A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
96
Objetivos Gerais
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre os tipos de divisão celular, o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Objetivos Específicos
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal.
- Compreender a origem dos tecidos.
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais.
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
AVALIAÇÃO FÍSICA EM ESTÉTICA |
72
.
|
BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
72
|
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
96
|
COSMETOLOGIA E RECURSOS COSMÉTICOS APLICADOS À ESTÉTICA |
72
|
EMBELEZAMENTO E DEPILAÇÃO |
72
|
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
96
Trata-se de uma disciplina interdisciplinar cujo principal objetivo é possibilitar ao(à) aluno(a) a construção dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de novos negócios por meio de ferramentas que permitem a compreensão de diferentes mercados.
Para tanto, permitirá o(a) aluno(a):
·Conhecer as diversas possibilidades de novos negócios.
·Compreender as contribuições do Marketing para a abertura de um novo negócio.
·Analisar as diferentes formas de captação e gestão de recursos financeiros.
·Entender como se dá a formação de preços.
·Cientificar sobre as implicações jurídicas de um novo negócio.
·Analisar os aspectos contábeis de um novo negócio.
·Conhecer as formas de enquadramento tributário próprias de um novo negócio.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ESTÉTICA CAPILAR E TRICOLOGIA |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA ESTÉTICA |
48
|
IMAGEM PESSOAL E SAÚDE |
72
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
MÉTODOS APLICADOS À ESTÉTICA CORPORAL |
72
|
MÉTODOS APLICADOS À ESTÉTICA FACIAL |
72
|
MÉTODOS E TÉCNICAS APLICADAS À ESTÉTICA CORPORAL |
72
|
MÉTODOS E TÉCNICAS APLICADAS À ESTÉTICA FACIAL |
96
|
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- conceituar parasitismo;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Parasitologia;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Microbiologia;
- explicar o principal dos métodos de exames parasitológicos;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- identificar doenças causadas por bactérias e mecanismos de transmissão;
- reconhecer os estágios da patogênese das doenças bacterianas e sua relação com os mecanismos de defesa e adaptação;
- citar os mecanismos de infecção dos metazoários abordados;
- descrever o ciclo evolutivo dos metazoários estudados;
- citar os quadros clínicos causados pelos metazoários estudados;
- citar as medidas de prevenção e controle das parasitoses estudadas;
- descrever os ciclos biológicos dos metazoários estudados;
- identificar os metazoários que habitam o intestino delgado;
- identificar os metazoários que habitam o intestino grosso;
- enumerar as alterações causadas pelos metazoários estudados.
|
MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTOS DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
96
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos.
Contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
O desenvolvimento do componente curricular deverá, ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
|
NUTRIÇÃO ESTÉTICA |
144
|
PRÁTICA EM AVALIAÇÃO FÍSICA EM ESTÉTICA |
48
|
PRÁTICA EM MÉTODOS APLICADOS À ESTÉTICA CORPORAL |
24
|
PRÁTICA EM MÉTODOS APLICADOS À ESTÉTICA FACIAL |
24
|
PRÁTICA EM MÉTODOS E TÉCNICAS APLICADAS À ESTÉTICA CORPORAL |
48
|
PRÁTICA EM MÉTODOS E TÉCNICAS APLICADAS À ESTÉTICA FACIAL |
48
|
PRÁTICA EM TÉCNICAS DE MASSAGEM CORPORAL |
48
|
PRÁTICA EM TÉCNICAS DE MASSAGEM FACIAL |
24
|
PRIMEIROS SOCORROS |
72
Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
Aplicar as manobras de primeiros socorros em casos de Parada Cardiorrespiratória e Obstrução de Vias Aéreas Por Corpo Estranho.
Identificar os procedimentos de primeiros socorros nos casos de Urgências e Emergências Clínicas
Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Reconhecer a cinemática do trauma;
Conduzir o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
|
PSICOLOGIA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE |
72
Objetivo Geral
A presente disciplina tem por objetivo apresentar conteúdo da Psicologia que possam auxiliar os profissionais da área da saúde em uma atuação mais humana, ética e responsável.
