PROJETO GUARDA-CHUVA
- PESQUISA, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO:
Estudos em contextos educativos escolares e não escolares
Este projeto de pesquisa, um projeto guarda-chuva, constituído a partir da análise dos dados sobre a realidade da Educação Básica no Brasil (BRASIL, 2019) e do reconhecimento da urgência de materializar educação de qualidade social em diferentes contextos educativos, tem como finalidade colaborar para aprofundar compreensões sobre processos educativos, formativos e seus significados para superar a produção de dificuldades de ensinar e de aprender, e ainda, desenvolver com os/as profissionais da educação ações educativas favoráveis à superação da desigualdade no âmbito da educação escolar e não escolar. Nessa perspectiva, este projeto de pesquisa é composto de subprojetos, articulados e orientados por três eixos temáticos:
1) Processos educativos e formativos escolares e não escolares, vinculados às classes populares.
2) Formação docente, saberes e práticas curriculares.
3) Leitura e escrita na formação e ensino do docente. Tem por objetivo contribuir para identificação, análise e intervenção em processos educativos e formativos escolares e não escolares, buscando criar ambientes favoráveis à efetivação do direito de ensinar e aprender, à análise crítica e propositiva dos fundamentos, do planejamento educacional e dos saberes e práticas docentes. A metodologia de trabalho adotada ancora-se na ideia de produção coletiva, interdisciplinar e transdisciplinar do conhecimento, no aprimoramento teórico e metodológico do processo investigativo qualitativo da educação e na possibilidade de aprofundar compreensões sobre processos educativos e formativos para melhor intervir. Pode envolver levantamento bibliográfico, trabalho de campo e análise documental. Os subprojetos de pesquisa podem, também, apresentar caráter descritivo, observacional, ou de intervenção, conforme objetivos, questões de estudo e natureza das respostas almejadas. Cada subprojeto fará a escolha de seu método de investigação, mantendo a coerência entre a base teórica e metodológica, ao objeto investigado e aos objetivos estabelecidos. Nessa perspectiva, o presente projeto de pesquisa guarda-chuva com enfoque qualitativo contempla uma diversidade metodológica nos subprojetos, tendo em vista a natureza das respostas pretendidas, e unicidade quanto à vinculação ao campo da educação emancipatória e de qualidade social. Está ligado às duas linhas de pesquisa, Educação Básica: fundamentos e planejamento
e Práticas Docentes para a Educação Básica
do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica e ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas - FORDAPP.
Coordenação geral: Gercina Santana Novais
Equipe: Elóy Alves Filho, Marcos Melo de Oliveira, Osvaldo Freitas de Jesus, Selva Guimarães, Sandra Gonçalves Vilas Bôas e Tiago Zanquêta de Souza
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
SUBPROJETOS
1. Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares
Esta investigação é parte do projeto guarda-chuva
: PESQUISA, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO: estudos em contextos educativos escolares e não escolares. Aborda o tema processos educativos e formativos, saberes docentes, cidadania e qualidade social da educação. Os processos educativos decorrem de uma prática social, qual seja ela. É imprescindível analisar essa prática atrelada ao seu contexto histórico, social e cultural, além de primar pelo reconhecimento, valorização das culturas e pela participação cidadã, na busca incessante pela humanização do ser humano, em busca da consolidação da educação de qualidade social na diversidade para a cidadania. Preocupado com o contexto da educação brasileira, Paulo Freire (2008) declara a urgência da democratização da escola pública, da formação permanente de seus educadores e educadoras. Uma formação permanentemente científica, frisando as práticas democráticas. Nessa perspectiva, definimos a questão orientadora da pesquisa: quais são os processos educativos, formativos e saberes de professores/as em contextos escolares e não escolares? Assim, esta investigação, ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, tem por objetivos identificar e analisar processos educativos, formativos e saberes de professores/as com vias à humanização, emancipação, autonomia e qualidade social da educação na diversidade para a cidadania; e criar ambientes de aprendizagem colaborativos sobre as dimensões dos processos educativos escolares: práticas pedagógicas, convivência, diálogo e gestão escolar. A metodologia da pesquisa sobre os processos educativos e formativos é de abordagem qualitativa. Quanto aos fins é descritiva e exploratória. Quanto aos meios, a pesquisa é de campo e documental. A pesquisa de campo está vinculada à pesquisa participante, ou à pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos para coleta de dados serão as entrevistas, questionários, narrativas, rodas de conversa e diários de campo. Espera-se com essa pesquisa revelar processos educativos e formativos em práticas sociais escolares, especialmente vinculados à escola pública e em espaços não escolares que anunciem experiências, outros modos de viver, posturas, condutas, saberes e valores que são empregados como recursos para interpretar e mudar a realidade percebida. Esta investigação está vinculada também à dois grupos de pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos (CNPq/UFSCar) e Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas e (CNPq/Uniube-Uberlândia), e ao Grupo de Estudos em Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi/Uniube-Uberaba).
Coordenação: Tiago Zanquêta de Souza
Professores pesquisadores: Gercina Santana Novais e Elóy Alves Filho
Pesquisador egresso: Marcos Melo de Oliveira
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
2. Práticas de leitura em uma escola pública de ensino fundamental em Uberlândia/MG
Esta é uma pesquisa etnográfica, qualitativa, participante, a ser realizada em uma escola pública de ensino fundamental de Uberlândia, envolvendo 6 professoras (2 de língua portuguesa e 4 de literatura), escolhidas pela direção, por serem elas as responsáveis pela condução da lectoescrita na instituição. Um professor-orientador e três alunas do Mestrado Profissional em Educação da UNIUBE conduzirão os trabalhos propostos neste projeto. Através de sessões de grupo focal, a serem realizadas no primeiro semestre de 2020, registros serão efetuados e posteriormente transcritos para análise e interpretação. Na interpretação dos dados, além da hermenêutica objetiva, será utilizada a análise do discurso, focando naqueles sentidos, subentendidos ou pressupostos, que se encontram abaixo do nível da frase, por serem eles aqueles que governam o discurso, sem serem percebidos. Ao proceder assim, a pesquisa estará em busca daqueles sentidos subjacentes sobre a leitura e as práticas de lectoescrita que dominam a cultura do grupo pesquisado. Outro aspecto importante é a iniciativa de formar um banco de registros de dados sobre leitura e práticas de leitura, a ser hospedado e protegido pelo Mestrado Profissional em Educação da UNIUBE, para uso posterior de alunos.
