ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
96
Objetivo Geral
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Formar gestores que sejam capazes de:
- pensar estratégica e sistematicamente, de forma a compreender a complexidade das organizações;
- trabalhar em equipe com o objetivo de atingir resultados;
- construir uma consistente base teórico-prática e econômico-financeira que o capacite a tomar decisões nas organizações;
- estimular o exercício de atitudes empreendedoras;
- estimular a criação, manutenção e crescimento de novos negócios; formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
- formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
|
CONTABILIDADE PÚBLICA |
72
|
CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
96
|
DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
72
A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
|
DIREITO ADMINISTRATIVO |
72
|
DIREITO CONSTITUCIONAL |
72
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO PÚBLICA |
48
|
ÉTICA |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FILOSOFIA LEAN DE GESTÃO |
96
|
GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |
72
Objetivo Geral
O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Gestão de Pessoas na Administração Pública, especialmente no que diz respeito à compreensão elementar dos fenômenos jurídicos atinentes à Administração Pública brasileira. Neste sentido o objetivo geral é propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção crítica e lógico-sistemática da Administração Pública brasileira, seu regime próprio de contratação, de normas e princípios, sua estrutura organizacional, suas atribuições e poderes.
Objetivos específicos:
- Proporcionar fundamentos para que o aluno conheça as particularidades da Gestão de Pessoas enquanto ramo (didático-pedagógico) de estudo científico do Direito;
- Propiciar instrumentos de compreensão elementar sobre a Administração Pública brasileira, com enfoque especial no seu regime jurídico próprio de normas e princípios acerca dos agentes públicos, regimes jurídicos funcionais, organização funcional e regime constitucional.
- Estimular e facilitar o conhecimento básico das peculiaridades das atividades jurídicas da Administração na gestão de pessoas.
|
GESTÃO ESTRATÉGICA |
72
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA |
72
OBJETIVO GERAL
Apresentar ao aluno uma visão dos princípios que regulam o sistema de arrecadação de tributos pelo Estado, interpretando e analisando juridicamente as situações apresentadas nos contextos das áreas já trabalhadas em períodos anteriores, vislumbrando com isso, a interdisciplinaridade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar as bases legais que regem a captação de recursos públicos por meio das espécies tributárias em vigor no contexto nacional.
- Investigar a legitimidade das cobranças tributárias e sua conformidade com os preceitos constitucionais.
- Avaliar a constitucionalidade das normas tributárias aplicáveis, identificando possíveis lacunas ou contradições.
- Propor argumentos sólidos em processos de questionamento legal.
- Examinar o processo tributário na esfera administrativa, identificando suas características, procedimentos e possíveis aprimoramentos para garantir a eficiência e justiça na aplicação das normas tributárias.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LICITAÇÃO E CONTRATOS PÚBLICOS |
72
Objetivos Gerais
Capacitar os (as) alunos (as) para que os (as) mesmos (as) possam aplicar os conhecimentos de licitações e contratos nas instituições públicas. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os (as) alunos (as) compreendam a aplicabilidade da disciplina também em empresas privadas, quando estas estiverem envolvidas com Licitações e Contratos com a Administração Pública.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os (as) alunos (as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os (as) alunos (as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Propiciar o conhecimento e a crítica à legislação vigente em relação às compras públicas;
- Diagnosticar algumas características do cenário político, econômico, social e legal na gestão pública;
- Fomentar conhecimento para fins de desenvolver e aplicar inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública;
- Planejar, implantar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional;
- Aplicar metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional;
- Planejar e implantar ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão e, por fim, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
72
|
MARKETING |
96
A disciplina de Marketing contribui para a compreensão da importância de uma ferramenta de gestão que auxilia o sucesso organizacional e a saúde das empresas.
Objetivo Geral:
- despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços no mercado competitivo satisfazendo as necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
Objetivos Específicos:
- aplicar os conceitos básicos do marketing na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado.
- desenvolver capacidade crítica de escolha da melhor ferramenta e estratégia acerca das adversidades do mercado de negócios.
|
ORÇAMENTO PÚBLICO |
72
Objetivo Geral
Levar o aluno a conhecer e analisar sobre o processo orçamentário brasileiro e a importância da gestão e acompanhamento do orçamento público nas esferas municipal, estadual e federal.
Objetivos Específicos
- Compreender os fundamentos do orçamento público e sua relação com a gestão pública;
- Analisar a importância do planejamento e execução do orçamento público na gestão dos recursos financeiros do Estado;
- Identificar os principais instrumentos de planejamento e gestão do orçamento público;
- Desenvolver habilidades para elaborar e gerenciar orçamentos públicos em nível municipal, estadual e federal.
|
POLÍTICAS SOCIAIS SETORIAIS |
96
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
72
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
48
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
72
- Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade.
- Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século.
- Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital.
|
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
72
Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
|