ALFABETIZAÇÃO I |
96
|
ALFABETIZAÇÃO II |
96
|
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
96
O componente institucional Alfabetização Matemática constitui-se de alguns tópicos essenciais para a compreensão de como se dá o processo de construção do número na criança. Estar alfabetizado matematicamente significa mais que conhecer os números e resolver operações, é preciso ser capaz de pensar, entender e aplicar esses números no cotidiano. Assim este estudo tem como objetivo:
-
compreender a importância da matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental propostos pela a Base Nacional Comum da Educação Infantil;
-
compreender como a criança constrói o pensamento lógico-matemático;
-
proporcionar a compreensão dos processos que levam ao desenvolvimento do raciocínio;
-
identificar os estágios do desenvolvimento infantil,
-
identificar os processos de avaliação do conhecimento matemático na educação infantil; conhecer os processos mentais básicos para a criança compreender a construção do número.
-
compreender quais conteúdos matemáticos pertinentes à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental;
-
identificar o número como um conhecimento lógico-matemático e os “números perceptuais” das crianças na educação infantil.
-
compreender os aspectos conceituais de número, numeral e algarismo.
|
ARTE E EDUCAÇÃO |
96
Refletir sobre os diferentes conceitos de Arte e o significado da Arte na educação e na construção do ser humano.
Perceber a Arte como fato histórico contextualizado, que possui diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
Desenvolver uma postura crítico-reflexiva frente às diferentes manifestações artísticas presentes em diferentes contextos.
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes visuais, música e expressão cênica, experimentando-os e conhecendo-os de forma a poder utilizá-los, de forma criativa, em diferentes situações.
Vivenciar experiências lúdicas e criativas nas diferentes áreas expressivas: Artes visuais, Dança, Música e Teatro, buscando a conscientização da sua importância no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem.
Praticar a reflexão sobre a implicação das diversas formas de expressão na formação como educador.
|
ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
|
96
A disciplina Aspectos Qualiquantitativos da Gestão educacional tem o objetivo de levar a compreender a trajetória histórica da Gestão Educacional em nosso país. Nesse sentido, estudaremos as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa, bem como a importância da legislação vigente e das políticas públicas de avaliação educacional, considerando a interdependência existente tanto nas ações desenvolvidas no ambiente escolar, quanto nas inter-relações dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, em busca de uma educação que, de fato, prime pela qualidade.
|
ATIVIDADE PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL |
48
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
48
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
126
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
-
contribuir para que o(a) aluno(a) assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido(a);
-
conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
-
analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
-
discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
-
estimular a reflexão crítica dos(as) alunos(as) e sensibilizá-los(las) para o enfretamento dos problemas sociais;
-
abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
-
caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
-
investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
-
avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
-
propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
|
96
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
96
Como perfil final, propõe-se um professor-educador-gestor comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões e com competência para:
- Cultivar o respeito pela natureza da criança e pelas necessidades infantis.
- Conscientizar-se da importância das vivências efetivas que favorecem a experimentação e as descobertas para proporcionar o desenvolvimento físico, mental e a afirmação da personalidade;
- Reconhecer a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.
- Identificar os conceitos de igualdade, diversidade e desigualdade explicitando as relações entre eles;
- Refletir sobre a diversidade humana na educação e na sala de aula;
- Destacar aspectos relevantes na formação do professor para o processo da escola inclusiva;
- Compreender a diversidade humana como uma riqueza no cotidiano das escolas e não como diferenças que rotulam e estigmatizam os educandos;
- Reconhecer a política de educação inclusiva como um ideário a ser construído para a conquista de mais qualidade na educação de todos;
- Formular conceitos educacionais que valorizem a potencialidade dos alunos sem acentuar suas diferenças.
- Planejar planos de aula e projetos utilizando-se de diferentes metodologias.
- Identificar a avaliação como um momento importante dentro do fazer pedagógico da Educação Infantil.