Coordenação: Osvaldo Freitas de Jesus
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
3. Formação docente, saberes e práticas curriculares: um estudo sobre cenários de formação e desenvolvimento profissional docente
Esta proposta de investigação, como continuidade e ampliação das anteriores, articula-se ao debate nacional e internacional no campo da pesquisa em educação e formação docente sobre processos de formação docente, articulados aos saberes e currículos construídos em diferentes cenários da educação básica e educação superior. Partindo do pressuposto de que os projetos de formação, os saberes e as práticas curriculares não são independentes dos sujeitos que os constituem, nos diversos cenários concebidos como tempos e espaços sócio-históricos, culturais; que as relações entre os três polos pressupõem tensões, aproximações e distanciamentos, logo estratégica, questiona-se: Como se dá o processo de formação docente, no contexto das políticas públicas educacionais no século XXI? Como os currículos são concebidos e configurados no interior das políticas públicas em diferentes cenários? Frente a essas inquietações essa proposta de pesquisa visa aprofundar e ampliar as análises sobre as relações entre a formação docente, os saberes e os currículos desenvolvidos em diferentes realidades educativas e as implicações nas práticas educativas e no desenvolvimento profissional docente. O objetivo é ampliar a compreensão das mudanças, permanências, significados e impactos decorrentes das reformas educacionais no século XXI. Acredita-se que a temática requer a reconstrução do passado recente, especialmente, do contexto econômico-social e econômico e político nos âmbitos local, regional e nacional inserido no movimento internacional de globalização econômica, reestruturação produtiva, e desenvolvimento das novas tecnologias. A metodologia da pesquisa inspira-se nos estudos comparados em educação, na perspectiva histórica, combinando análise documental e entrevistas orais. Espera-se produzir uma interpretação comparativa, considerando as singularidades históricas no contexto mais amplo em que são produzidas e ampliando as possibilidades de leitura e superação das fronteiras, fragmentação e hierarquização na produção de conhecimentos.
Coordenação: Selva Guimarães
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
4. Um estudo sobre os processos educativos e formativos de/com professoras do Ensino fundamental/anos iniciais inerente ao ensino de Probabilidade e Estatística.
A investigação elege como tema de pesquisa, Os processos educativos e formativos das professoras do Ensino fundamental/anos iniciais inerentes ao ensino de Probabilidade e Estatística
. O locus é uma Escola Municipal de ensino fundamental de Uberlândia. Participarão da pesquisa 16 professoras dos anos iniciais do Ensino fundamental, 02 pedagogas, 02 professoras-orientadoras (UNIUBE e UNESP), 09 alunos do Mestrado Profissional em Educação da UNIUBE e 04 alunas egressas do programa. O objetivo é identificar, compreender e colaborar com as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no desenvolvimento dos processos educativos e formativos inerentes ao ensino de Probabilidade e Estatística. A pesquisa é de abordagem qualitativa vinculada à pesquisa de campo na modalidade pesquisa participante. Será dividida em cinco etapas, quais sejam: identificar os conhecimentos teóricos das professoras participantes sobre Probabilidade e Estatística; identificar e compreender os processos educativos e formativos ao ensinar Probabilidade e Estatística; identificar e compreender os processos educativos e formativos das professoras ao ensinar Matemática por meio do ensino de Probabilidade e Estatística; colaborar teoricamente e metodologicamente no processo de ensinar e aprender Probabilidade e Estatística; produzir materiais didáticos físicos e digitais em conjunto com as professoras e alunos; identificar e compreender em conjunto com as professoras a constituição de saberes dos seus alunos relativos ao ensino de Probabilidade e Estatística. Para produção dos dados, utilizaremos diferentes instrumentos, quais sejam: questionários, rodas de conversa, registros fotográficos e em vídeo, entrevistas, diários de campo dos momentos de planejamento e desenvolvimento das atividades. Espera-se com os resultados dessa pesquisa colaborar com o desenvolvimento dos processos educativos e formativos dos professores que atuam em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, inerente ao ensino de Probabilidade e Estatística.
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Sandra Gonçalves Vilas Bôas e Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
OUTROS PROJETOS DE PESQUISA
Teorias Contemporâneas da Educação e Política Educacional Brasileira (1971-2018)
O objeto busca elucidar as relações entre a política educacional brasileira, expressa desde 1971, pelo viés de teorias contemporâneas da educação, em particular através do Ensino Básico, da Educação Superior, da formação de professores, bem como através de suas dimensões vinculadas à Pedagogia, expressas pelas tecnologias pedagógicas contemporâneas, pela metodologia de ensino participativa e pela organização do trabalho pedagógico e didático.
Coordenação: José Carlos Souza Araujo
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Desafios da formação do jovem trabalhador no contexto das políticas educacionais: aproximaçõees entre Brasil e Portugal
Este é um projeto de pesquisa de natureza interdisciplinar e de abrangência interinstitucional no Brasil e internacional, em desenvolvimento na Universidade de Uberaba - UNIUBE, na região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, abrange investigações e estudos sobre formação e desenvolvimento profissional, analisando o trabalho docente em suas diferentes dimensões, práticas e perspectivas. O objetivo da pesquisa é analisar a formação educacional dos jovens a partir da Educação Básica, Educação Profissional e Ensino Superior no âmbito das políticas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Em particular, busca-se problematizar a formação escolar obtida pelos jovens no âmbito das demandas dos setores econômicos na região do Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais. Nos recentes anos, especialmente a partir do final dos anos 1990, esses setores têm passado por um intenso processo de reestruturação e internacionalização, sendo que as reformas educacionais também têm se mostrado intensas para se garantir uma competitividade mais qualificada da região e do país. Busca-se discutir essa problemática à luz da experiência portuguesa, país membro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que vem realizando significativas reformas educacionais com vistas à melhoria de sua inserção econômica internacional. O projeto vincula-se ao grupo de pesquisa Trabalho Sociedade e Educação, sob a coordenação da Prof.ª Fabiane Santana Previtali, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e ao grupo de pesquisa Política Educacional, Gestão Educativa e Neoliberalismo, sob coordenação do Prof. Afrânio Mendes Catâni da Universidade de São Paulo. No âmbito internacional o projeto vincula-se ao grupo de pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais
, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Raquel Varela no Instituto de História Contemporânea - IHC/UNL e com a Prof.ª Teresa Medina da Universidade do Porto, ambas de Portugal.
Coordenação: Cílson César Fagiani
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Bolsa.
Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital
A pesquisa situa-se no escopo do Observatório do Ensino de História e Geografia, produto da Pesquisa - Edital Universal APQ-02445-16, registrado no INPI, BR5120200002072. Em continuidade e aprofundamento das ações anteriores, o projeto tem o propósito de investigar, produzir conhecimentos e analisar as potencialidades de formação de professores e pesquisadores no campo do ensino de Geografia e História em ambiente digital. Objetiva-se produzir conteúdos educativos, narrativas e experiências formativas em um ambiente digital, por meio de ações interinstitucionais e colaborativas de docentes da educação básica e pesquisadores da área de ensino e aprendizagem em História e Geografia. O projeto visa abrir novas perspectivas de produção, curadoria e difusão de inovações no campo da produção e divulgação científica, delimitando-se como questões centrais da investigação:
1- Como potencializar a formação permanente de professores de Geografia e História em ambiente digital e favorecer o desenvolvimento profissional, o aprender sobre a sua área de atuação, a autonomia, o compartilhamento de processos, a criação e recriação experiências formativas inovadoras?
2- Como criar estratégias de divulgação científica, por meio de tecnologias digitais, para contribuir com a formação de professores e pesquisadores acerca de questões teórico-metodológicas do ensino e a aprendizagem de Geografia e História e as tecnologias digitais?
3- Como estruturar um sistema eficiente de investigação e curadoria para a configuração de conteúdos em uma plataforma digital formativa, garantindo confiança, credibilidade, qualidade e reconhecimento entre os pares e usuários?
A metodologia da pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa e colaborativa com procedimentos e ações definidas coletivamente, envolvendo docentes da educação básica e superior, alunos da graduação e da pós-graduação.
Coordenação: Selva Guimarães
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Políticas públicas e ensino de História na educação básica
Esta investigação situa-se no espaço interdisciplinar educação e história, território de fronteira, no qual os ensinos e aprendizagens em História se constituem, se produzem e se reproduzem como campo de pesquisa científica, de formação docente e disciplina escolar. O objetivo geral da pesquisa é analisar as configurações constitutivas do ensino de História no Brasil: as políticas públicas do MEC em fase de implementação (BNCC, Reforma do Ensino Médio e PNLD 2019), a formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura em História, a formação continuada, as práticas educativas desenvolvidas por professores de História em diferentes culturas escolares nas cinco regiões geográficas do Brasil (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul). Objetiva-se analisar o processo de implementação dessas políticas e os resultados/efeitos nos projetos de formação inicial e continuada, nos saberes e práticas de professores de História da educação básica. Trata-se de uma investigação no campo da pesquisa qualitativa e a metodologia proposta tem como referência os estudos de casos em múltiplos locais numa perspectiva histórica, privilegiando as manifestações de múltiplos sujeitos sociais em diferentes registros. Serão utilizados como métodos de coleta de dados: os textos/documentos das políticas públicas e das instituições/unidades de análise; entrevistas orais com gestores e professores de História; registros escritos e iconográficos dos professores e dos pesquisadores em visitas às escolas; sites e portais das instituições investigadas. Em continuidade aos projetos anteriores e correlatos, desenvolvidos pelos alunos/orientados de IC, Mestrado e Doutorado, o Projeto se insere no Observatório do Ensino de História e Geografia
do GEPEGH e tem como meta ampliar a compreensão, o debate público e a produção de novos conhecimentos na área do ensino de História, das políticas públicas da formação docente, favorecendo a formação de jovens pesquisadores e professores nos níveis de graduação e pós-graduação, consolidando parcerias entre os grupos de pesquisa por meio de ações interinstitucionais e contribuir para as práticas docentes de professores de História na educação básica.
Coordenação: Selva Guimarães
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa;
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/ PQ 1B 2018-2021
OBSERVATÓRIO DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
políticas públicas, formação docente e produção de conhecimentos (2009 - 2020)
O projeto Observatório do Ensino de História e Geografia é um projeto de pesquisa coletivo, interinstitucional no âmbito do Programa Observatório do Ensino de História e Geografia, coordenado pelo GEPEGH. O objetivo é investigar as configurações do ensino de História e Geografia no Estado de Minas Gerais, por meio do levantamento de dados e análise de três dimensões, que se configuram como eixos investigativos do: as políticas públicas específicas para o ensino de História e Geografia desenvolvidas pela SEE/MG; a produção acadêmica (teses e dissertações) defendidas nos programas de pós-graduação entre (2009-2019), que têm como objeto o ensino de História e Geografia, e os projetos de formação inicial docente desenvolvidos nas IES no estado de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação qualitativa, que se utiliza da análise de diversos dados, tais como documentos, produções acadêmicas, dados orais, visando construir um diagnóstico do ensino de História e Geografia. O Projeto visa incrementar, aprofundar e subsidiar a investigação na área, no estado de Minas Gerais, inserindo-a nas problemáticas evidenciadas no contexto nacional e internacional por meio do desenvolvimento de uma Plataforma Digital www.observatoriogeohistorico.net.br.
Coordenação: Selva Guimarães
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa;
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG
PROYECTO PARAGUAS
- INVESTIGACIÓN, FORMACIÓN E INTERVENCIÓN EN EDUCACIÓN:
Estudios en contextos educativos escolares y nos escolares
Este proyecto de investigación, fue constituido a partir del análisis de datos sobre la realidad de la Educación Básica en Brasil (BRASIL, 2019) y el reconocimiento de la urgencia de materializar una educación social de calidad en diferentes contextos educativos, tiene como objetivo colaborar para profundizar la comprensión de los procesos educativos y de formación y sus significados para superar la producción de dificultades de enseñanza y aprendizaje, y también, trabajar con los profesionales de la educación acciones educativas favorables a la eliminación de la desigualdad en el ámbito de la educación escolar y no la escuela. Desde esta perspectiva, este proyecto de investigación se compone de subproyectos, articulados y guiados por tres ejes temáticos:
1) Procesos educativos y formativos escolares y extraescolares, vinculados a las clases populares.
2) Formación docente, conocimientos y prácticas curriculares.
3) La lectura y la escritura en la formación y docencia del profesorado. Su objetivo es contribuir a la identificación, análisis e intervención en los procesos educativos y formativos escolares y extraescolares, buscando crear ambientes favorables para la realización del derecho a enseñar y aprender, el análisis crítico y proposicional de los fundamentos, la planificación educativa y enseñar conocimientos y prácticas. La metodología de trabajo adoptada está anclada en la idea de producción colectiva, interdisciplinaria y transdisciplinaria de conocimientos, en la mejora teórica y metodológica del proceso investigativo cualitativo de la educación y en la posibilidad de profundizar la comprensión de los procesos educativos y formativos para intervenir mejor. Puede implicar investigación bibliográfica, trabajo de campo y análisis de documentos. Los subproyectos de investigación también pueden ser de naturaleza descriptiva, observacional o intervencionista, según los objetivos, las preguntas de estudio y la naturaleza de las respuestas deseadas. Cada subproyecto elegirá su método de investigación, manteniendo coherencia entre las bases teóricas y metodológicas, el objeto investigado y los objetivos establecidos. Desde esta perspectiva, este proyecto general de investigación con enfoque cualitativo contempla la diversidad metodológica en los subproyectos, teniendo en cuenta la naturaleza de las respuestas previstas, y la singularidad en relación con la conexión en el campo de la educación emancipadora y social de calidad. Se vincula a las dos líneas de investigación Educación Básica: fundamentos y planificación
y Prácticas Docentes para la Educación Básica
de la Maestría Profesional en Educación: formación docente para la Educación Básica y el Grupo de Investigación Formación Docente, Derecho a Aprender y Prácticas Pedagógicas - FORDAPP.
