AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE |
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AMÉRICA INDÍGENA: POVOS E CULTURAS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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BRASIL CONTEMPORÂNEO: DEMOCRACIA E GLOBALIZAÇÃO |
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BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA |
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BRASIL MONÁRQUICO |
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BRASIL REPUBLICANO |
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CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS |
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Nos estudos do componente “Capitalismo e revoluções nas Américas” analisaremos o contexto político e econômico de inserção da América Latina no capitalismo internacional e os fatores que levaram à eclosão de movimentos revolucionários e à instauração de ditaduras militares em alguns países do continente.
Objetivos gerais:
-
identificar as características gerais preponderantes na economia latino-americana que justificam sua dependência ao capitalismo internacional;
-
analisar os fatores que levaram à eclosão de movimentos revolucionários na América Latina ao longo do século XX;
-
analisar a reação dos Estados Unidos diante das revoluções latino-americanas;
-
distinguir no conjunto dos países latino-americanos – mais especificamente: Argentina e Chile os fatores que propiciaram a instalação de regimes militares ditatoriais;
Objetivos específicos:
-
inferir que a participação da América Latina no sistema capitalista internacional tem sido secundária e periférica;
-
reconhecer que a situação de dependência da América Latina evoluiu historicamente, da preponderância inglesa no século XIX à hegemonia dos Estados Unidos, ao longo do século XX;
-
analisar os problemas sociais e políticos que afetavam México, Cuba e Nicarágua e justificavam os movimentos revolucionários ocorridos nestes países;
-
relacionar o socialismo com as revoluções latino-americanas;
-
identificar aspectos comuns presentes nos movimentos revolucionários na América Latina;
-
distinguir Cuba como um caso particular no processo de evolução política da América Latina;
-
descrever as características prevalecentes no panorama socioeconômico e político da América Latina que possibilitaram a ascensão de governos ditatoriais militares;
-
discriminar as ditaduras militares instaladas na América Latina pós1960 como manifestação de reação conservadora, em parte, capitaneada pelos Estados Unidos;
-
identificar as principais características dos governos militares instalados nos países do Cone Sul;
-
discriminar os fatores que levaram à queda das ditaduras militares nos referidos países;
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS |
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Nos estudos do componente “Colonização e emancipação das Américas”, analisaremos os processos de colonização e independência da América espanhola e da América inglesa, buscando compreender as características políticas, econômicas e socioculturais que possibilitaram a formação dos Estados nacionais nas regiões da América do Norte e da América Latina.
Objetivos gerais:
- analisar as empresas coloniais espanhola e inglesa como um prolongamento político e econômico do mercantilismo e como espelho da mentalidade de uma época;
- relacionar e analisar as circunstâncias que propiciaram as independências das colônias da Espanha e a Inglaterra na América;
Objetivos específicos:
- identificar e analisar a estrutura socioeconômica da Espanha e da Inglaterra na época da colonização;
- compreender o desenvolvimento da sociedade colonial marcada pela miscigenação étnica e o seu reflexo na América Latina atual;
- caracterizar as condições de vida, os interesses, as aspirações e os projetos políticos dos diferentes grupos sociais envolvidos no processo de colonização da América espanhola e da América inglesa;
- compreender a atuação da Igreja no processo de formação social e política da América Espanhola, percebendo as aculturações entre nativos e espanhóis;
- analisar o papel das cidades na constituição do mundo colonial espanhol e sua relação com a metrópole;
- analisar os processos de independência das 13 colônias inglesas e das colônias espanholas na América;
- reconhecer que a organização social da América Latina permaneceu basicamente inalterada após a independência;
- compreender o caudilhismo como prática política predominante em meados do século XIX e sua atuação na maioria dos países da América Latina;
- entender o movimento expansionista conhecido como a “marcha para o oeste”;
- analisar quais as consequências sociais, econômicas e políticas da Guerra Civil americana;
- refletir sobre o significado da atuação dos Estados Unidos face ao Pan-Americanismo.
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CRISES E IMPASSES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
· compreender as relações entre as várias potências europeias que levaram ao desencadear da Primeira Guerra Mundial;
· perceber as tensões sociais após a revolução de fevereiro que possibilitaram a Revolução de Outubro;
· compreender como ocorreu a crise econômica de 1929 e perceber a extensão e as consequências da crise no mundo;
· entender como surgem os movimentos totalitários nos anos vinte e o papel da crise da democracia liberal;
· compreender a extensão dos movimentos de extrema direita na Europa do período entre guerras;
· identificar, no Tratado de Versalhes e na Primeira Guerra, as raízes da Segunda Guerra Mundial;
· analisar a ascensão do Partido Nazista na Alemanha;
· analisar a participação brasileira no conflito e a posterior queda do Estado Novo;
· identificar nos conflitos históricos anteriores, desde a Guerra Franco-prussiana (1871) até a Segunda Guerra Mundial (19391945), as origens da Guerra Fria;
· analisar a decadência das tradicionais potências europeias a partir da bipolarização mundial;
· identificar a expansão internacional do capitalismo norte-americano;
· distinguir a estratégia geopolítica do socialismo soviético;
· analisar o porquê de a Guerra Fria ter sido chamada de “A Terceira Guerra Mundial”;
· compreender as ações utilizadas tanto pelos EUA quanto pela URSS, na tentativa de conquistar a hegemonia mundial;
· compreender as várias transformações acontecidas durante todo o período histórico da Guerra Fria.
