Projetos de Pesquisa

2019 - Atual

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS E PRODUTOS COM INTERESSE TECNOLÓGICO, MINERAL E AGROPECUÁRIO

Descrição: O setor agropecuário em Uberaba e região, apresenta um cenário de destaque, com várias indústrias que desenvolvem atividades na produção de fertilizantes, defensivos agrícolas, bem como o extrativismo mineral, tais como rochas ricas em fósforo e nióbio. Assim sendo, este projeto busca desenvolver estudo de novos produtos e processos da indústria de mineração e fertilizantes, com respectivo aprimoramento de métodos de tratamento de materiais, otimizando e viabilizando produtos com maior valor agregado. Ainda nessa vertente, são abordados neste projeto, tratamento de materiais, tais como resíduos, rejeitos e subprodutos, visando adequação ambiental para descarte e/ou reaproveitamento. 

Coordenação: Alexandre de Faria Lima 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos:
Mestrado profissional: (3).


2018

ENERGIA RENOVÁVEL PROVENIENTE DE BIOMASSA, APLICAÇÕES DE MÁQUINAS ELÉTRICAS E UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE CONTROLE E OTIMIZAÇÃO, EM SISTEMAS

Descrição: O Projeto de Pesquisa Energia renovável proveniente de biomassa, aplicações de máquinas elétricas e utilização de sistemas de controle e otimização, em processos agroindustriais foi concebido para ser desenvolvido junto a universidade e/ou indústrias buscando a interação com entidades do setor agroindustrial, abrangendo as áreas: aproveitamento energético de biomassa, aplicação de máquinas elétricas e aplicação de sistemas de controle e de otimização em processos na agroindústria. Os subprojetos podem ser elaborados em função demandas advindas da agroindústria para estudos de interesse do setor no sentido e desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos.

Coordenação: Antonio Manoel Batista da Silva

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos:
Graduação (2). Mestrado Profissional (2).


2018 - atual

MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE PROCESSOS FINANCEIROS E PRODUTIVOS VOLTADOS PARA O SETOR AGROINDUSTRIAL.

Descrição: O projeto visa obter melhor desempenho na inferência de resultados e no tempo de resposta, por meio de modelagem matemática e computacional proporcionando a comparação de cenários de modo a decidir aquele que atende as necessidades de empresários do setor agroindustrial. Neste sentido procura-se realizar um planejamento financeiro e computacional detalhado, que evite o desperdício de recursos investidos, ou seja, avaliar a viabilidade econômica direcionada para a empresa. Além de considerar os aspectos referentes a viabilidade financeira, são propostos por meio de simulações no software C-Sharp, a modelagem matemática para comparar os métodos de Euler de passo simples e Runge-Kutta de 4ª ordem, para descrever a dinâmica do processo de fermentação sem a necessidade de conhecimento prévio detalhado. Para ambos os métodos, modelagens disponíveis na literatura procuram-se testar, todos os modelos propostos. O que se percebe é que a modelagem matemática por meio de simulações e projeções, integraram a pesquisa em diferentes áreas de conhecimento convergindo para o setor agroindustrial. Diante desse contexto, a teoria está focada na análise de uma interação entre o pesquisador e o processo de fábrica, visando a contribuir para o sucesso do negócio, que vai desde a tomada de decisão até a prática laboratorial e do controle financeiro por meio da modelagem matemática e computacional. Para os resultados esperados são propostos cálculos e projeções, identificação dos principais fatores físicos e químicos que afetam o setor agroindustrial. Como destacado, a motivação principal, são os fatores agregam resultados positivos através da pesquisa os quais estão sendo vistas como boas oportunidades o setor agroindustrial.

Coordenação: Adriano Dawison de Lima

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (3).


