INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
INFORMÁTICA APLICADA |
72
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE QUÍMICA TECNOLÓGICA |
12
|
EXPRESSÃO GRÁFICA |
48
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA |
18
|
CÁLCULO APLICADO ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
96
|
CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
48
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA I |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA |
96
|
BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- identificar as principais biomoléculas existentes no contexto da Biologia;
- explicar a relação existente entre a estrutura e função biológica das moléculas, relacionando-as às situações do cotidiano;
- descrever os fenômenos metabólicos que ocorrem nos organismos vivos;
- relacionar os fenômenos bioquímicos ao âmbito da Biologia;
- relacionar as biomoléculas estudadas com o metabolismo bioenergético;
- detalhar o metabolismo energético, mostrando a importância das principais vias metabólicas para a sobrevivência dos organismos;
- descrever, ilustrar, diferenciar e representar as células procariótica e eucariótica;
- identificar as partes constituintes de um microscópio;
- discutir a organização da estrutura celular e seu funcionamento;
- relatar e exemplificar a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos;
- listar as unidades de medidas utilizadas na microscopia;
- descrever as diferenças e as semelhanças das células nos diferentes reinos de seres vivos;
- especificar as organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções;
- detalhar os conhecimentos sobre os componentes do núcleo da célula, bem como as funções que desempenham;
- demonstrar a presença do DNA nas células;
- diferenciar cromossomos em procariotos e eucariotos;
- identificar os diferentes resultados do processo de divisão e reprodução celular, seja para gerar células somáticas ou para gerar células reprodutivas;
- descrever o processo de reprodução, bem como os aspectos causadores de variabilidade: crossing over; especificar a diferença entre reprodução assexuada e o processo de multiplicação celular por mitose;
- reconhecer que existem duas diferentes finalidades para o processo de meiose, que se dá para a produção de gametas ou de esporos;
- analisar e compreender alguns dos fenômenos físicos que ocorrem nos vegetais durante a absorção da luz;
- comparar fenômenos bioquímicos envolvidos durante o processo de construção de moléculas energéticas, assim como seu consumo;
- analisar a relação entre a produção e consumo de energia nos vegetais e nos ecossistemas.
|
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
72
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
18
|
ESTRUTURA E CONJUNTURA DA AGRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO |
84
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA II |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS I |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
|
FÍSICO-QUÍMICA I
|
96
|
BOTÂNICA |
96
|
TAXONOMIA E MORFOLOGIA DOS SERES VIVOS |
72
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
|
FÍSICA |
96
|
FISIOLOGIA VEGETAL |
84
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA III |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS II |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
GEOMÁTICA |
48
|
PRÁTICA DE GEOMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
6
|
PROPAGAÇÃO DE PLANTAS |
72
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA IV |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS III |
6
|
EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA |
84
|
GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO |
72
|
ZOOLOGIA |
96
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
GENÉTICA E MELHORAMENTO DAS PLANTAS |
84
|
FERTILIDADE DOS SOLOS |
72
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA V |
6
|
ENTOMOLOGIA |
96
|
CLIMATOLOGIA E AGROMETEREOLOGIA |
72
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS IV |
6
|
MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA |
84
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
|
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA |
72
|
HIDRÁULICA AGRÍCOLA E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS |
72
|
ADUBAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS |
96
|
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM |
72
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA VI |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS V |
6
|
FITOPATOLOGIA |
48
|
MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLAS |
84
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
FORRAGICULTURA E PASTAGENS |
72
|
SISTEMAS CONSTRUTIVOS E AMBIÊNCIA |
84
|
CULTURAS ANUAIS I |
84
|
MANEJO DE PLANTAS INVASORAS |
72
|
CULTURAS PERENES I |
84
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA VII |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VI |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
72
|
TECNOLOGIAS DE PRECISÃO AGRÍCOLA E PECUÁRIA |
96
|
ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM EXTENSÃO RURAL |
168
|
CULTURAS ANUAIS II |
84
|
CULTURAS PERENES II |
72
|
SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL |
72
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA VIII |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VII |
6
|
HORTICULTURA |
48
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS |
72
Estudar o componente de Gestão de empresas Rurais é unificar ferramentas de gestão, contribuindo para o sucesso organizacional e para a saúde da empresa, seja rural ou não.
Objetivo Geral:
- despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços no mercado competitivo satisfazendo as necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
Objetivos Específicos:
- aplicar os conceitos básicos de negócios na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado.
- desenvolver um projeto integrado juntamente com outras disciplinas do período com a proposta de capacitar o aluno quanto o inter-relacionamento das distintas áreas da administração.
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
240
|
PAISAGISMO, FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS |
48
|
VISITA TÉCNICA ASSISTIDA IX |
6
|
LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VIII |
6
|
LICENCIAMENTO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS |
72
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
|
PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES |
48
|
CERTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE NO AGRONEGÓCIO |
48
|
PROCESSAMENTO, ARMAZENAGEM E CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO E DE CONSUMO |
84
|
RECEITUÁRIO AGRONÔMICO, AVALIAÇÃO E PERÍCIA |
84
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENADE |
0
|