AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE |
96
|
AMÉRICA INDÍGENA: POVOS E CULTURAS |
96
|
ANTROPOLOGIA CULTURAL |
96
|
ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO |
96
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
- Entender as particularidades e técnicas que envolvem a função de arquivista, promovendo a interação profissionalizada dos saberes referentes aos processos de arquivamento na construção da informação;
- atuar na organização de Arquivos e de Documentações;
- apresentar dados e informações teóricas importantes sobre a gestão de Arquivos, Físico e Digital;
- elencar técnicas básicas de organização de Arquivos que projetem segurança e acessibilidade à informação;
- indicar exemplos e sequências de tarefas a serem utilizadas na gestão da organização de Arquivos Físicos, recorrendo sempre à parceria do sistema virtual, em consonância com as exigências e facilitadades dos meios existentes na atualidade;
- gerir arquivos, desenvolvido com eficácia e promovendo resultados positivos às empresas;
- oferecer informações básicas e práticas a profissionais que atuam direta ou indiretamente em acervos de bibliotecas e Arquivos de instituições e empresas, públicas ou privadas;
- Conhecer os parceiros básicos da Gestão de Cuidados com os Arquivos: materiais de consumo e permanentes; equipamentos de Arquivos; Técnicas de preservação, conservação e restauração;
- conhecer os Métodos e as Técnicas de Arquivamento, bem como entender e aplicar cada um dos Métodos de Arquivamento;
- estimular a pesquisa sobre a importância dos Arquivos Digitais, Digitalizados e Especiais para a efetivação de trabalho competente das equipes e ampliação da competitividade das organizações, interligando as mais diversas áreas da empresa e do seu stakeholders;
- apresentar informações teórico-básicas sobre o planejamento, organização, coordenação, controle e assessoria das informações em meio eletrônico para a eficácia dos processos e procedimentos de gestão administrativa e empresarial;
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
BRASIL CONTEMPORÂNEO: DEMOCRACIA E GLOBALIZAÇÃO |
96
|
BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA |
96
|
BRASIL MONÁRQUICO |
96
|
BRASIL REPUBLICANO |
96
|
CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS |
96
Nos estudos do componente “Capitalismo e revoluções nas Américas” analisaremos o contexto político e econômico de inserção da América Latina no capitalismo internacional e os fatores que levaram à eclosão de movimentos revolucionários e à instauração de ditaduras militares em alguns países do continente.
Objetivos gerais:
-
identificar as características gerais preponderantes na economia latino-americana que justificam sua dependência ao capitalismo internacional;
-
analisar os fatores que levaram à eclosão de movimentos revolucionários na América Latina ao longo do século XX;
-
analisar a reação dos Estados Unidos diante das revoluções latino-americanas;
-
distinguir no conjunto dos países latino-americanos – mais especificamente: Argentina e Chile os fatores que propiciaram a instalação de regimes militares ditatoriais;
Objetivos específicos:
-
inferir que a participação da América Latina no sistema capitalista internacional tem sido secundária e periférica;
-
reconhecer que a situação de dependência da América Latina evoluiu historicamente, da preponderância inglesa no século XIX à hegemonia dos Estados Unidos, ao longo do século XX;
-
analisar os problemas sociais e políticos que afetavam México, Cuba e Nicarágua e justificavam os movimentos revolucionários ocorridos nestes países;
-
relacionar o socialismo com as revoluções latino-americanas;
-
identificar aspectos comuns presentes nos movimentos revolucionários na América Latina;
-
distinguir Cuba como um caso particular no processo de evolução política da América Latina;
-
descrever as características prevalecentes no panorama socioeconômico e político da América Latina que possibilitaram a ascensão de governos ditatoriais militares;
-
discriminar as ditaduras militares instaladas na América Latina pós1960 como manifestação de reação conservadora, em parte, capitaneada pelos Estados Unidos;
-
identificar as principais características dos governos militares instalados nos países do Cone Sul;
-
discriminar os fatores que levaram à queda das ditaduras militares nos referidos países;
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS |
96
Nos estudos do componente “Colonização e emancipação das Américas”, analisaremos os processos de colonização e independência da América espanhola e da América inglesa, buscando compreender as características políticas, econômicas e socioculturais que possibilitaram a formação dos Estados nacionais nas regiões da América do Norte e da América Latina.
