ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO ANIMAL |
72
|
ANATOMIA ANIMAL |
96
.
|
APICULTURA |
72
.
|
AQUICULTURA |
72
.
|
ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM EXTENSÃO RURAL |
168
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
AVICULTURA |
72
|
BEM-ESTAR E BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL |
48
O componente BEM-ESTAR E BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL trata dos aspectos relacionados aos sistemas de criação animal, fundamentado no conhecimento de elementos e fatores climáticos e suas interações com o ambiente de produção e expressão da produtividade pelos rebanhos. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a analisar e distinguir condições ideais e de estresse calórico em rebanhos, considerando as condições de confinamento e pastejo; traçar estratégias de melhoria de instalações, com vistas ao sombreamento, ventilação e manejo adequado dos animais e avaliar os resultados zootécnicos, considerando controladores de ambiência, comportamento dos animais e rendimento da produção.
|
BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- identificar as principais biomoléculas existentes no contexto da Biologia;
- explicar a relação existente entre a estrutura e função biológica das moléculas, relacionando-as às situações do cotidiano;
- descrever os fenômenos metabólicos que ocorrem nos organismos vivos;
- relacionar os fenômenos bioquímicos ao âmbito da Biologia;
- relacionar as biomoléculas estudadas com o metabolismo bioenergético;
- detalhar o metabolismo energético, mostrando a importância das principais vias metabólicas para a sobrevivência dos organismos;
- descrever, ilustrar, diferenciar e representar as células procariótica e eucariótica;
- identificar as partes constituintes de um microscópio;
- discutir a organização da estrutura celular e seu funcionamento;
- relatar e exemplificar a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos;
- listar as unidades de medidas utilizadas na microscopia;
- descrever as diferenças e as semelhanças das células nos diferentes reinos de seres vivos;
- especificar as organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções;
- detalhar os conhecimentos sobre os componentes do núcleo da célula, bem como as funções que desempenham;
- demonstrar a presença do DNA nas células;
- diferenciar cromossomos em procariotos e eucariotos;
- identificar os diferentes resultados do processo de divisão e reprodução celular, seja para gerar células somáticas ou para gerar células reprodutivas;
- descrever o processo de reprodução, bem como os aspectos causadores de variabilidade: crossing over; especificar a diferença entre reprodução assexuada e o processo de multiplicação celular por mitose;
- reconhecer que existem duas diferentes finalidades para o processo de meiose, que se dá para a produção de gametas ou de esporos;
- analisar e compreender alguns dos fenômenos físicos que ocorrem nos vegetais durante a absorção da luz;
- comparar fenômenos bioquímicos envolvidos durante o processo de construção de moléculas energéticas, assim como seu consumo;
- analisar a relação entre a produção e consumo de energia nos vegetais e nos ecossistemas.
|
BOTÂNICA |
96
|
BOVINOCULTURA DE CORTE |
72
|
BOVINOCULTURA DE LEITE |
72
|
BROMATOLOGIA APLICADA À CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
48
|
CÃES E GATOS (ANIMAIS DE COMPANHIA) |
48
|
CÁLCULO APLICADO ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
96
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
48
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a demonstrar conhecimento acerca do campo de atuação do profissional de ciências agrárias nos diversos setores das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e global. Para tanto, será necessário:
- Desenvolver uma compreensão abrangente acerca das vocações regionais de produção agropecuária no país e a inserção do profissional de ciências agrárias nesses contextos.
- Determinar situações práticas nas quais o profissional de ciências agrárias poderá atuar e intervir no sentido de prover soluções técnicas.
- Desenvolver a capacidade compreensiva e argumentativa acerca das cadeias agroindustriais.
- Compreender os avanços tecnológicos no campo e os impactos na produtividade e oferta de alimentos, fibras e bioenergia.
- Avaliar criticamente cenários e conjunturas relativas ao campo de atuação do profissional em ciências agrárias.
