Os professores e professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba desenvolvem seus projetos de pesquisa com financiamento interno e/ou externo à instituição, com a finalidade de contemplar alunos e alunas em processo de iniciação científica, de mestrado e de doutorado. Além disso, lideram grupos e redes de pesquisa na área de educação.
Abaixo, segue os projetos de pesquisa em andamento, por linha de pesquisa e docente, vinculados ao referido Programa. Segue também as Redes e Grupos de Pesquisa que estão com atividades em andamento.
Linha I - Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem
Professora Dra. Adriana Rodrigues
2018 - Atual
Didática desenvolvimental: contribuições para o processo ensino-aprendizagem
Descrição: Esse projeto de pesquisa, de cunho conceitual bibliográfico e de campo, intenciona identificar e compreender as contribuições dos pressupostos da Didática Desenvolvimental e da Teoria Histórico-Cultural, notadamente os sistemas didáticos Elkonin-Davidov e Galperin-Talízina, para pensar/refletir/estruturar o processo ensino-aprendizagem no contexto da educação escolarizada, nos diversos níveis e modalidades. Com essa investigação científica espera-se contribuir para a compreensão dos sistemas didáticos elencados, assim como vislumbrar outras possibilidades de organização do ensino de conteúdos escolares.
Professora Dra. Marilene Ribeiro Resende
2017 - Atual
Desenvolvimento Profissional Docente: concepções, práticas e articulações
Descrição: A formação de professores, os seus saberes e práticas pedagógicas são temáticas de pesquisa, discussões e estudos, que não se esgotam, pois se situam num contexto cujas características são fundamentalmente, a fluência, isto é, o vir-a-ser, e a interdependência, isto é, a relação que se estabelece entre os fenômenos sociais, tecnológicos, políticos, culturais, naturais, econômicos, dentre outros, e, consequentemente os educacionais. Neste sentido, trata-se de temáticas sempre atuais, necessárias e relevantes, no campo da educação e da pesquisa. A formação de professores e o seu desenvolvimento profissional são questões complexas, multidimensionais, pois envolvem múltiplos aspectos sempre em movimento. Como se dá o desenvolvimento profissional docente nos diferentes níveis de ensino e em suas inter-relações com o desenvolvimento curricular, com o desenvolvimento institucional, com o desenvolvimento da profissionalidade e com o desenvolvimento do ensino, nessas primeiras décadas do século XXI? Essa é a questão geral que orienta esse projeto guarda-chuva, que abriga/rá outros subprojetos de pesquisa, incluindo alunos de doutorado, de mestrado e de iniciação científica. O objetivo é compreender o desenvolvimento profissional docente em suas múltiplas relações e articulações, no contexto educacional do século XXI. Desenvolvimento Profissional docente é aqui entendido como um processo contínuo, evolutivo e contextual, que promove o desenvolvimento pedagógico, o desenvolvimento teórico, o desenvolvimento pessoal (cognitivo, emocional, afetivo, etc). É entendido como processo que se articula ao desenvolvimento do ensino (práticas pedagógicas), ao desenvolvimento curricular (concepção de currículo, políticas relacionadas aos aspectos curriculares, inovação, papel da escola, do professor e do aluno), ao desenvolvimento da profissionalidade (condições de trabalho, autonomia, carreira, etc), desenvolvimento institucional (desenvolvimento de todos os envolvidos, das políticas, da dinâmica organizacional). Envolve a formação inicial, a formação continuada, como processos dinâmicos e complementares, os saberes e os conhecimentos profissionais. Os subprojetos se guiarão por questões tais como: Quais são as práticas pedagógicas dos professores nos diferentes níveis de ensino, num dado momento e num dado contexto? Quais são as necessidades formativas dos professores nos diferentes níveis de ensino e nos diferentes momentos da carreira docente? Quais as representações construídas sobre as práticas docentes por professores e alunos? Que significados constroem os professores sobre a formação que lhes é oferecida? Que conceitos específicos, didáticos, tecnológicos eles constroem em propostas de formação, sobretudo em formação do tipo colaborativa?
2017 - Atual
Conteúdos algébricos no Ensino Médio: discussões e propostas na perspectiva da teoria histórico cultural
Descrição: O projeto proposto tem a característica de um projeto guarda-chuva, no qual se abrigarão outros subprojetos. Insere-se no contexto da discussão da reforma do Ensino Médio e do questionamento ao discurso que conduz à desvalorização dos conteúdos e que permeia a educação na atualidade. Esses são taxados de coisas mortas, que não tem relevância para a vida dos jovens hoje, pois muitos deles não têm aplicação imediata em suas vidas. Assim, move-nos para a investigação a seguinte questão norteadora: Os conteúdos de álgebra propostos para o Ensino Médio nas últimas três décadas são conteúdos mortos? O que lhes pode dar vida? Aliadas a essa, outras questões emergem como: Quais conteúdos de álgebra têm sido propostos para o Ensino Médio nas duas últimas décadas? Quais conteúdos de álgebra têm sido avaliados no Exame Nacional do Ensino Médio e quais os resultados obtidos pelos alunos? Há possibilidades de organização do ensino a partir do movimento lógico-histórico de conceitos fundamentais de álgebra, trabalhados nesse nível? Tem como objetivo geral analisar conceitos essenciais de álgebra, buscando resgatar o seu movimento histórico-lógico, para justificar a sua presença no ensino médio e para indicar caminhos para a organização do ensino, buscando dar-lhes vida. É uma investigação de abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como fundamentação teórico-metodológica, a perspectiva Histórico-Cultural. A pesquisa de campo será realizada por meio de experimento didático-formativo, que visa promover o desenvolvimento do aluno a partir de situações que se estruturam em torno de um determinado conceito científico a ser apreendido. Espera-se com essa investigação contribuir para as discussões e propostas para o ensino de álgebra no ensino médio, no contexto das reformas que estão postas, porém, no sentido de valorização dos conteúdos escolares e dos conhecimentos acumulados pela humanidade historicamente.
Professor Dr. Orlando Fernández Aquino
2018 - Atual
Necessidades de formação continuada de professores da Educação Básica e Superior em Minas Gerais: um estudo diagnóstico.
Descrição: Os resultados das pesquisas educacionais vêm mostrando que há divórcio entre as políticas públicas e a realidade da formação dos professores da Educação Básica e Superior e que essa distorção tem impacto negativo na aprendizagem dos alunos. Ao mesmo tempo, consolidam-se os estudos sobre necessidades dos professores como uma área emergente de pesquisa na Educação. Assim sendo, define-se como objeto de estudo as necessidades de formação continuada de professores da Educação Básica e Superior em Minas Gerais
. Como elaborar um diagnóstico das necessidades de formação continuada de professores de Educação Básica e Superior em Minas Gerais, estabelecendo as relações entre as políticas públicas, os resultados da investigação científica e o impacto da formação na aprendizagem dos professores e dos alunos? O objetivo é diagnosticar as necessidades de formação continuada de professores da Educação Básica e Superior, por meio do estabelecimento de relações entre as políticas de formação de professores, as ações de formação continuada e o impacto destas na aprendizagem dos professores e dos alunos. A metodologia da pesquisa envolve a pesquisa bibliográfica, a documental e a pesquisa de campo (questionário), envolvendo os seguintes subsistema: 1) as políticas públicas, 2) os resultados das pesquisas sobre formação de professores; 3) o levantamento de dados empíricos sobre as necessidades de formação continuada dos professores em Minas Gerais e seu impacto na aprendizagem dos alunos. Espera-se contribuir com resultados que explicitem as relações entre as políticas, os resultados da ciência sobre a formação do professorado, as necessidades de formação dos docentes e seu impacto na aprendizagem dos alunos. Os resultados são uteis para a melhoria das políticas, para o desenho das ações de formação sob bases científicas e para a melhora da qualidade da aprendizagem dos alunos.
Professora Dra. Sálua Cecílio
2018 - Atual
Trabalho e profissão docente na cultura virtual: tendências, conteúdos e implicações para a subjetividade e a saúde de professores.
Descrição: O mundo do trabalho e suas inter-relações com a produção da subjetividade, em tempos de reestruturações produtivas, ensejadas pelas tecnologias digitais e avanço do capitalismo global e flexível, põem à prova o conhecimento e as ações sobre as vidas que se produzem em função dos modos de organização do trabalho que se processam nas primeiras décadas do século XXI. Nesse sentido, este projeto tem como objeto o trabalho docente na cultura virtual em sua organização, tendências e conteúdos, examinado em suas relações dialéticas com a constituição da subjetividade de professores. O objetivo é explicar como se estabelecem tais relações e suas materializações principais na organização do trabalho de professores e na sua condição profissional e pessoal. Interessa conhecer quando e como o trabalho possa ser assumido e desenvolvido por sujeitos que se conhecem, enquanto conhecem o que fazem, e escapam às condições que os expõem à alienação e ao sofrimento. Nesse quadro, a educação em vez de se prestar à formação e efetivação de transformações dos nela envolvidos, reduz-se a um campo como outros tantos do mundo produtivo, em que professores, contrariamente ao esperado, fazem do trabalho um fardo a carregar e não alternativa de autonomia e promessa de realização profissional. Aos moldes de um observatório do trabalho, recorrendo a estudos e a uma metodologia de abordagem dialética, tendo como instrumentos de recolha de informações entrevistas e observações, espera-se que seja possível recuperar o caráter histórico-crítico de trajetórias profissionais e dos contextos em que elas se produzem e se consolidam no âmbito do ensino superior em tempos de transformações nos modos de ser e de trabalhar.
Professora Dra. Selva Guimarães
2019 - Atual
Formação docente, saberes e práticas curriculares: um estudo sobre cenários de formação e desenvolvimento profissional docente
Descrição: Partindo do pressuposto de que os projetos de formação, os saberes e as práticas curriculares não são independentes dos sujeitos que os constituem, nos diversos cenários concebidos como tempos e espaços sócio históricos, culturais; que as relações entre os três polos pressupõem tensões, aproximações e distanciamentos, logo estratégica, questiona-se: Como se dá o processo de formação docente, no contexto das políticas públicas educacionais no do século XXI? Como os currículos de são concebidos e configurados no interior das políticas públicas em diferentes cenários? Frente a essas inquietações essa proposta de pesquisa visa aprofundar e ampliar as análises sobre as relações entre a formação docente, os saberes e os currículos desenvolvidos em diferentes realidades educativas e as implicações nas práticas educativas e no desenvolvimento profissional docente.
2018 - Atual
Políticas públicas e ensino de História na educação básica
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é analisar as configurações constitutivas do ensino de História no Brasil: as políticas públicas do MEC em fase de implementação (BNCC, Reforma do Ensino Médio e PNLD 2019), a formação inicial docente nos Cursos de Licenciatura em História a formação continuada nos Profhistória e as práticas educativas desenvolvidas por professores de História em diferentes culturas escolares nas cinco regiões geográficas do Brasil (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul). Objetiva-se analisar o processo de implementação dessas políticas e os resultados/efeitos nos projetos de formação inicial e continuada, nos saberes e práticas de professores de História da educação básica.
