ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
Objetivos Específicos:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Identificar se um conjunto é espaço vetorial;
- Identificar se um conjunto é espaço subespaço vetorial;
- Resolver uma combinação linear;
- Determinar uma matriz de uma transformação linear;
- Identificar se um espaço vetorial é base e dimensão;
- Calcular os autovalores e os autovetores de matrizes;
- Calcular a Diagonalização de um operador linear;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
|
ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS |
72
Objetivo Geral
Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de programas.
Objetivo Específico
Familiarizar-se com a rotinas básicas de construção de algoritmos (instruções matemáticas e lógicas) e utilizar o aplicativo VISUALG como ferramenta de aprendizado.
|
ALGORITMOS GENÉTICOS |
48
|
ANÁLISE COMBINATÓRIA |
96
Objetivos Gerais:
- Utilizar o estudo da análise combinatória, como forma de resolução de problemas que envolvam raciocínio lógico dedutivo, combinações e possibilidades.
Objetivos Específicos:
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- Enunciar as regras básicas da contagem: a regra da soma e a regra do produto;
- Aplicar a regra da soma e do produto na resolução de problemas de análise combinatória.
- Identificar arranjos, permutações, combinações simples, arranjos com repetição e permutações com elementos repetidos, usando as definições dadas;
- Resolver problemas, usando as fórmulas obtidas ou usando a regra do produto e a regra da soma
- Utilizar as propriedades do triângulo de Pascal na resolução de exercícios;
- Resolver exercícios que envolvam números binomiais:
- Desenvolver um binômio por meio do teorema binomial;
- Resolver exercícios que envolvam o termo geral do binômio de Newton;
- Identificar e calcular a probabilidade condicional;
- Aplicar a regra do produto para o cálculo de probabilidade da intersecção de eventos;
- Aplicar o teorema da probabilidade total e o teorema de Bayes;
- Identificar eventos independentes e calcular a sua probabilidade;
- Identificar experimentos ou ensaios para os quais se aplica a lei binomial de probabilidades;
- Aplicar a lei binomial de probabilidades;
|
ANÁLISE PREDITIVA |
72
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
BANCO DE DADOS |
96
Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
|
BANCO DE DADOS II |
72
Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
|
BANCO DE DADOS NOSQL |
72
|
BUSINESS INTELLIGENCE, ANALYTICS E BIG DATA |
72
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
COMPUTAÇÃO E DADOS EM NUVENS |
72
|
DATA MINING |
48
|
DATAOPS |
72
|
DIREITO DIGITAL |
72
O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Direito Digital.
Propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção elementar, crítica e lógico-sistemática do funcionamento Estatal no âmbito dos conflitos oriundos das práticas originárias do modelo atual de informação e comunicação na sociedade.
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENGENHARIA E MODELAGEM DE DADOS |
72
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FRAMEWORK PARA BIG DATA |
72
|
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
72
Objetivos Gerais:
- Compreender os instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento das atividades administrativas, gerenciais e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização;
- Implementar e administrar Sistemas de Informações Gerenciais;
- Propor estratégias para a organização do conhecimento e elaborar o planejamento estratégico para a gestão de informações.
Objetivos Específicos:
- Planejar e administrar Sistemas para Gestão de Informações, a partir de uma visão atualizada das tecnologias emergentes no mundo da informática, especialmente no que se refere aos recursos da Internet, das redes de computadores e serviços de teleprocessamento;
- Fazer uso da informática e da telecomunicação, sabendo identificar quais os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
|
GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO |
96
|
GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA |
48
Fomentar os conceitos e a importância da governança corporativa para melhorar o desempenho dos negócios na administração empresarial. Estabelecendo critérios e mecanismos internos e externos de governança corporativa que vão ser aplicados em diferentes tipos de organização.
|
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
72
|
INTERNET DAS COISAS |
48
Objetivo geral:
- apreciar os avanços tecnológicos e as invenções, trazidas pela Internet das Coisas que revolucionaram nossos lares e o parque industrial;
- analisar novas oportunidades de nichos tecnológicos e sua aplicação no novo cenário em relação à Internet das Coisas;
- levantar perspectivas das possíveis transformações tecnológicas, identificar novos modelos de negócio e vantagens competitivas baseadas em plataformas tecnológicas computacionais, voltadas, sobretudo, para o nicho da Internet das Coisas, no cenário atual e suas projeções para a próxima década.
