INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
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Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, dando ênfase ao perfil do(a) empreendedor(a), apresentando técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento de recursos necessários ao negócio, estimulando a criatividade e a aprendizagem proativa.
Objetivos Específicos:
- Preparar os(às) alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
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INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
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Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
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TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
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Objetivo Geral
Possibilitar ao(a) acadêmico(a) do curso de Administração compreender os fatos históricos que deram sustentação para o desenvolvimento da Ciência Administrativa, bem como, dotá-lo(a) de conhecimento de como ocorrem os problemas, fatos, processos e sistemas administrativos através de suas teorias e escolas.
Objetivos Específicos:
- Possibilitar o conhecimento dos papeis do(a) administrador(a);
- Identificar a administração como ciência ou arte ou profissão;
- Potencializar o perfil de liderança e os comportamentos e características empreendedoras na formação do(a) profissional que poderá atuar na área empresarial;
- Compreensão dos motivos que levaram ao surgimento de cada teoria, assim como, a importância e contribuições que cada uma delas exerce no conhecimento ambiental (interno e externo) das organizações;
- Entender e interpretar os vários conceitos de administração, com os seus princípios e níveis;
- Permitir a visualização da conjuntura em que as organizações estão inseridas no mundo globalizado e altamente competitivo; e, finalmente,
- Incentivar de forma criativa e crítica, uma postura proativa e outras atitudes coerentes com sua formação profissional.
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CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
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a) utilizar adequadamente os recursos de comunicação e expressão em situações relacionadas ao exercício profissional, expressando-se de modo crítico e criativo frente aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
b) ter atitude persuasiva e influente nos relacionamentos interpessoais e intergrupais;
c) reconhecer as diferentes características das organizações para elaborar, implementar e consolidar projetos que sejam exequíveis;
d) ponderar as influências externas na tomada de decisões, com capacidade crítica, analítica e de síntese;
e) buscar informações e oportunidades de negócios, pensar estrategicamente e agir de forma criativa;
f) identificar, mensurar, assumir e conviver com riscos;
g) ser capaz de resolver problemas de forma a atuar preventivamente, com base em conhecimentos que o(a) auxiliem no processo de tomada de decisões;
h) buscar permanentemente resultados tendo iniciativa, determinação e vontade política e administrativa;
i) usar apropriadamente as novas tecnologias de informação, e
j) ser capaz de realizar consultoria em gestão e administração, emitir pareceres e perícias administrativas, gerenciais e organizacionais.
Ao final dos estudos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
- Formular a expressão matemática (lei de formação) de uma função elementar a partir de informação sobre seu comportamento;
- Identificar situações problemas solucionáveis por meio do emprego de funções de uma variável;
- Resolver problemas de aplicação das funções elementares em situações práticas do cotidiano;
- Construir gráficos cartesianos das funções de uma variável;
- Analisar os gráficos de algumas funções elementares e determinar a lei de formação dessas funções a partir do seu gráfico;
- Definir módulo;
- Reconhecer que o módulo de um número real é sempre positivo;
- Definir e identificar funções, equações, inequações modulares, exponenciais e logarítmicas;
- Analisar o gráfico bem como o domínio das funções modulares, exponenciais e logarítmicas;
- Aplicar logaritmos em operações aritméticas complicadas, tais como potenciação e radiciação, transformando-as em operações mais simples;
- Resolver problemas que envolvem funções modulares, exponenciais e logarítmicas;
- Definir uma matriz qualquer;
- Determinar a respectiva ordem de uma matriz;
- Estabelecer a igualdade entre duas matrizes;
- Estabelecer as operações algébricas de adição, subtração e multiplicação de matrizes;
- Analisar e efetuar cálculos algébricos sobre uma, duas ou mais matrizes e analisar quando tais cálculos são possíveis de serem efetuados;
- Determinar a matriz inversa de uma matriz dada e estabelecer a condição de existência da mesma;
- Calcular o determinante de matrizes de ordem menores ou iguais a três;
- Analisar intuitivamente a utilização do teorema de Laplace, no caso de matrizes quadradas de ordem 3;
- Compreender o teorema de Laplace;
- Aplicar o teorema de Laplace como ferramenta para o cálculo do determinante de matrizes de ordens maiores que 3.
