ANIMAÇÃO |
96
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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CAPTAÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO |
72
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
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contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
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conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
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discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
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estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
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abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
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caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
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investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
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avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM ÁUDIO E VÍDEO |
96
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
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A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
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DIREÇÃO DE CINEMA E TV |
72
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DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA |
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DIREITO DIGITAL |
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O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Direito Digital.
Propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção elementar, crítica e lógico-sistemática do funcionamento Estatal no âmbito dos conflitos oriundos das práticas originárias do modelo atual de informação e comunicação na sociedade.
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DOCUMENTÁRIO |
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EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
96
Trata-se de uma disciplina interdisciplinar cujo principal objetivo é possibilitar ao(à) aluno(a) a construção dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de novos negócios por meio de ferramentas que permitem a compreensão de diferentes mercados.
Para tanto, permitirá o(a) aluno(a):
·Conhecer as diversas possibilidades de novos negócios.
·Compreender as contribuições do Marketing para a abertura de um novo negócio.
·Analisar as diferentes formas de captação e gestão de recursos financeiros.
·Entender como se dá a formação de preços.
·Cientificar sobre as implicações jurídicas de um novo negócio.
·Analisar os aspectos contábeis de um novo negócio.
·Conhecer as formas de enquadramento tributário próprias de um novo negócio.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivo Geral:
- Compreender a felicidade e o bem-estar como dimensões fundamentais da formação humana, articulando saberes sobre suas dimensões físicas, mentais, emocionais, espirituais e socioculturais, de modo a promover o autoconhecimento, a qualidade de vida e a participação ativa em ações de extensão que favoreçam o desenvolvimento individual e coletivo.
Objetivos Específicos:
- Analisar as diferentes dimensões que constituem o ser humano, promovendo o autoconhecimento e reflexões sobre as condições concretas de vida na busca pelo equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como um processo educativo construído a partir da reflexão, do diálogo e da interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Relacionar os componentes curriculares do curso para o desenvolvimento de competências voltadas à melhoria da sociedade.
- Examinar criticamente o cenário social, estabelecendo conexões entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva.
- Explorar o universo sociocultural, identificando a importância da arte e da cultura no equilíbrio entre cognição, afeto e satisfação pessoal.
- Identificar práticas de promoção à saúde que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir sobre aspectos do cotidiano e modos de ser e estar no mundo, investigando possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Engajar-se em programas e/ou projetos de extensão na sociedade, articulando conhecimentos acadêmicos com contextos sociais.
- Propor alternativas para minimizar problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento humano e comunitário.
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FOTOGRAFIA |
72
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HISTÓRIA CULTURAL: ARTES E LITERATURA |
72
Nos estudos da disciplina, vamos analisar o estatuto dos documentos históricos, as fontes de pesquisa, os objetos artísticos, as fundamentações teórico-metodológicas e sua relação com a historiografia; as novas abordagens, os paradigmas da modernidade e outras formas de apreciação dos documentos, assim como a incorporação de elementos subjetivos ao trabalho do historiador serão objetos de nossa reflexão:
Objetivos gerais:
-
Permitir ao bacharelando em história, e/ou futuro docente da disciplina, utilizar os objetos artísticos/culturais como fontes para as pesquisas e análises históricas, percebendo as intenções, ideologias, vinculações sociais, culturais, econômicas, entre outros usos das obras artísticas em relação aos poderes instituídos em suas respectivas historicidades.
Objetivos específicos:
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Identificar a diversidade de documentos, abordagens, referenciais bibliográficos e teórico-metodológicos na produção do conhecimento histórico.
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Conhecer as metodologias e procedimentos historiográficos com o objetivo de incentivar a crítica e a problematização histórica.
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Investigar as possibilidades de pesquisa dos objetos artísticos nas atribuições com a história tendo em vista a diversidade de natureza dos documentos históricos.
