A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
96
Objetivos Gerais
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre os tipos de divisão celular, o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Objetivos Específicos
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal.
- Compreender a origem dos tecidos.
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais.
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
|
ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA |
96
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
BANCO DE SANGUE E HEMODERIVADOS |
48
|
BIOFÍSICA |
48
|
BIOGEOGRAFIA |
96
|
BIOLOGIA EVOLUTIVA |
72
|
BIOLOGIA MOLECULAR |
48
|
BIOQUÍMICA |
96
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa entender os assuntos pertinentes à sua formação acadêmica, essenciais para a construção de uma aprendizagem efetiva e contextualizada. O conteúdo abordará aspectos básicos da Bioquímica, tais como, o estudo da estrutura e função das biomoléculas, a bioenergética e o metabolismo, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química. A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
- Reconhecer a estrutura e propriedade das principais biomoléculas.
- Compreender as propriedades das biomoléculas através do estudo dos grupamentos funcionais e das interações intermoleculares.
- Aplicar conceitos da química em processos bioquímicos.
- Reconhecer como o meio interno pode alterar as reações bioquímicas.
- Entender a aplicação de catálise enzimática em processos bioquímicos.
- Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
- Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal.
|
BOTÂNICA |
96
|
BROMATOLOGIA |
96
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
96
|
ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
96
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
72
Estimular o conhecimento das metodologias e indicadores mais utilizados na mensuração dos eventos relacionados à saúde de grupos populacionais;
Aprender sobre métodos estatísticos aplicados á área da saúde e á prática profissional;
Compreender sobre a estrutura epidemiológica das doenças e a sua aplicabilidade para atuação nas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, assistência curativa e reabilitação;
Compreender o processo saúde-doença nos diferentes grupos populacionais, analisando criticamente os principais modelos explicativos causais.
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: SAÚDE E BIOTECNOLOGIA
|
216
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: MEIO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE
|
216
|
ÉTICA E BIOÉTICA |
48
O egresso dos curso da área da sáude – EAD na UNIUBE é um profissional com visão generalista, humanista, científica, técnica, crítica e reflexiva, atento às mudanças dos modos de organização dos símbolos culturais, dos padrões de comportamento, das organizações sociais e dos sistemas de valores que regulam as relações políticas, econômicas e tecnológicas. Possui competência para atuar em todos os níveis de atenção à saúde com base no rigor científico, intelectual e ético. Exece suas funções pautadas em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Objetivo geral:
Estudar, compreender, analisar e tomar decisões informadas diante de dilemas éticos e questões morais relacionadas à vida, saúde, pesquisa científica e avanços tecnológicos nas ciências da vida.
Objetivos específicos:
- Compreender os conceitos fundamentais de ética e bioética.
- Identificar e analisar dilemas éticos relacionados à saúde, pesquisa e avanços tecnológicos.
- Explorar os princípios éticos que orientam a tomada de decisões em questões bioéticas.
- Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação em situações éticas complexas.
- Reconhecer a importância da responsabilidade social e ambiental na tomada de decisões bioéticas.
- Refletir sobre a influência da cultura, dos valores pessoais e da legislação nas questões éticas e bioéticas.
