A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
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Objetivos Gerais
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre os tipos de divisão celular, o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Objetivos Específicos
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal.
- Compreender a origem dos tecidos.
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais.
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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ALIMENTAÇÃO COLETIVA I |
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ALIMENTAÇÃO COLETIVA II |
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ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO |
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OBJETIVOS GERAIS:
- Entender a complexidade do fator alimentar na espécie humana e em particular na sociedade brasileira, levando em consideração a diversidade biológica, ecológica, tecnológica, econômica, social, política e ideológica.
- Entender o que leva o humano a eleger determinado tipo de alimento condicionando-se a ele, as interferências das crenças que os permeiam, a adaptação a sabores, odores entre outras características, considerando o desenvolvimento histórico de cada sociedade, com o objetivo de ter uma atuação capaz de contribuir para a qualidade de vida da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os principais pontos históricos que influenciaram na evolução do homem em relação à alimentação e relacionar a formação de hábitos alimentares com sua contribuição histórica.
- Identificar os principais conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional e suas partes integrantes: Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e Conselho Nacional de (CONSEA) e reconhecer os programas de SAN.
- Relacionar a pobreza com a disponibilidade de alimentos pelo Estado e a importância das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) que contribuem para a garantia do DHAA.
- Identificar as formações históricas que fundaram o comportamento alimentar brasileiro e as diversas influências constituíram as características gastronômicas do Brasil.
- Reconhecer as relações entre história e formação gastronômica, os regionalismos culinários ao analisar receitas e os fatores socioambientais que interferem nos hábitos alimentares.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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AVALIAÇÃO NUTRICIONAL |
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BIOQUÍMICA |
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O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa entender os assuntos pertinentes à sua formação acadêmica, essenciais para a construção de uma aprendizagem efetiva e contextualizada. O conteúdo abordará aspectos básicos da Bioquímica, tais como, o estudo da estrutura e função das biomoléculas, a bioenergética e o metabolismo, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química. A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
- Reconhecer a estrutura e propriedade das principais biomoléculas.
- Compreender as propriedades das biomoléculas através do estudo dos grupamentos funcionais e das interações intermoleculares.
- Aplicar conceitos da química em processos bioquímicos.
- Reconhecer como o meio interno pode alterar as reações bioquímicas.
- Entender a aplicação de catálise enzimática em processos bioquímicos.
- Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
- Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal.
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BROMATOLOGIA |
96
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CASOS CLÍNICOS - MULTIPROFISSIONAL |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
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contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
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analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
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investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
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CONSULTORIA EM NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS |
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DIETÉTICA |
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DIETOTERAPIA I |
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DIETOTERAPIA II |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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EDUCAÇÃO NUTRICIONAL I |
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EDUCAÇÃO NUTRICIONAL II |
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
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Estimular o conhecimento das metodologias e indicadores mais utilizados na mensuração dos eventos relacionados à saúde de grupos populacionais;
Aprender sobre métodos estatísticos aplicados á área da saúde e á prática profissional;
Compreender sobre a estrutura epidemiológica das doenças e a sua aplicabilidade para atuação nas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, assistência curativa e reabilitação;
Compreender o processo saúde-doença nos diferentes grupos populacionais, analisando criticamente os principais modelos explicativos causais.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA |
304
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO SOCIAL |
304
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO |
304
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ÉTICA E BIOÉTICA |
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O egresso dos curso da área da sáude – EAD na UNIUBE é um profissional com visão generalista, humanista, científica, técnica, crítica e reflexiva, atento às mudanças dos modos de organização dos símbolos culturais, dos padrões de comportamento, das organizações sociais e dos sistemas de valores que regulam as relações políticas, econômicas e tecnológicas. Possui competência para atuar em todos os níveis de atenção à saúde com base no rigor científico, intelectual e ético. Exece suas funções pautadas em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Objetivo geral:
Estudar, compreender, analisar e tomar decisões informadas diante de dilemas éticos e questões morais relacionadas à vida, saúde, pesquisa científica e avanços tecnológicos nas ciências da vida.
