ADUBAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS |
96
O componente ADUBAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS aborda a utilização eficiente dos corretivos e fertilizantes de acordo com a legislação vigente, considerando suas propriedades, origem, produção, disponibilidade, época de aplicação e custo, a fim de atender às necessidades nutricionais das principais culturas exploradas no cenário nacional, de forma economicamente viável e ambientalmente sustentável.
Ao final dos estudos propostos, o aluno deverá estar apto a interpretar uma análise de solo e/ou foliar, sabendo recomendar a dose adequada do corretivo e/ou fertilizante, definir a época e a forma mais adequada para sua aplicação, escolhendo a fonte de maior economicidade, a fim de maximizar a lucratividade da cultura explorada. Além disso, o aluno deverá ser capaz de identificar desordens nutricionais de plantas e sugerir práticas corretivas tanto para situações de deficiência quanto para os excessos e desequilíbrios nutricionais das plantas cultivadas.
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ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM EXTENSÃO RURAL |
168
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- identificar as principais biomoléculas existentes no contexto da Biologia;
- explicar a relação existente entre a estrutura e função biológica das moléculas, relacionando-as às situações do cotidiano;
- descrever os fenômenos metabólicos que ocorrem nos organismos vivos;
- relacionar os fenômenos bioquímicos ao âmbito da Biologia;
- relacionar as biomoléculas estudadas com o metabolismo bioenergético;
- detalhar o metabolismo energético, mostrando a importância das principais vias metabólicas para a sobrevivência dos organismos;
- descrever, ilustrar, diferenciar e representar as células procariótica e eucariótica;
- identificar as partes constituintes de um microscópio;
- discutir a organização da estrutura celular e seu funcionamento;
- relatar e exemplificar a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos;
- listar as unidades de medidas utilizadas na microscopia;
- descrever as diferenças e as semelhanças das células nos diferentes reinos de seres vivos;
- especificar as organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções;
- detalhar os conhecimentos sobre os componentes do núcleo da célula, bem como as funções que desempenham;
- demonstrar a presença do DNA nas células;
- diferenciar cromossomos em procariotos e eucariotos;
- identificar os diferentes resultados do processo de divisão e reprodução celular, seja para gerar células somáticas ou para gerar células reprodutivas;
- descrever o processo de reprodução, bem como os aspectos causadores de variabilidade: crossing over; especificar a diferença entre reprodução assexuada e o processo de multiplicação celular por mitose;
- reconhecer que existem duas diferentes finalidades para o processo de meiose, que se dá para a produção de gametas ou de esporos;
- analisar e compreender alguns dos fenômenos físicos que ocorrem nos vegetais durante a absorção da luz;
- comparar fenômenos bioquímicos envolvidos durante o processo de construção de moléculas energéticas, assim como seu consumo;
- analisar a relação entre a produção e consumo de energia nos vegetais e nos ecossistemas.
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BOTÂNICA |
96
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CAFEICULTURA |
48
O componente CAFEICULTURA aborda os fundamentos técnicos e científicos da produção de café, englobando os aspectos históricos, socioeconômicos, agronômicos e ambientais. A disciplina proporciona o desenvolvimento de competências relacionadas ao planejamento e manejo sustentável da lavoura cafeeira, com foco na aplicação de práticas modernas e tecnologias que assegurem a qualidade do produto e a rastreabilidade da produção. Ao final do curso, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a conduzir projetos de cafeicultura integrados aos princípios de sustentabilidade, eficiência produtiva e respeito ao meio ambiente, garantindo a competitividade no mercado global.
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CÁLCULO APLICADO ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
96
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CERTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE NO AGRONEGÓCIO |
48
O componente MANEJO E PRODUÇÃO DE SISTEMAS FLORESTAIS aborda os aspectos técnicos, ecológicos e econômicos envolvidos no manejo e produção sustentável de sistemas florestais. A disciplina busca capacitar o(a) aluno(a) para planejar, implantar e manejar florestas com eficiência produtiva e respeito ambiental, integrando inovação tecnológica e práticas sustentáveis. Ao final do curso desta disciplina, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de aplicar técnicas de manejo florestal, avaliar impactos ambientais e econômicos, e desenvolver soluções que promovam a sustentabilidade e a competitividade no setor florestal.
