Disciplinas Obrigatórias - Doutorado Profissional em Educação
1.PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIAS
Estudo dos fundamentos epistemológicos da investigação no campo da educação. O papel da pesquisa no processo de construção do conhecimento científico como inerente à formação e ao trabalho docente. Os processos teóricos e metodológicos para a construção de projetos de pesquisa, de ensino e de intervenção, desenvolvidos na educação básica. Diferentes tipos de pesquisa. Métodos quantitativos, qualitativos e mistos. Procedimentos metodológicos de produção e análise dos dados. Interlocução entre a base teórica - metodológica abordada no curso e os projetos de pesquisa dos/as alunos/as.
2.PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS
Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão popular na Educação Básica. O papel da colaboração entre Universidade e educação básica no desenvolvimento do Ensino, da pesquisa interventiva, de cunho participativo e dialógico, e da extensão popular, para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Os diferentes tipos de pesquisa interventiva. Rede Colaborativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas escolas de educação básica como espaço inerente à formação e ao trabalho dos/as profissionais da educação. Reflexão acerca das práticas dos/as profissionais da educação e elaboração de projeto de intervenção coletiva e transformadora das ações dos/as profissionais da educação,
em contextos escolares e não escolares.
3.SEMINÁRIOS AVANÇADOS
Apresentação e discussão coletiva dos projetos de pesquisa com ênfase na definição do problema, do referencial teórico e da metodologia. Objetiva o aprofundamento teórico e leitura crítica sobre o processo de pesquisa dos doutorandos, com o objetivo de contribuir para a formação do pesquisador na área de educação, de constituir-se um espaço de reflexão individual e coletiva sobre os projetos de tese com base nas diretrizes estabelecidas para esse fim. Para tanto serão abordados os seguintes aspectos: Delimitação de um tema; Apresentação de um problema geral e da tese a ser defendida; a formulação precisa dos objetivos; Apresentação de justificativas que apontem para um aprofundamento da compreensão teórica acerca do problema, motivos, importância teórica e pertinência da investigação; Apresentação da relevância social e científica, da originalidade e exequibilidade; Definição do quadro teórico de referência e apresentação de justificativas para sua escolha; Apresentação e justificativa do método de trabalho; dos conceitos e do sentido operativo que assumem na investigação.
Disciplinas Obrigatórias - Mestrado Profissional em Formação Docente para a Educação Básica
1.PROCESSOS INVESTIGATIVOS EM CONTEXTOS ESCOLARES
Estudo dos fundamentos epistemológicos da investigação no campo da educação. O papel da pesquisa no processo de construção do conhecimento científico como inerente à formação e ao trabalho docente. Os processos teóricos e metodológicos para a construção de projetos de pesquisa, de ensino e de intervenção, desenvolvidos na educação básica. Procedimentos metodológicos de produção e análise dos dados. Interlocução entre a base teórica - metodológica abordada no curso e os projetos de pesquisa dos/as alunos/as.
2.POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Definições de Política Pública. Os Precursores da Teoria da Política Pública: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom e E. Easton. O Conceito de Policy, Politics e Polity. A Tipologia da Política Pública: Distributiva, Redistributiva, Regulatória e Estrutural. Principais Políticas Regulatórias no Brasil: a Constituição Federal de 1988, a Lei 4.024/61 e a Lei 9.394/96. A Contribuição do Projeto Pedagógico da Escola para a Gestão Escolar (LDB/96, art. 12). O Financiamento da Educação Básica no Brasil. O Plano Nacional de Educação. Currículo e Atividades transversais. O Desafio da Escola de Tempo Integral. Os Efeitos das Avaliações Globais na Educação Básica: SAEB, ANRESC, ANA, PISA e ENEM. O Plano Nacional de Educação: Dificuldades e Possibilidades.
3. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO BÁSICA
Com o Seminário de Pesquisa pretende-se que os/as mestrandos/as tenham a oportunidade de dialogar sobre os projetos e ou resultados parciais de suas pesquisas com seus pares e com professores/as do Programa. Objetiva-se um aprofundamento teórico e uma leitura crítica e colaborativa sobre o processo de pesquisa dos/as discentes. Serão também realizadas leituras individuais preliminares sobre temas pertinentes à área de Pesquisa em Educação e dos projetos de pesquisa, enviados pelos/as alunos/as antes da data de realização do Seminário de Pesquisa.