Professora Dra. Valeska Guimarães Rezende da Cunha
2018 - Atual
A formação inicial para a docência em História e Geografia nos Cursos de Licenciatura das IES públicas no estado de Minas Gerais (2009-2017)
Descrição: Esta proposta de investigação representa uma continuidade, aprofundamento e ampliação de pesquisas anteriores e, nesse sentido, articula-se ao debate nacional e internacional no campo da pesquisa em educação, ensino e aprendizagem de História e Geografia na educação básica. Este projeto faz parte de um projeto maior intitulado Observatório do Ensino de História e Geografia em Minas Gerais: políticas públicas, formação docente e produção de conhecimentos (2009-2017), aprovado pela Fapemig, chamada 01/2016, Demanda Universal. Nesse projeto maior, a equipe está composta pelos professores da UFU, uma professora da UNIPAC, uma professora da UNIUBE e uma da UFVJM (membros do GEPEGH - Grupo de Pesquisa em Ensino de História e Geografia/UFU), graduandos e pós-graduandos. Consideramos as investigações com essas instituições em parceria, envolvendo pesquisadores de diferentes níveis, fator importante para criar uma relação dialógica entre os participantes, favorecer a reflexão, o debate e o crescimento mútuos. O GEPEGH/FACED/UFU é um Grupo de Estudos e Pesquisa em formação docente, ensino de História e Geografia da Universidade de Uberlândia (UFU) e aprovou, recentemente, a Criação do Observatário do Ensino de História e Geografia da FACED/UFU, Faculdade de Educação da UFU, que se define como um Programa De Extensão e Pesquisa vinculado ao GEPEGH. Este projeto tem por objetivo mapear, analisar e relacionar a formação inicial de professores para o ensino de História e Geografia nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia (que formam professores para os anos iniciais do ensino fundamental) e Cursos de Licenciatura em História e Geografia que formam professores para os últimos anos do ensino fundamental e ensino médio ofertados pelas IES públicas do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação que se situa no campo das pesquisas qualitativas em educação. A investigação produzirá um diagnóstico detalhado das configurações do ensino de História e Geografia no Estado, por meio do levantamento de dados e de uma análise do modo como se processam as relações entre as políticas públicas específicas, a produção acadêmica que tem como objeto o ensino de História e Geografia, e os projetos de formação inicial docente desenvolvidos nas IES públicas no estado de Minas Gerais.
2018 - Atual
A tutoria na perspectiva dos professores e alunos do curso de medicina da Uniube: um estudo em representações sociais
Descrição: O estudo objetiva identificar e compreender as representações sociais de professores tutores e alunos, do curso de Medicina, sobre o papel da Tutoria na promoção e no acompanhamento do aluno durante seu processo formativo, tendo em vista a perspectiva da construção do tripé médico: conhecimento científico, habilidades e atitudes. Este estudo parte de controvérsias sobre a importância dessa atividade no curso, sendo que muitas vezes está relacionada à obrigatoriedade e inadequação dos tutores e falta de espaço para a discussão de temas não relacionados à formação médica puramente técnica. Pesquisa de natureza quanti-qualitativa busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Participarão da pesquisa os discentes do primeiro e quarto período do Ciclo Básico; quinto e oitavo período do Ciclo Intermediário; nono e décimo segundo período do Internado e 21 tutores do curso de medicina da UNIUBE. A construção dos dados será realizada por meio de um questionário com questões abertas e fechadas e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software EVOC. Para a análise dos dados, além da Teoria das Representaçõs Sociais e da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após a identificação das representações, serão mapeadas as potencialidades e as fragilidades com relação ao trabalho desenvolvido na tutoria, em cada ciclo de estudo. A partir dos dados encontrados espera-se que essa pesquisa possa contribuir para compreender a representação social que alunos e tutores apresentam sobre o papel da tutoria identificando tanto as habilidades e competências desenvolvidas nos alunos quanto as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores.
Professora Dra. Vânia Maria de Oliveira Vieira
2018 - Atual
Desenvolvimento profissional de professores da Educação Superior: contribuições da teoria das representações sociais
Descrição: Este projeto integra a RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Integra também o CIERS-ed - Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação, da Fundação Carlos Chagas. Este estudo parte do princípio de que grande parte dos professores da educação superior não foram formados para a docência, chegam à universidade sem formação pedagógica sistematizada. Portanto, a problemática que se anuncia diz respeito ao seguinte questionamento: quais as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional docente? Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Apresenta como objetivo geral identificar e compreender as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional do professor da educação superior. Inicialmente, estão participando da pesquisa cerca de 60 professores, sendo 20 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 20 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e 20 Universidade de Uberaba (UNIUBE). A construção dos dados foi realizada por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), tratadas pelo software EVOC (VERGÉZ, 2002), que tem como finalidade indicar os possíveis núcleos central e periféricos das representações sociais. No momento, a pesquisa encontra-se no processo de análise dos dados. Para isso, será utilizado o respaldo da Teoria das Representações Sociais e da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após a identificação das representações sociais dos professores sobre formação e desenvolvimento profissional docente, serão mapeadas as dificuldades ou fragilidades com relação à formação docente. Para discussão e reflexão dos resultados obtidos, na perspectiva de uma experiência formativa, serão realizados grupos focais nas universidades integrantes da pesquisa, com os docentes que aceitarem participar desta etapa. Propõe-se, agora, a ampliação do número de participação de IES, incluindo o Centro de Estudios de la Educación Superior (Cecess) da Universidad de Sancti Spiritus (UNISS) em Cuba, e a Universidade de Sorocaba (UNISO). Espera-se que a realização desta pesquisa possa contribuir para a identificação e compreensão das representações sociais que influenciam a prática pedagógica dos professores, e, além disso, possibilitar experiências formativas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento profissional docente. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional, Docência universitária, Representações Sociais, Educação superior, Práticas pedagógicas.
Linha II - Processos educacionais e seus fundamentos
Professora Dra. Fernanda Telles Márques
2019 - Atual
Identidade e Diferença no livro didático de História e de Ciências - um estudo comparativo de marcadores sociais de gênero e de etnicidade
Descrição: A pesquisa dá continuidade a projeto anterior, realizado com fomento da FAPEMIG. Trata-se de um estudo comparado sobre a apresentação conceitual e os usos de marcadores sociais de sexo/gênero, raça/etnia em livros didáticos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Naturais. O objetivo mais amplo da proposta é analisar, a partir de livros didáticos de História e de Ciências do ensino fundamental II, como se dá a produção de representações e de um imaginário sobre a Identidade e a Diferença. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, realizadas em abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica terá início com leituras orientadas e levantamentos nas bases de dados SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. Depois de mapear a produção recente (últimos seis anos), o material resultante será triado e incorporado a um programa de leituras organizadas em eixos que atendam às especificidades dos planos de trabalho (PIBIC Jr, IC) e de subprojetos (Mestrado Acadêmico em Educação). Os textos serão lidos, fichados e discutidos no Grupo de Estudos da Educação para a Diversidade e a Cidadania (GEEDICI), do PPGE-UNIUBE. A pesquisa documental envolverá tanto levantamento e estudo de legislação educacional pertinente - com ênfase nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História e de Ciências do Fundamental II - quanto a análise de textos e imagens encontrados em quatro coleções de livros didáticos (duas referentes a cada área do conhecimento). Na etapa final, os resultados obtidos pela análise categorial temática dos livros serão colocados em cruzamento com os demais dados da pesquisa e discutidos à luz do referencial teórico.
2018 - Atual
Educação na diversidade para a cidadania
Descrição: A educação escolar participa da produção social dos sujeitos e da delimitação de espaços a eles reservados. Como vêm demonstrando estudos realizados desde as décadas finais do século XX, os discursos escolares sobre o Eu(nós) e o Outro(eles), a forma como são apresentados corpos, povos, costumes e modos de ser, contribuem para o estabelecimento da diferença e exercem influências na formação de imaginários acerca daqueles que recebem sua marca. Tendo isso em vista, nos últimos 20 anos foram criados dispositivos legais e políticas públicas pelos quais a escola poderia passar de lugar da mera reprodução de imaginários hegemônicos a locus de discussão da identidade/diferença visando a formação de valores democráticos. Foi quando puderam se incorporar, ao cotidiano escolar, temas fundamentais para a constituição de uma educação na diversidade para a cidadania. Isso posto, o projeto abriga pesquisas elaboradas a partir das tensões e contradições que, no período em questão, envolveram e envolvem as relações entre educação, diversidade e cidadania. Trata-se de trabalhos interdisciplinares, que recorrem ao referencial teórico dos Estudos Culturais e que se encontram alinhados ao Grupo de Estudos da Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi).
Professora Dra. Giseli Cristina do Vale Gatti
2019 - Atual
O Ensino Secundário em Perspectiva Comparada: historiografia, legislação, instituições e práticas escolares no Brasil e em Portugal no Século XX
Descrição: Trata-se de investigação na área de Educação, subárea de História da Educação, dedicada à temática da História do Ensino Secundário. O objeto privilegiado na pesquisa será a comparação do processo de desenvolvimento do Ensino Secundário no Brasil e em Portugal no Século XX, época na qual se consolidaram os regimes republicanos em ambos países e na qual ganhou centralidade a questão educacional. O objetivo geral da investigação é compreender as trajetórias em comum e os elementos diferenciadores do desenvolvimento do Ensino Secundário no Brasil e em Portugal ao longo do Século XX, com especial atenção aos antecedentes, aos contextos históricos, às legislações de ensino, às instituições e às práticas escolares. Para tanto, serão efetivados procedimentos de estudo e de pesquisa pautados pelo: aprofundamento do conhecimento acerca da historiografia, em especial da portuguesa na temática do Ensino Secundário; levantamento e conhecimento mais detalhado da legislação acerca do Ensino Secundário, em especial de Portugal; levantamento das principais instituições escolares destinadas a este nível de ensino em Portugal e no Brasil, com seleção daquelas que poderão ser objeto de aprofundamento; exame das diferentes propostas curriculares em vigor em ambos países; conhecimento dos aspectos principais das práticas escolares efetivadas no Ensino Secundário em ambos países. Para tanto, as principais fontes de pesquisa serão a bibliografia sobre o Ensino Secundário, a legislação de ensino, os currículos e os programas escolares.
2017 - Atual
Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961)
Descrição: A história do ensino secundário no Brasil vem sendo objeto recorrente de investigações na área de educação. Levantamento parcial, realizado no âmbito do Observatório de Cultura Escolar, identificou mais de 226 produtos, entre dissertações, teses, e artigos em revistas especializadas em história da educação com temas relacionados com ensino secundário, produção que cobre praticamente todos os estados brasileiros. No entanto, apesar do volume considerável, ainda há lacunas a serem preenchidas a respeito da história desse nível de ensino que vem sendo apontado como desafio atual para as políticas governamentais. Um desses desafios relaciona-se com as políticas governamentais formuladas e levadas a efeito, tanto em nível federal quanto estadual e municipal, para expandir e atender à crescente demanda por esse nível de ensino, principalmente no período de 1942 a 1961. Em todo o país a expansão e a propagação do ensino secundário foram muito lentas e receberam pouca atenção do poder público. Por outro lado, estudos coincidem ao apontar forte presença dos governos municipais no atendimento a essa demanda, quer seja tomando iniciativa de criação de ginásios, quer apoiando iniciativas de instituições não públicas, principalmente religiosas, e estaduais. Esse apoio incluía cedência de terrenos ou prédios e pagamento de professores. Mesmo levando-se em consideração que esse período assistiu a um processo de uniformização curricular com a Reforma Capanema associada aos mecanismos de inspeção, pouco se conhece sobre as formas que essa tentativa de homogeneização assumiu nas diferentes instâncias governamentais. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo analisar as políticas governamentais para o ensino secundário (ginásios e colégios) em perspectiva comparada; análise ancorada nos documentos governamentais, em dados estatísticos sobre a oferta desse nível de ensino e na documentação escolar. Trata-se, portanto, da realização de uma operação historiográfica que busca localizar e comparar o que as fontes oferecem de informação sobre algumas "noções", aqui tratadas como áreas de comparação: "atendimento à demanda", "cultura escolar", "organização do trabalho escolar", "edifícios escolares". Para tanto, essas áreas de comparações traduzem-se não apenas na materialidade dos conceitos eleitos, mas também nos mercados simbólicos que os descreveram, interpretaram e localizaram em uma "retórica historiográfica". Assim, as áreas de comparação, no caso deste estudo, não estarão limitadas à descrição e, sim, intencionam expor argumentos relacionados aos conceitos teóricos, hipóteses ou modelos explanatórios, pelos quais escolhemos estabelecer a comparabilidade entre os movimentos, acima referendados, observados no interior dos objetos e fontes escolhidas.