- promover o desenvolvimento infantil e favorecê-lo em todas as ocasiões que se apresentem;
- fazer escolhas e tomar decisões pedagógicas de acordo com princípios políticos, éticos, estéticos e epistemológicos que considerem as etapas de desenvolvimento e que contemplem a diversidade humana;
- organizar o espaço pedagógico escolar de forma adequada aos processos de ensino-aprendizagem, sintonizados com o contexto cultural contemporâneo.
- agir como mediador dos conhecimentos a serem construídos pela criança, pelo adolescente, pelo jovem e/ou por eles apropriados, levando em conta Referenciais Curriculares da Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais e a BNCC/2017 e os recursos tecnológicos disponíveis como meios de promoção do desenvolvimento humano;
- demonstrar domínio do trabalho didático na Educação Infantil que inclui os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiencia.
- Realizar a transição para a introdução do Ensino Fundamental, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, nos conteúdos pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos as diferentes áreas. Área de Linguagem :(Língua Portuguesa, Arte, Educação Física); Área de Matemática, Área de Ciências Humanas, Área de Ciências da Natureza (História e Geografia), e Área de Ensino Religioso.
- participar coletiva e cooperativamente da elaboração, desenvolvimento e avaliação pedagógica escolar, ao atuar em diferentes contextos da prática profissional;
- ser defensor de uma educação inclusiva e plural, que promova a valorização da vida e que reconheça as diferentes identidades e fases do desenvolvimento humano.
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE |
96
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
96
O componente “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA” com carga horária de 80 horas, em linhas gerais, propiciará aos alunos compreender e, principalmente, estabelecer a importância do uso do material
concreto, de novas metodologias de ensino para a construção e fundamentação do aprendizado matemático, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Isso posto, que ele possa repensar suas aulas de Matemática, explorando diversos pontos de vista: como aprendiz, para perceber seu potencial de gerar interesse e compreensão; como professora ou professor, para perceber suas possibilidades didáticas e, finalmente, como educadora ou educador, para repensá-las, adaptando-as à realidade dos seus alunos.
O aluno deverá ser capaz de:
- compreender a construção do sistema de numeração decimal e abordagem de base;
- compreender as ideias da adição, subtração, multiplicação e divisão em N, presentes no nosso cotidiano;
- conhecer procedimentos metodológicos para o ensino-aprendizagem das operações em N e suas propriedades;
- reconhecer a aplicabilidade do material concreto como: Material Dourado Ábaco e suas aplicabilidades na compreensão das operações em N;
- identificar tipos de situações problemas e pensar estratégias diversificadas para resolução dessas situações problemas;
- pensar a importância do ensino-aprendizagem da Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
- refletir a importância das atividades concretas como metodologia para o ensino-aprendizagem dos entes geométricos como: linha poligonal e figuras convexas e planas; perímetro e a área de um polígono, formas geométricas, elementos de um polígono e poliedro, sólidos geométricos;
- compreender os principais critérios de divisibilidade para construir metodologias para o ensino- aprendizagem dos divisores, do máximo divisor comum (MDC) entre dois ou mais números naturais;
- rever o conceito de múltiplos de um número natural para construir metodologias para o ensino- aprendizagem dos menor múltiplo comum (MMC) entre dois ou mais números naturais;
- pensar metodologias para o ensino-aprendizagem dos números primos, números compostos e número perfeito e sua aplicabilidade no cotidiano;
- identificar metodologias para o ensino-aprendizagem das frações e suas operações.
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
96
A disciplina “Conteúdos e metodologias do ensino de Ciências”, em linhas gerais, propiciará aos alunos identificar a ciência como uma forma de conhecimento que foi desenvolvida pelo ser humano através da história, com o objetivo de compreender a si mesmo e o mundo natural e material que o rodeia.
Também é esperado do aluno compreenda que toda experiência científica tem uma hipótese que a justifica, e que o material e o procedimento adotados nestes experimentos são escolhidos em função dessa hipótese.
