ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA |
96
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
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BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- identificar as principais biomoléculas existentes no contexto da Biologia;
- explicar a relação existente entre a estrutura e função biológica das moléculas, relacionando-as às situações do cotidiano;
- descrever os fenômenos metabólicos que ocorrem nos organismos vivos;
- relacionar os fenômenos bioquímicos ao âmbito da Biologia;
- relacionar as biomoléculas estudadas com o metabolismo bioenergético;
- detalhar o metabolismo energético, mostrando a importância das principais vias metabólicas para a sobrevivência dos organismos;
- descrever, ilustrar, diferenciar e representar as células procariótica e eucariótica;
- identificar as partes constituintes de um microscópio;
- discutir a organização da estrutura celular e seu funcionamento;
- relatar e exemplificar a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos;
- listar as unidades de medidas utilizadas na microscopia;
- descrever as diferenças e as semelhanças das células nos diferentes reinos de seres vivos;
- especificar as organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções;
- detalhar os conhecimentos sobre os componentes do núcleo da célula, bem como as funções que desempenham;
- demonstrar a presença do DNA nas células;
- diferenciar cromossomos em procariotos e eucariotos;
- identificar os diferentes resultados do processo de divisão e reprodução celular, seja para gerar células somáticas ou para gerar células reprodutivas;
- descrever o processo de reprodução, bem como os aspectos causadores de variabilidade: crossing over; especificar a diferença entre reprodução assexuada e o processo de multiplicação celular por mitose;
- reconhecer que existem duas diferentes finalidades para o processo de meiose, que se dá para a produção de gametas ou de esporos;
- analisar e compreender alguns dos fenômenos físicos que ocorrem nos vegetais durante a absorção da luz;
- comparar fenômenos bioquímicos envolvidos durante o processo de construção de moléculas energéticas, assim como seu consumo;
- analisar a relação entre a produção e consumo de energia nos vegetais e nos ecossistemas.
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BIOLOGIA EVOLUTIVA |
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BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA |
72
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BOTÂNICA |
96
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
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DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO |
72
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DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
96
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
96
- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240
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ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA APLICADAS À BIOLOGIA |
96
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
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FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA |
96
Ao final do curso o aluno estará apto a:
- Conhecer os processos de formação geológica das estruturas da Terra e do território brasileiro em seus aspectos físicos;
- Identificar e compreender conceitos sobre a gênese, a estrutura, a composição e a evolução da Terra;
- Reconhecer o significado e a importância das rochas no contexto da composição e constituição estrutural do planeta;
- Entender a constituição das formas de relevo
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GENÉTICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- descrever a estrutura da cromatina e dos cromossomos;
- analisar a importância da manutenção da estrutura e do número de cromossomos na hereditariedade;
- identificar os processos que envolvem as anormalidades cromossômicas numéricas e estruturais;
- reconhecer cariótipos que apresentem alterações cromossômicas numéricas e estruturais;
- correlacionar as alterações cromossômicas com os fenótipos que elas causam;
- definir o dogma central da Biologia Molecular e compreender os mecanismos relacionados;
- compreender o fluxo da informação genética e os mecanismos relacionados;
- compreender o que é a expressão gênica e os mecanismos de regulação desse processo;
- conhecer os diferentes mecanismos de regulação da expressão gênica nos organismos procariotos e eucariotos;
- explicar as mudanças evolutivas das populações do ponto de vista genético;
- identificar os mecanismos de seleção de genótipos por meio dos cruzamentos preferenciais;
- compreender a morfologia, fisiologia e comportamento das espécies pela sua adaptação ao meio;
- compreender a importância do ambiente na adaptação dos indivíduos;
- compreender a trajetória histórica da Genética até os dias atuais, bem como sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento;
- considerar a importância dos conhecimentos de Mendel e seu papel como percursor da Genética;
- compreender os mecanismos inerentes à probabilidade e sua aplicabilidade dentro da Genética;
- compreender a Primeira lei de Mendel ou Lei da Pureza;
- estabelecer relações entre características dominantes, recessivas, codominantes e sem dominância;
- reconhecer os elementos constituintes de um heredograma;
- compreender a Segunda lei de Mendel;
- conceituar e compreender a polialelia;
- descrever as relações estabelecidas entre doadores e receptores de sangue – Sistema ABO;
- compreender a ocorrências dos casos de “falso O”;
- descrever e correlacionar o sistema Rh, e o mecanismo causador da eritroblastose fetal, bem como suas implicações fisiológicas;
- compreender o sistema MN;
- compreender como dois ou mais pares de genes alelos interagem entre si para determinar uma única característica de um organismo;
- conceituar a epistasia e correlacionar exemplos práticos de sua ocorrência, bem como realizar cruzamentos relacionados a esse tipo de interação gênica;
- explicar de que forma um único gene pode produzir vários efeitos;
- compreender de que forma os genes podem se manifestar de forma cumulativa, bem como citar exemplos dessa ocorrência;
- diferenciar pleiotropia de herança quantitativa, citando exemplos;
- perceber a importância do sexo para evolução das espécies;
- reconhecer os mecanismos de determinação e diferenciação do sexo;
- explicar a herança relacionada, influenciada e ligada ao sexo;
- caracterizar heranças fenotípicas e genotípicas relacionadas aos cromossomos sexuais;
- determinar as frequências gênicas, genotípicas e fenotípicas de uma população;
- compreender o que é o princípio de Hardy-Weinberg e as condições existentes para que uma população atenda a este princípio;
- compreender como os conceitos de dominância completa, codominância e ausência de dominância se aplicam na determinação da frequência genotípica e fenotípica de uma população;
- reconhecer a existência de casos especiais em Genética de Populações e como se calculam as frequências gênicas e genotípicas nestes casos;
- compreender os fatores que alteram as frequências gênicas em uma população.
