INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
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Objetivos Gerais
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre os tipos de divisão celular, o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Objetivos Específicos
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal.
- Compreender a origem dos tecidos.
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais.
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER
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Oportunizar a formação inicial do profissional de Educação Física com vistas a uma atuação que lhe permita planejar e gerenciar atividades recreativas, tomando como referência principais correntes teóricas e concepções de lazer.
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FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS |
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- Compreender o fenômeno jogo e suas relações com a criança e a cultura, como prática pedagógica.
- Trabalhar pedagogicamente e expandir o repertório de atividades lúdicas e recreativas, categorizando-as para atender faixas etárias, públicos e ambientes variados, lidando com recursos materiais compatíveis.
- Elaborar e executar jogos aplicados a diversas faixas etárias através da participação na atividade física e desportiva.
- Compreender a importância dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras para a formação e expressão humana.
- Aperfeiçoar as habilidades básicas em planejamento, execução, avaliação, programação e ensino de jogos, brinquedos e brincadeira, nos diversos espaços de atuação.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTOS DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
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O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos.
Contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
O desenvolvimento do componente curricular deverá, ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
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METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA
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BIOQUÍMICA E EXERCÍCIO
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DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
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Este componente curricular tem como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física da UNIUBE competências e habilidades para:
- Identificar a harmonia, o equilíbrio e a fluência entre o ritmo e o movimento;
- Conhecer e identificar as técnicas da dança ao longo da sua história;
- Dominar execução de movimentos do corpo através do ritmo e contagem musical;
- Desenvolver a noção espaço/tempo vinculada ao estímulo musical;
- Compreender e dominar conhecimentos de estruturas e funções do corpo a partir da expressão dos movimentos;
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos – INFLUÊNCIAS E ABORDAGENS DA DANÇA;
- Oportunizar ao estudante uma aprendizagem mais significativa em que ele seja corresponsável pela construção do seu próprio conhecimento, bem como o compartilhamento de suas experiências pautado nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular – VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DE DANÇA;
- Explorar gestos e códigos de movimentos corporais;
- Desenvolver a criatividade a partir de técnicas de improvisação;
- Reconhecer a atividade rítmica como contribuição valiosa na educação integral do indivíduo (físico, cognitivo, emocional e sociocultural), relacionando os conhecimentos numa abordagem interdisciplinar;
- Compreender os aspectos conceituais sobre atividades rítmicas e expressivas apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais;
- Vivenciar a repetição como um aspecto relacionado à qualidade do movimento na aprendizagem do gesto rítmico e expressivo;
- Dominar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, desenvolvidas no conteúdo programático;
- Demonstrar predisposição a superar seus próprios limites nas vivências sugeridas no cronograma de atividades;
- Incentivar a participação, colaboração, desinibição, comunicação, socialização e integralização de trabalhos em grupos, pesquisas e leituras;
- Despertar o senso de ordem, disciplina e responsabilidade;
- Compreender a estruturação de um componente curricular institucional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Trabalhar os princípios de diversidade, pluralidade e os conceitos de interdisciplinaridade como parte do cenário científico desafiando a contínua constituição de novos olhares e novas leituras dos fenômenos humanos – DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS;
- Estimular ações profissionais comprometidas com a criação de hábitos e rotinas diárias que reconheçam nas potencialidades do ser humano, oportunidades para atingir as propostas da ementa deste componente – PROCESSOS CRIATIVOS;
- Conscientizar a relevância de discussões teóricas como um processo essencial na formação de conhecimentos para as práticas de ensino-aprendizagem – REFERENCIAIS BÁSICOS;
- Oportunizar ao estudante uma aprendizagem mais significativa em que ele seja corresponsável pela construção do seu próprio conhecimento, bem como o compartilhamento de suas experiências pautado nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular – DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS;