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
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contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
48
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a demonstrar conhecimento acerca do campo de atuação do profissional de ciências agrárias nos diversos setores das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e global. Para tanto, será necessário:
- Desenvolver uma compreensão abrangente acerca das vocações regionais de produção agropecuária no país e a inserção do profissional de ciências agrárias nesses contextos.
- Determinar situações práticas nas quais o profissional de ciências agrárias poderá atuar e intervir no sentido de prover soluções técnicas.
- Desenvolver a capacidade compreensiva e argumentativa acerca das cadeias agroindustriais.
- Compreender os avanços tecnológicos no campo e os impactos na produtividade e oferta de alimentos, fibras e bioenergia.
- Avaliar criticamente cenários e conjunturas relativas ao campo de atuação do profissional em ciências agrárias.
- Expressar as interações curriculares da formação em ciências agrárias, bem como as interdisciplinaridades ante o contexto decisório no campo profissional.
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CLIMATOLOGIA E AGROMETEOROLOGIA |
72
O componente CLIMATOLOGIA E AGROMETEOROLOGIA trata dos aspectos relacionados ao monitoramento agroclimático, fundamentado no conhecimento de elementos e fatores climáticos e suas interações com o ambiente de produção e expressão da produtividade pelas culturas agrícolas. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a analisar, interpretar e distinguir aspectos climáticos e meteorológicos, considerando o zoneamento agroclimático, o balanço hídrico e as demandas das culturas agrícolas; os fatores climáticos limitantes e promotores da produtividade das culturas e interações com potenciais patógenos, microrganismos benéficos e com os aspectos fisiológicos das plantas cultivadas.
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DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
72
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENTOMOLOGIA |
96
O componente ENTOMOLOGIA aborda os conceitos gerais sobre os insetos e a importância de se conhecer as pragas que podem ocasionar problemas para culturas de interesse econômico. Possibilita o conhecimento do corpo dos insetos, especialmente daqueles que causam danos às culturas, sua morfologia externa e anatomia interna, além do funcionamento de alguns sistemas. Em um aspecto mais aplicado do componente, serão estudados os principais métodos de controle de pragas e como integrá-los em uma condição de plantio e será possível distinguir o modo de ação dos principais grupos químicos de inseticidas. Para finalizar o conteúdo, serão analisadas as pragas das principais culturas agrícolas. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a identificar as principais pragas de importância agronômica para as diferentes culturas e quais as medidas de controle adequadas para cada uma delas, com o entendimento de como essas medidas atuam sobre os insetos-praga.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
240
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ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
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ESTRUTURA E CONJUNTURA DA AGRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO |
72
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Demonstrar conhecimento acerca das cadeias agroindustriais e seus produtos, elos de negócios e de transações nos sistemas produtivos e o contexto de análise, inserção e atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver uma compreensão abrangente acerca os negócios agroalimentares e bioenergéticos no país e a inclusão do engenheiro agrônomo nesses contextos mercadológicos.
- Determinar situações práticas nas quais o engenheiro agrônomo atua e agrega valor à cadeia e à comercialização de produtos agroindustriais.
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever modelos de produção agroindustriais.
- Relacionar as competências profissionais do profissional em agronomia e a conjuntura atual do agronegócio brasileiro e mundial;
- Compreender os avanços tecnológicos no campo e os impactos na produtividade e oferta de alimentos, fibras e bioenergia.
- Avaliar criticamente cenários e conjunturas relativas as tendências do agronegócio e propor soluções tecnológicas atendendo os interesses sociais, ambientais e econômicos;
Expressar as interações curriculares da formação em agronomia, bem como as interdisciplinaridades ante o contexto decisório no campo profissional.
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EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA |
72
O componente EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA aborda os conhecimentos teóricos e práticos quanto ao planejamento, execução e avaliação de experimentos nas ciências agrárias, oferecendo conceitos princípios da pesquisa e da experimentação agrícola, desenvolvendo habilidades voltadas aos delineamentos experimentais mais utilizados, além de análises e considerações relevantes acerca dos resultados observados. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender etapas fundamentais de planejamento, execução e operação experimental, controle de qualidade (com vistas ao erro experimental), análises, interpretações dos resultados e por fim, modelos de apresentações para o público-alvo.