Objetivos específicos:
- Compreender os conceitos fundamentais de ética e bioética.
- Identificar e analisar dilemas éticos relacionados à saúde, pesquisa e avanços tecnológicos.
- Explorar os princípios éticos que orientam a tomada de decisões em questões bioéticas.
- Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação em situações éticas complexas.
- Reconhecer a importância da responsabilidade social e ambiental na tomada de decisões bioéticas.
- Refletir sobre a influência da cultura, dos valores pessoais e da legislação nas questões éticas e bioéticas.
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FARMACOLOGIA |
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FARMACOLOGIA E INTERAÇÕES ENTRE DROGAS E NUTRIENTES |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS |
48
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
OBJETIVOS GERAIS:
- Definir a Segurança dos alimentos em unidades de alimentação e nutrição e conhecer a Legislação sanitária em unidades de alimentação e nutrição;
- Reconhecer as Doenças veiculadas por alimentos e seu impacto na saúde pública;
- Identificar a Segurança e qualidade na cadeia produtiva de alimentos de origem vegetal e de alimentos de origem animal.
- Capacitar os alunos para a elaboração de Boas práticas de fabricação de alimentos e Procedimentos operacionais padronizados em unidades de alimentação e nutrição.
- Conhecer o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.
- Desenvolver a capacidade de Gerenciamento de sistemas de qualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Definir segurança alimentar e reconhecer a história e a evolução da segurança alimentar.
- Explicar a rotulagem nutricional e a publicidade dos alimentos para a execução de cardápios seguros.
- Conhecer a história da legislação sanitária de alimentos e identificar a legislação atual pertinente às unidades de alimentação e nutrição.
- Descrever a utilidade do checklist nas unidades de alimentação e nutrição.
- Descrever as doenças veiculadas por alimentos.
- Reconhecer os fatores intrínsecos e extrínsecos às doenças veiculadas por alimentos.
- Relacionar as doenças veiculadas pelos alimentos com a higiene alimentar e seu impacto na saúde pública.
- Identificar os programas de segurança na produção agrícola.
- Avaliar a qualidade e a segurança de frutas e hortaliças.
- Reconhecer a qualidade e a segurança de vegetais minimamente processados.
- Analisar e identificar a qualidade e a segurança do leite, carne e ovos.
- Explicar os principais conceitos do manual de boas práticas de fabricação em serviços de alimentação.
- Reconhecer a importância da aplicação de normas higiênico-sanitárias para os locais de recebimento, de armazenagem, de manipulação e de distribuição de alimentos.
- Construir um manual de boas práticas de fabricação de alimentos.
- Identificar os conceitos que embasam os Procedimentos Operacionais Padronizados em Unidades de Alimentação e Nutrição.
- Descrever os diferentes tipos de procedimentos operacionais padronizados.
- Construir os Procedimentos Operacionais Padronizados para um estabelecimento.
- Reconhecer a importância do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) na produção de alimentos.
- Identificar os pré-requisitos necessários para a implantação do Sistema APPCC.
- Determinar os passos e princípios de implantação do sistema APPCC.
- Identificar o conceito de qualidade de alimentos.
- Reconhecer os sistemas de gestão de qualidade.
- Selecionar as principais normas relacionadas ao gerenciamento de qualidade.
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INTERPRETAÇÃO DE EXAMES APLICADA À SAÚDE HUMANA |
48
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INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS |
48
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
OBJETIVOS GERAIS:
- Conhecer os conceitos básicos em Nutrição.
- Identificar os macronutrientes e micronutrientes.
- Conhecer os os grupos alimentares e suas características de composição.
- Reconhecer os guias alimentares que norteiam as orientações para uma alimentação saudável, reconhecidos pelo Ministério da Saúde para população brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer as diferenças entre alimentação e nutrição, bem como a sua influência na condição de saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
- Reconhecer as leis da alimentação e sua participação nas práticas alimentares saudáveis.
