ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO |
96
Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
- Entender as particularidades e técnicas que envolvem a função de arquivista, promovendo a interação profissionalizada dos saberes referentes aos processos de arquivamento na construção da informação;
- atuar na organização de Arquivos e de Documentações;
- apresentar dados e informações teóricas importantes sobre a gestão de Arquivos, Físico e Digital;
- elencar técnicas básicas de organização de Arquivos que projetem segurança e acessibilidade à informação;
- indicar exemplos e sequências de tarefas a serem utilizadas na gestão da organização de Arquivos Físicos, recorrendo sempre à parceria do sistema virtual, em consonância com as exigências e facilitadades dos meios existentes na atualidade;
- gerir arquivos, desenvolvido com eficácia e promovendo resultados positivos às empresas;
- oferecer informações básicas e práticas a profissionais que atuam direta ou indiretamente em acervos de bibliotecas e Arquivos de instituições e empresas, públicas ou privadas;
- Conhecer os parceiros básicos da Gestão de Cuidados com os Arquivos: materiais de consumo e permanentes; equipamentos de Arquivos; Técnicas de preservação, conservação e restauração;
- conhecer os Métodos e as Técnicas de Arquivamento, bem como entender e aplicar cada um dos Métodos de Arquivamento;
- estimular a pesquisa sobre a importância dos Arquivos Digitais, Digitalizados e Especiais para a efetivação de trabalho competente das equipes e ampliação da competitividade das organizações, interligando as mais diversas áreas da empresa e do seu stakeholders;
- apresentar informações teórico-básicas sobre o planejamento, organização, coordenação, controle e assessoria das informações em meio eletrônico para a eficácia dos processos e procedimentos de gestão administrativa e empresarial;
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
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COMPETÊNCIA E HABILIDADES NAS ORGANIZAÇÕES |
72
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
48
Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, trabalhando características e habilidades do empreendedor e discutindo desafios da atividade empreendedora, de modo a estimular o empreendedorismo nos alunos.
Objetivos Específicos:
- Preparar os alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
72
A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM SECRETARIADO
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48
Ao final do estudo das unidades deste componente o aluno deverá estar apto a:
- promover o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, visando aprimorar as competências profissionais;
- identificar as características do objeto de estudo e os aspectos que influenciam a situação observada, visando solucioná-la;
- integrar os conhecimentos construídos nas disciplinas do curso, aplicando-os para solucionar problemas;
- desenvolver a leitura crítica, observando as diversas variáveis que compõem a temática, considerando o contexto sociocultural do leitor, sua história e formação;
- aprimorar competências e habilidades que requisitam o diálogo entre as diversas áreas de conhecimentos.
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ÉTICA |
72
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
48
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GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES |
72
Objetivo geral:
Proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente e aprofundada dos principais conceitos, teorias, práticas e desafios relacionados à gestão de pessoas em ambientes organizacionais.
Objetivos específicos:
- Compreender os Fundamentos da Gestão de Pessoas:
- Estudar as políticas e práticas relacionadas à gestão de recursos humanos;
- Aplicar Ferramentas e Técnicas de Gestão de Pessoas;
- Desenvolver habilidades práticas na aplicação de ferramentas e técnicas de gestão de pessoas;
- Analisar Desafios Contemporâneos na Gestão de Pessoas;
- Examinar questões atuais e desafios enfrentados pelas organizações em relação à gestão de pessoas.
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GESTÃO ESTRATÉGICA |
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GESTÃO SECRETARIAL
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Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
• Conhecer os aspectos teóricos para o exercício da profissão, destacar suas habilidades e perceber o ambiente organizacional onde está inserido;
• Compreender o que é um atendimento de excelência
• Apresentar conhecimentos capazes de realizar atendimentos adequados;
• Entender as técnicas secretariais e envolver-se no processo organizacional a fim de prestar serviços nas diversas áreas em que atuar;
• Compreender os aspectos para assessoria, elaboração e organização de eventos, seus diferentes tipos e particularidades;
• Dominar os conceitos, normas e ritos que compõem o cerimonial e protocolo e conhecer os aspectos culturais que os envolvem;
• Conhecer e compreender o código de ética da profissão de Secretariado e sua importância;
• Descrever o conceito de etiqueta empresarial e social e o cuidado com a imagem pessoal para o Secretário Executivo;
• Identificar os tipos de vestimentas adequadas ao ambiente de trabalho e fazer o uso deste em seu benefício.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS |
72
A disciplina Introdução aos estudos gramaticais tem como objetivos:
-
Atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias;
-
Desenvolver a reflexão sintático-semântica das estruturas gramaticais da Língua Portuguesa, nas modalidades oral e escrita;
-
Compreender as relações da linguagem verbal e não verbal e sua importância para o ensino;
-
Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Portuguesa.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
72
Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
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LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS |
96
A disciplina Língua Portuguesa: aspectos discursivos tem como objetivos possibilitar ao aluno a:
- definir o poder da linguagem, valendo-se da argumentação;
- situar e explicar os elementos do processo argumentativo;
- usar diferentes estratégias argumentativas;
- discutir sobre produção de sentidos;
- esclarecer questões semânticas;
- analisar materiais de linguagem com ênfase em seu funcionamento enunciativo;
- desenvolver análises de produção de sentido a partir da análise do discurso;
- explicar a importância da multimodalidade e da hipertextualidade nas interações comunicativas;
- desenvolver a leitura crítica de hipertextos;
- desenvolver a prática de leitura e de elaboração de textos multimodais;
- interagir com deferência e consciência na rede mundial de computadores.