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EXPRESSÃO GRÁFICA |
48
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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FERTILIDADE DOS SOLOS |
72
O componente FERTILIDADE DOS SOLOS oferece abordagem acerca da dinâmica dos macros e micronutrientes no solo, suportando o desenvolvimento das culturas agrícolas, sob os princípios de reações e parâmetros físicos, químicos e biológicos do solo, em uma ótica de agricultura sustentável. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a implementar um programa de fertilidade dos solos fundamentado na amostragem do solo, na interpretação do laudo de análise de solo, nos parâmetros de balanço de macro e micronutrientes ao longo do perfil e na constituição e atividade orgânica no solo.
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FÍSICA |
96
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais,
de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
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FÍSICO-QUÍMICA I |
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FISIOLOGIA VEGETAL |
72
O componente FISIOLOGIA VEGETAL aborda os conhecimentos teóricos relacionados ao transporte de água e elementos minerais nas plantas, às etapas bioquímicas e fisiológicas da fotossíntese, da respiração vegetal, da ação dos fitorreguladores e a interação das culturas agrícolas e o ambiente externo. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender os processos fisiológicos de crescimento, desenvolvimento e respostas (vegetativas e reprodutivas) das culturas agrícolas de modo à interagir com outras técnicas e conhecimentos agronômicos para fins de manejo dos sistemas de produção.
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FITOPATOLOGIA |
72
O componente FITOPATOLOGIA tem como objetivo fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimentos sobre as principais doenças que afetam as plantas cultivadas e sua importância no contexto agrícola. Os alunos serão capacitados a compreender os conceitos básicos da fitopatologia, incluindo a classificação e a fisiologia do parasitismo, o ciclo das relações entre patógeno e hospedeiro e os princípios gerais de controle de doenças. Serão discutidos os diferentes agentes fitopatogênicos e como é feita a identificação e o diagnóstico das doenças de plantas, com foco nos sintomas e nos ciclos de vida dos patógenos, além da análise do complexo causal formado pelo hospedeiro, patógeno e ambiente. Por fim, o componente promove a aplicação de métodos de controle de doenças de acordo com o manejo integrado de doenças (MID). Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a diagnosticar, manejar e propor soluções para os problemas fitossanitários, contribuindo para a produtividade e a sustentabilidade no setor agrícola.
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FORRAGICULTURA E PASTAGENS |
72
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FRUTICULTURA |
48
O componente FRUTICULTURA abrange os aspectos técnicos e científicos voltados para o estudo e manejo da produção frutícola, considerando as dimensões agronômica, socioeconômica e ambiental. A disciplina propõe o desenvolvimento de competências para caracterizar os sistemas de produção de frutas em diferentes contextos climáticos e organizacionais, planejar e manejar pomares de maneira sustentável, e implementar tecnologias que promovam a rastreabilidade e a qualidade das frutas. Ao final da disciplina, o(a) aluno(a) estará apto(a) a aplicar práticas avançadas de fruticultura adaptadas às condições locais, com respeito aos princípios de sustentabilidade e saúde pública, integrando inovação tecnológica e respeito ao meio ambiente.
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FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
72
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GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO |
72
O componente GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS aborda a dinâmica da origem e formação dos solos, sua composição e propriedades físicas, químicas e biológicas impressas na descrição geomorfológica dos horizontes ao longo de um perfil de solo. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, a partir de seus índices; compreender e identificar à campo, traços das 13 ordens atuais de solos recorrentes no país, em especial os Latossolos e Argissolos; e propor estratégias sustentáveis de uso, manejo e conservação dos solos, à partir de sua aptidão e determinação no zoneamento edafoclimático.
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GENÉTICA E MELHORAMENTO DAS PLANTAS |
72
O componente GENÉTICA E MELHORAMENTO DAS PLANTAS aborda os conceitos gerais e a importância da genética para a agricultura, além de aprofundar no melhoramento genético e nos principais métodos utilizados para o melhoramento de plantas cultivadas. É um componente amplo, sendo dividido didaticamente em duas partes: 1) Genética - que trata de diversas definições importantes sobre as Leis de Mendel, as bases da herança genética, as diferentes manifestações fenotípicas que podem ser observadas e a genética de populações; 2) Melhoramento de plantas - que detalha a evolução e os sistemas de reprodução das principais plantas cultivadas e quais os métodos de melhoramento utilizados para obtenção de cultivares e híbridos com características desejáveis. Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender os conceitos de genética e como estes são utilizados e aplicados ao melhoramento de plantas cultivadas.