2017 - atual

TRANSFERÊNCIA DE MOMENTO, CALOR E MASSA APLICADOS EM PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS

Descrição: O Projeto de Pesquisa “Transferência de momento, calor e massa aplicados em processos agroindustriais” foi elaborado para ser desenvolvido em uma região agroindustrial com indústrias nos seguintes segmentos: a) processamento de biomassa, usinas de açúcar e álcool; b) processamento de madeira, fabricação de chapas e aglomerados; c) fabricação de defensivos agrícolas; d) fabricação de produtos alimentícios, laticínios, frigoríficos, aves, grãos, óleos, farinhas, molhos, conservas, massas alimentícias, embutidos; e) cosméticos e produtos dermatológicos; f) produtos obtidos de fermentação; g) processamento de couro e fabricação de embalagens de celulose. Os subprojetos serão elaborados em função das parcerias advindas de contatos com setores agroindustriais para estudos de interesse industrial, voltados para aperfeiçoamento, e desenvolvimento de processos, contemplando otimização, balanço de massa e obtenção de novos produtos, inclusive com utilização de resíduos e subprodutos.

Coordenação: José Roberto Delalibera Finzer

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (5).


2017 - atual

ESTUDO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS, OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS APLICADAS NA MELHORIA DE PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS.

Descrição: As empresas e indústrias de processos agroindustriais vêm buscando diferentes ferramentas objetivando a melhoria dos processos, com foco na qualidade, menor custo de produção e maior valor agregado nos produtos, além da maior competitividade, como garantia da sobrevivência. Dentre as atividades produtivas da região, as usinas sucroenergéticas buscam melhorias na produção, bem como o gerenciamento de resíduos, tendo a qualidade e valor agregado de seus produtos como objetivo. A inserção de alternativas à moagem, como o difusor em algumas situações, busca reduzir o consumo de água no processo. Nesse cenário, o monitoramento agrícola na detecção de doenças em folhas de hortifruti no campo, utilizando ferramentas tecnológicas, tem se mostrado indispensável na identificação prévia e antecipada de doenças, proporcionando possibilidade de ações preventivas no cultivo.

Coordenação: Mauro Luiz Begnini

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (2).


2017 - atual

ESTUDOS MICROBIOLÓGICOS NA AGROINDÚSTRIA

Descrição; Este Projeto foi elaborado para estudos que envolvem micro-organismos em processos bioquímicos na agroindústria. O Projeto de Pesquisa “Torrefação de maltes de cevada para produção de cerveja” foi elaborado para ser desenvolvido na região agroindustrial do Triangulo Mineiro com indústrias do segmento cervejeiro e outros que são relacionados com alimentos e obtenção de enzimas para uso em processos enzimáticos. Os subprojetos serão elaborados em função das parcerias advindas de contatos com setores agroindustriais cervejeiros por exemplo para estudos de interesse industrial, voltados para aperfeiçoamento e desenvolvimento de bebidas com diferenciais de sabores. Este estudo busca conhecimento sobre a ação do calor nas reações de Maillard e caramelização ocorridas nos grãos de cevada com impactos nas características físico-químicas e sensoriais de cervejas.

Coordenação: Ana Cláudia Chesca

Situação: em andamento, Natureza: pesquisa

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (1)