Disciplinas Eletivas - Mestrado Profissional em Formação Docente para a Educação Básica e Doutorado Profissional em Educação
1. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
A fonetização das representações icônicas. O papel do símbolo como representação cognitiva das ideias. O conjunto das letras do alfabeto greco-latino. A escrita como representação da língua na forma oral. A mudança do sistema de representação oral-auditivo para o sistema visual. Os traços distintivos do sistema oral-auditivo e do sistema visual. Os conceitos de método e de estratégia na prática da alfabetização e da leitura. A leitura e a escrita como práticas na vida social. Níveis de Leitura: elementar, informativa, analítica e sintópica. Paradigmas de textualidade: a narração, a dissertação, a descrição, a argumentação e a injunção. Gêneros textuais. Literatura Infantil e Leitura. O uso das tecnologias de Informação e de comunicação na alfabetização e no desenvolvimento da Leitura e da Escrita.
2. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Estudo sobre a avaliação educacional, fundamentos, contextualização histórica; questões teóricas da avaliação da aprendizagem; avaliação da aprendizagem e exames escolares: diversificação das abordagens; avaliações em diversos contextos pedagógicos da educação; instrumentos de avaliação e aprender avaliar; avaliações nacionais; avaliações internacionais; materiais e instrumentos voltados para a educação básica nos seus diferentes níveis. Discussão das avaliações em curso no Brasil e suas implicações nos currículos, nos saberes e práticas escolares.
3. CULTURA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Concepções de cultura e de educação. A produção social da identidade e da diferença.
Educação escolar, currículos e práticas educativas. Alteridade e multiculturalismo no cotidiano
da Educação Básica. Cultura escolar e culturas infanto-juvenis. Processos culturais,
enfrentamentos e resistências. A diversidade cultural no cotidiano escolar brasileiro.
4.EDUCAÇÃO DO CAMPO E RURALIDADES
Panorama atual da ruralidade brasileira. Análise das concepções de campo, das territorialidades
e ruralidades dos sujeitos que vivem no e do campo. Antecedentes históricos do movimento da
educação do campo. Concepções e práticas da educação do campo. A educação do campo na
atualidade. Diagnóstico da educação do campo e popular. Educação popular como modelo
teórico e como prática social. Alternativas pedagógicas para contextos de diversidades de
culturas, de meio ambiente, de modo de vida, produção e geração de renda etc., e o estudo de métodos pedagógicos ativos.
5. ENSINO E APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL
O Sentido da Técnica na Experiência Humana. Invenções e Descobertas na Vida dos Humanos. A Quarta Revolução Industrial. A Educação na Era Digital. O núcleo da Informação: os bits e os bytes. O Tempo e o Espaço Reconfigurados na Era Digital. A Aprendizagem como Meta do Processo Pedagógico. As Novas Competências Docentes. Trabalho Docente na Era Digital. A Interdisciplinaridade: Currículo, Didática e Inovação. O Ensino Híbrido. A Sala de Aula Invertida. Infraestrutura Digital e o Processo Pedagógico. O Perigo das Telas para as Crianças. Políticas Públicas de Educação Digital. Formação do Professor para a Era Digital. Era Digital e Dependência Cultural, Econômica e Política. A Pesquisa na Era da Educação Digital.
6. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Estudo de ideias, aportes para o conceito de interdisciplinaridade, assim como um histórico no Brasil, relacionando os estudos à prática e à atitude interdisciplinar na educação básica. As atividades envolvem, a análise e discussão de relatos de experiências interdisciplinares no âmbito escolar e na elaboração de projetos e materiais didáticos.
7. GESTÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO
Fundamentos legais e pedagógicos do planejamento da educação, da gestão educacional e o direito à educação de qualidade social. Conceitos e tipos de gestão educacional. Gestão democrática de Instituições de Ensino e implicações na organização e planejamento escolar. Instrumentos e mecanismos de gestão democrática da educação. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - na estruturação do planejamento e gestão das instituições de educação. Avaliação institucional e planejamento educacional.
8. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Sistematização da discussão a respeito dos processos formativos escolares correspondentes à atual Educação Básica no Brasil, ao longo da história brasileira, tendo em vista a busca pela descrição, explicação e interpretação das relações entre educação e sociedade no passado e no presente. Debate a respeito da educação básica desde o século XVI ao XX, além de encaminhamentos em vista do século XXI.
9. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A organização do trabalho, um fenômeno moderno no desenvolvimento da sociedade capitalista, industrial, urbana e tecnológica. A organização do trabalho pedagógico e a organização do trabalho didático, duas dimensões que envolvem a constituição da escola moderna, correlatas à organização do trabalho no âmbito da sociedade capitalista. Indissociabilidade da organização do trabalho pedagógico e do trabalho didático. A organização do trabalho pedagógico como coordenador da ação educativa, a qual visa objetivos político-pedagógicos. Em termos de norteamentos legislativos estão implicados a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena/2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica/2010, o Plano Nacional de Educação de 2014-2024 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica/2015/2019.
10. POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
Definições de Política Pública. Os Precursores da Teoria da Política Pública: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom e E. Easton. O Conceito de Policy, Politics e Polity. A Tipologia da Política Pública: Distributiva, Redistributiva, Regulatória e Estrutural. Principais Políticas Regulatórias no Brasil: a Constituição Federal de 1988, a Lei 4.024/61 e a Lei 9.394/96. A Contribuição do Projeto Pedagógico da Escola para a Gestão Escolar (LDB/96, art. 12). O Financiamento da Educação Básica no Brasil. O Plano Nacional de Educação. Currículo e Atividades transversais. O Desafio da Escola de Tempo Integral. Os Efeitos das Avaliações Globais na Educação Básica: SAEB, ANRESC, ANA, PISA e ENEM. O Plano Nacional de Educação: Dificuldades e Possibilidades.. Temas de políticas públicas em debate.
11.TEORIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL REPUBLICANO
Epistemologia e teorias pedagógicas no Brasil republicano, com foco em diferentes autores (biografias), textos e contextos relacionados às seguintes pedagogias: Pedagogia Tradicional ao final do período imperial. Pedagogia Escolanovista. Pedagogia Libertadora. Pedagogia Tecnicista. Posturas crítico-reprodutivistas. Pedagogia Histórico-Crítica. Pedagogias Construtivista e Neoconstrutivista.
12. TÓPICOS ESPECIAIS EM FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO
EMENTA: A ênfase é flexível, de acordo com as demandas de pesquisa da turma e dos docentes, as demandas sociais e teórico-metodológicas. O objetivo é ampliar e aprofundar temas/questões que favoreçam a produção do conhecimento científico e pedagógico na área de concentração do Programa: educação básica e da linha de pesquisa.
13. TÓPICOS ESPECIAIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITO À EDUCAÇÃO
EMENTA: A ênfase é flexível, de acordo com as demandas de pesquisa, da turma e dos docentes, as demandas sociais e teórico-metodológicas. O objetivo é ampliar e aprofundar temas/questões como Direito a Educação na diversidade; políticas de ações afirmativas; Educação profissional; Educação Especial; Educação Inclusiva; Educação em Direitos Humanos; Educação Indígena e Quilombola; Educação das Relações Étnico- Raciais; Educação do Campo Educação de Jovens e Adultos Educação em espaços de restrição e privação de liberdade; Educação de gênero e sexualidade.
14.TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
EMENTA: A ênfase é flexível, de acordo com as demandas de pesquisa, da turma e dos docentes, as demandas sociais e teórico-metodológicas. O objetivo é ampliar e aprofundar temas/questões que favoreçam a produção do conhecimento científico e pedagógico na área de concentração do Programa: educação básica e da linha de pesquisa.
Asignaturas Obligatorias - Doctorado Profesional en Educación
1. INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: EPISTEMOLOGÍA Y METODOLOGÍAS
Estudio de los fundamentos epistemológicos de la investigación en el campo de la educación. El papel de la investigación en el proceso de construcción del conocimiento científico como inherente a la formación y el trabajo docente. Los procesos teóricos y metodológicos para la construcción de proyectos de investigación, enseñanza e intervención, desarrollados en la educación básica. Diferentes tipos de investigación. Métodos cuantitativos, cualitativos y mixtos. Procedimientos metodológicos para la producción y análisis de datos. Interlocución entre la base teórica-metodológica abordada en el curso y los proyectos de investigación de los/as estudiantes
2. PROYECTOS DE INTERVENCIÓN EN LA EDUCACIÓN BÁSICA: FUNDAMENTOS Y PRÁCTICAS
Estudio de los fundamentos teóricos y metodológicos de los proyectos de enseñanza, investigación y extensión popular en la Educación Básica. El papel de la colaboración entre la universidad y la educación básica en el desarrollo de la enseñanza, la investigación interventiva de carácter participativo y dialógico, y la extensión popular, para mejorar la calidad de la enseñanza y el aprendizaje. Los diferentes tipos de investigación interventiva. Red Colaborativa de Enseñanza, Investigación y Extensión en las escuelas de educación básica como espacio inherente a la formación y el trabajo de los/as profesionales de la educación. Reflexión sobre las prácticas de los/as profesionales de la educación y elaboración de un proyecto de intervención colectiva que transforme las acciones de los/as profesionales de la educación en contextos escolares y no escolares.
