| ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA | 96 Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a: Objetivos Gerais: 
	Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração. Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia. Objetivos Específicos: 
	Usar matrizes para organizar e manipular;Executar operações de matrizes;Computar a matriz inversa e a transposta;Calcular o determinante de uma matriz;Resolver sistemas de equações lineares;Identificar se um conjunto é espaço vetorial;Identificar se um conjunto é espaço subespaço vetorial;Resolver uma combinação linear;Determinar uma matriz de uma transformação linear;Identificar se um espaço vetorial é base e dimensão;Calcular os autovalores e os autovetores de matrizes;Calcular a Diagonalização de um operador linear;Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;Calcular as operações entre vetores;Calcular o ângulo entre vetores;Verificar a ortogonalidade entre vetores;Calcular a área de superfícies;Calcular o volume de regiões.Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriaisEquacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.   | 
																					
												| APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA E HÍBRIDA | 96 Objetivo geral: Definir estratégias de desenvolvimento multiplataforma para a implementação de aplicações mobile utilizando recursos de desenvolvimento híbridos em vários sistemas operacionais, apresentando o conceito deste tipo de desenvolvimento e suas principais vantagens e desvantagens centrando a respeito da diversidade de plataformas disponíveis para desenvolvimento.    Objetivo específico: Habilitar o aluno no conhecimento de engines e frameworks de multiplataforma, conhecer recursos e técnicas na programação utilizando o Ionic e Angular, aprimorar o aluno no conhecimento do typescript e javascript e prepará-lo no conhecimento do Restful. | 
																					
												| ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 72 O componente de Arquitetura e Organização de Computadores I tem por objetivo a introdução dos conceitos de sistemas de computação, demonstrando os seus componentes, suas aplicações e requisitos de funcionamento.Objetivos Específicos: Preparar o aluno para que ele seja capaz de: relacionar os componentes de hardware de um sistema de computação, bem como seu princípio básico de funcionamento; descrever os periféricos de entrada/saída, os tipos de interfaces existentes e os métodos de realização de operações de entrada/saída; explicar os tipos de dados, suas representações e a aritmética computacional, bem como as instruções são representadas, armazenadas e executadas pelo hardware; enunciar como a memória está organizada e seu funcionamento; detalhar a estrutura e o funcionamento da UCP. | 
																					
												| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 48 | 
																					
												| BANCO DE DADOS | 96 Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança. | 
																					
												| BANCO DE DADOS II | 72 Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança. | 
																					
												| CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 126 O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa: 
	
	contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
	conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
	analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
	discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
	estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
	abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
	caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
	investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
	avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
	propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica. | 
																					
												| DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS | 72 | 
																					
												| DESENVOLVIMENTO WEB AVANÇADO | 96 | 
																					
												| DIREITO DIGITAL | 72 O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Direito Digital. Propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção elementar, crítica e lógico-sistemática do funcionamento Estatal no âmbito dos conflitos oriundos das práticas originárias do modelo atual de informação e comunicação na sociedade. | 
																					
												| EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 126 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
 Objetivos específicos:
 
 - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
 - Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
 - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
 - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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												| ENADE (OBRIGATÓRIO) | 0 | 
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
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												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 6 | 
																					
												| ENGENHARIA DE SOFTWARE COM METODOLOGIAS ÁGEIS | 72 Objetivos Gerais  - Desenvolver capacidade de elaborar, interpretar e documentar aplicativos utilizando modelagem de sistemas orientados a objeto;  - Garantir de qualidade nos projetos de software;  - Dominar as mais novas técnicas de análise e projeto de software orientados a objetos.    Objetivos Específicos - Implementar modelagem de software orientados a Objeto; - Demonstrar a habilidade de utilizar linguagens de modelagem;  - Documentar e especificar sistemas. | 
																					
												| ESTATÍSTICA DESCRITIVA | 72 Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a: Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.     Objetivos Específicos: ·Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico; ·Relacionar os termos população e amostra; ·Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;  ·Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade. ·Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica; ·Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;  ·Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados; ·Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento · Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade; ·Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade; ·Definir experimento, espaço amostral e evento; ·Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva; ·Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada; ·Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas; ·Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico; ·Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades; · Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;  Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal . | 
																					
												| ESTRUTURAS DE DADOS I | 72 Objetivo Geral: 
	
	Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração por meio de estruturas de dados estáticas e dinâmicas formalizadas em fila, pilha, deque e lista. Objetivos específicos:
 
