ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO ANIMAL |
72
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ANATOMIA ANIMAL |
96
O componente curricular capacitará o discente a desenvolver a capacidade interpretativa e reflexiva, aprimorando a qualidade de leitura de textos técnicos-científicos, bem como, da escrita e verbalização. Além disso, este núcleo temático desenvolverá o raciocínio e visão crítica, qualificando o estudante para responder as informações que serão oferecidas em outros núcleos temáticos do mesmo período e dos posteriores. O componente curricular estudará os conceitos gerais da morfologia macroscópica desenvolvendo o conhecimento anatômico dos diversos sistemas que compõe o corpo de um animal doméstico bem como a base fisiológica de cada sistema integrando o conhecimento das estruturas anatômicas e suas funções, valorizando este componente como fornecedor de subsídios para a compreensão de outros do mesmo período e dos subseqüentes; estimulará o discente quanto à necessidade de atualização através de livros textos, atlas, compêndios , periódicos e videoaulas promovendo um bom relacionamento com respeito, cooperação e dedicação, como também utilizar adequadamente a linguagem técnica, relacionada ao conteúdo programático.
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APICULTURA |
72
A Apicultura é um componente essencial no curso de Zootecnia, abordando o manejo racional das abelhas para a produção sustentável de mel, cera, própolis, pólen e geleia real, além do seu papel fundamental na polinização agrícola e conservação ambiental. O objetivo principal é capacitar os estudantes a compreender a biologia, comportamento e fisiologia das abelhas, bem como as técnicas de manejo, sanidade e bem-estar dos enxames. Além disso, a disciplina explora a infraestrutura e equipamentos necessários para a atividade apícola, os processos produtivos e a comercialização dos produtos da colmeia. Também são abordadas as boas práticas de manejo sanitário, identificação e controle de doenças e pragas que afetam as colônias. O componente visa ainda integrar os princípios de sustentabilidade e segurança alimentar, destacando a importância da apicultura para a diversificação de sistemas agropecuários e a geração de renda para pequenos e médios produtores. Por fim, a disciplina busca desenvolver no futuro zootecnista habilidades analíticas e técnicas para otimizar a produção apícola, promovendo o equilíbrio entre produtividade e preservação ambiental.
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AQUICULTURA |
72
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ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM EXTENSÃO RURAL |
168
O componente curricular ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM EXTENSÃO RURAL promove a formação integrada e interdisciplinar dos estudantes, proporcionando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas áreas de Agronomia e Zootecnia em contextos reais de atuação profissional. A disciplina oportuniza o contato direto com comunidades rurais e agricultores familiares, desenvolvendo habilidades técnicas, sociais e comunicativas necessárias para promover melhorias produtivas e socioeconômicas no campo.
Objetivos:
- Proporcionar experiências práticas em extensão rural, associando os conhecimentos técnicos adquiridos no curso às necessidades reais de comunidades rurais.
- Desenvolver competências para planejamento, execução e avaliação de ações extensionistas em Agronomia e Zootecnia.
- Capacitar os estudantes para elaborar diagnósticos socioeconômicos e ambientais, identificando demandas e oportunidades no meio rural.
- Promover habilidades comunicativas e participativas essenciais para atuação em extensão rural.
- Estimular o compromisso ético, social e ambiental na atuação profissional dos futuros Agrônomos e Zootecnistas.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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AVICULTURA |
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BEM-ESTAR E BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL |
48
O componente BEM-ESTAR E BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL trata dos aspectos relacionados aos sistemas de criação animal, fundamentado no conhecimento de elementos e fatores climáticos e suas interações com o ambiente de produção e expressão da produtividade pelos rebanhos. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a analisar e distinguir condições ideais e de estresse calórico em rebanhos, considerando as condições de confinamento e pastejo; traçar estratégias de melhoria de instalações, com vistas ao sombreamento, ventilação e manejo adequado dos animais e avaliar os resultados zootécnicos, considerando controladores de ambiência, comportamento dos animais e rendimento da produção.