- Expressar as interações curriculares da formação em ciências agrárias, bem como as interdisciplinaridades ante o contexto decisório no campo profissional.
|
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
72
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
EQUIDEOCULTURA |
72
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I |
120
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II |
120
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
|
EZOOGNÓSIA |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FÍSICA |
96
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais,
de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
|
FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I |
72
O componente FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I trata dos aspectos fisiológicos dos animais, destacando-se os sistemas muscular, nervoso, cardiovascular, endócrino, renal e respiratório, caracterizando os seus constituintes, propriedades e funcionamento no organismo do animal. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a descrever os aspectos fisiológicos destes sistemas, compreender os mecanismos de regulação dos processos fisiológicos integrados no organismo animal, identificar os parâmetros de funcionamento dos sistemas e algumas patologias associadas ao seu funcionamento fisiológico.
|
FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II |
72
O componente FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II trata dos aspectos fisiológicos dos animais, destacando-se a fisiologia da lactação, processos reprodutivos e sistemas digestórios. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a descrever os aspectos fisiológicos destes sistemas, compreender os mecanismos de regulação dos processos fisiológicos integrados no organismo animal, identificar os parâmetros de funcionamento dos sistemas e algumas patologias associadas ao seu funcionamento fisiológico.
|
FORMULAÇÃO E BALANCEAMENTO DE DIETAS E MISTURAS |
48
|
FORRAGICULTURA E PASTAGENS |
72
|
FORRAGICULTURA E PASTAGENS II |
72
|
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
72
|
FUNDAMENTOS DE PROFILAXIA E IMUNOLOGIA |
48
O componente FUNDAMENTOS DE PROFILAXIA E IMUNOLOGIA aborda procedimentos técnicos e recursos científicos através de medidas profiláticas e imunológicas de rebanhos e criações. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender os fundamentos básicos da profilaxia animal, manejo e sanidade animal, agentes etiológicos das principais doenças que acometem os animais domésticos, e propor medidas profiláticas de controle junto aos sistemas de criação animal.
|
GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO |
72
O componente GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS aborda a dinâmica da origem e formação dos solos, sua composição e propriedades físicas, químicas e biológicas impressas na descrição geomorfológica dos horizontes ao longo de um perfil de solo. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, a partir de seus índices; compreender e identificar à campo, traços das 13 ordens atuais de solos recorrentes no país, em especial os Latossolos e Argissolos; e propor estratégias sustentáveis de uso, manejo e conservação dos solos, à partir de sua aptidão e determinação no zoneamento edafoclimático.
|
GENÉTICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- descrever a estrutura da cromatina e dos cromossomos;
- analisar a importância da manutenção da estrutura e do número de cromossomos na hereditariedade;
- identificar os processos que envolvem as anormalidades cromossômicas numéricas e estruturais;
- reconhecer cariótipos que apresentem alterações cromossômicas numéricas e estruturais;
- correlacionar as alterações cromossômicas com os fenótipos que elas causam;
- definir o dogma central da Biologia Molecular e compreender os mecanismos relacionados;
- compreender o fluxo da informação genética e os mecanismos relacionados;
- compreender o que é a expressão gênica e os mecanismos de regulação desse processo;
- conhecer os diferentes mecanismos de regulação da expressão gênica nos organismos procariotos e eucariotos;
- explicar as mudanças evolutivas das populações do ponto de vista genético;
- identificar os mecanismos de seleção de genótipos por meio dos cruzamentos preferenciais;
- compreender a morfologia, fisiologia e comportamento das espécies pela sua adaptação ao meio;
- compreender a importância do ambiente na adaptação dos indivíduos;
- compreender a trajetória histórica da Genética até os dias atuais, bem como sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento;
- considerar a importância dos conhecimentos de Mendel e seu papel como percursor da Genética;
- compreender os mecanismos inerentes à probabilidade e sua aplicabilidade dentro da Genética;
- compreender a Primeira lei de Mendel ou Lei da Pureza;
- estabelecer relações entre características dominantes, recessivas, codominantes e sem dominância;
- reconhecer os elementos constituintes de um heredograma;
- compreender a Segunda lei de Mendel;
- conceituar e compreender a polialelia;
- descrever as relações estabelecidas entre doadores e receptores de sangue – Sistema ABO;
- compreender a ocorrências dos casos de “falso O”;
- descrever e correlacionar o sistema Rh, e o mecanismo causador da eritroblastose fetal, bem como suas implicações fisiológicas;
- compreender o sistema MN;
- compreender como dois ou mais pares de genes alelos interagem entre si para determinar uma única característica de um organismo;
- conceituar a epistasia e correlacionar exemplos práticos de sua ocorrência, bem como realizar cruzamentos relacionados a esse tipo de interação gênica;
- explicar de que forma um único gene pode produzir vários efeitos;
- compreender de que forma os genes podem se manifestar de forma cumulativa, bem como citar exemplos dessa ocorrência;
- diferenciar pleiotropia de herança quantitativa, citando exemplos;
- perceber a importância do sexo para evolução das espécies;
- reconhecer os mecanismos de determinação e diferenciação do sexo;
- explicar a herança relacionada, influenciada e ligada ao sexo;
- caracterizar heranças fenotípicas e genotípicas relacionadas aos cromossomos sexuais;
- determinar as frequências gênicas, genotípicas e fenotípicas de uma população;
- compreender o que é o princípio de Hardy-Weinberg e as condições existentes para que uma população atenda a este princípio;
- compreender como os conceitos de dominância completa, codominância e ausência de dominância se aplicam na determinação da frequência genotípica e fenotípica de uma população;
- reconhecer a existência de casos especiais em Genética de Populações e como se calculam as frequências gênicas e genotípicas nestes casos;
- compreender os fatores que alteram as frequências gênicas em uma população.