- Identificar como as leis da alimentação podem ser aplicadas às unidades de alimentação e nutrição (UANs).
- Indicar os princípios da alimentação e nutrição.
- Reconhecer os fundamentos básicos da alimentação e nutrição.
- Explicar as diretrizes alimentares a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira.
- Reconhecer conceitos, objetivos e fundamentos da pirâmide alimentar brasileira.
- Identificar na pirâmide alimentar brasileira os seus grupos alimentares e relacioná-los ao conteúdo de seus nutrientes.
- Listar orientações para escolhas saudáveis a partir da interpretação da pirâmide.
- Identificar a composição química dos alimentos.
- Descrever a funcionalidade das substâncias químicas presentes nos alimentos.
- Discutir as relações entre a composição química e as propriedades funcionais dos alimentos.
- Reconhecer os fatores envolvidos no processo de deterioração dos alimentos.
- Identificar os principais métodos de conservação dos alimentos.
- Indicar métodos corretos de conservação de alimentos.
- Reconhecer a importância dos alimentos in natura.
- Identificar os diversos tipos de alimentos industrializados.
- Descrever as preparações culinárias e as técnicas a serem seguidas na elaboração de receitas.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS |
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MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- conceituar parasitismo;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Parasitologia;
- indicar os principais métodos de estudo aplicados à Microbiologia;
- explicar o principal dos métodos de exames parasitológicos;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- identificar doenças causadas por bactérias e mecanismos de transmissão;
- reconhecer os estágios da patogênese das doenças bacterianas e sua relação com os mecanismos de defesa e adaptação;
- citar os mecanismos de infecção dos metazoários abordados;
- descrever o ciclo evolutivo dos metazoários estudados;
- citar os quadros clínicos causados pelos metazoários estudados;
- citar as medidas de prevenção e controle das parasitoses estudadas;
- descrever os ciclos biológicos dos metazoários estudados;
- identificar os metazoários que habitam o intestino delgado;
- identificar os metazoários que habitam o intestino grosso;
- enumerar as alterações causadas pelos metazoários estudados.
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTOS DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
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O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos.
Contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
O desenvolvimento do componente curricular deverá, ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões, deduções e conclusões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema.
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NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL, NUTRIGENÔMICA E AVANÇOS EM NUTRIÇÃO |
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NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA |
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NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO (MATERNO-INFANTIL) |
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NUTRIÇÃO HUMANA |
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NUTRIÇÃO SOCIAL I |
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NUTRIÇÃO SOCIAL II |
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PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
OBJETIVOS GERAIS
- Reconhecer o conceito e os principais objetivos da dietoterapia.
- Identificar os diferentes níveis de assistência em nutrição.
- Conhecer as competências e as habilidades do nutricionista na área clínica.
- Distinguir as modificações físicas e químicas das dietas hospitalares.
- Reconhecer o diagnóstico e o tratamento da fenilcetonúria e galactosemia.
- Reconhecer a fisiopatologia da desnutrição.
- Identificar as alterações nutricionais, metabólicas e morfológicas que ocorrem em pacientes com SIDA.
- Entender a relação entre o câncer e as alterações no estado nutricional.
- Descrever aspectos da avaliação nutricional e as necessidades energéticas e de líquidos de pacientes queimados.
- Descrever as intervenções dietéticas utilizadas nas Doenças do Sistema Cardiovascular.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar o uso de recursos da gastronomia no preparo das dietas hospitalares.
- Discutir sobre a etiologia da desnutrição e suas formas de apresentação (Marasmo e Kwashiorkor).
- Descrever como é realizado o diagnóstico de desnutrição infantil e a terapia nutricional nas diversas fases envolvidas no processo (estabilização, transição e monitoramento).
- Reconhecer os aspectos importantes da história, da fisiopatologia, etiologia, mecanismos de transmissão e classificações da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
- Descrever a avaliação nutricional e a conduta dietoterápica a serem utilizadas em pacientes com SIDA.