Objetivos gerais:
- analisar as empresas coloniais espanhola e inglesa como um prolongamento político e econômico do mercantilismo e como espelho da mentalidade de uma época;
- relacionar e analisar as circunstâncias que propiciaram as independências das colônias da Espanha e a Inglaterra na América;
Objetivos específicos:
- identificar e analisar a estrutura socioeconômica da Espanha e da Inglaterra na época da colonização;
- compreender o desenvolvimento da sociedade colonial marcada pela miscigenação étnica e o seu reflexo na América Latina atual;
- caracterizar as condições de vida, os interesses, as aspirações e os projetos políticos dos diferentes grupos sociais envolvidos no processo de colonização da América espanhola e da América inglesa;
- compreender a atuação da Igreja no processo de formação social e política da América Espanhola, percebendo as aculturações entre nativos e espanhóis;
- analisar o papel das cidades na constituição do mundo colonial espanhol e sua relação com a metrópole;
- analisar os processos de independência das 13 colônias inglesas e das colônias espanholas na América;
- reconhecer que a organização social da América Latina permaneceu basicamente inalterada após a independência;
- compreender o caudilhismo como prática política predominante em meados do século XIX e sua atuação na maioria dos países da América Latina;
- entender o movimento expansionista conhecido como a “marcha para o oeste”;
- analisar quais as consequências sociais, econômicas e políticas da Guerra Civil americana;
- refletir sobre o significado da atuação dos Estados Unidos face ao Pan-Americanismo.
|
CRISES E IMPASSES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
· compreender as relações entre as várias potências europeias que levaram ao desencadear da Primeira Guerra Mundial;
· perceber as tensões sociais após a revolução de fevereiro que possibilitaram a Revolução de Outubro;
· compreender como ocorreu a crise econômica de 1929 e perceber a extensão e as consequências da crise no mundo;
· entender como surgem os movimentos totalitários nos anos vinte e o papel da crise da democracia liberal;
· compreender a extensão dos movimentos de extrema direita na Europa do período entre guerras;
· identificar, no Tratado de Versalhes e na Primeira Guerra, as raízes da Segunda Guerra Mundial;
· analisar a ascensão do Partido Nazista na Alemanha;
· analisar a participação brasileira no conflito e a posterior queda do Estado Novo;
· identificar nos conflitos históricos anteriores, desde a Guerra Franco-prussiana (1871) até a Segunda Guerra Mundial (19391945), as origens da Guerra Fria;
· analisar a decadência das tradicionais potências europeias a partir da bipolarização mundial;
· identificar a expansão internacional do capitalismo norte-americano;
· distinguir a estratégia geopolítica do socialismo soviético;
· analisar o porquê de a Guerra Fria ter sido chamada de “A Terceira Guerra Mundial”;
· compreender as ações utilizadas tanto pelos EUA quanto pela URSS, na tentativa de conquistar a hegemonia mundial;
· compreender as várias transformações acontecidas durante todo o período histórico da Guerra Fria.
|
CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA |
96
|
DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL |
96
Os estudos propostos pela disciplina têm por objetivos:
-
analisar o viver coletivo do homem primitivo;
-
compreender relações entre sociedades e cultura;
-
identificar as características socioeconômicas, políticas e culturais das civilizações grega e romana;
-
refletir sobre relações sociais, religiosas, econômicas e políticas grega e romana com ênfase na cidadania;
-
analisar a importância do legado grego-romano para as civilizações do mundo ocidental para as civilizações do mundo ocidental;
-
identificar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais;
-
compreender a especificidade da vida material e do pensamento medieval;
-
reconhecer os processos de formação dos estados europeus, como se formaram suas individualidades e originalidades;
-
compreender a importância do processo de formação dos estados europeus na constituição da civilização capitalista ocidental.
