A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
96
Objetivos Gerais
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre os tipos de divisão celular, o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Objetivos Específicos
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal.
- Compreender a origem dos tecidos.
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais.
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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APRENDIZAGEM, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR |
72
Este conteúdo é parte relevante do estudo em Educação Física, pois nos possibilita o conhecimento e a compreensão sobre características físicas e cognitivas do ser humano, em especial suas formas de aprendizagem, fases e etapas do crescimento e desenvolvimento motor.
Ademais, toda a articulação entre a aprendizagem, o crescimento e o desenvolvimento motor é posta ao longo do componente reafirmando a importância e a relevância da formação profissional sólida e pautada nos princípios da Educação Física.
Objetivo Geral:
- Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de crescimento e desenvolvimento motor, bem como a aprendizagem motora em Educação Física e aplicá-los nas situações de ensino.
Objetivos Específicos:
- Identificar os estágios do crescimento e desenvolvimento motor;
- Identificar e diferenciar a aprendizagem de habilidades motoras;
- Descrever e discutir a significância da prática, transferência da aprendizagem e do conhecimento do resultado no ensino de habilidades motoras;
- Citar e discutir a importância da atenção e memória de curto prazo no processo de ensino aprendizagem de habilidades motoras;
- Discutir a função do professor no ensino de habilidades motoras;
- Elaborar, aplicar e relatar experimentos práticos na área de aprendizagem motora.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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BIOQUÍMICA E EXERCÍCIO |
72
A unidade curricular Bioquímica e Exercício tem como objetivo principal discutir a estrutura, a função e o metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios. Além disso, apresentar a estrutura e as propriedades da água, das vitaminas e dos minerais, discutindo seu papel na fisiologia. Finalmente, a disciplina pretende discutir o papel das vias metabólicas na atividade física. Diante desses objetivos, a disciplina pretende desenvolver habilidades relacionadas ao reconhecimento da estrutura e da utilização dos combustíveis empregados pelo organismo em seu funcionamento usual e especialmente durante a atividade física, permitindo que os egressos tenham competência para justificar a escolha de um nutriente energético em detrimento de outro, bem como entender o papel que cada nutriente desempenha na fisiologia do organismo em repouso e durante o exercício. Também pretende trabalhar os conteúdos necessários para que o egresso tenha a competência para relacionar as vitaminas e os minerais ao metabolismo, fornecendo assim uma base para futuras disciplinas como a Fisiologia do Exercício e Nutrição e Exercício.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
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CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA |
72
Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre o comportamento do movimento humano, de forma analítica e global, aplicado às atividades físicas e esportivas bem como a mecânica, dinâmica, inércia, forças e alavancas no exercício físico e na análise da marcha.
Objetivos específicos:
• Identificar os movimentos articulares baseado nos planos e eixos direcionais;
• Analisar a estrutura cinesiológica das articulações;
• Compreender a mecânica da contração muscular e os tipos de contração durante o movimento;
• Proporcionar a capacidade de identificar os grupamentos musculares envolvidos durante os movimentos corporais;
• Promover a habilidade de eleger de forma sensata com bases nos conhecimentos cinesiológicos e biomecânicos exercícios físicos que visem intensificar e/ou otimizar a atuação de determinados agrupamentos musculares capazes de proporcionar adaptações fisiológicas positivas nos diversos sistemas orgânicos;
• Capacitar o reconhecimento e interpretação dos padrões de movimento relacionado a uma atividade física e/ou exercício físico;
• Desenvolver a habilidade de aplicar os conhecimentos cinesiológicos e biomecânicos respeitando as individualidades biológicas e os objetivos dos indivíduos submetidos ao exercício físico;
• Identificar os padrões de movimento durante a marcha humana e a corrida;
• Compreender as ações musculares envolvidas na postura e na marcha normal, bem como os distúrbios musculoesqueléticos que alteram ambas.