2017 - atual

ESTUDOS AGROAMBIENTAIS E DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CERRADO DE MINAS GERAIS

Descrição: Atuar em pesquisa e desenvolvimento, na produção e difusão de tecnologias em agropecuária, agronegócios, conservação e manejo de recursos naturais, com vistas à encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável, compatibilizando-as com os aspectos econômicos e ambientais. O projeto conta com a participação de docentes de diversas áreas do conhecimento, cuja integração permite uma ampla abordagem de diagnósticos e prognósticos sobre os aspectos dos múltiplos usos da água e do solo, tendo como meta principal o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. As principais inovações tecnológicas estão relacionadas ao monitoramento hidro-agrícola das fontes de água, manejo e conservação de solos, uso racional da água e energia na agricultura e pecuária e aplicações de geoprocessamento na agropecuária. Entende-se que as propriedades agrícolas estão inseridas no contexto de microbacias hidrográficas, devendo o seu manejo racional possibilitar o planejamento sustentável do uso do solo e da água nas propriedades agrícolas. Um dos temas prioritários é a irrigação de café, que nos últimos 20 anos de grande importância para a garantia de produtividade nas mais diversas regiões cafeeiras. Tanto nas regiões tradicionais, como o sul de Minas Gerais e o Nordeste de São Paulo, como nas novas fronteiras cafeeiras, como o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a irrigação tem permitido a obtenção de excelentes resultados técnicos e econômicos. Cerca de 15% da cafeicultura nacional já é irrigada, representando 33% da produção nacional de café, o que demonstra a superioridade das lavouras irrigadas em relação às de sequeiro. Para dar suporte ao crescimento e desenvolvimento da cafeicultura irrigada, que já atinge mais de 300.000 ha, torna-se necessário o desenvolvimento de pesquisas, que de forma objetiva e integrada, possam trazer respostas efetivas aos diversos problemas enfrentados pelos cafeicultores irrigantes das principais regiões produtoras. Portanto, o objetivo deste projeto é desenvolver tecnologias e difundir as tecnologias, por meio de projetos de extensão, com o intuito de melhorar a produtividade e a qualidade do café irrigado produzido no cerrado mineiro.

Coordenação: André Luís Teixeira Fernandes

Situação: em andamento, Natureza: pesquisa

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (2)


2017 - atual

PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE MDF (MEDIUM DENSITY FIBERBOARD) E ESTUDO DE RESINAS NATURAIS

Descrição: O consumo de madeira em grande escala nos diversos setores da sociedade fez emergir uma preocupação com os resíduos gerados e os impactos ambientais associados aos processos de fabricação de produtos de madeira, sendo que em torno de 40 a 60% de uma tora de madeira são resíduos, dentre eles 71% é formado por lenha, 22% por serragem (resíduo gerado durante a operação de serras) e o restante são cepilhos (resíduo originado pelas plainas). Sabe-se que os resíduos de madeira possuem um potencial econômico ainda pouco explorado pelas indústrias e a sua utilização na produção de painéis aglomerados é uma alternativa de favorecer seu aproveitamento, o que traz benefícios sociais e contribui com o aumento da utilização sustentável das florestas, principalmente as plantadas, em que o plantio é realizado especificamente para se destinar à produção madeireira. O termo técnico “painéis aglomerados” é usado para especificar os painéis que são fabricados a partir das partículas de material lignocelulósico, principalmente madeira, unidas com adesivo sintético ou natural, e consolidadas na presença de pressão e calor. Além da madeira que pode ser reaproveitada, se faz necessário estudos com o intuito de reduzir ou substituir o uso de resinas sintéticas como ureia/formaldeido as quais emitem agentes poluentes e tornam o processo industrial de alta insalubridade.

Coordenação: David Maikel Fernandes

Situação: em andamento, Natureza: pesquisa

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (2)


2017 - atual

CONTROLE AVANÇADO DE PROCESSOS APLICADOS À ENGENHARIA QUÍMICA

Descrição: Este projeto de pesquisa engloba as pesquisas relacionadas às aplicações de controle avançado de processos industriais, incluindo técnicas de inteligência artificial. O projeto abrange trabalhos de iniciação científica dos cursos graduação e que sejam relacionados às dissertações do curso de mestrado em Engenharia Química. Dentre os projetos relacionados a este projeto, pode-se destacar: - Estimação da Equação Dinâmica de uma Coluna de Destilação; Controle de uma Coluna de Destilação Aplicando Redes Neurais Artificiais; Criação de um Ambiente de Simulação de Controle Avançado de Processos em Controladores Lógicos Programáveis; Análise de Controle Robusto de pH do Caldo de Cana de Açúcar; Análise de Controle de pH na Fabricação de Açúcar; Automação de Um Forno Industrial por Micro-ondas para Carbonização de Madeira. Todos esses projetos resultaram em dissertações de mestrado e artigos aprovados, ou em fase de aprovação em veículos especializados. Houve também publicações e apresentações em congressos, tais como o Congresso Brasileiro de Engenharia Química, Cobeq, e Edepa.