Sendo assim, propõem-se os seguintes objetivos:
- aplicar-se de maneira reflexiva, crítica e construtiva em situações vivenciadas na sala de aula, utilizando o diálogo como uma forma de mediar conflitos e desenvolver, por meio de diferentes linguagens, acriatividade, a intuição, selecionando procedimentos e verificando sua adequação na construção do conhecimento científico.
- praticar a interação entre a escola, comunidade e outras instituições e desenvolver projetos que repercutam dentro e fora da escola.
- desenvolver uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento científico e a interpretação da realidade.
- empregar no cotidiano a aplicação do vocabulário científico como forma precisa de representar os conhecimentos específicos e gerais do mundo natural e tecnológico.
- aplicar uma atitude de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva em relação aos elementos das ciências, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
- reafirmar as metodologias e técnicas necessárias a uma intervenção pedagógica, em você, a capacidade de aprender a aprender.
- reconhecer que a humanidade sempre se envolveu com o conhecimento da natureza e que a Ciência, uma forma de desenvolver esse conhecimento, relaciona-se com outras áreas no seu ambiente físico esocial, transferindo-se a todo e qualquer indivíduo, e compartilhando com ele, a responsabilidade pelo meio onde vivemos.
- identificar o conhecimento científico e tecnológico como resultado do trabalho de gerações em busca do conhecimento como forma precisa e sintética de representar e comunicar os processos de interações e transformações, relacionando-os, por exemplo, com as características do ambiente natural e a qualidade de vida.
- saber combinar leituras, observações, interpretações, experimentações e registros para coleta, reconhecendo e selecionando fatos e dados na reelaboração de seus conhecimentos.
- elaborar relatos orais, escritos, perguntas e hipóteses acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre as informações obtidas por meio de trabalhos práticos, registrando suas observações mediante tabelas, gráficos, esquemas ou textos.
A metodologia adotada considera a natureza, as necessidade e especificidades da modalidade de ensino, do curso e da formação dos alunos. Assim, utiliza de meios, recursos e tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento das diferentes atividades do curso.
Os cursos de graduação EaD são semestrais, composto por dois módulos de estudos. Cada módulo de estudo terá a duração de 10 semanas.
Nesse sentido, os estudos serão realizados em tempos e espaços distintos feitos por meio de diversas atividades de ensino-aprendizagem, essencialmente por meio dos estudos orientados e individuais no ambiente virtual de aprendizagem – AVA e nos encontros presenciais, de acordo com calendário previamente estabelecido.
Os encontros presenciais obrigatórios, de cada etapa, destinam-se a realização das avaliações presenciais
- individuais e sem consulta ao final de cada módulo de estudos, bem como para a realização das
atividades práticas, quando previstas no PPP e na disciplina de estudos. No primeiro módulo de estudos, do primeiro semestre do curso é previsto, também, um encontro presencial obrigatório para orientação dos alunos acerca do projeto EaD Uniube, da modalidade de ensino, do curso, do sistema de avaliação, dos estudos a distância, do material de estudos, do estágio obrigatório (se previsto no PPP), do acesso ao Ambiente virtual de Aprendizagem e suas ferramentas e das atividades complementares.
No Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA está a sala de aula da disciplina do módulo de estudos em que acontecem os estudos individuais a distância. Na sala de aula o aluno tem acesso as orientações de estudo de cada semana, às atividades de avaliação continuada questões fechadas e abertas, às videoaulas dos conteúdos, às palestras de Formação Geral e ao material de estudos digital disponibilizados na biblioteca do componente e/ou na Biblioteca Virtual, bem como a outros materiais complementares.
As palestras de Formação Geral são videoaulas gravadas e disponibilizadas aos alunos na quinta semana de estudos. Devem escolher uma de sua preferência para responder questões pertinentes ao tema abordado. É uma atividade pontuada e com temáticas de interesse geral e relevantes para a formação pessoal e profissional do discente.
Os alunos contam com material impresso, sob a forma de Livros de Apoio, escritos por professores especialistas, de forma dialogada, norteando os estudos no AVA.