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BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- identificar as principais biomoléculas existentes no contexto da Biologia;
- explicar a relação existente entre a estrutura e função biológica das moléculas, relacionando-as às situações do cotidiano;
- descrever os fenômenos metabólicos que ocorrem nos organismos vivos;
- relacionar os fenômenos bioquímicos ao âmbito da Biologia;
- relacionar as biomoléculas estudadas com o metabolismo bioenergético;
- detalhar o metabolismo energético, mostrando a importância das principais vias metabólicas para a sobrevivência dos organismos;
- descrever, ilustrar, diferenciar e representar as células procariótica e eucariótica;
- identificar as partes constituintes de um microscópio;
- discutir a organização da estrutura celular e seu funcionamento;
- relatar e exemplificar a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos;
- listar as unidades de medidas utilizadas na microscopia;
- descrever as diferenças e as semelhanças das células nos diferentes reinos de seres vivos;
- especificar as organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções;
- detalhar os conhecimentos sobre os componentes do núcleo da célula, bem como as funções que desempenham;
- demonstrar a presença do DNA nas células;
- diferenciar cromossomos em procariotos e eucariotos;
- identificar os diferentes resultados do processo de divisão e reprodução celular, seja para gerar células somáticas ou para gerar células reprodutivas;
- descrever o processo de reprodução, bem como os aspectos causadores de variabilidade: crossing over; especificar a diferença entre reprodução assexuada e o processo de multiplicação celular por mitose;
- reconhecer que existem duas diferentes finalidades para o processo de meiose, que se dá para a produção de gametas ou de esporos;
- analisar e compreender alguns dos fenômenos físicos que ocorrem nos vegetais durante a absorção da luz;
- comparar fenômenos bioquímicos envolvidos durante o processo de construção de moléculas energéticas, assim como seu consumo;
- analisar a relação entre a produção e consumo de energia nos vegetais e nos ecossistemas.
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BOTÂNICA |
96
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BOVINOCULTURA DE CORTE |
72
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BOVINOCULTURA DE LEITE |
72
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BROMATOLOGIA APLICADA À CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
48
O componente Bromatologia Aplicada a Ciências Agrárias visa fornecer aos alunos conhecimentos aprofundados sobre a composição química dos alimentos e sua importância na nutrição animal, com foco na aplicação desses conhecimentos na produção animal. Ao final dos estudos, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender os princípios da bromatologia e sua aplicação na nutrição animal.
- Identificar e quantificar os principais componentes químicos dos alimentos utilizados na produção animal.
- Avaliar a qualidade nutricional dos alimentos e sua influência no desempenho animal.
- Aplicar técnicas de análise de alimentos em diferentes contextos de produção animal.
- Interpretar resultados de análises bromatológicas e utilizá-los para otimizar a nutrição animal.
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CÃES E GATOS (ANIMAIS DE COMPANHIA) |
48
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CÁLCULO APLICADO ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
96
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
48
O componente curricular em Ciências Agrárias busca promover o entendimento sistêmico e integrado das diferentes áreas do agronegócio, preparando o estudante para reconhecer oportunidades, identificar demandas e agir estrategicamente no setor. O conteúdo apresentado visa desenvolver uma visão crítica e empreendedora sobre o papel do profissional das ciências agrárias, enfatizando a importância da inovação tecnológica, da competitividade, da sustentabilidade e da adaptabilidade frente às constantes mudanças do cenário nacional e internacional. Ao concluir esta disciplina, o aluno estará apto a planejar e gerenciar sua carreira, alinhando competências técnicas e pessoais às exigências de mercado, além de atuar proativamente em diferentes segmentos e escalas de produção do agronegócio.
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DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
72
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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EQUIDEOCULTURA |
72
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I |
120
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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II |
120
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ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
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EZOOGNÓSIA |
72
O componente Ezoognósia visa fornecer aos alunos conhecimentos aprofundados sobre a avaliação externa dos animais domésticos, com ênfase em sua importância para a seleção e o melhoramento genético na produção animal. Ao final dos estudos, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever as características morfológicas e funcionais dos animais domésticos.
- Aplicar técnicas de avaliação e julgamento de animais para fins de seleção e melhoramento genético.
- Compreender a importância da Ezoognósia na produção animal e na conservação de raças.