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CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA |
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DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL |
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Os estudos propostos pela disciplina têm por objetivos:
-
analisar o viver coletivo do homem primitivo;
-
compreender relações entre sociedades e cultura;
-
identificar as características socioeconômicas, políticas e culturais das civilizações grega e romana;
-
refletir sobre relações sociais, religiosas, econômicas e políticas grega e romana com ênfase na cidadania;
-
analisar a importância do legado grego-romano para as civilizações do mundo ocidental para as civilizações do mundo ocidental;
-
identificar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais;
-
compreender a especificidade da vida material e do pensamento medieval;
-
reconhecer os processos de formação dos estados europeus, como se formaram suas individualidades e originalidades;
-
compreender a importância do processo de formação dos estados europeus na constituição da civilização capitalista ocidental.
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DIDÁTICA |
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A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
240
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO |
240
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
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HISTÓRIA DA ÁFRICA E RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL |
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- analisar historicamente a relação entre educação, política, economia e cultura no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, visando compreender a evolução do sistema educacional, as transformações nas práticas pedagógicas e o papel da educação na construção da cidadania e da identidade cultural.
Seus objetivos específicos são:
- investigar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, identificando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- analisar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, explorando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- estudar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, compreendendo como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, destacando o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explorando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- examinar as relações entre educação, cultura e memória, investigando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira;
- explorar as perspectivas atuais para a educação no Brasil, considerando os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
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HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL |
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HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina História Geral da Educação constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seu objetivo geral é:
- analisar a evolução da educação ao longo dos diferentes períodos da História da Humanidade, compreendendo suas interações com as sociedades e culturas, assim como os reflexos das relações políticas e econômicas, a fim de desenvolver uma compreensão abrangente da educação como fenômeno histórico e social.
Seus objetivos específicos são:
- investigar a relação entre História da Educação e a diversidade de sociedades e culturas em diferentes períodos, examinando como contextos históricos moldaram abordagens educacionais;
- analisar a educação como prática social, considerando seu papel na construção e transformação das estruturas políticas e econômicas ao longo dos tempos;
- explorar os fundamentos da educação nas comunidades primitivas e na Antiguidade Oriental, identificando elementos que influenciaram as práticas educativas nesses contextos;
- examinar as características da educação no mundo clássico, investigando como sociedades gregas e romanas moldaram sistemas de ensino e transmissão de conhecimento;
- investigar a influência da educação medieval na formação do pensamento, considerando as contribuições das instituições religiosas e filosóficas na educação;
- compreender as mudanças na educação durante a era moderna, destacando as transformações sociais, científicas e filosóficas que moldaram os sistemas educacionais;
- analisar as continuidades e rupturas nas práticas educacionais ao longo da História, identificando elementos que persistem e as inovações introduzidas em diferentes épocas.
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HISTÓRIA NA SALA DE AULA |
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HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA |
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Nos estudos da disciplina, vamos abordar a metodologia de construção do conhecimento em História. A história como disciplina acadêmica, as teorias, metodologias e as diversas abordagens e as distintas perspectivas das correntes historiográficas que contribuíram com o avanço dessa ciência durante o século XX e XXI, serão analisadas nesse componente:
Objetivos gerais:
-
Compreender os principais recursos teórico-metodológicos, fontes e documentos, referenciais histórico-culturais e conceitos utilizados pelos historiadores durante os séculos XX e XXI que refletiram no avanço do conhecimento histórico e no exercício da profissão de historiador.
Objetivos específicos:
-
Identificar as principais correntes teórico-metodológicas que permitiram os avanços em pesquisas e ensino de história no decorrer dos séculos XX e XXI.
-
Refletir acerca da diversidade de métodos, abordagens, interpretações que refletem na construção da memória, preservação e ensino de história.
-
Contribuir na produção, na preservação da memória exercitando a crítica documental, tendo em vista a diversidade da sociedade e dos documentos históricos.
-
Desenvolver recursos pertinentes para a pesquisa, a produção do conhecimento histórico e a conservação da memória.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIBRAS |
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. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
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MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL |
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Nos estudos da disciplina, analisaremos, entre outras questões, os embates conceituais sobre a ideia de modernidade, o advento da indústria, a formação do Estado moderno, a cultura burguesa, a expansão capitalista e imperialista e os conflitos sociais decorrentes dessas transformações.
Objetivos gerais:
● compreender e analisar de forma crítica a ideia de Modernidade e os contextos políticos, econômicos e socioculturais que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade europeia;
● problematizar os conceitos mais vulgarizados de Modernidade, identificando que há uma série de lados obscuros da modernidade apontados por sociólogos e outros pensadores relevantes.