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HISTOLOGIA ANIMAL |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- discutir a importância dos tecidos epiteliais e conjuntivos na organização dos diversos órgãos que compõem o nosso corpo;
- identificar, em um corte histológico de um órgão, os tecidos epiteliais e conjuntivos que o compõem;
- descrever os diferentes tipos de tecido epitelial de revestimento e glandular e, também, os diferentes tipos de tecido conjuntivo existentes;
- comparar glândulas exócrinas e endócrinas, especificando a sua importância para o organismo;
- apontar o papel de cada uma das células do tecido conjuntivo em nosso organismo;
- descrever as principais características dos tecidos cartilaginoso e ósseo;
- explicar o processo de formação e crescimento de um osso;
- diferenciar, quanto à constituição, tecido conjuntivo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo;
- explicar e diferenciar os três tipos de cartilagem;
- caracterizar e diferenciar os dois tipos de tecido ósseo;
- descrever a organização do tecido cartilaginoso e do tecido ósseo;
- explicar os diferentes tipos de ossificação do tecido ósseo;
- descrever as principais características dos tecidos nervoso e muscular;
- explicar a transmissão do impulso nervoso e as sinapses;
- identificar e caracterizar os componentes do sistema nervoso central e periférico;
- diferenciar e caracterizar os três tipos de músculos: esquelético, liso e cardíaco;
- descrever a organização dos três tipos de músculos encontrados na espécie humana;
- explicar o mecanismo de contração muscular.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- analisar historicamente a relação entre educação, política, economia e cultura no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, visando compreender a evolução do sistema educacional, as transformações nas práticas pedagógicas e o papel da educação na construção da cidadania e da identidade cultural.
Seus objetivos específicos são:
- investigar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, identificando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- analisar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, explorando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- estudar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, compreendendo como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, destacando o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explorando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- examinar as relações entre educação, cultura e memória, investigando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira;
- explorar as perspectivas atuais para a educação no Brasil, considerando os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
96
. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA |
72
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MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- conceituar parasitismo;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Parasitologia;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Microbiologia;
- explicar o principal dos métodos de exames parasitológicos;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- identificar doenças causadas por bactérias e mecanismos de transmissão;
- reconhecer os estágios da patogênese das doenças bacterianas e sua relação com os mecanismos de defesa e adaptação;
- citar os mecanismos de infecção dos metazoários abordados;
- descrever o ciclo evolutivo dos metazoários estudados;
- citar os quadros clínicos causados pelos metazoários estudados;
- citar as medidas de prevenção e controle das parasitoses estudadas;
- descrever os ciclos biológicos dos metazoários estudados;
- identificar os metazoários que habitam o intestino delgado;
- identificar os metazoários que habitam o intestino grosso;
- enumerar as alterações causadas pelos metazoários estudados.
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PALEONTOLOGIA |
72
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PATOLOGIA E IMUNOLOGIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- definir patologia;
- indicar os principais métodos de estudo utilizados em patologia;
- explicar o princípio e a utilização do método morfológico;
- descrever as técnicas do método morfológico para análise dos processos patológicos em níveis macro e microscópios;
- explicar o princípio e a utilização do método imunoistoquímico e de suas técnicas;
- explicar o princípio e a utilização da Biologia Molecular e de suas técnicas;
- conceituar Imunologia;
- descrever os componentes da resposta imunológica e suas respectivas funções;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- explicar os processos patológicos reversíveis e irreversíveis;
- identifica a origem e explicar o processo evolutivo dos processos patológicos;
- explicar os mecanismos que originam os processos patológicos;
- descrever a importância do Sistema Imunológico;
- explicar a morfologia e fisiologia das células e órgãos do Sistema Imune;
- conceituar e diferenciar imunidade inata e adaptativa;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- entender o que é uma resposta imune adaptativa;
- diferenciar resposta imune celular e humoral;
- reconhecer a estrutura e funções dos anticorpos (imunoglobulinas);
- descrever as principais funções efetoras dos anticorpos;
- compreender o significado do Sistema complemento, suas vias e funções;
- relacionar os principais citocinas e sua ação na resposta imunológica;
- conhecer os fatores e os tipos da resposta inflamatória;
- compreender o mecanismo da resposta inflamatória;
- conhecer os sinais cardinais da inflamação;
- identificar as células que participam da resposta inflamatória;
- compreender a função das células da inflamação;
- correlacionar os sinais cardinais aos fenômenos da inflamação;
- conhecer as consequências da resposta inflamatória;
- compreender aspectos que envolvem a hipersensibilidade imediata (alergia);
- explicar os distúrbios locais da circulação;
- descrever os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- explicar as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos com cada um dos distúrbios;
- explicar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- demonstrar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios;
- explicar os distúrbios do crescimento e da diferenciação celular;
- explicar a imunologia dos tumores;
- identificar os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- demonstrar o mecanismo de ação dos fatores na gênese de cada distúrbio;
- descrever as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos, associando-as com cada um dos distúrbios;
- demonstrar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- descrever as doenças autoimunes;
- explicar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios.
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PRÁTICA LABORATORIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I |
24
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PRÁTICA LABORATORIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II |
24
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PRÁTICA LABORATORIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS III |
24
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PRÁTICA LABORATORIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IV |
24
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PRÁTICA LABORATORIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS V |
24
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PRÁTICA LABORATORIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VI |
24
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
120
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
96
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA |
72
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TAXONOMIA E MORFOLOGIA DOS SERES VIVOS |
72
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
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ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS |
96
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ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS |
72
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