ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
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DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
96
- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivo Geral:
- Compreender a felicidade e o bem-estar como dimensões fundamentais da formação humana, articulando saberes sobre suas dimensões físicas, mentais, emocionais, espirituais e socioculturais, de modo a promover o autoconhecimento, a qualidade de vida e a participação ativa em ações de extensão que favoreçam o desenvolvimento individual e coletivo.
Objetivos Específicos:
- Analisar as diferentes dimensões que constituem o ser humano, promovendo o autoconhecimento e reflexões sobre as condições concretas de vida na busca pelo equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como um processo educativo construído a partir da reflexão, do diálogo e da interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Relacionar os componentes curriculares do curso para o desenvolvimento de competências voltadas à melhoria da sociedade.
- Examinar criticamente o cenário social, estabelecendo conexões entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva.
- Explorar o universo sociocultural, identificando a importância da arte e da cultura no equilíbrio entre cognição, afeto e satisfação pessoal.
- Identificar práticas de promoção à saúde que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir sobre aspectos do cotidiano e modos de ser e estar no mundo, investigando possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Engajar-se em programas e/ou projetos de extensão na sociedade, articulando conhecimentos acadêmicos com contextos sociais.
- Propor alternativas para minimizar problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento humano e comunitário.
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FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
48
O componente Fonética e Fonologia da língua portuguesa tem como objetivos:
• Definir o objeto de estudo da fonética e da fonologia.
• Relacionar os estudos de natureza fonética e fonológica.
• Identificar os domínios de aplicação do conhecimento fonético e fonológico.
• Identificar os fonemas e alofones do português brasileiro.
• Distinguir par mínimo de par suspeito.
• Reconhecer as diferentes possibilidades de estrutura silábica da língua portuguesa.
• Identificar os processos fonológicos.
• Determinar a formulação de uma regra fonológica a partir da ocorrência de um processo fonológico.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
96
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- compreender os fundamentos históricos, filosóficos, socioculturais e éticos da educação, analisando as teorias sobre a humanização e a formação da identidade humana, bem como os processos de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver uma visão crítica sobre o papel da escola na sociedade, suas relações com o trabalho, a cultura e a linguagem, e sua função na promoção da igualdade, da democracia e da emancipação.
Seus objetivos específicos são:
- compreender criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, analisando suas implicações nas interações sociais e culturais.
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões socio-histórica e cultural, avaliando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo.
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, interpretando como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas.
- relacionar as interações entre sociedade, educação e cultura, demonstrando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano.
- comparar diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, identificando abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa.
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, analisando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e propondo formas de atuação para alcançar esses objetivos.
- debater os princípios éticos que norteiam a formação de professores, refletindo sobre a responsabilidade profissional, o respeito à diversidade e o compromisso social na educação.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
96
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- compreender a trajetória histórica da educação no Brasil, analisando suas interações com os contextos políticos, econômicos e sociais, a fim de investigar a formação e transformação do sistema de ensino, as reformas educacionais e a cultura escolar, bem como avaliar o papel da educação na construção da identidade cultural, na promoção da cidadania e na superação das desigualdades.
Seus objetivos específicos são:
- examinar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, demonstrando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- investigar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, comparando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- interpretar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, analisando como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar criticamente o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, argumentando sobre o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explicando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- relacionar as interações entre educação, cultura e memória, identificando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira.
- discutir as perspectivas atuais para a educação no Brasil, refletindo sobre os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS |
72
A disciplina Introdução aos estudos gramaticais tem como objetivos:
-
Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
-
Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
-
Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
-
Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS |
96
Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno dever� estar apto a:
Posicionar-se criticamente em face das v�rias tentativas de chegar a uma defini��o de literatura.
Demonstrar que a literatura n�o � um dom�nio homog�neo, mas, sim, heterog�neo.
Distinguir entre os pontos de vista funcional e estrutural no que concerne ao exame da no��o de literatura.
Explicar se a literatura � uma entidade funcional ou uma entidade estrutural.
Posicionar-se criticamente em rela��o � quest�o da natureza da literatura, ao problema de sua delimita��o, da sua especificidade.
Identificar as principais abordagens da literatura que foram propostas desde a Antiguidade cl�ssica at� os dias atuais.
Explicar qual o crit�rio adotado para a classifica��o das diferentes concep��es de literatura.
Indicar a ordem em que estas concep��es de literatura se manifestaram e qual o per�odo hist�rico abrangido por cada uma delas.
Explicar cada uma das abordagens propostas.
Explicar o que determina a escolha de crit�rios de julgamento de uma obra liter�ria.
Relacionar os v�rios crit�rios de julgamento de uma obra liter�ria com as respectivas concep��es de literatura.