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Refletir acerca dos referenciais bibliográficos, documentais, patrimoniais na produção da memória e do ensino do conhecimento histórico.
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HISTÓRIA DO CINEMA |
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MONTAGEM E EDIÇÃO |
48
Tornar os alunos aptos a:
• Utilizar softwares de edição e montagem de vídeo e áudio;
• Aplicar as teorias da montagem cinematográfica;
• Desenvolver noções de temas e géneros e como aplicá-los na montagem;
• Criar composições de áudio e vídeo e criar efeitos especiais.
• Produzir VTs comerciais para tv e internet.
• Criar Vinhetas institucionais.
• Aplicar as técnicas e recursos de montagem e edição de vídeos ao longo da história e compreender o
processo de produção de um vídeo com a aplicabilidade de várias técnicas de montagem e edição garantindo assim que o aluno por meio de práticas passe a produzir materiais criativos.
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OFICINA DE PROJETOS |
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PRODUÇÃO DE CINEMA E TV |
72
A disciplina de Cinema e TV tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente e prática do processo de produção audiovisual, abordando desde os fundamentos técnicos até as nuances criativas envolvidas na criação de filmes e programas de televisão. Ao longo do curso, os alunos serão guiados através de uma jornada que visa desenvolver suas habilidades em diversas áreas-chave, incluindo roteiro, direção, produção, cinematografia, edição, som e pós-produção.
Um dos principais objetivos da disciplina é capacitar os alunos a se tornarem contadores de histórias visuais eficazes, capazes de expressar ideias, emoções e mensagens de forma impactante através do meio audiovisual. Isso envolve o desenvolvimento de competências criativas, como o domínio da linguagem cinematográfica, a compreensão da estrutura narrativa e a habilidade de criar atmosferas visualmente cativantes.
Além disso, a disciplina busca fornecer aos alunos uma base sólida em termos técnicos, garantindo que eles estejam familiarizados com o uso de equipamentos de produção e software de edição modernos. Isso inclui aprender a operar câmeras, gravadores de som, equipamentos de iluminação e software de edição de vídeo, preparando os alunos para enfrentar os desafios técnicos do mundo real da produção audiovisual.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, 3ª edição, atualizado em dezembro de 2006, em cumprimento ao Decreto nº 5773/06, aponta que a IES deve formar um(a) produtor(a) audiovisual que seja capaz de produzir e captar imagens em movimento, operar câmeras e equipamentos de cinema e vídeo, planejar e produzir materiais audiovisuais cinematográficos, televisivos e digitais, com teor artístico, jornalístico documental e publicitário. Ainda interpretar visualmente os roteiros, operar a iluminação, sonorização, decupagens e edição, gerenciar os setores técnicos da área, coordenar as equipes de produção audiovisual e avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Assim, o objetivo geral do curso é formar profissionais com sólida formação, com visão humanista, científica e técnica, que atuem na produção audiovisual e na gerência de setores técnicos e administrativos do setor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da ciência, da cultura, da tecnologia e das novas relações produtivas e sociais no contexto do mercado de trabalho regional e nacional.
As aulas on-line serão expositivas e dialogadas com o uso de metodologias em que o aluno é o protagonista da sua formação. Além disso, serão realizadas atividades que priorizam o trabalho individual, por meio de dinâmicas, trabalhos escritos, estudos de casos, aulas práticas, documentários, dentre outras atividades. Para tanto, serão utilizadas, além de aulas expositivas, metodologias ativas como: Gamificação, Design thinking, Cultura maker, Aprendizado por problemas, Aprendizado por projetos, Sala de aula invertida, Pesquisas de campo, sempre mantendo o discente como sujeito ativo na sua formação.
A parte não presencial do componente curricular será desenvolvida, também, por meio de metodologias ativas, no AVA Uniube On-line, ambiente virtual de aprendizagem próprio da Instituição, que é dotado de ferramentas que possibilitam a organização, o desenvolvimento e dão suporte ao processo de aprendizagem, mediado pelas orientações docentes, em um processo interacional e de aprendizagem significativa, com encontros síncronos e assíncronos.