A interação entre alunos e professores e alunos e alunos é garantida pela relação dialógica estabelecida entre os atores que atuam no processo nos momentos presenciais; por meio da ferramenta de comunicação dentro do ambiente virtual de aprendizagem; nos estudos orientados a distância; nas demais atividades online mediatizadas por professores-tutores online ou presenciais; e ainda na forma de guias, manuais e orientações de estudo com tratamento didático pedagógico adequado para a modalidade a distância.
Para a realização dos estudos, além de contar com seu livro, este ambiente virtual de aprendizagem propiciará:
1. Acesso a leituras obrigatórias e complementares indicadas na orientação de estudo, disponíveis na biblioteca do curso, na etapa/componente de estudo.
2. Realização de atividades continuadas questões fechadas ACQFs, e questões aberta ACQA disponíveis no AVA, da seguinte forma:
· ACQA – será disponibilizada na primeira semana e permanecerá aberta até a sétima semana de estudo.
· ACQF – será disponibilizada duas por semana. Assim o prazo para realização é de uma semana.
3. Assistir a vídeo-aula indicada em cada uma das sete semanas de estudo. As mesmas são correlatas com as orientações de estudo.
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA |
96
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
96
Propiciar ao aluno do curso de pedagogia uma base teórica e prática na área da Língua Portuguesa para que possa desenvolver um trabalho interdisciplinar na sala de aula de maneira criativa.
Compreender os processos de preparação e de aquisição da linguagem, da leitura e da escrita, bem como desenvolver trabalhos a partir de diferentes gêneros textuais incorporados às práticas cotidianas da sala de aula.
Conhecer e entender a diversidade linguística e a questão do preconceito linguístico frente ao mundo contemporâneo.
Compreender a importância do papel do professor nas mudanças de paradigmas, atentando-se às competências centrais da Língua Portuguesa em que se fundamentam.
Desenvolver as habilidades necessárias a um escritor competente e a um leitor proficiente.
Desenvolver a habilidade de trabalhar a gramática de uso com os alunos, diferenciando atividades gramaticais normativas de atividades epilinguisticas, que levem o aluno a refletir sobre a língua, utilizando-a corretamente nos mais diferentes contextos.
|
|
CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA |
96
|
CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
96
A disciplina CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO tem como objetivo:
- levar o aluno a refletir sobre a organização do tempo e do espaço escolar como categorias importantes e constitutivas da pedagógica;
- compreender que o tempo e o espaço são categorias construídas cultural e historicamente e que sofrem interferências e modificações em diferentes épocas e contextos;
- perceber que as diferentes formas de organização do tempo e do espaço refletem diferentes concepções de educação, homem e sociedade influenciando diretamente no processo de formação das novas gerações;
- refletir e compreender as questões que cercam o currículo e o conhecimento escolar no âmbito do ensino a ser desenvolvido na escola;
- compreender as diferentes concepções atribuídas ao termo currículo, em diferentes contextos e tempos históricos;
- conceituar currículo numa perspectiva teórica tradicional, crítica e pós-crítica;
- compreender as dimensões do currículo, as relações entre currículo e planejamento, currículo e avaliação;
- entender como se desenvolve a prática educativa em nossas escolas.
|
DIDÁTICA |
96
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
- os saberes necessários para a prática educativa.
