ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA |
96
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
126
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ESTADO E INSTITUIÇÕES |
72
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I |
240
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL II |
240
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL III |
240
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL IV |
240
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
96
Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
- Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
- Relacionar os termos população e amostra;
- Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
- Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
- Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
- Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
- Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
- Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento;
- Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
- Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
- Definir experimento, espaço amostral e evento;
- Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
- Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
- Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
- Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
- Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
- Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
- Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta,entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal.
- Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
- Definir parâmetro, estimador e estimativa;
- Enunciar as propriedades de um estimador;
- Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
- Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
- Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
- Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
- Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
- Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
- Realizar o teste da significância de correlação linear;
- Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
- Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
- Analisar a qualidade de modelos de regressão;
|
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM SERVIÇO SOCIAL
|
48
Ao final dos estudos esperamos que o aluno esteja apto ao dilogo colaborativo em atividades multidisciplinares de modo a ensejar o uso de novas tecnologias, valorizando as dimenses temporais e espaciais na construo de perspectivas sociais e que tambm reconhea a pluralidade de conhecimentos que atravessam e compem a formao do/a Assistente Social.
Objetivos especficos:
Analisar as relaes e tenses das aes dos sujeitos e as dinmicas dos processos histricos, percebendo a historicidade das manifestaes sociais e culturais.
Identificar e compreender a diversidade de interpretaes, de abordagens e de escolhas terico-metodolgicas na produo de conhecimentos necessrios ao exerccio da profisso.
Compreender as relaes de poder e exercer a crtica social a partir de anlise criteriosa dos fenmenos cotidianos que formam, conforma e justificam as desigualdades sociais.
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA POLÍTICA |
96
|
FORMAÇÃO SOCIOHISTÓRICA DO BRASIL |
72
|
FUNDAMENTOS ÉTICOS-POLÍTICOS DO SERVIÇO SOCIAL |
72
• Avaliar crítica sobre o processo de formação da oral, ética e da consciência coletiva que permeia a atividade profissional do assistente social.
• Compreender a importância dos Códigos de Ética para o reconhecimento e legitimação da profissão, considerando as implicações éticas do trabalho profissional do Serviço Social.
• Reconhecer o trabalho e a construção da ética profissional como essenciais para a atividade do assistente social, criando um espaço que estimule a capacidade crítica.
• Analisar criticamente a trajetória histórica do Serviço Social no Brasil.
• Identificar as bases teórica-filosóficas intrínsecas na discussão da ética e os desafios ético-políticos.
• Relacionar a apreensão filosófica e a apresentação dos conhecimentos sobre ética, estabelecendo sua relação com a moral.
• Diferenciar os limites e possibilidades da atuação profissional frente às demandas apresentadas pelas várias expressões das desigualdades sociais.
• Conhecer o processo de construção de um ethos profissional, o significado de seus valores, assim como a moral e a ideologia da profissão do Serviço Social.
|
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL |
72
|
GESTÃO DE CARREIRA |
72
Objetivo geral:
Desenvolver competências para planejar, gerenciar e potencializar a carreira, considerando as demandas do mercado de trabalho, as tendências da área de gestão e as próprias aspirações pessoais, visando o alcance de sucesso e realização na carreira.
Objetivos específicos:
- Compreender os princípios e conceitos fundamentais relacionados à gestão de carreira, incluindo planejamento, desenvolvimento e transição de carreira.
- Identificar e analisar as competências pessoais, profissionais e técnicas necessárias para o sucesso na carreira.
- Explorar as diversas áreas de atuação e oportunidades de carreira disponíveis para profissionais de gestão, incluindo setores público e privado, empreendedorismo e consultoria.
- Desenvolver habilidades de autogerenciamento, autoconhecimento e autoavaliação para identificar interesses, valores, pontos fortes e áreas de melhoria relevantes para a construção da carreira.
- Explorar os princípios de liderança, gestão de equipes e inteligência emocional, e compreender sua importância no avanço profissional e na construção de uma carreira sólida.
- Elaborar um plano de carreira personalizado, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo, e identificando os passos necessários para alcançá-las.
Refletir sobre questões éticas, sociais e sustentáveis relacionadas à gestão de carreira, e entender como esses aspectos influenciam as decisões e a trajetória profissional.
|
HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL |
72
Reconhecer o surgimento e os desdobramentos do Serviço Social como resposta a Questão Social.
Avaliar a trajetória histórica do Serviço Social e sua dimensão política e social.
Analisar influência do Sistema Capitalista no desenvolvimento da Questão Social e suas expressões como objeto de trabalho do profissional Assistente Social.
Compreender a trajetória histórica do Serviço Social na América Latina.
Identificar a influência da Igreja Católica nas relações de produção e reprodução social e as primeiras escolas de Serviço Social na América Latina e no Brasil.
Conhecer o Movimento de Reconceituação Latino Americano e sua influência no posicionamento da profissão do Serviço Social na conjuntura da década de 1960.
|
HOMEM E SOCIEDADE |
72
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
72
|
POLÍTICAS SOCIAIS E SETORIAIS |
72
|
PROCESSOS DE TRABALHOS EM SERVIÇO SOCIAL |
72
|
PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
|
72
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
126
|
SAÚDE E SOCIEDADE |
72
O egresso deste curso é um sanitarista tecnólogo em gestão de serviços de saúde, de formação inter e transdisciplinar, com sólido embasamento técnico-científico em Epidemiologia e Bioestatística e nas áreas da Saúde Coletiva e da Gestão Pública, com habilidades e competências para articular, criativamente e eticamente, os conhecimentos do campo da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais em todos os níveis da gestão, atenção e promoção da saúde coletiva. É capaz de atuar com responsabilidades ética e legal e com respeito às diversidades populacionais desempenhando as funções de direção, planejamento, administração, gerência, supervisão, controle, auditoria, assessoria, consultoria, pesquisa e avaliação de práticas nos sistemas, serviços e unidades de saúde públicas e privadas onde quer que se realizem atividades de promoção e proteção da saúde e da qualidade de vida da população.
|
SERVIÇO SOCIAL, CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS
|
72
|
SERVIÇO SOCIAL, DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL |
72
|
SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO SOCIAL |
72
|
SERVIÇO SOCIAL E PESQUISA SOCIAL |
96
|
SERVIÇO SOCIAL E PROTEÇÃO ESPECIAL SOCIAL |
72
|
SERVIÇO SOCIAL E SEGURIDADE SOCIAL |
72
Avaliar o papel da regulao social na regulao social e nos processos que engendram as relaes sociais de produo, entendida como totalidade da vida social.
Compreender a importncia do debate da Questo Social enquanto objeto de trabalho do Assistente Social.
Reconhecer as respostas ideolgicas s necessidades da classe trabalhadora, com objetivo de minimizar os conflitos da relao entre o trabalho e o sistema capitalista.
Analisar a terceirizao da proteo social s entidades sociais de origem filantrpicas.
Identificar a Assistncia Social como resposta s necessidades especficas dos grupos vulnerveis que demandam ateno e proteo social especial.
Diferenciar o Sistema de Seguridade Social como forma de acesso a bens, servios, programas e projetos na rea poltica de Assistncia Social.
|
SERVIÇO SOCIAL E SUPERVISÃO
|
72
|
SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
|
72
|
SERVIÇO SOCIAL, FORMAÇÃO E TRABALHO |
72
|
SERVIÇO SOCIAL PLANEJAMENTOS E INDICADORES SOCIAIS
|
72
|
SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E SOCIABILIDADE |
72
|
TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS |
96
|
TEORIA SOCIAL E DIVERSIDADE CULTURAL |
72
|