Objetivos específicos
- Identificar as fases de desenvolvimento humano, de modo a preparar os profissionais da saúde no atendimento de diferentes públicos, ou seja, infância, adolescência, adulto e idoso.
- Discutir as características e desafios de um atendimento humanizado, visando a realização desse tipo de atendimento no dia a dia de trabalho do profissional de saúde.
- Refletir sobre a importância da família/rede de apoio no tratamento dos pacientes.
- Apresentar os principais transtornos psiquiátricos e modos de atendimento adequados, considerando suas particularidades.
|
QUÍMICA GERAL |
96
Objetivos gerais:
Desenvolver o conhecimento científico-tecnológico acerca das estruturas básicas da química, bem como suas propriedades físicas e químicas, funções, estruturas e reações, vinculando ao contexto social em que o aluno está inserido, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes, criativos, com valores éticos e morais, e capacidade de desenvolver ações modificadoras.
Objetivos específicos:
- Definir a Química e reconhecer a sua importância como meio de avanço tecnológico e o seu papel na sociedade;
- Interpretar e compreender as grandezas físicas estudadas através de dados numéricos, pelas relações matemáticas presentes em situações cotidianas;
- Analisar e compreender tabelas e gráficos com dados de fusão e ebulição;
- Distinguir e compreender as substâncias simples e compostas, conceituando e distinguindo misturas homogêneas e heterogêneas;
- Selecionar e utilizar leis, teorias, modelos para resolução de problemas qualitativos e quantitativos em química;
- Contextualizar e analisar a contribuição dos modelos para evolução da Química;
- Prever as propriedades de um elemento químico através de sua localização na tabela periódica;
- Conceituar e entender o significado de ligação química;
- Avaliar o tipo de ligação estabelecida entre átomos de diversos elementos;
- Compreender e reconhecer a polaridade das substâncias para solucionar problemas químicos, melhorando a qualidade de vida;
- Determinar a geometria das moléculas;
- Reconhecer os tipos de forças intermoleculares;
- Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação do ser humano, individual e coletiva com o ambiente.
- Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa;
- Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
- Conscientizar sobre as normas de segurança em laboratórios;
- Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
- Conhecer a princípio de Avogadro e aplica-lo na determinação das massas relativas das moléculas;
- Analisar os dados sobre as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas;
- Relacionar massa, quantidade de matéria e número de partículas através da unidade mol e do conjunto de massa molar em cálculos químicos;
- Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos de ácidos e bases;
- Desenvolver pensamento crítico com relação à poluição causada pela má utilização de recursos naturais e apresentar alternativas para resolver ou diminuir tais problemas;
- Analisar o caráter das reações ácido-base em meio aquoso como processo de transferência de elétrons;
- Discutir a presença de elementos em alguns tipos importantes de reações de óxido-redução: síntese, decomposição e deslocamento;
- Selecionar e organizar informações para compreensão de situações problemas referentes às propriedades dos materiais;
- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
|
SAÚDE E SOCIEDADE |
72
O egresso deste curso é um sanitarista tecnólogo em gestão de serviços de saúde, de formação inter e transdisciplinar, com sólido embasamento técnico-científico em Epidemiologia e Bioestatística e nas áreas da Saúde Coletiva e da Gestão Pública, com habilidades e competências para articular, criativamente e eticamente, os conhecimentos do campo da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais em todos os níveis da gestão, atenção e promoção da saúde coletiva. É capaz de atuar com responsabilidades ética e legal e com respeito às diversidades populacionais desempenhando as funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas onde quer que se realizem atividades de promoção e proteção da saúde e da qualidade de vida da população.
|
TÉCNICAS DE MAQUIAGEM, VISAGISMO E IMAGEM PESSOAL |
72
|
TÉCNICAS DE MASSAGEM CORPORAL |
72
|
TÉCNICAS DE MASSAGEM FACIAL |
48
|
TERAPIAS ALTERNATIVAS E QUALIDADE DE VIDA |
48
|