3. SEMINARIOS AVANZADOS
Presentación y discusión colectiva de los proyectos de investigación con énfasis en la definición del problema, el marco teórico y la metodología. Su objetivo es profundizar la comprensión teórica y la lectura crítica sobre el proceso de investigación de los doctorandos, contribuyendo a la formación de investigadores en el área de educación, constituyendo un espacio de reflexión individual y colectiva sobre los proyectos de tesis, basado en las directrices establecidas para tal fin. Se abordarán los siguientes aspectos: Delimitación de un tema; Presentación de un problema general y la tesis a ser defendida; Formulación precisa de los objetivos; Presentación de justificaciones que apunten hacia un mayor entendimiento teórico sobre el problema, motivos, importancia teórica y pertinencia de la investigación; Presentación de la relevancia social y científica, originalidad y viabilidad; Definición del marco teórico y justificación de su elección; Presentación y justificación del método de trabajo; de los conceptos y el sentido operativo que asumen en la investigación.
Asignaturas Obligatorias - Maestría Profesional en Formación Docente para la Educación Básica
1. PROCESOS INVESTIGATIVOS EN CONTEXTOS ESCOLARES
Estudio de los fundamentos epistemológicos de la investigación en el campo de la educación. El papel de la investigación en el proceso de construcción del conocimiento científico como inherente a la formación y al trabajo docente. Los procesos teóricos y metodológicos para la construcción de proyectos de investigación, enseñanza e intervención, desarrollados en la educación básica. Procedimientos metodológicos para la producción y análisis de datos. Interlocución entre el marco teórico-metodológico abordado en el curso y los proyectos de investigación de los/as estudiantes.
2. POLÍTICAS PÚBLICAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA EN BRASIL
Definiciones de Política Pública. Los Precursores de la Teoría de la Política Pública: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom y E. Easton. El Concepto de Policy, Politics y Polity. Tipología de la Política Pública: Distributiva, Redistributiva, Regulatoria y Estructural. Principales Políticas Regulatorias en Brasil: la Constitución Federal de 1988, la Ley 4.024/61 y la Ley 9.394/96. La Contribución del Proyecto Pedagógico de la Escuela para la Gestión Escolar (LDB/96, Art. 12). Financiación de la Educación Básica en Brasil. El Plan Nacional de Educación. Currículo y Actividades Transversales. El Desafío de las Escuelas de Tiempo Completo. Los Efectos de las Evaluaciones Globales en la Educación Básica: SAEB, ANRESC, ANA, PISA y ENEM. El Plan Nacional de Educación: Dificultades y Posibilidades
3. SEMINARIO DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN BÁSICA
El Seminario de Investigación tiene como objetivo brindar a los/as estudiantes de maestría la oportunidad de dialogar sobre los proyectos y/o resultados parciales de sus investigaciones con sus compañeros/as y con los/as profesores/as del Programa. Se busca un profundización teórica y una lectura crítica y colaborativa sobre el proceso de investigación de los/as estudiantes. También se realizarán lecturas individuales preliminares sobre temas pertinentes al área de Investigación en Educación y los proyectos de investigación, enviados por los/as estudiantes antes de la fecha de realización del Seminario de Investigación.
Asignaturas Electivas - Maestría Profesional en Formación Docente para la Educación Básica y Doctorado Profesional en Educación
1. ALFABETIZACIÓN Y LETRAMIENTO
La fonetización de las representaciones icónicas. El papel del símbolo como representación cognitiva de las ideas. El conjunto de las letras del alfabeto greco-latino. La escritura como representación de la lengua en su forma oral. El cambio del sistema de representación oral-auditivo al sistema visual. Las características distintivas del sistema oral-auditivo y del sistema visual. Los conceptos de método y estrategia en la práctica de la alfabetización y la lectura. La lectura y la escritura como prácticas en la vida social. Niveles de Lectura: elemental, informativa, analítica y sintópica. Paradigmas de textualidad: la narración, la exposición, la descripción, la argumentación y la injunción. Géneros textuales. Literatura Infantil y Lectura. El uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la alfabetización y en el desarrollo de la lectura y la escritura.
2. EVALUACIÓN EN EDUCACIÓN BÁSICA
Estudio sobre la evaluación educativa, sus fundamentos y contextualización histórica; cuestiones teóricas de la evaluación del aprendizaje; evaluación del aprendizaje y exámenes escolares: diversificación de enfoques; evaluaciones en diversos contextos pedagógicos de la educación; instrumentos de evaluación y aprender a evaluar; evaluaciones nacionales; evaluaciones internacionales; materiales e instrumentos destinados a la educación básica en sus diferentes niveles. Discusión sobre las evaluaciones en curso en Brasil y sus implicaciones en los currículos, los saberes y las prácticas escolares.
