Ementas das disciplinas
Disciplinas Obrigatórias - Doutorado Profissional em Educação
1.PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIAS
Estudo dos fundamentos epistemológicos da investigação no campo da educação. O papel da pesquisa no processo de construção do conhecimento científico como inerente à formação e ao trabalho docente. Os processos teóricos e metodológicos para a construção de projetos de pesquisa, de ensino e de intervenção, desenvolvidos na educação básica. Diferentes tipos de pesquisa. Métodos quantitativos, qualitativos e mistos. Procedimentos metodológicos de produção e análise dos dados. Interlocução entre a base teórica - metodológica abordada no curso e os projetos de pesquisa dos/as alunos/as.
2.PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS
Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão popular na Educação Básica. O papel da colaboração entre Universidade e educação básica no desenvolvimento do Ensino, da pesquisa interventiva, de cunho participativo e dialógico, e da extensão popular, para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Os diferentes tipos de pesquisa interventiva. Rede Colaborativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas escolas de educação básica como espaço inerente à formação e ao trabalho dos/as profissionais da educação. Reflexão acerca das práticas dos/as profissionais da educação e elaboração de projeto de intervenção coletiva e transformadora das ações dos/as profissionais da educação, em contextos escolares e não escolares.
3.SEMINÁRIOS AVANÇADOS
Apresentação e discussão coletiva dos projetos de pesquisa com ênfase na definição do problema, do referencial teórico e da metodologia. Objetiva o aprofundamento teórico e leitura crítica sobre o processo de pesquisa dos doutorandos, com o objetivo de contribuir para a formação do pesquisador na área de educação, de constituir-se um espaço de reflexão individual e coletiva sobre os projetos de tese com base nas diretrizes estabelecidas para esse fim. Para tanto serão abordados os seguintes aspectos: Delimitação de um tema; Apresentação de um problema geral e da tese a ser defendida; a formulação precisa dos objetivos; Apresentação de justificativas que apontem para um aprofundamento da compreensão teórica acerca do problema, motivos, importância teórica e pertinência da investigação; Apresentação da relevância social e científica, da originalidade e exequibilidade; Definição do quadro teórico de referência e apresentação de justificativas para sua escolha; Apresentação e justificativa do método de trabalho; dos conceitos e do sentido operativo que assumem na investigação.
Disciplinas Obrigatórias - Mestrado Profissional em Formação Docente para a Educação Básica
1.PROCESSOS INVESTIGATIVOS EM CONTEXTOS ESCOLARES
Estudo dos fundamentos epistemológicos da investigação no campo da educação. O papel da pesquisa no processo de construção do conhecimento científico como inerente à formação e ao trabalho docente. Os processos teóricos e metodológicos para a construção de projetos de pesquisa, de ensino e de intervenção, desenvolvidos na educação básica. Procedimentos metodológicos de produção e análise dos dados. Interlocução entre a base teórica - metodológica abordada no curso e os projetos de pesquisa dos/as alunos/as.
2.POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Definições de Política Pública. Os Precursores da Teoria da Política Pública: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom e E. Easton. O Conceito de Policy, Politics e Polity. A Tipologia da Política Pública: Distributiva, Redistributiva, Regulatória e Estrutural. Principais Políticas Regulatórias no Brasil: a Constituição Federal de 1988, a Lei 4.024/61 e a Lei 9.394/96. A Contribuição do Projeto Pedagógico da Escola para a Gestão Escolar (LDB/96, art. 12). O Financiamento da Educação Básica no Brasil. O Plano Nacional de Educação. Currículo e Atividades transversais. O Desafio da Escola de Tempo Integral. Os Efeitos das Avaliações Globais na Educação Básica: SAEB, ANRESC, ANA, PISA e ENEM. O Plano Nacional de Educação: Dificuldades e Possibilidades.
3. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO BÁSICA
Com o Seminário de Pesquisa pretende-se que os/as mestrandos/as tenham a oportunidade de dialogar sobre os projetos e ou resultados parciais de suas pesquisas com seus pares e com professores/as do Programa. Objetiva-se um aprofundamento teórico e uma leitura crítica e colaborativa sobre o processo de pesquisa dos/as discentes. Serão também realizadas leituras individuais preliminares sobre temas pertinentes à área de Pesquisa em Educação e dos projetos de pesquisa, enviados pelos/as alunos/as antes da data de realização do Seminário de Pesquisa.
Disciplinas Eletivas - Mestrado Profissional em Formação Docente para a Educação Básica e Doutorado Profissional em Educação
1. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
A fonetização das representações icônicas. O papel do símbolo como representação cognitiva das ideias. O conjunto das letras do alfabeto greco-latino. A escrita como representação da língua na forma oral. A mudança do sistema de representação oral-auditivo para o sistema visual. Os traços distintivos do sistema oral-auditivo e do sistema visual. Os conceitos de método e de estratégia na prática da alfabetização e da leitura. A leitura e a escrita como práticas na vida social. Níveis de Leitura: elementar, informativa, analítica e sintópica. Paradigmas de textualidade: a narração, a dissertação, a descrição, a argumentação e a injunção. Gêneros textuais. Literatura Infantil e Leitura. O uso das tecnologias de Informação e de comunicação na alfabetização e no desenvolvimento da Leitura e da Escrita.
2. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Estudo sobre a avaliação educacional, fundamentos, contextualização histórica; questões teóricas da avaliação da aprendizagem; avaliação da aprendizagem e exames escolares: diversificação das abordagens; avaliações em diversos contextos pedagógicos da educação; instrumentos de avaliação e aprender avaliar; avaliações nacionais; avaliações internacionais; materiais e instrumentos voltados para a educação básica nos seus diferentes níveis. Discussão das avaliações em curso no Brasil e suas implicações nos currículos, nos saberes e práticas escolares.
3. CULTURA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Concepções de cultura e de educação. A produção social da identidade e da diferença. Educação escolar, currículos e práticas educativas. Alteridade e multiculturalismo no cotidiano da Educação Básica. Cultura escolar e culturas infanto-juvenis. Processos culturais, enfrentamentos e resistências. A diversidade cultural no cotidiano escolar brasileiro.
4.EDUCAÇÃO DO CAMPO E RURALIDADES
Panorama atual da ruralidade brasileira. Análise das concepções de campo, das territorialidades e ruralidades dos sujeitos que vivem no e do campo. Antecedentes históricos do movimento da educação do campo. Concepções e práticas da educação do campo. A educação do campo na atualidade. Diagnóstico da educação do campo e popular. Educação popular como modelo teórico e como prática social. Alternativas pedagógicas para contextos de diversidades de culturas, de meio ambiente, de modo de vida, produção e geração de renda etc., e o estudo de métodos pedagógicos ativos.
5. ENSINO E APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL
O Sentido da Técnica na Experiência Humana. Invenções e Descobertas na Vida dos Humanos. A Quarta Revolução Industrial. A Educação na Era Digital. O núcleo da Informação: os bits e os bytes. O Tempo e o Espaço Reconfigurados na Era Digital. A Aprendizagem como Meta do Processo Pedagógico. As Novas Competências Docentes. Trabalho Docente na Era Digital. A Interdisciplinaridade: Currículo, Didática e Inovação. O Ensino Híbrido. A Sala de Aula Invertida. Infraestrutura Digital e o Processo Pedagógico. O Perigo das Telas para as Crianças. Políticas Públicas de Educação Digital. Formação do Professor para a Era Digital. Era Digital e Dependência Cultural, Econômica e Política. A Pesquisa na Era da Educação Digital.
6. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Estudo de ideias, aportes para o conceito de interdisciplinaridade, assim como um histórico no Brasil, relacionando os estudos à prática e à atitude interdisciplinar na educação básica. As atividades envolvem, a análise e discussão de relatos de experiências interdisciplinares no âmbito escolar e na elaboração de projetos e materiais didáticos.
7. GESTÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO
Fundamentos legais e pedagógicos do planejamento da educação, da gestão educacional e o direito à educação de qualidade social. Conceitos e tipos de gestão educacional. Gestão democrática de Instituições de Ensino e implicações na organização e planejamento escolar. Instrumentos e mecanismos de gestão democrática da educação. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - na estruturação do planejamento e gestão das instituições de educação. Avaliação institucional e planejamento educacional.
8. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Sistematização da discussão a respeito dos processos formativos escolares correspondentes à atual Educação Básica no Brasil, ao longo da história brasileira, tendo em vista a busca pela Sistematização da discussão a respeito dos processos formativos escolares correspondentes à atual Educação Básica no Brasil, ao longo da história brasileira, tendo em vista a busca pela.
9. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A organização do trabalho, um fenômeno moderno no desenvolvimento da sociedade capitalista, industrial, urbana e tecnológica. A organização do trabalho pedagógico e a organização do trabalho didático, duas dimensões que envolvem a constituição da escola moderna, correlatas à organização do trabalho no âmbito da sociedade capitalista. Indissociabilidade da organização do trabalho pedagógico e do trabalho didático. A organização do trabalho pedagógico como coordenador da ação educativa, a qual visa objetivos político-pedagógicos. Em termos de norteamentos legislativos estão implicados a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena/2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica/2010, o Plano Nacional de Educação de 2014-2024 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica/2015/2019.
10. POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
Definições de Política Pública. Os Precursores da Teoria da Política Pública: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom e E. Easton. O Conceito de Policy, Politics e Polity. A Tipologia da Política Pública: Distributiva, Redistributiva, Regulatória e Estrutural. Principais Políticas Regulatórias no Brasil: a Constituição Federal de 1988, a Lei 4.024/61 e a Lei 9.394/96. A Contribuição do Projeto Pedagógico da Escola para a Gestão Escolar (LDB/96, art. 12). O Financiamento da Educação Básica no Brasil. O Plano Nacional de Educação. Currículo e Atividades transversais. O Desafio da Escola de Tempo Integral. Os Efeitos das Avaliações Globais na Educação Básica: SAEB, ANRESC, ANA, PISA e ENEM. O Plano Nacional de Educação: Dificuldades e Possibilidades.. Temas de políticas públicas em debate.
11.TEORIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL REPUBLICANO
Epistemologia e teorias pedagógicas no Brasil republicano, com foco em diferentes autores (biografias), textos e contextos relacionados às seguintes pedagogias: Pedagogia Tradicional ao final do período imperial. Pedagogia Escolanovista. Pedagogia Libertadora. Pedagogia Tecnicista. Posturas crítico-reprodutivistas. Pedagogia Histórico-Crítica. Pedagogias Construtivista e Neoconstrutivista.
12. TÓPICOS ESPECIAIS EM FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO
EMENTA: A ênfase é flexível, de acordo com as demandas de pesquisa da turma e dos docentes, as demandas sociais e teórico-metodológicas. O objetivo é ampliar e aprofundar temas/questões que favoreçam a produção do conhecimento científico e pedagógico na área de concentração do Programa: educação básica e da linha de pesquisa.
13. TÓPICOS ESPECIAIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITO À EDUCAÇÃO
EMENTA: A ênfase é flexível, de acordo com as demandas de pesquisa, da turma e dos docentes, as demandas sociais e teórico-metodológicas. O objetivo é ampliar e aprofundar temas/questões como Direito a Educação na diversidade; políticas de ações afirmativas; Educação profissional; Educação Especial; Educação Inclusiva; Educação em Direitos Humanos; Educação Indígena e Quilombola; Educação das Relações Étnico- Raciais; Educação do Campo Educação de Jovens e Adultos Educação em espaços de restrição e privação de liberdade; Educação de gênero e sexualidade.
14.TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
EMENTA: A ênfase é flexível, de acordo com as demandas de pesquisa, da turma e dos docentes, as demandas sociais e teórico-metodológicas. O objetivo é ampliar e aprofundar temas/questões que favoreçam a produção do conhecimento científico e pedagógico na área de concentração do Programa: educação básica e da linha de pesquisa.