Prof. Dr. José Carlos Souza Araujo
2018 - Atual
Teorias Contemporâneas da Educação e Política Educacional Brasileira (1971-2018)
Descrição: O objeto busca elucidar as relações entre a política educacional brasileira, expressa desde 1971, pelo viés de teorias contemporâneas da educação, em particular através do Educação Básica, da Educação Superior, da formação de professores, bem como através de suas dimensões vinculadas à Pedagogia, expressas pelas tecnológicas pedagógicas contemporâneas, pela metodologia de ensino participativa e pela organização do trabalho pedagógico e didático.
Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza
2019 - Atual
Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares
Descrição: Esta investigação é parte do projeto guarda-chuva: "PESQUISA, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO: estudos em contextos educativos escolares e não escolares". Aborda o tema processos educativos e formativos, saberes docentes, cidadania e qualidade social da educação. Os processos educativos decorrem de uma prática social, qual seja ela. É imprescindível analisar essa prática atrelada ao seu contexto histórico, social e cultural, além de primar pelo reconhecimento, valorização das culturas e pela participação cidadã, na busca incessante pela humanização do ser humano, em busca da consolidação da educação de qualidade social na diversidade para a cidadania. Preocupado com o contexto da educação brasileira, Paulo Freire (2008) declara a urgência da democratização da escola pública, da formação permanente de seus educadores e educadoras. Uma formação permanentemente científica, frisando as práticas democráticas. Nessa perspectiva, definimos a questão orientadora da pesquisa: quais são os processos educativos, formativos e saberes de professores/as em contextos escolares e não escolares? Assim, esta investigação, ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular, tem por objetivos identificar e analisar processos educativos, formativos e saberes de professores/as com vias à humanização, emancipação, autonomia e qualidade social da educação na diversidade para a cidadania; e criar ambientes de aprendizagem colaborativos sobre as dimensões dos processos educativos escolares: práticas pedagógicas, convivência, diálogo e gestão escolar. A metodologia da pesquisa sobre os processos educativos e formativos é de abordagem qualitativa. Quanto aos fins é descritiva e exploratória. Quanto aos meios, a pesquisa é de campo e documental. A pesquisa de campo está vinculada à pesquisa participante, ou à pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos para coleta de dados serão as entrevistas, questionários, narrativas, rodas de conversa e diários de campo. Espera-se com essa pesquisa revelar processos educativos e formativos em práticas sociais escolares, especialmente vinculados à escola pública e em espaços não escolares que anunciem experiências, outros modos de viver, posturas, condutas, saberes e valores que são empregados como recursos para interpretar e mudar a realidade percebida. Esta investigação está vinculada também à dois grupos de pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos (CNPq/UFSCar) e Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas e (CNPq/Uniube-Uberlândia), e ao Grupo de Estudos em Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi/Uniube-Uberaba).
2018 - Atual
O professor na perspectiva da Educação Popular
Descrição: Atualmente existe uma busca incessante pela consolidação da Educação Popular como área de conhecimento e, junto com essa busca, há também a preocupação com a regulamentação da Educação Popular como profissão e com a definição dos perfis ideais para as pessoas que desejam se tornar Educadoras Populares. Por isso, o objetivo principal dessa proposta de pesquisa é conhecer, definir e identificar o perfil e as funções do Educador Popular, que ainda carece de uma definição de atribuições no cenário educativo atual, para um reconhecimento dessa profissão e pela valorização de seu trabalho, tanto pelas instituições, especialmente as de ensino, como pela sociedade, o que, de sobremaneira, contribuirá para se pensar o professor na perspectiva da Educação Popular. Para isso, estamos lançando mão do referencial teórico-metodológico do estudo do Estado do Conhecimento, a partir de teses e dissertações publicadas entre 2015-2018, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. Para análise dos dados, partimos da análise de conteúdo, conforme propõe Bardin (1979). O que se sabe, é que esses profissionais, Educadores Populares, que já exercem uma prática tão relevante e rica em experiências, carecem de uma definição de suas atribuições no cenário educativo atual, para um reconhecimento da profissão e pela valorização de seu trabalho, tanto pelas instituições, especialmente as de ensino, como pela sociedade.
Prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto
2018 - Atual
Ao municipal e educao no Brasil: Minas Gerais na Primeira República
Descrição: Nas primeiras décadas republicanas, em Minas Gerais, presenciamos uma série de iniciativas por parte do governo estadual, na forma de seguidas reformas, sendo a mais destacada a de 1906, que instituiu os grupos escolares. No entanto, diversas diligências ocorreram, da mesma forma, no nível municipal, complementares, compensatórias ou mesmo antecipatórias à ação do estado. E também encontramos nos municípios várias iniciativas de caráter privado, atendendo conclamação dos poderes públicos, se beneficiando de estímulos e subsídios disponibilizados pelos mesmos ou seguindo motivações pessoais ligadas à benemerência ou na procura de contrabalançar a ausência educativa do poder público em seus espaços de atuação. Pelo lado dos municípios, podemos ver em Uberabinha uma preocupação decisiva pela instrução popular: as 4 primeiras leis aprovadas pelos vereadores em 1892 referem-se à educação: Lei de Instrução, Regulamento Escolar, aulas noturnas e do município em circunscrições literárias. Encontramos, dessa forma, um "plano de educação", caracterizando o município como um território pedagógico e não apenas político-administrativo. O município pedagógico tem sido entendido como uma entidade político-administrativa possibilitada no final do século XIX pela presença de uma legislação descentralizadora da gestão do ensino e a extensão da responsabilidade para com a instrução primária aos seus limites, levando à regulamentação local dessa obrigação. No âmbito da crença no poder regenerador da educação e da difusão dos sistemas escolares, as elites locais fazem uso desse processo para a definição de uma identidade municipal e para a defesa de objetivos particulares. Esta concepção tem nos motivado a avançar o estudo da formação do sistema de instrução pública no Brasil para além da análise estadual, estendendo essa investigação aos municípios, inicialmente tomando Uberabinha como referência. Pensando num projeto de história da educação comparada, temos buscado identificar a categoria município pedagógico em outras cidades do estado, expandindo o levantamento em Ouro Preto, Juiz de Fora, Araguari, Uberaba, Mariana, Paracatu, Montes Claros, Diamantina, Sacramento, Araxá, Patos de Minas, Serro, Rio Pomba, Teófilo Otoni. Esses resultados têm nos levado a repensar o processo de difusão dos sistemas escolares de ensino na segunda metade do século XIX e início do XX, chamando a atenção para o caráter também pedagógico do município. O limite temporal estabelecido foi, por um lado, 1889, com o início da República e, por outro, o ano de 1930, com o final da chamada Primeira República. Deve-se chamar a atenção que essas datas são apenas referenciais, podendo a pesquisa voltar-se tanto para períodos anteriores como posteriores. Em função dos resultados já alcançados, que corroboram boa parte de nossas hipóteses, propõe-se, neste momento, a retomada da documentação já compilada dos municípios pesquisados para promover-se análises complementares e/ou comparativas sobre as iniciativas pela instrução, seguida de incursões mais específicas ou complementares de levantamento de fontes em outros municípios ainda não estudados. Também serão pesquisados novos acervos documentais do Arquivo Público Mineiro (Belo Horizonte), relacionados às cidades com a documentação já organizada em nossa pesquisa, para se poder ampliar o horizonte e também as possibilidades de interpretação. Para a análise, serão utilizadas categorias comuns de análise, para se aquilatar as proximidades e os distanciamentos na formação do município pedagógico nas diferentes localidades do estado. Essas categorias vêm sendo discutidas e aprimorados pelo grupo de pesquisa nos últimos anos e permitem múltiplas "entradas" interpretativas. A documentação de quase todos os municípios pesquisados já se encontra catalogada e transcrita, pronta para utilização e a de outros com a transcrição em andamento.
2017 - Atual
Sociedade e cultura no Brasil: passado e presente
Descrição: Análise do processo de transformação da sociedade brasileira nos séculos XIX e XX, envolvendo educação, trabalho, relações sociais, organização sócio-política, políticas públicas e instituições sociais voltadas para os problemas e demandas oriundos do desenvolvimento econômico, como as destinadas à assistência de menores e idosos, à educação fundamental, média e superior, as novas relações de sociabilidade que se instauram no meio urbano, como a necessidade da qualificação para o trabalho, educação de jovens e adultos ,a reorganização da vida religiosa, etc.
Los profesores del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Uberaba desarrollan sus proyectos de investigación con financiamiento interno y/o externo a la institución, con el objetivo de apoyar a alumnos en proceso de iniciación científica, maestría y doctorado. Además, lideran grupos y redes de investigación en el área de educación.
A continuación, se presentan los proyectos de investigación en curso, por línea de investigación y docente, vinculados al programa mencionado. También se incluyen las Redes y Grupos de Investigación que están en actividad.
Línea I - Desarrollo profesional, trabajo docente y proceso de enseñanza-aprendizaje
Professora Dra. Adriana Rodrigues
2018 - Actual
Didáctica desarrolladora: contribuciones para el proceso de enseñanza-aprendizaje
Descripción: Este proyecto de investigación, de carácter conceptual bibliográfico y de campo, tiene como objetivo identificar y comprender las contribuciones de los presupuestos de la Didáctica Desarrollamental y la Teoría Histórico-Cultural, especialmente los sistemas didácticos Elkonin-Davidov y Galperin-Talízina, para pensar/reflexionar/estructurar el proceso de enseñanza-aprendizaje en el contexto de la educación escolarizada, en diversos niveles y modalidades. Con esta investigación científica se espera contribuir a la comprensión de los sistemas didácticos mencionados y vislumbrar otras posibilidades de organización de la enseñanza de contenidos escolares.