3. CULTURA Y PRÁCTICAS EDUCATIVAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA
Concepciones de cultura y de educación. La producción social de la identidad y la diferencia. Educación escolar, currículos y prácticas educativas. Alteridad y multiculturalismo en la vida cotidiana de la Educación Básica. Cultura escolar y culturas infanto-juveniles. Procesos culturales, enfrentamientos y resistencias. La diversidad cultural en la vida cotidiana escolar brasileña.
4. EDUCACIÓN DEL CAMPO Y RURALIDADES
Panorama actual de la ruralidad brasileña. Análisis de las concepciones de campo, territorialidades y ruralidades de los sujetos que viven en y del campo. Antecedentes históricos del movimiento de la educación del campo. Concepciones y prácticas de la educación del campo. La educación del campo en la actualidad. Diagnóstico de la educación del campo y popular. La educación popular como modelo teórico y como práctica social. Alternativas pedagógicas para contextos de diversidad cultural, medio ambiente, estilo de vida, producción y generación de ingresos, etc., y el estudio de métodos pedagógicos activos.
5. ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE EN LA ERA DIGITAL
El Sentido de la Técnica en la Experiencia Humana. Invenciones y Descubrimientos en la Vida de los Seres Humanos. La Cuarta Revolución Industrial. La Educación en la Era Digital. El Núcleo de la Información: los bits y los bytes. El Tiempo y el Espacio Reconfigurados en la Era Digital. El Aprendizaje como Meta del Proceso Pedagógico. Las Nuevas Competencias Docentes. Trabajo Docente en la Era Digital. La Interdisciplinariedad: Currículo, Didáctica e Innovación. La Enseñanza Híbrida. El Aula Invertida. Infraestructura Digital y el Proceso Pedagógico. El Peligro de las Pantallas para los Niños. Políticas Públicas de Educación Digital. Formación del Profesor para la Era Digital. Era Digital y Dependencia Cultural, Económica y Política. La Investigación en la Era de la Educación Digital.
6. ESTUDIOS INTERDISCIPLINARIOS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA
Estudio de ideas y aportes al concepto de interdisciplinariedad, así como su historia en Brasil, relacionando los estudios con la práctica y la actitud interdisciplinaria en la educación básica. Las actividades incluyen el análisis y discusión de relatos de experiencias interdisciplinares en el ámbito escolar y la elaboración de proyectos y materiales didácticos.
7. GESTIÓN Y PLANIFICACIÓN DE LA EDUCACIÓN
Fundamentos legales y pedagógicos de la planificación educativa, la gestión educativa y el derecho a una educación de calidad social. Conceptos y tipos de gestión educativa. Gestión democrática de instituciones educativas y sus implicaciones en la organización y planificación escolar. Herramientas y mecanismos de gestión democrática de la educación. Plan de Desarrollo Institucional (PDI) en la estructuración de la planificación y gestión de las instituciones educativas. Evaluación institucional y planificación educativa.
8. HISTORIA DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN BRASIL
Sistematización de la discusión sobre los procesos formativos escolares correspondientes a la actual Educación Básica en Brasil, a lo largo de la historia brasileña, con el objetivo de describir, explicar e interpretar las relaciones entre educación y sociedad en el pasado y en el presente. Debate sobre la educación básica desde el siglo XVI hasta el siglo XX, así como perspectivas para el siglo XXI.
9. ORGANIZACIÓN DEL TRABAJO PEDAGÓGICO EN LA EDUCACIÓN BÁSICA
La organización del trabajo, un fenómeno moderno en el desarrollo de la sociedad capitalista, industrial, urbana y tecnológica. La organización del trabajo pedagógico y la organización del trabajo didáctico, dos dimensiones que involucran la constitución de la escuela moderna, correlacionadas con la organización del trabajo en el ámbito de la sociedad capitalista. La indisolubilidad de la organización del trabajo pedagógico y del trabajo didáctico. La organización del trabajo pedagógico como coordinador de la acción educativa, con objetivos político-pedagógicos. En términos de orientaciones legislativas, están implicados: la Constitución de la República Federativa de Brasil de 1988, la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (1996), las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación de Docentes de la Educación Básica en nivel superior (carrera de licenciatura, graduación completa)/2001, las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Básica (2010), el Plan Nacional de Educación 2014-2024 y las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial y Continua de los Profesionales del Magisterio de la Educación Básica (2015/2019).
