INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
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Objetivo Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, dando ênfase ao perfil do(a) empreendedor(a), apresentando técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento de recursos necessários ao negócio, estimulando a criatividade e a aprendizagem proativa.
Objetivos Específicos:
- Preparar os(às) alunos para a identificação de oportunidades de novos empreendimentos.
- Apresentar e possibilitar o desenvolvimento das características empreendedoras.
- Fornecer conhecimentos e ferramentas auxiliares à gestão desses empreendimentos.
- Orientar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios.
- Desenvolver o senso crítico, a percepção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação dos conhecimentos no campo econômico, político e/ou social.
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INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
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Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
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FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE |
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CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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ÉTICA
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MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO
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CONTABILIDADE BÁSICA |
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Objetivo Geral
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Formar gestores que sejam capazes de:
- pensar estratégica e sistematicamente, de forma a compreender a complexidade das organizações;
- trabalhar em equipe com o objetivo de atingir resultados;
- construir uma consistente base teórico-prática e econômico-financeira que o capacite a tomar decisões nas organizações;
- estimular o exercício de atitudes empreendedoras;
- estimular a criação, manutenção e crescimento de novos negócios; formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
- formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
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SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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MATEMÁTICA FINANCEIRA |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
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MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
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LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA E COMERCIAL |
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ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS |
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O componente curricular Análise das Demonstrações Contábeis visa transformar os dados dos demonstrativos contábeis em informações e indicações de importância para determinado interesse decisório de ordem econômica e financeira, bem como em outros detalhamentos e informações adicionais que sejam necessários para a empresa atingir suas metas.
⇒ Objetivo Geral:
Levar o aluno a analisar os demonstrativos contábeis, identificando as melhores soluções para a operacionalização da empresa e atingimento de suas metas.
⇒ Objetivos Específicos:
Informar o posicionamento relativo e a evolução de vários grupos contábeis
Levar o aluno a entender a análise dos demonstrativos contábeis como um painel de controle da administração.
Acompanhar as tendências e o desempenho financeiro e de rentabilidade da empresa e de seus concorrentes.
Estabelecer uma análise de tendências e desempenho dentro da própria empresa, comparando os índices e relacionamentos com os mesmos indicadores expressos em termos de metas, considerando sempre o custo de oportunidade. Auxiliar na gestão financeira da entidade, através da análise do seu capital de giro.
Auxiliar na gestão financeira da entidade, através da análise do seu capital de giro.
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CONTABILIDADE COMERCIAL |
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ROTINAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
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GESTÃO FINANCEIRA |
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CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
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Objetivo Geral:
· Identificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão.
Objetivos Específicos:
· Conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos;
· Proporcionar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos;
· Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos;
· Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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MÉTODOS QUANTITATIVOS |
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CONTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO |
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LABORATÓRIO CONTÁBIL I |
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NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
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CONTABILIDADE AVANÇADA |
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ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS |
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LABORATÓRIO CONTÁBIL II |
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CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA |
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CONTABILIDADE PÚBLICA |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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GESTÃO ESTRATÉGICA |
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ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA |
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
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LABORATÓRIO CONTÁBIL III |
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PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO |
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TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
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Fomentar os conceitos e a importância da governança corporativa, em especial atenção as previsões tecnológicas do mercado de trabalho no ambiente da Tecnologia da Informação para melhorar o desempenho dos negócios na administração empresarial. Estabelecendo critérios e mecanismos internos e externos de governança corporativa que vão ser aplicados em diferentes tipos de organização e seus métodos de aplicação administrativa.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA |
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AVALIAÇÃO DE EMPRESAS |
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AUDITORIA CONTÁBIL |
48
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CONTROLADORIA |
48
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LABORATÓRIO CONTÁBIL IV |
48
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PERÍCIA CONTÁBIL |
48
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
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6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ENADE |
0
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