Imagem Ilustrativa - Cursos de Graduação EAD
baixe o e-book do curso
Modalidade:
EAD
Carga Horária:
3776 Horas-aula
Titulação:
Licenciatura
Área:
Educação
Responsável:
Lucia Helena Borges de Oliveira
Email:
Ver email

Pedagogia

Investimento mensal

Selecione o polo

Quero saber mais

O que é o curso de Pedagogia ?

O curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba ¿ UNIUBE foi referendado com quatro estrelas no Guia do Estudante e atende também às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Destina-se à formação de educadores competentes para a docência em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, assim como para exercer a Gestão Educacional em instituição de ensino formal e não formal.

O curso de Licenciatura em Pedagogia, da EAD Uniube, possui uma matriz curricular e atividades dinâmicas, atraentes, interdisciplinares e contextualizadas, garantindo, ao aluno, a formação ideal para o mercado de trabalho atual. A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Pedagogia está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Na EAD Uniube você terá:
- Aulas 100% on-line.
- Atividades para enriquecimento curricular ao vivo.
- Encontros presenciais, no polo, para as atividades extracurriculares previstas no curso, além das avaliações presenciais.
- Como um grande diferencial, a Uniube possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dinâmico, interativo e de fácil acesso, inteiramente desenvolvido pela própria universidade.

Venha estudar conosco!

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Pedagogia ?

O mercado de trabalho para os profissionais formados em Pedagogia é muito amplo e envolve vários setores da educação, como creches, centros comunitários, secretarias de educação em níveis municipal, estadual e federal, ONGS, cujas atividades são educacionais, entre outros.

Qual é o perfil do egresso do curso de Pedagogia ?

O curso de Pedagogia prepara o aluno enquanto futuro profissional, para que esse seja capaz de planejar, executar, acompanhar e avaliar o projeto pedagógico, além de outros projetos e programas educacionais tanto no âmbito escolar quanto no não- escolar.
O curso de pedagogia contribuirá de maneira incisiva na formação do professor-educador-gestor, com ênfase na docência em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como na gestão de sistemas e instituições de ensino e área do desenvolvimento de pesquisas educacionais.
  • ATOS LEGAIS

    Reconhecido pela Portaria nº 913-MEC-SERES, de 27/12/2018 (DOU nº 249, Seção I, pág. 137, de 28/12/2018).
  • GRADE CURRICULAR

    ETAPA 1

    CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO 80h
    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40h
    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40h
    LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 80h
    PRÁTICA PEDAGÓGICA I 120h
    PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80h

    ETAPA 2

    ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 80h
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 80h
    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 80h
    PRÁTICA PEDAGÓGICA II 120h
    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 80h

    ETAPA 3

    ARTE E EDUCAÇÃO 80h
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES II 80h
    CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO 80h
    DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA 80h
    DIDÁTICA 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA 80h
    PRÁTICA PEDAGÓGICA III 120h

    ETAPA 4

    ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 80h
    ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 80h
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES III 80h
    AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 80h
    DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO 80h
    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    LIBRAS 80h
    PEDAGOGIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA 120h

    ETAPA 5

    ATIVIDADE PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL 20h
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 60h
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 80h
    LITERATURA INFANTIL 80h
    TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO 80h

    ETAPA 6

    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS 80h
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 80h
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 80h
    CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO 200h
    RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 80h

    ETAPA 7

    ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL 80h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO 4h
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO 200h
    PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL 80h
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR 80h

    ETAPA 99

    ENADE 0h

    OPTATIVAS
    Disciplina Carga Horária
    CULTURA INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA 80
    ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL 80
    MARKETING BÁSICO 80
    RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS 80
  • DOCENTES

Confira os polos de apoio para este curso:

Você também pode se interessar por esse(s):