- Relacionar as características morfológicas dos animais com seu desempenho produtivo.
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivo Geral:
- Compreender a felicidade e o bem-estar como dimensões fundamentais da formação humana, articulando saberes sobre suas dimensões físicas, mentais, emocionais, espirituais e socioculturais, de modo a promover o autoconhecimento, a qualidade de vida e a participação ativa em ações de extensão que favoreçam o desenvolvimento individual e coletivo.
Objetivos Específicos:
- Analisar as diferentes dimensões que constituem o ser humano, promovendo o autoconhecimento e reflexões sobre as condições concretas de vida na busca pelo equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como um processo educativo construído a partir da reflexão, do diálogo e da interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Relacionar os componentes curriculares do curso para o desenvolvimento de competências voltadas à melhoria da sociedade.
- Examinar criticamente o cenário social, estabelecendo conexões entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva.
- Explorar o universo sociocultural, identificando a importância da arte e da cultura no equilíbrio entre cognição, afeto e satisfação pessoal.
- Identificar práticas de promoção à saúde que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir sobre aspectos do cotidiano e modos de ser e estar no mundo, investigando possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Engajar-se em programas e/ou projetos de extensão na sociedade, articulando conhecimentos acadêmicos com contextos sociais.
- Propor alternativas para minimizar problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento humano e comunitário.
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FÍSICA |
96
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais,
de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
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FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I |
72
O componente FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I trata dos aspectos fisiológicos dos animais, destacando-se os sistemas muscular, nervoso, cardiovascular, endócrino, renal e respiratório, caracterizando os seus constituintes, propriedades e funcionamento no organismo do animal. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a descrever os aspectos fisiológicos destes sistemas, compreender os mecanismos de regulação dos processos fisiológicos integrados no organismo animal, identificar os parâmetros de funcionamento dos sistemas e algumas patologias associadas ao seu funcionamento fisiológico.
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FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II |
72
O componente FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II trata dos aspectos fisiológicos dos animais, destacando-se a fisiologia da lactação, processos reprodutivos e sistemas digestórios. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a descrever os aspectos fisiológicos destes sistemas, compreender os mecanismos de regulação dos processos fisiológicos integrados no organismo animal, identificar os parâmetros de funcionamento dos sistemas e algumas patologias associadas ao seu funcionamento fisiológico.
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FORMULAÇÃO E BALANCEAMENTO DE DIETAS E MISTURAS |
48
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FORRAGICULTURA E PASTAGENS |
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O componente FORRAGICULTURA E PASTAGENS aborda os fundamentos técnicos e práticos relacionados ao manejo de plantas forrageiras e sistemas de pastagens, com ênfase na sustentabilidade e eficiência produtiva. A disciplina proporciona o conhecimento necessário para selecionar, implantar, manejar e recuperar pastagens de forma estratégica, promovendo a integração entre produção animal e conservação ambiental. O componente também enfatiza as tecnologias voltadas à melhoria da produtividade e qualidade das forragens, contribuindo para sistemas agropecuários mais competitivos. Ao final do curso, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de planejar, implementar e manejar sistemas de forragicultura e pastagens, considerando os princípios de manejo integrado, sustentabilidade e bem-estar animal.
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FORRAGICULTURA E PASTAGENS II |
72
O componente FORRAGICULTURA E PASTAGENS II aborda as técnicas para a exploração e sustentabilidade no manejo dee plantas forrageiras e sistemas de pastagens. A disciplina proporciona o conhecimento necessário para corrigir a fertilidade, manejar e planejar a produção forrageira e eficiência na produção animal, promovendo a integração entre produção animal e conservação ambiental. O componente também enfatiza as tecnologias voltadas à melhoria da produtividade e qualidade das forragens, contribuindo para sistemas agropecuários mais competitivos. Ao final do curso, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de planejar, implementar e manejar sistemas de forragicultura e pastagens, considerando os princípios de manejo integrado, sustentabilidade e bem-estar animal.