- Compartilhar materiais complementares para caminhos educacionais fundamentados no conceito da abordagem andragógica como facilitadora de diálogos para possibilitar a autenticidade no estabelecimento de relações interpessoais e consolidação de valores, crenças e competências que vão sendo desenvolvidos durante o curso – LEITURAS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES;
- Estabelecer os programas de aprendizagem a partir de situações de vida, pois a experiência é a fonte mais rica para o adulto aprender – DINÂMICAS CRIATIVAS;
- Modificar as relações do homem com seu mundo, e com os distintos processos de trabalho que possibilitem atuarem como sujeitos de sua própria ação e campo de conhecimento de forma engendrada com a cultura, com as questões sociais e com seus atores – VISITAS TÉCNICAS/INTERCÂMBIOS;
- Desenvolver uma concepção humanista de Educação e em uma perspectiva multiculturalista, visando à formação de profissionais comprometidos com o pleno desenvolvimento humano e com capacidade crítica para compreender de forma contextualizada os elementos que caracterizam a realidade hoje;
- Disponibilizar de recursos técnicos e didáticos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, tais como a produção de escritas criativas baseadas na sua própria autoria como forma de intervenção nos processos de formação e transformação pessoal e profissional;
- Incentivar o desenvolvimento da identidade do papel do aluno em atividades colaborativas favorecendo a interação aluno-professor e aluno-aluno, viabilizando a construção do conhecimento individual e coletivo;
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
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CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA |
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PRIMEIROS SOCORROS |
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Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos: Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida; Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima; Reconhecer a cinemática do trauma; Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida; Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento; Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
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METODOLOGIA DO ENSINO DE LUTAS
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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FISIOLOGIA GERAL E DO EXERCÍCIO |
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
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EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: PRÁTICA EXTENSIONISTA
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ÉTICA E DEONTOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
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APRENDIZAGEM, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR
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Este conteúdo é parte relevante do estudo em Educação Física, pois nos possibilita o conhecimento e a compreensão sobre características físicas e cognitivas do ser humano, em especial suas formas de aprendizagem, fases e etapas do crescimento e desenvolvimento motor.
Ademais, toda a articulação entre a aprendizagem, o crescimento e o desenvolvimento motor é posta ao longo do componente reafirmando a importância e a relevância da formação profissional sólida e pautada nos princípios da Educação Física.
Objetivo Geral:
- Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de crescimento e desenvolvimento motor, bem como a aprendizagem motora em Educação Física e aplicá-los nas situações de ensino.
Objetivos Específicos:
- Identificar os estágios do crescimento e desenvolvimento motor;
- Identificar e diferenciar a aprendizagem de habilidades motoras;
- Descrever e discutir a significância da prática, transferência da aprendizagem e do conhecimento do resultado no ensino de habilidades motoras;
- Citar e discutir a importância da atenção e memória de curto prazo no processo de ensino aprendizagem de habilidades motoras;
- Discutir a função do professor no ensino de habilidades motoras;
- Elaborar, aplicar e relatar experimentos práticos na área de aprendizagem motora.
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MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA
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ESPORTES INDIVIDUAIS: NATAÇÃO E ATLETISMO
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: ESPORTES INDIVIDUAIS
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ESPORTES COLETIVOS I: FUTEBOL E VOLEIBOL
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O componente curricular Futebol (Campo e Salão) tem por objetivos contextualizar o acadêmico no campo da Educação Física, buscando o conhecimento, a compreensão e a implantação da arte das modalidades denominadas de Futebol de Campo e Futsal, nas mais diversas habilidades, nos seus aspectos tecnológicos e na sua capacidade de reflexão, enfocados na estrutura corporal e nas relações desta com o meio, privilegiando estratégias metodológicas com abordagem interdisciplinar que supere a fragmentação do conhecimento e colabore para a visão da totalidade, respeitando a diversidade.
Com competências e habilidades para:
- Proporcionar elementos técnicos - didáticos que possibilitarão o planejar, organizar, executar atividades e programas nas modalidades de Futsal e Futebol de Campo.
