REDE COOPERATIVA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA - RECEPEUNIUBE
QUEM SOMOS?
Somos um conjunto de instituições educacionais cooperadas e conectadas, que atuam em rede aberta e democrática, para produzir e partilhar conhecimentos e experiências, vinculados à melhoria da qualidade social da educação básica pública e gratuita.
QUEM CRIOU A REDE
A Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica - RECEPE-UNIUBE - foi criada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão- PROPEPE, da UNIUBE, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica / Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP/CNPq.
OBJETIVOS DA RECEPE
- Fortalecer a relação da UNIUBE com as Redes Públicas de Educação Básica.
- Criar espaços de diálogo, reflexão, divulgação de experiências e cooperação, com foco na transformação da realidade da Educação Básica, a partir das narrativas de educadores/as que atuam em espaços escolares e não escolares, entrelaçando ensino, pesquisa e extensão.
- Instigar diálogos e interligar grupos ou sujeitos compromissados com educação emancipatória e humanizadora.
- Desenvolver com os/as educadores/as estudos e intervenção no cotidiano escolar, a partir das demandas e necessidades formativas desses/as educadores/as e dos/as estudantes, na perspectiva da formação continuada.
- Criar espaços de participação de egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica em atividades do Programa, com vistas a continuar o diálogo sobre o impacto do Mestrado profissional no exercício profissional desses egressos.
- Criar com os/as educadores/as materiais de apoio às ações educativas.
- Elaborar e publicar com os/as educadores/as comunicados dos resultados dos projetos de ensino, pesquisa e extensão em diferentes meios.
- Criar uma biblioteca digital com as narrativas de experiências educativas e formativas, enviadas por educadores/as.
- Criar comunidades de investigação e comunicação de conhecimentos dentro das unidades escolares.
- Utilizar tecnologias de informação e comunicação para/na construção e desenvolvimento da Rede.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA
O compromisso de contribuir com o desenvolvimento e democratização da educação de qualidade social exige um conjunto de elaborações teóricas e práticas, com vistas a ancorar o processo de produção, análise e intervenção na realidade escolar, especialmente em função do aprofundamento das desigualdades nos processos de escolarização dos/as estudantes das escolas públicas em tempos de pandemia.
Para tanto, os pressupostos teórico-metodológicos da Rede estarão ancorados na Educação Popular, entrelaçando formulações sobre ensino que fomenta educação emancipatória em Freire (1981, 1996, 2005, 2008) e Brandão (1985, 2009); que orienta a pesquisa participante (BRANDÃO, 1981) e que potencializa a extensão popular, como Freire (1985), Cruz, (2011, 2013, 2017) e Souza (2019), dentre outros.
QUEM PODE PARTICIPAR DA RECEPE?
Podem participar da Rede instituições escolares das Redes Públicas de Ensino Básico municipais, estaduais e federais. Para tanto, serão celebrados acordos de mútua cooperação entre a Universidade de Uberaba, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, via Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a educação básica / grupo de pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas - FORDAPP, e as referidas instituições escolares, a título gratuito, não implicando compromissos financeiros ou transferência de recursos entre os cooperados.
PARA PARTICIPAR E OUTRAS INFORMAÇÕES
Podem participar da Rede instituições escolares das Redes Públicas de Ensino Básico municipais, estaduais e federais. Para tanto, serão celebrados acordos de mútua cooperação entre a Universidade de Uberaba, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, via Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a educação básica / grupo de pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas - FORDAPP, e as referidas instituições escolares, a título gratuito, não implicando compromissos financeiros ou transferência de recursos entre os cooperados.
recepeuniube@gmail.com
RED COOPERATIVA DE DOCENCIA, INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN EN ESCUELAS DE EDUCACIÓN BÁSICA - RECEPEUNIUBE
¿QUIÉNES SOMOS?
Somos un conjunto de instituciones educativas cooperativas y conectadas, que operan en red abierta y democrática, para producir y compartir conocimientos y experiencias, vinculados al mejoramiento de la calidad social de la educación básica pública gratuita.
