ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
|
CONTABILIDADE BÁSICA |
96
Objetivo Geral
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Formar gestores que sejam capazes de:
- pensar estratégica e sistematicamente, de forma a compreender a complexidade das organizações;
- trabalhar em equipe com o objetivo de atingir resultados;
- construir uma consistente base teórico-prática e econômico-financeira que o capacite a tomar decisões nas organizações;
- estimular o exercício de atitudes empreendedoras;
- estimular a criação, manutenção e crescimento de novos negócios; formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
- formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
|
CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
96
|
DIREITO FINANCEIRO, ECONÔMICO E DO CONSUMIDOR |
72
|
DIREITO INTERNACIONAL |
72
|
ECONOMIA E MERCADOS |
72
Despertar para uma visão global e para um posicionamento real, racional e harmônico sobre as inúmeras variáveis que interferem e conduzem a vida econômica (monetária ou não) das organizações e da sociedade como um todo, num mundo cada vez mais incerto e competitivo. Objetiva ainda, proporcionar aos(às) educandos(as) maior compreensão do ambiente econômico no qual interagem e a construção de conhecimentos que possam auxiliá-los nas tomadas de decisão de forma crítica e racional.
Objetivos Específicos
Ao final do período letivo o(a) estudante deverá:
- Entender a relação da empresa inserida na macroeconomia.
- Compreender as questões estratégicas de uma organização, no que se refere à concorrência, custo e formação de preços.
- Compreender a realidade econômica brasileira
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM COMÉRCIO EXTERIOR |
48
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR |
48
|
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
72
Compreender a importância da Gestão da Cadeia de Suprimento na Logística, que a envolve: evolução histórica, atividades, profissionais envolvidos, o contexto brasileiro (Infraestrutura) e as tendências.
|
GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES |
72
Subsidiar formação acadêmica em que ensino, pesquisa e extensão sejam aspectos indissociáveis na construção e na articulação das habilidades e competências próprias do profissional de tecnólogo em Gestão da Qualidade;, fomentar o desenvolvimento da visão crítica e da postura reflexiva necessárias à aprendizagem criativa e ao desenvolvimento dos padrões de autonomia, ética e responsabilidade implicadas no cenário político, econômico, social e legal da sua área de atuação profissional;, promover a capacitação discente no que se refere à avaliação dos procedimentos, das práticas e das rotinas internas e externas vinculadas à qualidade e produtividade;, possibilitar a inserção e a permanência do profissional tecnólogo em Gestão da Qualidade no mundo do trabalho, bem como a continuidade dos estudos para capacitação permanente e/ou no âmbito da pesquisa acadêmica.
Elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas;, desenvolver avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização;, disseminar a cultura da qualidade e produtividade na organização, mobilizando as pessoas para agirem com qualidade em todas as atividades corporativas;, capacitar pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade;, elaborar e gerenciar estratégias para obtenção de certificações;
|
GESTÃO DOS TRANSPORTES E DA ARMAZENAGEM |
72
História e estrutura dos transportes no Brasil. Conceitos e políticas de estoque e armazenagem: Políticas de estoque a partir do conceito de logística integrada & Conceitos e técnicas de controle e avaliação de estoques. Desafios da estocagem e armazenagem. Gestão de estoques e armazenagem: Apresentação dos custos envolvidos na atividade de armazenamento e os impactos na cadeia de valor do produto & Apresentação de métodos para armazenamento de materiais: localização, classificação e codificação & Análise da necessidade espaço físico e planejamento de layout e localização de armazéns. Preparação e movimentação de cargas. Sistemas de transporte e logística: objetivos, influências e custos: Transporte e sua influência no sistema logístico & Os custos logísticos do transporte & Objetivos de um sistema de transporte. Transporte modal e intermodal. A crise nos transportes de carga do Brasil.