Objetivo específico: Habilitar o aluno no conhecimento de IOT, conhecer recursos e técnicas para uso e implementação da tecnologia.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
MATEMÁTICA DISCRETA |
72
Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração. Formalização do pensamento lógico. Utilização e entendimento de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais. Solucionar problemas, de natureza computacional, através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos:
1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais.
|
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL |
96
a) utilizar adequadamente os recursos de comunicação e expressão em situações relacionadas ao exercício profissional, expressando-se de modo crítico e criativo frente aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
b) ter atitude persuasiva e influente nos relacionamentos interpessoais e intergrupais;
c) reconhecer as diferentes características das organizações para elaborar, implementar e consolidar projetos que sejam exequíveis;
d) ponderar as influências externas na tomada de decisões, com capacidade crítica, analítica e de síntese;
e) buscar informações e oportunidades de negócios, pensar estrategicamente e agir de forma criativa;
f) identificar, mensurar, assumir e conviver com riscos;
g) ser capaz de resolver problemas de forma a atuar preventivamente, com base em conhecimentos que o(a) auxiliem no processo de tomada de decisões;
h) buscar permanentemente resultados tendo iniciativa, determinação e vontade política e administrativa;
i) usar apropriadamente as novas tecnologias de informação, e
j) ser capaz de realizar consultoria em gestão e administração, emitir pareceres e perícias administrativas, gerenciais e organizacionais.
Ao final dos estudos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
- Formular a expressão matemática (lei de formação) de uma função elementar a partir de informação sobre seu comportamento;
- Identificar situações problemas solucionáveis por meio do emprego de funções de uma variável;
- Resolver problemas de aplicação das funções elementares em situações práticas do cotidiano;
- Construir gráficos cartesianos das funções de uma variável;
- Analisar os gráficos de algumas funções elementares e determinar a lei de formação dessas funções a partir do seu gráfico;
- Definir módulo;
- Reconhecer que o módulo de um número real é sempre positivo;
- Definir e identificar funções, equações, inequações modulares, exponenciais e logarítmicas;
- Analisar o gráfico bem como o domínio das funções modulares, exponenciais e logarítmicas;
- Aplicar logaritmos em operações aritméticas complicadas, tais como potenciação e radiciação, transformando-as em operações mais simples;
- Resolver problemas que envolvem funções modulares, exponenciais e logarítmicas;
- Definir uma matriz qualquer;
- Determinar a respectiva ordem de uma matriz;
- Estabelecer a igualdade entre duas matrizes;
- Estabelecer as operações algébricas de adição, subtração e multiplicação de matrizes;
- Analisar e efetuar cálculos algébricos sobre uma, duas ou mais matrizes e analisar quando tais cálculos são possíveis de serem efetuados;
- Determinar a matriz inversa de uma matriz dada e estabelecer a condição de existência da mesma;
- Calcular o determinante de matrizes de ordem menores ou iguais a três;
- Analisar intuitivamente a utilização do teorema de Laplace, no caso de matrizes quadradas de ordem 3;
- Compreender o teorema de Laplace;
- Aplicar o teorema de Laplace como ferramenta para o cálculo do determinante de matrizes de ordens maiores que 3.
- Utilizar o Teorema de Laplace para compreender propriedades relacionadas aos determinantes;
- Compreender questões de existência ou não de matrizes inversas, relacionando-as ao seu determinante;
- Verificar quando uma determinada equação é linear ou não;
- Determinar quando um conjunto de números é uma solução de sistema de equações lineares;
- Relacionar a abordagem de sistemas de equações lineares com conceitos vistos nas unidades anteriores, como é o caso de matrizes e de determinantes;
- Aplicar os métodos de escalonamentos e a regra de Cramer, para determinar soluções de sistemas lineares;
- Conceituar e determinar soluções, referentes aos sistemas de equações lineares homogêneos;
Analisar e resolver situações-problema diversas, envolvendo sistemas de equações lineares.
|
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS |
72
A programação orientada a objetos exerce um papel fundamental dentro do curso, capacitando o aluno a desenvolver programas utilizando o paradigma orientado a objetos para resolução de problemas.
A programação orientada a objetos é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressamos as coisas na vida real do que os outros tipos de programação e é cada vez mais empregada no desenvolvimento de sistemas. Com esse intuito, os conteúdos de orientação a objetos abordados nesta disciplina têm como objetivos:
Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração, possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer através da metodologia para desenvolvimento de algoritmos os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas orientados a objetos.
Possibilitar ao aluno distinguir os conceitos de orientação a objetos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas.
Permitir a escolha de processos lógicos e a critica as suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis.
Aprender a pensar nos problemas de forma diferente para escrever os programas em termos de objetos, classes, propriedades, métodos e outros conceitos de orientação a objetos.
|
REDES NEURAIS E DEEPLEARNING |
72
|
SEGURANÇA EM BANCO DE DADOS E BIG DATA |
72
|
SÉRIES TEMPORIAS |
72
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISTRIBUIDOS - BLOCKCHAIN |
72
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
72
- Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade.
- Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século.
- Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital.
|
VISUALIZAÇÃO DE DADOS E DESIGN DE DASHBOARD |
72
|