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA |
96
Ao final do curso o aluno estará apto a:
- Conhecer os processos de formação geológica das estruturas da Terra e do território brasileiro em seus aspectos físicos;
- Identificar e compreender conceitos sobre a gênese, a estrutura, a composição e a evolução da Terra;
- Reconhecer o significado e a importância das rochas no contexto da composição e constituição estrutural do planeta;
- Entender a constituição das formas de relevo
|
GENÉTICA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- descrever a estrutura da cromatina e dos cromossomos;
- analisar a importância da manutenção da estrutura e do número de cromossomos na hereditariedade;
- identificar os processos que envolvem as anormalidades cromossômicas numéricas e estruturais;
- reconhecer cariótipos que apresentem alterações cromossômicas numéricas e estruturais;
- correlacionar as alterações cromossômicas com os fenótipos que elas causam;
- definir o dogma central da Biologia Molecular e compreender os mecanismos relacionados;
- compreender o fluxo da informação genética e os mecanismos relacionados;
- compreender o que é a expressão gênica e os mecanismos de regulação desse processo;
- conhecer os diferentes mecanismos de regulação da expressão gênica nos organismos procariotos e eucariotos;
- explicar as mudanças evolutivas das populações do ponto de vista genético;
- identificar os mecanismos de seleção de genótipos por meio dos cruzamentos preferenciais;
- compreender a morfologia, fisiologia e comportamento das espécies pela sua adaptação ao meio;
- compreender a importância do ambiente na adaptação dos indivíduos;
- compreender a trajetória histórica da Genética até os dias atuais, bem como sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento;
- considerar a importância dos conhecimentos de Mendel e seu papel como percursor da Genética;
- compreender os mecanismos inerentes à probabilidade e sua aplicabilidade dentro da Genética;
- compreender a Primeira lei de Mendel ou Lei da Pureza;
- estabelecer relações entre características dominantes, recessivas, codominantes e sem dominância;
- reconhecer os elementos constituintes de um heredograma;
- compreender a Segunda lei de Mendel;
- conceituar e compreender a polialelia;
- descrever as relações estabelecidas entre doadores e receptores de sangue – Sistema ABO;
- compreender a ocorrências dos casos de “falso O”;
- descrever e correlacionar o sistema Rh, e o mecanismo causador da eritroblastose fetal, bem como suas implicações fisiológicas;
- compreender o sistema MN;
- compreender como dois ou mais pares de genes alelos interagem entre si para determinar uma única característica de um organismo;
- conceituar a epistasia e correlacionar exemplos práticos de sua ocorrência, bem como realizar cruzamentos relacionados a esse tipo de interação gênica;
- explicar de que forma um único gene pode produzir vários efeitos;
- compreender de que forma os genes podem se manifestar de forma cumulativa, bem como citar exemplos dessa ocorrência;
- diferenciar pleiotropia de herança quantitativa, citando exemplos;
- perceber a importância do sexo para evolução das espécies;
- reconhecer os mecanismos de determinação e diferenciação do sexo;
- explicar a herança relacionada, influenciada e ligada ao sexo;
- caracterizar heranças fenotípicas e genotípicas relacionadas aos cromossomos sexuais;
- determinar as frequências gênicas, genotípicas e fenotípicas de uma população;
- compreender o que é o princípio de Hardy-Weinberg e as condições existentes para que uma população atenda a este princípio;
- compreender como os conceitos de dominância completa, codominância e ausência de dominância se aplicam na determinação da frequência genotípica e fenotípica de uma população;
- reconhecer a existência de casos especiais em Genética de Populações e como se calculam as frequências gênicas e genotípicas nestes casos;
- compreender os fatores que alteram as frequências gênicas em uma população.
|
GESTÃO DE CARREIRA |
72
Objetivo geral:
Desenvolver competências para planejar, gerenciar e potencializar a carreira, considerando as demandas do mercado de trabalho, as tendências da área de gestão e as próprias aspirações pessoais, visando o alcance de sucesso e realização na carreira.
Objetivos específicos:
- Compreender os princípios e conceitos fundamentais relacionados à gestão de carreira, incluindo planejamento, desenvolvimento e transição de carreira.
- Identificar e analisar as competências pessoais, profissionais e técnicas necessárias para o sucesso na carreira.
- Explorar as diversas áreas de atuação e oportunidades de carreira disponíveis para profissionais de gestão, incluindo setores público e privado, empreendedorismo e consultoria.
- Desenvolver habilidades de autogerenciamento, autoconhecimento e autoavaliação para identificar interesses, valores, pontos fortes e áreas de melhoria relevantes para a construção da carreira.
- Explorar os princípios de liderança, gestão de equipes e inteligência emocional, e compreender sua importância no avanço profissional e na construção de uma carreira sólida.
- Elaborar um plano de carreira personalizado, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo, e identificando os passos necessários para alcançá-las.