QUIÉN CREÓ LA RED
La Red Cooperativa de Enseñanza, Investigación y Extensión en Escuelas de Educación Básica - RECEPE-UNIUBE - fue creada por el Decano de Investigación, Posgrado y Extensión - PROPEPE, de la UNIUBE, a través del Programa de Maestría Profesional en Educación: Formación Docente para la Educación Básica / Investigación Grupo de Formación Docente, Derecho a Aprender y Prácticas Pedagógicas - FORDAPP/CNPq. La Red Cooperativa de Enseñanza, Investigación y Extensión en Escuelas de Educación Básica (RECEPE-UNIUBE) es una iniciativa académica que busca fortalecer la educación básica.
OBJETIVOS DE LA RECEPE
- Fortalecer la relación de la UNIUBE con las Redes Públicas de Educación Básica.
- Crear espacios de diálogo, reflexión, difusión de experiencias y cooperación, con enfoque en transformar la realidad de la Educación Básica, a partir de las narrativas de educadores que actúan en espacios escolares y extraescolares, entrelazando docencia, investigación y extensión.
- Instigar diálogos y conectar grupos o sujetos comprometidos con una educación emancipadora y humanizadora.
- Desarrollar estudios e intervenciones en la vida escolar cotidiana con los educadores, a partir de las demandas y necesidades formativas de estos educadores y estudiantes, desde la perspectiva de la formación continua.
- Crear espacios para que los egresados de la Maestría Profesional en Educación: Formación Docente de Educación Básica participen en las actividades del Programa, con miras a continuar el diálogo sobre el impacto de la Maestría Profesional en la práctica profesional de estos egresados.
- Crear materiales para apoyar acciones educativas con educadores.
- Elaborar y publicar con docentes comunicaciones sobre los resultados de proyectos de docencia, investigación y extensión en diferentes medios.
- Crear una biblioteca digital con narrativas de experiencias educativas y de formación, enviadas por educadores.
- Crear comunidades de investigación y comunicación de conocimientos dentro de las unidades escolares.
- Utilizar tecnologías de la información y las comunicaciones para/en la construcción y desarrollo de la Red.
FUNDAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO
El compromiso de contribuir al desarrollo y democratización de una educación social de calidad requiere de un conjunto de elaboraciones teóricas y prácticas, con vistas a anclar el proceso de producción, análisis e intervención en la realidad escolar, especialmente debido a la profundización de las desigualdades en los procesos de escolarización de los estudiantes de escuelas públicas en tiempos de pandemia.
Para ello, los presupuestos teórico-metodológicos de la Red se anclarán en la Educación Popular, entrelazando formulaciones sobre la enseñanza que promueve la educación emancipadora en Freire (1981, 1996, 2005, 2008) y Brandão (1985, 2009); que orienta la investigación participativa (BRANDÃO, 1981) y que potencia la extensión popular, como Freire (1985), Cruz, (2011, 2013, 2017) y Souza (2019), entre otros.
¿QUIÉN PUEDE PARTICIPAR EN LA RECEPE?
En la Red podrán participar instituciones escolares de las Redes Públicas de Educación Básica municipales, estatales y federales. Para ello, se firmarán convenios de cooperación mutua entre la Universidad de Uberaba, a través del Decano de Investigación, Postgrado y Extensión, a través del Programa de Maestría Profesional en Educación: formación docente para educación básica / grupo de investigación en Formación Docente, Derecho a Aprender y Prácticas Pedagógicas - FORDAPP, y las instituciones escolares antes mencionadas, de forma gratuita, sin que implique compromisos económicos ni transferencia de recursos entre los cooperativistas.