- Conhecer o processo de constituição histórica das modalidades e suas características essenciais em ambientes que lidam com os esportes.
- Conhecer e analisar as regras e as regulamentações, bem como, as várias abordagens metodológicas para o ensino das modalidades.
- Estabelecer relações interpessoais, analogias e inferências nas técnicas pedagógicas das modalidades de Futebol de Campo e Futsal.
- Desenvolver a capacidade de reflexão, criatividade, análise crítica, participativa e autônoma.
- Atuar como agentes multiplicadores de ações educativas que possam intervir no combate aos problemas sociais e na otimização de possibilidades de ampliação, diversificação e democratização do campo da Educação Física.
Fortalecer ativamente a construção do conhecimento nas experiências de interação com o ambiente e fomentar a construção de um sistema educativo altamente participativo.
O componente curricular Voleibol objetiva a formação do profissional de Educação Física para a atividade de ensino da modalidade em ambientes de prática formais e não-formais, desenvolvendo no estudante as seguintes competências e habilidades:
- Analisar e compreender a evolução histórica do voleibol, relacionando com os aspectos técnicos, táticos e administrativos da modalidade;
- Identificar, compreender, desenvolver e aplicar, de maneira prática e teórica, os processos de ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos e táticos do voleibol;
- Reconhecer e aplicar os diferentes métodos de ensino adaptados ao voleibol em sua dimensão educacional;
- Conhecer, desenvolver e aplicar as principais variações de prática da modalidade.
- Conhecer e aplicar a regulamentação básica da modalidade
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MUSCULAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: MUSCULAÇÃO E FITNESS
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GINÁSTICA DE ACADEMIA
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ESPORTES COLETIVOS II: BASQUETEBOL E HANDEBOL
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NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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EXERCÍCIO PARA GRUPOS ESPECIAIS |
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SAÚDE E SOCIEDADE |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: ESPORTES COLETIVOS
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GESTÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA
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PARADESPORTO
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SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO FÍSICA
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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PSICOLOGIA DO ESPORTE |
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O componente institucional Psicologia do Esporte se correlaciona aos demais componentes curriculares do curso de Graduação em Educação Física – bacharelado – e proporciona ao acadêmico a ampliação de seus conhecimentos acerca dos processos esportivos, a partir dos estudos acerca dos princípios, técnicas e conceitos psicológicos aplicados no contexto ou em outros espaços esportivos que têm como objetivo a iniciação e/ou treinamento esportivo. Os estudos proporcionados pela Psicologia do Esporte: - possibilitam a aplicação dos princípios psicológicos aos fenômenos esportivo proporcionado pelo estudo das abordagens psicológicas e as diferenças existentes na iniciação e treinamento esportivo; - contribuem para uma melhor compreensão, planejamento e melhoria dos processos esportivos, em uma perspectiva multidisciplinar; - viabilizam melhor compreensão acerca dos processos de aprendizagem e treinamento presentes nas diversas fases da vida do homem, bem como as características psicológicas presentes em cada fase.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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ESPORTES RADICAIS E DE AVENTURA
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Neste componente curricular será evidenciada a relação dos esportes radicais e de aventura com a natureza e o praticante. Sendo assim, este componente curricular pretende oportunizar a formação inicial do profissional de Educação Física com vistas a uma atuação que lhe permita planejar e gerenciar atividades recreativas, tomando como referência o conhecimento elaborado sobre esportes radicais e de aventura.
Mais especificamente, desenvolver as seguintes habilidades e competências:
- Saber diferenciar esportes radicais de esportes de aventura;
- Abordar os alunos de forma profissional;
- Realizar atividades ao ar livre;
- Elaborar atividades recreativas na natureza;
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: SAÚDE COLETIVA
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EXTENSÃO EM PEDAGOGIA DO ESPORTE
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METODOLOGIA DO TREINAMENTO ESPORTIVO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ENADE |
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