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FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
72
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FUNDAMENTOS DE PROFILAXIA E IMUNOLOGIA |
48
O componente FUNDAMENTOS DE PROFILAXIA E IMUNOLOGIA aborda procedimentos técnicos e recursos científicos através de medidas profiláticas e imunológicas de rebanhos e criações. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender os fundamentos básicos da profilaxia animal, manejo e sanidade animal, agentes etiológicos das principais doenças que acometem os animais domésticos, e propor medidas profiláticas de controle junto aos sistemas de criação animal.
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GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO |
72
O componente GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS aborda a dinâmica da origem e formação dos solos, sua composição e propriedades físicas, químicas e biológicas impressas na descrição geomorfológica dos horizontes ao longo de um perfil de solo. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, a partir de seus índices; compreender e identificar à campo, traços das 13 ordens atuais de solos recorrentes no país, em especial os Latossolos e Argissolos; e propor estratégias sustentáveis de uso, manejo e conservação dos solos, à partir de sua aptidão e determinação no zoneamento edafoclimático.
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GENÉTICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- descrever a estrutura da cromatina e dos cromossomos;
- analisar a importância da manutenção da estrutura e do número de cromossomos na hereditariedade;
- identificar os processos que envolvem as anormalidades cromossômicas numéricas e estruturais;
- reconhecer cariótipos que apresentem alterações cromossômicas numéricas e estruturais;
- correlacionar as alterações cromossômicas com os fenótipos que elas causam;
- definir o dogma central da Biologia Molecular e compreender os mecanismos relacionados;
- compreender o fluxo da informação genética e os mecanismos relacionados;
- compreender o que é a expressão gênica e os mecanismos de regulação desse processo;
- conhecer os diferentes mecanismos de regulação da expressão gênica nos organismos procariotos e eucariotos;
- explicar as mudanças evolutivas das populações do ponto de vista genético;
- identificar os mecanismos de seleção de genótipos por meio dos cruzamentos preferenciais;
- compreender a morfologia, fisiologia e comportamento das espécies pela sua adaptação ao meio;
- compreender a importância do ambiente na adaptação dos indivíduos;
- compreender a trajetória histórica da Genética até os dias atuais, bem como sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento;
- considerar a importância dos conhecimentos de Mendel e seu papel como percursor da Genética;
- compreender os mecanismos inerentes à probabilidade e sua aplicabilidade dentro da Genética;
- compreender a Primeira lei de Mendel ou Lei da Pureza;
- estabelecer relações entre características dominantes, recessivas, codominantes e sem dominância;
- reconhecer os elementos constituintes de um heredograma;
- compreender a Segunda lei de Mendel;
- conceituar e compreender a polialelia;
- descrever as relações estabelecidas entre doadores e receptores de sangue – Sistema ABO;
- compreender a ocorrências dos casos de “falso O”;
- descrever e correlacionar o sistema Rh, e o mecanismo causador da eritroblastose fetal, bem como suas implicações fisiológicas;
- compreender o sistema MN;
- compreender como dois ou mais pares de genes alelos interagem entre si para determinar uma única característica de um organismo;
- conceituar a epistasia e correlacionar exemplos práticos de sua ocorrência, bem como realizar cruzamentos relacionados a esse tipo de interação gênica;
- explicar de que forma um único gene pode produzir vários efeitos;
- compreender de que forma os genes podem se manifestar de forma cumulativa, bem como citar exemplos dessa ocorrência;
- diferenciar pleiotropia de herança quantitativa, citando exemplos;
- perceber a importância do sexo para evolução das espécies;
- reconhecer os mecanismos de determinação e diferenciação do sexo;
- explicar a herança relacionada, influenciada e ligada ao sexo;
- caracterizar heranças fenotípicas e genotípicas relacionadas aos cromossomos sexuais;
- determinar as frequências gênicas, genotípicas e fenotípicas de uma população;
- compreender o que é o princípio de Hardy-Weinberg e as condições existentes para que uma população atenda a este princípio;
- compreender como os conceitos de dominância completa, codominância e ausência de dominância se aplicam na determinação da frequência genotípica e fenotípica de uma população;
- reconhecer a existência de casos especiais em Genética de Populações e como se calculam as frequências gênicas e genotípicas nestes casos;
- compreender os fatores que alteram as frequências gênicas em uma população.