Refletir sobre questões éticas, sociais e sustentáveis relacionadas à gestão de carreira, e entender como esses aspectos influenciam as decisões e a trajetória profissional.
|
HEMATOLOGIA |
96
|
INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA |
96
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LABORATÓRIO CLÍNICO E CONTROLE DE QUALIDADE |
48
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LICENCIAMENTO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS |
72
|
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- conceituar parasitismo;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Parasitologia;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Microbiologia;
- explicar o principal dos métodos de exames parasitológicos;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- identificar doenças causadas por bactérias e mecanismos de transmissão;
- reconhecer os estágios da patogênese das doenças bacterianas e sua relação com os mecanismos de defesa e adaptação;
- citar os mecanismos de infecção dos metazoários abordados;
- descrever o ciclo evolutivo dos metazoários estudados;
- citar os quadros clínicos causados pelos metazoários estudados;
- citar as medidas de prevenção e controle das parasitoses estudadas;
- descrever os ciclos biológicos dos metazoários estudados;
- identificar os metazoários que habitam o intestino delgado;
- identificar os metazoários que habitam o intestino grosso;
- enumerar as alterações causadas pelos metazoários estudados.
|
MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTOS DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
96
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos.
Contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
O desenvolvimento do componente curricular deverá, ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
|
PALEONTOLOGIA |
72
|
PATOLOGIA E IMUNOLOGIA |
96
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- definir patologia;
- indicar os principais métodos de estudo utilizados em patologia;
- explicar o princípio e a utilização do método morfológico;
- descrever as técnicas do método morfológico para análise dos processos patológicos em níveis macro e microscópios;
- explicar o princípio e a utilização do método imunoistoquímico e de suas técnicas;
- explicar o princípio e a utilização da Biologia Molecular e de suas técnicas;
- conceituar Imunologia;
- descrever os componentes da resposta imunológica e suas respectivas funções;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- explicar os processos patológicos reversíveis e irreversíveis;
- identifica a origem e explicar o processo evolutivo dos processos patológicos;
- explicar os mecanismos que originam os processos patológicos;
- descrever a importância do Sistema Imunológico;
- explicar a morfologia e fisiologia das células e órgãos do Sistema Imune;
- conceituar e diferenciar imunidade inata e adaptativa;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- entender o que é uma resposta imune adaptativa;
- diferenciar resposta imune celular e humoral;
- reconhecer a estrutura e funções dos anticorpos (imunoglobulinas);
- descrever as principais funções efetoras dos anticorpos;
- compreender o significado do Sistema complemento, suas vias e funções;
- relacionar os principais citocinas e sua ação na resposta imunológica;
- conhecer os fatores e os tipos da resposta inflamatória;
- compreender o mecanismo da resposta inflamatória;
- conhecer os sinais cardinais da inflamação;
- identificar as células que participam da resposta inflamatória;
- compreender a função das células da inflamação;
- correlacionar os sinais cardinais aos fenômenos da inflamação;
- conhecer as consequências da resposta inflamatória;
- compreender aspectos que envolvem a hipersensibilidade imediata (alergia);
- explicar os distúrbios locais da circulação;
- descrever os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- explicar as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos com cada um dos distúrbios;
- explicar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- demonstrar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios;
- explicar os distúrbios do crescimento e da diferenciação celular;
- explicar a imunologia dos tumores;
- identificar os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- demonstrar o mecanismo de ação dos fatores na gênese de cada distúrbio;
- descrever as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos, associando-as com cada um dos distúrbios;
- demonstrar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- descrever as doenças autoimunes;
- explicar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios.
|
PRIMEIROS SOCORROS |
72
Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
Aplicar as manobras de primeiros socorros em casos de Parada Cardiorrespiratória e Obstrução de Vias Aéreas Por Corpo Estranho.
Identificar os procedimentos de primeiros socorros nos casos de Urgências e Emergências Clínicas
Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Reconhecer a cinemática do trauma;
Conduzir o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
|
PSICOLOGIA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE |
72
Objetivo Geral
A presente disciplina tem por objetivo apresentar conteúdo da Psicologia que possam auxiliar os profissionais da área da saúde em uma atuação mais humana, ética e responsável.
Objetivos específicos
- Identificar as fases de desenvolvimento humano, de modo a preparar os profissionais da saúde no atendimento de diferentes públicos, ou seja, infância, adolescência, adulto e idoso.
- Discutir as características e desafios de um atendimento humanizado, visando a realização desse tipo de atendimento no dia a dia de trabalho do profissional de saúde.
- Refletir sobre a importância da família/rede de apoio no tratamento dos pacientes.