- Reconhecer a fisiopatologia, a classificação, o estadiamento e os tipos de tratamento para o câncer.
- Descrever a conduta nutricional utilizada no atendimento a indivíduos com câncer.
- Reconhecer a fisiopatologia e as classificações das queimaduras.
- Identificar as necessidades de macro e micronutrientes e as vias de administração indicadas para pacientes queimados.
- Identificar os fatores relacionados à fisiopatologia, diagnóstico e classificação da hipertensão arterial sistêmica.
- Descrever as intervenções dietéticas utilizadas no controle da HAS.
- Reconhecer os aspectos mais importantes da avaliação clínica, das metas terapêuticas e do tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica.
- Reconhecer os conceitos e as classificações das dislipidemias.
- Identificar os cuidados dietoterápicos que devem ser tomados no tratamento das dislipidemias
- Reconhecer como se dá o processo fisiopatológico da doença aterosclerótica.
- Identificar os fatores de risco relacionados com a prevenção de eventos cardiovasculares.
- Descrever as recomendações dietéticas adequadas para a prevenção de doenças cardiovasculares.
- Reconhecer a patogênese, os métodos diagnósticos e fatores de risco do infarto agudo do miocárdio.
- Identificar as metas para prevenção secundária do infarto agudo do miocárdio.
- Descrever as especificidades da terapia nutricional no infarto agudo do miocárdio.
- Reconhecer a fisiopatologia, o diagnóstico, a classificação e as formas de tratamento da insuficiência cardíaca.
- Identificar a relação entre a insuficiência cardíaca e a depleção nutricional.
- Descrever as intervenções dietéticas utilizadas no tratamento da insuficiência cardíaca e do transplante cardíaco.
- Relacionar a etiologia e a fisiopatologia da síndrome metabólica e sua relação com a obesidade.
- Identificar os critérios de diagnóstico, prevenção e o tratamento clínico da síndrome metabólica.
- Reconhecer os cuidados dietoterápicos que devem ser adotados na síndrome metabólica.
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PATOLOGIA E IMUNOLOGIA |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
- definir patologia;
- indicar os principais métodos de estudo utilizados em patologia;
- explicar o princípio e a utilização do método morfológico;
- descrever as técnicas do método morfológico para análise dos processos patológicos em níveis macro e microscópios;
- explicar o princípio e a utilização do método imunoistoquímico e de suas técnicas;
- explicar o princípio e a utilização da Biologia Molecular e de suas técnicas;
- conceituar Imunologia;
- descrever os componentes da resposta imunológica e suas respectivas funções;
- conceituar doença sob o aspecto biológico;
- conceituar saúde sob o aspecto biológico;
- descrever os principais mecanismos de agressão;
- identificar os agentes agressores físicos, químicos e biológicos;
- explicar os processos patológicos reversíveis e irreversíveis;
- identifica a origem e explicar o processo evolutivo dos processos patológicos;
- explicar os mecanismos que originam os processos patológicos;
- descrever a importância do Sistema Imunológico;
- explicar a morfologia e fisiologia das células e órgãos do Sistema Imune;
- conceituar e diferenciar imunidade inata e adaptativa;
- compreender os mecanismos imunológicos efetivos e específicos contra vírus, bactérias e fungos;
- entender o que é uma resposta imune adaptativa;
- diferenciar resposta imune celular e humoral;
- reconhecer a estrutura e funções dos anticorpos (imunoglobulinas);
- descrever as principais funções efetoras dos anticorpos;
- compreender o significado do Sistema complemento, suas vias e funções;
- relacionar os principais citocinas e sua ação na resposta imunológica;
- conhecer os fatores e os tipos da resposta inflamatória;
- compreender o mecanismo da resposta inflamatória;
- conhecer os sinais cardinais da inflamação;
- identificar as células que participam da resposta inflamatória;
- compreender a função das células da inflamação;
- correlacionar os sinais cardinais aos fenômenos da inflamação;
- conhecer as consequências da resposta inflamatória;
- compreender aspectos que envolvem a hipersensibilidade imediata (alergia);
- explicar os distúrbios locais da circulação;
- descrever os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- explicar as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos com cada um dos distúrbios;
- explicar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- demonstrar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios;
- explicar os distúrbios do crescimento e da diferenciação celular;
- explicar a imunologia dos tumores;
- identificar os fatores responsáveis pelo surgimento de cada distúrbio;
- demonstrar o mecanismo de ação dos fatores na gênese de cada distúrbio;
- descrever as alterações morfológicas macro e microscópicas dos tecidos/órgãos, associando-as com cada um dos distúrbios;
- demonstrar as consequências de cada distúrbio ao organismo;
- descrever as doenças autoimunes;
- explicar as evoluções apresentadas por cada um dos distúrbios.