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GEOMÁTICA |
48
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HISTOLOGIA ANIMAL |
72
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- discutir a importância dos tecidos epiteliais e conjuntivos na organização dos diversos órgãos que compõem o nosso corpo;
- identificar, em um corte histológico de um órgão, os tecidos epiteliais e conjuntivos que o compõem;
- descrever os diferentes tipos de tecido epitelial de revestimento e glandular e, também, os diferentes tipos de tecido conjuntivo existentes;
- comparar glândulas exócrinas e endócrinas, especificando a sua importância para o organismo;
- apontar o papel de cada uma das células do tecido conjuntivo em nosso organismo;
- descrever as principais características dos tecidos cartilaginoso e ósseo;
- explicar o processo de formação e crescimento de um osso;
- diferenciar, quanto à constituição, tecido conjuntivo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo;
- explicar e diferenciar os três tipos de cartilagem;
- caracterizar e diferenciar os dois tipos de tecido ósseo;
- descrever a organização do tecido cartilaginoso e do tecido ósseo;
- explicar os diferentes tipos de ossificação do tecido ósseo;
- descrever as principais características dos tecidos nervoso e muscular;
- explicar a transmissão do impulso nervoso e as sinapses;
- identificar e caracterizar os componentes do sistema nervoso central e periférico;
- diferenciar e caracterizar os três tipos de músculos: esquelético, liso e cardíaco;
- descrever a organização dos três tipos de músculos encontrados na espécie humana;
- explicar o mecanismo de contração muscular.
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INFORMÁTICA APLICADA |
72
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS I |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS I aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS II |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS II aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS III |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS III aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS IV |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS IV aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS V |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS V aborda de forma interdisciplinar as práticas de adubação verde e o uso de plantas de cobertura, integrando conhecimentos agronômicos e zootécnicos. Este componente visa capacitar os alunos a compreenderem os fundamentos técnicos dessas práticas, sua aplicação em sistemas agrícolas e pecuários e os benefícios econômicos, ambientais e produtivos.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VI |
6
O componente Laboratório Virtual de Ciências Agrárias VI visa capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem os princípios e práticas de pós-colheita, armazenamento e transporte de matérias-primas essenciais para a produção de rações animais de alta qualidade. Ao final dos estudos, o aluno deverá ser capaz de analisar criticamente os processos de colheita, secagem, limpeza e armazenamento de grãos e outras matérias-primas, identificando os fatores que afetam a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos, avaliar e selecionar tecnologias e equipamentos adequados para a pós-colheita e armazenamento, considerando a preservação da qualidade dos ingredientes e a eficiência dos processos, compreender e aplicar os princípios de controle de qualidade na cadeia de produção de ingredientes e rações, desde a colheita até a entrega dos alimentos nas fábricas, garantindo a segurança e a rastreabilidade dos produtos e identificar e solucionar problemas relacionados à pós-colheita e armazenamento, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para otimizar a produção de rações animais.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VII |
6
O Laboratório Virtual de Ciências Agrárias VII tem como objetivo capacitar os alunos a compreender e aplicar os conceitos da bioeconomia na produção agrícola e pecuária, promovendo práticas sustentáveis e economicamente viáveis. O componente abrange estratégias de valorização de resíduos, bioinsumos, certificações ambientais e políticas públicas voltadas à sustentabilidade no setor agropecuário. Ao final do laboratório, o aluno deverá ser capaz de compreender o conceito de bioeconomia e seus impactos no agronegócio, analisar o potencial da valorização de resíduos e biomateriais na agropecuária, avaliar políticas públicas e certificações voltadas à sustentabilidade agropecuária, discutir o mercado de créditos de carbono e estratégias de agricultura de baixo carbono.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VIII |
6
O Laboratório Virtual de Agricultura Digital e Inteligência Artificial no Campo (LAV 8) tem como objetivo capacitar os alunos a compreender e aplicar tecnologias de ponta no setor agropecuário, aumentando a eficiência produtiva e a sustentabilidade. O componente aborda desde fundamentos da agricultura digital até desafios e oportunidades da IA na agropecuária moderna. Ao final do laboratório, o aluno deverá ser capaz de compreender os fundamentos da agricultura digital e sua evolução, aplicar conceitos de inteligência artificial e machine learning para otimização agrícola, analisar o impacto do big data e da IoT no monitoramento agropecuário, avaliar desafios da digitalização, segurança de dados e viabilidade de implementação.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MANEJO DE PLANTAS INVASORAS |
72
O componente MANEJO DE PLANTAS INVASORAS aborda os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à identificação, ecologia e manejo das plantas invasoras nos agroecossistemas. A disciplina enfatiza o impacto das plantas invasoras sobre a produtividade agrícola e a sustentabilidade ambiental, desenvolvendo competências para planejar, executar e avaliar estratégias de manejo integrado e sustentável. Após concluir o curso desta disciplina, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a identificar plantas invasoras, analisar sua dinâmica populacional, propor e aplicar estratégias de manejo, avaliar impactos ambientais e conduzir ações de comunicação técnica voltadas ao manejo responsável.