|
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
96
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- discutir as formas teóricas que particularizam a educação de jovens e adultos como campo de pesquisa e construção do conhecimento;
- analisar o modo como os elementos sócio históricos, políticos e culturais implicam os processos de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos;
- enfatizar o contínuo pedagógico-andragógico como fluxo que reorienta os binários teoria/prática, conteúdo/método e saber/fazer no contexto de uma educação emancipatória;
- debater criticamente acerca da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil;
- explicar as campanhas de EJA a partir dos meados do século XX;
- demonstrar as diferentes concepções de EJA que surgiram ao longo do século XX;
- descrever os marcos legais da EJA no Brasil, elucidando seus avanços e retrocessos;
- apresentar a legislação vigente da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- explicar as propostas pedagógico-curriculares dos dois segmentos e os conteúdos que as estruturam;
- demonstrar a complexidade do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos;
- reconhecer o discente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – como sujeito protagonista no contexto social, com seus anseios, suas necessidades, limitações e potencialidades;
- mostrar os princípios teórico-metodológicos que fundamentam os Círculos de Cultura;
- explicar qual a identidade do aluno e do professor da EJA;
- demonstrar alguns saberes necessários para se trabalhar com o jovens e adultos da EJA;
- explicar o trabalho da EJA dentro das instituições prisionais;
- mostrar a importância da EJA para os adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa.
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
72
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
96
- Esclarecer e estabelecer relações entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferença humana, acessibilidade, diversidade e inclusão escolar.
- Situar a educação inclusiva no contexto socioeducacional brasileiro.
- Possibilitar a compreensão e identificação das necessidades educacionais especiais.
- Promover a compreensão sobre diferença humana, equidade, direitos humanos, dificuldades, distúrbios e deficiências.
- Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educação.
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO
|
6
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO |
120
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO |
120
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO |
120
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II - EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO |
120
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
126
Objetivos Gerais
- Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem-estar e qualidade de vida.
- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.
- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.
- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.
Objetivos Específicos
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas.
- Ampliar o universo sociocultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal.
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida.
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
96
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seu objetivo geral é:
- Compreender os processos de humanização e construção da identidade humana, explorando as interações entre dimensões sócio-históricas, culturais, educacionais e éticas, a fim de formar uma base sólida para a atuação profissional e reflexiva no campo da educação.
Seus objetivos específicos são:
- analisar criticamente as teorias que fundamentam os processos de humanização do homem, identificando suas implicações nas interações sociais e culturais;
- investigar a formação da identidade humana considerando o diálogo entre as dimensões sócio-histórica e cultural, explorando como esses fatores influenciam na construção do indivíduo;
- examinar o papel do trabalho, cultura e linguagem como elementos essenciais na expressão da condição humana, compreendendo como esses fatores moldam as interações individuais e coletivas;
- explorar as relações complexas entre sociedade, educação e cultura, destacando como a educação se configura como uma prática social significativa no desenvolvimento humano;
- analisar as diferentes visões de mundo, paradigmas educacionais e tendências teóricas que orientam a concepção de educação, permitindo a identificação de abordagens pedagógicas relevantes para a prática educativa;
- avaliar o papel da escola no contexto brasileiro, considerando seus desafios e potencialidades na promoção da igualdade, democracia e emancipação dos indivíduos, e refletindo sobre como a educação pode contribuir para esses objetivos;
- discutir os princípios éticos que norteiam a formação de professores, abordando questões relacionadas à responsabilidade profissional, respeito à diversidade e compromisso social na educação.
|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
96
Ao final dos estudos da disciplina, o aluno dever estar apto a:
- explicar o carter histrico da concepo de infncia;
- identificar as vrias concepes de infncia propostas nos diversos momentos histricos;
- explicar as mudanas que ocorrem na sociedade atual e a concepo de infncia da decorrente;
- destacar as ideias centrais do pensamento de Rousseau com relao infncia;
- explicar a influncia de Rousseau nas prticas de educao com crianas;
- mostrar a importncia do pensamento de Rousseau na compreenso do ser-criana.