Objetivos específicos:
● analisar as noções de desenvolvimento e progresso contidas no discurso que justifica os valores da Modernidade;
● comparar as permanências e descontinuidades do paradigma de produção e consumo que, aos poucos, sedimenta uma ordem mundial capitalista;
● problematizar os supostos benefícios socioeconômicos resultantes do advento capitalista, do sucesso da Revolução Industrial e estabelecimento da ordem burguesa;
● compreender fatores de formação e políticas comuns entre os Estados Absolutistas na Europa;
● refletir sobre os movimentos revolucionários da Inglaterra no século XVII e França do século XVIII;
● avaliar o impacto do Humanismo secular do Renascimento sobre o entendimento coletivo de como o Homem deveria se relacionar com ele mesmo;
● analisar os fundamentos da chamada Reforma Protestantes e como seus embates e retrocessos ajudaram a moldar os padrões de vivência da religiosidade nos tempos modernos;
● entender as características da política neocolonialista e compreender os processos de ocupação dos territórios na América, África e Ásia;
● identificar os eventos populares que acalentaram a chama das ideias reivindicatórias no espírito popular
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NOVA ORDEM MUNDIAL |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
compreender o processo histórico de libertação das colônias europeias na África e na Ásia;
analisar o conceito, tão utilizado, de “descolonização”;
relacionar a independência da África e da Ásia com a formação do Terceiro Mundo;
identificar na decadência do Império Soviético não somente o fim da Guerra Fria, mas o final de uma “era”;
analisar como o desmantelamento da URSS modificou geopoliticamente o mapa da Europa;
analisar o formato multipolar e multicivilizacional construído no mundo pós-Guerra Fria;
analisar como o desenvolvimento tecnológico, principalmente no que concerne à informática e à biotecnologia transformou o modo de vida das sociedades atuais;
identificar a imprecisão do termo “pós-modernidade”;
analisar a origem da chamada sociedade pós-moderna;
compreender como os meios de comunicação, o setor de serviços e das informações participam de maneira mais efetiva na sociedade contemporânea;
analisar por que a pós-modernidade pode ser caracterizada a partir de um período denominado “pós-industrial”;
perceber que a explosiva situação do Oriente Médio com os conflitos entre árabes e israelenses, nos mostrou que deles e de sua história sabemos pouco;
compreender que o Islamismo, mais do que qualquer outra religião do mundo atual é tão temida e mal compreendida;
conhecer as principais questões que envolvem os conflitos no Oriente Médio, levando em consideração a heterogeneidade dos povos, seus fatores políticos, culturais e religiosos;
analisar os discursos contra o terrorismo e as ações do fundamentalismo islâmico como reflexo do choque entre duas civilizações – o Ocidente e o Oriente.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA |
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PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
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PROJETO COLONIZADOR NO BRASIL |
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O perfil final proposto é de um profissional capacitado ao exercício do trabalho de Historiador na dimensão da pesquisa, atuando na produção, construção e comunicação do conhecimento histórico, legalmente habilitados para o exercício profissional em instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa, capacitados para:
- ter pleno domínio teórico e prático da construção do conhecimento histórico, das principais vertentes que orientam as análises históricas e das práticas essenciais de sua produção e socialização.
- realizar a articulação entre teoria e prática de forma crítica, produzindo conhecimentos na atividade de pesquisa;
- desenvolver a crítica sistemática diante das questões sociais cotidianas e interferir na realidade de seu tempo;
- realizar pesquisas em diversas áreas relacionadas memória coletiva e social, ao patrimônio artístico e cultural e à cultura material;
- compreender o homem e as civilizações em sua multiplicidade e em suas temporalidades, bem como os desafios da contemporaneidade;
- desempenhar uma atuação cidadã consciente, pautada por uma postura social ética, solidária, participativa e comprometida com os interesses da coletividade.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
96
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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TEORIAS DA HISTÓRIA |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
-
identificar os conceitos fundamentais da História;
-
reconhecer o documento histórico como expressão da experiência humana;
-
definir e classificar as diferentes fontes históricas;
-
compreender o sentido de mito no passado e o seu sentido atual;
-
reconhecer a diversidade de visões e interpretações do mito;
-
conhecer os princípios filosóficos que norteiam a produção historiográfica contemporânea;
-
compreender a noção de dialética e o processo histórico como devenir;
-
identificar os princípios norteadores das historiografias positivista e marxista;
-
analisar as concepções de história, de mundo e de homem nas historiografias marxista e positivista.
-
compreender a relação entre o contexto histórico e o desenvolvimento da historiografia;
-
compreender os princípios que fundamentam a historiografia francesa dos Annales em todas as suas fases;
-
relacionar as propostas dos Annales com as demais tendências historiográficas apontando as aproximações e os distanciamentos;
-
identificar e analisar os desdobramentos dessa tendência historiográfica bem como suas contribuições, limites e desafios no debate contemporâneo;
-
relacionar as tendências historiográficas contemporâneas e o ensino de História na Educação Básica.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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