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ESTADO E INSTITUIÇÕES |
72
|
ESTUDOS HISTÓRICOS
|
96
Nos estudos da disciplina, vamos abordar as questões relevantes para a compreensão da historiografia contemporânea, o patrimônio histórico, a produção e preservação da memória por meio de: os fundamentos da museologia, arquivos, instituições, estudos do patrimônio histórico, acervos e bens patrimoniais, patrimônio imaterial, religiosidade e representações, a história oral, local e regional.
Objetivos gerais:
-
Desenvolver os conhecimentos técnicos, científicos para preservação e produção de arquivos, museus, escolas, entidades públicas e privas que possam atuar no ensino do conhecimento histórico, conservação de bens, patrimônios culturais e artísticos.
Objetivos específicos:
-
Compreender a importância do patrimônio histórico para o ensino do conhecimento em História e a cultura de um grupo social.
-
Refletir acerca das diversidades e responsabilidade que envolve a preservação e o ensino de história para a sociedade.
-
Analisar a atuação de um profissional comprometido com o conhecimento técnico e científico em museus, arquivos, escolas e entidades de fins de preservação da memória.
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA - BACHARELADO
|
48
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA POLÍTICA |
96
|
FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA |
72
Nos estudos da disciplina, espera-se que o aluno, ao concluí-la, esteja apto à:
Objetivo geral:
- Compreender os princípios basilares da Filosofia e da Sociologia a partir do pensamento de teóricos que marcaram a história.
Objetivos específicos:
- Entender a construção do pensamento filosófico e sociológico;
- Refletir sobre as principais teorias políticas e sociais elaboradas por filósofos e sociólogos da Antiguidade até o século XIX;
- Relacionar os pensamentos filosóficos e sociológicos apresentados de modo que seja possível se atentar para o suas oposições e complementaridades.
|
HISTÓRIA CULTURAL: ARTES E LITERATURA |
72
Nos estudos da disciplina, vamos analisar o estatuto dos documentos históricos, as fontes de pesquisa, os objetos artísticos, as fundamentações teórico-metodológicas e sua relação com a historiografia; as novas abordagens, os paradigmas da modernidade e outras formas de apreciação dos documentos, assim como a incorporação de elementos subjetivos ao trabalho do historiador serão objetos de nossa reflexão:
Objetivos gerais:
-
Permitir ao bacharelando em história, e/ou futuro docente da disciplina, utilizar os objetos artísticos/culturais como fontes para as pesquisas e análises históricas, percebendo as intenções, ideologias, vinculações sociais, culturais, econômicas, entre outros usos das obras artísticas em relação aos poderes instituídos em suas respectivas historicidades.
Objetivos específicos:
-
Identificar a diversidade de documentos, abordagens, referenciais bibliográficos e teórico-metodológicos na produção do conhecimento histórico.
-
Conhecer as metodologias e procedimentos historiográficos com o objetivo de incentivar a crítica e a problematização histórica.
-
Investigar as possibilidades de pesquisa dos objetos artísticos nas atribuições com a história tendo em vista a diversidade de natureza dos documentos históricos.
-
Refletir acerca dos referenciais bibliográficos, documentais, patrimoniais na produção da memória e do ensino do conhecimento histórico.
|
HISTÓRIA DA ÁFRICA E RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL |
96
|
HISTÓRIA DA ARTE |
72
- Definir Arte.
- Refletir sobre as origens da Arte.
- Conhecer as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural.
- Conhecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos.
