Estrutura Curricular do Doutorado

Estrutura Curricular do Doutorado

Estrutura Curricular do Doutorado Profissional em Educação


A estrutura curricular do Doutorado Profissional em Educação está organizada pela área de concentração Educação Básica que se desdobra em duas Linhas de Pesquisa:


  1. Educação Básica: Fundamentos e Planejamento;
  2. Práticas docentes na educação Básica.

Os componentes curriculares estão reunidos em quatro núcleos: Núcleo Comum de Disciplinas Obrigatórias, Núcleo de Disciplinas Eletivas, Núcleo de Atividades Complementares e Núcleo de Acompanhamento, Desenvolvimento e Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso


  1. O Núcleo comum de disciplinas obrigatórias destina-se à formação comum avançada na área da Educação.
  2. O Núcleo de Disciplinas Eletivas destina-se aos estudos relacionados às especificidades temáticas e teórico-metodológicas das Linhas de Pesquisa.
  3. O Núcleo de Atividades Complementares objetiva ampliar a formação dos profissionais, a partir das demandas educacionais emergentes e/ou relacionadas aos objetos de pesquisa dos discentes.
  4. O Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso destina- se à pesquisa, análise e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes.

Para a integralização curricular será exigida a comprovação de aprovação em exame de proficiência em duas línguas estrangeiras e o cumprimento de 60 créditos, correspondentes a 900 horas, assim distribuídos:


  1. Três (3) disciplinas obrigatórias: (3) três créditos cada uma;
  2. Três (3) disciplinas eletivas:(três)créditos cada uma;
  3. Atividades complementares: 03(três) créditos;
  4. Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso:05 créditos;
  5. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso: 06 créditos;
  6. Mestrado concluído: 28 créditos.
    • Cada crédito corresponde a 15 horas/aula.

O desenho da estrutura curricular espelha a concepção de formação dos profissionais da educação básica, marcada pela imersão nos ambientes educativos, pelo fortalecimento da relação entre o ensino e as práticas investigativas engajadas e por estudos e intervenção no cotidiano escolar e demais instituições de educação básica, a partir das demandas e necessidades formativas de profissionais e estudantes, com a finalidade de contribuir para a transformação qualificada da educação básica e a efetivação do direito à educação em nosso país. A ênfase desse processo formativo é nos fundamentos da pesquisa e nos projetos de intervenção; nos diferentes aspectos da qualidade social da educação; a elaboração e desenvolvimento, tanto no âmbito micro - escola -, quanto no âmbito macro - sistemas de ensino, de projetos de pesquisa baseados na relação intrínseca entre ensino, pesquisa e extensão com os profissionais da educação básica. Nessa perspectiva, o percurso formativo e educativo é composto por Núcleo Comum de Disciplinas Obrigatórias, Núcleo de Disciplinas Eletivas, Núcleo de Atividades Complementares Obrigatórias, e Núcleo de Acompanhamento Obrigatório à elaboração e ao desenvolvimento do produto/tese; núcleos estes complementares e vinculados ao cumprimento dos objetivos estabelecidos para o Curso.