|
GESTÃO ESTRATÉGICA |
72
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E TRIBUTÁRIA |
72
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
72
Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
|
LÍNGUA INGLESA: ASPECTOS DISCURSIVOS I
|
96
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
• reconhecer como os diferentes elementos linguísticos da língua inglesa podem ser utilizados na construção de significados e sentidos;
• empregar os elementos linguísticos da língua inglesa na ordem em que eles normalmente se apresentam nesse idioma;
• empregar elementos coesivos para a construção de textos coerentes nas modalidades oral e escrita da língua inglesa;
• reconhecer a importância dos textos autênticos no processo de aprendizagem da língua inglesa;
• empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa.
|
LÍNGUA INGLESA: ASPECTOS DISCURSIVOS II
|
96
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
• empregar as estruturas linguísticas estudadas em interações orais e escritas na língua inglesa;
• identificar os efeitos de sentido produzidos pelos variados usos das estruturas linguísticas em estudo;
• aplicar os conhecimentos da morfossintaxe e da semântica a fim de interpretar textos orais e escritos na língua inglesa em uma perspectiva discursiva e cultural;
• produzir e compreender textos orais e escritos em língua inglesa.
|
LÍNGUA INGLESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I |
72
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer a importância do ensino instrumental do inglês na aprendizagem desta língua estrangeira;
- Descrever a evolução do inglês instrumental no Brasil e sua importância para a difusão desta língua no país;
- Aplicar os conhecimentos linguísticos na leitura de textos em língua inglesa;
- Utilizar as diferentes práticas de leitura como auxiliares eficazes na interpretação de textos em inglês;
- Distinguir e usar as técnicas de leitura skimming e scanning para a leitura de textos em língua inglesa;
- Reconhecer a boa redação em língua inglesa como uma forma essencial para a boa comunicação;
- Usar as técnicas de redação de parágrafos;
- Redigir textos em língua inglesa usando as técnicas abordadas;
- Reconhecer a importância da interatividade entre as quatro habilidades nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa;
- Construir sentenças e parágrafos coerentes e coesos, utilizando-se da norma culta da Língua Inglesa.
|
LÍNGUA INGLESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO II |
72
Ao final do estudo das unidades desta disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer a importância dos fonemas fundamentais da língua inglesa;
- Aplicar os conhecimentos linguísticos na leitura de textos em língua inglesa;
- Reconhecer como ocorrem a entonação e a acentuação para a interação comunicativa;
- Reconhecer a boa redação em língua inglesa como uma forma essencial para a boa comunicação;
- Reconhecer a importância da interatividade entre as quatro habilidades nas práticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa;
- Definir e reconhecer a morfologia como ferramenta necessária ao estudo da língua inglesa, tendo como base as partes do discurso;
- Classificar as palavras segundo a sua classe gramatical e seu uso em determinado contexto.
- Correlacionar a teoria e a prática, de forma contextualizada, envolvendo as classes gramaticais;
- Interpretar o conceito de sintaxe: avaliar a importância da correta construção gramatical para uma boa redação e avaliar a disposição das frases no discurso, assim como a relação lógica entre elas para efeito de contextualização e de uma construção linguística.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
72
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
96
Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
72
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO |
72
|
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
72
Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
|
TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL |
72
OBJETIVO GERAL
Proporcionar uma compreensão abrangente do mercado de câmbio, incluindo seus fundamentos teóricos e práticos, bem como sua influência na economia global.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os fundamentos da política cambial.
- Analisar como a taxa de câmbio é determinada e como ela varia.
- Explorar a relação entre o preço da moeda e a taxa de câmbio.
- Avaliar a função da taxa de câmbio na balança comercial de um país.
- Estudar as implicações da variação cambial no ambiente empresarial.
- Conhecer as estruturas do mercado cambial.
- Identificar os efeitos das taxas de juros sobre as taxas cambiais.
- Analisar os impactos da flutuação cambial na política econômica do governo.
- Compreender como a política cambial afeta o cotidiano dos cidadãos.
|