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DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS |
96
Este componente curricular tem como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física da UNIUBE competências e habilidades para:
- Identificar a harmonia, o equilíbrio e a fluência entre o ritmo e o movimento;
- Conhecer e identificar as técnicas da dança ao longo da sua história;
- Dominar execução de movimentos do corpo através do ritmo e contagem musical;
- Desenvolver a noção espaço/tempo vinculada ao estímulo musical;
- Compreender e dominar conhecimentos de estruturas e funções do corpo a partir da expressão dos movimentos;
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos – INFLUÊNCIAS E ABORDAGENS DA DANÇA;
- Oportunizar ao estudante uma aprendizagem mais significativa em que ele seja corresponsável pela construção do seu próprio conhecimento, bem como o compartilhamento de suas experiências pautado nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular – VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DE DANÇA;
- Explorar gestos e códigos de movimentos corporais;
- Desenvolver a criatividade a partir de técnicas de improvisação;
- Reconhecer a atividade rítmica como contribuição valiosa na educação integral do indivíduo (físico, cognitivo, emocional e sociocultural), relacionando os conhecimentos numa abordagem interdisciplinar;
- Compreender os aspectos conceituais sobre atividades rítmicas e expressivas apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais;
- Vivenciar a repetição como um aspecto relacionado à qualidade do movimento na aprendizagem do gesto rítmico e expressivo;
- Dominar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, desenvolvidas no conteúdo programático;
- Demonstrar predisposição a superar seus próprios limites nas vivências sugeridas no cronograma de atividades;
- Incentivar a participação, colaboração, desinibição, comunicação, socialização e integralização de trabalhos em grupos, pesquisas e leituras;
- Despertar o senso de ordem, disciplina e responsabilidade;
- Compreender a estruturação de um componente curricular institucional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos – DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS;
- Estimular ações profissionais comprometidas com a criação de hábitos e rotinas diárias que reconheçam nas potencialidades do ser humano, oportunidades para atingir as propostas da ementa deste componente – PROCESSOS CRIATIVOS;
- Conscientizar a relevância de discussões teóricas como um processo essencial na formação de conhecimentos para as práticas de ensino-aprendizagem – REFERENCIAIS BÁSICOS;
- Oportunizar ao estudante uma aprendizagem mais significativa em que ele seja corresponsável pela construção do seu próprio conhecimento, bem como o compartilhamento de suas experiências pautado nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular – DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS;
- Compartilhar materiais complementares para caminhos educacionais fundamentados no conceito da abordagem andragógica como facilitadora de diálogos para possibilitar a autenticidade no estabelecimento de relações interpessoais e consolidação de valores, crenças e competências que vão sendo desenvolvidos durante o curso – LEITURAS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES;
- Estabelecer os programas de aprendizagem a partir de situações de vida, pois a experiência é a fonte mais rica para o adulto aprender – DINÂMICAS CRIATIVAS;
- Modificar as relações do homem com seu mundo, e com os distintos processos de trabalho que possibilitem atuarem como sujeitos de sua própria ação e campo de conhecimento de forma engendrada com a cultura, com as questões sociais e com seus atores – VISITAS TÉCNICAS/INTERCÂMBIOS;
- Desenvolver uma concepção humanista de Educação e em uma perspectiva multiculturalista, visando à formação de profissionais comprometidos com o pleno desenvolvimento humano e com capacidade crítica para compreender de forma contextualizada os elementos que caracterizam a realidade hoje;
- Disponibilizar de recursos técnicos e didáticos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, tais como a produção de escritas criativas baseadas na sua própria autoria como forma de intervenção nos processos de formação e transformação pessoal e profissional;
- Incentivar o desenvolvimento da identidade do papel do aluno em atividades colaborativas favorecendo a interação aluno-professor e aluno-aluno, viabilizando a construção do conhecimento individual e coletivo;
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER |
72
Oportunizar a formação inicial do profissional de Educação Física com vistas a uma atuação que lhe permita planejar e gerenciar atividades recreativas, tomando como referência principais correntes teóricas e concepções de lazer.
