ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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BIOÉTICA |
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Após o estudo deste capítulo, o aluno deverá ser capaz de:
-apresentar os conceitos de ética, de moral e de direito;
-discutir aspectos históricos relevantes a respeito das três áreas: ética, moral e direito;
- demonstrar a formação da bioética no contexto histórico;
- identificar a origem da bioética a partir da realidade histórico-social;
- diferenciar as compreensões de bioética existentes;
- descrever as principais ações da bioética no contexto científico;
- determinar a utilização da bioética no cotidiano da formação específica;
- demonstrar as bases fundantes da bioética;
- estruturar as bases de sustentação de sua ação teórico-prática;
- relacionar as questões teóricas com o cotidiano;
- esboçar um caminho crítico para além dos referenciais limitadores do positivismo bioético;
-compreender a crítica realizada pela bioética latino-americana;
-apresentar os modelos teórico-práticos oriundos da realidade latino-americana;
-analisar as especificidades de cada modelo e sua relação com a bioética de Potter;
-determinar a possibilidade da criação de um modelo local e, ao mesmo tempo, universal para a
prática bioética;
-apresentar o modelo principialista;
-demonstrar a contribuição dada pelos autores norte americanos;
-analisar os princípios fundamentais da Bioética Principialista;
-examinar as contraposições teórico-conceituais pelos autores do Norte e do Sul;
-demonstrar como as situações específicas da doença são problemas sociais;
-esclarecer de que maneira o sistema de saúde público é mais efetivo;
-determinar ações que transformem as práticas e o atendimento em saúde;
-compreender, de maneira prática, a aplicação da bioética;
-demonstrar situações reais onde houveram o desrespeito ao humano e à sua dignidade;
-apresentar aspectos reflexivos, com o intuito de buscar a conscientização bioética;
- desenvolver a consciência bioética, como uma disposição crítica e permanente da prática
profissional, especialmente no campo da saúde;
- discutir aspectos históricos relevantes na história da bioética.
- argumentar sobre as questões que envolvem a ética em pesquisa com seres humanos.
- compreender os princípios que regem a ética em pesquisa com seres humanos no Brasil.
- compreender os princípios que regem a ética em pesquisa com animais no Brasil.
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BIOSSEGURANÇA NOS SERVIÇOS HOSPITALARES |
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Objetivo geral:
Compreender a evoluo histrica das infeces hospitalares, bem como as normas de higiene e equipamentos de proteo individual e coletiva.
Objetivos especficos:
Identificar as normas regulamentadoras relacionadas com a segurana e sade dos trabalhadores;
Conhecer o Programa de Controle de Infeco Hospitalar;
Definir os tipos de precauo e os diferentes tipos de riscos ambientais encontrados no ambiente hospitalar;
Propor condutas no manejo dos riscos fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes em conjunto com servios hospitalares e equipe interdisciplinar;
Identificar aes de gesto hospitalar na preveno dos riscos ambientais.
Identificar as classificaes para as infeces relacionadas assistncia sade;
Identificar as formas de classificao dos resduos e o seu manejo;
Apresentar sugestes de elaborao do Programa de Gerenciamentos dos Resduos do Servio de Sade (PGRSS);
Identificar as tcnicas e os tipos de higienizao segundo os tipos de produtos saneantes;
Conhecer formas de medidas de proteo individual e coletiva.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
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Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, trabalhando características e habilidades do empreendedor e discutindo desafios da atividade empreendedora, de modo a estimular o empreendedorismo nos alunos.
Objetivos Específicos:
- Preparar os alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
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CONTABILIDADE BÁSICA |
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Objetivo Geral
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Formar gestores que sejam capazes de:
- pensar estratégica e sistematicamente, de forma a compreender a complexidade das organizações;
- trabalhar em equipe com o objetivo de atingir resultados;
- construir uma consistente base teórico-prática e econômico-financeira que o capacite a tomar decisões nas organizações;
- estimular o exercício de atitudes empreendedoras;
- estimular a criação, manutenção e crescimento de novos negócios; formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
- formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
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DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE
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Objetivo geral:
Interpretar e equacionar os problemas da saúde e da doença que ocorrem como fenômenos coletivos e abrangem a comunidade como um todo.
Objetivos específicos:
- Abordar a saúde da população incluindo o ambiente e os fatores predisponentes internos e externos.
- Promover o conhecimento transdisciplinar, fundamentando-se nos princípios das ciências humanas, das ciências sociais e da saúde, assim como reforçar o estreito vínculo com as questões ambientais e com as teorias da administração.
