ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
Objetivos Específicos:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Identificar se um conjunto é espaço vetorial;
- Identificar se um conjunto é espaço subespaço vetorial;
- Resolver uma combinação linear;
- Determinar uma matriz de uma transformação linear;
- Identificar se um espaço vetorial é base e dimensão;
- Calcular os autovalores e os autovetores de matrizes;
- Calcular a Diagonalização de um operador linear;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
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ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS |
72
Objetivo Geral
Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de programas.
Objetivo Específico
Familiarizar-se com a rotinas básicas de construção de algoritmos (instruções matemáticas e lógicas) e utilizar o aplicativo VISUALG como ferramenta de aprendizado.
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ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS |
72
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ARQUITETURA DE SOFTWARE |
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ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA |
72
• Desenvolver a competência na leitura e na interpretação em língua inglesa para a atuação profissional.
• Propiciar o desenvolvimento progressivo no domínio da língua inglesa.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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BANCO DE DADOS |
96
Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
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BANCO DE DADOS II |
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Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
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BUSINESS INTELLIGENCE, ANALYTICS E BIG DATA |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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CONSTRUÇÃO DE INTERFACES E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO |
72
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DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A REUSO DE SOFTWARE |
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DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS |
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DIREITO DIGITAL |
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O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Direito Digital.
Propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção elementar, crítica e lógico-sistemática do funcionamento Estatal no âmbito dos conflitos oriundos das práticas originárias do modelo atual de informação e comunicação na sociedade.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENGENHARIA DE REQUISITOS |
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ESTATÍSTICA APLICADA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
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ESTRUTURAS DE DADOS I |
72
Objetivo Geral:
-
Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração por meio de estruturas de dados estáticas e dinâmicas formalizadas em fila, pilha, deque e lista.
Objetivos específicos:
-
Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, por meio das máximas de programação
-
e da metodologia para desenvolvimento, os processos lógicos necessários para a implementação de projetos,
-
escritos em JAVA, tendo como foco principal as estruturas de dados (fila, pilha, deque e lista);
-
Possibilitar ao aluno distinguir as estruturas de dados, suas operações e suas formas para resolver problemas lógicos com aplicações práticas;
-
Permitir a escolha de processos lógicos e a critica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis;
-
Distinguir, dentre as estruturas de dados apresentadas, aquela que mais se adequa à resolução de um determinado problema;
-
Diferenciar as estruturas fila, pilha, lista e deque; e,
-
f) Construir blocos lógicos para a implementação das operações básicas e das operações diferenciadas de cada uma das estruturas de dados.
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ESTRUTURAS DE DADOS II |
72
Objetivo Geral
-
Analisar os algoritmos de ordenação/classificação e de busca, considerando as estruturas de dados estáticas e dinâmicas.
-
Objetivos específicos
-
Identificar, por meio das máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmos, os processos lógicos necessários a transcrição de algoritmos de ordenação e de busca para a linguagem de programação JAVA e utilizando estruturas de dados estáticas e dinâmicas.
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Empregar adequadamente os algoritmos de ordenação e de busca na resolução de problemas.
-
Aplicar, com eficiência e eficácia, as estruturas de dados: pilhas, listas, filas, deques, árvores e grafos.
-
Empregar os procedimentos de ordenação e de busca em estruturas de dados, utilizando a linguagem de programação JAVA.
-
Analisar a complexidade dos algoritmos de ordenação e de busca, adequando-os às necessidades de aplicação.
Objetivos específicos
-
Avaliar e comparar a eficiência e eficácia dos algoritmos de ordenação e de busca, utilizando métricas como tempo de execução, consumo de memória e quantidade de operações realizadas.
-
Implementar algoritmos de ordenação e de busca utilizando diferentes técnicas, como dividir para conquistar, busca binária, quicksort, mergesort, entre outros.
-
Desenvolver algoritmos que combinem diferentes estruturas de dados para resolver problemas específicos.
-
Identificar casos em que o uso de estruturas de dados específicas pode otimizar a eficiência dos algoritmos de ordenação e de busca.
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Utilizar técnicas de otimização de código para melhorar a performance dos algoritmos de ordenação e de busca implementados.
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Realizar testes e validações dos algoritmos implementados, garantindo que eles estejam funcionando corretamente e produzindo resultados esperados.
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ÉTICA |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FORENSE COMPUTACIONAL |
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FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
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FUNDAMENTOS DE INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS |
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GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E MUDANÇAS |
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GESTÃO DE PROJETOS: ESCRITÓRIO DE PROJETOS PMO |
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GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO |
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GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO |
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INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES |
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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
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INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE |
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET |
72
Objetivos Gerais:
-
Capacitar os alunos a desenvolver aplicações web utilizando as tecnologias React e NodeJS;
-
Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de interfaces de usuário interativas e responsivas com React;
-
Ensinar os conceitos básicos e avançados do NodeJS, incluindo a criação de servidores, APIs RESTful e a integração com bancos de dados.
Objetivos específicos:
-
Para capacitar os alunos a desenvolver aplicações web utilizando as tecnologias React e NodeJS de maneira à estarem apto para o mercado de trabalho.
-
Introduzir aos alunos os conceitos básicos de desenvolvimento web, incluindo HTML, CSS e JavaScript;
-
Ensinar aos alunos os fundamentos da biblioteca React, incluindo componentes, estados e propriedades;
-
Demonstrar como criar e configurar um ambiente de desenvolvimento com NodeJS, incluindo a instalação do NodeJS e gerenciador de pacotes como o npm ou yarn;
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Ensinar os alunos como criar uma aplicação React, utilizando o create-react-app ou uma configuração personalizada;
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Demonstrar como criar e configurar um servidor web com NodeJS e o framework Express.