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EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: PRÁTICA EXTENSIONISTA
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72
Este componente curricular Educação Física Inclusiva objetiva trabalhar os conceitos e classificações das deficiências; a inclusão da pessoa com necessidades especiais nas atividades adaptadas e ainda trabalhar as modalidades de esportes adaptados e classificação funcional desenvolvendo no aluno competências e habilidades para: - Conhecer os princípios epistemológicos dos diferentes tipos de deficiência, e sua aplicabilidade no contexto da E.F. Inclusiva. - Planejar atividades motoras e esportivas englobando os diversos tipos de deficiência. - Identificar necessidades gerais dos indivíduos com deficiências baseado no status perceptivo-motor e níveis de desenvolvimento. - Familiarizar-se com a legislação brasileira regulando assuntos pedagógicos para indivíduos com deficiências. - Conhecer a terminologia, princípios e conceitos utilizados na educação física Inclusiva, esportes adaptados, e áreas relacionadas com a intervenção terapêutica. - Demonstrar atitudes críticas com relação a assuntos sobre diversidade, discriminação e segregação com base nos direitos humanos e direito de pessoas com deficiências. - Desenvolver habilidades básicas em avaliação, programação e ensino de atividades físicas adaptadas. – Desenvolver práticas da Educação Física Inclusiva com foco em iniciativas extensionistas.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA |
48
Os objetivos da disciplina Envelhecimento e exercício são: Capacitar os alunos para atuarem na prescrição de exercício físico, bem como atividade física voltada ao idoso; Conhecer e avaliar as principais alterações fisiológicas acometidas pelo processo de envelhecimento; Propiciar aos alunos condições de análise da capacidade funcional dos idosos, bem como análise das aptidões físicas.
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
72
Estimular o conhecimento das metodologias e indicadores mais utilizados na mensuração dos eventos relacionados à saúde de grupos populacionais;
Aprender sobre métodos estatísticos aplicados á área da saúde e á prática profissional;
Compreender sobre a estrutura epidemiológica das doenças e a sua aplicabilidade para atuação nas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, assistência curativa e reabilitação;
Compreender o processo saúde-doença nos diferentes grupos populacionais, analisando criticamente os principais modelos explicativos causais.
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ESPORTES COLETIVOS I: FUTEBOL E VOLEIBOL |
96
O componente curricular Futebol (Campo e Salão) tem por objetivos contextualizar o acadêmico no campo da Educação Física, buscando o conhecimento, a compreensão e a implantação da arte das modalidades denominadas de Futebol de Campo e Futsal, nas mais diversas habilidades, nos seus aspectos tecnológicos e na sua capacidade de reflexão, enfocados na estrutura corporal e nas relações desta com o meio, privilegiando estratégias metodológicas com abordagem interdisciplinar que supere a fragmentação do conhecimento e colabore para a visão da totalidade, respeitando a diversidade.
Com competências e habilidades para:
- Proporcionar elementos técnicos - didáticos que possibilitarão o planejar, organizar, executar atividades e programas nas modalidades de Futsal e Futebol de Campo.
- Conhecer o processo de constituição histórica das modalidades e suas características essenciais em ambientes que lidam com os esportes.
- Conhecer e analisar as regras e as regulamentações, bem como, as várias abordagens metodológicas para o ensino das modalidades.
- Estabelecer relações interpessoais, analogias e inferências nas técnicas pedagógicas das modalidades de Futebol de Campo e Futsal.
- Desenvolver a capacidade de reflexão, criatividade, análise crítica, participativa e autônoma.
- Atuar como agentes multiplicadores de ações educativas que possam intervir no combate aos problemas sociais e na otimização de possibilidades de ampliação, diversificação e democratização do campo da Educação Física.
Fortalecer ativamente a construção do conhecimento nas experiências de interação com o ambiente e fomentar a construção de um sistema educativo altamente participativo.
O componente curricular Voleibol objetiva a formação do profissional de Educação Física para a atividade de ensino da modalidade em ambientes de prática formais e não-formais, desenvolvendo no estudante as seguintes competências e habilidades:
- Analisar e compreender a evolução histórica do voleibol, relacionando com os aspectos técnicos, táticos e administrativos da modalidade;
- Identificar, compreender, desenvolver e aplicar, de maneira prática e teórica, os processos de ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos e táticos do voleibol;
- Reconhecer e aplicar os diferentes métodos de ensino adaptados ao voleibol em sua dimensão educacional;
- Conhecer, desenvolver e aplicar as principais variações de prática da modalidade.