O conteúdo das disciplinas é planejado por meio de Estudos Autônomos e disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Uniube), usando como ferramentas o catálogo Sagah, bibliotecas virtuais, Laboratórios Virtuais, videoaulas e material complementar de diferentes plataformas na web, nos quais prevalece a metodologia ativa da sala de aula invertida e resolução de problemas e o aluno adquire embasamento teórico e prepara-se para as atividades que serão desenvolvidas. Os momentos presenciais têm como finalidade a consolidação e a aplicação do conteúdo estudado, por meio das metodologias ativas e em grupo, desenvolvendo ainda habilidades sociais, fundamentais no mundo do trabalho.
Essas finalidades estão relacionadas ao seguinte objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual:
subsidiar formação acadêmica em que ensino, pesquisa e extensão sejam aspectos indissociáveis na construção e na articulação das habilidades e competências próprias do profissional de tecnólogo em Produção Audiovisual
Aprimorar o conhecimento acadêmico e estendê-lo as práticas profissionais exigidas pelo mercado de trabalho, tornando o aluno um profissional apto a desenvolver atividades profissionais da área de audiovisual e correlatas.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem com competência e consciência o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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PRODUCTION DESIGN |
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REDAÇÃO PUBLICITÁRIA E COPYWRITING |
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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ROTEIRO DE FICÇÃO |
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ROTEIRO E NARRATIVAS TRANSMÍDIAS |
48
A disciplina de 'Roteiro e Narrativas Transmídias' é um elemento essencial do eixo de formação específica do Curso Superior Tecnológico de Produção Audiovisual. Ela tem como foco desenvolver as competências dos alunos no processo de criação de narrativas que se expandem por múltiplas plataformas e mídias, promovendo a imersão, engajamento e fidelização da audiência. Através do estudo do storytelling aplicado aos meios multimídia e da narrativa transmídia, os alunos aprendem a construir histórias que se desdobram de forma coesa e integrada, explorando novas maneiras de interação e participação do público.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, 4ª edição, atualizado em dezembro de 2024, em cumprimento ao Decreto nº 5773/06, a IES deve formar um(a) produtor(a) audiovisual capaz de desenvolver conteúdos que operem em diversas mídias, aplicando os princípios da narrativa transmídia para aprofundar o desenvolvimento de personagens, enredos e universos narrativos. A disciplina prepara o aluno para interpretar e adaptar roteiros de forma a potencializar a convergência midiática, comunicando-se efetivamente com diferentes tipos de audiência e meios.
O objetivo geral do curso é formar profissionais com uma sólida base criativa, humanista e técnica, capazes de atuar em diversas áreas da produção audiovisual, com especialização no desenvolvimento de narrativas complexas e multiplataforma. Esses profissionais deverão contribuir para o avanço da cultura e da inovação tecnológica no mercado audiovisual, nacional e internacionalmente, explorando novos horizontes como o neuromarketing e a comunicação direta com o consumidor.
Dentro da proposta curricular, o componente ‘Roteiro e Narrativas Transmídias’ desempenha um papel fundamental ao equipar os estudantes com as habilidades necessárias para criar histórias interativas, adaptar conteúdo para diferentes formatos e plataformas, e produzir narrativas que engajem o público em diversas frentes de comunicação. Além disso, a disciplina oferece uma visão profunda sobre a convergência de mídias e sua aplicação no audiovisual, publicidade e outros campos da comunicação.
O componente 'Roteiro e Narrativas Transmídias' contribui diretamente para o perfil desejado do egresso, capacitando-o para atuar de forma inovadora e estratégica na produção de narrativas transmídias. Ao dominar as técnicas de storytelling em múltiplos meios, o aluno estará preparado para se adaptar às novas demandas da indústria criativa, desenvolver conteúdo para diferentes plataformas e ampliar o alcance das histórias que produz. As habilidades adquiridas na disciplina também reforçam a capacidade de comunicação e a compreensão das tendências emergentes no mercado audiovisual, promovendo a inovação e o empreendedorismo.