- Identificar o panorama histórico, artístico e cultural dos períodos da Arte: Grega, Renascimento, Moderna e Barroco.
|
HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA |
96
Nos estudos da disciplina, vamos abordar a metodologia de construção do conhecimento em História. A história como disciplina acadêmica, as teorias, metodologias e as diversas abordagens e as distintas perspectivas das correntes historiográficas que contribuíram com o avanço dessa ciência durante o século XX e XXI, serão analisadas nesse componente:
Objetivos gerais:
-
Compreender os principais recursos teórico-metodológicos, fontes e documentos, referenciais histórico-culturais e conceitos utilizados pelos historiadores durante os séculos XX e XXI que refletiram no avanço do conhecimento histórico e no exercício da profissão de historiador.
Objetivos específicos:
-
Identificar as principais correntes teórico-metodológicas que permitiram os avanços em pesquisas e ensino de história no decorrer dos séculos XX e XXI.
-
Refletir acerca da diversidade de métodos, abordagens, interpretações que refletem na construção da memória, preservação e ensino de história.
-
Contribuir na produção, na preservação da memória exercitando a crítica documental, tendo em vista a diversidade da sociedade e dos documentos históricos.
-
Desenvolver recursos pertinentes para a pesquisa, a produção do conhecimento histórico e a conservação da memória.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL |
96
Nos estudos da disciplina, analisaremos, entre outras questões, os embates conceituais sobre a ideia de modernidade, o advento da indústria, a formação do Estado moderno, a cultura burguesa, a expansão capitalista e imperialista e os conflitos sociais decorrentes dessas transformações.
Objetivos gerais:
● compreender e analisar de forma crítica a ideia de Modernidade e os contextos políticos, econômicos e socioculturais que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade europeia;
● problematizar os conceitos mais vulgarizados de Modernidade, identificando que há uma série de lados obscuros da modernidade apontados por sociólogos e outros pensadores relevantes.
Objetivos específicos:
● analisar as noções de desenvolvimento e progresso contidas no discurso que justifica os valores da Modernidade;
● comparar as permanências e descontinuidades do paradigma de produção e consumo que, aos poucos, sedimenta uma ordem mundial capitalista;
● problematizar os supostos benefícios socioeconômicos resultantes do advento capitalista, do sucesso da Revolução Industrial e estabelecimento da ordem burguesa;
● compreender fatores de formação e políticas comuns entre os Estados Absolutistas na Europa;
● refletir sobre os movimentos revolucionários da Inglaterra no século XVII e França do século XVIII;
● avaliar o impacto do Humanismo secular do Renascimento sobre o entendimento coletivo de como o Homem deveria se relacionar com ele mesmo;
● analisar os fundamentos da chamada Reforma Protestantes e como seus embates e retrocessos ajudaram a moldar os padrões de vivência da religiosidade nos tempos modernos;
● entender as características da política neocolonialista e compreender os processos de ocupação dos territórios na América, África e Ásia;
● identificar os eventos populares que acalentaram a chama das ideias reivindicatórias no espírito popular
|
MUSEOLOGIA E CURADORIA |
96
-
História e Conceitos da Museologia e Curadoria
- Estudar a origem e evolução dos museus e da prática curatorial, compreendendo seu papel histórico e contemporâneo na sociedade.
- Reconhecer o papel dos museus na preservação da cultura e na formação de identidades sociais e culturais.
-
Práticas Curatoriais e Expografia
- Desenvolver habilidades para planejar, organizar e montar exposições, considerando a relação entre curadoria, expografia e público.
- Explorar o conceito de expografia participativa e inclusiva, promovendo o envolvimento do público na experiência museológica.
-
Patrimônio Cultural e Comunicação Museológica
- Analisar o papel do patrimônio cultural como vetor de comunicação e educação, destacando a mediação entre acervo e público.
- Refletir sobre o impacto social e educativo das exposições, valorizando o diálogo com diferentes grupos culturais.
-
Metodologias de Ação Educativa em Museus
- Desenvolver estratégias educativas que ampliem a acessibilidade e a compreensão do acervo museológico pelo público.