Coordinación general: Gercina Santana Novais
Equipo: Elóy Alves Filho, Marcos Melo de Oliveira, Osvaldo Freitas de Jesus, Selva Guimarães, Sandra Gonçalves Vilas Bôas e Tiago Zanquêta de Souza
Situación: En curso;
Naturaleza: Investigación;
SUBPROYECTOS
1. Educación en la diversidad para la ciudadanía: un estudio de los procesos educativos y formativos escolares y extraescolares
Esta investigación se enmarca en el proyecto PARAGUAS
:INVESTIGACIÓN, FORMACIÓN E INTERVENCIÓN EN EDUCACIÓN: estudios en contextos educativos escolares y no escolares. Aborda el tema de los procesos educativos y formativos, la enseñanza del conocimiento, la ciudadanía y la calidad social de la educación. Los procesos educativos resultan de una práctica social, cualquiera que sea. Es fundamental analizar esta práctica vinculada a su contexto histórico, social y cultural, además de procurar el reconocimiento, la valoración de las culturas y la participación ciudadana, en la búsqueda incesante de la humanización del ser humano, en busca de la consolidación de la calidad. Educación social en la diversidad para la ciudadanía. Preocupado por el contexto de la educación brasileña, Paulo Freire (2008) declara la urgencia de la democratización de las escuelas públicas y la formación continua de sus educadores. Formación científica permanente, enfatizando las prácticas democráticas. Desde esta perspectiva, definimos la pregunta rectora de la investigación: ¿Cuáles son los Procesos educativos, de formación y conocimientos de los docentes en contextos escolares y no escolares? Así, esta investigación, anclada en los presupuestos teórico-metodológicos de la Educación Popular, tiene como objetivo identificar y analizar procesos educativos, de formación y saberes docentes con caminos de humanización, emancipación, autonomía y calidad social de la educación en la diversidad para la ciudadanía; y crear ambientes de aprendizaje colaborativo sobre las dimensiones de los procesos educativos escolares: prácticas pedagógicas, convivencia, diálogo y gestión escolar. La metodología de investigación sobre los procesos educativos y formativos utiliza un enfoque cualitativo. En cuanto a los propósitos, es descriptivo y exploratorio. En cuanto a los medios, la investigación es de campo y documental. La investigación de campo está vinculada a la investigación participativa, o investigación acción colaborativa, cuyos instrumentos para la recolección de datos serán entrevistas, cuestionarios, narrativas, círculos de conversación y diarios de campo. Se espera que esta investigación revele procesos educativos y formativos en las prácticas sociales escolares, especialmente vinculadas a las escuelas públicas y espacios no escolares que anuncian experiencias, otras formas de vivir, posturas, conductas, saberes y valores que se utilizan como recursos para interpretar. y cambiar la realidad percibida. Esta investigación también está vinculada a dos grupos de investigación: Prácticas Sociales y Procesos Educativos (CNPq/UFSCar) y Formación de Profesores, Derecho a Aprender y Prácticas Pedagógicas (CNPq/Uniube-Uberlândia), y el Grupo de Estudio sobre Educación en la Diversidad para la Ciudadanía (GEEDiCi/Uniube-Uberaba).
Coordinación: Tiago Zanquêta de Souza
Profesores investigadores: Gercina Santana Novais e Elóy Alves Filho
Investigador graduado: Marcos Melo de Oliveira
Situación: En curso;
Naturaleza: Investigación;
2. Prácticas de lectura en una escuela primaria pública de Uberlândia/MG
Se trata de una investigación etnográfica, cualitativa y participativa, que se realizará en una escuela primaria pública de Uberlândia, con la participación de 6 profesores (2 de lengua portuguesa y 4 de literatura), elegidos por la dirección, ya que son los responsables de realizar la lecto-escritura en la institución. Un docente mentor y tres estudiantes de la Maestría Profesional en Educación de la UNIUBE liderarán el trabajo propuesto en este proyecto. A través de sesiones de grupos focales, a realizarse en el primer semestre de 2020, se realizarán registros que luego se transcribirán para su análisis e interpretación. En la interpretación de los datos, además de la hermenéutica objetiva, se utilizará el análisis del discurso, centrándose en aquellos significados, implícitos o presuposiciones, que se encuentran por debajo del nivel de la frase, ya que son los que rigen el discurso, sin ser percibidos. Al proceder de esta manera, la investigación buscará aquellos significados subyacentes sobre las prácticas de lectura y lectoescritura que dominan la cultura del grupo investigado. Otro aspecto importante es la iniciativa de conformar una base de datos de registros de datos sobre lectura y prácticas lectoras, que será alojada y protegida por la Maestría Profesional en Educación de la UNIUBE, para su posterior uso por parte de los estudiantes.
Coordinación: Osvaldo Freitas de Jesus
Situación: En curso;
Naturaleza: Investigación;
3. Formación, conocimientos y prácticas curriculares docentes: un estudio sobre escenarios de formación docente y desarrollo profesional
Esta propuesta de investigación, como continuación y ampliación de las anteriores, se vincula al debate nacional e internacional en el campo de la investigación en educación y formación docente sobre los procesos de formación docente, vinculados a los conocimientos y currículos construidos en diferentes escenarios de la educación básica y educación superior. Partiendo del supuesto de que los proyectos de formación, saberes y prácticas curriculares no son independientes de los sujetos que los constituyen, en los distintos escenarios concebidos como tiempos y espacios sociohistóricos y culturales; que las relaciones entre los tres polos presuponen tensiones, aproximaciones y distancias, por lo tanto estratégicamente la pregunta es: ¿Cómo se da el proceso de formación docente, en el contexto de las políticas públicas educativas del siglo XXI? ¿Cómo se diseñan y configuran los currículos dentro de las políticas públicas en diferentes escenarios? Frente a estas preocupaciones, esta propuesta de investigación pretende profundizar y ampliar los análisis sobre las relaciones entre la formación docente, los conocimientos y los currículos desarrollados en diferentes realidades educativas y las implicaciones para las prácticas educativas y el desarrollo profesional docente. El objetivo es ampliar la comprensión de los cambios, permanencia, significados e impactos derivados de las reformas educativas en el siglo XXI. Se cree que el tema requiere la reconstrucción del pasado reciente, especialmente del contexto económico-social y económico y político a nivel local, regional y nacional dentro del movimiento internacional de globalización económica, reestructuración productiva y desarrollo de nuevas tecnologías. La metodología de investigación se inspira en los estudios comparados en educación, desde una perspectiva histórica, combinando análisis documental y entrevistas orales. Se espera producir una interpretación comparada, considerando las singularidades históricas en el contexto más amplio en el que se producen y ampliando las posibilidades de lectura y superación de fronteras, fragmentación y jerarquización en la producción de conocimiento.