Professora Dra. Marilene Ribeiro Resende
2017 - Actual
Desarrollo Profesional Docente: concepciones, prácticas y articulaciones
Descripción: La formación de profesores, sus saberes y prácticas pedagógicas son temas de investigación, discusión y estudio que no se agotan, ya que se sitúan en un contexto caracterizado por la fluidez y la interdependencia entre los fenómenos sociales, tecnológicos, políticos, culturales, naturales y económicos, y consecuentemente, los educativos. En este sentido, se trata de temas siempre actuales, necesarios y relevantes en el campo de la educación y la investigación. La formación de profesores y su desarrollo profesional son cuestiones complejas y multidimensionales que involucran múltiples aspectos en constante movimiento. ¿Cómo se da el desarrollo profesional docente en los diferentes niveles de enseñanza y en sus interrelaciones con el desarrollo curricular, institucional, de la profesionalidad y del enseñanza en las primeras décadas del siglo XXI? Esta es la pregunta general que orienta este proyecto Guarda LLuvia que abarcará otros subproyectos de investigación, incluyendo alumnos de doctorado, maestría e iniciación científica. El objetivo es comprender el desarrollo profesional docente en sus múltiples relaciones y articulaciones en el contexto educativo del siglo XXI. El "Desarrollo Profesional Docente" se entiende aquí como un proceso continuo, evolutivo y contextual que promueve el desarrollo pedagógico, teórico y personal (cognitivo, emocional, afectivo, etc.). Se entiende como un proceso que se articula al desarrollo del enseñanza (prácticas pedagógicas), al desarrollo curricular (concepción de currículo, políticas relacionadas con aspectos curriculares, innovación, papel de la escuela, del profesor y del alumno), al desarrollo de la profesionalidad (condiciones de trabajo, etc.) desarrollo institucional (desarrollo de todos los involucrados, políticas, dinámica organizacional). Implica la formación inicial y la formación continua como procesos dinámicos y complementarios, los saberes y conocimientos profesionales. Los subproyectos se guiarán por preguntas como:
¿Cuáles son las prácticas pedagógicas de los profesores en los diferentes niveles de enseñanza, en un momento y contexto determinados?
¿Cuáles son las necesidades formativas de los profesores en los diferentes niveles de enseñanza y momentos de la carrera docente?
¿Cuáles son las representaciones construidas sobre las prácticas docentes por profesores y alumnos?
¿Qué significados construyen los profesores sobre la formación que se les ofrece?
¿Qué conceptos específicos, didácticos y tecnológicos construyen en propuestas de formación, especialmente en formación colaborativa?.
2017 - Actual
Contenidos algebraicos en la Enseñanza Media: discusiones y propuestas desde la perspectiva de la teoría histórico-cultural
Descripción: El proyecto propuesto tiene la característica de un proyecto "Guarda LLuvia", que abarcará otros subproyectos. Se inscribe en el contexto de la discusión sobre la reforma de la Enseñanza Media y el cuestionamiento al discurso que conduce a la desvalorización de los contenidos y que permea la educación actual. Estos son calificados de "cosas muertas", que no tienen relevancia para la vida de los jóvenes hoy, ya que muchos de ellos no tienen aplicación inmediata en sus vidas. Así, nos movemos hacia la investigación con la siguiente pregunta guía: ¿Los contenidos de álgebra propuestos para la Enseñanza Media en las últimas tres décadas son contenidos "muertos"? ¿Qué les puede dar vida? Además, surgen otras preguntas como:
¿Qué contenidos de álgebra han sido propuestos para la Enseñanza Media en las dos últimas décadas?
¿Qué contenidos de álgebra han sido evaluados en el Examen Nacional de la Enseñanza Media y qué resultados han obtenido los alumnos?
¿Hay posibilidades de organización de la enseñanza a partir del movimiento lógico-histórico de conceptos fundamentales de álgebra, trabajados en este nivel?
El objetivo general es analizar conceptos esenciales de álgebra, buscando rescatar su movimiento histórico-lógico, para justificar su presencia en la enseñanza media y para indicar caminos para la organización de la enseñanza, buscando darles vida.
Esta investigación tiene un enfoque cualitativo, involucrando investigación bibliográfica, documental y de campo, con base teórico-metodológica en la perspectiva Histórico-Cultural. La investigación de campo se realizará a través de un experimento didáctico-formativo, que busca promover el desarrollo del alumno a partir de situaciones que se estructuran en torno a un concepto científico específico por aprender.
Se espera que esta investigación contribuya a las discusiones y propuestas para la enseñanza de álgebra en la Enseñanza Media, en el contexto de las reformas actuales, pero en el sentido de valorizar los contenidos escolares y los conocimientos acumulados por la humanidad históricamente.
Professor Dr. Orlando Fernández Aquino
2018 - Actual
Necesidades de formación continua de profesores de Educación Básica y Superior en Minas Gerais: un estudio diagnóstico.
Descripción: Los resultados de las investigaciones educativas han mostrado que existe un divorcio entre las políticas públicas y la realidad de la formación de los profesores de Educación Básica y Superior, y que esta distorsión tiene un impacto negativo en el aprendizaje de los alumnos. Al mismo tiempo, se consolidan los estudios sobre necesidades de los profesores como un área emergente de investigación en Educación. Por lo tanto, se define como objeto de estudio "las necesidades de formación continua de profesores de Educación Básica y Superior en Minas Gerais".
¿Cómo elaborar un diagnóstico de las necesidades de formación continua de profesores de Educación Básica y Superior en Minas Gerais, estableciendo relaciones entre las políticas públicas, los resultados de la investigación científica y el impacto de la formación en el aprendizaje de los profesores y los alumnos?
El objetivo es diagnosticar las necesidades de formación continua de profesores de Educación Básica y Superior, mediante el establecimiento de relaciones entre las políticas de formación de profesores, las acciones de formación continua y el impacto de estas en el aprendizaje de los profesores y los alumnos.
La metodología de la investigación involucra:
- Investigación bibliográfica
- Investigación documental
- Investigación de campo (cuestionario)
Que envuelven los siguientes subsistemas:
- Políticas públicas
- Resultados de investigaciones sobre formación de profesores
- Levantamiento de datos empíricos sobre las necesidades de formación continua de los profesores en Minas Gerais y su impacto en el aprendizaje de los alumnos.
Se espera contribuir con resultados que expliquen las relaciones entre las políticas, los resultados de la ciencia sobre la formación del profesorado, las necesidades de formación de los docentes y su impacto en el aprendizaje de los alumnos. Los resultados son útiles para:
- Mejorar las políticas
- Diseñar acciones de formación basadas en la ciencia
- Mejorar la calidad del aprendizaje de los alumnos.
Professora Dra. Sálua Cecílio
2018 - Actual
Trabajo y profesión docente en la cultura virtual: tendencias, contenidos e implicaciones para la subjetividad y la salud de los profesores.
Descripción: El mundo del trabajo y sus interrelaciones con la producción de la subjetividad, en tiempos de reestructuraciones productivas impulsadas por las tecnologías digitales y el avance del capitalismo global y flexible, ponen a prueba el conocimiento y las acciones sobre las vidas que se producen en función de los modos de organización del trabajo que se procesan en las primeras décadas del siglo XXI.
En este sentido, este proyecto tiene como objeto el trabajo docente en la cultura virtual en su organización, tendencias y contenidos, examinado en sus relaciones dialécticas con la constitución de la subjetividad de los profesores. El objetivo es explicar cómo se establecen esas relaciones y sus materializaciones principales en la organización del trabajo de los profesores y en su condición profesional y personal.
Interesa conocer cuándo y cómo el trabajo puede ser asumido y desarrollado por sujetos que se conocen, mientras conocen lo que hacen, y escapan a las condiciones que los exponen a la alienación y al sufrimiento. En este contexto, la educación, en lugar de servir para la formación y efectiva transformación de los involucrados, se reduce a un campo más del mundo productivo, donde los profesores, contrariamente a lo esperado, convierten el trabajo en una carga que llevar y no en una alternativa de autonomía y promesa de realización profesional.
Siguiendo el modelo de un observatorio del trabajo, utilizando estudios y una metodología de abordaje dialéctico, con instrumentos de recopilación de información como entrevistas y observaciones, se espera que sea posible recuperar el carácter histórico-crítico de las trayectorias profesionales y los contextos en los que se producen y consolidan en el ámbito de la educación superior en tiempos de transformaciones en los modos de ser y trabajar.
Professora Dra. Selva Guimarães
2019 - Actual
Formación docente, saberes y prácticas curriculares: un estudio sobre escenarios de formación y desarrollo profesional docente
Descripción: Partiendo del supuesto de que los proyectos de formación, los saberes y las prácticas curriculares no son independientes de los sujetos que los constituyen, en diversos escenarios concebidos como tiempos y espacios sociohistóricos y culturales, se pregunta: ¿Cómo se da el proceso de formación docente en el contexto de las políticas públicas educativas del siglo XXI? ¿Cómo se conciben y configuran los currículos en el interior de las políticas públicas en diferentes escenarios? Frente a estas inquietudes, esta propuesta de investigación busca profundizar y ampliar los análisis sobre las relaciones entre la formación docente, los saberes y los currículos desarrollados en diferentes realidades educativas y las implicaciones en las prácticas educativas y el desarrollo profesional docente.
2018 - Actual
Políticas públicas y enseñanza de Historia en la educación básica
Descripción: El objetivo general de la investigación es analizar las configuraciones constitutivas de la enseñanza de Historia en Brasil: las políticas públicas del MEC en fase de implementación (BNCC, Reforma del Ensino Médio y PNLD 2019), la formación inicial docente en los Cursos de Licenciatura en Historia, la formación continuada en los Profhistória y las prácticas educativas desarrolladas por profesores de Historia en diferentes culturas escolares en las cinco regiones geográficas de Brasil. Se objetiva analizar el proceso de implementación de estas políticas y los resultados/efectos en los proyectos de formación inicial y continuada, en los saberes y prácticas de profesores de Historia de la educación básica.
Professora Dra. Valeska Guimarães Rezende da Cunha
2018 - Actual
La formación inicial para la docencia en Historia y Geografía en los Cursos de Licenciatura de las IES públicas en el estado de Minas Gerais (2009-2017)
Descripción: Esta propuesta de investigación representa una continuidad, profundización y ampliación de investigaciones anteriores y se articula al debate nacional e internacional en el campo de la investigación en educación, enseñanza y aprendizaje de Historia y Geografía en la educación básica. Este proyecto forma parte de un proyecto mayor titulado Observatorio de la enseñanza de Historia y Geografía en Minas Gerais: políticas públicas, formación docente y producción de conocimientos (2009-2017), aprobado por la Fapemig. El objetivo es mapear, analizar y relacionar la formación inicial de profesores para la enseñanza de Historia y Geografía en los Cursos de Licenciatura en Pedagogía y Cursos de Licenciatura en Historia y Geografía ofrecidos por las IES públicas del Estado de Minas Gerais.
2018 - Actual
La tutoría desde la perspectiva de profesores y estudiantes de la carrera de medicina de la Uniube: un estudio en representaciones sociales
Descripción: El estudio tiene como objetivo identificar y comprender las representaciones sociales de tutores y estudiantes, de la carrera de Medicina, sobre el papel de la Tutoría en la promoción y seguimiento del estudiante durante su proceso de formación, teniendo en cuenta la perspectiva de la formación del tríple médico: científico/ conocimientos,/ habilidades y actitudes. Este estudio se basa en controversias sobre la importancia de esta actividad en la carrera, que muchas veces está relacionada con la obligatoriedad e insuficiencia de tutores y la falta de espacio para la discusión de temas ajenos a la formación médica puramente técnica. Las investigaciones de carácter cuantitativo y cualitativo buscan sustento teórico-metodológico en la Teoría de las Representaciones Sociales de Moscovici (2003) y en la subteoría del Núcleo Central de Abric (2000). En la investigación participarán estudiantes del primer y cuarto periodo del Ciclo Básico; quinto y octavo periodo del Ciclo Intermediario; noveno y duodécimo período de Internado y 21 tutores de la carrera de medicina de la UNIUBE. La construcción de datos se realizará mediante un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas y la técnica de asociación libre de palabras, manejada por el software EVOC para el análisis de datos, además de la Teoría de las Representaciones Sociales y análisis de contenido de Bardin (2011). Luego de identificar las representaciones, se mapearán las potencialidades y debilidades en relación al trabajo realizado en tutoría, en cada ciclo de estudio. A partir de los datos encontrados, se espera que esta investigación pueda contribuir a comprender la representación social que estudiantes y tutores presentan respecto al rol de tutoría, identificando tanto las habilidades y competencias desarrolladas en los estudiantes como las prácticas pedagógicas desarrolladas por los docentes.