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PRÁTICA EM DIETÉTICA |
24
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PRÁTICA EM DIETOTERAPIA I |
24
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PRÁTICA EM DIETOTERAPIA II |
24
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PRÁTICA EM EDUCAÇÃO NUTRICIONAL II |
24
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PRÁTICA EM MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS |
24
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PRÁTICA EM NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA |
24
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PRÁTICA EM NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO MATERNO-INFANTIL |
24
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PRÁTICA EM TÉCNICA DIETÉTICA I |
24
Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
OBJETIVOS GERAIS:
- Escrever protocolos de preparação e as etapas do preparo de alimentos;
- Reconhecer os objetivos da técnica dietética;
- Classificar os tipos de alimentos;
- Diferenciar as características dos alimentos;
- Usar os indicadores culinários;
- Reconhecer as unidades de medida:
- Usar a metodologia correta para mensuração de alimentos secos, líquidos, gordurosos e pastosos;
- Demonstrar a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) nos serviços de alimentação.
- Usar as boas práticas no laboratório de técnica dietética.
- Identificar critérios que assegurem a qualidade higiênico sanitária e sensorial dos alimentos.
- Apontar as normas e os padrões de qualidade dos alimentos.
- Classificar os diferentes tipos de bebidas.
- Analisar as propriedades físico químicas dos lipídeos, assim como as suas alterações.
- Identificar as características, e as propriedades nutricionais e físico químicas das frutas, hortaliças, leguminosas, cereais, raízes e os tubérculos, leite e seus derivados e ovos, bebidas e infusos, óleos e gorduras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Analisar as atividades de seleção e aquisição de alimentos.
- Analisar os métodos de preparo de bebidas e infusos, óleos e gorduras, .
- Definir óleos e gorduras e sua composição química.
- Reconhecer o processo de industrialização de óleos e gorduras.
- Identificar as diversas utilizações dos óleos e gorduras na produção de alimentos.
- Descrever os métodos de cocção e suas respectivas temperaturas.
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PRÁTICA EM TÉCNICA DIETÉTICA II |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
OBJETIVOS GERAIS:
- Construir a FTP como ferramenta para o controle de qualidade na produção e do custo de cardápios
- Apontar os principais métodos utilizados na análise sensorial
- Reconhecer os diferentes aspectos envolvidos no planejamento de cardápios institucionais
- Identificar as boas práticas na produção de alimentos para intolerantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Diferenciar os itens que compõem a FTP e sua utilização
- Avaliar a FTP como processo gerencial de produção de cardápio e sua relação com a educação nutricional do consumidor
- Reconhecer o histórico e a definição de análise sensorial
- Identificar a importância da análise sensorial no desenvolvimento de novos produtos
- Analisar o conceito de per capita alimentar e sua influência na concepção de cardápios
- Identificar as particularidades dos cardápios institucionais assim como seus padrões
- Reconhecer a doença celíaca e a intolerância à lactose.
- Selecionar os ingredientes com base nas suas funções para a produção de pães para intolerantes.