Coordinación: Selva Guimarães
Situación: En curso;
Naturaleza: Investigación;
4. Un estudio sobre los procesos educativos y de formación de/con docentes de educación primaria/infantil inherentes a la enseñanza de la Probabilidad y la Estadística.
La investigación elige como tema de investigación, Los procesos educativos y formativos de docentes de educación básica/años iniciales inherentes a la enseñanza de la Probabilidad y la Estadística
. El lugar es una Escuela Primaria Municipal en Uberlândia. La investigación incluyó a 16 docentes de los primeros años de la enseñanza básica, 02 pedagogos, 02 docentes mentores (UNIUBE y UNESP), 09 estudiantes de la Maestría Profesional en Educación de la UNIUBE y 04 estudiantes egresados del programa. El objetivo es identificar, comprender y colaborar con los docentes de los primeros años de la escuela primaria en el desarrollo de procesos educativos y formativos inherentes a la enseñanza de la Probabilidad y la Estadística. La investigación tiene un enfoque cualitativo vinculado a la investigación de campo en la modalidad de investigación participativa. Se dividirá en cinco etapas, a saber: identificar los conocimientos teóricos de los docentes participantes sobre Probabilidad y Estadística; identificar y comprender los procesos educativos y formativos en la enseñanza de Probabilidad y Estadística; identificar y comprender los procesos educativos y de formación de docentes en la enseñanza de Matemáticas a través de la enseñanza de la Probabilidad y Estadística; colaborar teórica y metodológicamente en el proceso de enseñanza y aprendizaje de Probabilidad y Estadística; producir materiales didácticos físicos y digitales junto con profesores y estudiantes; identificar y comprender, junto con los docentes, la constitución de los conocimientos de sus estudiantes sobre la enseñanza y la Probabilidad y Estadística. Para producir los datos utilizaremos diferentes instrumentos, a saber: cuestionarios, círculos de conversación, registros fotográficos y de video, entrevistas, diarios de campo de los momentos de planificación y desarrollo de las actividades. Se espera que los resultados de esta investigación colaboren con el desarrollo de procesos educativos y de formación de docentes que se desempeñan en las clases de los primeros años de la escuela primaria, inherentes a la enseñanza de la Probabilidad y la Estadística.
Coordinación: Prof.ª Dr.ª Sandra Gonçalves Vilas Bôas e Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki.
Situación: En curso;
Naturaleza: Investigación;
OTROS PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN
Teorías contemporáneas de la educación y política educativa brasileña (1971-2018)
El objeto busca dilucidar las relaciones entre la política educativa brasileña, expresada desde 1971, a través del sesgo de las teorías contemporáneas de la educación, en particular a través de la Educación Básica, la Educación Superior, la formación docente, así como a través de sus dimensiones vinculadas a la Pedagogía, expresadas por la tecnologías pedagógicas, metodología de enseñanza participativa y organización del trabajo pedagógico y didáctico.
Coordinación: José Carlos Souza Araujo
Situación: En curso;
Naturaleza: Investigación;
Desafíos en la formación de jóvenes trabajadores en el contexto de las políticas educativas: enfoques entre Brasil y Portugal
Se trata de un proyecto de investigación interdisciplinario con alcance interinstitucional en Brasil e internacional, en desarrollo en la Universidad de Uberaba - UNIUBE, en la región del Triângulo Mineiro, en Minas Gerais, que abarca investigaciones y estudios sobre formación y desarrollo profesional, analizando el trabajo docente en sus diferentes dimensiones,prácticas y perspectivas. El objetivo de la investigación es analizar la formación educativa de los jóvenes de la Educación Básica, la Educación Profesional y la Educación Superior en el ámbito de las políticas educativas implementadas en Brasil desde la década de 1990. En particular, busca problematizar la formación educativa obtenida por los jóvenes. en el ámbito de las demandas de los sectores económicos de la región del Triângulo Mineiro, en el estado de Minas Gerais. En los últimos años, especialmente desde finales de los años 1990, estos sectores han pasado por un intenso proceso de reestructuración e internacionalización, y las reformas educativas también han sido intensas para asegurar una competitividad más calificada en la región y el país. El objetivo es discutir este tema a la luz de la experiencia portuguesa, país miembro de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE) que viene llevando a cabo importantes reformas educativas con miras a mejorar su inserción económica internacional. El proyecto está vinculado al grupo de investigación Trabajo, Sociedad y Educación, bajo la coordinación de la Profesora Fabiane Santana Previtali, del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) y del grupo de investigación Política Educativa, Gestión Educativa y Neoliberalismo, coordinado por el Profesor Afrânio Mendes Catâni de la Universidad de São Paulo. A nivel internacional, el proyecto está vinculado al grupo de investigación Historia Global del Trabajo y los Conflictos Sociales
, coordinado por la Profesora Dr.ª Raquel Varela en el Instituto de Historia Contemporánea - IHC/UNL y con la Profesora Teresa Medina de la Universidad de Oporto, ambas de Portugal.
Coordinación: Cílson César Fagiani
Situación: En curso;
Naturaleza: Investigación;
Financiación: Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico - CNPq/Bolsa
Observatorio de Enseñanza de Historia y Geografía: formación continua de docentes e investigadores en un entorno digital
La investigación está en el ámbito del Observatorio de Enseñanza de Historia y Geografía, producto de la Investigación. Edital Universal APQ-02445-16, registrada en el INPI, BR5120200002072.
Continuando y profundizando acciones anteriores, el proyecto pretende investigar, producir conocimiento y analizar el potencial para la formación de docentes e investigadores en el campo de la enseñanza de la Geografía y la Historia en un entorno digital. El objetivo es producir contenidos educativos, narrativas y experiencias de formación en un entorno digital, a través de acciones interinstitucionales y colaborativas de docentes e investigadores de educación básica en el área de la enseñanza y el aprendizaje en Historia y Geografía. El proyecto pretende abrir nuevas perspectivas de producción, curación y difusión de innovaciones en el campo de la producción y divulgación científica, definiendo las siguientes preguntas centrales de investigación
1- ¿Cómo potenciar la formación permanente de profesores de Geografía e Historia en un entorno digital y promover el desarrollo profesional, aprender sobre su área de especialización, autonomía, compartir procesos, crear y recrear experiencias formativas innovadoras?