- Conhecer e aplicar a regulamentação básica da modalidade
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ESPORTES COLETIVOS II: BASQUETEBOL E HANDEBOL |
96
O componente curricular Esportes Coletivos II tem por objetivos contextualizar o acadêmico no campo da Educação Física, buscando o conhecimento, a compreensão e a implantação da arte das modalidades denominadas de Basquetebol e Handebol nas mais diversas habilidades, nos seus aspectos tecnológicos e na sua capacidade de reflexão, enfocados na estrutura corporal e nas relações desta com o meio, privilegiando estratégias metodológicas com abordagem interdisciplinar que supere a fragmentação do conhecimento e colabore para a visão da totalidade, respeitando a diversidade.
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ESPORTES INDIVIDUAIS: NATAÇÃO E ATLETISMO |
96
Objetivo geral:
Desenvolver nos alunos do curso superior em Educação Física uma compreensão aprofundada dos princípios, técnicas e estratégias dos esportes individuais de Natação e Atletismo, capacitando-os a planejar, implementar e avaliar programas de treinamento e aulas voltadas para o desenvolvimento atlético, saúde e bem-estar dos praticantes, bem como promovendo uma abordagem inclusiva e ética na prática dessas modalidades esportivas.
Objetivos específicos:
- Conhecer o processo de constituição histórica da modalidade de Natação;
- Proporcionar elementos técnicos - didáticos que possibilitarão o planejar, organizar, executar atividades e programas nas modalidades Natação e suas características essenciais em ambientes que lidam com o esporte.
- Conhecer e analisar as regras e as regulamentações, bem como, as várias abordagens metodológicas para o ensino da Natação.
- Estabelecer relações interpessoais, analogias e inferências nas técnicas pedagógicas da modalidade de Natação.
- Desenvolver a capacidade de reflexão, criatividade, análise crítica, participativa e autônoma.
- Fortalecer ativamente a construção do conhecimento nas experiências de interação com o ambiente e fomentar a construção de um sistema educativo altamente participativo.
- Proporcionar elementos técnicos - didáticos que possibilitarão o planejar, organizar, executar atividades e programas na modalidade de atletismo.
- Conhecer o processo de constituição histórica da modalidade de atletismo e suas características essenciais em ambientes que lidam com o esporte.
- Conhecer e analisar as regras e as regulamentações, bem como, as várias abordagens metodológicas para o ensino da modalidade.
- Estabelecer relações interpessoais, analogias e inferências nas técnicas pedagógicas da modalidade de atletismo.
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ESPORTES RADICAIS E DE AVENTURA |
72
Neste componente curricular será evidenciada a relação dos esportes radicais e de aventura com a natureza e o praticante. Sendo assim, este componente curricular pretende oportunizar a formação inicial do profissional de Educação Física com vistas a uma atuação que lhe permita planejar e gerenciar atividades recreativas, tomando como referência o conhecimento elaborado sobre esportes radicais e de aventura.
Mais especificamente, desenvolver as seguintes habilidades e competências:
- Saber diferenciar esportes radicais de esportes de aventura;
- Abordar os alunos de forma profissional;
- Realizar atividades ao ar livre;
- Elaborar atividades recreativas na natureza;
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: ESPORTES INDIVIDUAIS
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: MUSCULAÇÃO E FITNESS
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: ESPORTES COLETIVOS
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: SAÚDE COLETIVA
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ÉTICA E DEONTOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
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Geral
Dotar o(a) bacharel em Educação Física de uma reflexão ética voltada para a conscientização profissional.
Específico
- Analisar e inter-relacionar os conceitos básicos da ética;
- Discutir as questões éticas peculiares ao exercício profissional em Educação Física;
- Estudar o Código de Ética e Deontologia da Educação Física.
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EXERCÍCIO PARA GRUPOS ESPECIAIS |
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Este componente abordará o estudo de temas relacionados à elaboração e ao controle de programas de exercícios físicos voltados a pessoas que tenham ou sofram limitações fisiológicas agudas ou crônicas;
Compreender os conceitos das principais doenças crônico-degenerativas, no que diz respeito à sua fisiopatologia;
Selecionar e aplicar os meios e métodos de treinamento mais adequados a cada caso concreto;
Elaborar relatórios e laudos dos resultados atingidos pelos seus alunos e pacientes;
Programar e conduzir programas de exercícios voltados a pessoas saudáveis e não- saudáveis, de acordo com as diretrizes e princípios científicos.