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LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I |
96
A disciplina Língua Portuguesa: gramática e aplicação I tem como objetivos:
-
Contribuir com a formação acadêmico-profissional, proporcionando o estudante a interagir, por meio de uma postura criativa, reflexiva, produtiva, com os mais diversos materiais que circulam nas diferentes esferas e práticas sociais;
-
Desenvolver as competências gramaticais pelo viés da gramática reflexiva, ou seja, aquela que direciona o aprendiz a compreender como a língua funciona e, principalmente, a compreender qual(is) é(são) o(s) efeito(s) de sentido que os elementos linguísticos podem produzir na interação;
-
Redigir textos, com correção, usando a norma padrão da língua portuguesa;
-
Desenvolver a autonomia na construção de uma identidade profissional empreendedora, a partir das diversas manifestações da linguagem através do conhecimento da língua portuguesa.
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LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO II |
72
A disciplina Língua Portuguesa: Gramática e Aplicação II tem como objetivos:
- reconhecer as relações sintáticas e semânticas entre os constituintes da frase.
- identificar as estruturas sintáticas formais da norma culta do uso da língua portuguesa.
- entender a importância de associar um texto ao seu contexto de produção.
- compreender conceitos, a partir de práticas de linguagens, aliadas a textos do cotidiano.
- reconhecer a importância do conhecimento compartilhado no mecanismo de coesão textual.
- identificar as situações de regência verbal e os respectivos significados.
- relacionar os termos da oração e do período nas diversas ordens de colocação.
- relacionar sintaxe e estilo.
- apresentar o conceito da coerência textual como um critério de textualidade.
- reconhecer os fatores responsáveis pela textualidade.
- estabelecer um diálogo entre teoria e prática a partir de exemplos do cotidiano dos usuários da Língua Portuguesa.
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MARKETING |
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A disciplina de Marketing contribui para a compreensão da importância de uma ferramenta de gestão que auxilia o sucesso organizacional e a saúde das empresas.
Objetivo Geral:
- despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços no mercado competitivo satisfazendo as necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
Objetivos Específicos:
- aplicar os conceitos básicos do marketing na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado.
- desenvolver capacidade crítica de escolha da melhor ferramenta e estratégia acerca das adversidades do mercado de negócios.
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RECRUTAMENTO E SELEÇÃO |
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Objetivo geral
Propiciar aos discentes conhecimentos e experiências que agreguem valor a gestão estratégica de pessoas, com foco em recrutamento e seleção nas organizações. Propiciar a necessária formação desejada a um gestor de Recursos Humanos, sempre atento às demandas das empresas, com visão crítica, relacionando aspectos teóricos do ensino com as situações práticas de mercado.
Objetivos específicos
• Proporcionar a capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados ao recrutamento e seleção na organização.
• Promover a análise crítica dos processos de recrutamento e seleção, bem como das técnicas utilizadas pelas organizações.
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REDAÇÃO OFICIAL E COMERCIAL |
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Ao final do estudo das unidades deste componente, o aluno deverá estar apto a:
- Identificar os diferentes tipos de correspondências oficial/empresarial e pessoal, reconhecer seus gêneros e compreender como são fundamentais para a comunicação;
- Compreender que o processo comunicativo exige atenção para interação via correspondência oficial e comercial, bem como as características necessárias quanto à linguagem que deve ser utilizada;
- Reconhecer a estrutura do gênero: signatário, destinatário, despedida;
- Conhecer as características e as marcas dos gêneros parecer, requerimento, ata, declaração, edital, procuração, relatório, ordem de serviço, memorial e currículo, bem como sua importância e adequação às diferentes situações de uso, além de suas especificidades, adequando seu texto de modo que este seja leve, objetivo, redigido dentro de suas normas e utilizando-se da língua culta;
- Entender que a linguagem possui diversos estilos e que o texto administrativo deve ser redigido utilizando-se do sentido denotativo e coerente com a situação comunicativa;
- Utilizar a lei da unidade temática para a escrita;
- Compreender que o uso indiscriminado de pleonasmos pode dificultar a finalização de uma sentença, gerando interpretações críticas e compreender que o uso de palavras homófonas pode prejudicar o texto.
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
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