Constituem componentes curriculares um núcleo de disciplinas obrigatórias, um núcleo de disciplinas eletivas, tópicos especiais, seminários de tese, seminários temáticos, produção bibliográfica, orientação, qualificação e defesa.
DOUTORADO
Núcleo de Disciplinas Obrigatórias (17 créditos)
Destina-se a garantir uma formação básica na área de Educação e Pesquisa.
- Teorias Pedagógicas Contemporâneas (4 créditos)
- Epistemologia e Pesquisa em Educação (4 créditos)
- Seminário de Tese I (3 créditos)
- Seminário de Tese II (3 créditos)
- Seminário Temático (3 créditos)
Núcleo de Disciplinas Eletivas (6 créditos)
O núcleo de disciplinas eletivas visa o aprofundamento teórico nas temáticas próprias das Linhas de Pesquisa.
- Antropologia da Educação
- Cultura Virtual e Subjetividade
- Derivações Didáticas das Teorias da Aprendizagem
- Didática: teoria e prática
- Educação como Cultura
- Estudos Interdisciplinares e Educação
- Formação e Desenvolvimento Profissional Docente
- História da Educação Brasileira
- Políticas Públicas e Educação Brasileira
- Práticas na Investigação Qualitativa
- Processos de Ensino-Aprendizagem e Linguagem
- Trabalho Docente no Capitalismo Contemporâneo
As disciplinas eletivas cursadas no Mestrado e computadas para integralização curricular não poderão ser consideradas para integralização curricular do Doutorado.
Núcleo de Tópicos Especiais (4 créditos)
As disciplinas Tópicos Especiais de Educação visam garantir flexibilidade ao currículo, permitindo o estudo de temas emergentes relacionados às Linhas de Pesquisa.
- Tópicos Especiais I
- Tópicos Especiais II
- Tópicos Especiais III
- Tópicos Especiais IV
As disciplinas eletivas poderão ser substituídas por até dois Tópicos Especiais.
As disciplinas tópicos especiais cursadas no Mestrado e computadas para integralização curricular não poderão ser consideradas para integralização curricular do doutorado.
Outros Componentes Curriculares (37 créditos)
- Orientação I
- Orientação II
- Orientação III
- Orientação IV
- Orientação V
- Orientação VI
- Orientação VII
- Orientação VIII
- Exame de Qualificação
- Defesa de Tese
- Produção Bibliográfica
PROPOSTA CURRICULAR - 2014 |
CRÉDITOS |
Disciplinas e Seminários Obrigatórios |
1. Teorias Pedagógicas Contemporâneas
2. Epistemologia e Pesquisa em Educação
3. Seminário de Tese I
4. Seminário de Tese II
5. Seminário Temático
|
04
04
04
03
03
|
Seminários Temáticos |
1. Seminário Temático I
2. Seminário Temático II
|
04
04
|
Disciplinas Eletivas |
1. Disciplina Eletiva I
2. Disciplina Eletiva II
3. Disciplina Eletiva III
|
02
02
02
|
Outros componentes
curriculares
|
Produções Bibliográfica
Orientação I
Orientação II
Orientação III
Orientação IV
Orientação V
Orientação VI
Orientação VII
Orientação VIII
Exame de Qualificação
Defesa da Tese
|
06
01
01
01
01
01
01
01
01
08
15
|
Total: |
60 créditos
|
Integralização curricular
O currículo deverá ser integralizado em 48 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 6 meses, perfazendo um total de 60 créditos, distribuídos da seguinte forma:
08 créditos, correspondentes a duas disciplinas obrigatórias;
06 créditos, correspondentes a seminários de tese;
03 créditos, correspondentes a seminário temático;
06 créditos, correspondentes a 3 disciplinas eletivas e/ou tópicos especiais;
06 créditos, correspondente à produção bibliográfica;
08 créditos, correspondentes à orientação;
08 créditos, correspondente ao exame qualificação
15 créditos, correspondente à defesa de tese;
Para integralização curricular, exige-se também a realização do exame de proficiência em 2 línguas estrangeiras.
Los componentes curriculares son un núcleo de disciplinas obligatorias, un núcleo de disciplinas electivas, temas especiales, seminarios de tesis, seminarios temáticos, producción bibliográfica, orientación, calificación y defensa.
DOCTORADO
Núcleo de Disciplinas Obligatorias (17 créditos)
Tiene como objetivo garantizar una formación básica en el área de Educación y Investigación.
- Teorías Pedagógicas Contemporáneas (4 créditos)
- Epistemología e Investigación en Educación (4 créditos)
- Seminario de Tesis I (3 créditos)
- Seminario de Tesis II (3 créditos)
- Seminario Temático (3 créditos)
Núcleo de Disciplinas Electivas (6 créditos)
El núcleo de disciplinas electivas tiene como objetivo profundizar en la teoría en las temáticas propias de las Líneas de Investigación.
- Antropología de la Educación
- Cultura Virtual y Subjetividad
- Derivaciones Didácticas de las Teorías del Aprendizaje
- Didáctica: teoría y práctica
- Educación como Cultura
- Estudios Interdisciplinarios y Educación
- Formación y Desarrollo Profesional Docente
- Historia de la Educación Brasileña
- Políticas Públicas y Educación Brasileña
- Prácticas en Investigación Cualitativa
- Procesos de Enseñanza-Aprendizaje y Lenguaje
- Trabajo Docente en el Capitalismo Contemporáneo
Las disciplinas electivas cursadas en la Maestría y computadas para la integralización curricular no podrán ser consideradas para la integralización curricular del Doctorado.
Núcleo de Temas Especiales (4 créditos)
Las disciplinas Temas Especiales de Educación tienen como objetivo garantizar flexibilidad en el currículo, permitiendo el estudio de temas emergentes relacionados con las Líneas de Investigación.