|
GEOMÁTICA |
48
|
HISTOLOGIA ANIMAL |
72
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- discutir a importância dos tecidos epiteliais e conjuntivos na organização dos diversos órgãos que compõem o nosso corpo;
- identificar, em um corte histológico de um órgão, os tecidos epiteliais e conjuntivos que o compõem;
- descrever os diferentes tipos de tecido epitelial de revestimento e glandular e, também, os diferentes tipos de tecido conjuntivo existentes;
- comparar glândulas exócrinas e endócrinas, especificando a sua importância para o organismo;
- apontar o papel de cada uma das células do tecido conjuntivo em nosso organismo;
- descrever as principais características dos tecidos cartilaginoso e ósseo;
- explicar o processo de formação e crescimento de um osso;
- diferenciar, quanto à constituição, tecido conjuntivo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo;
- explicar e diferenciar os três tipos de cartilagem;
- caracterizar e diferenciar os dois tipos de tecido ósseo;
- descrever a organização do tecido cartilaginoso e do tecido ósseo;
- explicar os diferentes tipos de ossificação do tecido ósseo;
- descrever as principais características dos tecidos nervoso e muscular;
- explicar a transmissão do impulso nervoso e as sinapses;
- identificar e caracterizar os componentes do sistema nervoso central e periférico;
- diferenciar e caracterizar os três tipos de músculos: esquelético, liso e cardíaco;
- descrever a organização dos três tipos de músculos encontrados na espécie humana;
- explicar o mecanismo de contração muscular.
|
INFORMÁTICA APLICADA |
72
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS I |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS I aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS II |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS II aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS III |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS III aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS IV |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS IV aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS V |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VI |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VII |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VIII |
6
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MANEJO DE PLANTAS INVASORAS |
72
|
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA |
72
O componente MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA aborda o planejamento e manejo do solo agrícola e dos recursos hídricos de modo sustentável, baseados na adoção de técnicas e práticas corretas de uso e conservação do solo e água. Nestes termos, os sistemas de cultivo e técnicas de preparo do solo são tratados no componente, com maior ênfase aos sistemas integrados e conservacionistas.
Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer as melhores práticas de cultivo e técnicas de preparo do solo para o cultivo; compreender índices de qualidade do solo, reconhecer impactos e processos erosivos desencadeados por práticas inadequadas e propor estratégias sustentáveis de uso, manejo e conservação dos solos, à partir de sua aptidão e capacidade.
|
MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLAS |
72
O componente Máquinas e Mecanização Agrícola explora a relevância da mecanização no aumento da eficiência e sustentabilidade da produção agrícola, abordando conceitos essenciais sobre o funcionamento e a operação de máquinas e implementos agrícolas. Os conteúdos abrangem desde a história e evolução da mecanização até o estudo detalhado dos principais tipos de máquinas utilizadas em sistemas produtivos, incluindo tratores, equipamentos de preparo de solo, semeadoras, plantadoras, máquinas de tratamentos fitossanitários e colhedoras. Além disso, o componente inclui o planejamento e o gerenciamento de sistemas mecanizados agrícolas, com foco na otimização dos recursos e na manutenção das máquinas.
