Constituem componentes curriculares um núcleo de disciplinas obrigatórias, seminário de pesquisa, um núcleo de disciplinas eletivas, um núcleo de tópicos especiais, atividades complementares, orientações, exame de qualificação e defesa de dissertação.
MESTRADO ACADÊMICO
Núcleo de disciplinas obrigatórias (9 créditos)
Destina-se a garantir uma formação básica na área de Educação e Pesquisa.
- Fundamentos Teóricos da Educação
- Pesquisa em Educação
- Seminário de Pesquisa
Núcleo de Disciplinas Eletivas (6 créditos)
O núcleo de disciplinas eletivas visa o aprofundamento teórico nas temáticas próprias das Linhas de Pesquisa.
- Antropologia da Educação
- Cultura Virtual e Subjetividade
- Derivações Didáticas das Teorias da Aprendizagem
- Didática: teoria e prática
- Educação como Cultura
- Estudos Interdisciplinares e Educação
- Formação e Desenvolvimento Profissional Docente
- História da Educação Brasileira
- Políticas Públicas e Educação Brasileira
- Práticas na Investigação Qualitativa
- Processos de Ensino-Aprendizagem e Linguagem
- Trabalho Docente no Capitalismo Contemporâneo
Núcleo de Tópicos Especiais (4 créditos)
As disciplinas Tópicos Especiais de Educação visam garantir flexibilidade ao currículo, permitindo o estudo de temas emergentes relacionados às Linhas de Pesquisa.
- Tópicos Especiais I
- Tópicos Especiais II
- Tópicos Especiais III
- Tópicos Especiais IV
As disciplinas eletivas poderão ser substituídas por até dois Tópicos Especiais.
Outros Componentes Curriculares (15 créditos)
As disciplinas Tópicos Especiais de Educação visam garantir flexibilidade ao currículo, permitindo o estudo de temas emergentes relacionados às Linhas de Pesquisa.
- Orientação I
- Orientação II
- Orientação III
- Orientação IV
Exame de Qualificação
Defesa de Dissertação
Atividades Complementares
PROPOSTA CURRICULAR |
CRÉDITOS |
Disciplinas Obrigatórias |
1. Fundamentos Teóricos da Educação
2. Pesquisa em Educação
3. Seminário de Pesquisa
|
04
04
01
|
Disciplinas Eletivas |
1. Disciplina I
2. Disciplina II
3. Disciplina III
|
02
02
02
|
Outros componentes
curriculares
|
Atividades Complementares
Orientação I
Orientação II
Orientação III
Orientação IV
Exame de Qualificação
Defesa de Dissertação
|
04
01
01
01
01
03
04
|
Total: |
30 créditos
|
Integralização curricular
O currículo deverá ser integralizado em 24 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 6 meses, perfazendo um total de 30 créditos, distribuídos da seguinte forma:
8 créditos, correspondentes a duas disciplinas obrigatórias;
1 crédito, destinado a seminário de pesquisa;
6 créditos, correspondentes a 3 disciplinas eletivas;
4 créditos, correspondentes a atividades complementares;
4 créditos, correspondentes à orientação;
3 créditos, destinados ao exame de qualificação;
4 créditos, correspondente à defesa da dissertação;
Para integralização curricular, exige-se também a realização do exame de proficiência em língua estrangeira.
Los componentes curriculares son un núcleo de disciplinas obligatorias, seminario de investigación, un núcleo de disciplinas electivas, un núcleo de temas especiales, actividades complementarias, orientaciones, examen de calificación y defensa de tesis.
MAESTRÍA ACADÉMICA
Núcleo de disciplinas obligatorias (9 créditos)
Se destina a garantizar una formación básica en el área de Educación y Investigación.
- Fundamentos Teóricos de la Educación
- Investigación en Educación
- Seminario de Investigación
Núcleo de Disciplinas Electivas (6 créditos)
El núcleo de disciplinas electivas tiene como objetivo profundizar en la teoría en las temáticas propias de las Líneas de Investigación.
- Antropología de la Educación
- Cultura Virtual y Subjetividad
- Derivaciones Didácticas de las Teorías del Aprendizaje
- Didáctica: teoría y práctica
- Educación como Cultura
- Estudios Interdisciplinarios y Educación
- Formación y Desarrollo Profesional Docente
- Historia de la Educación Brasileña
- Políticas Públicas y Educación Brasileña
- Prácticas en Investigación Cualitativa
- Procesos de Enseñanza-Aprendizaje y Lenguaje
- Trabajo Docente en el Capitalismo Contemporáneo
Núcleo de Temas Especiales (4 créditos)
Las disciplinas Temas Especiales de Educación tienen como objetivo garantizar flexibilidad en el currículo, permitiendo el estudio de temas emergentes relacionados con las Líneas de Investigación.