- identificar os fatos que marcaram a histria da educao infantil no Brasil;
- explicar as modificaes ocorridas na consolidao de uma proposta pedaggica para a educao infantil como parte de um processo histrico;
- posicionar-se criticamente em relao s mudanas ocorridas nas concepes pedaggicas e em relao sua efetivao nas prticas pedaggicas
- reconhecer que a concepo de infncia sofreram modificaes variando de acordo com o contexto histrico e social;
- cultivar o respeito pela natureza da criana e pelas necessidades infantis;
- reconhecer a importncia do brincar para o desenvolvimento infantil;
- identificar os conceitos de igualdade, diversidade e desigualdade explicitando as relaes entre eles;
- destacar aspectos relevantes na formao do professor para o processo da escola inclusiva;
- posicionar-se em relao ao contexto educacional da Educao Infantil dos nossos dias, procurando identificar o que mudou nas prticas educativas e o que permanece igual ao que era antes;
- explicar a trajetria do pensamento educacional brasileiro relacionado a Educao Infantil destacando os principais tericos.
- conhecer os princpios fundamentais da BNCC/2017 -Base Nacional Comum Curricular para a Educao Infantil. para a Educao Infantil - explicar a trajetria do pensamento educacional brasileiro relacionado a Educao Infantil destacando os principais tericos.
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
96
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações políticas e econômicas no contexto brasileiro da Colônia, do Império e da República. Seu objetivo geral é:
- analisar historicamente a relação entre educação, política, economia e cultura no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, visando compreender a evolução do sistema educacional, as transformações nas práticas pedagógicas e o papel da educação na construção da cidadania e da identidade cultural.
Seus objetivos específicos são:
- investigar as interações entre a educação, as relações políticas e econômicas no contexto colonial brasileiro, identificando como a educação foi influenciada pelas demandas sociais e pelas estruturas de poder;
- analisar a formação do sistema de ensino brasileiro durante os períodos do Império e da República, explorando as mudanças nas políticas educacionais, currículos e métodos pedagógicos;
- estudar as reformas educacionais e a legislação de ensino ao longo da história brasileira, compreendendo como essas medidas refletiram as transformações sociais, culturais e políticas do país;
- avaliar o caráter emancipatório da educação ao longo dos diferentes períodos históricos, destacando o papel da educação na promoção da cidadania, da igualdade e do empoderamento dos cidadãos;
- analisar a cultura escolar como um espaço de produção e reprodução de valores, crenças e identidades, explorando como a educação contribuiu para a construção da memória coletiva e da cultura nacional;
- examinar as relações entre educação, cultura e memória, investigando como o ensino de história, literatura e outras disciplinas influenciou a construção da identidade cultural brasileira;
- explorar as perspectivas atuais para a educação no Brasil, considerando os desafios contemporâneos, como a inclusão, a diversidade, as tecnologias educacionais e as demandas da sociedade globalizada.
|
HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO |
96
A disciplina História Geral da Educação constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seu objetivo geral é:
- analisar a evolução da educação ao longo dos diferentes períodos da História da Humanidade, compreendendo suas interações com as sociedades e culturas, assim como os reflexos das relações políticas e econômicas, a fim de desenvolver uma compreensão abrangente da educação como fenômeno histórico e social.
Seus objetivos específicos são:
- investigar a relação entre História da Educação e a diversidade de sociedades e culturas em diferentes períodos, examinando como contextos históricos moldaram abordagens educacionais;
- analisar a educação como prática social, considerando seu papel na construção e transformação das estruturas políticas e econômicas ao longo dos tempos;
- explorar os fundamentos da educação nas comunidades primitivas e na Antiguidade Oriental, identificando elementos que influenciaram as práticas educativas nesses contextos;
- examinar as características da educação no mundo clássico, investigando como sociedades gregas e romanas moldaram sistemas de ensino e transmissão de conhecimento;
- investigar a influência da educação medieval na formação do pensamento, considerando as contribuições das instituições religiosas e filosóficas na educação;
- compreender as mudanças na educação durante a era moderna, destacando as transformações sociais, científicas e filosóficas que moldaram os sistemas educacionais;
- analisar as continuidades e rupturas nas práticas educacionais ao longo da História, identificando elementos que persistem e as inovações introduzidas em diferentes épocas.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
48
O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
72
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LIBRAS |
96
. Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos.
. Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
. Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda.
. Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda.
|
LÍNGUA PORTUGUESA |
72
|
LITERATURA INFANTIL |
96
Ao final dos estudos, o licenciando estará apto a:
- Explicar a relação entre o contexto histórico e o desenvolvimento da criança;
- Reconhecer os primeiros gêneros textuais destinados às crianças;
- Refletir sobre a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança.
- Mostrar em que consistiu a fase de transição da literatura juvenil no Brasil, considerando a sua diferença em relação à Fase inicial – estudada no capítulo anterior – da produção literária nacional;
- Explicar como o nacionalismo e o desejo de uma língua nacional estiveram na base da produção literária desse momento;
- Apresentar as relações entre literatura infanto-juvenil e escola, tendo em mente os aspectos pedagógicos, moralizantes e autoritários que perpassaram a produção literária desse período;
- Caracterizar a importância da produção literária infanto-juvenil de Monteiro Lobato, distinguindo sua singularidade em relação às outras produções contemporâneas.
- Relacionar os estágios psicológicos da criança com a adequação aos textos literários;
- Refletir sobre a literatura como arte e ação pedagógica;
- Discutir a respeito do papel da literatura e do livro na escola;
- Explicar a poesia como uma atitude criativa;
- Elaborar propostas de leituras para diferentes fases do desenvolvimento do leitor infantil.
- Explicar a leitura como um ato de interação e de transformação;
- Especificar os tipos de leitura de acordo com os estudos linguísticos;
- Reconhecer a importância da leitura literária como fonte de prazer.
|
PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
48
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
126
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
126
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS
|
120
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
120
- Conhecer as políticas públicas educacionais e suas implicações na dinâmica educacional.
- Compreender o conceito de Educação Básica como direito e forma de organização da educação nacional.
- Discutir sobre os documentos oficiais para a educação básica.
- Compreender os aspectos para a construção da identidade profissional.
- Identificar as dimensões das competências profissionais docentes.
|
PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL |
96
A disciplina Princípios da Gestão Educacional tem o objetivo de levar o(a) aluno(a) a compreender a importância dos princípios que sustentam a gestão das instituições de ensino em nosso país. Para tanto, estudaremos as teorias, conceitos e funções que incidiram na trajetória da Gestão Educacional, enfatizando a importância do trabalho do educador-gestor na Educação Básica para o fortalecimento da gestão democrática e participativa.
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
96
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
96
O componente Psicologia do desenvolvimento, tem o objetivo de levar os alunos de Pedagogia a compreender a importância de se conhecer o desenvolvimento da criança para propor um trabalho adequado à faixa etária proporcionando atividades interessantes, contextualizadas e lúdicas permitindo à criança processar suas mudanças internas e externas de forma saudável e natural. Estudaremos o desenvolvimento infantil na perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon.
|
SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
72
A disciplina Sociologia e Filosofia da Educação tem como principal objetivo:
- apresentar as concepções filosóficas e sociológicas essenciais à compreensão da Educação, desde os fundamentos da Filosofia da Educação, com suas questões epistemológicas e éticas, até as principais teorias da Sociologia contemporânea e sua compreensão da educação como um fenômeno social.
Seus objetivos específicos são:
- analisar as contribuições teóricas e metodológicas da Filosofia e da Sociologia para a compreensão do processo educativo, identificando, em cada campo, os conceitos e as teorias que influenciaram o entendimento da Educação em diferentes contextos históricos;
- explorar como as diferentes correntes filosóficas e sociológicas definem e abordam a Educação, analisando o impacto dessas abordagens nas políticas e práticas pedagógicas, bem como na construção de representações, identidades e tendências pedagógicas;
- examinar os pressupostos de ensino e aprendizagem nos diferentes sistemas de ideias de autores clássicos e contemporâneos da Sociologia e da Filosofia, identificando os principais autores e suas contribuições para a teoria e prática educativa.
- refletir sobre a função social da escola na formação dos indivíduos como cidadãos, bem como o papel da escola e do professor na promoção dos direitos humanos e da cidadania através de suas práticas educativas.
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
72
|