- Utilizar o Teorema de Laplace para compreender propriedades relacionadas aos determinantes;
- Compreender questões de existência ou não de matrizes inversas, relacionando-as ao seu determinante;
- Verificar quando uma determinada equação é linear ou não;
- Determinar quando um conjunto de números é uma solução de sistema de equações lineares;
- Relacionar a abordagem de sistemas de equações lineares com conceitos vistos nas unidades anteriores, como é o caso de matrizes e de determinantes;
- Aplicar os métodos de escalonamentos e a regra de Cramer, para determinar soluções de sistemas lineares;
- Conceituar e determinar soluções, referentes aos sistemas de equações lineares homogêneos;
Analisar e resolver situações-problema diversas, envolvendo sistemas de equações lineares.
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ÉTICA |
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MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO
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SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
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A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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MATEMÁTICA FINANCEIRA |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
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ECONOMIA E MERCADOS |
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Despertar para uma visão global e para um posicionamento real, racional e harmônico sobre as inúmeras variáveis que interferem e conduzem a vida econômica (monetária ou não) das organizações e da sociedade como um todo, num mundo cada vez mais incerto e competitivo. Objetiva ainda, proporcionar aos(às) educandos(as) maior compreensão do ambiente econômico no qual interagem e a construção de conhecimentos que possam auxiliá-los nas tomadas de decisão de forma crítica e racional.
Objetivos Específicos
Ao final do período letivo o(a) estudante deverá:
- Entender a relação da empresa inserida na macroeconomia.
- Compreender as questões estratégicas de uma organização, no que se refere à concorrência, custo e formação de preços.
- Compreender a realidade econômica brasileira
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GESTÃO DE MATERIAIS |
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CONTABILIDADE BÁSICA |
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Objetivo Geral
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Formar gestores que sejam capazes de:
- pensar estratégica e sistematicamente, de forma a compreender a complexidade das organizações;
- trabalhar em equipe com o objetivo de atingir resultados;
- construir uma consistente base teórico-prática e econômico-financeira que o capacite a tomar decisões nas organizações;
- estimular o exercício de atitudes empreendedoras;
- estimular a criação, manutenção e crescimento de novos negócios; formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
- formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
·Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
·Relacionar os termos população e amostra;
·Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
·Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
·Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
·Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
·Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
·Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
·Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
·Definir experimento, espaço amostral e evento;
·Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
·Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
·Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
·Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
·Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal .
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GESTÃO FINANCEIRA |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam tomar decisões subsidiadas com as ferramentas da gestão financeira, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Gestão Financeira em diversas áreas administrativas, no âmbito profissional e pessoal, discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Reconhecer os conceitos introdutórios da Administração Financeira;
- Diferenciar resultado econômico do resultado financeiro;
- Selecionar as formas de utilização e apresentação do Fluxo de Caixa, para as decisões gerenciais;
- Utilizar as técnicas da Matemática Financeira, aplicadas às atividades de investimento e de financiamento;
- Relembrar algumas técnicas da calculadora HP 12C;
- Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo voltado para a prática financeira;
- Entender os tipos de modalidades de Atividades de Investimento e de Financiamento;
- Aprimorar as aplicações das técnicas da Matemática Financeira na Administração do Capital de Giro das empresas;
- Entender as diversas atividades relacionadas à Administração do Capital de Giro das Empresas;
- Perceber as transações de Investimento e de Financiamento que ocorrem no dia a dia das empresas, relacionadas com a Administração do Capital de Giro;
- Apresentar, no contexto empresarial, as aplicações técnicas da matemática financeira aplicadas às projeções demonstrativo-financeiras de curto e de longo prazo;
- Desenvolver atividades relacionadas às projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo;
- Aplicar, no contexto empresarial, as formas de análise de investimento relacionadas com as projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo.