2- ¿Cómo crear estrategias de divulgación científica, a través de las tecnologías para contribuir a la formación de docentes e investigadores en cuestiones teórico-metodológicas en la enseñanza y el aprendizaje de la Geografía y la Historia con las tecnologías?
3- ¿Cómo estructurar un sistema eficiente de investigación y curación para configurar contenidos en una plataforma digital de capacitación, asegurando confianza, credibilidad, calidad y reconocimiento entre pares y usuarios?
La metodología de investigación se basa en un enfoque cualitativo y colaborativo con procedimientos y acciones definidas colectivamente, involucrando a docentes de educación básica y superior, estudiantes de pregrado y posgrado.
Coordinación: Selva Guimarães
Situación: En curso;
Naturaleza: Investigación;
Financiador(es): Fundación de Apoyo a la Investigación de Minas Gerais - Ayuda financiera / Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico - Ayuda financiera.
Políticas públicas y enseñanza de la Historia en la educación básica
Esta investigación se ubica en el espacio interdisciplinario de la educación y la historia, territorio fronterizo, en el que la enseñanza y el aprendizaje en Historia se constituyen, producen y reproducen como un campo de investigación científica, formación docente y disciplina escolar. El objetivo general de la investigación es analizar las configuraciones constitutivas de la enseñanza de la Historia en Brasil: las políticas públicas del MEC en fase de implementación (BNCC, Reforma do Ensino Médio y PNLD 2019), formación inicial de docentes en las Carreras de Licenciatura en Historia, formación continua prácticas educativas desarrolladas por profesores de Historia en diferentes culturas escolares en las cinco regiones geográficas de Brasil (norte, noreste, centro-oeste, sureste y sur). El objetivo es analizar el proceso de implementación de estas políticas y los resultados/efectos en los proyectos de formación inicial y continua, en los conocimientos y prácticas de los profesores de Historia en la educación básica. Se trata de una investigación en el campo de la investigación cualitativa y la metodología propuesta se basa en estudios de caso en múltiples localidades desde una perspectiva histórica, privilegiando las manifestaciones de múltiples sujetos sociales en diferentes registros. Se utilizarán los siguientes métodos de recolección de datos: textos/documentos de políticas públicas e instituciones/unidades de análisis; entrevistas orales con directivos y profesores de historia;registros escritos e iconográficos de profesores e investigadores que visitan las escuelas; sitios web y portales de las instituciones investigadas. Continuando con proyectos anteriores y afines, desarrollados por CI, estudiantes/directores de Maestría y Doctorado, el Proyecto forma parte del Observatorio de Enseñanza de Historia y Geografía
del GEPEGH y tiene como objetivo ampliar la comprensión, el debate público y la producción de nuevos conocimientos en el área de la Historia, docencia, políticas públicas de formación docente, favorecer la formación de jóvenes investigadores y docentes a nivel de pregrado y posgrado, consolidar alianzas entre grupos de investigación a través de iniciativas interinstitucionales y contribuir a las prácticas docentes de los docentes de Historia en la educación básica
Coordinación: Selva Guimarães
Situación: Terminado;
Naturaleza: Investigación;
Financiación: Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico - CNPq/ PQ 1B 2018-2021
OBSERVATORIO DE DOCENCIA DE HISTORIA Y GEOGRAFÍA:
políticas públicas, formación docente y producción de conocimiento (2009 -2020)
El proyecto Observatorio de la Docencia de Historia y Geografía es un proyecto de investigación colectivo e interinstitucional en el ámbito del Programa Observatorio de la Docencia de Historia y Geografía, coordinado por el GEPEGH. El objetivo es investigar las configuraciones de la enseñanza de Historia y Geografía en el Estado de Minas Gerais, a través de la recolección de datos y análisis de tres dimensiones, que se configuran como ejes investigativos de: las políticas públicas específicas para la enseñanza de Historia y Geografía desarrolladas por la SEE /MG; la producción académica (tesis y disertaciones) defendidas en los programas de posgrado entre (2009-2019), que tienen como objetivo la enseñanza de Historia y Geografía, y los proyectos de formación inicial de docentes desarrollados en las IES del estado de Minas Gerais. Se trata de una investigación cualitativa, que utiliza el análisis de diversos datos, como documentos, producciones académicas, datos orales, con el objetivo de construir un diagnóstico de la enseñanza de la Historia y la Geografía. El Proyecto tiene como objetivo incrementar, profundizar y apoyar la investigación en el área, en el estado de Minas Gerais, insertándola en los problemas destacados en el contexto nacional e internacional a través del desarrollo de una Plataforma Digital www.observatoriogeohistorico.net.br.
Coordinación: Selva Guimarães
Situación: Terminado;
Naturaleza: Investigación;
Financiación:
Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de Minas Gerais - FAPEMIG
UMBRELLA
PROJECT - RESEARCH, TRAINING AND INTERVENTION IN EDUCATION
Studies in school and non-school educational contexts
This research project, an umbrella project, constituted from the analysis of data on the reality of Basic Education in Brazil (BRASIL, 2019) and the recognition of the urgency of materializing social quality education in different educational contexts, aims to collaborate to deepen understandings about educational and formative processes and their meanings to overcome the production of difficulties in teaching and learning, and also, to develop with education professionals educational actions favorable to overcoming inequality in the scope of school and non-school education. From this perspective, this research project is composed of subprojects, articulated and guided by three thematic axes:
1) School and non-school educational and formative processes, linked to the popular classes.
2) Teacher training, knowledge and curricular practices.