- Ressltar que além dos fatores médicos, existem outros que afetam ou influenciam de forma determinante a saúde dos indivíduos.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENGENHARIA, ARQUITETURA E HOTELARIA HOSPITALAR
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Objetivo Geral:
Compreender os conceitos gerais de engenharia, arquitetura e hotelaria hospitalar
Objetivos Específicos:
-
Compreender os conceitos relacionados à engenharia e à arquitetura hospitalar, assim como as normas, resoluções e manuais relacionados à arquitetura hospitalar;
-
Compreender as origens dos hospitais, deste a antiguidade até os dias de hoje;
-
Compreender o processo de projeto de um estabelecimento de assistência à saúde;
-
Conhecer a relação dos indivíduos com os estabelecimentos de assistência em saúde;
-
Diferenciar os termos utilizados para designação dos indivíduos que utilizam dos serviços de saúde. Conhecer a relação dos indivíduos com os estabelecimentos de assistência em saúde.
-
Reconhecer os clientes internos e os clientes externos das instituições que prestam assistência à saúde.
-
Conhecer os aspectos que geram satisfação do cliente e os aspectos ligados ao turismo em saúde.
-
Reconhecer as interconexões dos serviços e setores hospitalares;
-
Otimizar os recursos físicos, materiais e humanos na hotelaria hospitalar para aprimorar a experiência do paciente.
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
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Estimular o conhecimento das metodologias e indicadores mais utilizados na mensuração dos eventos relacionados à saúde de grupos populacionais;
Aprender sobre métodos estatísticos aplicados á área da saúde e á prática profissional;
Compreender sobre a estrutura epidemiológica das doenças e a sua aplicabilidade para atuação nas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, assistência curativa e reabilitação;
Compreender o processo saúde-doença nos diferentes grupos populacionais, analisando criticamente os principais modelos explicativos causais.
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ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
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A disciplina Ergonomia e Segurança do Trabalho proporciona a reflexão sobre a importância da aplicação dos conceitos de segurança do trabalho durante as atividades laborais dos trabalhadores, assim como amplia sua visão sobre ergonomia, visando proporcionar um local de trabalho confortável, saudável e seguro.
Objetivos Gerais
Capacitar o aluno para reconhecer a necessidade de promover a saúde e a integridade física do trabalhador no ambiente de trabalho.
Objetivos Específicos
- Conhecer a evolução histórica da saúde e segurança no trabalho;
- Conhecer os tipos, causas e consequências dos acidentes de trabalho;
- Conhecer as normas e as legislações de segurança do trabalho, com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho;
- Compreender as obrigações e finalidades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT);
- Compreender as obrigações e finalidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Identificar a importância do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI);
- Reconhecer a importância da realização de exames médicos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- Reconhecer a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Conhecer os vários tipos de riscos que existem nos ambientes de trabalho;
- Compreender o conceito de insalubridade e periculosidade;
- Compreender e aplicar o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho;
- Conhecer e aplicar as técnicas de prevenção contra incêndio;
- Identificar os riscos no local de trabalho de acordo com as cores que os representam;
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO |
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO HOSPITALAR |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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GESTÃO DA QUALIDADE E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
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GESTÃO DE MATERIAIS |
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GESTÃO DE SUPRIMENTOS E ABASTECIMENTO DE MATERIAIS E INSUMOS EM SAÚDE |
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GESTÃO DOS SERVIÇOS ASSISTENCIAIS, DE MANUTENÇÃO E DE APOIO HOSPITALAR
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GESTÃO DOS SUPRIMENTOS E EQUIPAMENTOS HOSPITALARES
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GESTÃO ESTRATÉGICA |
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
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MATEMÁTICA FINANCEIRA |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
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MEIO AMBIENTE E SAÚDE |
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O estudo referente ao meio ambiente e saúde conduz ao estudo da expansão urbana, que compreende o surgimento do homem, a formação das sociedades, a forma com que as mesmas e o constante crescimento demográfico afetam o meio em que vivemos, principalmente, a saúde dos indivíduos e da população.
Dessa forma, os estudos da disciplina Meio Ambiente e Saúde objetivam a capacitação de profissionais para uma atuação ética e responsável, com domínio de competências e habilidades que favoreçam a aplicação de conhecimentos técnicos e científicos para assumirem funções de consultoria, auditoria, planejamento e gestão de serviços e programas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS e no setor privado.
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MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
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Objetivo geral:
Apresentar o modo como são organizadas as ações e serviços de atenção à saúde, referentes ao conjunto de recursos físicos, tecnológicos e humanos envolvidos no enfrentamento dos problemas de saúde de um coletivo, e às formas como estes recursos são organizados e articulados.