Atuar de maneira ética, respeitando os direitos do aluno/paciente, sobretudo quanto à sua integridade física e à confidencialidade de seus dados.
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EXTENSÃO EM PEDAGOGIA DO ESPORTE
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FISIOLOGIA GERAL E DO EXERCÍCIO |
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Ao término dos estudos desenvolvidos na disciplina, o aluno deverá ter alcançado algumas habilidades e competências como capacidade de identificar e compreender todas as alterações bioquímicas e fisiológicas induzidas pelo esforço físico, capacidade de modular respostas metabólicas que interferem direta ou indiretamente no desempenho do ser humano. sendo, entende-se que o conteúdo programático abordado na disciplina forneça subsídios suficientes para que o aluno possa elaborar programas de condicionamento/treinamento físicos para indivíduos de diferentes níveis físicos e idades e sexo (atletas, sedentários, crianças, idosos, etc.), assim como promover as adaptações desejadas dentro desses programas, sejam elas nos sistemas centrais ou periféricos. Considerando o caráter prático da disciplina, espera-se que os alunos possam operar corretamente os diversos equipamentos necessários a esses fins, bem como avaliar adequadamente a condição física dos indivíduos a partir da correta interpretação dessas avaliações. Possibilitar ao aluno, que ao final da disciplina ele possa compreender as adaptações fisiológicas sofridas pelo organismo humano, mediante os diversos modelos de treinamento físico, aplicáveis na promoção da saúde, no atendimento em casos de reabilitação física pós patologias e no treinamento específico para atletas de performance.
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FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
72
O componente curricular História da Educação Física pretende contribuir para que o alunado desenvolva as competências e habilidades requeridas para o exercício profissional.
Para tanto, tem por objetivos:
- O desenvolvimento do domínio de habilidades cognitivas bem como a autonomia na construção do seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.
- A compreensão da relevância do estudo da História da Educação Física e do esporte e a sua relação com os contextos político, cultural, histórico e social de cada época.
- O conhecimento acerca da produção de conhecimento no campo da Educação Física.
- A identificação das concepções e tendências da Educação Física brasileira.
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GESTÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA |
48
1. Entender sobre a organização e a administração dos espaços esportivos;
2. Saber sobre o sistema organizacional desportivo nos contextos mundial, nacional, estadual e municipal;
3. Compreender as funções administrativas aplicadas à Educação Física: planejamento, organização, direção e controle;
4. Saber sobre a organização de mega, médios e pequenos eventos esportivos;
5. Aprender sobre os sistemas e métodos utilizados nos processos de competições;
6. Observar o cenário de intervenção profissional relacionado à gestão esportiva
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GINÁSTICA DE ACADEMIA |
96
A disciplina Ginástica de Academia tem como objetivo proporcionar ao aluno a construção do conhecimento no que se refere à atuação do profissional de Educação Física nas diversas modalidades de ginástica com e sem equipamentos complementares específicos desenvolvidas em academias, clubes, hotéis, condomínios, individualmente ou em grupos. Além disso, visa desenvolver no profissional o senso crítico para avaliar, orientar e encaminhar o aluno/cliente para a modalidade que mais será indicada ao mesmo respeitando sua individualidade biológica, pautando-se nos objetivos desejados e norteado pelos princípios da segurança e dos resultados.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS |
96
- Compreender o fenômeno jogo e suas relações com a criança e a cultura, como prática pedagógica.
- Trabalhar pedagogicamente e expandir o repertório de atividades lúdicas e recreativas, categorizando-as para atender faixas etárias, públicos e ambientes variados, lidando com recursos materiais compatíveis.
- Elaborar e executar jogos aplicados a diversas faixas etárias através da participação na atividade física e desportiva.
- Compreender a importância dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras para a formação e expressão humana.
- Aperfeiçoar as habilidades básicas em planejamento, execução, avaliação, programação e ensino de jogos, brinquedos e brincadeira, nos diversos espaços de atuação.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
96
Este componente abordará o estudo de temas como: interpretação de testes físicos, implantação e gestão de serviços de treinamento personalizado, prescrição de exercícios para grupos específicos e programas de ginástica laboral e estímulo à qualidade de vida nas empresas.