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MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA |
72
O componente MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA aborda o planejamento e manejo do solo agrícola e dos recursos hídricos de modo sustentável, baseados na adoção de técnicas e práticas corretas de uso e conservação do solo e água. Nestes termos, os sistemas de cultivo e técnicas de preparo do solo são tratados no componente, com maior ênfase aos sistemas integrados e conservacionistas.
Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer as melhores práticas de cultivo e técnicas de preparo do solo para o cultivo; compreender índices de qualidade do solo, reconhecer impactos e processos erosivos desencadeados por práticas inadequadas e propor estratégias sustentáveis de uso, manejo e conservação dos solos, à partir de sua aptidão e capacidade.
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MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLAS |
72
O componente Máquinas e Mecanização Agrícola explora a relevância da mecanização no aumento da eficiência e sustentabilidade da produção agrícola, abordando conceitos essenciais sobre o funcionamento e a operação de máquinas e implementos agrícolas. Os conteúdos abrangem desde a história e evolução da mecanização até o estudo detalhado dos principais tipos de máquinas utilizadas em sistemas produtivos, incluindo tratores, equipamentos de preparo de solo, semeadoras, plantadoras, máquinas de tratamentos fitossanitários e colhedoras. Além disso, o componente inclui o planejamento e o gerenciamento de sistemas mecanizados agrícolas, com foco na otimização dos recursos e na manutenção das máquinas.
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender e aplicar os princípios de funcionamento e manutenção de máquinas agrícolas, escolher e ajustar os implementos de acordo com as necessidades de cada operação, avaliar a eficiência dos sistemas mecanizados e realizar cálculos que fundamentem o gerenciamento racional das máquinas no campo. Com isso, busca-se capacitar o(a) aluno(a) para promover práticas de mecanização que otimizem o rendimento das operações agrícolas, minimizem perdas e contribuam para a sustentabilidade dos sistemas produtivos.
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MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL I |
48
O componente MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL I tem como objetivo principal fornecer as bases teórico-práticas acerca das técnicas atuais de melhoramento que visam a avaliação do desempenho genético dos animais de interesse econômico. A partir desse objetivo, deve formar princípios básicos das técnicas de genética quantitativa e molecular aplicada ao melhoramento genético, objetivando o desempenho genético de populações animais em caracteres de interesse zootécnico e econômico.
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MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL II |
48
O componente MELHORAMENTO GENÉTICO II aborda os fundamentos técnicos e práticos relacionados à seleção e acasalamento de animais com base em critérios zootécnicos e avaliações genéticas. A disciplina proporciona o conhecimento necessário para interpretar e aplicar provas zootécnicas, sumários de avaliações genéticas, e estratégias de melhoramento voltadas ao aumento da eficiência produtiva e reprodutiva dos rebanhos.
O componente também enfatiza o uso racional do parentesco nos acasalamentos, abordando conceitos de endogamia e exogamia, além do cálculo de coeficientes de parentesco. São discutidos os diferentes sistemas de cruzamentos e a aplicação das biotecnologias reprodutivas como ferramentas complementares no avanço genético.
