| ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO 												 | 
												96
													
														 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:  
	- Entender as particularidades e técnicas que envolvem a função de arquivista, promovendo a interação profissionalizada dos saberes referentes aos processos de arquivamento na construção da informação; 
 
	- atuar na organização de Arquivos e de Documentações; 
 
	- apresentar dados e informações teóricas importantes sobre a gestão de Arquivos, Físico e Digital; 
 
	- elencar técnicas básicas de organização de Arquivos que projetem segurança e acessibilidade à informação; 
 
	- indicar exemplos e sequências de tarefas a serem utilizadas na gestão da organização de Arquivos Físicos, recorrendo sempre à parceria do sistema virtual, em consonância com as exigências e facilitadades dos meios existentes na atualidade;
 
	- gerir arquivos, desenvolvido com eficácia e promovendo resultados positivos às empresas;
 
	- oferecer informações básicas e práticas a profissionais que atuam direta ou indiretamente em acervos de bibliotecas e Arquivos de instituições e empresas, públicas ou privadas;
 
	- Conhecer os parceiros básicos da Gestão de Cuidados com os Arquivos: materiais de consumo e permanentes; equipamentos de Arquivos; Técnicas de preservação, conservação e restauração;
 
	- conhecer os Métodos e as Técnicas de Arquivamento, bem como entender e aplicar cada um dos Métodos de Arquivamento; 
 
	- estimular a pesquisa sobre a importância dos Arquivos Digitais, Digitalizados e Especiais para a efetivação de trabalho competente das equipes e ampliação da competitividade das organizações, interligando as mais diversas áreas da empresa e do seu stakeholders;
 
	- apresentar informações teórico-básicas sobre o planejamento, organização, coordenação, controle e assessoria das informações em meio eletrônico para a eficácia dos processos e procedimentos de gestão administrativa e empresarial;
 
 
													
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												| ATIVIDADES COMPLEMENTARES 												 | 
												48
													
																											
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												| CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE 												 | 
												72
													
																											
												 | 
											
																					
												| COMPETÊNCIA E HABILIDADES NAS ORGANIZAÇÕES 												 | 
												72
													
																											
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												| COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR 												 | 
												48
													
														 Objetivo Geral:  
	- Desenvolver a capacidade empreendedora, trabalhando características e habilidades do empreendedor e discutindo desafios da atividade empreendedora, de modo a estimular o empreendedorismo nos alunos.
 
 
Objetivos Específicos: 
	- Preparar os alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
 
	- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
 
	- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
 
	- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
 
	- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
 
 
													
												 | 
											
																					
												| DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 												 | 
												72
													
														 A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional  
  
Objetivos específicos 
  
	- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização 
 
	- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc. 
 
 
													
												 | 
											
																					
												| EDUCAÇÃO FINANCEIRA 												 | 
												126
													
														 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. 
 
Objetivos específicos: 
 
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização; 
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões; 
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano; 
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal. 
													
												 | 
											
																					
												| ENADE (OBRIGATÓRIO) 												 | 
												0
													
																											
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												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 												 | 
												6
													
																											
												 | 
											
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 												 | 
												6
													
																											
												 | 
											
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 												 | 
												6
													
																											
												 | 
											
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 												 | 
												6
													
																											
												 | 
											
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 												 | 
												6
													
																											
												 | 
											
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 												 | 
												6
													
																											
												 | 
											
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 												 | 
												6
													
																											
												 | 
											
																					
												| ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 												 | 
												6
													
																											
												 | 
											
																					
												| ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM SECRETARIADO
 												 | 
												48
													
														 Ao final do estudo das unidades deste componente o aluno deverá estar apto a: 
	- promover o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, visando aprimorar as competências profissionais;
 
	- identificar as características do objeto de estudo e os aspectos que influenciam a situação observada, visando solucioná-la;
 
	- integrar os conhecimentos construídos nas disciplinas do curso, aplicando-os para solucionar problemas;
 
	- desenvolver a leitura crítica, observando as diversas variáveis que compõem a temática, considerando o contexto sociocultural do leitor, sua história e formação;
 
	- aprimorar competências e habilidades que requisitam o diálogo entre as diversas áreas de conhecimentos.
 
 
													
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												| ÉTICA 												 | 
												72
													
																											
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												| FELICIDADE E BEM-ESTAR 												 | 
												126
													
														 Objetivo Geral: 
	- Compreender a felicidade e o bem-estar como dimensões fundamentais da formação humana, articulando saberes sobre suas dimensões físicas, mentais, emocionais, espirituais e socioculturais, de modo a promover o autoconhecimento, a qualidade de vida e a participação ativa em ações de extensão que favoreçam o desenvolvimento individual e coletivo.
 