Essas finalidades estão alinhadas aos objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual: subsidiar a formação acadêmica integrando ensino, pesquisa e extensão, articulando as competências essenciais para o profissional de tecnólogo em Produção Audiovisual. Por fim, a disciplina visa promover a formação de profissionais capacitados para desenvolver narrativas transmídias com competência, criatividade e consciência, atendendo às necessidades de um mercado em constante transformação.
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STORYTELLING |
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A disciplina de Storytelling é parte fundamental do eixo de formação específica do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, focada em explorar e desenvolver as habilidades dos alunos na escrita narrativa e na criação de engajamento através de diferentes mídias e meios. A disciplina abrange os diversos formatos de escrita narrativa e o processo de produção do roteirista, incluindo estrutura e elementos narrativos como apresentação, ação, personagem, conflito, pontos de virada, clímax e resolução, além de técnicas para criar imersão.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, 3ª edição, atualizado em dezembro de 2006, em cumprimento ao Decreto nº 5773/06, aponta que a IES deve formar um(a) produtor(a) audiovisual que seja capaz de produzir e captar imagens em movimento, operar câmeras e equipamentos de cinema e vídeo, planejar e produzir materiais audiovisuais cinematográficos, televisivos e digitais, com teor artístico, jornalístico documental e publicitário. Ainda interpretar visualmente os roteiros, operar a iluminação, sonorização, decupagens e edição, gerenciar os setores técnicos da área, coordenar as equipes de produção audiovisual e avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Assim, o objetivo geral do curso é formar profissionais com sólida formação, com visão humanista, científica e técnica, que atuem na produção audiovisual e na gerência de setores técnicos e administrativos do setor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da ciência, da cultura, da tecnologia e das novas relações produtivas e sociais no contexto do mercado de trabalho regional e nacional.
Partindo desse princípio, dentro da proposta curricular, o componente Storytelling encontra-se no Eixo de formação específica, contribuindo para a formação do perfil profissional que se pretende formar.
Portanto, o componente Storytelling tem como objetivos desenvolver as habilidades e as competências do estudante para a compreensão e aplicação de diferentes formatos de escrita narrativa. Visa ainda promover o entendimento de estruturas narrativas e como elas são usadas para criar engajamento e imersão, equipar os alunos com habilidades práticas para aplicar elementos de storytelling em diferentes contextos de mídia, incluindo cinema, televisão, publicidade e marketing.
O componente Storytelling contribui diretamente para o perfil desejado do egresso, preparando-o para atuar de forma criativa e ética na produção audiovisual. O entendimento profundo de narrativas é essencial para funções como filmagem, gravação, iluminação, fotografia, sonorização e edição. A habilidade de criar e adaptar narrativas ajuda o profissional a se manter atualizado sobre novas tecnologias e a otimizar a produção audiovisual, fortalecendo também a inovação e o empreendedorismo. Adicionalmente, a disciplina fortalece a capacidade de expressão e comunicação, habilidades essenciais para a negociação, comunicações interpessoais e multidisciplinares na indústria audiovisual.
Essas finalidades estão relacionadas ao seguinte objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual: i) subsidiar formação acadêmica em que ensino, pesquisa e extensão sejam aspectos indissociáveis na construção e na articulação das habilidades e competências próprias do profissional de tecnólogo em Produção Audiovisual.
Por fim, é possível afirmar que os objetivos do curso, bem como os objetivos do componente, visam a promover a formação de profissionais que ocupem com competência e consciência o seu lugar no mercado de trabalho e correspondam às necessidades da sociedade de forma que possa garantir a interação dos diferentes campos do saber que a atuação profissional requer.
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