10. POLÍTICAS PÚBLICAS DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN BRASIL.
Definiciones de Política Pública. Los Precursores de la Teoría de la Política Pública: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom y E. Easton. El concepto de Policy, Politics y Polity. La Tipología de la Política Pública: Distributiva, Redistributiva, Regulatoria y Estructural. Principales Políticas Regulatorias en Brasil: la Constitución Federal de 1988, la Ley 4.024/61 y la Ley 9.394/96. La Contribución del Proyecto Pedagógico de la Escuela para la Gestión Escolar (LDB/96, art. 12). La financiación de la Educación Básica en Brasil. El Plan Nacional de Educación. Currículo y Actividades Transversales. El Desafío de las Escuelas de Tiempo Completo. Los Efectos de las Evaluaciones Globales en la Educación Básica: SAEB, ANRESC, ANA, PISA y ENEM. El Plan Nacional de Educación: Dificultades y Posibilidades. Temas de políticas públicas en debate.
11. TEORÍAS PEDAGÓGICAS EN EL BRASIL REPUBLICANO
Epistemología y teorías pedagógicas en el Brasil republicano, con enfoque en diferentes autores (biografías), textos y contextos relacionados con las siguientes pedagogías: Pedagogía Tradicional al final del período imperial. Pedagogía Escuela Nueva. Pedagogía Liberadora. Pedagogía Tecnicista. Posturas crítico-reproductivistas. Pedagogía Histórico-Crítica. Pedagogías Constructivista y Neoconstructivista
12. TEMAS ESPECIALES EN FUNDAMENTOS Y PLANIFICACIÓN
SÍLABO: El énfasis es flexible, de acuerdo con las demandas de investigación de la clase y los docentes, así como las necesidades sociales y teórico-metodológicas. El objetivo es ampliar y profundizar temas/cuestiones que favorezcan la producción de conocimiento científico y pedagógico en el área de concentración del Programa: educación básica y la línea de investigación.
13. TEMAS ESPECIALES EN POLÍTICAS PÚBLICAS Y DERECHO A LA EDUCACIÓN
SÍLABO: El énfasis es flexible, de acuerdo con las demandas de investigación de la clase y los docentes, así como las necesidades sociales y teórico-metodológicas. El objetivo es ampliar y profundizar temas/cuestiones como el Derecho a la Educación en la diversidad; políticas de acciones afirmativas; educación profesional; educación especial; educación inclusiva; educación en derechos humanos; educación indígena y quilombola; educación en relaciones étnico-raciales; educación rural; educación para jóvenes y adultos; educación en espacios de restricción y privación de libertad; educación de género y sexualidad.
14. TEMAS ESPECIALES EN PRÁCTICAS DOCENTES EN LA EDUCACIÓN BÁSICA
SÍLABO:El énfasis es flexible, de acuerdo con las demandas de investigación de la clase y los docentes, así como las necesidades sociales y teórico-metodológicas. El objetivo es ampliar y profundizar temas/cuestiones que favorezcan la producción de conocimiento científico y pedagógico en el área de concentración del Programa: educación básica y la línea de investigación.
Compulsory Courses - Professional Doctoral Program in Education
1. RESEARCH IN EDUCATION: EPISTEMOLOGY AND METHODOLOGIES
Study of the epistemological foundations of research in the field of education. The role of research in the process of constructing scientific knowledge as inherent to teacher education and practice. Theoretical and methodological processes for developing research, teaching, and intervention projects in basic education. Different types of research. Quantitative, qualitative, and mixed methods. Methodological procedures for data production and analysis. Interaction between the theoretical-methodological framework covered in the course and the research projects of the students.
2. INTERVENTION PROJECTS IN BASIC EDUCATION: FOUNDATIONS AND PRACTICES
Study of the theoretical and methodological foundations of teaching, research, and popular extension projects in Basic Education. The role of collaboration between universities and basic education in the development of teaching, participatory and dialogical intervention research, and popular extension, aimed at improving the quality of teaching and learning. The different types of intervention research. Collaborative Network of Teaching, Research, and Extension in basic education schools as an inherent space for the training and work of education professionals. Reflection on the practices of education professionals and the development of a collective intervention project that transforms the actions of education professionals in both school and non-school contexts.
3. ADVANCED SEMINARS
Presentation and collective discussion of research projects with emphasis on problem definition, theoretical framework, and methodology. The aim is to deepen the theoretical understanding and critical reading of the doctoral candidates' research processes, contributing to the training of researchers in the field of education, and providing a space for both individual and collective reflection on thesis projects, based on the guidelines established for this purpose. The following aspects will be addressed: Defining a topic; Presentation of a general problem and the thesis to be defended; Precise formulation of objectives; Presentation of justifications pointing towards a deeper theoretical understanding of the problem, reasons, theoretical importance, and relevance of the investigation; Presentation of the social and scientific relevance, originality, and feasibility; Definition of the theoretical framework and justification for its selection; Presentation and justification of the working method; of the concepts and their operational meaning within the investigation.