Explicar cada um dos crit�rios de julgamento de uma obra liter�ria.
Identificar quais os crit�rios de julgamento considerados v�lidos para a maior parte dos cr�ticos e professores de literatura de hoje.
explicar a literatura como ato comunicativo.
reconhecer a articula��o entre o autor, o leitor, o contexto e a obra de arte.
identificar as rela��es entre o contexto e o momento inicial da recep��o da obra liter�ria.
ler e analisar textos liter�rios sob a �tica da est�tica da recep��o.
ampliar o conhecimento de mundo atrav�s da experi�ncia de leitura do texto liter�rio.
sensibilizar-se para a leitura de textos art�sticos em diferentes culturas e formas de express�o.
explicar em que consiste o equipamento cultural do estudioso de literatura e a� import�ncia desses conhecimentos para o pronunciamento cr�tico.
posicionar-se criticamente em face do problema da rela��o entre a cr�tica liter�ria e a erudi��o hist�rica.
identificar os conhecimentos lingu�sticos e liter�rios necess�rios para uma leitura mais adequada do texto liter�rio.
reconhecer a necessidade de uma compet�ncia (genol�gica e estil�stica) para se proceder � leitura e interpreta��o de um texto liter�rio.
explicar o que s�o motivos e conven��es tradicionais e saber discorrer sobre os principais motivos.
explicar o uso de modelos e alus�es liter�rios.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
96
. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL |
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LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
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A disciplina Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna tem como objetivos:
- Compreender os pressupostos teóricos do ensino operacional e reflexivo da linguagem: a linguagem como interação, teorias de leitura, produção textual, letramento;
- Compreender, via linguagem, a constituição identitária dos estudantes e do futuro professor de língua materna;
- Aprofundar-se numa formação mais solidificada para enfrentar os desafios da sala de aula de língua materna, com reflexões e teorias que nos fazem identificar enquanto professores formadores;
- Desenvolver uma competência linguística reflexiva e significativa, além, é claro, de pensar em uma Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna centrada no uso, nos contextos de situação, nas práticas de linguagem.
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LINGUÍSTICA I |
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O componente Linguística I tem como objetivos:
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Explicar o processo de constituição histórica da linguística como ciência da linguagem.
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Distinguir as teorias da linguística do século XX, como a teoria de Ferdinand de Saussure e suas implicações na constituição da Linguística Moderna.
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Conhecer as teorias linguísticas de forma geral.
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Comparar as diferentes maneiras de se conceber a linguagem.
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Explicar as principais características da gramática gerativo-transformacional.
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LINGUÍSTICA II |
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LINGUÍSTICA III |
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LINGUÍSTICA TEXTUAL
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LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA
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LITERATURA BRASILEIRA |
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LITERATURA COMPARADA
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LITERATURA INFANTOJUVENIL |
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LITERATURA PORTUGUESA |
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METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA |
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MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
96
Os estudos da morfologia da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 2/2015), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro áreas:
1- Compreensão e produção de textos: os estudos de morfologia contribuem para o desenvolvimento da habilidade de identificar e empregar corretamente as classes gramaticais (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, etc.), além de promover a análise e a compreensão da estrutura e das relações entre as palavras na construção dos textos.
2- Conhecimento da língua portuguesa: os estudos de morfologia são essenciais para o domínio da gramática normativa, que envolve o conhecimento das regras de concordância, regência, colocação pronominal, entre outros aspectos da língua portuguesa.
3- Conhecimento de outras línguas: os estudos de morfologia são úteis para a comparação e a análise das estruturas gramaticais de diferentes línguas, o que favorece a aprendizagem de línguas estrangeiras.
4- Formação pedagógica: os estudos de morfologia são relevantes para a formação de professores de língua portuguesa, pois contribuem para o planejamento e a execução de atividades que visam desenvolver a competência linguística dos alunos.
Mediante esse contexto, a disciplina “Morfologia da língua portuguesa” é de fundamental importância para o curso de Letras, pois permite aos alunos compreender a estrutura das palavras e a formação dos seus significados. Como visto, no que se refere à morfologia da língua portuguesa, as diretrizes curriculares nacionais indicam que os alunos devem ser capazes de identificar e analisar os processos de formação de palavras, incluindo derivação e composição, bem como as classes de palavras e suas flexões.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da morfologia para a análise e produção de textos, uma vez que a escolha das palavras e sua forma de organização no discurso têm relação direta com o sentido que se quer transmitir.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento de morfologia. A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras e suas variações. Conhecer a morfologia da língua portuguesa é essencial para o ensino e a produção de textos claros e precisos.
Entre as habilidades e competências relacionadas à morfologia que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento das classes de palavras: O egresso deve ser capaz de identificar e classificar as diferentes classes de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e interjeições) e suas variações.