3) Reading and writing in teacher training and teaching. Its objective is to contribute to the identification, analysis and intervention in educational and training processes at school and outside of school, seeking to create environments that are favorable to the realization of the right to teach and learn, to the critical and proactive analysis of the foundations, educational planning and teaching knowledge and practices. The work methodology adopted is anchored in the idea of collective, interdisciplinary and transdisciplinary production of knowledge, in the theoretical and methodological improvement of the qualitative research process of education and in the possibility of deepening understandings about educational and training processes to better intervene. It may involve bibliographical survey, fieldwork and document analysis. Research subprojects may also be descriptive, observational or interventional in nature, depending on the objectives, study questions and nature of the desired answers. Each subproject will choose its research method, maintaining coherence between the theoretical and methodological basis, the object investigated and the established objectives. From this perspective, this umbrella research project with a qualitative focus contemplates methodological diversity in the subprojects, considering the nature of the intended responses, and uniqueness in terms of its connection to the field of emancipatory and social quality education. It is linked to the two lines of research, Basic Education: foundations and planning
and Teaching Practices for Basic Education
of the Professional Master's Program in Education: teacher training for Basic Education and to the Research Group: Teacher Training, Right to Learn and Pedagogical Practices - FORDAPP
General coordination: Gercina Santana Novais
Team: Elóy Alves Filho, Marcos Melo de Oliveira, Osvaldo Freitas de Jesus, Selva Guimarães, Sandra Gonçalves Vilas Bôas e Tiago Zanquêta de Souza
Status: In progress;
Nature: Research;
SUBPROJECTS
1. Diversity education for citizenship: a study of school and non-school educational and training processes
This research is part of the umbrella
project: RESEARCH, TRAINING AND INTERVENTION IN EDUCATION: studies in school and non-school educational contexts. It addresses the theme of educational and training processes, teaching knowledge, citizenship and the social quality of education. Educational processes arise from a social practice, whatever it may be. It is essential to analyze this practice linked to its historical, social and cultural context, in addition to prioritizing the recognition, appreciation of cultures and citizen participation, in the incessant search for the humanization of the human being, in search of the consolidation of quality social education in diversity for citizenship. Concerned about the context of Brazilian education, Paulo Freire (2008) declares the urgency of democratizing public schools and of the ongoing training of their educators. A permanently scientific training, emphasizing democratic practices. From this perspective, we define the guiding question of the research: what are the educational, training and knowledge processes of teachers in school and non-school contexts? Thus, this research, anchored in the theoretical and methodological assumptions of Popular Education, aims to identify and analyze educational and training processes and knowledge of teachers with a view to humanizing, emancipating, autonomous and ensuring the social quality of education in diversity for citizenship; and to create collaborative learning environments on the dimensions of school educational processes: pedagogical practices, coexistence, dialogue and school management. The research methodology on educational and training processes is qualitative. As for the ends, it is descriptive and exploratory. As for the means, the research is field and documentary. Field research is linked to participatory research, or collaborative action research, whose instruments for data collection will be interviews, questionnaires, narratives, conversation circles and field diaries. This research is expected to reveal educational and formative processes in social school practices, especially those linked to public schools and in non-school spaces that announce experiences, other ways of living, attitudes, behaviors, knowledge and values that are used as resources to interpret and change the perceived reality. This investigation is also linked to two research groups: Social Practices and Educational Processes (CNPq/UFSCar) and Teacher Training, Right to Learn and Pedagogical Practices (CNPq/Uniube-Uberlândia), and to the Study Group on Education in Diversity for Citizenship (GEEDiCi/Uniube-Uberaba).
Coordination: Tiago Zanquêta de Souza
Research professors: Gercina Santana Novais e Elóy Alves Filho.
Researcher alumni: Marcos Melo de Oliveira
Status: In progress;
Nature: Research;
2. Reading practices in a public elementary school in Uberlândia/MG
This is an ethnographic, qualitative, participatory research project to be conducted in a public elementary school in Uberlândia, involving 6 teachers (2 of Portuguese and 4 of literature), chosen by the school's management, as they are responsible for conducting reading and writing at the institution. A teacher-advisor and three students from the Professional Master's Program in Education at UNIUBE will conduct the work proposed in this project. Through focus group sessions, to be held in the first half of 2020, records will be made and later transcribed for analysis and interpretation. In the interpretation of the data, in addition to objective hermeneutics, discourse analysis will be used, focusing on those meanings, implied or assumed, that are below the sentence level, as they are the ones that govern the discourse, without being perceived. By proceeding in this way, the research will be in search of those underlying meanings about reading and reading and writing practices that dominate the culture of the researched group. Another important aspect is the initiative to create a database of records on reading and reading practices, to be hosted and protected by the Professional Master's Degree in Education at UNIUBE, for later use by students.
Coordination: Osvaldo Freitas de Jesus
Status: In progress;
Nature: Research;
3. Teacher training, knowledge and curricular practices: a study on scenarios of teacher training and professional development
This research proposal, as a continuation and expansion of the previous ones, is linked to the national and international debate in the field of research in education and teacher training on teacher training processes, linked to the knowledge and curricula constructed in different scenarios of basic education and higher education. Starting from the assumption that training projects, knowledge and curricular practices are not independent of the subjects that constitute them, in the different scenarios conceived as socio-historical and cultural times and spaces; that the relations between the three poles presuppose tensions, approximations and distancing, therefore strategic, the question is: How does the teacher training process occur, in the context of public educational policies in the 21st century? How are curricula conceived and configured within public policies in different scenarios? In view of these concerns, this research proposal aims to deepen and expand the analyses on the relations between teacher training, knowledge and curricula developed in different educational realities and the implications for educational practices and professional teacher development. The objective is to broaden the understanding of the changes, continuities, meanings and impacts resulting from educational reforms in the 21st century. It is believed that the theme requires the reconstruction of the recent past, especially the economic-social and economic-political context at the local, regional and national levels, inserted in the international movement of economic globalization, productive restructuring, and development of new technologies. The research methodology is inspired by comparative studies in education, from a historical perspective, combining documentary analysis and oral interviews. The aim is to produce a comparative interpretation, considering the historical singularities in the broader context in which they are produced and expanding the possibilities of reading and overcoming borders, fragmentation and hierarchy in the production of knowledge.
Coordination: Selva Guimarães
Status: In progress;
Nature: Research;
4. A study on the educational and training processes of/with elementary school/early years teachers inherent to the teaching of Probability and Statistics.
The research theme is The educational and training processes of elementary school/early grade teachers inherent to the teaching of Probability and Statistics
. The locus is a municipal elementary school in Uberlândia. The research will involve 16 elementary school teachers, 2 pedagogues, 2 teacher-advisors (UNIUBE and UNESP), 9 students of the Professional Master's Degree in Education at UNIUBE and 4 students who graduated from the program. The objective is to identify, understand and collaborate with elementary school teachers in the development of the educational and training processes inherent to the teaching of Probability and Statistics. The research is a qualitative approach linked to field research in the participatory research modality. It will be divided into five stages, namely: identifying the theoretical knowledge of the participating teachers about Probability and Statistics; identifying and understanding the educational and training processes when teaching Probability and Statistics; identify and understand the educational and training processes of teachers when teaching Mathematics through the teaching of Probability and Statistics; collaborate theoretically and methodologically in the process of teaching and learning Probability and Statistics; produce physical and digital teaching materials together with teachers and students; identify and understand together with teachers the constitution of knowledge of their students regarding the teaching of Probability and Statistics. To produce the data, we will use different instruments, namely: questionnaires, discussion groups, photographic and video records, interviews, field diaries of the planning and development of the activities. The results of this research are expected to contribute to the development of the educational and training processes of teachers who work in classes in the initial years of elementary school, inherent to the teaching of Probability and Statistics.
