Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Escolas de Educação Básica - RECEPE

REDE COOPERATIVA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA - RECEPEUNIUBE

QUEM SOMOS?

Somos um conjunto de instituições educacionais cooperadas e conectadas, que atuam em rede aberta e democrática, para produzir e partilhar conhecimentos e experiências, vinculados à melhoria da qualidade social da educação básica pública e gratuita.

QUEM CRIOU A REDE

A Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica - RECEPE-UNIUBE - foi criada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão- PROPEPE, da UNIUBE, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica / Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP/CNPq.

OBJETIVOS DA RECEPE

  • Fortalecer a relação da UNIUBE com as Redes Públicas de Educação Básica.
  • Criar espaços de diálogo, reflexão, divulgação de experiências e cooperação, com foco na transformação da realidade da Educação Básica, a partir das narrativas de educadores/as que atuam em espaços escolares e não escolares, entrelaçando ensino, pesquisa e extensão.
  • Instigar diálogos e interligar grupos ou sujeitos compromissados com educação emancipatória e humanizadora.
  • Desenvolver com os/as educadores/as estudos e intervenção no cotidiano escolar, a partir das demandas e necessidades formativas desses/as educadores/as e dos/as estudantes, na perspectiva da formação continuada.
  • Criar espaços de participação de egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica em atividades do Programa, com vistas a continuar o diálogo sobre o impacto do Mestrado profissional no exercício profissional desses egressos.
  • Criar com os/as educadores/as materiais de apoio às ações educativas.
  • Elaborar e publicar com os/as educadores/as comunicados dos resultados dos projetos de ensino, pesquisa e extensão em diferentes meios.
  • Criar uma biblioteca digital com as narrativas de experiências educativas e formativas, enviadas por educadores/as.
  • Criar comunidades de investigação e comunicação de conhecimentos dentro das unidades escolares.
  • Utilizar tecnologias de informação e comunicação para/na construção e desenvolvimento da Rede.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

O compromisso de contribuir com o desenvolvimento e democratização da educação de qualidade social exige um conjunto de elaborações teóricas e práticas, com vistas a ancorar o processo de produção, análise e intervenção na realidade escolar, especialmente em função do aprofundamento das desigualdades nos processos de escolarização dos/as estudantes das escolas públicas em tempos de pandemia.

Para tanto, os pressupostos teórico-metodológicos da Rede estarão ancorados na Educação Popular, entrelaçando formulações sobre ensino que fomenta educação emancipatória em Freire (1981, 1996, 2005, 2008) e Brandão (1985, 2009); que orienta a pesquisa participante (BRANDÃO, 1981) e que potencializa a extensão popular, como Freire (1985), Cruz, (2011, 2013, 2017) e Souza (2019), dentre outros.

QUEM PODE PARTICIPAR DA RECEPE?

Podem participar da Rede instituições escolares das Redes Públicas de Ensino Básico municipais, estaduais e federais. Para tanto, serão celebrados acordos de mútua cooperação entre a Universidade de Uberaba, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, via Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a educação básica / grupo de pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas - FORDAPP, e as referidas instituições escolares, a título gratuito, não implicando compromissos financeiros ou transferência de recursos entre os cooperados.

PARA PARTICIPAR E OUTRAS INFORMAÇÕES

Podem participar da Rede instituições escolares das Redes Públicas de Ensino Básico municipais, estaduais e federais. Para tanto, serão celebrados acordos de mútua cooperação entre a Universidade de Uberaba, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, via Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a educação básica / grupo de pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas - FORDAPP, e as referidas instituições escolares, a título gratuito, não implicando compromissos financeiros ou transferência de recursos entre os cooperados.recepeuniube@gmail.com