Análise morfológica: O egresso deve ser capaz de analisar a estrutura morfológica das palavras, identificando os elementos que as compõem, como prefixos, sufixos, radicais, vogais temáticas, entre outros.
Flexões verbais e nominais: O egresso deve conhecer as regras de flexão verbal e nominal da língua portuguesa, incluindo as conjugações verbais, os gêneros e números dos substantivos e adjetivos, e as formas de grau dos adjetivos.
Ortografia: O egresso deve conhecer as regras ortográficas da língua portuguesa, incluindo as regras de acentuação, grafia das palavras e uso do hífen.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem com competência e consciência o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LETRAS/PORTUGUÊS
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120
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Compreender os principais conceitos e fundamentos da Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Reconhecer a Educação Básica como um direito fundamental e sua importância na organização da educação nacional.
- Analisar as políticas públicas educacionais e seu impacto na Educação Básica.
- Conhecer os aspectos históricos e legais da educação inclusiva no Brasil.
- Identificar os desafios e perspectivas da educação inclusiva na Educação Básica, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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PRÁTICAS DE LINGUAGEM: GÊNEROS TEXTUAIS |
72
Ao final do estudo das unidades didáticas, o aluno deverá estar apto a:
- ampliar a visão de sala de aula;
- compreender os objetivos do ensino de Língua Portuguesa;
- conceber o sujeito-leitor como um sujeito-ativo no processo da leitura;
- aprimorar as concepções de língua, linguagem, texto e discurso;
- identificar a diferença entre tipos de texto e gêneros textuais;
- compreender a teoria da tipologia adotada e entender a importância do gênero textual nas interações comunicativas;
- desenvolver análises de práticas de linguagem, a partir de diferentes tipos e gêneros textuais;
- observar a importância da hibridização textual para os efeitos de sentidos;
- compreender o ato de ler a partir de diferentes visões;
- explorar situações pedagógicas de leitura;
- considerar a leitura não só como ato de decodificação, mas também de interação, em um contexto social e histórico;
- refletir sobre as mudanças de enfoque nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente, nos momentos dedicados às análises linguísticas;
- compreender o processo de ensino e de aprendizagem das unidades linguísticas na perspectiva discursiva, deslocando da análise, exclusivamente, gramatical;
- analisar os empregos de palavras, expressões, afixos, observando o contexto sociohistórico e ideológico.
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PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
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48
O componente “Produção e Revisão de Textos em Língua Portuguesa” tem como objetivo principal capacitar o aluno para a produção textual de alta qualidade, alinhada aos padrões acadêmicos e profissionais. O curso busca desenvolver a habilidade de avaliar criticamente textos em língua portuguesa, identificando e superando os desafios associados a essa atividade. O aluno será estimulado a aplicar estratégias eficazes de correção textual, promovendo a clareza e a coesão dos textos produzidos.
Além disso, será enfatizado o conhecimento profundo dos mecanismos gramaticais e suas implicações na elaboração de textos, permitindo uma correção precisa e a melhoria contínua da escrita. A disciplina também visa explorar os aspectos estéticos, gramaticais, estilísticos e estruturais da produção textual, promovendo um olhar crítico sobre a qualidade do texto e suas diversas dimensões. Por fim, o aluno aprenderá a definir e aplicar critérios de avaliação e correção que atendam às exigências acadêmicas e profissionais, preparando-o para atuar com competência e autonomia em sua futura carreira.
O componente também se propõe a desenvolver a capacidade do aluno de refletir sobre o papel da avaliação na melhoria da produção textual. Será incentivado o entendimento das diversas perspectivas envolvidas no processo de avaliação, desde a autoavaliação até a revisão por pares e a avaliação externa. O aluno aprenderá a reconhecer e implementar estratégias que facilitem a construção de textos coerentes e argumentativamente sólidos, contribuindo para um processo de escrita mais eficiente e produtivo.
Outro objetivo é promover a competência do aluno na utilização de recursos e ferramentas tecnológicas voltadas para a revisão e correção de textos. A integração de tecnologias no processo de produção textual será explorada, com ênfase em como essas ferramentas podem apoiar a identificação e correção de erros, além de otimizar o processo de revisão. Dessa forma, o aluno se familiarizará com as práticas mais modernas e eficazes no campo da produção e revisão de textos.
O componente em questão está diretamente alinhado ao perfil do egresso do curso de Letras-Português, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O curso visa formar profissionais com sólida formação na língua portuguesa, capazes de desempenhar funções críticas e analíticas em diversos contextos de ensino e pesquisa. Nesse sentido, a disciplina contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, como a capacidade de produzir textos com precisão e clareza, refletindo uma profunda compreensão dos mecanismos gramaticais e estilísticos da língua.