	
	Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, por meio das máximas de programação
	e da metodologia para desenvolvimento, os processos lógicos necessários para a implementação de projetos,
	escritos em JAVA, tendo como foco principal as estruturas de dados (fila, pilha, deque e lista);
	Possibilitar ao aluno distinguir as estruturas de dados, suas operações e suas formas para resolver problemas lógicos com aplicações práticas;
	Permitir a escolha de processos lógicos e a critica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis;
	Distinguir, dentre as estruturas de dados apresentadas, aquela que mais se adequa à resolução de um determinado problema;
	Diferenciar as estruturas fila, pilha, lista e deque; e,
	f) Construir blocos lógicos para a implementação das operações básicas e das operações diferenciadas de cada uma das estruturas de dados. | 
																					
												| ESTRUTURAS DE DADOS II | 72 Objetivo Geral 
	
	Analisar os algoritmos de ordenação/classificação e de busca, considerando as estruturas de dados estáticas e dinâmicas.
	Objetivos específicos
	Identificar, por meio das máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmos, os processos lógicos necessários a transcrição de algoritmos de ordenação e de busca para a linguagem de programação JAVA e utilizando estruturas de dados estáticas e dinâmicas.
	Empregar adequadamente os algoritmos de ordenação e de busca na resolução de problemas.
	Aplicar, com eficiência e eficácia, as estruturas de dados: pilhas, listas, filas, deques, árvores e grafos.
	Empregar os procedimentos de ordenação e de busca em estruturas de dados, utilizando a linguagem de programação JAVA.
	Analisar a complexidade dos algoritmos de ordenação e de busca, adequando-os às necessidades de aplicação.   Objetivos específicos 
	
	Avaliar e comparar a eficiência e eficácia dos algoritmos de ordenação e de busca, utilizando métricas como tempo de execução, consumo de memória e quantidade de operações realizadas.
	Implementar algoritmos de ordenação e de busca utilizando diferentes técnicas, como dividir para conquistar, busca binária, quicksort, mergesort, entre outros.
	Desenvolver algoritmos que combinem diferentes estruturas de dados para resolver problemas específicos.
	Identificar casos em que o uso de estruturas de dados específicas pode otimizar a eficiência dos algoritmos de ordenação e de busca.
	Utilizar técnicas de otimização de código para melhorar a performance dos algoritmos de ordenação e de busca implementados.
	Realizar testes e validações dos algoritmos implementados, garantindo que eles estejam funcionando corretamente e produzindo resultados esperados. | 
																					
												| FELICIDADE E BEM-ESTAR | 126 Objetivo Geral: 
	Compreender a felicidade e o bem-estar como dimensões fundamentais da formação humana, articulando saberes sobre suas dimensões físicas, mentais, emocionais, espirituais e socioculturais, de modo a promover o autoconhecimento, a qualidade de vida e a participação ativa em ações de extensão que favoreçam o desenvolvimento individual e coletivo. Objetivos Específicos: 
	Analisar as diferentes dimensões que constituem o ser humano, promovendo o autoconhecimento e reflexões sobre as condições concretas de vida na busca pelo equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.Compreender a formação cidadã como um processo educativo construído a partir da reflexão, do diálogo e da interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.Relacionar os componentes curriculares do curso para o desenvolvimento de competências voltadas à melhoria da sociedade.Examinar criticamente o cenário social, estabelecendo conexões entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva.Explorar o universo sociocultural, identificando a importância da arte e da cultura no equilíbrio entre cognição, afeto e satisfação pessoal.Identificar práticas de promoção à saúde que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida.Refletir sobre aspectos do cotidiano e modos de ser e estar no mundo, investigando possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.Engajar-se em programas e/ou projetos de extensão na sociedade, articulando conhecimentos acadêmicos com contextos sociais.Propor alternativas para minimizar problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento humano e comunitário. | 
																					
												| FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | 96 Objetivo geral 
	Desenvolver as habilidades do processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens. Objetivos específicos  
	Identificar e caracterizar, através de máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmo, os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas escritos em algoritmo (pseudo-linguagem baseada em português estruturado - Portugol).Analisar as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas representadas em algoritmos. Selecionar a escolha de processos lógicos e a crítica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria, quando cabíveis. Analisar uma especificação de problema e, a partir das estruturas e comandos, definir a melhor solução.   | 
																					
												| GESTÃO DE PROCESSOS - BPM | 96 
	
	Capacitar profissionais e estudantes de acordo com os conceitos básicos de gerenciamento de processos de negócios.
	Estimular o pensamento da gestão por processos como ferramenta do aumento de produtividade e melhoria da qualidade no desempenho de atividades profissionais. | 
																					
												| GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA | 48 Fomentar os conceitos e a importância da governança corporativa para melhorar o desempenho dos negócios na administração empresarial. Estabelecendo critérios e mecanismos internos e externos de governança corporativa que vão ser aplicados em diferentes tipos de organização. | 
																					
												| INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 48 O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.   Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.   Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do  desempenho acadêmico.   No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso. | 
																					
												| LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO | 48 | 
																					
												| LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET | 72 Objetivos Gerais: 
	
	Capacitar os alunos a desenvolver aplicações web utilizando as tecnologias React e NodeJS;
	Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de interfaces de usuário interativas e responsivas com React;
	Ensinar os conceitos básicos e avançados do NodeJS, incluindo a criação de servidores, APIs RESTful e a integração com bancos de dados.   Objetivos específicos: 
	