- Temas Especiales I
- Temas Especiales II
- Temas Especiales III
- Temas Especiales IV
Las disciplinas electivas pueden ser reemplazadas por hasta dos Temas Especiales.
Otros Componentes Curriculares (15 créditos)
Las disciplinas Temas Especiales de Educación tienen como objetivo garantizar flexibilidad en el currículo, permitiendo el estudio de temas emergentes relacionados con las Líneas de Investigación.
- Orientación I
- Orientación II
- Orientación III
- Orientación IV
Examen de Calificación
Defensa de Tesis
Actividades Complementarias
PROPUESTA CURRICULAR |
CRÉDITOS |
Disciplinas Obligatorias |
1. Fundamentos Teóricos de la Educación
2. Investigación en Educación
3. Seminario de Investigación
|
04
04
01
|
Disciplinas Electivas |
1. Disciplina I
2. Disciplina II
3. Disciplina III
|
02
02
02
|
Otros componentes
curriculares
|
Actividades Complementarias
Orientación I
Orientación II
Orientación III
Orientación IV
Examen de Calificación
Defensa de Tesis
|
04
01
01
01
01
03
04
|
Total: |
30 créditos
|
Integralización curricular
El currículo debe ser integralizado en 24 meses, con la posibilidad de prórrogación por otros 6 meses, totalizando 30 créditos, distribuídos de la siguiente manera:
8 créditos, correspondientes a dos disciplinas obligatorias;
1 crédito, destinado a seminario de investigación;
6 créditos, correspondientes a 3 disciplinas electivas;
4 créditos, correspondientes a actividades complementarias;
4 créditos, correspondientes a orientación;
3 créditos, destinados al examen de calificación;
4 créditos, correspondientes a la defensa de la tesis;
Para la integralización curricular, también se requiere la realización del examen de proficiencia en idioma extranjero.
The curricular components are a core of mandatory subjects, a research seminar, a core of elective subjects, a core of special topics, complementary activities, guidance, a qualifying exam and a dissertation defense.
ACADEMIC MASTER'S
Core of Mandatory Subjects (9 credits)
Aimed at ensuring basic training in the area of Education and Research.
- Theoretical Foundations of Education
- Research in Education
- Research Seminar
Core of Elective Subjects (6 credits)
The core of elective subjects aims at theoretical deepening in the themes specific to the Lines of Research.
- Anthropology of Education
- Virtual Culture and Subjectivity
- Didactic Derivations of Learning Theories
- Didactics: theory and practice
- Education as Culture
- Interdisciplinary Studies and Education
- Teacher Training and Professional Development
- History of Brazilian Education
- Public Policies and Brazilian Education
- Practices in Qualitative Research
- Teaching-Learning Processes and Language
- Teaching Work in Contemporary Capitalism
Core of Special Topics (4 credits)
The Special Topics in Education subjects aim to ensure flexibility in the curriculum, allowing the study of emerging themes related to the Lines of Research.
- Special Topics I
- Special Topics II
- Special Topics III
- Special Topics IV
Elective subjects may be replaced by up to two Special Topics.
Other Curricular Components (15 credits)
The Special Topics in Education subjects aim to ensure flexibility in the curriculum, allowing the study of emerging themes related to the Lines of Research.
- Advising I
- Advising II
- Advising III
- Advising IV
Qualifying Exam
Dissertation Defense
Complementary Activities
CURRICULAR PROPOSAL |
CREDITS |
Mandatory Subjects |
1. Theoretical Foundations of Education
2. Research in Education
3. Research Seminar
|
04
04
01
|
Elective Subjects |
1. Subject I
2. Subject II
3. Subject III
|
02
02
02
|
Other Curricular
Components
|
Complementary Activities
Advising I
Advising II
Advising III
Advising IV
Qualifying Exam
Dissertation Defense
|
04
01
01
01
01
03
04
|
Total: |
30 credits
|
Curricular Completion
The curriculum must be completed in 24 months, with the possibility of an extension for another 6 months, totaling 30 credits, distributed as follows:
8 credits, corresponding to two mandatory subjects;
1 credit, for a research seminar;
6 credits, corresponding to 3 elective subjects;
4 credits, corresponding to complementary activities;
4 credits, corresponding to supervision;
3 credits, for the qualifying exam;
4 credits, corresponding to the dissertation defense;
To complete the curriculum, it is also necessary to take the proficiency exam in a foreign language.