Professora Dra. Vânia Maria de Oliveira Vieira
2018 - Actual
Desarrollo profesional de docentes de Educación Superior: aportes desde la teoría de las representaciones sociales
Descripción: Este proyecto forma parte de la RIDEP - Red Internacional de Investigación en Desarrollo Profesional de Profesores, del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad de Uberaba (UNIUBE). También forma parte del CIERS-ed - Centro Internacional de Estudios en Representaciones Sociales y Subjetividad - Educación,de la Fundación Carlos Chagas. Este estudio supone que la mayoría de los docentes de educación superior no estaban capacitados para enseñar y llegan a la universidad sin una formación pedagógica sistematizada. Por lo tanto, el problema que se plantea se refiere a la siguiente pregunta: ¿cuáles son las representaciones sociales de los docentes principiantes respecto de la formación docente y el desarrollo profesional? Caracterizada por una investigación cuantitativa-cualitativa, busca soportes teóricos-metodológicos en la Teoría de las Representaciones Sociales de Moscovici (2003) y en la subteoría del Núcleo Central de Abric (2000). Su objetivo general es identificar y comprender las representaciones sociales de los docentes principiantes respecto de la formación y el desarrollo profesional de los docentes de educación superior. Inicialmente, participan de la investigación alrededor de 60 profesores, 20 de la Universidad Federal de Uberlândia (UFU), 20 de la Universidad Federal del Triángulo Mineiro (UFTM) y 20 de la Universidad de Uberaba (UNIUBE). La construcción de los datos se realizó mediante un cuestionario que contiene preguntas abiertas y cerradas y la Técnica de Asociación de Palabras Libres (TALP), tratado por el software EVOC (VERGÉZ, 2002), que tiene como objetivo señalar los posibles núcleos centrales y periféricos de las representaciones sociales. Actualmente, la investigación se encuentra en el proceso de análisis de datos. Para ello se utilizará el apoyo de la Teoría de las Representaciones Sociales y el análisis de contenido de Bardin (2011) Luego de identificar las representaciones sociales de los maestros respecto de la formación docente y el desarrollo profesional, se mapearán las dificultades o debilidades en relación con la formación docente. Para discutir y reflexionar sobre los resultados obtenidos, desde la perspectiva de una experiencia formativa, se realizarán grupos focales en las universidades participantes de la investigación, con profesores que acepten participar en esta etapa. Ahora se propone aumentar el número de IES participantes, incluido el Centro de Estudios de la Educación Superior (Cecess) de la Universidad de Sancti Spiritus (UNISS) en Cuba, y la Universidad de Sorocaba (UNISO). Se espera que la realización de esta investigación pueda contribuir a la identificación y comprensión de las representaciones sociales que influyen en la práctica pedagógica docente y, además, posibilitar experiencias de formación que contribuyan efectivamente al desarrollo profesional docente.
Palabras clave: Desarrollo profesional, Docencia universitaria, Representaciones sociales, Educación superior, Prácticas pedagógicas.
Línea II - Procesos educacionales y sus fundamentos
Professora Dra. Fernanda Telles Márques
2019 - Actual
Identidad y diferencia en el libro educativo de Historia y Ciencia: un estudio comparativo de marcadores sociales de género y etnia.
Descripción: La investigación continúa un proyecto anterior, realizado con financiamiento de la FAPEMIG. Se trata de un estudio comparativo sobre la presentación conceptual y usos de marcadores sociales de sexo/género, raza/etnicidad en libros de texto de las áreas de Ciencias Humanas y Ciencias Naturales. El objetivo más amplio de la propuesta es analizar, utilizando libros de texto de Historia y Ciencias de la escuela primaria II, cómo se producen representaciones y un imaginario sobre la Identidad y la Diferencia.
Para alcanzar los objetivos propuestos se optó por la investigación bibliográfica y documental, realizada desde un enfoque cualitativo. La investigación bibliográfica comenzará con lecturas guiadas y encuestas en las bases de datos SciELO y de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD. Luego del mapeo de la producción reciente (últimos seis años), el material resultante será proyectado e incorporado a un programa de lectura organizado en ejes que respondan a las especificidades de los planes de trabajo (PIBIC Jr, IC) y subproyectos (Maestría Académica en Educación). Los textos serán leídos, grabados y discutidos en el Grupo de Estudio de Educación para la Diversidad y Ciudadanía (GEEDICI), del PPGE-UNIUBE. La investigación documental involucrará tanto el levantamiento y estudio de la legislación educativa relevante con énfasis en los Parámetros Curriculares y Nacionales para la enseñanza de Historia y Ciencias en Primaria II- como el análisis de textos e imágenes encontrados en cuatro colecciones de libros de texto (dos referentes a cada área del conocimiento). En la etapa final, los resultados obtenidos mediante el análisis temático categórico de los libros serán cotejados con otros datos de investigación y discutidos a la luz del marco teórico.
2018 - Actual
Educación en la diversidad para la ciudadanía
Descripción: La educación escolar participa en la producción social de los sujetos y en la delimitación de los espacios reservados a ellos. Como lo han demostrado los estudios realizados desde las últimas décadas del siglo XX, los discursos escolares sobre el Yo (nosotros) y el Otro (ellos), la forma en que se presentan los cuerpos, los pueblos, las costumbres y los modos de ser, contribuyen al establecimiento de la diferencia. y ejercer influencia en la formación de imaginarios sobre quienes reciben su marca. Con esto en mente, en los últimos 20 años se crearon dispositivos legales y políticas públicas a través de las cuales la escuela pudo pasar de ser un lugar de mera reproducción de imaginarios hegemónicos a un locus de discusión sobre identidad/diferencia tendiente a la formación de valores democráticos. Fue cuando se pudieron incorporar a la cotidianidad escolar temas fundamentales para la creación de una educación en la diversidad para la ciudadanía.
Dicho esto, el proyecto alberga investigaciones basadas en las tensiones y contradicciones que, en el período en cuestión, involucraron e involucran las relaciones entre educación, diversidad y ciudadanía. Se trata de trabajos interdisciplinarios, que utilizan el marco teórico de los Estudios Culturales y que están alineados con el Grupo de Estudio de Educación en la Diversidad para la Ciudadanía (GEEDiCi).
Professora Dra. Giseli Cristina do Vale Gatti
2019 - Actual
La Enseñanza Secundaria en Perspectiva Comparada: historiografía, legislación, instituciones y prácticas escolares en Brasil y Portugal en el Siglo XX
Descripción: Esta investigación se enfoca en el área de Educación, subárea de Historia de la Educación, dedicada a la temática de la Historia de la Enseñanza Secundaria.
El objetivo principal es comparar el proceso de desarrollo de la Enseñanza Secundaria en Brasil y Portugal en el Siglo XX, período en el que se consolidaron los regímenes republicanos en ambos países y la cuestión educativa ganó centralidad.
El objetivo general es comprender las trayectorias comunes y los elementos diferenciadores del desarrollo de la Enseñanza Secundaria en Brasil y Portugal a lo largo del Siglo XX, prestando especial atención a los antecedentes, contextos históricos, legislaciones educativas, instituciones y prácticas escolares.
Para lograr esto, se realizarán procedimientos de estudio y pesquisa basados en:
- Profundización en la historiografía, especialmente la portuguesa sobre la Enseñanza Secundaria
- Levantamiento y conocimiento detallado de la legislación sobre la Enseñanza Secundaria en Portugal
- Identificación de las principales instituciones escolares de este nivel en Portugal y Brasil
- Análisis de las propuestas curriculares en vigor en ambos países
- Estudio de las prácticas escolares en la Enseñanza Secundaria en ambos países
Las fuentes principales de investigación serán la bibliografía sobre la Enseñanza Secundaria, la legislación educativa, los currículos y programas escolares.
2017 - Actual
La Enseñanza Secundaria en Brasil en Perspectiva Histórica y Comparada (1942-1961)
Descripción: La historia de la educación secundaria en Brasil ha sido objeto recurrente de investigaciones en el área de educación. Encuesta parcial, realizada en el ámbito del Observatorio de Cultura Escolar, identificó más de 226 productos, entre disertaciones, tesis y artículos en revistas especializadas en historia de la educación con temas relacionados a la educación secundaria, producción que abarca prácticamente todo los estados de Brasil. Sin embargo, a pesar del considerable volumen, aún quedan vacíos por llenar respecto a la historia de este nivel educativo, lo que ha sido identificado como un desafío actual para las políticas gubernamentales. Uno de estos desafíos está relacionado con las políticas gubernamentales formuladas e implementadas, tanto a nivel federal, estatal y municipal, para ampliar y satisfacer la creciente demanda de este nivel de educación, principalmente en el período de 1942 a 1961. En todo el país, la expansión y difusión de la educación secundaria fue muy lenta y recibió poca atención por parte de las autoridades públicas. Por otro lado, los estudios coinciden en señalar una fuerte presencia de los gobiernos municipales en la atención de esta demanda, ya sea tomando la iniciativa de crear gimnasios o apoyando iniciativas de instituciones no públicas, principalmente religiosas, y estatales. Este apoyo incluyó la provisión de terrenos o edificios y el pago a los maestros. Aún teniendo en cuenta, que en este período se vivió un proceso de estandarización curricular con la Reforma Capanema asociado a mecanismos de fiscalización, poco se sabe sobre las formas que este intento de homogeneización se dio en diferentes instancias gubernamentales. En este sentido, este proyecto pretende analizar las políticas gubernamentales para la educación secundaria (gimnasios y escuelas) en una perspectiva comparada; análisis anclados en documentos gubernamentales, datos estadísticos sobre la provisión de este nivel de educación y documentación escolar. Se trata, por tanto, de la realización de una operación historiográfica que busca localizar y comparar lo que las fuentes ofrecen en términos de información sobre algunas "nociones", tratadas aquí como ámbitos de comparación: "satisfacción de la demanda", "cultura escolar", " organización del trabajo escolar¿, ¿edificios escolares¿. Para ello, estas áreas de comparaciones se traducen no sólo en la materialidad de los conceptos elegidos, sino también en los mercados simbólicos que los describieron, interpretaron y ubicaron en una ¿retórica historiográfica¿. Así, los ámbitos de comparación, en el caso de este estudio, no se limitarán a la descripción y, más bien, pretenden exponer argumentos relacionados con conceptos teóricos, hipótesis o modelos explicativos, a través de los cuales optamos por establecer comparabilidad entre los movimientos, avalados. arriba, observado dentro de los objetos y fuentes elegidos.
Prof. Dr. José Carlos Souza Araujo
2018 - Actual
Teorías Contemporáneas de la Educación y Política Educativa Brasileña (1971-2018)
Descripción: Este proyecto busca elucidar las relaciones entre la política educativa brasileña, expresada desde 1971, y las teorías contemporáneas de la educación, especialmente a través de la Educación Básica, la Educación Superior, la formación de profesores, así como a través de sus dimensiones vinculadas a la Pedagogía, expresadas por las tecnologías pedagógicas contemporáneas, la metodología de enseñanza participativa y la organización del trabajo pedagógico y didáctico.
Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza
2019 - Actual
Educación en la diversidad para la ciudadanía: un estudio de procesos educativos y formativos escolares y no escolares
Descripción: Esta investigación es parte del proyecto Guarda LLuvia: "INVESTIGACIÓN, FORMACIÓN Y INTERVENCIÓN EN LA EDUCACIÓN: estudios en contextos educativos escolares y no escolares". Aborda el tema de los procesos educativos y formativos, saberes docentes, ciudadanía y calidad social de la educación.
Los procesos educativos se derivan de una práctica social, cualquiera que sea. Es imprescindible analizar esta práctica en su contexto histórico, social y cultural, y priorizar el reconocimiento, valorización de las culturas y la participación ciudadana, en la búsqueda constante de la humanización del ser humano, en busca de la consolidación de la educación de calidad social en la diversidad para la ciudadanía.
Preocupado por el contexto de la educación brasileña, Paulo Freire (2008) declara la urgencia de la democratización de la escuela pública, la formación permanente de sus educadores y educadoras. Una formación permanentemente científica, enfatizando las prácticas democráticas.
En esta perspectiva, definimos la pregunta orientadora de la investigación: ¿cuáles son los procesos educativos, formativos y saberes de los profesores en contextos escolares y no escolares?
Así, esta investigación, anclada en los presupuestos teórico-metodológicos de la Educación Popular, tiene como objetivos:
- Identificar y analizar procesos educativos, formativos y saberes de profesores con vistas a la humanización, emancipación, autonomía y calidad social de la educación en la diversidad para la ciudadanía.
- Crear ambientes de aprendizaje colaborativos sobre las dimensiones de los procesos educativos escolares: prácticas pedagógicas, convivencia, diálogo y gestión escolar.
La metodología de la investigación sobre los procesos educativos y formativos es de enfoque cualitativo. En cuanto a los fines, es descriptiva y exploratoria. En cuanto a los medios, la investigación es de campo y documental.
La investigación de campo está vinculada a la investigación participativa o a la investigación-acción colaborativa, cuyos instrumentos para la recolección de datos serán las entrevistas, cuestionarios, narrativas, rondas de conversación y diarios de campo.
Se espera que esta investigación revele procesos educativos y formativos en prácticas sociales escolares, especialmente vinculados a la escuela pública y en espacios no escolares que anuncien experiencias, otros modos de vivir, posturas, conductas, saberes y valores que se emplean como recursos para interpretar y cambiar la realidad percibida.
Esta investigación está vinculada también a dos grupos de investigación: Prácticas Sociales y Procesos Educativos (CNPq/UFSCar) y Formación Docente, Derecho a Aprender y Prácticas Pedagógicas (CNPq/Uniube-Uberlândia), y al Grupo de Estudios en Educación en Diversidad para la Ciudadanía (GEEDiCi/Uniube-Uberaba).
2018 - Actual
El Profesor en la Perspectiva de la Educación Popular
Descripción: Actualmente existe una búsqueda incessante por la consolidación de la Educación Popular como área de conocimiento y, junto con esta búsqueda, también hay preocupación por la regulamentación de la Educación Popular como profesión y por la definición de los perfiles ideales para las personas que desean convertirse en Educadores Populares.
Por eso, el objetivo principal de esta propuesta de investigación es conocer, definir e identificar el perfil y las funciones del Educador Popular, que aún carece de una definición de atribuciones en el escenario educativo actual, para un reconocimiento de esta profesión y por la valorización de su trabajo, tanto por las instituciones, especialmente las de enseñanza, como por la sociedad, lo que contribuirá significativamente a pensar en el profesor y en la perspectiva de la Educación Popular.
Para ello, nos basamos en el referencial teórico-metodológico del estudio del Estado del Conocimiento, a partir de tesis y disertaciones publicadas entre 2015-2018 en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Para el análisis de los datos, partimos del análisis de contenido, según propone Bardin (1979).
Lo que se sabe es que estos profesionales, Educadores Populares, que ya ejercen una práctica tan relevante y rica en experiencias, carecen de una definición de sus atribuciones en el escenario educativo actual, para un reconocimiento de la profesión y por la valorización de su trabajo, tanto por las instituciones, especialmente las de enseñanza, como por la sociedad
Prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto
2018 - Actual
Acción municipal y educación en Brasil: Minas Gerais en la Primera República
Descripción: En las primeras décadas republicanas, en Minas Gerais, presenciamos una serie de iniciativas por parte del gobierno estadual, en forma de sucesivas reformas, siendo la más destacada la de 1906, que instituyó los grupos escolares. Sin embargo, diversas diligencias ocurrieron, de la misma forma, a nivel municipal, complementarias, compensatorias o incluso anticipatorias a la acción del estado. También encontramos en los municipios varias iniciativas de carácter privado, atendiendo al llamado de los poderes públicos, beneficiándose de estímulos y subsidios proporcionados por los mismos o siguiendo motivaciones personales ligadas a la beneficencia o en la búsqueda de contrarrestar la ausencia educativa del poder público en sus espacios de actuación.
En Uberabiña, vemos una preocupación decisiva por la instrucción popular: las primeras cuatro leyes aprobadas por los concejales en 1892 se refieren a la educación: Ley de Instrucción, Reglamento Escolar, clases nocturnas y del municipio en circunscripciones literarias. Encontramos, de esta forma, un "plan de educación", caracterizando al municipio como un territorio pedagógico y no solo político-administrativo.
El municipio pedagógico ha sido entendido como una entidad político-administrativa posibilitada al final del siglo XIX por la presencia de una legislación descentralizadora de la gestión de la enseñanza y la extensión de la responsabilidad respecto a la instrucción primaria a sus límites, llevando a la regulación local de esta obligación.
En el ámbito de la creencia en el poder regenerador de la educación y la difusión de los sistemas escolares, las élites locales hacen uso de este proceso para definir una identidad municipal y defender objetivos particulares. Esta concepción nos ha motivado a avanzar en el estudio de la formación del sistema de instrucción pública en Brasil más allá del análisis estatal, extendiendo esta investigación a los municipios, inicialmente tomando Uberabiña como referencia. Considerando un proyecto de historia de la educación comparada, hemos buscado identificar la categoría de "municipio pedagógico" en otras ciudades del estado, ampliando el levantamiento en Ouro Preto, Juiz de Fora, Araguari, Uberaba, Mariana, Paracatu, Montes Claros, Diamantina, Sacramento, Araxá, Patos de Minas, Serro, Rio Pomba y Teófilo Otoni. Estos resultados nos han llevado a repensar el proceso de difusión de los sistemas escolares de enseñanza en la segunda mitad del siglo XIX y principios del XX, llamando la atención sobre el carácter pedagógico del municipio.
El límite temporal establecido fue, por un lado, 1889, con el inicio de la República, y por otro, el año 1930, con el fin de la llamada Primera República. Es importante destacar que estas fechas son solo referenciales y que la investigación puede abarcar períodos anteriores o posteriores.
Debido a los resultados ya alcanzados, que corroboran gran parte de nuestras hipótesis, se propone en este momento retomar la documentación ya compilada de los municipios estudiados para realizar análisis complementarios y/o comparativos sobre las iniciativas por la instrucción, seguidos de incursiones más específicas o complementarias de levantamiento de fuentes en otros municipios aún no estudiados.
También se investigarán nuevos acervos documentales del Archivo Público Mineiro (Belo Horizonte) relacionados con las ciudades con documentación ya organizada en nuestra investigación, para ampliar el horizonte y las posibilidades de interpretación.
Para el análisis, se utilizarán categorías comunes de análisis para evaluar las proximidades y distanciamientos en la formación del municipio pedagógico en diferentes localidades del estado. Estas categorías han sido discutidas y perfeccionadas por el grupo de investigación en los últimos años y permiten múltiples "entradas" interpretativas.
La documentación de casi todos los municipios estudiados ya está catalogada y transcrita, lista para su utilización, y la de otros está en proceso de transcripcióny andamiento.
2017 - Actual
Sociedad y cultura en Brasil: pasado y presente
Descripción: Análisis del proceso de transformación de la sociedad brasileña en los siglos XIX y XX, involucrando educación, trabajo, relaciones sociales, organización sociopolítica, políticas públicas e instituciones sociales enfocadas a problemas y demandas derivadas del desarrollo económico, como las dirigidas a la asistencia de menores y ancianos, a la educación primaria, secundaria y superior, las nuevas relaciones de sociabilidad que se están estableciendo en las zonas urbanas, como la necesidad de calificación para el trabajo, la educación de jóvenes y adultos, la reorganización de la vida religiosa, etc.
Professors of the Postgraduate Program in Education at the University of Uberaba develop their research projects with internal and/or external funding from the institution, with the purpose of supporting students in the process of scientific initiation, master's and doctoral studies. In addition, they lead research groups and networks in the area of education.
Below are the ongoing research projects, by line of research and professor, linked to the aforementioned Program. Also listed are the Research Networks and Groups that are currently carrying out activities.
Line I - Professional development, teaching work and teaching-learning process
Professora Dra. Adriana Rodrigues
2018 - Present
Developmental Didactics: Contributions to the Teaching-Learning Process
Description: This research project, of a conceptual, bibliographical and field nature, aims to identify and understand the contributions of the assumptions of Developmental Didactics and Historical-Cultural Theory, notably the Elkonin-Davidov and Galperin-Talízina didactic systems, to think/reflect/structure the teaching-learning process in the context of school education, at different levels and modalities. With this scientific investigation, we hope to contribute to the understanding of the listed didactic systems, as well as to glimpse other possibilities for organizing the teaching of school content.
Professora Dra. Marilene Ribeiro Resende
2017 - Present
Professional Development of Teachers: Concepts, Practices and Coordinations
Description: Teacher training, their knowledge and pedagogical practices are topics of research, discussions and studies that are never exhausted, since they are situated in a context whose characteristics are fundamentally fluency, that is, becoming, and interdependence, that is, the relationship that is established between social, technological, political, cultural, natural, economic phenomena, among others, and, consequently, educational ones. In this sense, these are topics that are always current, necessary and relevant in the field of education and research. Teacher training and their professional development are complex, multidimensional issues, since they involve multiple aspects that are always in flux. How does professional development of teachers occur at different levels of education and in its interrelations with curricular development, institutional development, professional development and teaching development in these first decades of the 21st century? This is the general question that guides this umbrella project, which will include other research subprojects, including PhD, Master's and scientific initiation students. The objective is to understand the professional development of teachers in its multiple relationships and articulations, in the educational context of the 21st century. Professional development of teachers
is understood here as a continuous, evolutionary and contextual process, which promotes pedagogical development, theoretical development, personal development (cognitive, emotional, affective, etc.). It is understood as a process that is linked to the development of teaching (pedagogical practices), curricular development (curriculum design, policies related to curricular aspects, innovation, the role of the school, the teacher and the student), the development of professionalism (working conditions, autonomy, career, etc.), institutional development (development of all those involved, policies, organizational dynamics). It involves initial training, continuing education, as dynamic and complementary processes, professional knowledge and expertise. The subprojects will be guided by questions such as: What are the pedagogical practices of teachers at different levels of education, at a given time and in a given context? What are the training needs of teachers at different levels of education and at different moments in their teaching careers? What representations do teachers and students construct about teaching practices? What meanings do teachers construct about the training they are offered? What specific didactic and technological concepts do they construct in training proposals, especially in collaborative training?