 
Objetivos Específicos: 
	- Analisar as diferentes dimensões que constituem o ser humano, promovendo o autoconhecimento e reflexões sobre as condições concretas de vida na busca pelo equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
 
	- Compreender a formação cidadã como um processo educativo construído a partir da reflexão, do diálogo e da interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
 
	- Relacionar os componentes curriculares do curso para o desenvolvimento de competências voltadas à melhoria da sociedade.
 
	- Examinar criticamente o cenário social, estabelecendo conexões entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva.
 
	- Explorar o universo sociocultural, identificando a importância da arte e da cultura no equilíbrio entre cognição, afeto e satisfação pessoal.
 
	- Identificar práticas de promoção à saúde que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida.
 
	- Refletir sobre aspectos do cotidiano e modos de ser e estar no mundo, investigando possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
 
	- Engajar-se em programas e/ou projetos de extensão na sociedade, articulando conhecimentos acadêmicos com contextos sociais.
 
	- Propor alternativas para minimizar problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento humano e comunitário.
 
 
													
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												| FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR 												 | 
												48
													
																											
												 | 
											
																					
												| GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES 												 | 
												72
													
														 Objetivo geral: 
Proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente e aprofundada dos principais conceitos, teorias, práticas e desafios relacionados à gestão de pessoas em ambientes organizacionais. 
Objetivos específicos: 
	- Compreender os Fundamentos da Gestão de Pessoas:
 
	- Estudar as políticas e práticas relacionadas à gestão de recursos humanos;
 
	- Aplicar Ferramentas e Técnicas de Gestão de Pessoas;
 
	- Desenvolver habilidades práticas na aplicação de ferramentas e técnicas de gestão de pessoas;
 
	- Analisar Desafios Contemporâneos na Gestão de Pessoas;
 
	- Examinar questões atuais e desafios enfrentados pelas organizações em relação à gestão de pessoas.
 
 
													
												 | 
											
																					
												| GESTÃO ESTRATÉGICA 												 | 
												72
													
																											
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												| GESTÃO SECRETARIAL
 												 | 
												96
													
														 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:  
•    Conhecer os aspectos teóricos para o exercício da profissão, destacar suas habilidades e perceber o ambiente organizacional onde está inserido; 
•    Compreender o que é um atendimento de excelência 
•    Apresentar conhecimentos capazes de realizar atendimentos adequados; 
•    Entender as técnicas secretariais e envolver-se no processo organizacional a fim de prestar serviços nas diversas áreas em que atuar; 
•    Compreender os aspectos para assessoria, elaboração e organização de eventos, seus diferentes tipos e particularidades; 
•    Dominar os conceitos, normas e ritos que compõem o cerimonial e protocolo e conhecer os aspectos culturais que os envolvem; 
•    Conhecer e compreender o código de ética da profissão de Secretariado e sua importância; 
•    Descrever o conceito de etiqueta empresarial e social e o cuidado com a imagem pessoal para o Secretário Executivo; 
•    Identificar os tipos de vestimentas adequadas ao ambiente de trabalho e fazer o uso deste em seu benefício. 
  
													
												 | 
											
																					
												| INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS 												 | 
												72
													
														 A disciplina Introdução aos estudos gramaticais tem como objetivos: 
  
	- 
	
Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias; 
	 
	- 
	
Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita; 
	 
	- 
	
Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino; 
	 
	- 
	
Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa. 
	 
 
													
												 | 
											
																					
												| INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 												 | 
												48
													
														 O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino. 
  
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância. 
  
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do  desempenho acadêmico. 
  
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso. 
													
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												| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 												 | 
												72
													
														 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. 
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. 
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. 
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. 
													
												 | 
											
																					
												| LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES 												 | 
												72
													
														 Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional. 
  
Objetivos específicos: 
	- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
 
	- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
 
	- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
 
	- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
 
	- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
 
	- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
 
	- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
 
	- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
 
 
													
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												| LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS 												 | 
												96
													
														 A disciplina Língua Portuguesa: aspectos discursivos tem como objetivos possibilitar ao aluno a: 
- definir o poder da linguagem, valendo-se da argumentação; 
- situar e explicar os elementos do processo argumentativo; 
- usar diferentes estratégias argumentativas; 
- discutir sobre produção de sentidos; 
- esclarecer questões semânticas; 
- analisar materiais de linguagem com ênfase em seu funcionamento enunciativo; 
- desenvolver análises de produção de sentido a partir da análise do discurso; 
- explicar a importância da multimodalidade e da hipertextualidade nas interações comunicativas; 
- desenvolver a leitura crítica de hipertextos; 
- desenvolver a prática de leitura e de elaboração de textos multimodais; 
- interagir com deferência e consciência na rede mundial de computadores. 
  