- Temas Especiales I
- Temas Especiales II
- Temas Especiales III
- Temas Especiales IV
Las disciplinas electivas podrán ser reemplazadas por hasta dos Temas Especiales.
Las disciplinas Temas Especiales cursadas en el Maestría y computadas para la integralización curricular no podrán ser consideradas para la integralización curricular del Doctorado.
Otros Componentes Curriculares (37 créditos)
- Orientación I
- Orientación II
- Orientación III
- Orientación IV
- Orientación V
- Orientación VI
- Orientación VII
- Orientación VIII
- Examen de Calificación
- Defensa de Tesis
- Producción Bibliográfica
PROPUESTA CURRICULAR - 2014 |
CRÉDITOS |
Disciplinas y Seminarios Obligatorios |
1. Teorías Pedagógicas Contemporáneas
2. Epistemología e Investigación en Edución
3. Seminario de Tesis I
4. Seminario de Tesis II
5. Seminario Temático
|
04
04
04
03
03
|
Seminarios Temáticos |
1. Seminario Temático I
2. Seminario Temático II
|
04
04
|
Disciplinas Electivas |
1. Disciplina Electiva I
2. Disciplina Electiva II
3. Disciplina Electiva III
|
02
02
02
|
Otros Componentes
Curriculares
|
Producción Bibliográfica
Orientación I
Orientación II
Orientación III
Orientación IV
Orientación V
Orientación VI
Orientación VII
Orientación VIII
Examen de Calificación
Defensa de Tesis
|
06
01
01
01
01
01
01
01
01
08
15
|
Total: |
60 créditos
|
Integralización Curricular
El currículo deberá ser integralizado en 48 meses, con la posibilidad de prorroga por 6 meses adicionales, totalizando 60 créditos, distribuidos de la siguiente forma:
08 créditos, correspondientes a dos disciplinas obligatorias;
06 créditos, correspondentes a seminarios de tesis;
03 créditos, correspondentes a seminario temático;
06 créditos, correspondentes a 3 disciplinas electivas y/o temas especiales;
06 créditos, correspondientes a producción bibliográfica;
08 créditos, correspondentes a orientación;
08 créditos, correspondentes al examen de calificación
15 créditos, correspondentes a la defensa de tesis;
Para la integralización curricular, también se requiere la realización del examen de proficiencia en 2 idiomas extranjeros.
The curricular components comprise a core of compulsory subjects, a core of elective subjects, special topics, thesis seminars, thematic seminars, bibliographic production, guidance, qualification and defense.
DOCTORATE
Core of Mandatory Subjects (17 credits)
It is intended to guarantee basic training in the area of Education and Research.
- Contemporary Pedagogical Theories (4 credits)
- Epistemology and Research in Education (4 credits)
- Thesis Seminar I (3 credits)
- Thesis Seminar II (3 credits)
- Thematic Seminar (3 credits)
Core of Elective Subjects (6 credits)
The core of elective subjects aims at theoretical deepening in the themes specific to the Lines of Research.
- Anthropology of Education
- Virtual Culture and Subjectivity
- Didactic Derivations of Learning Theories
- Didactics: theory and practice
- Education as Culture
- Interdisciplinary Studies and Education
- Professional Teacher Training and Development
- History of Brazilian Education
- Public Policies and Brazilian Education
- Practices in Qualitative Research
- Teaching-Learning Processes and Language
- Teaching Work in Contemporary Capitalism
The elective subjects taken in the Master's degree and computed for curricular completion cannot be considered for curricular completion of the Doctorate.
Core of Special Topics (4 credits)
The Special Topics in Education subjects aim to ensure flexibility in the curriculum, allowing the study of emerging themes related to the Lines of Research.
- Special Topics I
- Special Topics II
- Special Topics III
- Special Topics IV
Elective subjects may be replaced by up to two Special Topics.
Special topics subjects taken in the Master's degree and computed for curricular completion cannot be considered for curricular completion of the doctorate.
Other Curricular Components (37 credits)
- Advising I
- Advising II
- Advising III
- Advising IV
- Advising V
- Advising VI
- Advising VII
- Advising VIII
- Qualifying Exam
- Thesis Defense
- Bibliographic Production
CURRICULAR PROPOSAL - 2014 |
CREDITS |
Mandatory Subjects and Seminars |
1. Contemporary Pedagogical Theories
2. Epistemology and Research in Education
3. Thesis Seminar I
4. Thesis Seminar II
5. Thematic Seminar
|
04
04
04
03
03
|
Thematic Seminars |
1. Thematic Seminar I
2. Thematic Seminar II
|
04
04
|
Elective Subjects |
1. Elective Subject I
2. Elective Subject II
3. Elective Subject III
|
02
02
02
|
Other Curricular
Components
|
Bibliographic Productions
Advising I
Advising II
Advising III
Advising IV
Advising V
Advising VI
Advising VII
Advising VIII
Qualifying Exam
Thesis Defense
|
06
01
01
01
01
01
01
01
01
08
15
|
Total: |
60 credits
|
Curricular Completion
The curriculum must be completed in 48 months, with the possibility of extension for another 6 months, totaling 60 credits, distributed as follows:
08 credits, corresponding to two mandatory subjects;
06 credits, corresponding to thesis seminars;
03 credits, corresponding to the thesis seminar;
06 credits, corresponding to 3 elective subjects and/or special topics;
06 credits, corresponding to bibliographic production;
08 credits, corresponding to supervision;
08 credits, corresponding to the qualifying exam
15 credits, corresponding to the thesis defense;
To complete the curriculum, it is also required to take the proficiency exam in 2 foreign languages.