PARA PARTICIPAR Y OTRA INFORMACIÓN
En la Red podrán participar instituciones escolares de las Redes Públicas de Educación Básica municipales, estatales y federales. Para ello, se firmarán convenios de cooperación mutua entre la Universidad de Uberaba, a través del Decano de Investigación, Postgrado y Extensión, a través del Programa de Maestría Profesional en Educación: formación docente para educación básica / grupo de investigación en Formación Docente, Derecho a Aprender y Prácticas Pedagógicas - FORDAPP, y las instituciones escolares antes mencionadas, de forma gratuita, sin que implique compromisos económicos ni transferencia de recursos entre los cooperativistas.
recepeuniube@gmail.com
COOPERATIVE NETWORK FOR TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION IN BASIC EDUCATION SCHOOLS - RECEPEUNIUBE
WHO ARE WE?
We are a group of cooperative and connected educational institutions, which operate in an open and democratic network, to produce and share knowledge and experiences, linked to improving the social quality of free public basic education.
WHO CREATED THE NETWORK
The Cooperative Network for Teaching, Research and Extension in Basic Education Schools - RECEPE-UNIUBE - was created by the Office of the Vice-President for Research, Graduate Studies and Extension - PROPEPE, of UNIUBE, through the Professional Master's Program in Education: Teacher Training for Basic Education / Research Group on Teacher Training, Right to Learn and Pedagogical Practices - FORDAPP/CNPq
RECEPE OBJECTIVES
- Strengthen UNIUBE's relationship with the Public Basic Education Networks.
- Create spaces for dialogue, reflection, dissemination of experiences and cooperation, with a focus on transforming the reality of Basic Education, based on the narratives of educators who work in school and non-school settings, intertwining teaching, research and extension.
- Instigate dialogues and connect groups or individuals committed to emancipatory and humanizing education.
- Develop studies and interventions in the school routine with educators, based on the demands and training needs of these educators and students, from the perspective of continuing education.
- Create spaces for the participation of graduates of the Professional Master's Program in Education: Teacher Training for Basic Education in the Program's activities, with a view to continuing the dialogue on the impact of the Professional Master's Program on the professional practice of these graduates.
- Create support materials for educational actions with educators.
- Prepare and publish, together with educators, reports on the results of teaching, research and extension projects in different media.
- Create a digital library with narratives of educational and training experiences sent by educators.
- Create research and knowledge communication communities within school units.
- Use information and communication technologies to build and develop the Network.
THEORETICAL-METHODOLOGICAL FOUNDATION
The commitment to contribute to the development and democratization of quality social education requires a set of theoretical and practical elaborations, with a view to anchoring the process of production, analysis and intervention in the school reality, especially in light of the deepening inequalities in the schooling processes of public-school students in times of pandemic.
To this end, the theoretical and methodological assumptions of the Network will be anchored in Popular Education, intertwining formulations on teaching that foster emancipatory education in Freire (1981, 1996, 2005, 2008) and Brandão (1985, 2009); that guides participatory research (BRANDÃO, 1981) and that enhances popular extension activities, such as Freire (1985), Cruz, (2011, 2013, 2017) and Souza (2019), among others.
WHO CAN PARTICIPATE IN RECEPE?
School institutions from municipal, state and federal public basic education networks may participate in the Network. To this end, mutual cooperation agreements will be signed between the University of Uberaba, through the Office of the Vice-President for Research, Graduate Studies and Extension, via the Professional Master's Program in Education: teacher training for basic education / research group on Teacher Training, Right to Learn and Pedagogical Practices - FORDAPP, and the aforementioned school institutions, free of charge, without implying financial commitments or transfer of resources between the cooperative members.
TO PARTICIPATE AND OTHER INFORMATION
School institutions from municipal, state and federal public basic education networks may participate in the Network. To this end, mutual cooperation agreements will be signed between the University of Uberaba, through the Office of the Vice-President for Research, Graduate Studies and Extension, via the Professional Master's Program in Education: teacher training for basic education / research group on Teacher Training, Right to Learn and Pedagogical Practices - FORDAPP, and the aforementioned school institutions, free of charge, without implying financial commitments or transfer of resources between the cooperative members.
recepeuniube@gmail.com