2017 - Present
Algebraic content in high school: discussions and proposals from the perspective of historical-cultural theory
Description: The proposed project has the characteristics of an umbrella
project, which will shelter other subprojects. It is part of the context of the discussion on high school reform and the questioning of the discourse that leads to the devaluation of content and that permeates education today. These are labeled as dead things
, which have no relevance to the lives of young people today, since many of them have no immediate application in their lives. Thus, the following guiding question drives our investigation: Are the algebra contents proposed for high school in the last three decades dead
content? What can give them life? In addition to this, other questions emerge, such as: What algebra contents have been proposed for high school in the last two decades? What algebra contents have been evaluated in the National High School Exam and what were the results obtained by students? Are there possibilities for organizing teaching based on the logical-historical movement of fundamental algebra concepts, worked on at this level? The general objective of this study is to analyze essential algebra concepts, seeking to recover their historical-logical movement, to justify their presence in high school and to indicate paths for organizing teaching, seeking to give them life. This is a qualitative research approach, involving bibliographic, documentary and field research, with the Historical-Cultural perspective as its theoretical-methodological foundation. The field research will be carried out through a didactic-formative experiment, which aims to promote student development based on situations that are structured around a specific scientific concept to be learned. This research is expected to contribute to discussions and proposals for teaching algebra in high school, in the context of the reforms that are in place, but in the sense of valuing school content and the knowledge accumulated by humanity historically.
Professor Dr. Orlando Fernández Aquino
2018 - Present
Continuing education needs of Basic and Higher Education teachers in Minas Gerais: a diagnostic study.
Description: The results of educational research have shown that there is a disconnect between public policies and the reality of training for Basic and Higher Education teachers and that this distortion has a negative impact on student learning. At the same time, studies on teacher needs are being consolidated as an emerging area of research in Education. Therefore, the object of study is defined as the continuing education needs of Basic and Higher Education teachers in Minas Gerais
. How can a diagnosis of the continuing education needs of Basic and Higher Education teachers in Minas Gerais be made, establishing the relationships between public policies, the results of scientific research and the impact of training on teacher and student learning? The objective is to diagnose the continuing education needs of Basic and Higher Education teachers by establishing relationships between teacher training policies, continuing education actions and their impact on teacher and student learning. The research methodology involves bibliographical, documentary and field research (questionnaire), involving the following subsystems: 1) public policies, 2) results of research on teacher training; 3) collection of empirical data on the needs for continuing education of teachers in Minas Gerais and its impact on student learning. The aim is to contribute with results that explain the relationships between policies, scientific results on teacher training, teacher training needs and their impact on student learning. The results are useful for improving policies, designing training actions based on scientific foundations and improving the quality of student learning.
Professora Dra. Sálua Cecílio
2018 - Present
Teaching work and profession in virtual culture: trends, contents and implications for teachers' subjectivity and health.
Description: The world of work and its interrelations with the production of subjectivity, in times of productive restructuring, brought about by digital technologies and the advance of global and flexible capitalism, put to the test the knowledge and actions on the lives that are produced according to the ways of organizing work that have taken place in the first decades of the 21st century. In this sense, this project has as its object the teaching work in virtual culture in its organization, trends and contents, examined in its dialectical relations with the constitution of teachers' subjectivity. The objective is to explain how such relations are established and their main materializations in the organization of teachers¿ work and in their professional and personal condition. The interest is to know when and how work can be assumed and developed by subjects who know themselves, while they know what they do, and escape the conditions that expose them to alienation and suffering. In this context, education, instead of being used to train and transform those involved, is reduced to a field like so many others in the productive world, in which teachers, contrary to expectations, treat work as a burden to bear rather than an alternative to autonomy and the promise of professional fulfillment. In the form of a work observatory, using studies and a dialectical approach methodology, with interviews and observations as instruments for collecting information, it is hoped that it will be possible to recover the historical-critical character of professional trajectories and the contexts in which they are produced and consolidated within the scope of higher education in times of transformations in the ways of being and working.
Professora Dra. Selva Guimarães
2019 - Present
Teacher training, knowledge and curricular practices: a study on scenarios of teacher training and professional development
Description: Assuming that training projects, knowledge and curricular practices are not independent of the subjects that constitute them, in the different scenarios conceived as socio-historical and cultural times and spaces; that the relations between the three poles presuppose tensions, approximations and distances, therefore strategic, the question is: How does the teacher training process take place, in the context of public educational policies in the 21st century? How are curricula conceived and configured within public policies in different scenarios? In view of these concerns, this research proposal aims to deepen and broaden the analyses on the relations between teacher training, knowledge and curricula developed in different educational realities and the implications for educational practices and teacher professional development.
2018 - Present
Public policies and the teaching of History in basic education
Description: The general objective of the research is to analyze the constitutive configurations of the teaching of History in Brazil: the public policies of the MEC in the implementation phase (BNCC, High School Reform and PNLD 2019), the initial teacher training in the History Degree Courses, the continuing education of History teachers and the educational practices developed by History teachers in different school cultures in the five geographic regions of Brazil (north, northeast, central-west, southeast and south). The objective is to analyze the process of implementation of these policies and the results/effects on the initial and continuing education projects, on the knowledge and practices of History teachers in basic education.
Professora Dra. Valeska Guimarães Rezende da Cunha
2018 - Present
Initial training for teaching History and Geography in undergraduate courses at public higher education institutions in the state of Minas Gerais (2009-2017)
Description: This research proposal represents a continuation, deepening and expansion of previous research and, in this sense, is linked to the national and international debate in the field of research in education, teaching and learning of History and Geography in basic education. This project is part of a larger project entitled Observatory of History and Geography Teaching in Minas Gerais: public policies, teacher training and knowledge production (2009-2017), approved by Fapemig, call 01/2016, Universal Demand. In this larger project, the team is composed of professors from UFU, a professor from UNIPAC, a professor from UNIUBE and one from UFVJM (members of GEPEGH - Research Group on History and Geography Teaching/UFU), undergraduate and postgraduate students. We consider research with these institutions in partnership, involving researchers from different levels, an important factor to create a dialogic relationship between participants, favoring reflection, debate and mutual growth. GEPEGH/FACED/UFU is a Study and Research Group on teacher training, History and Geography teaching at the University of Uberlândia (UFU) and recently approved the Creation of the History and Geography Teaching Observatory at FACED/UFU, UFU's School of Education, which defines itself as an Extension and Research Program linked to GEPEGH. This project aims to map, analyze and relate the initial training of teachers for teaching History and Geography in the Pedagogy Degree Courses (which train teachers for the initial years of elementary school) and History and Geography Degree Courses that train teachers for the last years of elementary school and high school offered by public HEIs in the State of Minas Gerais. This is a research that is situated in the field of qualitative research in education. The research will produce a detailed diagnosis of the configurations of History and Geography teaching in the State, through data collection and an analysis of the way in which the relationships between specific public policies, academic production that has History and Geography teaching as its object, and initial teacher training projects developed in public HEIs in the state of Minas Gerais are processed.
2018 - Present
Tutoring from the perspective of professors and students of the Uniube medical course: a study on social representations
Description: The study aims to identify and understand the social representations of professors, tutors and students of the medical course, about the role of Tutoring in the promotion and monitoring of students during their educational process, considering the perspective of the construction of the medical tripod: scientific knowledge, skills and attitudes. This study starts from controversies about the importance of this activity in the course, which is often related to the mandatory and inadequacy of tutors and the lack of space for the discussion of topics not related to purely technical medical training. Quantitative and qualitative research seeks theoretical and methodological support in Moscovici's Theory of Social Representations (2003) and in Abric's Central Nucleus subtheory (2000). Students from the first and fourth periods of the Basic Cycle; fifth and eighth periods of the Intermediate Cycle; ninth and twelfth period of the Internship and 21 tutors of the medical course of UNIUBE. The construction of the data will be carried out through a questionnaire with open and closed questions and the technique of free association of words, treated by the EVOC software. For the analysis of the data, in addition to the Theory of Social Representations and the content analysis of Bardin (2011). After the identification of the representations, the potentialities and weaknesses will be mapped in relation to the work developed in the tutoring, in each study cycle. From the data found, it is expected that this research can contribute to understanding the social representation that students and tutors present about the role of tutoring, identifying both the skills and competencies developed in the students and the pedagogical practices developed by the teachers.
Professora Dra. Vânia Maria de Oliveira Vieira
2018 - Present
Professional development of higher education teachers: contributions from the theory of social representations
Description: This project is part of RIDEP - International Research Network on Professional Development of Teachers, of the Postgraduate Program in Education of the University of Uberaba (UNIUBE). It is also part of CIERS-ed - International Center for Studies in Social Representations and Subjectivity - Education, of the Carlos Chagas Foundation. This study is based on the principle that most higher education teachers were not trained to teach and arrive at university without systematic pedagogical training. Therefore, the problem that arises concerns the following question: what are the social representations of beginning teachers about teacher training and professional development? Characterized by quantitative and qualitative research, it seeks theoretical and methodological support in Moscovici's Theory of Social Representations (2003) and in Abric's Central Nucleus subtheory (2000). Its general objective is to identify and understand the social representations of beginning teachers about the training and professional development of higher education teachers. Initially, approximately 60 professors are participating in the research, 20 from the Federal University of Uberlândia (UFU), 20 from the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) and 20 from the University of Uberaba (UNIUBE). Data collection was carried out through a questionnaire containing open and closed questions and the Free Word Association Technique (TALP), processed by the EVOC software (VERGÉZ, 2002), which aims to indicate the possible central and peripheral cores of social representations. At the moment, the research is in the process of analyzing the data. For this, the Theory of Social Representations and Bardin's content analysis (2011) will be used as support. After identifying the social representations of the professors about teacher training and professional development, the difficulties or weaknesses in relation to teacher training will be mapped. To discuss and reflect on the results obtained, from the perspective of a formative experience, focus groups will be held at the universities participating in the research, with the professors who agree to participate in this stage. It is now proposed to expand the number of participating HEIs, including the Center for Higher Education Studies (Cecess) of the University of Sancti Spiritus (UNISS) in Cuba, and the University of Sorocaba (UNISO). It is expected that this research will contribute to the identification and understanding of the social representations that influence teachers' pedagogical practices, and, in addition, enable formative experiences that effectively contribute to the professional development of teachers.
Keywords: Professional development, University teaching, Social representations, Higher education, Pedagogical practices.
Line II - Educational processes and their foundations
Professora Dra. Fernanda Telles Márques
2019 - Present
Identity and Difference in History and Science Textbooks - A Comparative Study of Social Markers of Gender and Ethnicity
Description: This research is a continuation of a previous project, funded by FAPEMIG. This is a comparative study on the conceptual presentation and uses of social markers of sex/gender, race/ethnicity in textbooks in the areas of Humanities and Natural Sciences. The broader objective of the proposal is to analyze, based on History and Science textbooks for elementary school II, how representations and an imaginary about Identity and Difference are produced. In order to achieve the proposed objectives, we opted for bibliographic and documentary research, carried out using a qualitative approach. The bibliographic research will begin with guided readings and surveys in the SciELO and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD databases. After mapping recent production (last six years), the resulting material will be screened and incorporated into a reading program organized into axes that meet the specificities of the work plans (PIBIC Jr, IC) and subprojects (Academic Master's in Education). The texts will be read, filed and discussed in the Study Group on Education for Diversity and Citizenship (GEEDICI) of PPGE-UNIUBE. The documentary research will involve both the survey and study of pertinent educational legislation - with an emphasis on the National Curricular Parameters for the teaching of History and Science in Elementary II - and the analysis of texts and images found in four collections of textbooks (two referring to each area of knowledge). In the final stage, the results obtained through the thematic categorical analysis of the books will be cross-referenced with the other research data and discussed in light of the theoretical framework.