Ao final do curso, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de elaborar estratégias de acasalamento com base em dados genéticos e zootécnicos, aplicar programas de melhoramento em diferentes espécies domésticas de interesse econômico no Brasil, e interpretar informações técnicas com foco em ganhos genéticos sustentáveis e economicamente viáveis.
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MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- conceituar parasitismo;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Parasitologia;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Microbiologia;
- explicar o principal dos métodos de exames parasitológicos;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- identificar doenças causadas por bactérias e mecanismos de transmissão;
- reconhecer os estágios da patogênese das doenças bacterianas e sua relação com os mecanismos de defesa e adaptação;
- citar os mecanismos de infecção dos metazoários abordados;
- descrever o ciclo evolutivo dos metazoários estudados;
- citar os quadros clínicos causados pelos metazoários estudados;
- citar as medidas de prevenção e controle das parasitoses estudadas;
- descrever os ciclos biológicos dos metazoários estudados;
- identificar os metazoários que habitam o intestino delgado;
- identificar os metazoários que habitam o intestino grosso;
- enumerar as alterações causadas pelos metazoários estudados.
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NUTRIÇÃO ANIMAL I: NÃO RUMINANTES |
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A alimentação adequada dos animais monogástricos significa prover alimentos de qualidade, os quais respondem por volta de 70 a 80% dos custos de produção. Conhecer os processos de digestão e absorção dos nutrientes que estão presentes nos alimentos, bem como suas propriedades e restrições é essencial, para adequar o uso desses alimentos às exigências nutricionais dos animais monogástricos e categorias. O técnico necessita de tais conhecimentos, para bem atuar no exercício profissional.
Este componente curricular tem como objetivo: informar, habilitar e formar o estudante de Zootecnia, nos diversos processos e técnicas que envolvem os alimentos destinados aos animais, seus melhores aproveitamentos e o conhecimento das propriedades desses alimentos disponíveis e, consequentemente, a adequação do uso desses às necessidades nutricionais dos animais.
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NUTRIÇÃO ANIMAL II: RUMINANTES |
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OVINOCULTURA E CAPRINOCULTURA |
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PRÁTICA DE GEOMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
6
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PRÁTICA LABORATORIAL DE QUÍMICA TECNOLÓGICA |
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Neste componente teremos uma abordagem prática dos conteúdos trabalhados teoricamente com os alunos, enfocando a utilização de técnicas e equipamentos necessárias ao desenvolvimento da atividade profissional.
Objetivos Gerais:
Desenvolver a compreensão básica sobre o laboratório químico e a capacidade do aluno para entender os conceitos básicos de química, visando sua aplicação no cotidiano e nas práticas profissionais.
Objetivos Específicos:
-Desenvolver o hábito de trabalhar em equipe através da solidariedade e colaboração com o docente da disciplina e com os colegas;
-Produzir uma conduta que leve em conta sua segurança em laboratório e de seus colegas;
-Ter postura que leve em conta a conservação da vidraria, reativos e equipamentos utilizados em laboratório bem como o uso racional de reagentes;
-Produzir o entendimento da necessária preocupação com a minimização do consumo de reagentes e de geração de resíduos.
-Desenvolver a compreensão do laboratório químico como um espaço didático de produção dos conhecimentos da disciplina.
-Ter a capacidade de empregar as técnicas investigativas experimentais em diferentes situações e como auxiliares e complementares do processo didático.
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PRÁTICA LABORATORIAL EM DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
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QUÍMICA TECNOLÓGICA |
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Neste componente teremos a abordagem da química como instrumento de controle por engenheiros, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
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RELAÇÃO ÁGUA, SOLO, PLANTA E ATMOSFERA |
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Neste componente curricular, você terá a oportunidade de conhecer a água, o solo, a planta, a atmosfera, principalmente, de estudar, com profundidade, a relação entre eles.
Você descobrirá como esses componentes são importantes para sua vida, para o sua plantação, sua criação, seu rebanho.
Os objetivos da disciplina são: fornecer informações sobre cada um dos componentes da relação água, solo, planta, atmosfera; possibilitar o domínio pelo aluno do conhecimento da área de estudo ; levar o aluno a compreender a aplicabilidade do conteúdo estudado; desenvolver a capacidade crítíco-analítica dos alunos.
