ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
BIOGEOGRAFIA |
96
|
CARTOGRAFIA BÁSICA |
96
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
|
CLIMATOLOGIA |
96
|
CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
96
A disciplina CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO tem como objetivo:
- levar o aluno a refletir sobre a organização do tempo e do espaço escolar como categorias importantes e constitutivas da pedagógica;
- compreender que o tempo e o espaço são categorias construídas cultural e historicamente e que sofrem interferências e modificações em diferentes épocas e contextos;
- perceber que as diferentes formas de organização do tempo e do espaço refletem diferentes concepções de educação, homem e sociedade influenciando diretamente no processo de formação das novas gerações;
- refletir e compreender as questões que cercam o currículo e o conhecimento escolar no âmbito do ensino a ser desenvolvido na escola;
- compreender as diferentes concepções atribuídas ao termo currículo, em diferentes contextos e tempos históricos;
- conceituar currículo numa perspectiva teórica tradicional, crítica e pós-crítica;
- compreender as dimensões do currículo, as relações entre currículo e planejamento, currículo e avaliação;
- entender como se desenvolve a prática educativa em nossas escolas.
|
DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
|
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
96
- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
240
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO |
240
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
96
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
|
FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA |
96
Ao final do curso o aluno estará apto a:
- Conhecer os processos de formação geológica das estruturas da Terra e do território brasileiro em seus aspectos físicos;
- Identificar e compreender conceitos sobre a gênese, a estrutura, a composição e a evolução da Terra;
- Reconhecer o significado e a importância das rochas no contexto da composição e constituição estrutural do planeta;
- Entender a constituição das formas de relevo
|
GEOGRAFIA AGRÁRIA |
96
|
GEOGRAFIA CULTURAL |
96
|
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO |
96
|
GEOGRAFIA DO TRANSPORTE |
96
|
GEOGRAFIA POLÍTICA |
96
|
GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL |
96
|
GEOGRAFIA URBANA |
96
|
GEOLOGIA |
96
|
GEOMORFOLOGIA |
48
|
GEOPROCESSAMENTOS |
96
|
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS |
72
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
96
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- analisar historicamente a relação entre educação, política, economia e cultura no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, visando compreender a evolução do sistema educacional, as transformações nas práticas pedagógicas e o papel da educação na construção da cidadania e da identidade cultural.
Seus objetivos específicos são:
- investigar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, identificando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- analisar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, explorando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- estudar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, compreendendo como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, destacando o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explorando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- examinar as relações entre educação, cultura e memória, investigando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira;
- explorar as perspectivas atuais para a educação no Brasil, considerando os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
|
HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO |
96
Ao final do curso o aluno estará apto a: - Identificar as principais correntes do pensamento geográfico, com ênfase ao período que compreendea sua efetiva sistematização enquanto ciência do início do século XIX até a atualidade. - Compreender a teoria do espaço geográfico e sua aplicabilidade. - Introduzir o raciocínio sistêmico complexo como outra forma de abordar a questão ambiental e sua utilização como um componente fundamental para a sustentabilidade do planeta. - Interpretar a relação entre o homem e a natureza a partir da compreensão da importância e aplicabilidade do conceito de lugar.
|
HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL |
96
A disciplina História Econômica Social e Política, tem como objetivo levar o educando a:
- Entender o processo que originou a globalização econômica;
- Identificar as características do desenvolvimento industrial, as teorias socialistas e capitalistas.
- Refletir sobre a proposta do fordismo para o mercado de trabalho.
- Entender os reflexos da Guerra Fria e sua interferência na produção do espaço geográfico.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LIBRAS |
96
. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
|
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I |
96
|
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA II |
96
|
ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL |
96
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS |
120
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
96
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
72
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
|