2018 - Present
Education in diversity for citizenship
Description: School education participates in the social production of subjects and in the delimitation of spaces reserved for them. As studies conducted since the final decades of the 20th century have shown, school discourses on the Self (us) and the Other (them), the way in which bodies, peoples, customs and ways of being are presented, contribute to the establishment of difference and exert influence on the formation of imaginaries about those who receive their mark. With this in mind, in the last 20 years, legal devices and public policies have been created through which schools could move from a place of mere reproduction of hegemonic imaginaries to a locus of discussion of identity/difference aiming at the formation of democratic values. This was when fundamental themes for the constitution of an education in diversity for citizenship could be incorporated into the school routine. That said, the project includes research developed based on the tensions and contradictions that, in the period in question, involved and involve the relations between education, diversity and citizenship. These are interdisciplinary works, which use the theoretical framework of Cultural Studies and are aligned with the Study Group on Education in Diversity for Citizenship (GEEDiCi).
Professora Dra. Giseli Cristina do Vale Gatti
2019 - Present
Secondary Education in Comparative Perspective: historiography, legislation, institutions and school practices in Brazil and Portugal in the 20th Century
Description: This is a research project in the area of Education, a sub-area of History of Education, dedicated to the theme of the History of Secondary Education. The main objective of the research will be the comparison of the development process of Secondary Education in Brazil and Portugal in the 20th century, a time in which republican regimes were consolidated in both countries and in which the educational issue gained centrality. The general objective of the research is to understand the common trajectories and the differentiating elements of the development of Secondary Education in Brazil and Portugal throughout the 20th century, with special attention to the antecedents, historical contexts, education legislation, institutions and school practices. To this end, study and research procedures will be carried out based on: deepening knowledge about historiography, especially Portuguese historiography, on the theme of Secondary Education; survey and more detailed knowledge of legislation on Secondary Education, especially in Portugal; survey of the main educational institutions for this level of education in Portugal and Brazil, selecting those that could be studied in more depth; examination of the different curricular proposals in force in both countries; knowledge of the main aspects of school practices implemented in Secondary Education in both countries. To this end, the main sources of research will be the bibliography on Secondary Education, education legislation, curricula and school programs.
2017 - Present
Secondary Education in Brazil in Historical and Comparative Perspective (1942-1961)
Description: The history of secondary education in Brazil has been a recurring subject of research in the area of education. A partial survey conducted by the Observatory of School Culture identified more than 226 products, including dissertations, theses, and articles in journals specializing in the history of education with themes related to secondary education, a production that covers practically all Brazilian states. However, despite the considerable volume, there are still gaps to be filled regarding the history of this level of education, which has been highlighted as a current challenge for government policies. One of these challenges is related to the government policies formulated and implemented, both at the federal, state, and municipal levels, to expand and meet the growing demand for this level of education, especially in the period from 1942 to 1961. Throughout the country, the expansion and spread of secondary education was very slow and received little attention from the government. On the other hand, studies agree that municipal governments have played a strong role in meeting this demand, whether by taking the initiative to create high schools or by supporting initiatives by non-public institutions, mainly religious ones, and by state institutions. This support included the provision of land or buildings and the payment of teachers. Even taking into account that this period saw a process of curricular standardization with the Capanema Reform associated with inspection mechanisms, little is known about the forms that this attempt at homogenization took in the different government instances. In this sense, this project aims to analyze government policies for secondary education (high schools and colleges) from a comparative perspective; an analysis based on government documents, statistical data on the provision of this level of education, and school documentation. This involves, therefore, carrying out a historiographical operation that seeks to locate and compare what the sources offer in terms of information about some notions
, treated here as areas of comparison: meeting demand
, school culture
, organization of school work
, school buildings
. To this end, these areas of comparison translate not only into the materiality of the concepts chosen, but also into the symbolic markets that described, interpreted and located them in a historiographical rhetoric
. Thus, the areas of comparison, in the case of this study, will not be limited to description, but rather intend to present arguments related to the theoretical concepts, hypotheses or explanatory models, through which we chose to establish comparability between the movements, referred to above, observed within the objects and sources chosen.
Prof. Dr. José Carlos Souza Araujo
2018 - Present
Contemporary Theories of Education and Brazilian Educational Policy (1971-2018)
Description: The object seeks to elucidate the relationships between Brazilian educational policy, expressed since 1971, through the bias of contemporary theories of education, in particular through Basic Education, Higher Education, teacher training, as well as through its dimensions linked to Pedagogy, expressed by contemporary pedagogical technologies, by participatory teaching methodology and by the organization of pedagogical and didactic work.
Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza
2019 - Present
Education in diversity for citizenship: a study of educational and training processes in schools and non-schools
Description: This research is part of the umbrella project: RESEARCH, TRAINING AND INTERVENTION IN EDUCATION: studies in educational contexts in schools and non-schools
. It addresses the theme of educational and training processes, teaching knowledge, citizenship and the social quality of education. Educational processes arise from a social practice, whatever it may be. It is essential to analyze this practice linked to its historical, social and cultural context, in addition to prioritizing the recognition, appreciation of cultures and citizen participation, in the incessant search for the humanization of the human being, in search of the consolidation of quality social education in diversity for citizenship. Concerned about the context of Brazilian education, Paulo Freire (2008) declares the urgency of democratizing public schools and of the ongoing training of their educators. A permanently scientific training, emphasizing democratic practices. From this perspective, we define the guiding question of the research: what are the educational, training and knowledge processes of teachers in school and non-school contexts? Thus, this research, anchored in the theoretical and methodological assumptions of Popular Education, aims to identify and analyze educational, training and knowledge processes of teachers with a view to humanization, emancipation, autonomy and social quality of education in diversity for citizenship; and to create collaborative learning environments on the dimensions of school educational processes: pedagogical practices, coexistence, dialogue and school management. The methodology of the research on educational and training processes is qualitative. As for the ends, it is descriptive and exploratory. As for the means, the research is field and documentary. Field research is linked to participatory research, or collaborative action research, whose instruments for data collection will be interviews, questionnaires, narratives, conversation circles and field diaries. This research is expected to reveal educational and formative processes in school social practices, especially those linked to public schools and in non-school spaces that announce experiences, other ways of living, attitudes, behaviors, knowledge and values that are used as resources to interpret and change the perceived reality. This investigation is also linked to two research groups: Social Practices and Educational Processes (CNPq/UFSCar) and Teacher Training, Right to Learn and Pedagogical Practices (CNPq/Uniube-Uberlândia), and to the Study Group on Education in Diversity for Citizenship (GEEDiCi/Uniube-Uberaba).
2018 - Present
The teacher from the perspective of Popular Education
Description: There is currently an incessant search for the consolidation of Popular Education as an area of knowledge and, along with this search, there is also concern with the regulation of Popular Education as a profession and with the definition of ideal profiles for people who wish to become Popular Educators. Therefore, the main objective of this research proposal is to know, define and identify the profile and functions of the Popular Educator, who still lacks a definition of responsibilities in the current educational scenario, for the recognition of this profession and the appreciation of their work, both by institutions, especially educational institutions, and by society, which will greatly contribute to thinking about the teacher from the perspective of Popular Education. To this end, we are using the theoretical-methodological framework of the study of the State of Knowledge, based on theses and dissertations published between 2015-2018, in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD. For data analysis, we started from content analysis, as proposed by Bardin (1979). What is known is that these professionals, Popular Educators, who already carry out such a relevant practice and are rich in experiences, lack a definition of their attributions in the current educational scenario, for the recognition of the profession and for the appreciation of their work, both by institutions, especially educational institutions, and by society.
Prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto
2018 - Present
Municipal action and education in Brazil: Minas Gerais in the First Republic
Description: In the first decades of the republic, in Minas Gerais, we witnessed a series of initiatives by the state government, in the form of successive reforms, the most notable being that of 1906, which instituted school groups. However, several measures were also taken at the municipal level, complementary, compensatory or even anticipatory to the state's action. And we also find several private initiatives in the municipalities, responding to calls from public authorities, benefiting from incentives and subsidies made available by them or following personal motivations linked to charity or in the search to counterbalance the educational absence of the public authorities in their areas of activity. On the municipal side, we can see in Uberabinha a decisive concern for popular education: the first four laws approved by the city councilors in 1892 refer to education: the Instruction Law, School Regulations, night classes and the municipality in literary districts. We thus found an education plan
characterizing the municipality as a pedagogical territory and not just a political-administrative one. The pedagogical municipality has been understood as a political-administrative entity made possible at the end of the 19th century by the presence of legislation decentralizing the management of education and the extension of responsibility for primary education to its limits, leading to local regulation of this obligation. Within the scope of the belief in the regenerative power of education and the dissemination of school systems, local elites use this process to define a municipal identity and to defend particular objectives. This conception has motivated us to advance the study of the formation of the public education system in Brazil beyond the state analysis, extending this investigation to the municipalities, initially taking Uberabinha as a reference. Thinking about a project on the history of comparative education, we have sought to identify the category of pedagogical municipality in other cities in the state, expanding the survey to Ouro Preto, Juiz de Fora, Araguari, Uberaba, Mariana, Paracatu, Montes Claros, Diamantina, Sacramento, Araxá, Patos de Minas, Serro, Rio Pomba, and Teófilo Otoni. These results have led us to rethink the process of dissemination of school education systems in the second half of the 19th century and the beginning of the 20th century, drawing attention to the pedagogical character of the municipality as well. The time limit established was, on the one hand, 1889, with the beginning of the Republic, and, on the other, the year 1930, with the end of the so-called First Republic. It should be noted that these dates are merely references, and the research could focus on both earlier and later periods. Based on the results already achieved, which corroborate many of our hypotheses, we propose that we now revisit the documentation already compiled for the municipalities studied in order to conduct complementary and/or comparative analyses of education initiatives, followed by more specific or complementary incursions to survey sources in other municipalities not yet studied. New documentary collections from the Arquivo Público Mineiro (Belo Horizonte) related to the cities with documentation already organized in our research will also be researched in order to broaden the horizon and also the possibilities for interpretation. For the analysis, common categories of analysis will be used to assess the similarities and differences in the formation of the pedagogical municipality in the different locations of the state. These categories have been discussed and improved by the research group in recent years and allow for multiple interpretative ¿entries¿. The documentation of almost all of the municipalities studied has already been catalogued and transcribed, ready for use, and the transcription of others is in progress.
2017 - Present
Society and culture in Brazil: past and present
Description: Analysis of the process of transformation of Brazilian society in the 19th and 20th centuries, involving education, work, social relations, socio-political organization, public policies and social institutions focused on the problems and demands arising from economic development, such as those aimed at assisting minors and the elderly, primary, secondary and higher education, the new social relations that are established in urban areas, such as the need for qualifications for work, education of young people and adults, the reorganization of religious life, etc.