Além disso, a disciplina atende à necessidade de formação de professores e profissionais que possam avaliar e corrigir textos de forma eficaz, utilizando critérios que garantam a qualidade e a coerência textual. Ao explorar as estratégias de correção e os aspectos estéticos, gramaticais e estruturais, o curso prepara o aluno para enfrentar os desafios do processo de revisão e avaliação, habilidades fundamentais para a atuação em sala de aula e em atividades acadêmicas e profissionais relacionadas ao ensino da língua portuguesa.
Por fim, ao capacitar o aluno para a definição e aplicação de critérios de avaliação e correção, a disciplina reforça a capacidade de promover práticas pedagógicas de alta qualidade, alinhadas às exigências das DCN. Essa formação permite ao egresso atuar com autonomia e competência, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do ensino da língua portuguesa e para a produção acadêmica e profissional, cumprindo assim um dos principais objetivos do curso de Letras-Português.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA |
48
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SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA |
96
Os estudos da sintaxe da língua portuguesa são fundamentais para o curso de Letras, pois contribuem para o desenvolvimento das habilidades gerais de leitura, de escrita, de compreensão e de produção textual em língua portuguesa.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Resolução CNE/CES nº 18, de 13 de março de 2002), os objetivos do curso de Letras incluem o desenvolvimento de habilidades em quatro situações, a saber:
- Utilizar diferentes usos do português e de suas gramáticas.
- Dominar do uso do português brasileiro em sua variante padrão, bem como compreensão crítica das variantes linguísticas, nas suas manifestações orais e escritas.
- Analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento do português.
- Formar usuários proficientes no português, a partir da transposição didática do conhecimento linguístico, mediante estratégias pedagógicas variadas.
Mediante esse contexto, a disciplina Sintaxe da Língua Portuguesa é de fundamental, pois permite aos alunos compreender a estrutura e organização das palavras, frases e orações em uma sentença, visando compreender como as partes de uma frase se relacionam entre si para criar significado. Ela se concentra nas regras gramaticais que governam a ordem das palavras, concordância, regência, transitividade, entre outros aspectos relacionados à sintaxe.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Letras também destacam a importância do estudo da sintaxe para a análise e a produção de textos, uma vez que é por meio da organização das palavras em sentenças é que produzimos discursos e sentidos pensados aos interlocutores.
Assim pensando, o perfil profissional do egresso do curso de Letras precisa desenvolver diversas habilidades e competências relacionadas à língua portuguesa, incluindo o conhecimento em sintaxe. A sintaxe não se limita apenas a analisar a gramática normativa de uma língua, mas também envolve a investigação de construções gramaticais mais complexas, a ambiguidade na linguagem, as variações linguísticas em diferentes contextos e regiões, e como a sintaxe contribui para a compreensão semântica das sentenças.
Entre as habilidades e competências relacionadas à sintaxe que são importantes para os egressos do curso de Letras, podemos citar:
Conhecimento gramatical: os egressos de Letras devem ter um profundo entendimento da gramática da língua, incluindo as regras de concordância, regência, colocação pronominal, flexão verbal, entre outros aspectos gramaticais.
Análise sintática: os egressos devem ser capazes de analisar a estrutura sintática de frases e orações, identificando os elementos constituintes, como sujeito, predicado, objeto direto e indireto, complementos verbais, adjuntos adverbiais etc.
Correção gramatical: a habilidade de reconhecer e corrigir erros gramaticais em textos escritos, garantindo a clareza e a correção da língua.
Estilo e variedade linguística: compreender como a sintaxe pode ser usada para criar diferentes estilos e efeitos de linguagem, incluindo a variação linguística em diferentes contextos sociais e culturais.
Produção de textos: capacidade de produzir textos escritos com sintaxe adequada e coesa, demonstrando um domínio da estrutura da língua para expressar ideias de forma clara e eficaz.
Revisão de textos: habilidade de revisar e editar textos, não apenas em termos de gramática e sintaxe, mas também de coesão e coerência textual.
Linguística aplicada: aplicar os princípios da sintaxe na pesquisa linguística, bem como no ensino de línguas e na resolução de problemas linguísticos práticos.
Análise crítica: usar habilidades de análise sintática para avaliar criticamente textos, identificando estratégias retóricas, discutindo a eficácia da estrutura sintática e examinando os elementos linguísticos usados para persuadir ou informar.
Comunicação oral: Aplicar a sintaxe adequada ao falar, incluindo a capacidade de construir discursos coerentes e compreensíveis a quaisquer interlocutores.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem, com competência e consciência, o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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TEORIA DA LITERATURA: A NARRATIVA |
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TEORIA DA LITERATURA: A POESIA |
72
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
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