Compulsory Courses - Professional Master's Program in Teacher Education for Basic Education
1. INVESTIGATIVE PROCESSES IN SCHOOL CONTEXTS
Study of the epistemological foundations of research in the field of education. The role of research in the process of constructing scientific knowledge as inherent to teacher education and practice. Theoretical and methodological processes for developing research, teaching, and intervention projects in basic education. Methodological procedures for data production and analysis. Interaction between the theoretical-methodological framework covered in the course and the research projects of the students.
2. PUBLIC POLICIES IN BASIC EDUCATION IN BRAZIL
Definitions of Public Policy. The Pioneers of Public Policy Theory: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom, and E. Easton. The Concept of Policy, Politics, and Polity. Typology of Public Policy: Distributive, Redistributive, Regulatory, and Structural. Main Regulatory Policies in Brazil: the Federal Constitution of 1988, Law 4,024/61, and Law 9,394/96. The Contribution of the School Pedagogical Project to School Management (LDB/96, Art. 12). Financing of Basic Education in Brazil. The National Education Plan. Curriculum and Cross-cutting Activities. The Challenge of Full-time Schools. The Effects of Global Assessments in Basic Education: SAEB, ANRESC, ANA, PISA, and ENEM. The National Education Plan: Challenges and Possibilities.
3. RESEARCH SEMINAR IN BASIC EDUCATION
The Research Seminar aims to provide master's students with the opportunity to discuss the projects and/or partial results of their research with their peers and professors from the Program. The objective is to deepen theoretical knowledge and engage in a critical and collaborative reading of the research processes of the students. Preliminary individual readings on topics relevant to the field of Education Research and the research projects, submitted by the students prior to the seminar date, will also be conducted
Elective Courses - Professional Master's Program in Teacher Education for Basic Education and Professional Doctoral Program in Education
1. LITERACY AND LITERACY DEVELOPMENT
The phonetic representation of iconic symbols. The role of the symbol as a cognitive representation of ideas. The set of letters in the Greco-Latin alphabet. Writing as a representation of language in its oral form. The shift from the oral-auditory representation system to the visual system. The distinguishing features of the oral-auditory system and the visual system. The concepts of method and strategy in the practice of literacy and reading. Reading and writing as practices in social life. Levels of Reading: elSYLLABUSry, informative, analytical, and syntopic. Paradigms of textuality: narration, exposition, description, argumentation, and injunction. Textual genres. Children's Literature and Reading. The use of Information and Communication Technologies in literacy and the development of reading and writing.
2. ASSESSMENT IN BASIC EDUCATION
Study of educational assessment, its foundations, and historical context; theoretical issues in learning assessment; learning assessment and school exams: diversification of approaches; assessments in various pedagogical contexts of education; assessment instruments and learning to assess; national assessments; international assessments; materials and instruments aimed at basic education in its different levels. Discussion of ongoing assessments in Brazil and their implications for curricula, knowledge, and school practices
3. CULTURE AND EDUCATIONAL PRACTICES IN BASIC EDUCATION
Conceptions of culture and education. The social production of identity and difference. School education, curricula, and educational practices. Otherness and multiculturalism in the daily life of Basic Education. School culture and child-adolescent cultures. Cultural processes, confrontations, and resistances. Cultural diversity in the everyday life of Brazilian schools.
4. RURAL EDUCATION AND RURALITIES
Current panorama of Brazilian rurality. Analysis of the conceptions of the countryside, territorialities, and ruralities of individuals living in and from the countryside. Historical background of the rural education movement. Conceptions and practices of rural education. Rural education in the present day. Diagnosis of rural and popular education. Popular education as a theoretical model and social practice. Pedagogical alternatives for contexts of cultural diversity, the environment, lifestyle, production, income generation, etc., and the study of active pedagogical methods.
5. TEACHING AND LEARNING IN THE DIGITAL AGE
The Meaning of Technology in Human Experience. Inventions and Discoveries in Human Life. The Fourth Industrial Revolution. Education in the Digital Age. The core of Information: bits and bytes. Time and Space Reconfigured in the Digital Era. Learning as the Goal of the Pedagogical Process. New Teaching Competencies. Teaching Work in the Digital Age. Interdisciplinarity: Curriculum, Didactics, and Innovation. Hybrid Teaching. The Flipped Classroom. Digital Infrastructure and the Pedagogical Process. The Danger of Screens for Children. Public Policies for Digital Education. Teacher Training for the Digital Age. Digital Age and Cultural, Economic, and Political Dependency. Research in the Era of Digital Education.
