casos de reabilitação física pós patologias e no treinamento específico para atletas de performance.
|
FISIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE COLETIVA E DO TRABALHADOR |
72
|
FISIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
96
|
FISIOTERAPIA APLICADA AO APARELHO LOCOMOTOR |
72
|
FISIOTERAPIA APLICADA AO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO |
96
|
FISIOTERAPIA APLICADA AO SISTEMA NERVOSO |
96
|
FISIOTERAPIA DERMATOLÓGICA-FUNCIONAL |
72
|
FISIOTERAPIA DESPORTIVA |
72
|
FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA |
72
|
FISIOTERAPIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA |
72
|
FUNDAMENTOS, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA |
72
|
IMAGINOLOGIA |
72
|
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES APLICADA À SAÚDE HUMANA |
48
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MEIO AMBIENTE E SAÚDE |
96
O estudo referente ao meio ambiente e saúde conduz ao estudo da expansão urbana, que compreende o surgimento do homem, a formação das sociedades, a forma com que as mesmas e o constante crescimento demográfico afetam o meio em que vivemos, principalmente, a saúde dos indivíduos e da população.
Dessa forma, os estudos da disciplina Meio Ambiente e Saúde objetivam a capacitação de profissionais para uma atuação ética e responsável, com domínio de competências e habilidades que favoreçam a aplicação de conhecimentos técnicos e científicos para assumirem funções de consultoria, auditoria, planejamento e gestão de serviços e programas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS e no setor privado.
|
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- conceituar parasitismo;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Parasitologia;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Microbiologia;
- explicar o principal dos métodos de exames parasitológicos;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- identificar doenças causadas por bactérias e mecanismos de transmissão;
- reconhecer os estágios da patogênese das doenças bacterianas e sua relação com os mecanismos de defesa e adaptação;
- citar os mecanismos de infecção dos metazoários abordados;
- descrever o ciclo evolutivo dos metazoários estudados;
- citar os quadros clínicos causados pelos metazoários estudados;
- citar as medidas de prevenção e controle das parasitoses estudadas;
- descrever os ciclos biológicos dos metazoários estudados;
- identificar os metazoários que habitam o intestino delgado;
- identificar os metazoários que habitam o intestino grosso;
- enumerar as alterações causadas pelos metazoários estudados.
|
MORFOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR E SISTEMA NERVOSO |
96
|
MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTOS DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
96
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos.
Contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
O desenvolvimento do componente curricular deverá, ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
|
PATOLOGIA E IMUNOLOGIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- definir patologia;
- indicar os principais métodos de estudo utilizados em patologia;
- explicar o princípio e a utilização do método morfológico;
- descrever as técnicas do método morfológico para análise dos processos patológicos em níveis macro e microscópios;
- explicar o princípio e a utilização do método imunoistoquímico e de suas técnicas;
- explicar o princípio e a utilização da Biologia Molecular e de suas técnicas;
- conceituar Imunologia;
- descrever os componentes da resposta imunológica e suas respectivas funções;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- explicar os processos patológicos reversíveis e irreversíveis;
- identifica a origem e explicar o processo evolutivo dos processos patológicos;
- explicar os mecanismos que originam os processos patológicos;
- descrever a importância do Sistema Imunológico;
- explicar a morfologia e fisiologia das células e órgãos do Sistema Imune;
- conceituar e diferenciar imunidade inata e adaptativa;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- entender o que é uma resposta imune adaptativa;
- diferenciar resposta imune celular e humoral;
- reconhecer a estrutura e funções dos anticorpos (imunoglobulinas);
- descrever as principais funções efetoras dos anticorpos;
- compreender o significado do Sistema complemento, suas vias e funções;
- relacionar os principais citocinas e sua ação na resposta imunológica;
- conhecer os fatores e os tipos da resposta inflamatória;
- compreender o mecanismo da resposta inflamatória;
- conhecer os sinais cardinais da inflamação;
- identificar as células que participam da resposta inflamatória;
- compreender a função das células da inflamação;
- correlacionar os sinais cardinais aos fenômenos da inflamação;
- conhecer as consequências da resposta inflamatória;
- compreender aspectos que envolvem a hipersensibilidade imediata (alergia);
- explicar os distúrbios locais da circulação;
- descrever os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- explicar as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos com cada um dos distúrbios;
- explicar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- demonstrar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios;
- explicar os distúrbios do crescimento e da diferenciação celular;
- explicar a imunologia dos tumores;
- identificar os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- demonstrar o mecanismo de ação dos fatores na gênese de cada distúrbio;
- descrever as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos, associando-as com cada um dos distúrbios;
- demonstrar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- descrever as doenças autoimunes;
- explicar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios.
|
PRÁTICA EM FISIOTERAPIA APLICADA AO APARELHO LOCOMOTOR |
48
|
PRÁTICA EM FISIOTERAPIA APLICADA AO SISTEMA NERVOSO |
24
|
PRÁTICA EM FISIOTERAPIA DERMATOLÓGICA FUNCIONAL |
24
|
PRÁTICA EM FISIOTERAPIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA |
24
|
PRÁTICA EM RECURSOS TERAPÊUTICOS II |
24
|
PRÁTICA EXTENSIONISTA EM FISIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DA MULHER |
126
|
PRÁTICA EXTENSIONISTA EM FISIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DO IDOSO |
126
|
PRIMEIROS SOCORROS |
72
Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
Aplicar as manobras de primeiros socorros em casos de Parada Cardiorrespiratória e Obstrução de Vias Aéreas Por Corpo Estranho.
Identificar os procedimentos de primeiros socorros nos casos de Urgências e Emergências Clínicas
Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Reconhecer a cinemática do trauma;
Conduzir o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
|
PSICOLOGIA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE |
72
Objetivo Geral
A presente disciplina tem por objetivo apresentar conteúdo da Psicologia que possam auxiliar os profissionais da área da saúde em uma atuação mais humana, ética e responsável.
Objetivos específicos
- Identificar as fases de desenvolvimento humano, de modo a preparar os profissionais da saúde no atendimento de diferentes públicos, ou seja, infância, adolescência, adulto e idoso.
- Discutir as características e desafios de um atendimento humanizado, visando a realização desse tipo de atendimento no dia a dia de trabalho do profissional de saúde.
- Refletir sobre a importância da família/rede de apoio no tratamento dos pacientes.
- Apresentar os principais transtornos psiquiátricos e modos de atendimento adequados, considerando suas particularidades.
|
RECURSOS TERAPÊUTICOS I |
96
|
RECURSOS TERAPÊUTICOS II |
72
|
SAÚDE E SOCIEDADE |
72
O egresso deste curso é um sanitarista tecnólogo em gestão de serviços de saúde, de formação inter e transdisciplinar, com sólido embasamento técnico-científico em Epidemiologia e Bioestatística e nas áreas da Saúde Coletiva e da Gestão Pública, com habilidades e competências para articular, criativamente e eticamente, os conhecimentos do campo da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais em todos os níveis da gestão, atenção e promoção da saúde coletiva. É capaz de atuar com responsabilidades ética e legal e com respeito às diversidades populacionais desempenhando as funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas onde quer que se realizem atividades de promoção e proteção da saúde e da qualidade de vida da população.
|
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
72
Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
96
|