ANIMAÇÃO |
96
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CAPTAÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO |
72
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO |
96
|
DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
72
A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
|
DIREÇÃO DE CINEMA E TV |
72
|
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA |
72
|
DIREITO DIGITAL |
72
O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Direito Digital.
Propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção elementar, crítica e lógico-sistemática do funcionamento Estatal no âmbito dos conflitos oriundos das práticas originárias do modelo atual de informação e comunicação na sociedade.
|
DOCUMENTÁRIO |
48
|
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
96
Trata-se de uma disciplina interdisciplinar cujo principal objetivo é possibilitar ao(à) aluno(a) a construção dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de novos negócios por meio de ferramentas que permitem a compreensão de diferentes mercados.
Para tanto, permitirá o(a) aluno(a):
·Conhecer as diversas possibilidades de novos negócios.
·Compreender as contribuições do Marketing para a abertura de um novo negócio.
·Analisar as diferentes formas de captação e gestão de recursos financeiros.
·Entender como se dá a formação de preços.
·Cientificar sobre as implicações jurídicas de um novo negócio.
·Analisar os aspectos contábeis de um novo negócio.
·Conhecer as formas de enquadramento tributário próprias de um novo negócio.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FOTOGRAFIA |
72
|
HISTÓRIA CULTURAL: ARTES E LITERATURA |
72
Nos estudos da disciplina, vamos analisar o estatuto dos documentos históricos, as fontes de pesquisa, os objetos artísticos, as fundamentações teórico-metodológicas e sua relação com a historiografia; as novas abordagens, os paradigmas da modernidade e outras formas de apreciação dos documentos, assim como a incorporação de elementos subjetivos ao trabalho do historiador serão objetos de nossa reflexão:
Objetivos gerais:
-
Permitir ao bacharelando em história, e/ou futuro docente da disciplina, utilizar os objetos artísticos/culturais como fontes para as pesquisas e análises históricas, percebendo as intenções, ideologias, vinculações sociais, culturais, econômicas, entre outros usos das obras artísticas em relação aos poderes instituídos em suas respectivas historicidades.
Objetivos específicos:
-
Identificar a diversidade de documentos, abordagens, referenciais bibliográficos e teórico-metodológicos na produção do conhecimento histórico.
-
Conhecer as metodologias e procedimentos historiográficos com o objetivo de incentivar a crítica e a problematização histórica.
-
Investigar as possibilidades de pesquisa dos objetos artísticos nas atribuições com a história tendo em vista a diversidade de natureza dos documentos históricos.
-
Refletir acerca dos referenciais bibliográficos, documentais, patrimoniais na produção da memória e do ensino do conhecimento histórico.
|
HISTÓRIA DO CINEMA |
72
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MONTAGEM E EDIÇÃO |
48
Tornar os alunos aptos a:
• Utilizar softwares de edição e montagem de vídeo e áudio;
• Aplicar as teorias da montagem cinematográfica;
• Desenvolver noções de temas e géneros e como aplicá-los na montagem;
• Criar composições de áudio e vídeo e criar efeitos especiais.
• Produzir VTs comerciais para tv e internet.
• Criar Vinhetas institucionais.
• Aplicar as técnicas e recursos de montagem e edição de vídeos ao longo da história e compreender o
processo de produção de um vídeo com a aplicabilidade de várias técnicas de montagem e edição garantindo assim que o aluno por meio de práticas passe a produzir materiais criativos.
|
OFICINA DE PROJETOS |
72
|
PRODUÇÃO DE CINEMA E TV |
72
|
PRODUCTION DESIGN |
72
|
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA E COPYWRITING |
96
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
72
|
ROTEIRO DE FICÇÃO |
96
|
ROTEIRO E NARRATIVAS TRANSMÍDIAS |
48
|
STORYTELLING |
72
A disciplina de Storytelling é parte fundamental do eixo de formação específica do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, focada em explorar e desenvolver as habilidades dos alunos na escrita narrativa e na criação de engajamento através de diferentes mídias e meios. A disciplina abrange os diversos formatos de escrita narrativa e o processo de produção do roteirista, incluindo estrutura e elementos narrativos como apresentação, ação, personagem, conflito, pontos de virada, clímax e resolução, além de técnicas para criar imersão.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, 3ª edição, atualizado em dezembro de 2006, em cumprimento ao Decreto nº 5773/06, aponta que a IES deve formar um(a) produtor(a) audiovisual que seja capaz de produzir e captar imagens em movimento, operar câmeras e equipamentos de cinema e vídeo, planejar e produzir materiais audiovisuais cinematográficos, televisivos e digitais, com teor artístico, jornalístico documental e publicitário. Ainda interpretar visualmente os roteiros, operar a iluminação, sonorização, decupagens e edição, gerenciar os setores técnicos da área, coordenar as equipes de produção audiovisual e avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Assim, o objetivo geral do curso é formar profissionais com sólida formação, com visão humanista, científica e técnica, que atuem na produção audiovisual e na gerência de setores técnicos e administrativos do setor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da ciência, da cultura, da tecnologia e das novas relações produtivas e sociais no contexto do mercado de trabalho regional e nacional.
Partindo desse princípio, dentro da proposta curricular, o componente Storytelling encontra-se no Eixo de formação específica, contribuindo para a formação do perfil profissional que se pretende formar.
Portanto, o componente Storytelling tem como objetivos desenvolver as habilidades e as competências do estudante para a compreensão e aplicação de diferentes formatos de escrita narrativa. Visa ainda promover o entendimento de estruturas narrativas e como elas são usadas para criar engajamento e imersão, equipar os alunos com habilidades práticas para aplicar elementos de storytelling em diferentes contextos de mídia, incluindo cinema, televisão, publicidade e marketing.
O componente Storytelling contribui diretamente para o perfil desejado do egresso, preparando-o para atuar de forma criativa e ética na produção audiovisual. O entendimento profundo de narrativas é essencial para funções como filmagem, gravação, iluminação, fotografia, sonorização e edição. A habilidade de criar e adaptar narrativas ajuda o profissional a se manter atualizado sobre novas tecnologias e a otimizar a produção audiovisual, fortalecendo também a inovação e o empreendedorismo. Adicionalmente, a disciplina fortalece a capacidade de expressão e comunicação, habilidades essenciais para a negociação, comunicações interpessoais e multidisciplinares na indústria audiovisual.
Essas finalidades estão relacionadas ao seguinte objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual: i) subsidiar formação acadêmica em que ensino, pesquisa e extensão sejam aspectos indissociáveis na construção e na articulação das habilidades e competências próprias do profissional de tecnólogo em Produção Audiovisual.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem com competência e consciência o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
|