APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA E HÍBRIDA |
96
Objetivo geral: Definir estratégias de desenvolvimento multiplataforma para a implementação de aplicações mobile utilizando recursos de desenvolvimento híbridos em vários sistemas operacionais, apresentando o conceito deste tipo de desenvolvimento e suas principais vantagens e desvantagens centrando a respeito da diversidade de plataformas disponíveis para desenvolvimento.
Objetivo específico: Habilitar o aluno no conhecimento de engines e frameworks de multiplataforma, conhecer recursos e técnicas na programação utilizando o Ionic e Angular, aprimorar o aluno no conhecimento do typescript e javascript e prepará-lo no conhecimento do Restful.
|
ATIVIDADE PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA |
72
• Desenvolver a competência na leitura e na interpretação em língua inglesa para a atuação profissional.
• Propiciar o desenvolvimento progressivo no domínio da língua inglesa.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
BANCO DE DADOS |
96
Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança.
|
BUSINESS INTELLIGENCE, ANALYTICS E BIG DATA |
72
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
72
A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
|
DIREITO DIGITAL |
72
O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Direito Digital.
Propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção elementar, crítica e lógico-sistemática do funcionamento Estatal no âmbito dos conflitos oriundos das práticas originárias do modelo atual de informação e comunicação na sociedade.
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
96
Trata-se de uma disciplina interdisciplinar cujo principal objetivo é possibilitar ao(à) aluno(a) a construção dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de novos negócios por meio de ferramentas que permitem a compreensão de diferentes mercados.
Para tanto, permitirá o(a) aluno(a):
·Conhecer as diversas possibilidades de novos negócios.
·Compreender as contribuições do Marketing para a abertura de um novo negócio.
·Analisar as diferentes formas de captação e gestão de recursos financeiros.
·Entender como se dá a formação de preços.
·Cientificar sobre as implicações jurídicas de um novo negócio.
·Analisar os aspectos contábeis de um novo negócio.
·Conhecer as formas de enquadramento tributário próprias de um novo negócio.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENGENHARIA DE SOFTWARE COM METODOLOGIAS ÁGEIS |
72
Objetivos Gerais
- Desenvolver capacidade de elaborar, interpretar e documentar aplicativos utilizando modelagem de sistemas orientados a objeto;
- Garantir de qualidade nos projetos de software;
- Dominar as mais novas técnicas de análise e projeto de software orientados a objetos.
Objetivos Específicos
- Implementar modelagem de software orientados a Objeto;
- Demonstrar a habilidade de utilizar linguagens de modelagem;
- Documentar e especificar sistemas.
|
ESCRITÓRIO DE PROJETOS - PMO |
96
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FORENSE COMPUTACIONAL |
96
|
FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO |
96
|
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES |
96
Objetivo geral
- Desenvolver as habilidades do processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
Objetivos específicos
- Identificar e caracterizar, através de máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmo, os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas escritos em algoritmo (pseudo-linguagem baseada em português estruturado - Portugol).
- Analisar as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas representadas em algoritmos.
- Selecionar a escolha de processos lógicos e a crítica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria, quando cabíveis.
- Analisar uma especificação de problema e, a partir das estruturas e comandos, definir a melhor solução.
|
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
72
Objetivos Gerais:
- Compreender os instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento das atividades administrativas, gerenciais e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização;
- Implementar e administrar Sistemas de Informações Gerenciais;
- Propor estratégias para a organização do conhecimento e elaborar o planejamento estratégico para a gestão de informações.
Objetivos Específicos:
- Planejar e administrar Sistemas para Gestão de Informações, a partir de uma visão atualizada das tecnologias emergentes no mundo da informática, especialmente no que se refere aos recursos da Internet, das redes de computadores e serviços de teleprocessamento;
- Fazer uso da informática e da telecomunicação, sabendo identificar quais os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
|
GESTÃO DE CONTRATOS
|
72
|
GESTÃO DE PROCESSOS - BPM |
96
-
Capacitar profissionais e estudantes de acordo com os conceitos básicos de gerenciamento de processos de negócios.
-
Estimular o pensamento da gestão por processos como ferramenta do aumento de produtividade e melhoria da qualidade no desempenho de atividades profissionais.
|
GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO |
72
|
GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO |
96
|
GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA |
48
Fomentar os conceitos e a importância da governança corporativa para melhorar o desempenho dos negócios na administração empresarial. Estabelecendo critérios e mecanismos internos e externos de governança corporativa que vão ser aplicados em diferentes tipos de organização.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
72
Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
|
MARKETING DIGITAL |
72
- Destacar as diferenças entre marketing off-line e marketing on-line;
- Apontar características da “web” em cada momento histórico;
- Analisar as estratégias aplicadas em território digital.
- Conceituar o que é marketing, apresentando a sua evolução;
- Apresentar as abordagens clássicas do marketing;
- Explicar o papel do marketing na sociedade atual e a importância da gestão da marca da empresa;
- Construir uma gestão embasada na estratégia de marca e estratégias para a gestão da marca da empresa.
- Identificar os processos de captação de leads; acompanhar os passos do lead desde a visita até a compra e aplicar estratégias para captação, relacionamento e venda.
- Reconhecer o conceito de frequência, relevância e métrica dentro do marketing digital;
- Discernir sobre a frequência de conteúdos a serem enviados e propor uma frequência adequada ao público-alvo.
- Desenvolver o olhar mais crítico sobre o processo de relacionamento com os clientes, utilizar técnicas de otimização de sites para motores de busca (SEO) e monitorar dados referentes à relevância de conteúdo.
- Selecionar as métricas mais adequadas para cada situação e definir parâmetros e indicadores;
- Utilizar métricas, indicadores e KPI’s para análise do alcance dos objetivos estratégicos.
- Avaliar a importância das ferramentas no processo de elaboração de campanhas digitais, apontar ferramentas dentro de estratégias específicas, analisar o comportamento do usuário quando o mesmo não está satisfeito e propor soluções que dignificam a relação entre empresa e cliente.
|
REDES DE COMPUTADORES |
72
O objetivo deste componente é apresentar aos alunos as redes, o serviço de rede, a configuração de dispositivo, os switches e os roteadores da Cisco. Os materiais do curso on-line ajudarão o aluno a consolidar seu conhecimento e incentivá-lo a aprender mais para buscar uma carreira na área de redes.
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
72
- Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade.
- Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século.
- Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital.
|
TECNOLOGIAS PARA A INTERNET |
96
Compreender o funcionamento da Internet assim como as tecnologias utilizadas na Web, proporcionando ao aluno a elaboração de um site de pequeno porte para manipulação de dados e informações, estas tecnologias denominam-se Front-End.
Basicamente a interface do usuário, sendo tudo o que o usuário pode ver e interagir com toda a “frente” do software.
Compreender a aplicabilidade da linguagem HTML;
Desenvolver páginas para Internet utilizando linguagem de marcação HTML;
Interagir com o usuário através de formulários HTML;
Utilizar CSS (Folhas de estilos) para construção de sites.
|
VISUALIZAÇÃO DE DADOS E DESIGN DE DASHBOARD |
72
|