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REPRODUÇÃO DE ANIMAIS DE INTERESSE ZOOTÉCNICO |
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Propiciar ao aluno conhecimentos básicos da anatomia do sistema reprodutivo de machos e fêmeas de animais de produção. Conhecimento da fisiologia da reprodução e protocolos hormonais reprodutivos. Entender sobre o manejo reprodutivo desde o mais simples até os de maiores tecnologias. Calcular índices reprodutivos e desenvolver um raciocínio crítico para que possam decidir sobre a opção de descarte ou tratamento dos animais das espécies com valor comercial, sempre considerando a importância da relação custo benefício. Compreender a importância do reprodutor e as formas de coleta e manipulação do sêmen para as biotécnicas reprodutivas.
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SISTEMAS CONSTRUTIVOS E AMBIÊNCIA |
72
O componente SISTEMAS CONSTRUTIVOS E AMBIÊNCIA aborda os princípios técnicos e práticos para o planejamento e construção de estruturas agropecuárias, com ênfase na eficiência produtiva e no conforto ambiental. A disciplina busca capacitar o(a) aluno(a) a projetar e implementar sistemas construtivos adaptados às condições climáticas e às necessidades específicas de cada produção. Além disso, a disciplina explora tecnologias modernas e práticas sustentáveis para otimizar o uso de recursos e minimizar impactos ambientais. Ao final do curso, o(a) aluno(a) estará apto(a) a planejar, executar e avaliar projetos construtivos que integram funcionalidade, bem-estar animal e sustentabilidade.
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SUINOCULTURA |
72
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TECNOLOGIAS DE PRECISÃO AGRÍCOLA E PECUÁRIA |
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O componente TECNOLOGIAS DE PRECISÃO AGRÍCOLA E PECUÁRIA aborda a aplicação de ferramentas tecnológicas avançadas na gestão de sistemas produtivos agrícolas e pecuários. A disciplina busca capacitar o(a) aluno(a) a integrar tecnologias como geotecnologias, sensores e inteligência artificial para aumentar a eficiência produtiva, reduzir custos e promover a sustentabilidade. Ao final do curso, o(a) aluno(a) estará apto(a) a planejar, implementar e utilizar tecnologias de precisão para tomada de decisões estratégicas no campo, considerando aspectos técnicos, econômicos e ambientais.
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TECNOLOGIAS E PROCESSAMENTOS DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA I |
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA II |
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA III |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA IV |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA IX |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA V |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA VI |
6
O componente "Pós-colheita e Qualidade das Matérias-Primas Usadas na Produção de Alimentos para Animais" visa capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem os princípios e práticas de pós-colheita, armazenamento e transporte de matérias-primas essenciais para a produção de rações animais de alta qualidade. Ao final dos estudos, o aluno deverá ser capaz de:
- Analisar criticamente os processos de colheita, secagem, limpeza e armazenamento de grãos e outras matérias-primas, identificando os fatores que afetam a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos.
- Avaliar e selecionar tecnologias e equipamentos adequados para a pós-colheita e armazenamento, considerando a preservação da qualidade dos ingredientes e a eficiência dos processos.
- Compreender e aplicar os princípios de controle de qualidade na cadeia de produção de rações, desde a colheita até a entrega dos alimentos nas fábricas, garantindo a segurança e a rastreabilidade dos produtos.
- Identificar e solucionar problemas relacionados à pós-colheita e armazenamento, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para otimizar a produção de rações animais.
- Desenvolver habilidades práticas por meio de visitas técnicas e análise de casos reais, conectando a teoria à prática e ampliando a visão do campo de atuação do zootecnista na cadeia de produção de rações.
- Promover o desenvolvimento profissional por meio do contato com produtores, técnicos e outros profissionais da área, ampliando a rede de contatos e explorando as diversas áreas de atuação do zootecnista.
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA VII |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA APLICADA À ZOOTECNIA VIII |
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ZEBUINOCULTURA |
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ZOOLOGIA |
96
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