6. INTERDISCIPLINARY STUDIES IN BASIC EDUCATION
Study of ideas and contributions to the concept of interdisciplinarity, as well as its history in Brazil, relating the studies to practice and interdisciplinary attitudes in basic education. Activities include the analysis and discussion of reports on interdisciplinary experiences in schools and the development of projects and teaching materials
7. MANAGEMENT AND PLANNING IN EDUCATION
Legal and pedagogical foundations of educational planning, educational management, and the right to quality social education. Concepts and types of educational management. Democratic management of educational institutions and its implications for school organization and planning. Tools and mechanisms of democratic management in education. Institutional Development Plan (PDI) in the structuring of planning and management of educational institutions. Institutional evaluation and educational planning.
8. HISTORY OF BASIC EDUCATION IN BRAZIL
Systematization of the discussion regarding the educational processes corresponding to the current Basic Education in Brazil, throughout Brazilian history, with a focus on the description, explanation, and interpretation of the relations between education and society in the past and present. A debate on basic education from the 16th to the 20th century, as well as considerations for the 21st century.
9. ORGANIZATION OF PEDAGOGICAL WORK IN BASIC EDUCATION
The organization of work, a modern phenomenon in the development of capitalist, industrial, urban, and technological society. The organization of pedagogical work and the organization of didactic work, two dimensions that involve the constitution of modern schooling, correlated with the organization of work in capitalist society. The inseparability of the organization of pedagogical work and didactic work. The organization of pedagogical work as the coordinator of educational action, aimed at political-pedagogical objectives. In terms of legislative guidelines, the following are implicated: the Constitution of the Federative Republic of Brazil (1988), the National Education Guidelines and Framework Law (1996), the National Curriculum Guidelines for Teacher Education in Basic Education at the higher education level (undergraduate degree, full graduation) /2001, the National Curriculum Guidelines for Basic Education (2010), the National Education Plan 2014-2024, and the National Curriculum Guidelines for Initial and Continuing Teacher Education in Basic Education (2015/2019).
10. PUBLIC POLICIES IN BASIC EDUCATION IN BRAZIL
Definitions of Public Policy. The Pioneers of Public Policy Theory: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom, and E. Easton. The Concepts of Policy, Politics, and Polity. The Typology of Public Policy: Distributive, Redistributive, Regulatory, and Structural. Major Regulatory Policies in Brazil: the 1988 Federal Constitution, Law 4.024/61, and Law 9.394/96. The Contribution of the School Pedagogical Project to School Management (LDB/96, art. 12). Financing of Basic Education in Brazil. The National Education Plan. Curriculum and Transversal Activities. The Challenge of Full-Time Schools. The Effects of Global Assessments on Basic Education: SAEB, ANRESC, ANA, PISA, and ENEM. The National Education Plan: Challenges and Possibilities. Current Debates on Public Policy Topics.
11. PEDAGOGICAL THEORIES IN REPUBLICAN BRAZIL
Epistemology and pedagogical theories in Republican Brazil, focusing on different authors (biographies), texts, and contexts related to the following pedagogies: Traditional Pedagogy at the end of the imperial period. New School Pedagogy. Liberating Pedagogy. Technicist Pedagogy. Critical-Reproductive Postures. Historical-Critical Pedagogy. Constructivist and Neo-constructivist Pedagogies.
12. SPECIAL TOPICS IN FOUNDATIONS AND PLANNING
SYLLABUS: The emphasis is flexible, according to the research demands of the class and faculty, as well as social and theoretical-methodological needs. The goal is to broaden and deepen topics/issues that promote the production of scientific and pedagogical knowledge in the Program's area of concentration: basic education and the research line.
13. SPECIAL TOPICS IN PUBLIC POLICIES AND THE RIGHT TO EDUCATION
SYLLABUS: The emphasis is flexible, according to the research demands of the class and faculty, as well as social and theoretical-methodological needs. The objective is to broaden and deepen topics/issues that foster the production of scientific and pedagogical knowledge in the program's area of concentration: basic education and the research line.
14. SPECIAL TOPICS IN TEACHING PRACTICES IN BASIC EDUCATION
SYLLABUS: A ênfase é flexível, de acordo com as demandas de pesquisa, da turma e dos docentes, as demandas sociais e teórico-metodológicas. O objetivo é ampliar e aprofundar temas/questões que favoreçam a produção do conhecimento científico e pedagógico na área de concentração do Programa: educação básica e da linha de pesquisa.