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PRÁTICA EXTENSIONISTA EM AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL |
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PRIMEIROS SOCORROS |
72
Objetivo Geral: Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida em urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida;
Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima;
Aplicar as manobras de primeiros socorros em casos de Parada Cardiorrespiratória e Obstrução de Vias Aéreas Por Corpo Estranho.
Identificar os procedimentos de primeiros socorros nos casos de Urgências e Emergências Clínicas
Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Reconhecer a cinemática do trauma;
Conduzir o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma.
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PSICOLOGIA APLICADA À ÁREA DA SAÚDE |
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Objetivo Geral
A presente disciplina tem por objetivo apresentar conteúdo da Psicologia que possam auxiliar os profissionais da área da saúde em uma atuação mais humana, ética e responsável.
Objetivos específicos
- Identificar as fases de desenvolvimento humano, de modo a preparar os profissionais da saúde no atendimento de diferentes públicos, ou seja, infância, adolescência, adulto e idoso.
- Discutir as características e desafios de um atendimento humanizado, visando a realização desse tipo de atendimento no dia a dia de trabalho do profissional de saúde.
- Refletir sobre a importância da família/rede de apoio no tratamento dos pacientes.
- Apresentar os principais transtornos psiquiátricos e modos de atendimento adequados, considerando suas particularidades.
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SAÚDE E SOCIEDADE |
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O egresso deste curso é um sanitarista tecnólogo em gestão de serviços de saúde, de formação inter e transdisciplinar, com sólido embasamento técnico-científico em Epidemiologia e Bioestatística e nas áreas da Saúde Coletiva e da Gestão Pública, com habilidades e competências para articular, criativamente e eticamente, os conhecimentos do campo da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais em todos os níveis da gestão, atenção e promoção da saúde coletiva. É capaz de atuar com responsabilidades ética e legal e com respeito às diversidades populacionais desempenhando as funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas onde quer que se realizem atividades de promoção e proteção da saúde e da qualidade de vida da população.
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TÉCNICA DIETÉTICA I |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
OBJETIVOS GERAIS:
- Identificar as nomenclaturas usuais na aplicação das técnicas dietéticas;
- Diferenciar equipamentos e utensílios básicos para os processos de elaboração de preparações;
- Escrever protocolos de preparação e as etapas do preparo de alimentos;
- Reconhecer os objetivos da técnica dietética;
- Classificar os tipos de alimentos;
- Diferenciar as características dos alimentos;
- Usar os indicadores culinários;
- Reconhecer as unidades de medida:
- Usar a metodologia correta para mensuração de alimentos secos, líquidos, gordurosos e pastosos;
- Identificar as características, e as propriedades nutricionais e físico químicas das frutas, hortaliças, leguminosas, cereais, raízes e os tubérculos, leite e seus derivados e ovos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Classificar os tipos de alimentos
- Diferenciar as características dos alimentos
- Reconhecer os conceitos de per capita e porção
- Realizar previsão de gêneros alimentícios
- Realizar a conversão de medidas caseiras para unidades de medida.
- Analisar as atividades de seleção e de armazenamento das frutas, hortaliças, leguminosas, cereais, raízes e os tubérculos, leite e seus derivados e ovos.
- Reconhecer os modos de pré preparo e preparo de frutas, hortaliças, leguminosas, cereais, raízes e os tubérculos, leite e seus derivados e ovos, utilizando a técnica dietética.
- Conhecer as atividades de seleção, acondicionamento e armazenamento de alimentos e derivados, garantindo a qualidade higiênico sanitária e bromatológica e as características sensoriais.
- Reconhecer os processos de beneficiamento do leite.
- Analisar os processos de fabricação de queijo, manteiga e iogurte.
- Identificar as alterações bioquímicas nos ovos ocorridas após a postura e as principais fatores responsáveis pela deterioração de ovos.
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TÉCNICA DIETÉTICA II |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
OBJETIVOS GERAIS:
- Avaliar as propriedades dos açúcares e suas reações.