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender e aplicar os princípios de funcionamento e manutenção de máquinas agrícolas, escolher e ajustar os implementos de acordo com as necessidades de cada operação, avaliar a eficiência dos sistemas mecanizados e realizar cálculos que fundamentem o gerenciamento racional das máquinas no campo. Com isso, busca-se capacitar o(a) aluno(a) para promover práticas de mecanização que otimizem o rendimento das operações agrícolas, minimizem perdas e contribuam para a sustentabilidade dos sistemas produtivos.
|
MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL I |
48
O componente MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL I tem como objetivo principal fornecer as bases teórico-práticas acerca das técnicas atuais de melhoramento que visam a avaliação do desempenho genético dos animais de interesse econômico. A partir desse objetivo, deve formar princípios básicos das técnicas de genética quantitativa e molecular aplicada ao melhoramento genético, objetivando o desempenho genético de populações animais em caracteres de interesse zootécnico e econômico.
|
MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL II |
48
O componente MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL Ii tem como objetivo principal.... . A partir desse objetivo...
|
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- conceituar parasitismo;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Parasitologia;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Microbiologia;
- explicar o principal dos métodos de exames parasitológicos;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- identificar doenças causadas por bactérias e mecanismos de transmissão;
- reconhecer os estágios da patogênese das doenças bacterianas e sua relação com os mecanismos de defesa e adaptação;
- citar os mecanismos de infecção dos metazoários abordados;
- descrever o ciclo evolutivo dos metazoários estudados;
- citar os quadros clínicos causados pelos metazoários estudados;
- citar as medidas de prevenção e controle das parasitoses estudadas;
- descrever os ciclos biológicos dos metazoários estudados;
- identificar os metazoários que habitam o intestino delgado;
- identificar os metazoários que habitam o intestino grosso;
- enumerar as alterações causadas pelos metazoários estudados.
|
NUTRIÇÃO ANIMAL I: NÃO RUMINANTES |
72
|
NUTRIÇÃO ANIMAL II: RUMINANTES |
72
|
OVINOCULTURA E CAPRINOCULTURA |
72
|
PRÁTICA DE GEOMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
6
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE QUÍMICA TECNOLÓGICA |
12
Neste componente teremos uma abordagem prática dos conteúdos trabalhados teoricamente com os alunos, enfocando a utilização de técnicas e equipamentos necessárias ao desenvolvimento da atividade profissional.
Objetivos Gerais:
Desenvolver a compreensão básica sobre o laboratório químico e a capacidade do aluno para entender os conceitos básicos de química, visando sua aplicação no cotidiano e nas práticas profissionais.
Objetivos Específicos:
-Desenvolver o hábito de trabalhar em equipe através da solidariedade e colaboração com o docente da disciplina e com os colegas;
-Produzir uma conduta que leve em conta sua segurança em laboratório e de seus colegas;
-Ter postura que leve em conta a conservação da vidraria, reativos e equipamentos utilizados em laboratório bem como o uso racional de reagentes;
-Produzir o entendimento da necessária preocupação com a minimização do consumo de reagentes e de geração de resíduos.
-Desenvolver a compreensão do laboratório químico como um espaço didático de produção dos conhecimentos da disciplina.
-Ter a capacidade de empregar as técnicas investigativas experimentais em diferentes situações e como auxiliares e complementares do processo didático.
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
18
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
72
Neste componente teremos a abordagem da química como instrumento de controle por engenheiros, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
|
RELAÇÃO ÁGUA, SOLO, PLANTA E ATMOSFERA |
72
Neste componente curricular, você terá a oportunidade de conhecer a água, o solo, a planta, a atmosfera, principalmente, de estudar, com profundidade, a relação entre eles.
Você descobrirá como esses componentes são importantes para sua vida, para o sua plantação, sua criação, seu rebanho.
Os objetivos da disciplina são: fornecer informações sobre cada um dos componentes da relação água, solo, planta, atmosfera; possibilitar o domínio pelo aluno do conhecimento da área de estudo ; levar o aluno a compreender a aplicabilidade do conteúdo estudado; desenvolver a capacidade crítíco-analítica dos alunos.
|
REPRODUÇÃO DE ANIMAIS DE INTERESSE ZOOTÉCNICO |
72
|
SISTEMAS CONSTRUTIVOS E AMBIÊNCIA |
72
|
SUINOCULTURA |
72
|
TECNOLOGIAS DE PRECISÃO AGRÍCOLA E PECUÁRIA |
96
|
TECNOLOGIAS E PROCESSAMENTOS DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL |
96
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA I |
6
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA II |
6
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA III |
6
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA IV |
6
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA IX |
6
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA V |
6
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA VI |
6
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA VII |
6
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA VIII |
6
|
ZEBUINOCULTURA |
72
|
ZOOLOGIA |
96
|