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ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
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ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS |
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O componente curricular Análise das Demonstrações Contábeis visa transformar os dados dos demonstrativos contábeis em informações e indicações de importância para determinado interesse decisório de ordem econômica e financeira, bem como em outros detalhamentos e informações adicionais que sejam necessários para a empresa atingir suas metas.
⇒ Objetivo Geral:
Levar o aluno a analisar os demonstrativos contábeis, identificando as melhores soluções para a operacionalização da empresa e atingimento de suas metas.
⇒ Objetivos Específicos:
Informar o posicionamento relativo e a evolução de vários grupos contábeis
Levar o aluno a entender a análise dos demonstrativos contábeis como um painel de controle da administração.
Acompanhar as tendências e o desempenho financeiro e de rentabilidade da empresa e de seus concorrentes.
Estabelecer uma análise de tendências e desempenho dentro da própria empresa, comparando os índices e relacionamentos com os mesmos indicadores expressos em termos de metas, considerando sempre o custo de oportunidade. Auxiliar na gestão financeira da entidade, através da análise do seu capital de giro.
Auxiliar na gestão financeira da entidade, através da análise do seu capital de giro.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
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MÉTODOS QUANTITATIVOS |
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GESTÃO DA PRODUÇÃO |
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Objetivos Gerais
Contribuir para a compreensão de que as organizações, enquanto sistemas dinâmicos, necessitam de modelos e ferramentas de gestão adequados para que sua sobrevivência seja garantida;
Contribuir para a difusão e aperfeiçoamento dos conceitos da Gestão da Produção, como parte importante para o aumento da competitividade das organizações.
Objetivos Específicos
Desenvolver nos (nas) alunos (as) um espírito crítico permitindo que, ao participarem da gestão das organizações, possam permanentemente questionar sobre os métodos e processos adotados na Gestão da Produção, e estejam capacitados (as) a buscar as melhores respostas às indagações;
Capacitar o (a) aluno (a) a participar, compreender e desenvolver atividades de Gestão da Produção e avaliar os impactos no desempenho da organização.
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CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
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Objetivo Geral:
· Identificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão.
Objetivos Específicos:
· Conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos;
· Proporcionar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos;
· Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos;
· Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
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GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES |
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A presente disciplina visa propiciar conhecimentos e experiências que agreguem valor à gestão, analisando o processo de evolução da gestão de pessoas, buscando o ajuste na relação indivíduo x organização a partir da compreensão das estratégias e dos aspectos técnicos utilizados para o gerenciamento humano nas organizações. Objetiva motivar os alunos para a proposição de novas abordagens para a Gestão de Pessoas, a partir de uma postura crítico-reflexiva sobre os aspectos do gerenciamento humano analisados.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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MARKETING |
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A disciplina de Marketing contribui para a compreensão da importância de uma ferramenta de gestão que auxilia o sucesso organizacional e a saúde das empresas.
Objetivo Geral:
- despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços no mercado competitivo satisfazendo as necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
Objetivos Específicos:
- aplicar os conceitos básicos do marketing na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado.
- desenvolver capacidade crítica de escolha da melhor ferramenta e estratégia acerca das adversidades do mercado de negócios.
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GESTÃO LOGÍSTICA |
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Objetivo geral:
Compreender a importncia da Gesto da Logstica e a Gesto da Cadeia de Abastecimento, seus fundamentos, objetivos e funes.
Objetivos especficos:
Entender a gesto de materiais como um processo logstico, que interfere no resultado de toda a organizao.
Conhecer o processo de logstica de distribuio e entender sua interface com as demais reas dentro da organizao.