Nesta perspectiva, o aluno deverá desenvolver competências e habilidades para:
- Compreender os conceitos do treinamento personalizado, tanto no que diz respeito às questões gerenciais dessa prestação de serviço quando à condução dos programas de treinamento;
- Selecionar e aplicar os meios e métodos de treinamento mais adequados a cada caso concreto;
- Elaborar relatórios e laudos dos resultados atingidos pelos seus clientes;
- Programar e conduzir programas de exercícios voltados a pessoas saudáveis e não-saudáveis, de acordo com as diretrizes e princípios científicos.
- Implementar serviços de treinamento personalizado em residências, academias, clínicas, empresas etc.
- Atuar de maneira ética, respeitando os direitos do cliente, sobretudo quanto à sua integridade física e à confidencialidade de seus dados.
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METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA |
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Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno a construção do conhecimento no que se refere a evolução da ginástica até o momento atual, suas variações e as manifestações corporais através de movimentos que visam o desenvolvimento de qualidades físicas e motoras que são o alicerce para a aprendizagem de outros componentes curriculares como a ginástica de competição, a ginástica de academia e os esportes.
Objetivos Específicos:
- Apresentar as diferentes escolas de ginástica europeia que são a base fundamental da ginástica e da Educação Física como um todo.
- Desenvolver o conhecimento dos segmentos corporais bem como dos movimentos básicos que tais segmentos realizam, posicionamentos e formações.
- Promover o conhecimento sobre as qualidades físicas treináveis através de manifestações corporais desenvolvidas na ginástica.
- Propiciar vivências que favoreçam a capacidade de prescrever atividades que desenvolvam habilidades motoras através da ginástica.
- Desenvolver a capacidade de elaboração de atividades que envolvam exercícios generalizados e naturais para diferentes faixas etárias.
- Capacitar o aluno a diferenciar as várias possibilidades da ginástica que podem ser executadas (demonstrativa, formativa, competitiva, militar, laboral).
- Apresentar aparelhos e materiais alternativos utilizados em múltiplas possibilidades na prática da ginástica.
- Capacitar o aluno a identificar possíveis riscos de determinados movimentos para um aluno ou grupo de alunos e aplicar medidas preventivas de lesões ou de intercorrências físicas.
- Proporcionar atividades práticas nas quais os alunos tenham noções básicas de como montar uma sequência de exercícios com e sem música e que podem ser realizadas em diferentes espaços entre eles a escola.
- Desenvolver o conhecimento de conceitos de musicalidade, ritmo e contagem de tempos musicais para a montagem e execução das sequências de movimentos.
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METODOLOGIA DO ENSINO DE LUTAS |
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Objetivo Geral:
Desenvolver competências e conhecimentos necessários para o estudo, prática e ensino das lutas no contexto da Educação Física, promovendo uma compreensão abrangente das lutas como parte integrante da cultura do movimento corporal e sua contribuição para atender às necessidades sociais nas áreas da saúde, educação, formação, cultura, alto rendimento esportivo e lazer.
Objetivos Específicos:
- Compreender os fundamentos teóricos das lutas, contextualizando-as dentro do campo da Educação Física e da cultura do movimento corporal.
- Identificar as diferentes modalidades de lutas, suas origens, características técnicas e suas aplicações em diferentes contextos sociais.
- Desenvolver competências práticas nas técnicas de lutas, incluindo os princípios de movimento, defesa pessoal, e aspectos pedagógicos para o ensino seguro e inclusivo.
- Analisar os benefícios e riscos associados à prática das lutas, considerando o impacto na saúde física, mental e emocional dos praticantes.
- Explorar o papel das lutas na educação, destacando sua contribuição para o desenvolvimento de valores, habilidades sociais e autoestima.
- Investigar as lutas como modalidades esportivas, incluindo seu contexto competitivo, treinamento de alto rendimento e preparação física.
- Analisar as lutas como forma de lazer e entretenimento, compreendendo seu valor na promoção do bem-estar e na construção de comunidades.
- Promover a pesquisa e a produção de conhecimento científico em Metodologia das Lutas, incentivando a investigação acadêmica e a disseminação das descobertas no campo.