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GEOMÁTICA |
48
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GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS |
72
Estudar o componente de Gestão de empresas Rurais é unificar ferramentas de gestão, contribuindo para o sucesso organizacional e para a saúde da empresa, seja rural ou não.
Objetivo Geral:
- despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços no mercado competitivo satisfazendo as necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
Objetivos Específicos:
- aplicar os conceitos básicos de negócios na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado.
- desenvolver um projeto integrado juntamente com outras disciplinas do período com a proposta de capacitar o aluno quanto o inter-relacionamento das distintas áreas da administração.
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GRANDES CULTURAS I |
48
O componente GRANDES CULTURAS I oferece uma visão técnica e integrada do cultivo de soja e milho, abordando aspectos fundamentais e aplicados, desde o planejamento até a pós-colheita. A disciplina enfatiza os aspectos morfofisiológicos e ecofisiológicos dessas culturas, bem como as práticas de manejo do solo, controle fitossanitário e técnicas de irrigação. O componente também promove a análise crítica de sistemas de plantio e práticas sustentáveis que impactam diretamente a produtividade e qualidade do grão. Ao final do curso desta disciplina, o(a) aluno(a) estará apto(a) a planejar, conduzir e avaliar sistemas de produção de soja e milho, considerando os princípios de eficiência técnica, sustentabilidade e mercado agrícola.
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GRANDES CULTURAS II |
48
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GRANDES CULTURAS III |
48
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HIDRÁULICA AGRÍCOLA E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS |
72
O componente HIDRÁULICA AGRÍCOLA E PLANEJAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS aborda os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à mecânica dos fluidos e suas aplicações no dimensionamento e planejamento de sistemas hidráulicos voltados para a agricultura. São tratados conceitos fundamentais de hidrostática, hidrodinâmica, condução de água, e aproveitamento de águas superficiais, além da especificação e análise de sistemas de recalque. Este componente visa desenvolver habilidades para dimensionamento técnico, diagnóstico e aplicação de soluções eficientes para o uso racional dos recursos hídricos em sistemas de produção agrícola.
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HORTICULTURA |
48
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INFORMÁTICA APLICADA |
72
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os
recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos
facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
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INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA |
96
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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IRRIGAÇÃO E DRENAGEM |
72
O componente IRRIGAÇÃO E DRENAGEM aborda a importância da gestão hídrica na agricultura, enfatizando os conceitos relacionados à relação água-solo-planta-atmosfera. Os conteúdos cobrem desde a compreensão dos princípios da irrigação até a análise dos diferentes métodos e sistemas de irrigação e drenagem aplicados em sistemas produtivos agrícolas. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a identificar, diferenciar e aplicar métodos adequados de irrigação e drenagem, considerando a qualidade da água, a eficiência no uso dos recursos hídricos e os impactos no desenvolvimento das culturas agrícolas, otimizando a produtividade agrícola e preservando o solo e o meio ambiente.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS I |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS I aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS II |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS II aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS III |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS III aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS IV |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS IV aborda de forma interdisciplinar a prática de transferência e adoção tecnológica nos negócios agroindustriais, em especial, nos sistemas produtivos agrícolas (alimentos, bebidas, fibras, bioenergia) e pecuários (carne, leite, ovos, mel, couro), desdobrando os impactos nos índices de produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor e na cadeia produtiva. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer a importância da inovação tecnológica para atualização do setor produtivo, a compreender etapas de aprendizagem e transferência das tecnologias emergentes no ambiente rural e a propor estratégias de alinhamento, adoção e gestão da inovação à campo.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS V |
6
O componente LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS V aborda de forma interdisciplinar as práticas de adubação verde e o uso de plantas de cobertura, integrando conhecimentos agronômicos e zootécnicos. Este componente visa capacitar os alunos a compreenderem os fundamentos técnicos dessas práticas, sua aplicação em sistemas agrícolas e pecuários e os benefícios econômicos, ambientais e produtivos.