													
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												| LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I 												 | 
												96
													
														 A disciplina Língua Portuguesa: gramática e aplicação I tem como objetivos: 
  
	- 
	
Contribuir com a formação acadêmico-profissional, proporcionando o estudante a interagir, por meio de uma postura criativa, reflexiva, produtiva, com os mais diversos materiais que circulam nas diferentes esferas e práticas sociais; 
	 
	- 
	
Desenvolver as competências gramaticais pelo viés da gramática reflexiva, ou seja, aquela que direciona o aprendiz a compreender como a língua funciona e, principalmente, a compreender qual(is) é(são) o(s) efeito(s) de sentido que os elementos linguísticos podem produzir na interação; 
	 
	- 
	
Redigir textos, com correção, usando a norma padrão da língua portuguesa; 
	 
	- 
	
Desenvolver a autonomia na construção de uma identidade profissional empreendedora, a partir das diversas manifestações da linguagem através do conhecimento da língua portuguesa. 
	 
 
													
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												| LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO II 												 | 
												72
													
														 A disciplina Língua Portuguesa: Gramática e Aplicação II tem como objetivos: 
	- reconhecer as relações sintáticas e semânticas entre os constituintes da frase.
 
	- identificar as estruturas sintáticas formais da norma culta do uso da língua portuguesa.
 
	- entender a importância de associar um texto ao seu contexto de produção.
 
	- compreender conceitos, a partir de práticas de linguagens, aliadas a textos do cotidiano.
 
	- reconhecer a importância do conhecimento compartilhado no mecanismo de coesão textual.
 
	- identificar as situações de regência verbal e os respectivos significados.
 
	- relacionar os termos da oração e do período nas diversas ordens de colocação.
 
	- relacionar sintaxe e estilo.
 
	- apresentar o conceito da coerência textual como um critério de textualidade.
 
	- reconhecer os fatores responsáveis pela textualidade.
 
	- estabelecer um diálogo entre teoria e prática a partir de exemplos do cotidiano dos usuários da Língua Portuguesa.
 
 
													
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												| MARKETING 												 | 
												96
													
														 A disciplina de Marketing contribui para a compreensão da importância de uma ferramenta de gestão que auxilia o sucesso organizacional e a saúde das empresas. 
  
Objetivo Geral: 
    - despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços no mercado competitivo satisfazendo as necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
 
 
Objetivos Específicos: 
    - aplicar os conceitos básicos do marketing na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado.
 
    - desenvolver capacidade crítica de escolha da melhor ferramenta e estratégia acerca das adversidades do mercado de negócios. 
 
 													
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												| RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 												 | 
												72
													
														 Objetivo geral  
Propiciar aos discentes conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão estratégica de pessoas, com foco em recrutamento e seleção nas organizações. Propiciar a necessária formação desejada a um gestor de Recursos Humanos, sempre atento às demandas das empresas, com visão crítica, relacionando aspectos teóricos do ensino com as situações práticas de mercado. 
  
Objetivos específicos 
• Proporcionar a capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados ao recrutamento e seleção na organização. 
• Promover a análise crítica dos processos de recrutamento e seleção, bem como das técnicas utilizadas pelas organizações. 
													
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												| REDAÇÃO OFICIAL E COMERCIAL 												 | 
												96
													
														 Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:  
	- Identificar os diferentes tipos de correspondências oficial/empresarial e pessoal, reconhecer seus gêneros e compreender como são fundamentais para a comunicação;
 
	- Compreender que o processo comunicativo exige atenção para interação via correspondência oficial e comercial, bem como as características necessárias quanto à linguagem que deve ser utilizada;
 
	- Reconhecer a estrutura do gênero: signatário, destinatário, despedida;
 
	- Conhecer as características e as marcas dos gêneros parecer, requerimento, ata, declaração, edital, procuração, relatório, ordem de serviço, memorial e currículo, bem como sua importância e adequação às diferentes situações de uso, além de suas especificidades, adequando seu texto de modo que este seja leve, objetivo, redigido dentro de suas normas e utilizando-se da língua culta;
 
	- Entender que a linguagem possui diversos estilos e que o texto administrativo deve ser redigido utilizando-se do sentido denotativo e coerente com a situação comunicativa;
 
	- Utilizar a lei da unidade temática para a escrita;
 
	- Compreender que o uso indiscriminado de pleonasmos pode dificultar a finalização de uma sentença, gerando interpretações críticas e compreender que o uso de palavras homófonas pode prejudicar o texto.
 
 
													
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												| TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA 												 | 
												48
													
																											
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