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Para fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de interfaces de usuário interativas e responsivas com React:
-
Ensinar os conceitos de design de interfaces, incluindo layout, tipografia e cores;
-
Demonstrar como criar componentes React reutilizáveis para facilitar o desenvolvimento e manutenção de interfaces;
-
Ensinar como manipular eventos em interfaces com React;
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Ensinar como trabalhar com bibliotecas de estilos como o Bootstrap ou Material UI para facilitar o design de interfaces.
-
Para ensinar os conceitos básicos e avançados do NodeJS, incluindo a criação de servidores, APIs RESTful e a integração com bancos de dados:
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Ensinar aos alunos os conceitos de programação assíncrona em NodeJS, incluindo callbacks, promises e async/await;
-
Demonstrar como criar e configurar um servidor HTTP com NodeJS e o framework Express;
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Ensinar como criar APIs RESTful com o Express, incluindo o uso de verbos HTTP e roteamento de endpoints;
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Ensinar como conectar a uma base de dados com NodeJS, utilizando um driver como o Mongoose ou Sequelize;
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Ensinar como realizar operações de CRUD (Create, Read, Update, Delete) em uma base de dados utilizando o NodeJS
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LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO |
72
Objetivo Geral
Introduzir a linguagem de programação C como ferramenta para o desenvolvimento de programas.
Objetivo Específico
- Resolver problemas em nível computacional em graus mais elevados de complexidade, a partir da continuidade do desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de abstração;
- Transcrevendo soluções de problemas em algoritmos, e, os algoritmos, em programas estruturados de computador utilizando uma linguagem procedimental;
- Utilizar uma linguagem de programação comercial que ofereça recursos sofisticados que vão além daqueles das linguagens algorítmicas simplificadas ou mesmo da linguagem Pascal.
Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas
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MATEMÁTICA DISCRETA |
72
Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração. Formalização do pensamento lógico. Utilização e entendimento de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais. Solucionar problemas, de natureza computacional, através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos:
1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais.
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MATEMÁTICA DISCRETA II |
48
Objetivos Gerais:
- Desenvolver a capacidade de abstração e a formalização do pensamento lógico.
- Compreender e desenvolver demonstrações formais.
- Solucionar problemas, de natureza computacional, por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos:
- Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
- Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais;
- Reconhecer, analisar e resolver relações de recorrência;
- Aplicar os conceitos lógicos, as técnicas de provas e relações de recorrência na análise de algoritmos;
- Reconhecer os tipos de conjuntos existentes, bem como aplicar as operações elementares envolvendo-os na computação;
- Identificar os tipos de problemas de contagem, combinatória e sua aplicação na computação;
- Identificar os tipos de relações e funções existentes e sua aplicação na computação.
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MÉTODOS ÁGEIS |
72
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PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS |
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A programação orientada a objetos exerce um papel fundamental dentro do curso, capacitando o aluno a desenvolver programas utilizando o paradigma orientado a objetos para resolução de problemas.
A programação orientada a objetos é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressamos as coisas na vida real do que os outros tipos de programação e é cada vez mais empregada no desenvolvimento de sistemas. Com esse intuito, os conteúdos de orientação a objetos abordados nesta disciplina têm como objetivos:
Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração, possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer através da metodologia para desenvolvimento de algoritmos os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas orientados a objetos.
Possibilitar ao aluno distinguir os conceitos de orientação a objetos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas.
Permitir a escolha de processos lógicos e a critica as suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis.
Aprender a pensar nos problemas de forma diferente para escrever os programas em termos de objetos, classes, propriedades, métodos e outros conceitos de orientação a objetos.
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PROJETOS DE SOFTWARE I |
48
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PROJETOS DE SOFTWARE II |
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QUALIDADE DE SOFTWARE |
72
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REDES DE COMPUTADORES |
72
O objetivo deste componente é apresentar aos alunos as redes, o serviço de rede, a configuração de dispositivo, os switches e os roteadores da Cisco. Os materiais do curso on-line ajudarão o aluno a consolidar seu conhecimento e incentivá-lo a aprender mais para buscar uma carreira na área de redes.
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
48
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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISTRIBUIDOS - BLOCKCHAIN |
72
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SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E DE TEMPO REAL |
72
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TECNOLOGIAS PARA A INTERNET |
96
Compreender o funcionamento da Internet assim como as tecnologias utilizadas na Web, proporcionando ao aluno a elaboração de um site de pequeno porte para manipulação de dados e informações, estas tecnologias denominam-se Front-End.
Basicamente a interface do usuário, sendo tudo o que o usuário pode ver e interagir com toda a “frente” do software.
Compreender a aplicabilidade da linguagem HTML;
Desenvolver páginas para Internet utilizando linguagem de marcação HTML;
Interagir com o usuário através de formulários HTML;
Utilizar CSS (Folhas de estilos) para construção de sites.
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TECNOLOGIAS PARA A INTERNET II |
72
Apresentar ao aluno conceitos de linguagens de script e processamento do lado cliente; Introduzir o uso de Document Object Model – DOM e de expressões regulares.
Compreender as características de uma linguagem de script;
Utilizar e escrever scripts para processamento do lado cliente;
Utilizar vetores, objetos e funções descritos em linguagem de script;
Compreender e aplicar conceitos sobre DOM;
Utilizar e escrever expressões regulares.
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TESTES DE SOFTWARE |
72
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TÓPICOS AVANÇADOS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE |
72
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