O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba foi criado em 1999 e recomendado pela Capes em 2004, sendo pioneiro na instituição. Manteve a oferta regular de ingresso de novos alunos desde a sua criação. Destina-se a profissionais interessados em pesquisa na área educacional relacionada às Linhas de Pesquisa do Programa e a profissionais da educação que exerçam atividades na docência, coordenação pedagógica e gestão nos diferentes espaços educativos e em órgãos ligados à área educacional.
A partir dele, vem se constituindo na instituição uma cultura da pós-graduação stricto sensu. Além disso, ele tem consolidado a presença da Universidade no campo educacional, permitindo, pelo incremento da produção científica, alimentada pela pesquisa, uma relação mais efetiva entre o ensino, a pesquisa e a extensão, irradiando novos modos de pensar e exercer a educação nos tempos de hoje.
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba tem como área de concentração a Educação, compreendida como uma dimensão cultural dos processos socioeducativos contextualizados. Realiza estudos e pesquisas sobre processos educativos escolares e não escolares à luz de enfoques filosóficos, históricos, políticos, sociológicos e antropológicos da Educação. Do mesmo modo, são de interesse investigativo a formação, a profissionalização dos professores, o trabalho docente e o processo de ensino-aprendizagem nos diferentes níveis e modalidades da educação.
El Programa de Posgraduación en Educación de la Universidad de Uberaba fue creado en 1999 y recomendado por la Capes en 2004, siendo pionero en la institución. Ha mantenido la oferta regular de ingreso de nuevos alumnos desde su creación. Está destinado a profesionales interesados en investigación en el área educativa relacionada con las Líneas de Investigación del Programa y a profesionales de la educación que ejercen actividades en la docencia, coordinación pedagógica y gestión en diferentes espacios educativos y en órganos ligados al área educativa.
A partir de él, se ha ido constituyendo en la institución una cultura de posgrado stricto sensu. Además, ha consolidado la presencia de la Universidad en el campo educativo, permitiendo, mediante el incremento de la producción científica, alimentada por la investigación, una relación más efectiva entre la enseñanza, la investigación y la extensión, irradiando nuevos modos de pensar y ejercer la educación en la actualidad.
El Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Uberaba tiene como área de concentración la Educación, comprendida como una dimensión cultural de los procesos socioeducativos contextualizados. Realiza estudios e investigaciones sobre procesos educativos escolares y no escolares a la luz de enfoques filosóficos, históricos, políticos, sociológicos y antropológicos de la Educación. De igual forma, son de interés investigativo la formación, la profesionalización de los profesores, el trabajo docente y el proceso de enseñanza-aprendizaje en los diferentes niveles y modalidades de la educación.
The Postgraduate Program in Education at the University of Uberaba was created in 1999 and recommended by Capes in 2004, being a pioneer in the institution. It has maintained the regular admission of new students since its creation. It is aimed at professionals interested in research in the educational area related to the Program's Lines of Research and at education professionals who work in teaching, pedagogical coordination and management in different educational spaces and in agencies linked to the educational area.
From this, a culture of stricto sensu
postgraduate studies has been established at the institution. In addition, it has consolidated the University's presence in the educational field, allowing, through the increase in scientific production, fueled by research, a more effective relationship between teaching, research and extension, radiating new ways of thinking and practicing education in today's times.
The Postgraduate Program in Education at the University of Uberaba has as its area of concentration Education, understood as a cultural dimension of contextualized socio-educational processes. It carries out studies and research on school and non-school educational processes in light of philosophical, historical, political, sociological and anthropological approaches to Education. Likewise, the research interests include teacher training, professionalization, teaching work and the teaching-learning process at different levels and modalities of education.