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VI |
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VII |
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LABORATÓRIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS VIII |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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LICENCIAMENTO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS |
72
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MANEJO DE PLANTAS INVASORAS |
72
O componente MANEJO DE PLANTAS INVASORAS aborda os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à identificação, ecologia e manejo das plantas invasoras nos agroecossistemas. A disciplina enfatiza o impacto das plantas invasoras sobre a produtividade agrícola e a sustentabilidade ambiental, desenvolvendo competências para planejar, executar e avaliar estratégias de manejo integrado e sustentável. Após concluir o curso desta disciplina, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a identificar plantas invasoras, analisar sua dinâmica populacional, propor e aplicar estratégias de manejo, avaliar impactos ambientais e conduzir ações de comunicação técnica voltadas ao manejo responsável.
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MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA |
72
O componente MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA aborda o planejamento e manejo do solo agrícola e dos recursos hídricos de modo sustentável, baseados na adoção de técnicas e práticas corretas de uso e conservação do solo e água. Nestes termos, os sistemas de cultivo e técnicas de preparo do solo são tratados no componente, com maior ênfase aos sistemas integrados e conservacionistas.
Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a reconhecer as melhores práticas de cultivo e técnicas de preparo do solo para o cultivo; compreender índices de qualidade do solo, reconhecer impactos e processos erosivos desencadeados por práticas inadequadas e propor estratégias sustentáveis de uso, manejo e conservação dos solos, à partir de sua aptidão e capacidade.
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MANEJO E PRODUÇÃO DE SISTEMAS FLORESTAIS |
48
O componente MANEJO E PRODUÇÃO DE SISTEMAS FLORESTAIS aborda os aspectos técnicos, ecológicos e econômicos envolvidos no manejo e produção sustentável de sistemas florestais. A disciplina busca capacitar o(a) aluno(a) para planejar, implantar e manejar florestas com eficiência produtiva e respeito ambiental, integrando inovação tecnológica e práticas sustentáveis. Ao final do curso desta disciplina, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de aplicar técnicas de manejo florestal, avaliar impactos ambientais e econômicos, e desenvolver soluções que promovam a sustentabilidade e a competitividade no setor florestal.
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MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLAS |
72
O componente Máquinas e Mecanização Agrícola explora a relevância da mecanização no aumento da eficiência e sustentabilidade da produção agrícola, abordando conceitos essenciais sobre o funcionamento e a operação de máquinas e implementos agrícolas. Os conteúdos abrangem desde a história e evolução da mecanização até o estudo detalhado dos principais tipos de máquinas utilizadas em sistemas produtivos, incluindo tratores, equipamentos de preparo de solo, semeadoras, plantadoras, máquinas de tratamentos fitossanitários e colhedoras. Além disso, o componente inclui o planejamento e o gerenciamento de sistemas mecanizados agrícolas, com foco na otimização dos recursos e na manutenção das máquinas.
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender e aplicar os princípios de funcionamento e manutenção de máquinas agrícolas, escolher e ajustar os implementos de acordo com as necessidades de cada operação, avaliar a eficiência dos sistemas mecanizados e realizar cálculos que fundamentem o gerenciamento racional das máquinas no campo. Com isso, busca-se capacitar o(a) aluno(a) para promover práticas de mecanização que otimizem o rendimento das operações agrícolas, minimizem perdas e contribuam para a sustentabilidade dos sistemas produtivos.
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MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA |
72
O componente MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA aborda os aspectos fundamentais e aplicados da microbiologia no contexto agrícola, destacando a importância dos microrganismos nos processos ecológicos e produtivos. A disciplina visa capacitar o(a) aluno(a) a compreender a diversidade microbiana, suas interações com o solo, plantas e outros organismos, e suas funções essenciais para a sustentabilidade da produção agrícola. O componente também explora técnicas de isolamento e caracterização de microrganismos de interesse, além de suas aplicações práticas em bioinsumos, biotecnologia e manejo integrado. Ao final do curso desta disciplina, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de identificar e aplicar soluções microbiológicas inovadoras para melhorar a eficiência produtiva, a saúde do solo e o manejo sustentável dos sistemas agrícolas.
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PAISAGISMO, FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS |
48
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PRÁTICA DE GEOMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
6
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PRÁTICA LABORATORIAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA |
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PRÁTICA LABORATORIAL DE QUÍMICA TECNOLÓGICA |
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Neste componente teremos uma abordagem prática dos conteúdos trabalhados teoricamente com os alunos, enfocando a utilização de técnicas e equipamentos necessárias ao desenvolvimento da atividade profissional.