- Aplicar metodologias ativas que favoreçam a participação do visitante, construindo uma abordagem educativa na curadoria.
|
NOVA ORDEM MUNDIAL |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
compreender o processo histórico de libertação das colônias europeias na África e na Ásia;
analisar o conceito, tão utilizado, de “descolonização”;
relacionar a independência da África e da Ásia com a formação do Terceiro Mundo;
identificar na decadência do Império Soviético não somente o fim da Guerra Fria, mas o final de uma “era”;
analisar como o desmantelamento da URSS modificou geopoliticamente o mapa da Europa;
analisar o formato multipolar e multicivilizacional construído no mundo pós-Guerra Fria;
analisar como o desenvolvimento tecnológico, principalmente no que concerne à informática e à biotecnologia transformou o modo de vida das sociedades atuais;
identificar a imprecisão do termo “pós-modernidade”;
analisar a origem da chamada sociedade pós-moderna;
compreender como os meios de comunicação, o setor de serviços e das informações participam de maneira mais efetiva na sociedade contemporânea;
analisar por que a pós-modernidade pode ser caracterizada a partir de um período denominado “pós-industrial”;
perceber que a explosiva situação do Oriente Médio com os conflitos entre árabes e israelenses, nos mostrou que deles e de sua história sabemos pouco;
compreender que o Islamismo, mais do que qualquer outra religião do mundo atual é tão temida e mal compreendida;
conhecer as principais questões que envolvem os conflitos no Oriente Médio, levando em consideração a heterogeneidade dos povos, seus fatores políticos, culturais e religiosos;
analisar os discursos contra o terrorismo e as ações do fundamentalismo islâmico como reflexo do choque entre duas civilizações – o Ocidente e o Oriente.
|
PRÁTICA DE PESQUISA HISTÓRICA I
|
120
|
PRÁTICA DE PESQUISA HISTÓRICA II
|
120
|
PROJETO COLONIZADOR NO BRASIL |
96
O perfil final proposto é de um profissional capacitado ao exercício do trabalho de Historiador na dimensão da pesquisa, atuando na produção, construção e comunicação do conhecimento histórico, legalmente habilitados para o exercício profissional em instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa, capacitados para:
- ter pleno domínio teórico e prático da construção do conhecimento histórico, das principais vertentes que orientam as análises históricas e das práticas essenciais de sua produção e socialização.
- realizar a articulação entre teoria e prática de forma crítica, produzindo conhecimentos na atividade de pesquisa;
- desenvolver a crítica sistemática diante das questões sociais cotidianas e interferir na realidade de seu tempo;
- realizar pesquisas em diversas áreas relacionadas memória coletiva e social, ao patrimônio artístico e cultural e à cultura material;
- compreender o homem e as civilizações em sua multiplicidade e em suas temporalidades, bem como os desafios da contemporaneidade;
- desempenhar uma atuação cidadã consciente, pautada por uma postura social ética, solidária, participativa e comprometida com os interesses da coletividade.
|
TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
48
|
TEORIAS DA HISTÓRIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
-
identificar os conceitos fundamentais da História;
-
reconhecer o documento histórico como expressão da experiência humana;
-
definir e classificar as diferentes fontes históricas;
-
compreender o sentido de mito no passado e o seu sentido atual;
-
reconhecer a diversidade de visões e interpretações do mito;
-
conhecer os princípios filosóficos que norteiam a produção historiográfica contemporânea;
-
compreender a noção de dialética e o processo histórico como devenir;
-
identificar os princípios norteadores das historiografias positivista e marxista;
-
analisar as concepções de história, de mundo e de homem nas historiografias marxista e positivista.
-
compreender a relação entre o contexto histórico e o desenvolvimento da historiografia;
-
compreender os princípios que fundamentam a historiografia francesa dos Annales em todas as suas fases;
-
relacionar as propostas dos Annales com as demais tendências historiográficas apontando as aproximações e os distanciamentos;
-
identificar e analisar os desdobramentos dessa tendência historiográfica bem como suas contribuições, limites e desafios no debate contemporâneo;
-
relacionar as tendências historiográficas contemporâneas e o ensino de História na Educação Básica.
|