Compreender o processo da Cadeia de Abastecimento como vantagem competitiva qualquer estrutura organizacional.
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FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
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MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
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ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA |
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FILOSOFIA LEAN DE GESTÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
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Trata-se de uma disciplina interdisciplinar cujo principal objetivo é possibilitar ao(à) aluno(a) a construção dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de novos negócios por meio de ferramentas que permitem a compreensão de diferentes mercados.
Para tanto, permitirá o(a) aluno(a):
·Conhecer as diversas possibilidades de novos negócios.
·Compreender as contribuições do Marketing para a abertura de um novo negócio.
·Analisar as diferentes formas de captação e gestão de recursos financeiros.
·Entender como se dá a formação de preços.
·Cientificar sobre as implicações jurídicas de um novo negócio.
·Analisar os aspectos contábeis de um novo negócio.
·Conhecer as formas de enquadramento tributário próprias de um novo negócio.
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO |
72
Objetivos Gerais:
Propiciar aos(às) alunos(as) o desenvolvimento de ações empreendedoras em conjunto com a elaboração de estratégias mercadológicas e lançamento de um produto âncora.
Objetivos Específicos:
- desenvolver uma equipe empreendedora interfuncional responsável por todas as tarefas envolvidas no desenvolvimento e lançamento de um novo produto/serviço.
- elaborar, através do processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos, chances de sucesso sistemático e crescente para as empresas.
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GESTÃO ESTRATÉGICA |
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ADMINISTRAÇÃO |
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TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
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Fomentar os conceitos e a importância da governança corporativa, em especial atenção as previsões tecnológicas do mercado de trabalho no ambiente da Tecnologia da Informação para melhorar o desempenho dos negócios na administração empresarial. Estabelecendo critérios e mecanismos internos e externos de governança corporativa que vão ser aplicados em diferentes tipos de organização e seus métodos de aplicação administrativa.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
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ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam tomar decisões subsidiadas com a análise da viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as)compreendam a aplicabilidade dos projetos de investimentos em diversas áreas administrativas, no âmbito profissional e pessoal, discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Reconhecer os conceitos básicos da Administração Financeira, no que concernem à elaboração e a análise de projetos de investimentos;
- Diferenciar métodos de análise de investimentos;
- Aprofundar os conceitos relacionados à utilização e apresentação do Fluxo de Caixa, para as decisões gerenciais;
- Utilizar as técnicas da Matemática Financeira, aplicadas às atividades de investimento e de financiamento;
- Relembrar algumas técnicas da calculadora HP 12C;
- Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo voltado para a prática financeira;
- Entender os tipos de modalidades de Atividades de Investimento e de Financiamento;
- Apresentar, no contexto empresarial, as aplicações técnicas da matemática financeira aplicadas às projeções demonstrativo-financeiras de curto e de longo prazo;
- Desenvolver atividades relacionadas às projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo;
- Aplicar, no contexto empresarial, as formas de análise de investimento relacionadas com as projeções das demonstrações financeiras de curto e de longo prazo.
- Relembrar conceitos da Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão Financeira.
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MERCADO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS |
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Objetivos Gerais
Capacitar os (as) alunos (as) para que os (as) mesmos (as) possam aplicar os conhecimentos de Mercado de Capitais e Derivativos. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os (as) alunos (as) compreendam a aplicabilidade da disciplina também em pessoal, mas também com a perspectiva de aplicar estes conhecimentos quando do seu exercício profissional.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os (as) alunos (as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os (as) alunos (as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Identificar a importância da análise dos riscos em cada oportunidade de investimento;
- Compreender os fundamentos do mercado de ações e do mercado de derivativos;
- Estabelecer estratégias visando aumentar o percentual de ganhos nas operações;
- Estimar a relação entre risco e retorno de um investimento.
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AVALIAÇÃO DE EMPRESAS |
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JOGOS DE EMPRESA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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ENADE |
0
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