ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DA FORMA I |
96
|
ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DA FORMA II |
96
|
ARTE, CULTURA E PATRIMÔNIO |
96
-
Conceito e História da Arte
- Analisar o conceito de arte e suas transformações ao longo do tempo, desde a filosofia clássica até a contemporaneidade.
- Compreender o papel do artista e da obra de arte no contexto cultural e social.
-
Cultura e Cidadania Cultural
- Explorar o conceito de cultura, suas expressões e importância para a formação da identidade social e individual.
- Discutir a cidadania cultural e o direito à cultura como fatores de inclusão e preservação da diversidade.
-
Patrimônio Cultural e Identidade
- Conceituar patrimônio cultural e entender sua importância para a preservação da memória coletiva.
- Abordar os desafios da preservação do patrimônio cultural e suas políticas de salvaguarda.
-
Legislações e Cartas Patrimoniais
- Analisar as legislações nacionais e internacionais sobre patrimônio e suas influências na proteção dos bens culturais.
- Compreender o papel das Cartas Patrimoniais no desenvolvimento de políticas públicas para a preservação cultural.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
AUTOMAÇAO PREDIAL
|
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
CONFORTO AMBIENTAL I |
72
|
CONFORTO AMBIENTAL II |
72
|
DESIGN GRÁFICO
|
48
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
96
Trata-se de uma disciplina interdisciplinar cujo principal objetivo é possibilitar ao(à) aluno(a) a construção dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de novos negócios por meio de ferramentas que permitem a compreensão de diferentes mercados.
Para tanto, permitirá o(a) aluno(a):
·Conhecer as diversas possibilidades de novos negócios.
·Compreender as contribuições do Marketing para a abertura de um novo negócio.
·Analisar as diferentes formas de captação e gestão de recursos financeiros.
·Entender como se dá a formação de preços.
·Cientificar sobre as implicações jurídicas de um novo negócio.
·Analisar os aspectos contábeis de um novo negócio.
·Conhecer as formas de enquadramento tributário próprias de um novo negócio.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
240
|
ESTÉTICA |
72
Neste componente o enfoque é voltado para o conhecimento da história da arte, em seus diferentes momentos e tendências, com técnicas e tecnologias relacionadas às linguagens artísticas, modos de leituras das obras de arte, processos de criação em artes visuais, contribuindo para a formação humana e criação estética nos diferentes contextos sociais e profissionais.
Objetivos Gerais
Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos na formação de profissionais qualificados para atuar em sociedade utilizando-se da pesquisa, criação artística e na reflexão acerca do fenômeno estético no âmbito das artes visuais.
Objetivos Específicos
Refletir sobre os diferentes conceitos de Arte e o significado da Arte na educação e na construção do ser humano.
Perceber a Arte como fato histórico contextualizado, que possui diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Desenvolver uma postura crítico-reflexiva frente às diferentes manifestações artísticas presentes em diferentes contextos.
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, música e expressão cênica, experimentando-os e conhecendo-os de forma a poder utilizá-los, de forma criativa, em diferentes situações.
Vivenciar experiências lúdicas e criativas nas diferentes áreas expressivas: Artes visuais, Dança, Música e Teatro, buscando a conscientização da sua importância no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem.
Praticar a reflexão sobre a implicação das diversas formas de expressão na formação como educador
|
ESTRUTURAS ESPECIAIS |
72
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ARQUITETURA E URBANISMO
|
48
|
EXPRESSÃO GRÁFICA |
48
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
GEOMÁTICA |
48
|
GESTÃO DE CARREIRA |
72
Objetivo geral:
Desenvolver competências para planejar, gerenciar e potencializar a carreira, considerando as demandas do mercado de trabalho, as tendências da área de gestão e as próprias aspirações pessoais, visando o alcance de sucesso e realização na carreira.
Objetivos específicos:
- Compreender os princípios e conceitos fundamentais relacionados à gestão de carreira, incluindo planejamento, desenvolvimento e transição de carreira.
- Identificar e analisar as competências pessoais, profissionais e técnicas necessárias para o sucesso na carreira.
- Explorar as diversas áreas de atuação e oportunidades de carreira disponíveis para profissionais de gestão, incluindo setores público e privado, empreendedorismo e consultoria.
- Desenvolver habilidades de autogerenciamento, autoconhecimento e autoavaliação para identificar interesses, valores, pontos fortes e áreas de melhoria relevantes para a construção da carreira.
- Explorar os princípios de liderança, gestão de equipes e inteligência emocional, e compreender sua importância no avanço profissional e na construção de uma carreira sólida.
- Elaborar um plano de carreira personalizado, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo, e identificando os passos necessários para alcançá-las.
Refletir sobre questões éticas, sociais e sustentáveis relacionadas à gestão de carreira, e entender como esses aspectos influenciam as decisões e a trajetória profissional.
|
GESTÃO DE PROJETOS |
48
|
HIDRÁULICA |
72
|
HISTÓRIA DA ARTE |
72
- Definir Arte.
- Refletir sobre as origens da Arte.
- Conhecer as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural.
- Conhecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos.
- Identificar o panorama histórico, artístico e cultural dos períodos da Arte: Grega, Renascimento, Moderna e Barroco.
|
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO I |
72
|
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO II |
72
|
INFORMATICA APLICADA I (AUTOCAD) |
48
|
INFORMÁTICA APLICADA II |
48
|
INFORMÁTICA APLICADA III (BIM) |
72
|
INFORMÁTICA APLICADA IV (COREL DRAW/PHOTOSHOP)
|
72
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA DO ESPAÇO CONSTRUÍDO |
72
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LUMINOTÉCNICA |
72
|
MECÂNICA DOS SOLOS |
96
Neste componente o enfoque é voltado ao comportamento mecânico dos solos em diversas situações para atender aos cálculos de tensões atuantes em um maciço de terra, sejam advindas do peso próprio ou em decorrência de carregamentos em superfície, ou ainda pelo alívio de cargas provocado por escavações. É de suma importância ao engenheiro civil, pois permite a ele o entendimento do comportamento de praticamente todas as obras de engenharia.
Objetivos Gerais
Oferecer fundamentos teóricos e aplicações práticas quanto às tensões nos solos, desmistificando em equacionamentos simples e de fácil entendimento, levando-se em consideração a condutividade hidráulica do solo, seus recalques, compressibilidade e adensamento, capacitando o aluno a construir conhecimentos que possibilitem a solução de problemas relacionados aos assuntos supracitados, numa abordagem que envolve aplicações na vida profissional.
Objetivos Específicos
- Proporcionar compreensão da importância do conhecimento geológico e sua utilização na Engenharia Civil.
- Origem e formação dos solos; granulometria e classificação dos solos; plasticidade e consistência dos solos; índices físicos dos solos; investigação do subsolo e sondagens; e compactação dos solos e CBR
- Compreender o conceito de tensão neutra, efetiva e total, saber utilizar um diagrama de tensões para cálculo de tensões de cada horizonte de solo.
- Compreender a importância do estudo da água no solo, calcular permeabilidade de solos diversos.
- Aprender como se dá a percolação em permeâmetros curvos e relacionar os mesmos com
situações reais de percolação de água.
- Recalques: recalque elástico, recalque por adensamento primário e recalque por compressão
Secundária, tensão de pré-adensamento: cálculo dos recalques durante adensamento.
- Compreender parâmetros de resistência ao cisalhamento de solos, características de aterros sobre solos moles e conceitos relacionados aos processos de empuxo de solos; Avaliar procedimentos de cálculo para projetos e procedimentos executivos de estruturas de contenção e arrimo.
- Compreender os tipos de barragens mais comuns, de terra e de enrocamento, bem como o processo de dimensionamento mais seguro.
|
PLANEJAMENTO DA PAISAGEM I |
96
|
PLANEJAMENTO DA PAISAGEM II |
96
|
PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO I |
96
|
PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO II |
96
|
PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO III |
96
|
PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO IV
|
96
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA |
18
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE GEOMÁTICA |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE HIDRÁULICA |
18
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE MECÂNICA DOS SOLOS |
12
Neste componente o enfoque é voltado à formação dos solos; granulometria e classificação dos solos; plasticidade e consistência dos solos; índices físicos dos solos; investigação do subsolo e sondagens; e compactação dos solos e CBR. Tem como objetivo, proporcionar aos alunos o conhecimento das características básicas que regem o comportamento dos solos em função de sua estrutura, índice de vazios e de umidade.
Objetivos Gerais
Oferecer fundamentos teóricos e aplicações práticas quanto às características básicas que regem o comportamento dos solos em função de sua estrutura, índice de vazios e de umidade.
Objetivos Específicos
- Proporcionar compreensão da importância do conhecimento geológico e sua utilização na Engenharia Civil.
- Compreender a origem e formação dos solos; granulometria e classificação dos solos; plasticidade e consistência dos solos; índices físicos dos solos; investigação do subsolo e sondagens; e compactação dos solos e CBR
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA |
18
|
PRÁTICA LABORATORIAL DE SISTEMAS PREDIAIS DE ELETRICIDADE |
12
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO I |
24
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO II |
24
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO III |
24
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO IV
|
24
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I |
24
|
PRÁTICA LABORATORIAL EM TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES II
|
24
|
PRÁTICAS PROJETUAIS EM PATRIMÔNIO
|
48
|
PROJETO DE ARQUITETURA I |
96
|
PROJETO DE ARQUITETURA II |
96
|
PROJETO DE ARQUITETURA III
|
96
|
PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA |
48
|
PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO I |
72
|
PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO II |
72
|
PSICOLOGIA AMBIENTAL |
48
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
SISTEMAS ESTRUTURAIS I |
72
|
SISTEMAS ESTRUTURAIS II |
72
|
SISTEMAS PREDIAIS DE ELETRICIDADE |
96
|
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I |
96
|
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES II |
96
|
TEORIA DO PLANEJAMENTO DA PESQUISA EM ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO
|
96
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ARQUITETURA E URBANISMO
|
72
|