INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
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Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
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MARKETING |
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A disciplina de Marketing contribui para a compreensão da importância de uma ferramenta de gestão que auxilia o sucesso organizacional e a saúde das empresas.
Objetivo Geral:
- despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços no mercado competitivo satisfazendo as necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
Objetivos Específicos:
- aplicar os conceitos básicos do marketing na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado.
- desenvolver capacidade crítica de escolha da melhor ferramenta e estratégia acerca das adversidades do mercado de negócios.
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MARKETING DIGITAL |
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- Destacar as diferenças entre marketing off-line e marketing on-line;
- Apontar características da “web” em cada momento histórico;
- Analisar as estratégias aplicadas em território digital.
- Conceituar o que é marketing, apresentando a sua evolução;
- Apresentar as abordagens clássicas do marketing;
- Explicar o papel do marketing na sociedade atual e a importância da gestão da marca da empresa;
- Construir uma gestão embasada na estratégia de marca e estratégias para a gestão da marca da empresa.
- Identificar os processos de captação de leads; acompanhar os passos do lead desde a visita até a compra e aplicar estratégias para captação, relacionamento e venda.
- Reconhecer o conceito de frequência, relevância e métrica dentro do marketing digital;
- Discernir sobre a frequência de conteúdos a serem enviados e propor uma frequência adequada ao público-alvo.
- Desenvolver o olhar mais crítico sobre o processo de relacionamento com os clientes, utilizar técnicas de otimização de sites para motores de busca (SEO) e monitorar dados referentes à relevância de conteúdo.
- Selecionar as métricas mais adequadas para cada situação e definir parâmetros e indicadores;
- Utilizar métricas, indicadores e KPI’s para análise do alcance dos objetivos estratégicos.
- Avaliar a importância das ferramentas no processo de elaboração de campanhas digitais, apontar ferramentas dentro de estratégias específicas, analisar o comportamento do usuário quando o mesmo não está satisfeito e propor soluções que dignificam a relação entre empresa e cliente.
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
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A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO |
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Objetivos Gerais:
Propiciar aos(às) alunos(as) o desenvolvimento de ações empreendedoras em conjunto com a elaboração de estratégias mercadológicas e lançamento de um produto âncora.
Objetivos Específicos:
- desenvolver uma equipe empreendedora interfuncional responsável por todas as tarefas envolvidas no desenvolvimento e lançamento de um novo produto/serviço.
- elaborar, através do processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos, chances de sucesso sistemático e crescente para as empresas.
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MARKETING DE RELACIONAMENTO |
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- Reconhecer o Marketing de Relacionamento: conceitos, estratégias, relacionamentos e marcas.
- Identificar o Marketing e as tecnologias da informação.
- Avaliar o Copywritting, CRM – Customer Relationship Management, SAC 2.0: gerenciamento de relacionamentos e os profissionais de marketing e as inovações.
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TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES |
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Fomentar os conceitos e a importância da governança corporativa, em especial atenção as previsões tecnológicas do mercado de trabalho no ambiente da Tecnologia da Informação para melhorar o desempenho dos negócios na administração empresarial. Estabelecendo critérios e mecanismos internos e externos de governança corporativa que vão ser aplicados em diferentes tipos de organização e seus métodos de aplicação administrativa.
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STORYTELLING |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
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EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
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Trata-se de uma disciplina interdisciplinar cujo principal objetivo é possibilitar ao(à) aluno(a) a construção dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de novos negócios por meio de ferramentas que permitem a compreensão de diferentes mercados.
Para tanto, permitirá o(a) aluno(a):
·Conhecer as diversas possibilidades de novos negócios.
·Compreender as contribuições do Marketing para a abertura de um novo negócio.
·Analisar as diferentes formas de captação e gestão de recursos financeiros.
·Entender como se dá a formação de preços.
·Cientificar sobre as implicações jurídicas de um novo negócio.
·Analisar os aspectos contábeis de um novo negócio.
·Conhecer as formas de enquadramento tributário próprias de um novo negócio.
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DIREITO DIGITAL |
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O componente compreende um estudo teórico e aplicado sobre o Direito Digital.
Propiciar ao aluno a capacidade de formar uma concepção elementar, crítica e lógico-sistemática do funcionamento Estatal no âmbito dos conflitos oriundos das práticas originárias do modelo atual de informação e comunicação na sociedade.
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REDAÇÃO PUBLICITÁRIA E COPYWRITING |
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BRANDING |
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GESTÃO DE TRÁFEGO DIGITAL |
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NEUROMARKETING |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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INBOUND MARKETING |
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SOCIAL MEDIA |
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MEDIA INTELLIGENCE E ESTRATÉGIA DIGITAL |
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NEGÓCIOS DIGITAIS |
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TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO MARKETING DIGITAL |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
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contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
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conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
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analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
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discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
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estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
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abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
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caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
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investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
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avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
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propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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ENADE |
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