Objetivos específicos:
- Ressaltar que os modelos assistenciais são planejados e estruturados a partir do entendimento do processo saúde doença, das tecnologias disponíveis e das políticas de saúde vigentes.
- Apresentar as duas formas de organização das ações e dos serviços de saúde predominantes no Brasil: o modelo biomédico e o modelo sanitarista/campanhista/preventivista.
Relacionar a evolução histórica das políticas de saúde à evolução político-social e econômica da sociedade brasileira.
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ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS HOSPITALARES
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PRIMEIROS SOCORROS |
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Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
Aplicar as manobras de primeiros socorros em casos de Parada Cardiorrespiratória e Obstrução de Vias Aéreas Por Corpo Estranho.
Identificar os procedimentos de primeiros socorros nos casos de Urgências e Emergências Clínicas
Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Reconhecer a cinemática do trauma;
Conduzir o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
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RECRUTAMENTO E SELEÇÃO |
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Objetivo geral
Propiciar aos discentes conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão estratégica de pessoas, com foco em recrutamento e seleção nas organizações. Propiciar a necessária formação desejada a um gestor de Recursos Humanos, sempre atento às demandas das empresas, com visão crítica, relacionando aspectos teóricos do ensino com as situações práticas de mercado.
Objetivos específicos
• Proporcionar a capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados ao recrutamento e seleção na organização.
• Promover a análise crítica dos processos de recrutamento e seleção, bem como das técnicas utilizadas pelas organizações.
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REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E AUDITORIA EM SAÚDE
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O componente Regulação assistencial e auditoria em saúde apresenta e discute os conceitos de regulação e de auditoria em saúde como função de Estado. Seu conteúdo apresenta um conjunto de normas e ações cujos papéis se destinam a definir, direcionar, promover ajustes, impor limites ou mesmo facilitar determinados processos no âmbito do Sistema Único de Saúde.
A Regulação em Saúde abrange tanto o ato de regulamentar, elaborar leis, regras, normas e instruções, quanto às ações de fiscalização, controle, avaliação e auditoria e tem como objetivo principal apresentar e discutir os conceitos de regulação como função de Estado.
Ao final do estudo da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
-
definir regulação em saúde;
-
compreender o papel regulador do estado enquanto órgão gestor;
-
perceber o papel dos segmentos público e privado na assistência à saúde
-
identificar os modelos de regulação pública.
-
reconhecer a importância da Auditoria no SUS.
-
conhecer a estrutura, o foco de atuação, as diretrizes e as finalidades do sistema de auditoria do SUS e entender como ele se organiza;
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ROTINAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA |
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SAÚDE E SOCIEDADE |
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O egresso deste curso é um sanitarista tecnólogo em gestão de serviços de saúde, de formação inter e transdisciplinar, com sólido embasamento técnico-científico em Epidemiologia e Bioestatística e nas áreas da Saúde Coletiva e da Gestão Pública, com habilidades e competências para articular, criativamente e eticamente, os conhecimentos do campo da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais em todos os níveis da gestão, atenção e promoção da saúde coletiva. É capaz de atuar com responsabilidades ética e legal e com respeito às diversidades populacionais desempenhando as funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas onde quer que se realizem atividades de promoção e proteção da saúde e da qualidade de vida da população.
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SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
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Objetivo geral:
Compreender o campo de estudos da saúde e segurança no trabalho, conhecendo metodologias e ferramentas capazes de promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e com bem-estar.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações, normas regulamentadoras e demais legislações.
- Desenvolver um olhar holístico e crítico acerca de uma organização, de modo a identificar potenciais riscos.
- Atuar na prevenção de acidentes, doenças e demais situações que possam gerar prejuízos à organização e seus colaboradores.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como bem-estar, saúde mental, programas de qualidade de vida no trabalho, dentre outros.
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SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
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A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
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Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
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VIGILÂNCIA EM SAÚDE
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72
Objetivo geral:
Apresentar as estratégias e as ações de vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos de importância de Saúde Pública presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, unificada pela Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017.
Objetivos específicos:
-
Conduzir ao aprendizado sobre os procedimentos relativos aos fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos suspeitos e confirmados, funcionamento dos sistemas de informação em saúde, condutas, medidas de controle e demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.
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Apresentar o atual cenário epidemiológico do país, o conhecimento científico disponível e as novas tecnologias incorporadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e eventos de importância para a Saúde Pública.
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