Coordination: Profa Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas e Profa. Dra. Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki.
Status: In progress;
Nature: Research;
OTHER RESEARCH PROJECTS
Contemporary Theories of Education and Brazilian Educational Policy (1971-2018)
The object seeks to elucidate the relations between Brazilian educational policy, expressed since 1971, through the bias of contemporary theories of education, in particular through Basic Education, Higher Education, teacher training, as well as through its dimensions linked to Pedagogy, expressed by contemporary pedagogical technologies, by participatory teaching methodology and by the organization of pedagogical and didactic work.
Coordination: José Carlos Souza Araujo
Status: In progress;
Nature: Research;
Challenges in training young workers in the context of educational policies: connections between Brazil and Portugal
This is an interdisciplinary research project with interinstitutional scope in Brazil and internationally, being developed at the University of Uberaba - UNIUBE, in the Triângulo Mineiro region of Minas Gerais, which includes investigations and studies on professional training and development, analyzing teaching work in its different dimensions, practices and perspectives. The objective of the research is to analyze the educational training of young people from Basic Education, Professional Education and Higher Education within the scope of the educational policies implemented in Brazil since the 1990s. In particular, it seeks to problematize the educational training obtained by young people within the scope of the demands of the economic sectors in the Triângulo Mineiro region, in the state of Minas Gerais. In recent years, especially since the late 1990s, these sectors have undergone an intense process of restructuring and internationalization, and educational reforms have also been intense to ensure a more qualified competitiveness of the region and the country. The aim of this project is to discuss this issue in light of the Portuguese experience, as a member country of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) that has been implementing significant educational reforms with a view to improving its international economic integration. The project is linked to the research group Labor, Society and Education, coordinated by Professor Fabiane Santana Previtali, from the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU), and to the research group Educational Policy, Educational Management and Neoliberalism, coordinated by Professor Afrânio Mendes Catâni from the University of São Paulo. At the international level, the project is linked to the research group Global History of Labor and Social Conflicts
, coordinated by Professor Raquel Varela at the Institute of Contemporary History - IHC/UNL and with Professor Teresa Medina from the University of Porto, both from Portugal.
Coordination: Cílson César Fagiani
Status: In progress;
Nature: Research;
Funding: National Council for Scientific and Technological Development - CNPq/Scholarship
Observatory of Teaching History and Geography: ongoing training of teachers and researchers in a digital environment
The research is within the scope of the Observatory of History and Geography Teaching, a product of the Universal Research Notice APQ-02445-16, registered with INPI, BR5120200002072. In continuity and deepening of previous actions, the project aims to investigate, produce knowledge and analyze the potential of training teachers and researchers in the field of teaching Geography and History in a digital environment. The objective is to produce educational content, narratives and formative experiences in a digital environment, through interinstitutional and collaborative actions of basic education teachers and researchers in the area of teaching and learning in History and Geography. The project aims to open new perspectives of production, curation and dissemination of innovations in the field of scientific production and dissemination, defining the following central research questions:
1- How to enhance the ongoing training of Geography and History teachers in a digital environment and favor professional development, learning about their area of activity, autonomy, sharing of processes, creation and recreation of innovative formative experiences?
2- How to create scientific dissemination strategies, through digital technologies, to contribute to the training of teachers and researchers on theoretical and methodological issues of teaching and learning Geography and History and digital technologies?
3- How to structure an efficient research and curation system for the configuration of content on a digital training platform, ensuring trust, credibility, quality and recognition among peers and users?
The research methodology is based on a qualitative and collaborative approach with collectively defined procedures and actions, involving teachers from basic and higher education, undergraduate and postgraduate students.
Coordination: Selva Guimarães
Status: In progress;
Nature: Research;
Financier(s) Minas Gerais Research Support Foundation - Financial aid / National Council for Scientific and Technological Development - Financial aid.
Public policies and teaching History in basic education
This research is situated in the interdisciplinary space of education and history, a border territory, in which teaching and learning in History are constituted, produced and reproduced as a field of scientific research, teacher training and school discipline. The general objective of the research is to analyze the constitutive configurations of History teaching in Brazil: the MEC public policies in the implementation phase (BNCC, High School Reform and PNLD 2019), initial teacher training in History Degree Courses, continuing education and educational practices developed by History teachers in different school cultures in the five geographic regions of Brazil (north, northeast, central-west, southeast and south). The objective is to analyze the process of implementation of these policies and the results/effects on initial and continuing education projects, on the knowledge and practices of History teachers in basic education. This is an investigation in the field of qualitative research and the proposed methodology is based on case studies in multiple locations from a historical perspective, privileging the manifestations of multiple social subjects in different registers. The following data collection methods will be used: texts/documents of public policies and institutions/units of analysis; oral interviews with managers and history teachers; written and iconographic records of teachers and researchers during visits to schools; websites and portals of the institutions investigated. In continuation of previous and related projects developed by students/advisees of IC, Master's and Doctorate degrees, the Project is part of the Observatory of History and Geography Teaching
of GEPEGH and aims to broaden understanding, public debate and the production of new knowledge in the area of history teaching, public policies for teacher training, favoring the training of young researchers and teachers at the undergraduate and postgraduate levels, consolidating partnerships between research groups through interinstitutional actions and contributing to the teaching practices of history teachers in basic education.
Coordination: Selva Guimarães
Status: Completed;
Nature: Research;
Funding: National Council for Scientific and Technological Development - CNPq/ PQ 1B 2018-2021
OBSERVATORY OF TEACHING HISTORY AND GEOGRAPHY:
public policies, teacher training and knowledge production (2009 -2020)
The History and Geography Teaching Observatory project is a collective, interinstitutional research project within the scope of the History and Geography Teaching Observatory Program, coordinated by GEPEGH. The objective is to investigate the configurations of History and Geography teaching in the State of Minas Gerais, through data collection and analysis of three dimensions, which are configured as investigative axes of: specific public policies for the teaching of History and Geography developed by SEE/MG; academic production (theses and dissertations) defended in postgraduate programs between (2009-2019), which have as their object the teaching of History and Geography, and initial teacher training projects developed in HEIs in the state of Minas Gerais. This is a qualitative investigation, which uses the analysis of various data, such as documents, academic productions, and oral data, aiming to construct a diagnosis of the teaching of History and Geography. The Project aims to increase, deepen and support research in the area, in the state of Minas Gerais, inserting it into the problems highlighted in the national and international context through the development of a Digital Platform www.observatoriogeohistorico.net.br.
Coordination: Selva Guimarães
Status: Completed;
Nature: Research;
Funding: Minas Gerais State Research Support Foundation - FAPEMIG