- Apontar os usos do açúcar na técnica dietética.
- Analisar os procedimentos e as técnicas adequadas na manutenção da qualidade nutricional das carnes, aves e pescados e de seus produtos.
- Identificar as tipologias dos restaurantes e seus tipos de cardápios específicos.
- Analisar o cardápio como instrumento de planejamento das atividades dentro de uma UAN
- Distinguir as modificações físicas e químicas das dietas hospitalares.
- Identificar práticas alimentares adequadas para o primeiro ano de vida da criança
- Reconhecer as modificações fisiológicas no processo de envelhecimento e seus impactos nutricionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar o processo de obtenção do açúcar a partir da cana de açúcar e listar aplicações tecnológicas de açúcares.
- Classificar os diferentes tipos de açúcares e descrever as propriedades químicas dos açúcares.
- Identificar as técnicas adequadas para a seleção e o armazenamento de carnes e derivados de bovinos e suínos.
- Reconhecer os diferentes tipos de cortes aplicados em carnes bovinas e suínas, aves e pescados.
- Diferenciar a qualidade das carnes, aves e pescados na aplicação de diferentes tipos de calor.
- Analisar a composição e a propriedades de carnes, aves e pescados e derivados.
- Reconhecer o conceito, os objetivos e os tipos de cardápio.
- Identificar os itens a serem considerados em um planejamento de cardápio.
- Definir os fatores que determinam um cardápio e reconhecer os tipos de serviços que compõem uma refeição.
- Reconhecer as modificações físicas e químicas que podem acontecer nas dietas para enfermos.
- Identificar o uso de recursos da gastronomia no preparo das dietas hospitalares.
- Explicar a alimentação complementar e sua importância para o lactente.
- Identificar o padrão de consumo alimentar peculiar do idoso.
- Reproduzir os cuidados nutricionais específicos para o idoso.
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TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
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Ao final dos estudos dos capítulos, o aluno deverá estar apto a:
OBJETIVOS GERAIS:
- Explicar o conceito de tecnologia de alimentos
- Reconhecer a importância e os objetivos da tecnologia de alimentos
- Identificar as diferenças entre a conservação dos alimentos por fermentação e por irradiação.
- Identificar a importância do desenvolvimento de produtos cárneos.
- Reconhecer os diferentes tipos de produtos derivados da pesca.
- Descrever as principais características de armazenamento dos ovos.
- Descrever o processamento de frutas e de hortaliças em conserva
- Reconhecer os principais conceitos e tipos de embalagens alimentícias e sua legislação
- Identificar as diferenças entre os produtos diet e light.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos
- Relacionar as principais características destes métodos com os tipos de alimentos a serem conservados.
- Diferenciar os resultados obtidos a partir da aplicação de cada um destes métodos de conservação.
- Diferenciar as principais etapas de produção de produtos cárneos.
- Reconhecer a importância do processo de defumação de produtos cárneos.
- Diferenciar os principais tipos de conservação de pescados.
- Identificar a importância dos processos de conservação de pescados.
- Diferenciar as principais etapas de produção de produtos derivados dos ovos.
- Identificar a importância do processamento de ovos para a ampliação de seu armazenamento.
- apontar as principais técnicas pós colheita utilizadas para prolongar a durabilidade das frutas
- Conhecer a produção de polpa de fruta congelada
- Reconhecer o processo de branqueamento
- Caracterizar o processo de desidratação de hortaliças
- Identificar as funções das embalagens em alimentos e seus produtos
- Definir a importância das embalagens em relação à sua apresentação e segurança alimentar
- Reconhecer a legislação para embalagens de alimentos.
- Identificar os materiais, permitidos pela legislação, que entram em contato direto com o alimento.
- Avaliar os requisitos para as empresas produtoras de embalagens de acordo com a legislação.
- Reconhecer os leites e derivados em suas versões diet e light disponíveis no mercado.
- Comparar preparações diet e light de produtos de origem animal.
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
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