	Para capacitar os alunos a desenvolver aplicações web utilizando as tecnologias React e NodeJS de maneira à estarem apto para o mercado de trabalho.
	Introduzir aos alunos os conceitos básicos de desenvolvimento web, incluindo HTML, CSS e JavaScript;
	Ensinar aos alunos os fundamentos da biblioteca React, incluindo componentes, estados e propriedades;
	Demonstrar como criar e configurar um ambiente de desenvolvimento com NodeJS, incluindo a instalação do NodeJS e gerenciador de pacotes como o npm ou yarn;
	Ensinar os alunos como criar uma aplicação React, utilizando o create-react-app ou uma configuração personalizada;
	Demonstrar como criar e configurar um servidor web com NodeJS e o framework Express.
	Para fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de interfaces de usuário interativas e responsivas com React:
	Ensinar os conceitos de design de interfaces, incluindo layout, tipografia e cores;
	Demonstrar como criar componentes React reutilizáveis para facilitar o desenvolvimento e manutenção de interfaces;
	Ensinar como manipular eventos em interfaces com React;
	Ensinar como trabalhar com bibliotecas de estilos como o Bootstrap ou Material UI para facilitar o design de interfaces.
	Para ensinar os conceitos básicos e avançados do NodeJS, incluindo a criação de servidores, APIs RESTful e a integração com bancos de dados:
	Ensinar aos alunos os conceitos de programação assíncrona em NodeJS, incluindo callbacks, promises e async/await;
	Demonstrar como criar e configurar um servidor HTTP com NodeJS e o framework Express;
	Ensinar como criar APIs RESTful com o Express, incluindo o uso de verbos HTTP e roteamento de endpoints;
	Ensinar como conectar a uma base de dados com NodeJS, utilizando um driver como o Mongoose ou Sequelize;
	Ensinar como realizar operações de CRUD (Create, Read, Update, Delete) em uma base de dados utilizando o NodeJS | 
																					
												| MATEMÁTICA DISCRETA | 72 Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração. Formalização do pensamento lógico. Utilização e entendimento de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais. Solucionar problemas, de natureza computacional, através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto. Objetivos Específicos: 1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento; 2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais. | 
																					
												| PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS | 72 A programação orientada a objetos exerce um papel fundamental dentro do curso, capacitando o aluno a desenvolver programas utilizando o paradigma orientado a objetos para resolução de problemas.  A programação orientada a objetos é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressamos as coisas na vida real do que os outros tipos de programação e é cada vez mais empregada no desenvolvimento de sistemas. Com esse intuito, os conteúdos de orientação a objetos abordados nesta disciplina têm como objetivos:   Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração, possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.    Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer através da metodologia para desenvolvimento de algoritmos os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas orientados a objetos.    Possibilitar ao aluno distinguir os conceitos de orientação a objetos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas.   Permitir a escolha de processos lógicos e a critica as suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis.   Aprender a pensar nos problemas de forma diferente para escrever os programas em termos de objetos, classes, propriedades, métodos e outros conceitos de orientação a objetos. | 
																					
												| PROJETOS DE SOFTWARE I | 48 | 
																					
												| REDES DE COMPUTADORES | 72 O objetivo deste componente é apresentar aos alunos as redes, o serviço de rede, a configuração de dispositivo, os switches e os roteadores da Cisco. Os materiais do curso on-line ajudarão o aluno a consolidar seu conhecimento e incentivá-lo a aprender mais para buscar uma carreira na área de redes. | 
																					
												| SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 48 | 
																					
												| TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES | 72 
	Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade.Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século.Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital. | 
																					
												| TECNOLOGIAS PARA A INTERNET | 96  Compreender o funcionamento da Internet assim como as tecnologias utilizadas na Web, proporcionando ao aluno a elaboração de um site de pequeno porte para manipulação de dados e informações, estas tecnologias denominam-se Front-End. Basicamente a interface do usuário, sendo tudo o que o usuário pode ver e interagir com toda a “frente” do software.  Compreender a aplicabilidade da linguagem HTML; Desenvolver páginas para Internet utilizando linguagem de marcação HTML; Interagir com o usuário através de formulários HTML; Utilizar CSS (Folhas de estilos) para construção de sites. | 
																					
												| TECNOLOGIAS PARA A INTERNET II | 72 Apresentar ao aluno conceitos de linguagens de script e processamento do lado cliente; Introduzir o uso de Document Object Model – DOM e de expressões regulares.  Compreender as características de uma linguagem de script;   Utilizar e escrever scripts para processamento do lado cliente;   Utilizar vetores, objetos e funções descritos em linguagem de script;  Compreender e aplicar conceitos sobre DOM;   Utilizar e escrever expressões regulares. | 
																					
												| TESTES DE SOFTWARE | 72 |