Objetivos Gerais:
Desenvolver a compreensão básica sobre o laboratório químico e a capacidade do aluno para entender os conceitos básicos de química, visando sua aplicação no cotidiano e nas práticas profissionais.
Objetivos Específicos:
-Desenvolver o hábito de trabalhar em equipe através da solidariedade e colaboração com o docente da disciplina e com os colegas;
-Produzir uma conduta que leve em conta sua segurança em laboratório e de seus colegas;
-Ter postura que leve em conta a conservação da vidraria, reativos e equipamentos utilizados em laboratório bem como o uso racional de reagentes;
-Produzir o entendimento da necessária preocupação com a minimização do consumo de reagentes e de geração de resíduos.
-Desenvolver a compreensão do laboratório químico como um espaço didático de produção dos conhecimentos da disciplina.
-Ter a capacidade de empregar as técnicas investigativas experimentais em diferentes situações e como auxiliares e complementares do processo didático.
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PRÁTICA LABORATORIAL EM DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
18
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PROCESSAMENTO, ARMAZENAGEM E CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO E DE CONSUMO |
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PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES |
48
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PROPAGAÇÃO DE PLANTAS |
72
O componente PROPAGAÇÃO DE PLANTAS aborda os conceitos gerais de propagação e toda a estrutura física, recipientes e substratos necessários para a produção de mudas. Além disso, são explicados os principais métodos e técnicas de propagação sexuada e assexuada de plantas. Portanto, ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto(a) a compreender os princípios, métodos e técnicas de propagação de plantas com aplicação as culturas agrícolas.
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QUÍMICA TECNOLÓGICA |
72
Neste componente teremos a abordagem da química como instrumento de controle por engenheiros, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
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RECEITUÁRIO AGRONÔMICO, AVALIAÇÃO E PERÍCIA |
72
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SISTEMAS CONSTRUTIVOS E AMBIÊNCIA |
72
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SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL |
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TAXONOMIA E MORFOLOGIA DOS SERES VIVOS |
72
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TECNOLOGIAS DE PRECISÃO AGRÍCOLA E PECUÁRIA |
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA I |
6
O componente VISITA TÉCNICA ASSISTIDA I proporciona ao estudante um contato inicial com o ambiente agrícola rural e o reconhecimento de técnicas e operações empregadas na atividade, além dos aspectos centrais da gestão do negócio. A visita realizada nesse componente visa despertar no acadêmico a visão geral e sistêmica do modelo empresarial de produção e a análise das relações estabelecidas em empreendimentos rurais, uma vez que é realizada em propriedades de médio e grande porte. O componente busca proporcionar aos alunos uma compreensão prática dos processos produtivos, das estratégias de mercado e da aplicação de novas tecnologias na gestão agropecuária.
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA II |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA III |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA IV |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA IX |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA V |
6
O componente VISITA TÉCNICA ASSISTIDA V tem como objetivo proporcionar ao aluno uma vivência prática no ambiente rural, consolidando conhecimentos sobre manejo agrícola sustentável, análise de solo e práticas fitossanitárias. O aluno será capacitado para interpretar e recomendar melhorias baseadas em laudos de análise de solo, identificar desafios fitossanitários e propor soluções integradas. Ao final do curso, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de aplicar metodologias de análise e manejo no campo, com foco em sustentabilidade e produtividade agrícola.
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA VI |
6
O componente VISITA TÉCNICA ASSISTIDA VI proporciona aos alunos uma experiência prática aprofundada sobre os sistemas de irrigação e mecanização agrícola, com foco na eficiência, inovação tecnológica e sustentabilidade. Durante a visita técnica, os alunos terão a oportunidade de observar, analisar e avaliar os sistemas em funcionamento, desde a conservação de equipamentos de irrigação até o uso de máquinas agrícolas e suas tecnologias associadas. Este componente visa desenvolver habilidades críticas e analíticas para a identificação de melhorias e para a proposição de soluções eficientes no contexto da agricultura sustentável.
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA VII |
6
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VISITA TÉCNICA ASSISTIDA VIII |
6
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ZOOLOGIA |
96
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