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METODOLOGIA DO TREINAMENTO ESPORTIVO |
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTOS DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
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O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos.
Contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
O desenvolvimento do componente curricular deverá, ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
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MUSCULAÇÃO |
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Este componente abordará o estudo de temas como: princípios fundamentais do treinamento resistido (musculação), orientações para modelos de progressão de treinamento resistido que podem ser aplicados a iniciantes, intermediário e avançados (atletas), bem como para crianças, mulheres e idosos e em outras condições especiais como algumas doenças (doença cardiovascular, hipertensão, diabetes, osteoartrite e artrite reumatóide).
Nesta perspectiva, o aluno deverá desenvolver competências e habilidades para:
- Entender os princípios básicos do treinamento resistido e prescrição do exercício;
- Aprender os tipos, sistemas e técnicas de treinamento resistido;
- Conhecer a integração do treinamento de força com os outros componentes da aptidão física;
- Aprender recomendações de programas para desenvolver a hipertrofia, força, potências e resistência musculares e desempenho motor;
- Aprender estratégias avançadas de treinamento resistido e programas de treinamento periodizados para atletas;
- Compreender o treinamento resistido em condições especiais: crianças, mulheres, idosos e algumas doenças.
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NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO |
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OBJETIVO GERAL
Fornecer ao aluno uma visão crítica sobre a nutrição e sua importância na prescrição e orientação da atividade física.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abordar os princípios da Bioquímica e sua importância no estudo da Nutrição;
Propiciar ao aluno conhecimentos básicos sobre os nutrientes essenciais e seu papel no metabolismo energético;
Fornecer informações sobre a alimentação saudável para populações especiais;
Abordar aspectos relacionados à nutrição esportiva.
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PARADESPORTO |
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Geral:
Compreender sobre o paradesporto adaptado e paralímpico, coletivo e individual.
Específicos:
Diferenciar esportes adaptados e esportes paralímpicos;
Conhecer as modalidades coletivas e individuais de paradesporto;
Compreender sobre a Pedagogia do Paradesporto.
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PRIMEIROS SOCORROS |
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Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
Aplicar as manobras de primeiros socorros em casos de Parada Cardiorrespiratória e Obstrução de Vias Aéreas Por Corpo Estranho.
Identificar os procedimentos de primeiros socorros nos casos de Urgências e Emergências Clínicas
Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Reconhecer a cinemática do trauma;
Conduzir o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
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PSICOLOGIA DO ESPORTE |
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O componente institucional Psicologia do Esporte se correlaciona aos demais componentes curriculares do curso de Graduação em Educação Física – bacharelado – e proporciona ao acadêmico a ampliação de seus conhecimentos acerca dos processos esportivos, a partir dos estudos acerca dos princípios, técnicas e conceitos psicológicos aplicados no contexto ou em outros espaços esportivos que têm como objetivo a iniciação e/ou treinamento esportivo. Os estudos proporcionados pela Psicologia do Esporte: - possibilitam a aplicação dos princípios psicológicos aos fenômenos esportivo proporcionado pelo estudo das abordagens psicológicas e as diferenças existentes na iniciação e treinamento esportivo; - contribuem para uma melhor compreensão, planejamento e melhoria dos processos esportivos, em uma perspectiva multidisciplinar; - viabilizam melhor compreensão acerca dos processos de aprendizagem e treinamento presentes nas diversas fases da vida do homem, bem como as características psicológicas presentes em cada fase.
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SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO FÍSICA |
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SAÚDE E SOCIEDADE |
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O egresso deste curso é um sanitarista tecnólogo em gestão de serviços de saúde, de formação inter e transdisciplinar, com sólido embasamento técnico-científico em Epidemiologia e Bioestatística e nas áreas da Saúde Coletiva e da Gestão Pública, com habilidades e competências para articular, criativamente e eticamente, os conhecimentos do campo da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais em todos os níveis da gestão, atenção e promoção da saúde coletiva. É capaz de atuar com responsabilidades ética e legal e com respeito às diversidades populacionais desempenhando as funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas onde quer que se realizem atividades de promoção e proteção da saúde e da qualidade de vida da população.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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