Coordenação: Edilberto Pereira Teixeira

Situação: em andamento, Natureza: pesquisa

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (2)


2017 - atual

ESTUDO DOS VEGETAIS E DA AÇÃO DAS MICRO-ONDAS EM PRODUTOS E RESÍDUOS

Descrição: A padronização de processos aplicados em vegetais é uma parte importante dentre os mecanismos de inovação para o aperfeiçoamento da produção de produtos, visando a redução dos custos, associação de técnicas e a implementação de novos preceitos de forma sistemática visando o melhor aproveitamento dos equipamentos. Formulações em grânulos dispersíveis são cada dia mais comuns no mercado de defensivos agrícolas, devido as possibilidades de considerar formulações mais concentradas, mais estáveis quando comparadas com outros tipos de formulações, possibilidade de ter maior concentração de ativos na mesma formulação com estabilidade da dispersibilidade do granulo no período de estocagem de 2 anos. No aspecto ambiental o potencial contaminante do lodo orgânico de efluentes de abatedouro de aves impede seu aproveitamento como fertilizante, assim, a inativação microbiológica modifica a classificação de resíduo para a de fertilizante orgânico. Ou seja, de passivo ambiental para um ativo da empresa: um novo produto se justifica, pois apresenta uma solução para agregar valor econômico ao resíduo, bem como contribui para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente e sanitário. A ação das micro-ondas sobre o lodo orgânico, que, além de promover a secagem, promove a inativação bacteriana em uma única etapa do processo trazendo rapidez e simplificação do processamento. Os projetos visam estudar os processos que são aplicados nos tratamentos dos vegetais medicamentosos e/ou alimentícios, quanto a extração, a secagem, a torra, a ação das micro-ondas e o sistema de particulados gerados nos processos, assim como tratar resíduos para obtenção de subprodutos que agregam valores às agroindústrias na região do Triângulo Mineiro.

Coordenação: Elizabeth Uber Bucek

Situação: em andamento, Natureza: pesquisa

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (2)


2017 - atual

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE AMBIENTAL ASSOCIADOS A SUSTENTABILIDADE EM PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS.

Descrição: Este projeto surgiu da demanda do entendimento dos processos de separação, controles e monitoramentos ambientais, assim como em função da atualidade, a sustentabilidade ambiental está sendo aplicada em todos os processos. Como ele está sendo desenvolvido em uma região agroindustrial, tem potencial para atender os seguimentos: usinas de açúcar, álcool e energia, indústrias de produção de fertilizantes e defensivos agrícolas, fábricas de produtos alimentícios, tratamento térmico de resíduos, controle e monitoramentos ambientais. Pode ainda contar com subprojetos onde as operações unitárias são aplicadas, para soluções de problemas pontuais e de caráter técnico.

Coordenação: Euclides Antonio Pereira De Lima

Situação: em andamento, Natureza: pesquisa

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (3)


2017 - atual

ANÁLISE DE DADOS E FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS APLICADAS AO ESTUDO DE PROCESSOS E PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS

Descrição: A economia da região do Triângulo Mineiro fundamenta-se na produção agropecuária e no setor agroindustrial, que abriga diferentes segmentos, desde a produção de fertilizantes à bioenergia a partir do processamento de biomassa. Neste contexto objetiva-se suportar os diversos setores, no âmbito da pesquisa aplicada pela parceira Universidade- Empresa proporcionada pelo PPGEQ. Para isso, a estrutura deste projeto é fundamentada por subprojetos que apresentam soluções ao setor agroindustrial por meio de diferentes recursos de análise de dados multivariados, inferência e modelagem, bem como de ferramentas computacionais aplicadas à tomada de decisão. Os subprojetos serão elaborados sob demanda, concebidos colaborativamente com as empresas para atender ao desenvolvimento de produtos e aperfeiçoamento de processos químicos agroindustriais.

Coordenação: Leonardo Campos de Assis

Situação: em andamento, Natureza: pesquisa

Alunos envolvidos:
Mestrado Profissional (1)