- Apresentar os principais transtornos psiquiátricos e modos de atendimento adequados, considerando suas particularidades.
|
QUÍMICA GERAL |
96
Objetivos gerais:
Desenvolver o conhecimento científico-tecnológico acerca das estruturas básicas da química, bem como suas propriedades físicas e químicas, funções, estruturas e reações, vinculando ao contexto social em que o aluno está inserido, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes, criativos, com valores éticos e morais, e capacidade de desenvolver ações modificadoras.
Objetivos específicos:
- Definir a Química e reconhecer a sua importância como meio de avanço tecnológico e o seu papel na sociedade;
- Interpretar e compreender as grandezas físicas estudadas através de dados numéricos, pelas relações matemáticas presentes em situações cotidianas;
- Analisar e compreender tabelas e gráficos com dados de fusão e ebulição;
- Distinguir e compreender as substâncias simples e compostas, conceituando e distinguindo misturas homogêneas e heterogêneas;
- Selecionar e utilizar leis, teorias, modelos para resolução de problemas qualitativos e quantitativos em química;
- Contextualizar e analisar a contribuição dos modelos para evolução da Química;
- Prever as propriedades de um elemento químico através de sua localização na tabela periódica;
- Conceituar e entender o significado de ligação química;
- Avaliar o tipo de ligação estabelecida entre átomos de diversos elementos;
- Compreender e reconhecer a polaridade das substâncias para solucionar problemas químicos, melhorando a qualidade de vida;
- Determinar a geometria das moléculas;
- Reconhecer os tipos de forças intermoleculares;
- Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação do ser humano, individual e coletiva com o ambiente.
- Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa;
- Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
- Conscientizar sobre as normas de segurança em laboratórios;
- Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
- Conhecer a princípio de Avogadro e aplica-lo na determinação das massas relativas das moléculas;
- Analisar os dados sobre as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas;
- Relacionar massa, quantidade de matéria e número de partículas através da unidade mol e do conjunto de massa molar em cálculos químicos;
- Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos de ácidos e bases;
- Desenvolver pensamento crítico com relação à poluição causada pela má utilização de recursos naturais e apresentar alternativas para resolver ou diminuir tais problemas;
- Analisar o caráter das reações ácido-base em meio aquoso como processo de transferência de elétrons;
- Discutir a presença de elementos em alguns tipos importantes de reações de óxido-redução: síntese, decomposição e deslocamento;
- Selecionar e organizar informações para compreensão de situações problemas referentes às propriedades dos materiais;
- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
|
RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS |
72
A disciplina Recursos Naturais e Impactos Ambientais, tem como objetivo levar o educando a:
- Reconhecer o meio ambiente e seus recursos naturais como um patrimônio que deve ser usufruído por toda a humanidade, mas que deve ser também respeitado e conservado;
- Contextualizar temas que são de interesse global, como a importância da água, das florestas e outros recursos naturais.
- Comparar os principais impactos ambientais que ocorrem nos diferentes ecossistemasnaturais, agrícolas e urbanos.
- Identificar as constantes transformações que a paisagem sofre ao longo dos anos.
- Compreender o que significa efeito estufa, sua importância e seus inconvenientes para a manutenção da vida na Terra.
- Identificar a diferença entre mudanças climáticas e variabilidade climática.
- Explicar o uso e exploração dos recursos naturais no mundo e na América Latina a partir de umavisão sistêmica e crítica.
- Refletir criticamente acerca da relação exploração-consumo-impactos socioambientais, inerenteà questão de energia e recursos naturais.
|
REPRODUÇÃO ASSISTIDA |
48
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
SAÚDE E SOCIEDADE |
72
O egresso deste curso é um sanitarista tecnólogo em gestão de serviços de saúde, de formação inter e transdisciplinar, com sólido embasamento técnico-científico em Epidemiologia e Bioestatística e nas áreas da Saúde Coletiva e da Gestão Pública, com habilidades e competências para articular, criativamente e eticamente, os conhecimentos do campo da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais em todos os níveis da gestão, atenção e promoção da saúde coletiva. É capaz de atuar com responsabilidades ética e legal e com respeito às diversidades populacionais desempenhando as funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas onde quer que se realizem atividades de promoção e proteção da saúde e da qualidade de vida da população.
|
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL |
72
|
TAXONOMIA E MORFOLOGIA DOS SERES VIVOS |
72
|
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
72
Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
|
TOXICOLOGIA |
48
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
96
|
URINÁLISE |
72
|
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS |
96
|
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS |
72
|